22/01/12

Liga Zon/Sagres: F.C. do Porto 3 vs Guimarães 1 - Dragões sem Hulk, mas com um coletivo muito forte, vencem Bravos Minhotos!




«CULTURA DE VITÓRIA


O FC Porto demonstrou neste domingo de que massa é feito o campeão. Com uma exibição personalizada, própria de quem sabe que não se podem perder pontos na luta pela Liga, bateu o Vitória de Guimarães por 3-1, com golos de Rolando, João Moutinho e James. No Dragão, a cultura é de vitória e de bom futebol e o arranque desta segunda volta promete uma equipa determinada a revalidar o título.


A formação portista correspondeu ao bom ambiente e à boa casa do Dragão com uma entrada em jogo pressionante. O Vitória respondeu na mesma moeda, mas o golo portista, aos 19 minutos, marcou claramente um ponto a partir do qual o predomínio portista foi evidente. O tento foi de Rolando, após assistência de James: o central tinha subido à área contrária, para acorrer a um livre, e correspondeu ao passe do colombiano com um gesto técnico perfeito: recepção e remate rasteiro, fulminante.


O defesa manteve a tradição de marcar golos ao Vitória de Guimarães: desde que veste a camisola azul e branca já lá vão cinco. Os anteriores foram apontados na Liga 2008/09, na final da Taça, em 2011, e na Supertaça, em Agosto, em que Rolando “bisou”. Mas a acção do camisola 14 portista também se fazia sentir na sua zona de acção e, aos 30 minutos, evitou que Paulo Sérgio atirasse à baliza de Helton, com uma oportuna “mancha”.


O lado esquerdo do FC Porto apresentava-se especialmente acutilante, com Alvaro e Varela a fazerem “gato-sapato” de Alex, Paulo Sérgio e Leonel Olímpio, que por vezes tinha acorrer a essa zona do terreno. Varela, em particular, pareceu estar de regresso aos seus melhores dias e, aos 39 minutos, teve uma boa ocasião para fazer o segundo golo, mas atirou por cima da baliza contrária.


Se a entrada em jogo portista já tinha sido boa, então o início de segunda parte foi demolidor. Ainda não estava decorrido um minuto após o reatamento quando Kléber assistiu, com um toque de primeira, João Moutinho. O médio português, isolado, “perguntou” a Nilson para que lado queria a bola e faz o 2-0. O FC Porto atravessava o seu melhor período no encontro e Alvaro, aos 49, obrigou Nilson a uma defesa de recurso.


No entanto, acabaram por ser os minhotos a reduzir a desvantagem. Fernando fez um corte limpo à entrada da área portista, mas o árbiro Hugo Miguel assinalou falta. Na sequência do livre, Faouzi fez o 2-1, após defesa incompleta de Helton. O tento revelou-se fortuito, pois não correspondeu a qualquer reacção vimaranense. O FC Porto continuou a dominar o desafio e a posse da bola, com Kléber e Moutinho a ficarem perto do terceiro tento.


O golo da tranquilidade haveria de surgir já depois da estreia de Danilo com a camisola azul e branca (o brasileiro entrou em campo aos 67 minutos). James Rodríguez converteu uma grande penalidade cometida sobre si e tornou-se o melhor marcador do FC Porto na Liga, com oito golos. Estavam garantidos os três pontos e mais uma vitória sobre um rival que já não triunfa no terreno dos Dragões há quase 16 anos.


FICHA DE JOGO


FC Porto-Vitória de Guimarães, 3-1
Liga portuguesa 2011/12, 16.ª jornada
22 de Janeiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 34.914 espectadores


Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)
Assistentes: Nuno Pereira e Hernâni Fernandes
Quarto árbitro: Hélder Malheiro


FC PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Defour; James, Kléber e Varela
Substituições: Defour por Danilo (67m), James por Belluschi (83m) e João Moutinho por Souza (83m)
Não utilizados: Bracali, Mangala, Iturbe e Vion
Treinador: Vítor Pereira


VITÓRIA DE GUIMARÃES: Nilson; Alex, Freire, João Paulo e Anderson Santana; Leonel Olímpio, El Adoua e Nuno Assis; Paulo Sérgio, Edgar e Toscano
Substituições: Paulo Sérgio por Pedro Mendes (57m), Leonel Olímpio por Faouzi (57m) e Toscano por Soudani (84m)
Não utilizados: Douglas, Defendi, Bruno Teles e Targino
Treinador: Rui Vitória


Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rolando (19m), João Moutinho (46m), Faouzi (59m) e James (77m, pen.)
Cartões amarelos: Paulo Sérgio (24m), Kléber (56m), Fernando (58m), Anderson Santana (72m), Toscano (76m) e Edgar (80m)» in  http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpvguimaraescro_220112_66412.asp


[HD] Porto - Guimarães 3-1 | Relato e Golos | Liga Zon Sagres | 22/01/2012

21/01/12

Marco de Canavezes - Algumas centenas de pessoas manifestaram-se este sábado, na Livração, em Marco de Canaveses, contra o encerramento da linha do Tâmega!




«Utentes protestam encerramento da linha do Tâmega


Algumas centenas de pessoas manifestaram-se este sábado, na Livração, em Marco de Canaveses, contra o encerramento da linha do Tâmega. Os manifestantes aprovaram uma moção a exigir a reposição de transportes alternativos de autocarro assegurados pela CP.


Representantes da comissão de utentes, acompanhados por presidentes de juntas de freguesia, puseram à consideração popular a moção, que se propõem enviar ao Presidente da República, ao Governo e à Assembleia da República, aprovada por unanimidade.


José Gonçalves, porta-voz da comissão, reafirmou que aquela via-férrea, com 12 quilómetros, entre Amarante e a Livração, no concelho do Marco de Canaveses, era a ligação mais rápida e económica entre as duas localidades.


Segundo o activista, os utentes da linha ficaram sem alternativas de transporte, sobretudo depois de a CP ter acabado, no dia 31 de Dezembro, com o autocarro que assegurava a ligação desde a suspensão de circulação ferroviária na linha do Tâmega.


José Gonçalves reafirmou críticas à câmara de Amarante, acusando o seu presidente de "subserviência face ao poder central".


Apesar dos protestos dos populares, o autarca António Ricardo, presidente da junta de Vila Caiz, lembrou que, com o apoio da câmara de Amarante, tinham sido há poucos dias desbloqueados transportes alternativos para alguns lugares servidos anteriormente pela linha férrea.


Entretanto, a comissão de utentes da linha do Tâmega também já enviou para a Assembleia da República uma petição popular, com mais de 400 assinaturas, a solicitar aos deputados a análise da eventual reabertura da linha do Tâmega.


Desde o início de Janeiro, a deslocação dos alunos de Amarante afectados pelo fim dos transportes alternativos da CP na linha do Tâmega é assegurada por um operador comercial, sem encargos adicionais para os estudantes, revelou fonte da empresa.» in http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=F22DC6F1-3F2E-434B-967E-1837738B070B&channelID=00000010-0000-0000-0000-000000000010


Estação comboio do Arco de Baulhe, Portugal ( Train Station )



(Amarante Linha Tâmega)


(Linha do Tâmega)

F.C. do Porto Sub-19: Gondomar 0 vs F.C. do Porto 2 - Dragões mantêm a liderança abastada do Campeonato Nacional, Zona Norte!




«VION E MIKEL DÃO VITÓRIA AOS JUNIORES EM GONDOMAR


O FC Porto foi este sábado bater o Gondomar por 2-0, em jogo da 21.ª e penúltima jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores.


Um golo do avançado francês Vion, em cima do final da primeira parte, e outro de Mikel, já nos descontos para o final da partida, garantiram mais uma vitória aos jovens Dragões, que lideram a classificação, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting de Braga.


Na última jornada o FC Porto recebe no próximo sábado o Feirense, em jogo marcado para as 15 horas, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futjunfcpgondomar_210112_66380.asp

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto Ferpinta 69 vs Ovarense 55 - Dragões na final da Taça Hugo dos Santos, que se joga este fim-de-semana em Vendas Novas!



«BARREIRENSE É O ÚLTIMO OBSTÁCULO PARA O SEXTO TÍTULO EM DOIS ANOS



Depois de afastar a Ovarense (69-55) nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, que se joga este fim-de-semana em Vendas Novas, o FC Porto Ferpinta tenta, neste domingo, a conquista do sexto troféu em menos de dois anos. Para o conseguir, a equipa orientada por Moncho López terá que derrotar, na final da competição, o Barreirense, que eliminou o Benfica na primeira semifinal do dia (84-83).


Greg Stempin (20 pontos e 8 ressaltos), que emergiu como o MVP da partida, e Carlos Andrade (6 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências) revelaram-se os jogadores mais influentes de uma equipa que insiste em distinguir-se pelo desempenho colectivo, numa regra a que o treinador galego não reconheceu excepção, ao ponto de ter utilizado os 12 elementos escalados e todos eles terem ficado longe de atingir os 30 minutos de utilização.


Os Dragões, que dominaram a segunda meia-final da prova, que opõe os quatro primeiros classificados da Liga ao final da primeira volta, resolveram a partida no terceiro período, com um parcial de 21-13, que elevou a vantagem crescente para 17 pontos (55-38) na abordagem ao último quarto.


Os azuis e brancos, que iniciaram a 31 de Janeiro de 2010 uma sequência de cinco títulos conquistados sob a orientação de Moncho López, podem atingir, no domingo, o sexto troféu em menos de dois anos, depois de terem vencido a primeira edição da Taça Hugo dos Santos, a Taça de Portugal, o Troféu António Pratas, o Campeonato da Liga e a Supertaça. 
Tudo o que há para conquistar a nível nacional.


FICHA DE JOGO


Taça Hugo dos Santos, meia-final
21 de Janeiro de 2012
Pavilhão Municipal de Vendas Novas


Árbitro principal: Sérgio Silva
Árbitros auxiliares: José Abreu e Fernando Rezende


FC PORTO FERPINTA (69): Reggie Jackson (10), Carlos Andrade (6), João Santos (3), Miguel Miranda (6) e Greg Stempin (20); Diogo Correira (2), João Soares (6), David Gomes (0), Rob Johnson (12), Miguel Maria (0), José Costa (4), Nuno Marçal (0)
Treinador: Moncho López


OVARENSE (55): Fernando Neves (6), André Pinto (3), José Barbosa (8), Austen Powers (9), Crhis Lee (19); Cristóvão Cordeiro (4), Nuno Manarte (4), Nuno Morais (0), Mário Gonçalves (2), Nuno Cotez (0)
Treinador: Mário Leite


Ao intervalo: 34-25» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_basfcpovarensecro_210112_66388.asp

Amarante - O Museu Amadeo de Souza-Cardoso inaugurou a 14 de janeiro a exposição de pintura de Teresa Magalhães que ali estará patente ao público até 26 de fevereiro!




«Amarante: Museu Amadeo de Souza-Cardoso expõe pintura de Teresa Magalhães


O Museu Amadeo de Souza-Cardoso inaugurou a 14 de janeiro a exposição de pintura de Teresa Magalhães que ali estará patente ao público até 26 de fevereiro.


A mostra de Teresa Magalhães retrata "um tempo imaginário" através de uma pintura abstrata com imponentes "gestos de cor", sendo caracterizada pelas suas pinceladas livres que retratam o sentimento da autora. A técnica utilizada é motivadora e inovadora, com novos métodos como a colagem e a fotografia sobre tela.


Abel Coelho, vereador com o pelouro de Educação na Câmara de Amarante presidiu à inauguração, salientando a importância deste tipo de atividades culturais onde é possível apreciar as diversidades e ter o privilégio de contactar com arte que atravessou os tempos, mantendo-se sempre atual. O diretor do museu, António Cardoso, por sua vez, salientou a importância do modernismo, conhecido como "arte dos loucos" e referiu ainda a importância das "escolinhas de arte" como impulsionadoras do pensamento livre.


Teresa Magalhães disse que a sua exposição é "fruto de viagens mais pensadas do que propriamente experienciadas", e que "a justiça está nas suas pinturas", recordando que "as pessoas constroem as suas histórias com atividade física, mental e com alguma loucura".


A exposição contou com a presença de muitos visitantes, entre os quais o músico e cantor alentejano Vitorino Salomé.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI0ODA2Ijt9


(Abstracção)


(Exposições itinerantes de Arte Partilhada - 100 Anos de Pintura Portuguesa)

20/01/12

Amarante Santa Luzia - Imagem do inicio do século passado, do largo de Santa Luzia!

Santa Luzia
Belíssima imagem de Santa Luzia, do primeiro quartel do seculo XX, do ilustre António Carneiro! 

Sinal dos tempos, veja-se na placa: Empresta-se dinheiro sobre penhores... hoje seria uma casa de compra e venda de ouro!


Música Soul - A cantora norte-americana Etta James morreu esta sexta-feira num hospital na Califórnia, onde estava internada e ligada a um ventilador desde o final de dezembro de 2011!

 


«Etta James morreu aos 73 anos, vítima de leucemia

A cantora norte-americana Etta James morreu esta sexta-feira num hospital na Califórnia, onde estava internada e ligada a um ventilador desde o final de dezembro de 2011.

A artista, que completaria 74 anos na próxima quarta-feira, encontrava-se já em estado terminal devido a uma leucemia incurável, informou o seu agente, Lupe De-Leon.
"Esta é uma perda tremenda para a família, os amigos e os fãs de todo o mundo", acrescentou o colaborador e amigo da cantora à CNN, descrevendo-a como "uma verdadeira original que conseguia cantar tudo - a sua música desafiava categorias".
Etta James deu voz a canções como "At Last" e "Tell Mama", é detentora de seis prémios Grammy e uma referência da soul e do r&b, tendo entre as admiradoras nomes como Adele, Beyoncé ou Ana Moura (em entrevista ao SAPO Música, a fadista enalteceu a voz "quente, rouca, cheia e encorpada" da cantora).
Etta James, cujo verdadeiro nome é Jamesetta Hawkins, nasceu a 25 de janeiro de 1938 em Los Angeles. Em criança começou a cantar numa igreja e na adolescência fez parte de um grupo “doo-woop” [estilo de música vocal baseado no r&b].
Nos anos 1960, foi viciada em heroína, dependência da qual se libertou em meados dos anos 1970, altura em que se tornou numa das mais respeitadas vozes femininas de então.
Ao longo da carreira, Etta James editou 30 álbuns de originais. Em 1993 entrou para o Rock; Roll Hall of Fame e três anos depois, por causa de um anúncio publicitário da Coca-Cola, voltou a ser falada com uma versão do tema "I just wanna make love to you", gravada nos anos 1960.
Em 2008, Beyoncé interpretou-a no filme "Cadillac Records", sobre a editora Chess Records, e no ano seguinte cantou um dos seus clássicos, "At Last", a Barack e Michelle Obama, no primeiro baile comemorativo da tomada de posse do presidente dos EUA.
Etta James - "At Last" - (ao vivo)


#ettajames    #soul    #blues    #r&b    #rock&roll    #jazz    #gospel    #músicapop

Fauna - Os primeiros casos foram detetados em 2006 e desde então já morreram entre 5 a 7 milhões de morcegos na América do Norte, de acordo com a última estimativa realizada pelas autoridades dos EUA!




«Sete milhões de morcegos já morreram na América do Norte por um fungo


Os primeiros casos foram detetados em 2006 e desde então já morreram entre 5 a 7 milhões de morcegos na América do Norte, de acordo com a última estimativa realizada pelas autoridades dos EUA. Um fungo chamado Geomyces destructans está a dizimar a população destes animais a uma velocidade cada vez mais rápida.


A doença é conhecida como síndrome do nariz branco (White Nose Syndrome, WNS, na sua sigla em Inglês) por causa do pó branco que apresentam os morcegos infetados. O fungo faz com que os morcegos que hibernam nas grutas despertem, levando-os a morrer de frio ou fome. Em algumas grutas os investigadores encontraram cerca de 99% dos exemplares mortos.


A doença foi detetada pela primeira vez numa caverna do Estado de Nova Iorque, e desde então que se registaram casos em 16 estados dos EUA e quatro províncias do Canadá.


Os morcegos desempenham um papel importante no ecossistema. O declínio da sua população pode ter consequências nos seres humanos no futuro, já que pode causar um aumento do número de insetos que deixariam de ser consumidos. Para além de controlarem as pragas da agricultura e das florestas, os morcegos evitam a proliferação de mosquitos que podem transmitir doenças aos seres humanos.


O mais afetado é o morcego-castanho-pequeno (Myotis lucifugus), um dos mais comuns nos EUA, Canadá e México. De acordo com uma investigação publicada em Agosto de 2010 na revista científica Science, a situação é tão grave que esta espécie poderia desaparecer do nordeste dos EUA dentro de 20 anos.


Fonte: http://www.bbc.co.uk e www.elmundo.es» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Sete-milhoes-de-morcegos-ja-morreram-na-America-do-Norte-por-um-fungo?bl=1


(Os Morcegos)

Amarante Ôlo - Feiras das Papas em Ôlo, de 18 a 19 de Fevereiro!

cartaz-mail
Ôlo é uma Freguesia de que gosto bastante e que vale sempre a pena visitar... com papas, melhor!


(Amarante Feira das Papas de Ôlo)


19/01/12

Música Pop/Rock - Irma, uma voz que promete muito na música contemporânea!




Irma - I know (Clip officiel)
Irma - "Watching Crap On TV" - (Clip officiel)

Irma - "I want you back" - (Cover The Jackson Five)
Irma- "Watching Crap on TV" - (live @ Paris New Morning)
(Irma - Concert improvisé dans le métro parisien)
Irma - "Every smile"
Irma & Matthieu Chedid - "Rolling in the deep"
Irma & Will.I.Am - "I want you back"



«Irma (artist)
From Wikipedia, the free encyclopedia


Irma (born 1988 in Douala, Cameroon) is a singer-songwriter from Cameroon. She is living in France.
Contents [hide]
1 Life
2 Discography
2.1 Albums
2.2 Singles
3 External links
Life


Irma is from a family with a musical background. Her father is guitarist and her mother was in a church choir. As a child Irma was performing at masses too. At age 15 she went to a high school in Paris to improve her school education. By 2007 she posted her first videos at YouTube. They included own compositions like Letter to the Lord or the piano number Somehow but also cover versions like I Want You Back by The Jackson 5, Bubbly by Colbie Caillat or New Soul by Yael Naim. In the summer of 2008 she met Michael Goldman, son of French musician Jean-Jacques Goldman and in 2007 co-founder of the music label My Major Company. Irma got a record contract at this label and released her first album Letter to the Lord in February 2011 in France, were it made position number 20 in the album charts. In Switzerland she debutet at number 46 and in Wallonia at number 18. The first single I Know reached number 42 in Switzerland, number 51 in France and number 7 in Wallonia. In 2011 she released several home made videos with acoustic covers at YouTube in collaboration with French and international musicians, including Tété (Hey Ya!), Matthieu Chédid (Rolling in the Deep), Gad Elmaleh (Isn't She Lovely?), Tom Dice (Talkin' 'bout a Revolution) from Belgium and Patrice (The Times They Are a-Changin') from Germany. Together with will.i.am from the Black Eyed Peas she performed a cover version of the Jackson 5 number I Want You Back.
Discography


Albums
Letter to the Lord #20 FR, #46 CH, #18 Belgium (Wallonia)
Singles
I Know #51 FR, #42 CH, #7 Belgium (Wallonia)
External links


Irma et... Will.i.Am en duo sur "I Want You Back"
Profile at My Major Company
Profile at Doubleveeconcerts» in http://en.wikipedia.org/wiki/Irma_(artist)


"I Know


i'd like to tell you just a word
I am so sorry to disturb
You may be thhinking I'm a fool
I heard you tell you don't care
I heard you think it loud and clear
It doesn't make me proud of you


I know you time is precious
But give me just a second
I need to straighten things out with you
You blew my hopes and dreams away
And there is not a single day
I don't fear the worst because of you


I know that it's not a dream
I saw, yeah I saw your scheme
I know you
I know


I wonder if there's a justice
When I look right into your eyes
Those feeling never lie
My only weapon is this song
And you won't have to sing along
This is the story of my life


I know that it's not a dream
I saw, yeah I saw your scheme
I know you
I know


I know


I know that it's not a dream
I saw, yeah I saw your scheme
I know you
I know"



Património da Humanidade - A igreja da Santíssima Trindade (sécs. XIII-XIV), dentro do castelo Berat, na Albânia!

Santíssima Trindade, na Albânia


«Santíssima Trindade, na Albânia


A igreja da Santíssima Trindade (sécs. XIII-XIV), dentro do castelo Berat, na Albânia. Berat, uma cidade otomana histórica, foi acrescentada à lista dos locais Património da Humanidade da UNESCO. É uma cidade de 64.000 habitantes, construída no século XIII, mas cujas origens datam de há cerca de 2400 anos.» in http://noticias.sapo.pt/fotos/foto-do-dia_176366/

Amarante Antiga - Margens do Tâmega em Amarante, vista de Poente!

70
(Postal do inicio do Século XX)

Música Portuguesa - Durante mais de um ano o realizador português Tiago Pereira percorreu o país de norte a sul, sem deixar de fora as ilhas, para fazer uma recolha da música tradicional portuguesa!




«Realizador deu a volta a Portugal para registar o povo que canta


Trabalho está compilado no site "A música portuguesa a gostar dela própria". Tiago Pereira vai apresentar dois documentários na Guimarães - Capital Europeia da Cultura.


Durante mais de um ano o realizador português Tiago Pereira percorreu o país de norte a sul, sem deixar de fora as ilhas, para fazer uma recolha da música tradicional portuguesa.


A ideia foi criar, com a ajuda da Internet e das redes sociais, um espólio de música que prova que a tradição está viva.


O resultado está no site "A música portuguesa a gostar dela própria". Tiago Pereira, recusa o estatuto de "Giacometti português", mas já reuniu 700 vídeos com vozes muito diferentes.
Escondido atrás da câmara, registou para a posteridade grupos corais, folclore, violas campaniças, bandas pop-rock ou intérpretes de guitarra portuguesa, entre outros.
Nos passos de recolhas como as que foram feitas por Giacometti entre os anos 60 e 80, Tiago Pereira perdeu a conta à distância percorrida.
“É impossível perceber quantos quilómetros são porque é muita coisa, desde as ilhas, ao norte, ao sul, e as outras pessoas muito aqui em Lisboa e outras no Porto, etc… mas são centenas de milhar de quilómetros. Normalmente, digo a brincar que quando me dizem que Portugal é pequeno fico todo furioso, porque nós sabemos que é pequeno mas nunca mais se chega a sítio nenhum.”
"Paisagens sonoras"
Pelos caminhos de Portugal, Tiago Pereira usou as redes sociais e a Internet para descobrir músicos, às vezes em sítios mais recônditos.
Este projecto de salvaguarda da tradição musical portuguesa deu primazia em ir à procura dos autores no seu ambiente natural.
“Sempre foi muito importante ter a acústica dos locais, ter o ambiente sonoro e as paisagens sonoras de cada sítio onde íamos gravando as músicas. Há muitos vídeos da música portuguesa em que os músicos acabam e os sinos começam ou os passarinhos começam, quase parece pós-produção, mas não, foi mesmo assim e é mesmo giro que assim seja”, diz Tiago Pereira.
E será que depois deste ano de recolhas e deste arquivo sonoro agora disponibilizado, a música portuguesa ficou a gostar mais de si própria? Tiago Pereira conclui que a fonte de recolha musical não “secou” com os trabalhos de Giacometti e de Ernesto Veiga de Oliveira.
Entre muitos músicos anónimos, neste projecto participaram também nomes mais conhecidos como Cuca Roseta, António Zambujo ou Raquel Tavares.
"Eu vou a todo o lado"
Tiago Pereira rejeita comparações com Giacometti e explica as diferenças entre o seu trabalho e o do etnomusicólogo.
“Eu vou a todo o lado e o Giacometti não ia a todo o lado e também porque são coisas completamente diferentes, o meu trabalho não é científico, eu sou um artista que grava essas coisas todas mais como ‘samplers’, que depois remistura e remonta. Cada um tem o papel que tem no tempo que tem”, sustenta.
Ao mesmo tempo que fez este levantamento com a ajuda de uma equipa, Tiago Pereira foi também realizando dois documentários que serão apresentados dia 22 em Guimarães, na Capital Europeia da Cultura.
Esta sexta-feira, dia 20, há uma festa no Music Box, em lisboa, que assinala o primeiro ano do projecto "A música portuguesa a gostar dela própria".» in
Realizador deu a volta a Portugal para registar o povo que canta

Taça da Liga - F.C. do Porto 1 vs Estoril 0 - Varela mostrou que merece jogar mais... ao contrário de Kléber!




«VARELA RESOLVEU


Do Dragão às meias-finais é só um pequeno passo, a confirmar na terceira e última jornada do Grupo D, frente ao Setúbal. Na antepenúltima, com o Estoril por adversário, um golo de Varela resolveu a equação, de resultado simples, óbvio e económico (1-0), mas suficiente para aceder ao comando isolado, acrescido de vistas privilegiadas para a etapa a eliminar da Taça da Liga.


A primeira parte foi, sobretudo, trabalhosa. De sentido único, como aliás se esperava, mas de fluxo excessivamente congestionado. E, nesse particular, a responsabilidade maior cabe ao Estoril; em especial, ao seu treinador, que apresentou no Dragão uma trama ultra-defensiva, dispensando apenas Carlos Eduardo do desempenho cautelar que estendeu uma dupla barreira à iniciativa portista.


Contornar a muralha, dotada de uma apreciável elasticidade, foi o primeiro problema colocado ao FC Porto, que nem sempre o resolveu da melhor forma, a prática, até porque complicar era, precisamente, o objectivo do adversário, que chegou a transmitir a ideia de não ter mais nenhum outro, entre o indiscreto disfarce gerado por um punhado de contra-ataques.


Com dificuldade e muita paciência, o FC Porto chegou à baliza adversária, mas raramente com perigo e tendo em João Moutinho a figura mais interventiva, ensaiando de livre e até de cabeça, nas mais claras situações de perigo; curiosamente, mediadas por um minuto, entre o 37.º e o 38.º.


O intervalo foi isso mesmo, uma pausa ou mera formalidade que precedeu mais do mesmo. Mas, então, já numa variante mais rápida, que aproximou o campeão do golo desde o primeiro instante, com Kléber a fazer tudo bem, mas permitindo a defesa de Vagner, com os pés e por instinto, quando se voltava para o avançado brasileiro, depois de acompanhar o cruzamento de Alvaro, do lado oposto, à esquerda.


O golo passava, definitivamente, a ser apenas uma questão de tempo, resolvida aos 65 minutos, por um remate colocado de Varela, logo depois do trabalho individual que a solicitação de Alvaro merecia. Tudo se simplificava, mas pouco ou nada mudava, além do resultado e da crescente influência do defesa uruguaio nos movimentos de ataque.


James e Iturbe inflacionaram a lista de oportunidades, mas sem efeito prático, numa altura em que o Estoril procurava entrar no jogo. Mas era já demasiado tarde para tentar aquilo a que se recusara até então. O FC Porto, que horas antes beneficiara da vitória do Paços de Ferreira sobre o Setúbal, assumia o comando isolado da Grupo D e ficava a um empate das meias-finais da Taça da Liga.


FICHA DE JOGO

FC Porto-Estoril, 1-0

Taça da Liga, Grupo D, segunda jornada
18 de Janeiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 15.819 espectadores


Árbitro: André Gralha (Santarém)
Árbitros assistentes: Bruno Silva e Pedro Neves
Quarto árbitro: Rui Patrício


FC PORTO: Bracali; Maicon, Otamendi, Mangala e Alvaro; Souza, João Moutinho (cap.) e Defour; Varela, Kléber e James
Substituições: Souza por Rodríguez (66), James por Belluschi (73), Defour por Iturbe (78)
Não utilizados: Kadu, Fernando, Tiago Ferreira e Vion
Treinador: Vítor Pereira


ESTORIL: Vagner (cap.); Moreno, Bruno Nascimento, Steven Vitória e Tinoco; Erick, Bruno di Paula e Diogo Amado; Moreira, Carlos Eduardo e Gerso
Substituições: Bruno di Paula por Licá (60), Tino por Anderson Luís (67), Carlos Eduardo por Adilson (74)
Não utilizados: Mário Matos, Rodrigo Dantas, Gonçalo e Alexandre Hauw
Treinador: Fabiano Soares


Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Varela (65)
Cartão amarelo: Moreno (36), Otamendi (54), Diogo Amado (61), Tinoco (62), Souza (63), Adilson (76) e Gerso (86)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpestorilcro_180112_66324.asp


(Resumo de um jogo com pouca história...)


18/01/12

Amarante - O Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, benzeu, no passado domingo, as obras de restauro da igreja de S. Domingos, depois de presidir à eucaristia dominical em que se assinalou o dia do padroeiro Beato Gonçalo!

Sample Image


«D. António Taipa inaugurou Igreja de S. Domingos


O Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, benzeu, no passado domingo, as obras de restauro da igreja de S. Domingos, depois de presidir à eucaristia dominical em que se assinalou o dia do padroeiro Beato Gonçalo. No dia em que as paróquias de S. Gonçalo e S. Veríssimo dedicam à comunidade, as portas da igreja de S. Domingos abriram-se para mostrar as obras de restauro daquele templo também conhecido pelo Senhor dos Aflitos.


«Hoje fazemos a inauguração de um trabalho, que não começou há um ano, mas que tem vários séculos. Estamos numa Igreja que foi evoluindo mesmo no seu património arquitectónico, da pintura mural à talha, do órgão ao guarda-vento, passando pelo museu, do calvário ao sacrário, do altar da Senhora do Rosário, da iluminação ao telhado», referiu o pároco de S. Gonçalo, Pe. José Manuel Ferreira, considerando a igreja de S. Domingos «uma jóia pelo seu património, pela beleza que empresta à sala de visitas da nossa cidade, pela espiritualidade que irradia e pela memória que agora nos abre portas e caminhos de uma futura convivência com as mais variadas gerações, pelo museu paroquial de arte sacra».


O Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, realçou a grande satisfação por naquele dia participar da festa do padroeiro e da inauguração do restauro da igreja de S. Domingos, congratulando-se com a união de esforços de todos quantos contribuíram para a concretização daquela obra.


«Quero relevar a dimensão pedagógica dos dois acontecimentos que vivemos hoje na festa do padroeiro que nos faz voltar para o santo, S. Gonçalo, e nos faz sentir e ver aquilo que somos de facto, gente que vive em comunidade, e este rejuvenescimento da igreja de S. Domingos que compreende a colaboração de todos, das mais diversas entidades, de pessoas particulares, que se juntaram para conseguir concretizar o que hoje aqui constatamos», começou por dizer.


«A Igreja e as outras entidades civis dão as suas mãos ao serviço do mesmo, que é o Homem, e por isso, também fazem com que o Homem viva o seu património, que é religioso, artístico, cultural, mas fundamentalmente é humano. Ao refazer o património humano, restituí-lo à sua dignidade, estamos a colaborar para o engrandecimento do mundo, para que o homem possa crescer na sua própria perfeição”», continuou.


Sobre o restauro da igreja de S. Domingos, D. António Taipa, impressionado com o trabalho realizado, referiu que «quando todos nos unimos fazemos milagres, pois ninguém imaginava ver assim a igreja de S. Domingos».


«Estamos em crise e não é preciso dizê-lo, porque sentimo-lo, vivemo-lo, mas o importante é que nós somos capazes de ter força nesta esperança de que se todos nos unirmos acontecem milagres, coisas que nem sequer imaginávamos serem capazes», sublinhou, realçando a cooperação de todos na execução da obra.


A inauguração do restauro da igreja de S. Domingos, presidida por D. António Taipa, contou com a presença do presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, do presidente da Assembleia Municipal de Amarante, Pedro Cunha, do Vogal Executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Carlos Duarte, do presidente da Junta de Freguesia de S. Gonçalo, Artur Correia, dos vereadores Carlos Pereira e Abel Coelho e dos arquitectos Álvaro Carneiro e António Marinho.


A Igreja de São Domingos, contígua ao mosteiro de S. Gonçalo, foi fundada pela Ordem Terceira do Patriarca São Domingos e a sua construção remonta ao início do século XVIII, vivendo, mais de trezentos anos depois, de novo, um grande momento com a intervenção de recuperação e valorização do espaço e do património que integra e que contemplaram, no exterior, a recuperação integral das fachadas e do telhado, e, no interior, a reabilitação de tectos, pinturas, esculturas e os três alteres em talha dourada.


«O trabalho que nos traz até aqui foi imenso, que muitas pessoas foram incansáveis, diariamente, com o seu contributo e estima por esta obra. Se tudo isto foi grande nesta Igreja de pequenas dimensões, o esforço e desafio que nos espera não é menor. Antes pelo contrário é maior, pela dignificação, preservação, divulgação, utilização, potencialização, pela missão que é esta da evangelização permanente e sempre renovada com o ardor do mesmo Espírito, com a linguagem que aqui encontramos embora com outros métodos que aqui procuraremos performativar», realçou o Pe. José Manuel.


Durante vários meses, equipas de várias especialidades da empresa Signinum trabalharam para recuperar a igreja ao seu aspecto original, procurando corrigir debilidades estruturais e pôr cobro à degradação constante.


Em simultâneo tem decorrido o restauro integral do museu de arte sacra, contíguo à igreja, incluindo o restauro das suas peças, entre as quais quadros com vários séculos.


A empreitada também incluiu a recuperação integral do órgão de tubos do século XIX ao qual foi devolvida a sonoridade inicial.


Durante quase três meses, uma equipa chefiada pelo organista Nuno Rigaug trabalhou num órgão com 480 tubos, há muito inoperacional devido à sua elevada degradação.


A intervenção, coordenada pela paróquia de S. Gonçalo, implicou um investimento superior a 700 mil euros.


cyberjornal, 17 Janeiro 2012 » in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=15679&Itemid=85
-----------------------------------------------------------------------------------------
Um dia ainda vamos descobrir o motivo que leva a que os anticlericais, andem muito clericais... quase beatos, Milagre de São Gonçalo de Amarante?!


(Amarante Restauro Igreja S. Domingos)