28/08/18

Desporto Corrupção - De acordo com a SIC, a SAD do Benfica foi constituída arguida no processo E-Toupeira, sendo que, Domingos Soares Oliveira e Nuno Gaioso Ribeiro estiveram hoje a prestar declarações no Ministério Público.



«SAD DO BENFICA CONSTITUÍDA ARGUIDA NO PROCESSO E-TOUPEIRA. ENCARNADOS REAGEM E DIZEM TRATAR-SE DE "DECISÃO ILEGAL E INCONSTITUCIONAL"

Encarnados já reagiram em comunicado.

De acordo com a SIC, a SAD do Benfica foi constituída arguida no processo E-Toupeira.

Domingos Soares Oliveira e Nuno Gaioso Ribeiro estiveram hoje a prestar declarações no Ministério Público.

Entretanto o Benfica já reagiu em comunicado. Encarnados falam em "decisão ilegal e inconstitucional".

Confira o comunicado na íntegra

Tendo a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD sido contactada por diversos órgãos de comunicação social pelo facto de ter sido notificada esta manhã, em audiência com a finalidade de ser Constituída Arguida, enquanto pessoa coletiva, no âmbito de um inquérito sobre violação do segredo de justiça, esclarece:

1. O Mandatário Judicial da SLB, SAD consultou os Autos de Inquérito e dessa consulta resultaram as seguintes conclusões objetivas:

a) Inexistem nos Autos quaisquer factos, circunstâncias e provas que fixem qualquer conexão entre os factos imputados aos funcionários judiciais e o Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

b) Inexistem nos Autos quaisquer factos, circunstâncias e provas que estabeleçam qualquer conexão entre o Dr. Paulo Gonçalves e o Conselho de Administração da SAD do SLB no que à matéria do presente Inquérito diz respeito.

c) Do mesmo modo, inexiste qualquer facto, circunstância e prova que tenha conexão com os Advogados constituídos nos Inquéritos em que o Benfica é interessado.

d) Finalmente, inexiste qualquer facto, circunstância ou prova que estabeleçam um qualquer contacto entre os Arguidos nestes Autos e o Conselho de Administração da SAD do SLB.

2. De realçar que o Magistrado titular do Inquérito, para poder alcançar a imputação dolosa de um qualquer benefício, teria de obter e carrear provas nos seguintes sentidos:

a) Identificar o benefício obtido, o que não fez;

b) Identificar quem recebeu e quem transmitiu as informações em segredo de justiça, o que não fez;

c) Identificar, pelo menos, um membro do CA, SAD que tenha recebido essas informações, o que não fez;

d) Identificar, agora em concreto, o benefício obtido e a suas repercussões na marcha de quaisquer Autos, o que não fez;

e) Identificar o meio para alcançar qualquer benefício, o que não fez;

f) Identificar as contrapartidas dos benefícios e os autores dessas contrapartidas, o que não fez.

3. Ficou assim totalmente provado que o Inquérito, repete-se, mostra-se absolutamente omisso quanto a factos, quanto a circunstâncias de tempo, lugar e modo e, o que se mostra gravíssimo, quanto a provas que visem suportar a arquitetura do titular do Inquérito para justificar a determinação de constituição de arguida à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

4. Obviamente, este desastre processual era antevisível pois do nada não se consegue extrair senão nada, reafirmando da nossa parte que:

a) Nenhum membro do Conselho de Administração da SAD do SLB sabe o que o Dr. Paulo Gonçalves sabe ou não sabe reiterando da nossa parte a absoluta confiança na sua conduta.

b) Só obtiveram notícia destes factos aquando das buscas e da formalização da motivação das buscas.

c) Nunca, em reunião alguma do Conselho de Administração da SAD do SLB, foi abordado qualquer facto emergente das comunicações, se ocorreram, emergentes de qualquer dos Arguidos.

d) Nem, em momento algum, qualquer Advogado constituído pela SAD do SLB recebeu qualquer notícia sobre processos em segredo de justiça.

e) O que todos receberam – e beneficiaram dessas notícias – foram as informações obtidas pelos órgãos da comunicação social, todas em segredo de justiça com especial destaque para o Jornal de Notícias (este promovido a porta-voz dos Processos que correm na Comarca do Porto).

5. Como se vê, a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida padece, logo à partida, de duas gravíssimas ilegalidades, a saber:

a) A primeira, reitera-se, porque inexiste qualquer facto, circunstância de tempo, lugar e modo, bem como prova, que fixem uma qualquer conexão entre os factos divulgados por qualquer dos Arguidos e o Conselho de Administração da SAD do SLB;

b) A segunda, na qual nem sequer crê, emerge da inexistência de qualquer facto que demonstre que o Dr. Paulo Gonçalves, a saber de qualquer facto, o tenha transmitido ao Conselho de Administração da SAD do SLB.

6. Fica assim provado que a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida, como agora é possível concluir, não tem que ver com a matéria de facto e com as provas constantes do Inquérito, como se comprova pela ausência absoluta de factos, circunstâncias e provas que incriminem a SAD do SLB, mas consiste em mais um passo – aliás gravíssimo – na senda persecutória movida contra o Benfica por parte de alguns responsáveis pelas investigações.

7. De tal modo que todas as Participações Criminais entregues pelo Benfica acham-se paralisadas e silenciadas. Ao passo que as que visam a perseguição do Benfica são reiteradamente publicitadas apesar de se acharem em segredo de justiça, sem que daí decorram quaisquer consequências para os agentes dos crimes. Realçamos que desta dualidade tem sido dada nota à Procuradora-Geral da República.

8. Mas mais grave nesta decisão é que ela não é só ilegal pela omissão de factos, circunstâncias e prova, ou seja, pela matéria de facto, mas também pela arquitetura empreendida pelo titular de Inquérito que denota que o móbil da constituição da SAD do SLB como Arguida, não só é desfocado da realidade constante do Processo, como vai mais longe, afronta a Constituição, a Lei e os deveres funcionais do Procurador.

9. Perante a gravidade desta conduta, entendeu a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD determinar que se avance com a imediata impugnação da constituição como Arguida e o competente pedido de incidente de suspeição sobre o Magistrado titular do inquérito com base em diversa matéria de facto e de direito, já que o Magistrado em nome do Ministério Público usou o poder discricionário de constituir uma pessoa singular ou coletiva como Arguida em processo de Inquérito sem atender à necessária demonstração de prova de qualquer prática de crime ou de fundada suspeita, e por não observar os deveres funcionais a que se acha legal e estatutariamente adstrito, adotando uma conduta estranha e colidente com o texto da lei processual e, mais grave, com a própria Constituição da República.

10. Consideramos que ficou demonstrado que:

a) Promoveu a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida sem se munir de factos, circunstâncias de tempo, lugar e modo, nem de provas para atingir tal desiderato;

b) Tudo isto apesar de ter de se achar munido de especial experiência e competência para exercer a sua missão no DIAP;

c) E, mesmo, apesar de ter e dever achar-se munido de rigorosa consciência sobre as consequências desportivas, económicas e sociais emergentes da constituição da SAD do SLB como arguida;

d) O Magistrado afronta pela sua ação uma ordem genérica de Procurador-Geral da República, o seu Estatuto, desrespeita a lei processual penal e adota uma conduta violadora da Lei Fundamental.

e) Provando-se que não nos achamos no domínio da autonomia técnica, mas tão-só no afrontamento à hierarquia, à Lei e à Constituição da República, ou seja, no âmbito da violação de deveres emergentes das agressões ao princípio da legalidade.

f) Em suma, no nosso entender este Magistrado deve ser recusado e, por consequência, ser afastado da titularidade do Inquérito.

11. A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD entende que a hierarquia do Ministério Público e os Juízes de Instrução Criminal são titulares do poder-dever de pôr termo a esta perversa, ilegal e discriminatória perseguição movida por alguns responsáveis ao Sport Lisboa e Benfica.

12. Por fim, reafirmamos perante todos os milhões de Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica a nossa total convicção de que no fim a Lei prevalecerá e será provado que nenhum elemento da Administração da SAD do Sport Lisboa e Benfica teve qualquer tipo de contacto ou conhecimento sobre os factos imputados neste processo. Factos que versam afinal sobre uma matéria sobre a qual se alguém tem sido vítima, trata-se precisamente do Benfica. Vítima de violação sistemática do segredo de justiça e de arbitrariedade de decisões que merecem da nossa parte o mais forte repúdio e resposta compatível nas instâncias legais.

Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD

Lisboa, 27 de agosto de 2018

Também a Procuradoria Geral da República confirmou à agência Lusa ter constituída a SAD do Benfica como arguida do processo 'e-toupeira'.

"Ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, confirma-se a constituição como arguida, no âmbito do designado processo 'e-toupeira', da SAD do Benfica", pode ler-se na nota enviada pela PGR.» in https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sad-do-benfica-constituida-arguida-no-processo-e-toupeira-avanca-a-sic

F.C. do Porto Ciclismo - A W52-FC Porto esteve este sábado no Estádio do Dragão, tendo subido ao relvado no intervalo do jogo entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, referente à 3.ª jornada da Liga NOS.



«W52-FC PORTO OVACIONADA NO DRAGÃO

Vencedores da Volta a Portugal subiram ao relvado no intervalo do jogo com o Vitória de Guimarães.

A W52-FC Porto esteve este sábado no Estádio do Dragão, tendo subido ao relvado no intervalo do jogo entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, referente à 3.ª jornada da Liga NOS. A equipa de ciclismo dos azuis e brancos, vencedora da Volta a Portugal, deu a habitual volta olímpica ao recinto e foi ovacionada por um Dragão com lotação esgotada.

Estiveram presentes no Estádio do Dragão todos os heróis da Volta a Portugal deste ano, com o vencedor Raúl Alarcón à cabeça, claro, mas também Rui Vinhas, João Rodrigues, António Carvalho, Ricardo Mestre, César Fonte e Gustavo Veloso, bem como o diretor desportivo da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/W52-FC-Porto-no-Dragao-FCP-VSC-3a-jor-Liga-NOS-1819.aspx


(A Volta a Portugal Santander 2018)

F.C. do Porto Equitação - O cavaleiro Roberto Brasil, que representa o FC Porto, e a égua Fürstin P terminaram no quarto lugar do US Dressage Festival of Champions de 2018, realizado no Lamplight Equestrian Center, em Wayne, llinois, Estados Unidos da América.



«QUARTO LUGAR NO US DRESSAGE FESTIVAL OF CHAMPIONS

Posição de destaque nos Estados Unidos para o cavaleiro Roberto Brasil e a égua Fürstin P.

O cavaleiro Roberto Brasil, que representa o FC Porto, e a égua Fürstin P terminaram no quarto lugar do US Dressage Festival of Champions de 2018, realizado no Lamplight Equestrian Center, em Wayne, llinois, Estados Unidos da América.

Foi a primeira vez que um cavaleiro português participou no prestigiado torneio norte-americano, ficando perto do pódio na prova FEI 5YO, de cavalos jovens, com a Fürstin P.

Na sexta-feira, a Fürstin P e Roberto Brasil terminaram com uma média de 79,4%, ocupando o 7.º lugar na classificação geral. No dia seguinte, a dupla estabeleceu a sua melhor marca de sempre, com 82,8%, subindo para a 4.ª posição. Foi a sétima marca acima dos 80% na presente temporada.

Os convites para o US Dressage Festival of Champions estão destinados a atletas e cavalos que ocupem os primeiros quinze lugares dos respetivos rankings. Com este resultado, Roberto Brasil e a Fürstin P mantém a segunda posição no ranking Markel/USEF Young Horse Dressage National Championships Five-Year-Old Division.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/dressage-roberto-brasil.aspx

27/08/18

Amarante Restauração - Aberto diariamente para almoços, o menu do Canto Redondo “é mais consensual, baseado em sabores portugueses, uma comida de conforto”.



«A cozinha mais descontraída de Tiago Bonito ocupa um Canto Redondo

O novo restaurante na Casa da Calçada, em Amarante, não tem a formalidade do Largo do Paço. Quer ser uma alternativa para os hóspedes do hotel e atrair os amarantinos.

Quem se hospedava no Hotel Casa da Calçada, em Amarante, só tinha uma opção para almoçar e jantar sem sair dos portões da propriedade — o Largo do Paço, com uma estrela Michelin. “E quem prova um menu de degustação numa noite, não vai repetir a experiência na noite seguinte.” Palavras do chef executivo do Largo do Paço, o jovem Tiago Bonito, em jeito de introdução sobre o novo restaurante na sua alçada, o Canto Redondo. Numa antiga sala de apoio ao bar do hotel, com mobiliário clássico, sofás confortáveis e mesas baixas — sem condições para acolher almoços e jantares —, abriu agora um restaurante mais descontraído.

A carta criada pelo chef é bem mais descontraída do que a do vizinho Largo do Paço, mas “mantém a identidade” que Tiago Bonito faz questão de incluir em todos os pratos que confecciona. O Canto Redondo, continua, “é uma alternativa dentro da Casa da Calçada, uma segunda opção para o cliente e para Amarante”. “Abrimos este espaço a pensar também na cidade, para atrair as pessoas que não estão no hotel, mas querem conhecer a nossa cozinha.”

Aberto diariamente para almoços, o menu do Canto Redondo “é mais consensual, baseado em sabores portugueses, uma comida de conforto”. “É uma cozinha menos elaborada, sim, mas não quer dizer que seja mais relaxada”, sublinha Tiago Bonito. Nas entradas há carpaccio de bacalhau meia cura com pimentos assados e ovo de codorniz, amêijoas à Bulhão Pato e camarão frito com pimentos padrón ou presunto serrano com cogumelos frescos e queijo São Jorge. O robalo com arroz malandrinho de sapateira e uma açorda de lavagante com aguardente velha e coentros são as opções de peixe, duas, tal como as de carne: bife de novilho com batata-doce e salsa e chuleton maturado grelhado. Há ainda uma opção de pasta e um risotto. Nas sobremesas, destaque para o pastel de nata de comer à colher e o cheesecake de ananás dos Açores, com gelado de chá verde e lima.

“Esta cozinha tem muito sabor e um bom produto. Os nossos clientes, quando nos visitam, não estão à procura de sushi”, brinca Tiago Bonito, que assim tem mais tempo — bem como a sua equipa — para se dedicar ao Largo do Paço. Este último pode assim encerrar aos almoços e duas vezes por semana (domingo e segunda-feira), para que todos se foquem nos menus de degustação já premiados. O Canto Redondo está aberto ao jantar apenas ao domingo e à segunda-feira e, nos restantes dias, entre as 15h e as 23h, tem uma carta ligeira (salada César, prego em bolo do caco, risotto).

Um homem do mar em Amarante

Tiago Bonito, nascido perto de Coimbra há 31 anos, mudou-se para Amarante há um ano e meio para ocupar a posição de chef executivo do restaurante da icónica Casa da Calçada. Pouco tempo depois, recebia a notícia de que tinha conseguido manter a estrela Michelin do Largo do Paço, numa estreia que o empurrou (ainda mais) para a ribalta. Ainda não teve tempo para criar raízes na cidade banhada pelo Tâmega, confessa, mas tem conhecido a região, explorado as opções de fornecedores locais.

Faz questão de conhecer pessoalmente os homens e as mulheres a quem compra legumes, queijos, carne, peixe. Mostra-lhes como uma batata ou uma cenoura pode ser “mais do que batata ou uma cenoura vendida em sacos de uma tonelada”. “Gosto de mostrar aos fornecedores o que faço, dou-lhes a provar o que cozinho com o produto que eles vendem, convido a família”, conta. Isto para mostrar que uma estrela Michelin não se conquista apenas entre as quatro paredes da cozinha do Largo do Paço, na qual trabalham 15 pessoas.

Sempre que pode, Tiago Bonito pega no carro e vai até ao mercado municipal de Matosinhos e de Angeiras escolher e comprar o marisco e o peixe que preenchem a carta do Largo do Paço — e, desde Junho, também do Canto Redondo. “Aqui em Amarante, a tradição é o fumeiro, o pouco peixe que há é de rio”, justifica. E isto, para um amante da pesca e do mar como Tiago, é motivo para deixar algumas saudades dos anos em que trabalhou no Algarve e em Tróia. Sempre que consegue, contudo, junta-se aos amigos, mais a Sul, para dias de pescaria em alto-mar.

“Gosto muito do mar, dos mariscos, da frescura e das texturas do peixe”, vai repetindo ao longo da conversa. E este gosto passa depois para a concepção das receitas, “pratos com sabores fortes, a maresia, a sal”. “Tenho até, na carta do Largo do Paço, um cherne ao sal que é um prato que eu faço muitas vezes para os amigos, estão sempre a pedir-me.”

Um jantar ibérico a quatro mãos (e três estrelas Michelin)

A primeira edição do Chef d’Oeuvre não tinha contornos de competição. Mas, se tivesse, o resultado teria sido um empate, daqueles a pedir desforra. À cozinha e ao staff de Tiago Bonito no Largo do Paço (com uma estrela Michelin), em Amarante, juntou-se o chef Óscar Velasco, do restaurante Santceloni (duas estrelas Michelin), em Madrid. O objectivo? A preparação, a quatro mãos, de um menu de degustação a ser servido no restaurante do Hotel Casa da Calçada com o carimbo Chef d’Oeuvre — que é o mesmo que dizer “obra-prima de um artista”. A ideia dos dois chefs foi uma “junção ibérica” do trabalho de cada um: Óscar Velasco trouxe de Madrid um “frango do campo” e alguns caldos que levam vários dias a preparar, Tiago Bonito apostou nos peixes portugueses.

A abertura do jantar esteve a cargo do chef a jogar em casa: a uma delicada caixa de caviar, Tiago Bonito acrescentou atum, rábano picante, ovo, cebolinho e couve-flor. A entrada é uma saudação ao cliente que chega ao Largo do Paço, servida a quem peça um dos dois menus de degustação do restaurante (Caminhos e Identidade). Seguiu-se uma tosta de trigo com frango e molho agridoce “tipicamente espanhol”, explicou Óscar Velasco durante a preparação do mesmo, e um lírio dos Açores com maçã e maracujá. “Este é um dos pratos que fala sobre mim”, confidenciou Tiago Bonito. “O lírio é um peixe mais gordo, que faz a rota migratória nos Açores, e sirvo com maracujá para incluir a parte tropical.” Mas Óscar Velasco não quis ficar atrás nos sabores do mar e optou por um lagostim sobre folha de alface e sabores do Oriente.

Nos pratos principais, o chef português escolheu aquele que é o seu “peixe preferido”, o pregado, com carabineiro, plâncton e espargos. “O carabineiro diz-me muito sobre o Algarve e os anos que lá passei, traz à mesa a maresia.” A costela de cabrito cozinhada pelo chef espanhol foi acompanhada por avelã, alho negro e puré de abóbora assada.

Para terminar, Óscar Velasco deu a ribalta a Montse Abellán, a chef de pastelaria do Santceloni, que levou à Casa da Calçada um granizado de cenoura, lima, endro, aveia e gengibre. Pistácio, café gelado, framboesa e mascarpone, com assinatura portuguesa, fechou o jantar.

O Chef d’Oeuvre, garante Álvaro Aragão, director da Casa da Calçada, é para repetir “duas a três vezes por ano”, sempre com chefs de outros hotéis da Relais & Chateaux.» in https://www.publico.pt/2018/08/25/fugas/noticia/a-cozinha-mais-descontraida-de-tiago-bonito-ocupa-um-canto-redondo-1841614


(Casa da Calçada Relais & Chateaux - Promotional video)

Amarante Café São Gonçalo - Localizado num dos mais emblemáticos lugares da cidade de Amarante, o Café-Bar S. Gonçalo é, desde há muitos anos, um lugar de passagem obrigatória, quer pelo conceito que esteve na sua génese, quer pela evolução que sofreu ao longo dos anos, abrindo-se a uma vertente mais cultural.



«Café São Gonçalo cruza cultura e gastronomia

Localizado num dos mais emblemáticos lugares da cidade de Amarante, o Café-Bar S. Gonçalo é, desde há muitos anos, um lugar de passagem obrigatória, quer pelo conceito que esteve na sua génese, quer pela evolução que sofreu ao longo dos anos, abrindo-se a uma vertente mais cultural.

Com o rio Tâmega e os jardins do centro de Amarante como pano de fundo, no largo da igreja de S. Gonçalo, o café assume lugar de destaque. Aqui, a cultura e a gastronomia confundem-se e é possível tomar um café ou fazer uma foto com Teixeira de Pascoaes, já que existe no meio da sala, desde 2015, uma estátua de bronze em homenagem ao poeta amarantino, que tinha aqui o seu lugar de eleição.

Fundado na década de 30, passou em 1969 para as mãos de Maximino Silva que, com os filhos Rodrigo e Maurício, tem procurado preservar o espaço e a história daquele que é o café mais antigo da cidade. "Queremos manter a alma dos outros tempos", afirma Rodrigo Silva, acrescentando que aqui são realizadas frequentemente tertúlias, conferências, debates políticos, apresentações de livros.

Com uma história que vai muito além das portas da cidade, o Café- -Bar faz parte da Rota dos Café com História de Portugal e da Europa. Os proprietários estão a desenvolver um projeto que passa por tornar o espaço "100% inclusivo". "Acho que seremos o primeiro café a sê-lo". Primeiro escreveram a história do Café-Bar e do próprio Teixeira de Pascoaes em braille. Agora vão contar essa mesma história em língua gestual - que será disponibilizada num tablet aos clientes que o solicitem - e vão criar rampas de acesso à estátua do poeta.

Para os proprietários, "é um orgulho" ter um espaço que desde há várias décadas é o local predileto de grandes nomes da cultura portuguesa. Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, António do Largo Cerqueira são alguns nomes que pai e filhos guardam na memória e que são eternizados no Café-Bar.» in https://www.jn.pt/nacional/especial/interior/cafe-sao-goncalo-cruza-cultura-e-gastronomia-9758820.html


(Maria do Carmo Granja - Exposição de pintura)


HÁ POESIA NO CAFÉ CENTRAL - AMARANTE - (CAFÉ -BAR SÃO GONÇALO)


Café -Bar São Gonçalo | AMARANTE (1 Novembro 2014) - "Há poesia no Café Central"

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: Desportivo das Aves 3 vs F.C. do Porto 3 - A equipa de Sub-19 empatou este sábado no terreno do Desportivo das Aves (3-3), em jogo da 2.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A.



«SUB-19 EMPATAM NA VILA DAS AVES

Igualdade a três golos na 2.ª jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores A.

A equipa de Sub-19 empatou este sábado no terreno do Desportivo das Aves (3-3), em jogo da 2.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Angel Yesid (44m) e Juan Perea (46m e 53m) fizeram os golos dos Dragões, que passam a somar quatro pontos.

Os Sub-19 portistas, comandados por Mário Silva, alinharam com João Gonçalo, Tomás Esteves, Cláudio Silva (Tiago Matos, 45m), Levi Faustino, Ruben Amaral, Rafa Pereira, Fábio Vieira (Afonso Sousa, 72m), Angel Yesid (Gonçalo Borges, 45m), Rodrigo Valente, Fábio Silva e Juan Perea.

Na próxima ronda, a 3.ª, o FC Porto recebe o Rio Ave, no Olival (1 de setembro, 11h00).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub19-CD-Aves-FC-Porto-2a-jor-1a-fase-CNJA-1819.aspx

F.C. do Porto Sub 15 Futebol - A equipa de Sub-15 do FC Porto conquistou a Vinci Cup, vencendo 6 dos 7 jogos realizados no Complexe Sportif Marcel Bec. Na final do torneio realizado em Meudon, arredores de Paris (França), os jovens Dragões bateram os Urawa Red Diamonds por 1-0.



«SUB-15 CONQUISTAM A VINCI CUP EM FRANÇA

Jovens Dragões venceram 6 dos 7 jogos realizados no Complexe Sportif Marcel Bec.

A equipa de Sub-15 do FC Porto conquistou a Vinci Cup, vencendo 6 dos 7 jogos realizados no Complexe Sportif Marcel Bec. Na final do torneio realizado em Meudon, arredores de Paris (França), os jovens Dragões bateram os Urawa Red Diamonds por 1-0.

O FC Porto começou por vencer o Manchester City (1-0), o Paris Saint-Germain (1-0), o SM Caen (1-0) e o Team Tonsser All-Star (1-0), perdendo apenas frente ao Marselha (0-1), vencedor da edição de 2017 da Vinci Cup.

Nas meias-finais, a equipa portista bateu o Toulouse por 1-0, repetindo o resultado no jogo decisivo, frente aos Urawa Red Diamons do Japão.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/sub15-vincicup.aspx

26/08/18

Amarante Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso - Visita guiada ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, pelo director e principal dinamizador da instituição, António Cardoso.




«Um museu de boas vontades que se tornou a “casa” de Amadeo

Visita guiada ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, pelo director e principal dinamizador da instituição, António Cardoso. “Fomos à conquista do espaço e das obras”.

Visitámos o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) em Amarante numa segunda-feira, dia do descanso semanal, mas a animação era certamente superior à de um dia normal de funcionamento: vários homens desmontavam, nos claustros, os palcos e equipamentos que tinham acolhido o festival Mimo, que animara esse fim-de-semana, e crianças da escola primária desenhavam as suas pinturas, acrescentando frenesim ao cenário envolvente. Uma delas, Maria Leonor, de sete anos, explicava ao PÚBLICO que fazia parte do Clube de Pintura do museu, enquanto preenchia a negro a fachada de uma casa numa folha pejada de cores. “A escola acabou e agora vimos para aqui, mas amanhã vamos à praia, ou então para a piscina”, acrescentava a menina, que tanto parecia feliz com o que fazia no momento como com a expectativa do dia seguinte.

“É isto que dá verdadeiramente vida aos museus”, comentava, também feliz, António Cardoso (n. 1932), que aceitou deslocar-se propositadamente do Porto a Amarante, sua terra natal, para guiar o PÚBLICO numa visita a este equipamento a que tem a sua vida ligada desde há mais de meio século, e do qual continua hoje a ser director.

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) – o principal nome do modernismo português, apesar de precocemente desaparecido aos 30 anos, vitimado pela pneumónica – é naturalmente a imagem de marca do museu de Amarante, que a dada altura adoptou mesmo o seu nome. Mas o MMASC é também a casa que ajudou a afirmar a relevância da sua obra: a seguir à Fundação Gulbenkian, é a instituição que detém a maior colecção de obras de Amadeo, iniciada nos anos 50, quando recebeu, “quase por favor”, recorda António Cardoso, a sua tela Vida dos instrumentos (c.1915/16), primeira de várias doações da família do artista nascido na Casa de Manhufe, na freguesia amarantina de Mancelos.

Sala Amadeo em 1953

Antes dessa data, mas já após a sua morte, o pintor tinha sido alvo de duas homenagens em Lisboa: no 1.º Salão de Outono (1925) e numa colectiva de pintores contemporâneos na Galeria de Março, dirigida por José-Augusto França (1952), além da criação, em 1935, pelo Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) do Estado Novo, de um prémio com o seu nome. Mas a revelação da extensão e da modernidade da obra de Amadeo, se se deveu a historiadores e críticos como França, foi também responsabilidade do Museu de Amarante, que em 1953, já pela mão de António Cardoso – nessa altura membro do recém-criado grupo de amigos da biblioteca-museu, e professor da escola primária –, inaugurou a Sala Amadeo de Souza-Cardoso, expondo nela um primeiro acervo de 33 obras.

Na mesma altura foram também criadas salas dedicadas a outros artistas da terra, entre os quais o bem conhecido pintor António Carneiro (1872-1930), e, posteriormente, Acácio Lino (1878-1956), “um pintor de cenas históricas e de costumes”, explica António Cardoso, mostrando-nos os quadros O grande desvairo (1920), que recria a trasladação de D. Inês para o Mosteiro de Alcobaça, e onde se nota “uma tangente às formulações saudosistas do seu conterrâneo Teixeira de Pascoaes”, e Amuada (1947), uma cena de vindimas; e Eduardo Teixeira Pinto (1933-2009), o fotógrafo que “retratou Amarante um bocado como o Amadeo, na radicação com a terra, o rio, a ponte, a montanha”.

Anúncio do cubismo

Desde a década de 50, a Sala Amadeo foi crescendo – actualmente, a colecção do MMASC conta 37 obras, incluindo algumas depositadas pela família do pintor –, e mudando de lugar. “Mas no Amadeo nunca se mexe”, diz agora o director do museu, referindo-se ao facto de o edifício do velho convento dominicano de S. Gonçalo manter sempre reservado o seu espaço nobre para o artista de Manhufe.

É aí que se pode percorrer a sua obra, em peças como a famosa A casa de Manhufe (c. 1913), que – realça António Cardoso ­– “anuncia já o cubismo: é ele a dizer o que pensa para além do que vê”, ou Crime abismo azul, remorso físico (1915) e Máscara azul (c.1916), nas quais se inspirou o cineasta Paulo Rocha quando realizou o documentário Máscara de Aço Contra Abismo Azul (1988); ou ainda a série de caricaturas onde se destaca a figura de Emmerico Nunes (1888-1968), pintor e caricaturista também da geração dos modernistas, e que foi amigo de Amadeo.

A Sala Amadeo é, pois, aquela que nunca é sacrificada à necessidade de adaptação dos espaços do museu às exposições temporárias que este promove todos os anos. Por estes dias, por exemplo, pode-se admirar no rés-do-chão O Surrealismo em Portugal – Colecção da Fundação Cupertino de Miranda (até 16 de Setembro), ao passo que, no primeiro piso, Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso dá a ver 15 artistas seleccionados da Colecção Millennium bcp (até 20 de Outubro).

Vamos ver a exposição em que cuspiram nos quadros de Amadeo

“Olhe que fantásticas, aquelas três telas do Júlio! Só um banco teria condições para reunir uma colecção como esta”, diz António Cardoso frente a três pinturas do irmão de José Régio, que assinava, enquanto poeta, Saúl Dias – e de quem o painel de apresentação da exposição em Amarante cita os dois primeiros versos do poema Para todo o sempre: “O poeta morre,/ mas não cessa de escrever.” E o director do MMASC chama a atenção para a oportunidade que assim se cria para cotejar a obra de Amadeo com este acervo de nomes grandes do modernismo português, entre os quais estão António Carneiro, Almada Negreiros, Eduardo Viana, Bernardo Marques, Jorge Barradas, Carlos Botelho e outros.

Um século de arte

“Este é um museu de boas vontades; nunca tivemos condições para fazer grandes aquisições, por isso recorremos aos gestos simpáticos dos artistas amigos”, diz António Cardoso a explicar como é que o Museu de Amarante conseguiu criar uma colecção que permite ao visitante fazer uma bem documentada viagem pela história da arte portuguesa do último século.

“Muitas vezes, eu e o Victor Sardoeira [filho de Albano Sardoeira, fundador do Grupo de Amigos da Biblioteca-Museu Municipal] íamos ao Porto ter com os artistas nos seus ateliers; levávamos umas garrafas de vinho de Amarante e… regressávamos com uma obra para o museu”, conta António Cardoso, entre risos.

Paralelamente às “conquistas” artísticas, o MMASC que actualmente existe resulta também da conquista de espaços que historicamente foram tendo diferentes valências. “Aqui, na sala que foi o núcleo inicial do museu, era antes a escola primária – por aqui andaram o Pascoaes e o Amadeo – e depois foi também liceu”, explica o director ao franquear a antiga entrada do edifício. Mas o velho convento acolheu também as finanças e o registo civil, foi teatro e cinema, arquivo e biblioteca, até ser restaurado e adaptado à valência exclusiva de museu na década de 80, através de um projecto do arquitecto Alcino Soutinho.

“Fomos fazendo aqui uma reconquista à maneira do Afonso Henriques”, brinca António Cardoso, que foi também realizador da Telescola, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se licenciara em História (e fez o doutoramento sobre a obra do arquitecto José Marques da Silva), e é também pintor.

A menina de Clara Menéres

Como museu, “temos aqui bons exemplos da pintura e da escultura portuguesa do século XX, desde os nomes do modernismo e figuras estimáveis do surrealismo – Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas, por exemplo –, até vultos como Vieira da Silva ou Paula Rego, Júlio Resende ou José de Guimarães”, acrescenta o director. E ainda obras de Alvarez e Jorge Pinheiro, de Lourdes Castro e Nadir Afonso, de António Palolo e Armando Alves, de Barata-Feyo e Gustavo Bastos, de Clara Menéres e Álvaro Siza – deste, Cardoso recorda que um dia o arquitecto visitou o museu e “já não se lembrava desta pintura”, intitulada Presença mágica (s/d).

E se cada peça tem a sua história, uma das mais curiosas é a da escultura em gesso de Clara Menéres, A menina Maria Amélia que vive na Rua do Almada (1968), que a artista recentemente desaparecida doou ao museu de Amarante no início da década de 70, por nele ter encontrado a colecção de arte moderna que lhe pareceu ter mais afinidades com a sua obra. O MMASC expôs a escultura em 1973, mas esta provocou escândalo, e houve mesmo um professor amarantino catedrático de Coimbra, Torquato de Souza Soares, que registou no livro de honra do museu “um protesto indignado” pela amostragem de uma obra que classificou como “a mais porca e miserável pornografia, que só seria admissível num bordel muito reles”, tendo movido influências para que fosse retirada. “E só conseguimos voltar a expô-la depois do 25 de Abril [de 1974]”, recorda António Cardoso.

Dois prémios bienais

Em 1997, o MMASC decidiu lançar um prémio com periodicidade bienal com o nome do seu patrono, que simultaneamente distingue uma carreira reconhecida (o primeiro foi Fernando Lanhas; no ano passado, foi Jorge Pinheiro) e um artista das novas gerações (Albuquerque Mendes, em 1997; Sebastião Resende, em 2017). Associadas a estes prémios estão as aquisições de algumas obras: “São as únicas que fazemos, além de continuarmos a acolher doações”, justifica o director).» in https://www.publico.pt/2018/08/25/culturaipsilon/noticia/um-museu-de-boasvontades-que-se-tornou-na-casa-de-amadeo-1839134

(Museu Amadeo Souza-Cardoso)


Desporto Canoagem - O português Fernando Pimenta sagrou-se hoje campeão do mundo de K1 5.000 metros, nos Mundiais de canoagem que decorrem em Montemor-o-Velho, depois de ter conquistado o ouro nos 1.000 metros.




«FERNANDO PIMENTA É CAMPEÃO DO MUNDO DE K1 5.000

Fernando Pimenta revalida assim o título dos 5.000 metros.

O português Fernando Pimenta sagrou-se hoje campeão do mundo de K1 5.000 metros, nos Mundiais de canoagem que decorrem em Montemor-o-Velho, depois de ter conquistado o ouro nos 1.000 metros.

Fernando Pimenta, de 29 anos, revalida assim o título dos 5.000 metros, distância não olímpica, repetindo o êxito alcançado em Racice, na República Checa, em 2017.

Para conquistar a medalha de ouro, o canoísta de Ponte de Lima completou a prova em 21.42,196 minutos, batendo o dinamarquês René Poulsen, por 1,527 segundos, enquanto o espanhol Javier Hernanz terminou em terceiro, a 4,369.

Fernando Pimenta, tricampeão da Europa dos 1.000 metros, sagrou-se campeão do mundo nesta distância pela primeira vez no sábado, e hoje acrescentou o terceiro título mundial ao seu palmarés.

Antes da vitória de sábado, o minhoto tinha conquistado o bronze em K1 1.000 nos Mundiais de 2015 e a prata em 2017. Além destas, ostenta ainda a prata em K2 500 e K4 1.000 em 2014.

O minhoto procura agora uma medalha individual nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, depois de ter alcançado a prata em K2 1.000 em Londres 2012, juntamente com Emanuel Silva.» in https://desporto.sapo.pt/modalidades/mais-modalidades/artigos/canoagemmundiais-fernando-pimenta-campeao-do-mundo-de-k1-5-000

(Fernando Pimenta Technique)


Amarante Desporto Automóvel - Próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Amarante Baião vai estrear, a 21 e 22 de setembro, figurino inovador, deixando os tradicionais troços de terra em prol das estradas asfaltadas, com «classificativas com traçados bastante seletivos, bons pisos, com algumas zonas rápidas.



«RALI AMARANTE BAIÃO TROCA TERRA DO MARÃO PELO ASFALTO

Próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Amarante Baião vai estrear, a 21 e 22 de setembro, figurino inovador, deixando os tradicionais troços de terra em prol das estradas asfaltadas, com «classificativas com traçados bastante seletivos, bons pisos, com algumas zonas rápidas e, sobretudo, com as paisagens fantásticas do Marão, do Douro e do vale do Tâmega, como palco». Para António Jorge, presidente do Clube Automóvel de Amarante, «o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fazer um rali de referência e de que, quem vá para estrada, sinta esse trabalho».

Pontuável para o CPR, bem como para os campeonatos de Duas Rodas Motrizes (CPR 2WD), Clássicos (CPCR), GT (CPGTR), Iniciados (CPIR), Taça FPAK (TFR), Norte (CNR), Copa 106 e Challenge 1000 esta foi edição feita praticamente a partir do zero, sendo um rali completamente diferente do que era disputado até agora. E que aquele dirigente espera poder proporcionar «um grande espetáculo desportivo, num palco único, até porque o CPR atravessa um bom momento, muito bem disputado, com grande equilíbrio de andamentos». Para isso deverá contribuir também o «figurino desenvolvido para a próxima edição», por parte de um clube com «bom historial de realização de ralis», organizando provas «há quase 30 anos e, desde o primeiro, sempre com o mesmo objetivo: fazer sempre melhor.»

«A grande tradição e enorme paixão pelo automobilismo e pelos ralis em particular, aliada à enorme vontade de fazer cada vez melhor» ajudaram na hora da mudança, aceitando o «desafio lançado pela FPAK, de organizar um rali em setembro, em piso de asfalto, hipótese que não podia ser descartada. Regresso ao Nacional, na principal competição de ralis de Portugal, em desafio encarado como todos os outros: fazer bem. A única diferença que este rali tem, é o facto de ser disputado em asfalto. As edições anteriores do Rali Amarante Baião eram disputadas em pisos de terra, com excelentes classificativas e muitos quilómetros de prova que ajudam a que o Rali de Portugal seja o que é hoje.»

Mas o futuro é de asfalto e o CAA procura resultados de excelência, fruto de um «trabalho inovador e centrado nos pormenores, entre aquilo que é verdadeiramente importante para os pilotos e para as equipas e o que é fundamental para o público». Premissas que estiveram na base do trabalho desenvolvido «no sentido de ter um bom percurso de estrada, competitivo e espetacular, mas também no sentido de haver o máximo de informação possível à disposição de quem compete e de quem vai ver». Em última análise «a organização quer que qualquer pessoa, mesmo que venha de longe e não conheça a região, possa encontrar com facilidade um bom local para assistir e possa ter informação objetiva e quase imediata. Para isso haverá sinalética no percurso e será disponibilizada uma APP com toda a informação sobre a prova, isto só para destacar alguns pontos». Mais atrativos para prova de capital importância nas contas do CPR que terá outros trunfos, da gastronomia da região à paisagem ou aos muitos monumentos.

Recorde-se que o Rali Amarante Baião terá total de 396,21 quilómetros dos quais 115,80 compõem as onze provas especiais de classificação, nos concelhos de Amarante e de Baião. Na sexta-feira, dia 21, partida da Praça da República às 16,00 horas, com duas passagens pela classificativa do Marão, seguindo-se a Super-Especial de Amarante a encerrar o primeiro dia de prova. Sábado, a partir das 9 horas, regressa a ação, com dupla passagem por Baião Vida Natural e por Teixeira e Teixeiró, sendo a tarde preenchida com as passagens duplas por Carvalho de Rei e por Rota do Vinho Verde.» in https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/746669


(Rali Amarante Baião 2018 | PEC SS 1 2 Marão - 13,48 km)


(Rali Amarante Baião 2018 | PEC SS 9 11 Rota do Vinho Verde 12,44 km)


(Rali Amarante Baião 2018 | PEC SS 8 10 Carvalho de Rei 12,93 km)

Liga NOS: F.C. do Porto 2 vs Vitória de Guimarães 3 - O FC Porto tinha vencido os três jogos oficiais em 2018/19 e ao intervalo ganhava por 2-0, com golos de Brahimi e André Pereira.



«O MUNDO AO CONTRÁRIO

FC Porto esteve a ganhar por 2-0 ao Vitória de Guimarães, mas acabou por sofrer a primeira derrota na Liga NOS (2-3).

O FC Porto tinha vencido os três jogos oficiais em 2018/19 e ao intervalo ganhava por 2-0, com golos de Brahimi e André Pereira. Mas na segunda parte, o Vitória de Guimarães, que só tinha perdido esta temporada, deu a volta ao marcador e venceu por 3-2, sentenciando a primeira derrota dos campeões nacionais no jogo disputado este sábado, no Estádio do Dragão, a contar para a terceira jornada da Liga NOS.

O treinador portista apostou exatamente no mesmo onze que antes derrotou o Belenenses (3-2) e o Desportivo de Chaves (5-0​) e que, tal como naqueles dois jogos e como aliás já é imagem de marca desta equipa, cedo começou o assalto à baliza contrário. Herrera foi o primeiro a tentar alvejar o alvo, num remate de longe que levou a bola a bater em Joseph Amoah antes de ser defendida por Douglas (6m); depois foi Felipe que, num cabeceamento, obrigou o guarda-redes vitoriano à primeira grande defesa da noite (20m); mais tarde, foi Aboubakar que, em excelente posição, só não marcou porque João Filipe se meteu no caminho (34m).

Não foi à primeira, nem à segunda, nem à terceira, foi mesmo à quarta: Brahimi aproveitou uma momentânea desorganização defensiva dos minhotos para, depois de tabelar com André Pereira, desferir um tiro com o pé direito que fuzilou a baliza (37m). O intervalo já estava próximo, mas ainda houve tempo para mais um momento de festa no Dragão: livre cobrado por Alex Telles para o coração da área, onde apareceu André Pereira a cabecear para o 2-0 e para se estrear a marcar ao sexto jogo pela equipa principal (43m).​

Na segunda parte, Sérgio Conceição começou a mexer cedo na equipa: lançou Corona para o lugar de Brahimi, lesionado, e depois substituiu Aboubakar por Marega, que se estreou oficialmente na nova época. Pelo meio, através de uma grande penalidade, o Vitória reduziu, reentrou na discussão do resultado (53m) e subiu as linhas na tentativa de recuperar o empate, que acabou mesmo por chegar por intermédio de Tozé (76m).

Ainda havia muito tempo para se jogar, o FC Porto foi à procura de recuperar a vantagem, mas quem acabou por chegar lá, contra todas as expectativas, foi o Vitória, num remate de Davidson que deixou Casillas pregado ao chão (86m). De repente, o mundo virava ao contrário e, na verdade, podia ter dado outra volta de 180 graus nos poucos minutos que restavam até ao apito final, caso Douglas não tivesse negado o golo a Óliver e depois a Marega ou se Herrera não tivesse pontaria em excesso e não tivesse acertado em cheio no poste.

Pode consultar a ficha do jogo no Portal do FC Porto​.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Cronica-FC-Porto-Vitoria-SC-3a-jor-Liga-NOS-1819.aspx


(Highlights | Resumo: FC Porto 2-3 V. Guimarães (Liga 18/19 #3)

25/08/18

F.C. do Porto - A edição n.º 380 da revista Dragões dá destaque às duas mais recentes conquistas do universo portista: a 21.ª Supertaça, no futebol, e o triunfo na Volta a Portugal 2018, no ciclismo.



«NÃO HÁ VOLTA A DAR

As conquistas da 21.ª Supertaça e da Volta a Portugal estão em destaque na mais recente edição da Dragões.

A edição n.º 380 da revista Dragões dá destaque às duas mais recentes conquistas do universo portista: a 21.ª Supertaça, no futebol, e o triunfo na Volta a Portugal 2018, no ciclismo. Em Aveiro, frente ao Desportivo das Aves, o campeão mostrou quem manda e continua a reforçar a hegemonia na competição: em 38 edições oficiais da Supertaça, o FC Porto venceu 21, mais do que todos os outros clubes juntos. Nos dez principais campeonatos europeus, só o Manchester United, em Inglaterra, é capaz de igualar o registo portista no que diz respeito à conquista da Supertaça, mas nunca a venceu em cinco edições consecutivas.

Por ser em torno da 21.ª Supertaça que gira grande parte da mais recente edição da Dragões, selecionámos dez jogos memoráveis do FC Porto na competição, que ajudam a explicar a supremacia azul e branca neste particular. Antes da conquista do primeiro troféu da temporada houve os habituais trabalhos de pré-época, que ficaram completos com um estágio em Lagos, no Algarve. Na rubrica Supranumerário, dizemos-lhe tudo o que não sabe sobre esse mesmo estágio e não esquecemos o jogo de apresentação, frente ao Newcastle, no qual só faltou o golo para abrilhantar ainda mais um dia de festa para a família portista.

Além das primeiras palavras de Éder Militão como reforço do FC Porto, a edição n.º 380 da Dragões percorre a odisseia de Marius Mouandilmadji, o jovem avançado do Chade que fechou a goleada ao Desportivo de Chaves (5-0) na estreia oficial com a camisola azul e branca. Nas modalidades, é inevitável começar pela vitória de Raúl Alarcón e da W52-FC Porto na Volta a Portugal 2018: os Dragões levam agora 15 triunfos na geral individual, mais seis do que os rivais do Benfica e do Sporting, que somam nove vitórias cada. Dezasseis é o número de triunfos coletivos das equipas portistas, mais quatro do que o Sporting.

No andebol, uma das grandes novidades para 2018/19 é o treinador Magnus Andersson, mas no plantel também há caras novas. Fábio Magalhães, lateral-esquerdo e internacional português, assinou por três temporadas e explicou à Dragões o que o levou a deixar França para vestir a camisola do clube do coração. No que diz respeito ao basquetebol, falamos sobre a dupla croata formada por Toni Prostran e Boris Barac que chegou ao Dragão Caixa para reforçar o ataque do FC Porto ao título.

Pode subscrever aqui, gratuitamente, a versão digital da Dragões, à qual pode aceder no computador, no tablet e no smartphone.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Revista-Dragoes-edicao-numero-380.aspx

Desporto Futebol - Pepe foi o primeiro ídolo do futebol português, no Belenenses e na Seleção, morreu aos 23 anos, em 1931, envenenado pelas bruxarias de uma mulher "endoidada







«Quem matou Pepe, herói do futebol português? Bruxaria, ciúmes ou um caso de bola?
Helena Matos

Pepe foi o primeiro ídolo do futebol português, no Belenenses e na Seleção. Morreu aos 23 anos, em 1931. Envenenado pelas bruxarias de uma mulher "endoidada 

23 de Outubro de 1931. Um operário agoniza numa enfermaria do Hospital da Marinha. Tem 23 anos e trabalha como torneiro mecânico nas oficinas da Aviação Naval. Entrou há pouco no hospital. Ao médico que o atende, Mendes Belo, o jovem operário, ainda com o fato de ganga com que fora trabalhar, diz com dificuldade “Foi depois de ter comido pão com chouriço…” O seu estado é tão grave que apesar de ser civil foi solicitado o seu internamento naquele hospital reservado à Marinha.

Às 12h30 o escrivão anota no livro de registos de ocorrências do Hospital da Marinha: “Torneiro mecânico José Manuel Soares, em serviço nas Oficinas da Aviação Naval – Hospitalização acidental, julgada urgente.”

Enquanto presta os primeiros cuidados ao doente, o médico nota que os seus gestos são seguidos com crescente interesse pelos marujos e pessoal do hospital. Há quem acorra para ver o que está acontecer. Para surpresa do médico o grupo desses assistentes não pára de aumentar. Até que, como mais tarde relatará o médico Mendes Belo a um jornalista, “os rapazes” lhe disseram: “É o Pepe!”

“É o Pepe!”

Quem estava entre a vida e a morte naquela enfermaria era o primeiro grande ídolo do futebol português: o torneiro mecânico José Manuel Soares era o jovem que em 1927, com 19 anos acabados de fazer e a camisola da Seleção vestida, marcou dois dos quatro golos com que Portugal esmagou a França. Foi também o autor do golo na vitória sobre a Checoslováquia em 1930 e capitão de uma das mais importantes equipas de então, o Belenenses.

Como dramaticamente se percebe naquela tarde de 23 de Outubro de 1931 no Hospital da Marinha, em Lisboa, Pepe era um dos rostos da mudança que então se vivia no mundo desportivo: ainda sem se poder dizer um desporto de massas, o futebol era em boa parte ignorado pelas elites mas tornava-se cada vez mais popular entre o povo. Assim, o médico não conhecia a estrela do futebol mas os trabalhadores do hospital e os marujos, esses, reconheceram de imediato o Pepe no jovem operário que, apontando para a barriga, dizia ao médico Mendes Belo: “Daqui é que parte”.

A notícia da hospitalização corre do Hospital da Marinha a Belém, onde vivia Pepe e o Belenenses tinha o seu campo, nas Salésias até chegar às redacções dos jornais…

Especula-se com o que teria levado Pepe a ser hospitalizado. Doença? Consumo dos malditos géneros podres e adulterados que pululavam pelas mercearias e talhos da capital?…

A comoção aumenta quando se sabe que quase à mesma hora que Pepe era levado para o Hospital da Marinha a sua mãe começara a sentir-se mal. Pouco depois foi a sua irmã Susana que começou com queixas. Pelas cinco da tarde o irmão Rogério cai desmaiado e é levado para o Hospital de São José… A noite vai chegando. Os outros dois irmãos de Pepe, Jorge e Ana, também não se sentem bem.

Apenas o pai não apresenta queixas.

Entretanto, nas oficinas da Aviação Naval, aparece num canto o corpo sem vida da gata Faroleira, mascote dos operários, e que estivera brincando junto de Pepe nessa manhã.

Seguindo o rasto de todas estas pessoas – da gata Faroleira falaremos depois – chega-se a uma hora e um dia em que parece estar a chave para esta sucessão de acontecimentos: seis e meia da tarde de 22 de Outubro. Ou seja, temos de recuar à véspera de Pepe ter entrado no Hospital da Marinha, mais precisamente temos de olhar, como quem contempla as peças desarrumadas de um puzzle, a última refeição que a família de Pepe tomou em conjunto.

Um jantar em família

São seis e meia da tarde, hora a que então se jantava em muitas casas. À mesa estão Pepe, a mãe e os irmãos Ana, Rogério, Jorge e Suzana. A refeição consta de sopa de grão com massa acompanhada por carne de vaca cozida, entrecosto e chouriço.

Mas nem todos comem o mesmo: o pai jantara mais cedo e comeu apenas grão. A irmã Ana praticamente só come massa. E, claro, todos comem pão. Muito pão.

Acabada a refeição ainda sobra algum tempo antes da hora de deitar. Nos últimos tempos os serões de Pepe eram passados na casa da noiva, Rosa do Carmo. Mas antes das dez da noite já Pepe fazia o caminho de regresso da Calçada do Galvão, onde vivia Rosa do Carmo, para a Rua do Embaixador, onde o capitão do Belenenses vivia com a sua família no minúsculo n.º 17.

Naquela zona popular o sono chega cedo porque é também muito cedo que começa o dia. Às seis e meia da manhã do dia 23 acorda-se no n.º 17 da Rua do Embaixador. Todos bebem café e comem pão. O pai é o primeiro a sair: vai para o Mercado de Belém, onde tem uma banca.

Depois é a vez de o irmão Rogério seguir para oficinas da CML, em Alcântara. Às sete e meia da manhã, imitando um gesto já feito por Rogério, Pepe pega na lancheira arranjada pela mãe. Lá dentro está o almoço: pão com o chouriço que sobrara do jantar da véspera.

Pepe despede-se e sai. Percorre uma cidade no bulício das primeiras horas do dia: “De todos os lados, as donas de casa saíam à rua, dirigindo-se às padarias. Leiteiros, braços pendidos ao peso das bilhas, palmilham as ruas, batem às portas, sobem aos andares dos prédios”, escreve no Notícias Ilustrado o jornalista Tomé Vieira, na reconstituição que faz sobre as últimas horas de Pepe. “Pepe dirige-se ao Centro de Aviação Marítima, no Bom Sucesso, em cujas oficinas é empregado. Pelo caminho: rua de Belém, largo de Belém, largo dos Jerónimos, encontra amigos, camaradas, admiradores, que o saúdam: ‘Adeus Pepe. Adeus Pepe’. E ele responde, sorrindo sempre: ‘Bons dias! Bons dias!’”.

A um quarto para as oito está nas oficinas da Aviação Naval. Muda de roupa e começa a trabalhar. Às 10h30 pára para comer. Pergunta aos colegas: “Vocês querem da bucha?” Estes respondem: “Obrigada, bom proveito”. Pepe começa a comer. Partilha o chouriço com a mascote da oficina, a gata Faroleira.

Às 11h experimenta os primeiros sinais de mal estar. Diz para os colegas: “O pão e o chouriço que comi fizeram-me mal.” Piora. Tem de interromper o trabalho porque se sente sem forças.

Às 11h30 o seu estado já inspira cuidados e os colegas levam-no ao posto de enfermagem que existia nas oficinas. O enfermeiro não está. Um oficial toma a decisão de transportar Pepe no automóvel da unidade até ao Hospital da Marinha. Às 12h30 já o escrivão fazia o registo do seu internamento.

Duas horas depois a sua situação agrava-se. O pulso desaparece. O médico toma a decisão de fazer uma transfusão de sangue. Vários braços se oferecem. O pulso reaparece mas a esperança dura pouco: Pepe volta a piorar, entra em coma e às 10h30 do dia 24 morre.

Porquê?

Perante o absurdo desta morte, uma primeira pergunta impõe-se: porque morreu Pepe? E vinda não se sabe donde outra surge: e se alguém matou Pepe?

Mais ou menos consensual é o facto de Pepe ter um aparelho digestivo sensível, claramente mais sensível que o dos irmãos, nomeadamente do que o de Rogério, apresentando às vezes queixas de mal estar. E também não se pode ignorar que, dada a condição de atleta de Pepe, ao jogador cabia sempre uma maior porção de carne e enchidos na divisão do rancho familiar. Mas nada disto chega como explicação daquela morte.

Os jornais enchem-se com várias hipóteses. Alguns dão mesmo espaço a diferentes jornalistas que montam e desmontam as mais diversas teses. Todas elas levam invariavelmente àquele jantar de dia 22 em que todos, menos o pai, que aliás nunca se sentira mal, tinham estado. E há que não esquecer a gata Faroleira com quem Pepe na oficina partilhara o chouriço que sobrara desse jantar e fora a primeira a morrer.

Sendo mais ou menos consensual que a morte de Pepe fora desencadeada pelo que comera no jantar de 22 a dúvida incide sobre a casualidade dessa intoxicação alimentar: teriam Pepe e a sua família sido vítimas das mixórdias e produtos estragados que entravam, por exemplo, no recheio de muitos enchidos ou alguém teria envenenado a sopa de grão com massa e carne servida nessa refeição? E porque quereria alguém fazê-lo?

As palavras que se pronunciam para responder a esta questão nada têm a ver com futebol mas sim com ciúmes, paixão e bruxaria.

As damas de luto


A morte de Pepe e muito particularmente o seu velório levou a que os olhos dos curiosos caíssem em cima da sua namorada, Rosa do Carmo. Ela lá está, qual viúva, coberta de luto e lágrimas. Mas Rosa do Carmo não era a única jovem mulher a chorar um homem que acreditou seu. No imenso tapete de flores que se estende pela câmara ardente de Pepe uma coroa tem a seguinte inscrição “No meu coração permanecerá uma eterna saudade”. Por uns momentos Rosa do Carmo diz que a coroa foi enviada pela “outra! A do Porto” cujo retrato Pepe guardara. Mas não, aquela coroa chegara de Lisboa. Fora enviada por aquela a quem os jornalistas vão poeticamente chamar “a dama de luto” mas que afinal era a Celeste do Parque Mayer, a Celeste que se fascinara de tal forma por Pepe que em 1927 trocara o Benfica pelo Belenenses. A Celeste que se ia despedir de Pepe quando ele partia com a seleção para o estrangeiro e que lá estava à espera dele quando regressava. A Celeste, pequeno e solitário vulto negro no cortejo fúnebre do Pepe.

Mas por maiores que fossem as rivalidades entre as mulheres que amavam Pepe nenhuma delas entrou no n.º 17 da Rua do Embaixador nem teve por qualquer meio possibilidade de deitar no caldo e na carne aí comidos na noite de 22 os pós receitados por uma qualquer bruxa.

Excluída o que os jornalistas designam como “cisma de noiva ou de qualquer outra mulher endoidada de amores” logo surgem outras explicações: havia forte desacordo na família de Pepe por causa do anunciado casamento com Rosa do Carmo. O pai e a irmã Ana eram contra esse casamento. A mãe e os restantes filhos a favor. Daí a conjecturar-se que a irmã Ana por vingança resolvera recorrer ao veneno foi um passo… Mas também esta explicação caiu por terra: que sentido fazia, para evitar o casamento do irmão, envenenar toda a família e a si mesma?

No meio de enorme comoção tem lugar o funeral de Pepe. A importância que o futebol adquirira torna-se óbvia diante daqueles muitos milhares de pessoas que constituem um mar de gente que se estende da Rua da Junqueira ao cemitério da Ajuda.

Nos dias seguintes sucedem-se as romagens à campa de Pepe e também os interrogatórios da Polícia de Investigação Criminal a todos aqueles que podem esclarecer as razões daquela morte tão prematura: pelo Torel passam os familiares, vizinhos, colegas, a namorada, Rosa do Carmo, a “dama de luto” ou mais precisamente Celeste Infante…

Fazem-se perícias laboratoriais e análises. A equipa do Belenenses joga com braçadeira de luto. Pepe torna-se memória: no campo das Salésias, em 1932, foi inaugurado um monumento em sua honra e quase noventa anos depois da morte de Pepe o Futebol Club do Porto quando joga com o Belenenses continua a colocar nesse monumento uma coroa de flores em memória de Pepe.

Quanto à pergunta “Quem matou o Pepe?” nunca teve uma resposta oficial mas o tempo foi consolidando aquela que parece ser a explicação mais provável para a morte do capitão de Belenenses: Pepe morreu provavelmente vítima de um erro da sua mãe, que terá usado soda caustica pensando estar a usar sal ou bicarbonato.» in https://observador.pt/especiais/quem-matou-pepe-heroi-do-futebol-portugues-bruxaria-ciumes-ou-um-caso-de-bola/

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Kelechi Nwakali é a grande novidade nos eleitos da seleção nigeriana para o jogo com Seicheles, a contar para a qualificação para a Taça das Nações Africanas.



«Do FC Porto B à seleção nigeriana: Kelechi é grande novidade nos eleitos

Kelechi Nwakali chegou à equipa B dos dragões por empréstimo do Arsenal

Kelechi Nwakali é a grande novidade nos eleitos da seleção nigeriana para o jogo com Seicheles, a contar para a qualificação para a Taça das Nações Africanas. O jogador da equipa B do FC Porto será, assim, opção para o técnico Gernot Rohr, numa lista que também conta com a presença de Chidozie.

Recorde-se que Kelechi chegou ao FC Porto neste defeso, por empréstimo do Arsenal. Na presente temporada, o jogador de 20 anos foi opção nos dois jogos que a formação secundária azul e branca disputou na II Liga.» in https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/do-fc-porto-b-a-selecao-nigeriana-kelechi-e-grande-novidade-nos-eleitos-9758385.html


(Kelechi Nwakali 2018 - Welcome to FC Porto)