26/03/09

Música Pop/Rock - Rod Stewart, mais uma Excelente Voz Britânica dos extraordinários anos 80's da Música Mundial!


Rod Stewart - "What a Wonderful World"

Rod Stewart - "Have I told you lately?"

VAN MORRISON - "Have I Told You Lately?" - (Live In London)



Rod Stewart - "Sailing"

Rod Stewart - "It's A Heartache"

Rod Stewart - "Have you ever seen the rain"

Rod Stewart - "Have you ever seen the rain" - (live)

Rod Stewart - "Maggie May"

Rod Stewart - "Rhythm of my Heart"

Rod Stewart - "First Cut is the Deepest"

Rod Stewart - "I Wish You Love"

Rod Stewart - "The way you look tonight"

Rod Stewart - "Baby It's Cold Outside"

Rod Stewart - "Dirty Old Town" - (Live)

The Pogues - "Dirty Old Town"

The Dubliners - "Dirty Old Town"

The Corrs with Rod Stewart - "Ooh La La"

Rod Stewart - "You're in my heart"

Rod Stewart - "Stay With Me" - (live)

Rod Stewart & Amy Belle- "I don't wanna talk about it"

Paul McCartney, Rod Stewart, Joe Cocker & Eric Clapton

«Rod Stewart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rod Stewart

Rod Stewart em um show na Noruega em 1976
Informação geral
Nome completo Roderick David Stewart
Apelido Rod The Mod
Data de nascimento 10 de Janeiro de 1945 (64 anos)
Origem Londres
País Reino Unido
Gêneros Rock, pop, Blues-rock
Instrumentos vocal, guitarra, banjo, gaita
Período em atividade 1962 - presente
Afiliações The Faces
Jeff Beck Group
Sítio oficial www.rodstewart.com
Roderick David Stewart CBE, conhecido como Rod Stewart, (Highgate, Londres, 10 de janeiro de 1945) é um cantor e compositor britânico, com ascendência escocesa.
Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou da Jeff Beck Group e depois juntou-se ao The Faces iniciando paralalelamente sua carreira solo que já dura cinco décadas.
Ao longo de sua carreira, Rod atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente na Inglaterra onde ele atingiu o primeiro lugar com seis álbuns e por 24 vezes ficou entre o top 10 e seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas. É estimado que Rod Stewart tenha vendido por volta de 250 milhões entre álbuns e singles[1]. Sua canção mais vendida foi o hit "Da Ya Think I'm Sexy?" de 1978.[2]

Índice

[esconder]



[editar] Biografia



[editar] Primeiros Anos

Stewart era o mais novo de cinco filhos do casal Robert e Elsie Stewart.[3] Rod foi o único dos filhos do casal a nascer na Inglaterra depois que a família mudou-se da Escócia. Ele frequentou a William Grimshaw School em Hornsey.[4]
A família Stewart era grande fã do cantor Al Jolson, Rod colecionava seus álbuns, lia livros sobre ele e foi influênciado por seu estilo de performace[5]. Rod decidiu aprender a tocar guitarra aos 11 anos e juntou-se a um grupo de skiffle com colegas da escola chamado Kool Kats[5], tocando canções de Lonnie Donegan e Chas McDevitt.


[editar] 1960–1969

Depois de deixar a escola, Rod Stewart trabalhou pouco tempo como pintor de silk screen[5]. Ele também jogou futebol no Brentford Football Club (situado em Londres).[3] Trabalhou também como coveiro[6], entre outras coisas. Rod apoiava a campanha de desarmamento nuclear e participou de um protesto em Aldermaston onde foi preso [5]. Ele logo passou a seguir a carreira de músico juntando-se ao cantor de folk Wizz Jones no início dos anos 60 e acabou viajando pela Europa como busker (pessoa que toca em lugares públicos em troca de dinheiro), assim ele foi deportado da Espanha por vadiagem.[3].
Na primavera de 1962, Rod ajudou a fundar o The Ray Davies Quartet, mais tarde Ray Davies faria sucesso com a banda The Kinks. Ele tocou com a banda pelo menos em uma ocasião, mas logo largou-a devido a reclamações sobre sua voz e também por diferenças pessoais e musicais com o resto da banda.
Depois de voltar a Londres ele juntou-se a Jimmy Powell & the Five Dimensions em 1964 como vocalista onde também tocava gaita. Juntos eles gravaram um single pela Pye Records. Long John Baldry descobriu Rod tocando em trens por dinheiro ("busking") e o convidou para juntar-se na The Hoochie Coochie Men com a qual gravou um single "Good Morning Little Schoolgirl". The Hoochie Coochie Men evoluiu para a Steampacket com Rod Stewart, Long John Baldry, Julie Driscoll, Brian Auger, Mickey Waller e Rick Brown. A Steampacket viajou com os Rolling Stones e os the Walker Brothers na tournê de verão de 1965. Eles também gravaram canções que não foram lançadas em um álbum até 1970, depois que Rod Stewart tornau-se bem conhecido no meio musical. Nos anos 60, Rod Stewart ganhou o apelido de "Rod the Mod" devido a sua aparição em um documentário da BBC sobre o estilo de vida dos Mods.
O Steampacket acabou em 1966 e Rod Stewart juntou-se ao Shotgun Express como líder vocal junto a Beryl Marsden. Entre os integrantes do Shotgun Express estavam Mick Fleetwood e Peter Green (que formariam o Fleetwood Mac), além de Peter Bardens. Shotgun Express lançou somente um single antes de acabar.
Rod Stewart então juntou-se ao Jeff Beck Group como vocalista, onde tocou com Ronnie Wood. Em 1968, o primeiro álbum da banda Truth tornou-se um sucesso. O segundo álbum Beck-Ola (Cosa Nostra) também foi um hit em 1969 mas os integrantes foram abandonando o grupo que chegou ao fim no fim do mesmo ano.


[editar] 1969–1975

O grupo norte-americano Cactus ofereceu a Rod um emprego como líder vocal mas ele e Ronnie Wood decidiram juntar-se ao The Faces (remanecentes do Small Faces depois que o cantor Steve Marriott deixou o grupo).
Rod Stewart também assinou um contrato solo para gravar com a Mercury Records. An Old Raincoat Won't Ever Let You Down foi seu primeiro álbum solo em 1969 (conhecido também como The Rod Stewart Album nos Estados Unidos). O álbum incluiu alguns covers entre eles a canção "Handbags and Gladrags".
O álbum de estréia do The Faces foi lançado em 1970, First Step com um rock similar ao estilo dos Rolling Stones distanciando-se do rock psicodélico do Small Faces. No mesmo ano, Rod Stewart lançou seu segundo álbum solo, Gasoline Alley, logo, Rod iniciou sua tournê solo. No mesmo ano, ele participou como cantor convidado na canção "In a Broken Dream" do grupo australiano Python Lee Jackson e quando a canção foi lançada em 1972 tornou-se um hit mundial.
Em 1971, Rod Stewart conseguiu atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso com a canção "Maggie Mae" e também com o álbum Every Picture Tells a Story tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido. Paralelamente a carreira solo, o segundo álbum do The Faces foi lançado no mesmo ano, Long Player (pouco meses antes do álbum solo Every Picture Tells a Story). O único sucesso do The Faces a atingir o Top 40 nos Estados Unidos foi a canção "Stay With Me" do terceiro álbum da banda, A Nod Is as Good as a Wink...To a Blind Horse lançado no final de 1971. O The Faces tinha uma tournê em 1972 mas a tensão no grupo crescia a cada instante a medida que a carreira solo de Rod Stewart atingia maior sucesso do que a da banda. Rod Stewart lançou outro álbum solo ainda no mesmo ano, Never a Dull Moment, repetindo a fórmula de Every Picture, o álbum atingiu o primeiro lugar no Reino Unido e o segundo nos Estados Unidos.
O The Faces lançou seu último álbum, Ooh La La, em 1973. O álbum atingiu o número 1 no Reino Unido e a vigésima primeira posição nos Estados Unidos. A última tournê do The Faces foi em 1974 e no ano seguinte a banda chegou ao fim com Ronnie Wood juntando-se aos Rolling Stones como guitarrista e Rod Stewart prosseguindo em sua carreira solo.
Ainda em 1974, Rod Stewart lançou seu quinto álbum solo, Smiler, que segundo a crítica foi o mais fraco da carreira solo durante a década de 70 mas mesmo assim o álbum atingiu o número 1 no Reino Unido.


[editar] 1975–1981

Em 1975, Rod Stewart mudou-se para os Estados Unidos e pediu a cidadania norte-americana devido ao romance que tinha com a atriz Britt Ekland. Ele lançou o álbum Atlantic Crossing por uma nova gravadora. Com Atlantic Crossing ele voltou ao Top 10 da Billboard. A canção de maior sucesso do álbum foi "Sailing" que acabou atingindo o número 1 no Reino Unido. Outra canção bem conhecida do álbum foi "I Don't Want To Talk About It".
Em 1976, ele fez enorme sucesso com a canção "Tonight's the Night" que fez parte do álbum A Night on the Town, o primeiro álbum a ganhar um disco de platina pelas vendas. Outras duas canções do álbum "The First Cut is the Deepest", um cover de Cat Stevens, e "The Killing of Georgie (Part 1 and 2)" também fizeram muito sucesso.
O oitavo álbum de Rod Stewart, Foot Loose & Fancy Free de 1978 emplacou sucessos como "You're In My Heart" (primeiro lugar nos Estados Unidos), "Hot Legs" e "I Was Only Joking". A música "You're In My Heart", inclusive, foi dedicada ao seu amor ao seu país de origem, a Escócia. Esta paixão pode ser confirmada no vídeo-clip da música, onde as suas imagens dividem espaço com lances de partidas de futebol da Seleção da Escócia, que mostram a garra e a determinação de seus jogadores. Uma das cenas, por exemplo, mostra um atacante correndo atrás da bola e, sem deixá-la sair pela linha de fundo, consegue cruzá-la para a dentro da grande área.
Em 1979, ele lançou a canção "Da Ya Think I'm Sexy?" que em 2004 entrou na lista das 500 melhores canções da revista Rolling Stone (#301). A canção impulsionou o álbum Blondes Have More Fun...or do they? a vender 4 milhões de cópias e este foi o último álbum e Rod Stewart que chegou ao número 1 na Billboard. A canção "Da Ya Think I'm Sexy?" perdeu um processo por plágio para o cantor brasileiro Jorge Ben Jor pela canção "Taj Mahal", como punição Rod Stewart concordou em doar os royalties da sua canção para a UNICEF e cantá-la no Music for UNICEF Concert feito na Assembléia Geral das Nações Unidas realizado ainda no mesmo ano.
Em 1980, Rod lançou o álbum, Foolish Behaviour, com influência new wave que não foi bem recebido. A influência new wave continuou no próximo álbum, Tonight I'm Yours que fez sucesso com as canções "Young Turks" assim como a que dava título ao álbum.
Em 18 de dezembro de 1981, Rod Stewart tocou no Los Angeles Forum, com Kim Carnes e Tina Turner. Este show foi transmitido para o mundo todo chegando a uma audiência de 35 milhões de pessoas.


[editar] 1982–2001

A carreira de Rod Stewart teve uma baixa entre os álbuns Tonight I'm Yours (1981) e Out of Order (1988) segundo os críticos embora tenha conseguido alguns sucessos mas em menor proporção dos anos anteriores. Em 1983, a canção "Baby Jane" do álbum Body Wishes tornou-se sua última canção a alcançar o número 1 no Reino Unido. Neste álbum, "What Am I Gonna Do (I'm so in Love with you)" também obteve sucesso porém modesto. No ano seguinte, o álbum Camouflage ganhou o disco de ouro no Reino Unido e as canções "Infatuation" e "Some Guys Have All The Luck" alcançaram certo sucesso. Rod também se reuniu com o velho amigo Jeff Beck para gravar a canção "People Get Ready".
Em janeiro de 1985, ele tocou no Rock in Rio para uma audiência estimada de 100.000 espectadores. Em 1986 foi a vez do lançamento do álbum Every Beat Of My Heart, cuja canção homônima atingiu grande sucesso. Em 1988, ele lançou o álbum Out Of Order, produzido por Andy Taylor do Duran Duran e Bernard Edwards do Chic. "Forever Young" e "Lost in You" deste álbum foram significante hits na Billboard Hot 100. "Forever Young" foi uma inconciente revisão da canção homônima de Bob Dylan e ambos concordaram em dividir os royalties.
Em 1989, Rod fez uma versão para a canção de Tom Waits, "Downtown Train" que atingiu o número 2 nos Estados Unidos em 1990. Esta canção foi lançada em single e depois em coletâneas. O álbum Vagabond Heart de 1991 trouxe alguns sucessos como "Rhythm of My Heart", "Motown Song", "Have I Told You Lately" e "It Takes Two" esta última gravada com Tina Turner.
No ano de 1993, ele gravou "All For Love" com Sting e Bryan Adams para a trilha sonora do filme Os Três Mosqueteiros. Ainda no mesmo ano, Rod Stewart reuniu-se com Ronnie Wood para gravar o especial MTV Unplugged. No ano seguinte, ele entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e no dia 31 de dezembro tocou para 3.5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.
Em 1995, depois de 4 anos sem lançar um álbum gravado em estúdio Rod Stewart lança A Spanner in the Works sem muito sucesso. Em 1998, ele lançou seu último álbum pela Warner Bros. contendo versões de velhas canções suas e algumas inéditas. Em 2000, Rod Stewart deixou a Warner Bros. Records e mudou-se para a Atlantic Records. No mesmo ano lançou o álbum Human. Por causa das baixas vendas, a Atlantic Records cancelou o contrato com Rod Stewart e ele acabou assinando contrato com o produtor Clive Davis e a nova gravadora J Records.


[editar] 2002—atualmente



Rod Stweart em 2005.
Atualmente Rod Stewart têm se concentrado regravando canções dos anos 30 e 40 do "Great American Songbook". O "Great American Songbook" é um termo dado para canções dos musicais da Broadway escritas por compositores como Irving Berlin, Cole Porter, George Gershwin e Ira Gershwin. O primeiro álbum da série deste songbook foi It Had to Be You ... The Great American Songbook lançado em 2002, atingiu o número 1 nos Estados Unidos e oito no Reino Unido.
O segundo álbum da série, As Time Goes By: the Great American Songbook 2, atingiu o número 2 nos Estados Unidos e quatro no Reino Unido. Em 2004 foi lançado o terceiro álbum da série, Stardust ... The Great American Songbook 3 que atingiu o primeiro lugar nos Estados Unidos vendendo mais de 200.000 cópias em sua primeira semana. Em 2005 o último álbum da série foi lançado, Thanks for the Memory: The Great American Songbook 4.
No ano seguinte, Rod Stewart retornou ao rock com o lançamento de Still the Same... Great Rock Classics of Our Time, novamente um álbum de regravações mas com alguns clássicos do rock como a canção do Creedence Clearwater Revival, "Have You Ever Seen The Rain".


[editar] Curiosidades

  • Antes de fazer sucesso, Rod Stewart era coveiro.
  • Rod Stewart casou-se três vezes e teve sete filhos:
    • Casamento com Alana Hamilton: 1979-1984, com quem teve dois filhos. Ex-mulher de George Hamilton ;
    • Casamento com Rachel Hunter: 1990-2006 com com quem teve dois filhos;
    • Casamento com Penny Lancaster: 2007 até hoje com com quem teve um filho.
    • Rod teve mais dois filhos com duas namoradas (Susannah Boffey e Kelly Emberg)
  • Em 1999, Rod Stewart foi diagnosticado com câncer na tireóide e por isso teve que fazer uma cirurgia em 2000[7].
  • Ele é grande fã de futebol e torce para o clube escocês Celtic Football Club. Na Inglaterra, ele prefere o Manchester United.
  • Em 2005 ele recebeu uma estrela com seu nome na Calçada da Fama.
  • Rod Stewart actuou quatro vezes em Portugal, em Julho de 2003 no Estádio do Restelo, em Julho de 2005 no Pavilhão Atlântico a 7 de Outubro de 2007 no Casino Estoril e a 1 de Junho de 2008 no Rock in Rio.
  • Rod Stewart fez um show em 1994 na praia de Copacabana da cidade do Rio de Janeiro para 3,5 milhões de pessoas durante a comemoração do ano novo, um record histórico.
  • A música Hard luck woman, do Kiss, foi escrita para Rod Stewart, mas ele a rejeitou.


[editar] Discografia



[editar] Álbuns solo

    • An Old Raincoat Won't Ever Let You Down (1970)
    • Gasoline Alley (1970)
    • Every Picture Tells a Story (1971)
    • Never a Dull Moment (1972)
    • Smiler (1974)
    • Atlantic Crossing (1975)
    • A Night on the Town (1976)
    • Foot Loose & Fancy Free (1977)
    • Blondes Have More Fun (1978)
    • Foolish Behaviour (1980)
    • Tonight I'm Yours (1981)
    • Absolutely Live (1982, ao vivo)
    • Body Wishes (1983)
    • Camouflage (1984)
    • Every Beat of My Heart (1986)
    • Out of Order (1988)
    • Vagabond Heart (1991)
    • Lead Vocalist (1993)
    • Unplugged... and Seated (1993, ao vivo)
    • A Spanner in the Works (1995)
    • If We Fall in Love Tonight (1996)
    • When We Were the New Boys (1998)
    • Human (2001)
    • It Had to Be You: the Great American Songbook (2002)
    • As Time Goes By: the Great American Songbook 2 (2003)
    • Stardust: the Great American Songbook 3 (2004)
    • Still The Same Great Rock Classics Of Our Time (2006)


Notas e Referências

  1. [1] Barry's Tickets; Accessed December 2006; Claims 250 million records
  2. Mason, Stewart, "Da Ya Think I'm Sexy?" from Allmusic.com
  3. 3,0 3,1 3,2 Enduring career of Rod the Mod. BBC News, 29 October 2004
  4. Dafydd Rees & Luke Crampton,Q Encyclopedia of Rock Stars, (1996), Dorling Kindersley, ISBN 0-7513-0393-3
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 Rod Stewart the Visual Documentary by John Gray, (1992), Omnibus Press, ISBN 0-7119-2906-8
  6. http://www.spinner.com/2007/04/27/20-worst-pre-rock-star-jobs-no-7/
  7. http://edition.cnn.com/2001/SHOWBIZ/Music/02/03/stewart/


[editar] Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre Rod Stewart

"Sailing

Rod Stewart

I am sailing, I am sailing
Home again across the sea.
I am sailing, stormy waters
To be near you, to be free

I am flying, I am flying,
Like a bird across the sky
I am flying, passing high clouds
To be near you, to be free

Can you hear me? Can you hear me?
Through the dark night, far away
I am dying, forever crying
To be with you, who can say?

Can you hear me? Can you hear me?
Through the dark night, far away.
I am dying, forever crying,
To be near you, who can say?

We are sailing, we are sailing,
Home again across the sea.
We are sailing stormy waters,
To be near you, to be free.

Oh Lord, to be near you, to be free.
Oh Lord, to be near you, to be free,
Oh Lord."


Ainda o encerramento da Linha do Tâmega, visto pelas gentes de Vilarinho, Vila Caiz, Amarante!

«"Aqui não temos nada, isto é uma ilha"


População servida pela linha do Tâmega lamenta suspensão de um serviço que sustenta economia local
00h30m
FERNANDO BASTO


"Eu estou toda a tremer com a notícia. Tirar daqui a linha é levar a minha identidade". Há 57 anos, a linha do Tâmega viu Conceição Almeida nascer mesmo junto aos trilhos, em Vilarinho, numa casa vizinha da estação de Vila Caíz. Hoje, aquela reformada teme estar a assistir à morte anunciada e temida de um serviço público que, em escassos 10 minutos, assegura a ligação a tudo o que por ali não existe.
"Aqui não temos nada, isto é uma ilha. Não há farmácia, nem médicos, nem correio. A caixa multibanco mais perta fica a cinco quilómetros! Na automotora, chega-se em 10 minutos a Amarante. Mas de camioneta, é sempre uma meia hora", afirmou.
Conceição Almeida está indignada. Além da revolta por ninguém ter sido informado, com antecedência, da suspensão do serviço ferroviário, lamenta que o brilho e a pompa da festa do centenário, organizada no sábado passado, com a presença de elementos do Governo, tenha tido "tão triste fim" apenas três dias depois.
Luís Magalhães, 71 anos, engenheiro, morador no lugar de Passinhos, Vila Caíz, mostra-se igualmente atónito com a suspensão do serviço. "Têm feito tantas obras na linha, gastaram milhares de euros a eliminar passagens-de-nível e a pintar apeadeiros e estações e agora suspendem o serviço!". Recordou que o troço de Amarante até Arcos de Baúlhe foi suspenso pelas mesmas razões. "Nunca mais abriu. Será que eles [os decisores] não compreendem que esta linha garante a sustentabilidade das pequenas economias que há aqui?", interrogou.
É o que acontece com Joaquim Moreira, 63 anos, residente em Fregim. A automotora tem permitido levar os frutos da lavoura até à Livração, onde comercializa tudo o que os seus quintais dão.
Maria do Carmo Queirós, 72 anos, moradora em Vilarinho, assusta-se ao ver chegar a camioneta que passou a substituir a automotora. "As pessoas chegaram enjoadas, a vomitar", revelou. "As estradas são muitos estreitas e com muitas curvas. Não foram feitas para estas camionetas", explicou.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1181658
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Voz ao Povo, essa entidade que nunca é ouvida por aqueles que governam, com os votos da mesma.

25/03/09

Liga Intercalar: F.C. Porto 2 vs Leixões S.C. 1 - Jovens Dragões passam às Meias-Finais ao vencerem Seniores Matosinhenses!

«Maturidade e classe valem presença nas meias-finais

Inspirados pelo sol que irradiava na Maia, os jovens atletas do F.C. Porto ofereceram um brilho intenso ao jogo realizado esta quarta-feira no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, aliando a uma exibição entusiástica a qualificação para as meias-finais da Liga Intercalar. Tudo isto frente aos seniores do Leixões.

Representada ao mais alto nível, quer dentro das quatro linhas quer no banco, onde se sentou inclusive o treinador José Mota, a equipa de Matosinhos viu os Dragões dominarem por completo os primeiros 45 minutos do encontro, assinalados por variadíssimas jogadas de elevada qualidade, que podiam ter apontado para um resultado mais volumoso ainda antes do intervalo.

Josué, ora a desmarcar os companheiros ora a bater os livres, foi dos mais perigosos, porém o golo acabou por sair dos pés de Rabiola, que aproveitou da melhor forma uma desatenção de um adversário. O avançado – único jogador do plantel principal Portista que marcou presença na Maia – fintou o guardião Berger e, com classe, atirou a bola para o fundo da baliza.

Antes desse momento de enorme sentido de oportunidade, já Diogo Viana e Chula tinham ameaçado as redes contrárias, em lances que por muito pouco não accionaram o marcador.

A perder e sem qualquer tipo de controlo sobre o jogo, José Mota lançou no desafio Rodrigo Silva, Braga e, mais tarde, Roberto Sousa, Castanheira e Brandon, conferindo total contornos de campeonato à partida, mas nem assim os jogadores leixonenses conseguiram impor-se sobre os sub-19 azuis e brancos.

Apesar de uma etapa complementar mais repartida, a verdade é que foi o F.C. Porto que voltou a mexer com o resultado, ampliando para 2-0 na sequência de um livre desferido com mestria por Rabiola. O nº 9 carimbou com a sua obra de arte a vitória dos Dragões, que viriam a sofrer um golo já depois dos 90 minutos, numa jogada algo confusa, que se seguiu à operação de uma substituição no conjunto de Rui Barros.

Logrado um lugar nas meias-finais nacionais (final a Norte), os azuis e brancos aguardam agora pelo vencedor do encontro entre Gondomar e Paços de Ferreira para saberem com que equipa vão disputar a passagem à Finalíssima da competição.

FICHA DE JOGO

Liga Intercalar (quartos-de-final)
Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia (25 de Março de 2009)

Árbitro: Luís Machado
Árbitros Assistentes: Hugo Campos e Ricardo Costa
4º Árbitro: Rui Cardoso Oliveira

F.C. Porto: Ruca; Ivo Pinto, Rafhael, Abdoulaye e Massari; Lucas, Josué e Ramon; Diogo Viana, Rabiola e Chula
Substituições: Ramon por Bosingwa (85m) e Diogo Viana por Vítor (92m)
Não utilizados: Maia; Roberto, Jaroslav, Jakubov e Miguel Galeão
Treinador: Rui Barros

Leixões: Berger; Vasco Fernandes, Sandro, Elvis e Angulo; Ruben, Bruno China e Hugo Morais; Jean Sony, Chumbinho e Zé Manel
Substituições: Zé Manel por Rodrigo Silva (46m), Ruben por Braga (46m), Vasco Fernandes por Roberto Sousa (54m), Chumbinho por Castanheira (61m) e Bruno China por Brandon (74m)
Não utilizados: Fonseca; Joel
Treinador: José Mota

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rabiola (39 e 68m) e Rodrigo Silva (92m)
Disciplina: cartão amarelo para Zé Manel (10m), Chumbinho (29m), Josué (38m), Elvis (42m) e Roberto Sousa (58 e 90m); cartão vermelho para Roberto Sousa (90m)

Rui Costa Apresenta o (N)ovo Reforço do Benfica!


Sem comentários... a imagem fala por si!

Comunicado do Movimento Cívico pela Linha do Tua, que também interessa aos amarantinos!

Comunicado


Exmos. Senhores,

Esta noite foram encerradas as Linhas do Corgo e do Tâmega. Na calada da noite e sem aviso prévio, tal como aconteceu em 1992, com a Linha do Tua, quando o Governo de então era chefiado pelo actual Presidente da Republica, o Prof. Aníbal Cavaco Silva.

As razões, as mesmas de sempre, a segurança! Este Governo não investe em Trás-os-Montes: fecha por motivos de segurança ou de economias de facilitismo de curto prazo.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua, não pode deixar de mostrar um profundo desprezo pelas iniciativas deste Governo no que toca às suas politicas para o caminho-de-ferro no Interior transmontano e à forma como atenta contra a dignidade das pessoas que teimam em viver na região. Viver no Interior profundo, viver em Trás-os-Montes, é uma prova de resistência e uma prova de amor à terra, no seu sentido mais profundo, que poucos parecem entender.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua solidariza-se com as populações das zonas afectadas pelo encerramento das linhas do Corgo e do Tâmega, e espera que também os deputados eleitos pelos circulos de Vila Real, Bragança e Porto, se manifestem e defendam os interesses dos cidadãos que os elegeram; uma oportunidade e um privilégio de poucos e que até ao momento têm ignorado, de forma politicamente consciente e pouco digna, convém sublinhar.

Exigimos assim, à semelhança do que tem sido a nossa postura face à Linha do Tua, respeito pelos utentes e pelas populações locais. Uma vez que se o esforço de consolidação de segurança é louvável, já não o é o estado a que deixaram chegar a infra-estrutura para ser preciso encerrá-la na sua totalidade. Ou, de forma tão flagrante como aquando da Noite do Roubo em Bragança em 1992, não estão a ser honestos quanto à verdadeira intenção destes encerramentos, pelo que se exige um plano de modernização e o início da intervenção na via imediatamente, e não em datas que nem a própria tutela sabe adiantar porque nem sequer pensaram nestas.

O Tua, Corgo e o Tâmega são sustentáveis e só terão futuro com as populações e para as populações.
Pelo desenvolvimento sustentável de toda a região duriense e transmontana,

Movimento Cívico pela Linha do Tua, 25 de Março de 2009

Entregem o Troféu aos Campeões, equipa do F.C. do Porto, que venceu de uma forma indiscutível!


«Há taças e… taças

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, afinal, sabe entregar troféus. Este sábado, entre confetis, cheerleaders e polémica, a Taça Carlsberg acabou nas mãos de um dos contendores, ao contrário do que sucede com o símbolo do Campeonato Nacional, que tarda em alcançar o seu destino. O Labaredas registou e este caso inaudito parece longe do epílogo lógico.» in site F.C. do Porto.

Ao Clube do Regime, mesmo perante Roubos de Igreja, entregam logo os troféus! Senhores da Liga Portuguesa de Futebol, demitam-se, tenham vergonha. Do Sr. Lucílio Batista nem vale a pena falar... Benfiquista dos sete costados!

Linha do Tâmega e Tua encerrada - Amarante sempre a perder com a governação socialista!



«COMBOIOS: Linhas do Corgo e Tâmega suspensas por razões de segurança, anunciam CP e REFER

As Linhas Ferroviárias do Torgo e Tâmega vão ser encerradas provisoriamente por razões de segurança até que sejam realizadas intervenções, previstas para se iniciarem dentro de quatro meses, e a Linha do Tua continuará suspensa, anunciaram hoje a CP e Refer.

Em comunicado conjunto, a CP e a Refer explicaram que esta decisão surge por terem sido "identificados factos negativos relacionados com a condição técnica das linhas de bitola métrica do Tâmega, Corgo e Tua" que surgem após o inquérito aos acidentes na Linha do Tua, determinados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 24 de Outubro de 2008. 

No seguimento do inquérito, "a REFER e a CP concluíram pela necessidade de suspender a operação do serviço ferroviário nas linhas do Tâmega e do Corgo, e manter a suspensão do serviço na Linha do Tua entre o Cachão e a Foz do Tua, até se executarem as intervenções necessárias ao cumprimento do normativo técnico estabelecido". 

As duas empresas anunciaram ainda que as intervenções nas linhas do Tâmega e Corgo têm início previsto para dentro de quatro meses e que serão consultados previamente os municípios e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte.

Relativamente à Linha do Tua, as empresas explicam que o troço entre Mirandela e o Cachão "se encontra em boas condições técnicas e de segurança" e que a circulação entre o Cachão e a Foz do Tua "será condicionada à decisão que vier a ser tomada relativamente à construção da Barragem da Foz do Tua". 

O governador civil de Vila Real, Alexandre Alves, confirmou hoje o encerramento na quarta-feira da Linha do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real, por razões de segurança. 

A Linha do Corgo comemorou em 2006 o seu centenário, tendo na ocasião Nuno Moreira, vogal do Conselho de Administração da CP, afirmado que não havia da parte da empresa "qualquer decisão relativamente ao encerramento de qualquer linha ferroviária", contrariando assim algumas notícias que apontavam então para o encerramento das vias do Corgo, Tua e Tâmega. 

Segundo este responsável, o que era necessário era "otimizar" os recursos disponíveis e concretizar parcerias com as autarquias para garantir um maior aproveitamento desta linha", que atualmente liga os Concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real. 

Fecho da Linha do Corgo comunicada pelo governador civil 

A Linha Ferroviária do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real, vai ser encerrada a partir de quarta-feira por razões de segurança, revelou hoje o governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves. 

A decisão foi tomada pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e anunciada hoje à comunicação social pelo representante do Governo no distrito de Vila Real. "Esta decisão resultou de uma inspeção de qualidade que detetou que o percurso não estava nas melhores condições de segurança", afirmou Alexandre Chaves. 

O percurso, de 26 quilómetros, será agora assegurado por transportes rodoviários alternativos, com o mesmo horário dos comboios. 

O responsável garantiu que este encerramento é provisório, apesar de não adiantar quando a linha poderá reabrir, referindo apenas que vão ser elaborados de imediato os projetos necessários para o avanço das obras. 

Este é o único transporte público que passa por várias povoações da região, nomeadamente Alvações do Corgo e Santa Marta de Penaguião. 

A Linha do Corgo comemorou em 2006 o seu centenário, tendo na ocasião Nuno Moreira, vogal do Conselho de Administração da CP, afirmado que não havia da parte da empresa "qualquer decisão relativamente ao encerramento de qualquer linha ferroviária", contrariando assim algumas notícias que apontavam então para o encerramento das vias do Corgo, Tua e Tâmega.

Segundo este responsável, o que era necessário era "otimizar" os recursos disponíveis e concretizar parcerias com as autarquias para garantir um maior aproveitamento desta linha", que atualmente liga os concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real. 


Linha do Tâmega acaba de comemorar 100 anos 

O encerramento do Linha do Tâmega ocorre escassos dias depois de a população de Amarante ter comemorado o centenário da chegada do primeiro comboio à cidade, assinalado com uma recriação da primeira viagem realizada em 1909, apesar da falta de uma carruagem e locomotiva da época. 

Algumas dezenas de convidados fizeram a viajem entre a Livração e a estação de Amarante, o único troço de via férrea em atividade, que foram recebidos por mais algumas dezenas de pessoas na chegada à gare e por uma banda de música. 

O comboio chegou pela primeira vez a Amarante a 21 e Março de 1909, completando-se assim os primeiros 13 quilómetros da Linha do Tâmega, que ligavam as estações de Livração, na Linha do Douro, e Amarante. 

Participaram nas comemorações representantes da CP, da Refer e de associações de amigos do caminho-de-ferro. Na estação de Amarante, foi descerrada uma placa alusiva à efeméride, seguindo-se a inauguração de uma exposição de fotografias antigas. 

Numa pequena sessão evocativa, o presidente da autarquia, Armindo Abreu, assegurou que a linha não encerrará, considerando-a um fator de desenvolvimento económico, sobretudo por constituir uma porta de entrada na linha do Douro. 

Por outro lado, defende o autarca, a linha poderá assumir importante papel turístico quando estiver concluída a ecopista que está a ser construída a montante da estação de Amarante. 

O autarca já por diversas vezes assumiu que a Câmara de Amarante e a do Marco de Canaveses estão interessadas na exploração da linha férrea entre a Livração e Amarante se a Refer vier a abandonar a sua exploração comercial.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/D89F61DE-A112-4DE0-A514-47C44FFF1AE8.html


24/03/09

Atletas da Associação Desportiva de Amarante em grande destaque!

AMARANTE: Torneio de Atletismo do Norte no Pavilhão Municipal consagrou atletas infantis da ADA«AMARANTE: Torneio de Atletismo do Norte no Pavilhão Municipal consagrou atletas infantis da ADA
(24-03-2009)





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Luís Moura venceu na categoria de infantis masculinos e Pedro Lopes foi terceiro classificado. Sónia Carvalho foi a terceira melhor júnior no Campeonato Nacional de Corta Mato Curto, na Figueira da Foz


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O Pavilhão Municipal de Amarante acolheu, no sábado, o Torneio de Atletismo em Pavilhão do Norte, organizado pela Associação de Atletismo do Porto com a colaboração da Associação Desportiva de Amarante.
A edição deste ano registou uma participação recorde em torneios deste género contando com a participação de 172 atletas em representação de 16 clubes.
Neste Torneio de Atletismo do Norte o atleta da ADA, Luís Moura venceu em infantis masculinos. No mesmo escalão Pedro Lopes foi o terceiro classificado.
Em benjamins masculinos os atletas da ADA José Moura e Diogo Mota foram o 5º e 6º classificado, respectivamente.
Em benjamins femininos Ana Moura foi a 6º classificada, enquanto em infantis Jordânia Lays foi a 14ª.
Colectivamente a Associação Desportiva de Amarante classificou-se no 5º lugar, numa prova que foi ganha pelo Maia Atlético Clube, seguido pelo Futebol Clube do Porto.
Refira-se que este torneio de pavilhão ficou marcado por uma tarde desportiva de convívio e muita animação entre os diversos jovens atletas participantes.
Sónia Carvalho entre as três melhores atletas juniores no Campeonato Nacional de Corta Mato Curto
A atleta da Associação Desportiva de Amarante, Sónia Carvalho, foi a 3ª melhor júnior no Campeonato Nacional de Corta Mato Curto, que decorreu, no fim-de-semana, na Figueira da Foz.
Sónia Carvalho terminou os quatro mil metros da prova do Campeonato Nacional no 21º lugar da classificação geral. A jovem atleta da ADA realizou uma excelente prova, intrometendo-se entre as melhores atletas portuguesas da actualidade.
Para o treinador o resultado “foi fantástico”, sublinhando que o desempenho da Sónia Carvalho é fruto de um ano de trabalho muito intensivo.
Os atletas juniores da ADA, Flávio Nunes, Dimitry e Luís Paiva também demonstraram um bom nível competitivo nesta prova de corta mato curto.
Na 19ª Meia Maratona de Lisboa, que se realizou no domingo, o atleta sénior da ADA Cláudio Matos terminou no 41º lugar, cumprindo o tempo de 1h14,54.
Para o treinador Manuel Varejão este é um excelente registo, sobretudo para um atleta que está a treinar apenas há um ano.
“É um atleta com muito potencial e que ainda tem muito para evoluir”, afirmou.
Participaram na 19ª Meia Maratona de Lisboa diversos atletas veteranos da ADA, Joaquim Costa, António Pereira, Osvaldo, Álvaro Cerqueira, Jorge Cerqueira, Jaime, Cândido, Macedo e Manuel Cardoso.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=1813

José Mourinho, Doutor Honóris Causa, considera F.C. do Porto a melhor equipa que treinou!



«"FC Porto foi a melhor equipa que já treinei"

O técnico de futebol José Mourinho fez a revelação na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), após ter sido agraciado com o doutoramento "honoris causa".

Mourinho na faculdade onde há 20 anos tirou o curso superior de Educação Física
Mourinho na faculdade onde há 20 anos tirou o curso superior de Educação Física
Armando Franca/Lusa
O técnico de futebol José Mourinho revelou hoje que o FC Porto foi a "melhor equipa" que já treinou e que os quatro anos que passou no FC Barcelona foram "fundamentais" para a sua carreira.

Em conferência de imprensa na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), após ter sido agraciado com o doutoramento "honoris causa", Mourinho falou da "paixão à primeira vista" que teve quando ingressou no Chelsea e referiu que vencer o campeonato italiano será o "título mais difícil" da carreira."Se o FC Porto fosse um clube de um país com outro poder económico podia ter feito uma época marcante na Europa. Aquela equipa foi a melhor que já treinei. Foi destruída devido a factores económicos", disse o técnico, referindo à sua passagem pelos "dragões" em 2002/2003 e 2003/2004, que culminou com a conquista da Liga dos Campeões.Actualmente no comando do Inter de Milão, José Mourinho, vestido a rigor com típico traje académico de doutorado, recordou também a passagem pelo FC Barcelona, onde foi treinador adjunto do inglês Bobby Robson e do holandês Van Gaal.» in http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/504777

Educação em Portugal: "Alunos dos CEF sentem-se enganados pela tutela!"

«Alunos do CEF sentem-se enganados por Ministério

Quando se inscreveram, há dois anos, nos cursos de Educação e Formação (CEF), os cerca de 50 mil alunos afirmam que receberam a garantia de que teriam as mesmas condições que os estudantes dos cursos regulares para fazerem o exame nacional de acesso à universidade. O problema é que os alunos do CEF descobriram que as matérias que dão, nada têm nada a ver com o exame nacional.
O número de alunos dos CEF que vão seguir para a universidade é ainda indefinido porque vão ser submetidos a exames nacionais com matérias que nunca deram e contrariando o que lhes foi dito inicialmente.
As queixas seguem para os Conselhos Executivos, que garantem que nunca deram essa informação.
«Vamos para os exames com matérias que nunca demos e vamos ter que estudar sozinhos», refere uma aluna do CEF.
Também os professores consideram que a escolha dos contéudos programáticos não foram os mais acertados.
«Há uma falta de adequação dos contéudos programáticos para alunos que queiram candidatar-se à universidade. Especificamente em relação à disciplina de Matemática não há compatibilidade entre o ensino do CEF e o que lhes vai ser exigido no exame»
A professora sublinha ainda que dificilmente os alunos que se submeterem ao exame de acesso à universidade vão conseguir ter êxito.
No entanto, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, desvaloriza esta preocupação referindo que «o professor não está lá para ser explicador dos alunos para os exames».
Valter Lemos recusa ainda responsabilidades e garante que as escolas sabiam que estes cursos tinham regras diferentes e deviam ter avisado os alunos.
«Um aluno que vai fazer por exemplo um CEF em hotelaria, que existe para formar um técnico de hotelaria, o que deve ser ensinado nesse curso é o que é preciso ser aprendido para ser um técnico de hotelaria», exemplificou.
«No final desse curso, o aluno quer candidatar-se ao ensino superior. Vê quais os requisitos que a universidade pede, tal e qual como outro aluno», concluiu.
Deste modo, as alternativas para estes alunos são arriscar fazer um exame com matérias que nunca leccionaram ou regressar ao 11º ano.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1179301

23/03/09

Buraka Som Sistema - Som Urbano com Influências de África!





Buraka Som Sistema - "Kalemba (Wegue Wegue)" - (OFFICIAL VIDEO)

Buraka Som Sistema - "Kalemba (Wegue wegue)" - (Album Version)

Buraka Som Sistema - "Kalemba (Wegue Wegue)" - (live)

Buraka Som Sistema - "Kalemba"

Buraka Som Sistema feat. PongoLove - "Kalemba"

Buraka Som Sistema - "Sound of Kuduro"

Buraka Som Sistema - "Morte do Sonic"

Buraka Som Sistema - "Wawaba v1.8"

Buraka Som Sistema - "IC19"

Buraka Som Sistema - "TIROZA"

Buraka Som Sistema - "Aqui Para Vocês" - (2008)

Buraka Som Sistema - "Sem Makas"

Buraka Som Sistema - "LuandaLisboa"

Buraka Som Sistema - "Com Respeito"

Da Weasel feat. Buraka Som Sistema - "Dialectos da ternura"

Buraka Som Sistema - "Sound of Kuduro"

Buraka Som Sistema & PongoLove - "Sound of Kuduro" - (Music Box)

Os Contemporâneos - "MÚSICA BURAKA OBAMA"

«Buraka Som Sistema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Buraka Som Sistema
Origem Amadora
País Portugal Portugal
Gêneros Kuduro
Kuduro Progressivo
Grime
Breakbeat
Período em atividade 2005 – actualmente
Gravadoras Enchufada
Fabric
Sony BMG
Integrantes
Lil'Jonh
Riot
Conductor
Buraka Som Sistema é uma banda cuja sonoridade se integra no género musical Kuduro, sendo frequentemente apelidada como fundadora do novo som electrónico Kuduro Progressivo. Seu primeiro sucesso foi com a música "Yah!" em 2006, com a participação de Petty e Kalaf, seguindo-se novo sucesso com "Wawaba".

Índice

[esconder]


[editar] História

Em 2008 os Buraka Som Sistema lançaram a canção Sound of Kuduro. Esta conta com a participação de M.I.A, DJ Znobia, Saborosa e Puto Prata, sendo este o primeiro single do álbum Black Diamond que foi lançado no Verão de 2008. A editar pela Enchufada em parceria com a Sony BMG, é o primeiro álbum dos Buraka Som Sistema, que sucede ao badalado EP From Buraka to the world, que deu a conhecer o kuduro progressivo do trio.

[editar] Origem do nome

A origem do nome Buraka Som Sistema é o da freguesia da Buraca na cidade da Amadora nos arredores de Lisboa e o conceito de Sound System, oriundo da Jamaica.

[editar] Membros

Os seus membros são Lil'John, Riot e Conductor. Têm como colaborador frequente Kalaf.

[editar] Discografia[1]


[editar] From Buraka To The World (2007)

EP (ENCHUFADA)
01. "Intro"
02. "Buraka Entra!" (Vocals: Petty, Conductor, Kalaf, João Pikeno)
03. "Yah!" (Vocals: Petty)
04. "A morte do Sonic"
05. "Com Respeito*" Includes vocals sample taken from ?Bate no Peito? by Magnésio
06. "Coozi o Mambo"
07. "Wawaba" (Vocals: Petty)
08. "Sem Makas"
09. "D...D...D...D..Jay" (Vocals: Petty, Zé Bolinho) - Bonus Track
10. "Wawaba (v. 1.8)" - Bonus Track

[editar] Sound Of Kuduro (2008)

EP (ENCHUFADA/SONY BMG)
01. "Sound Of Kuduro"
02. "Sound Of Kuduro" (Riot's Richter Scale Mix)
03. "Sound Of Kuduro" (Lil' John's Moonwalk Mix)
04. "Kalemba (Wegue Wegue)" Original)
05. "kalemba (Wegue Wegue)" Reso's Aguardente Mix)
06. "Yah!" (The Count And Sinden Remix)

[editar] Black Diamond (2008)

LP (ENCHUFADA/SONY BMG)
01. "Luanda/Lisboa" com Dj Znobia
02. "Sound of Kuduro" feat. M.I.A., Dj Znobia, Saborosa, Puto Prata
03. "Aqui para Vocês" com Deize Tigrona
04. "Kalemba (Wegue Wegue)" feat. Pongo Love
05. "Kurum"
06. "IC19"
07. "Tiroza" com Bruno M
08. "General"
09. "New Africas pt. 1"
10. "New Africas pt. 2"
11. "Beef"
12. "Black Diamond" com Virus Syndicate

[editar] Ligações externas


Referências

  1. Sony BMG [1]» in Wikipédia.


"BURAKA SOM SISTEMA
Dialectos Da Ternura
(Da Weasel)

Yoo
Ela diz que me adora quando a noite vai a meio
Eu sinto-me melhor pessoa, menos fraco, feio
Passa o dedo na rasta com a mão bem suave
Encosta o lábio no ouvido e diz-me: queres que a
lave?
Vamos
para o chuveiro e ela flui com a água,
Lava-me a cabeça, a alma e qualquer réstia de mágoa
Diz que o meu amor lhe dá um certo calor na barriga
É aí que eu sei que quero ser para sempre aquele
nigga
Que lhe mete a rir, rir, quando eu lhe faço vir
Da terra até à lua mano, é sempre a subir...
E somos grandes, gigantes com dez metros de altura
Falamos vinte línguas, dialectos da Ternura
Tipo...

[Refrão:]
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
bébé (2x)

Água morna em pele quente poro aberto não perfura
a minha alma já tá nua e eu faço-lhe uma jura, jura
Para sempre teu depois da noite volvida
Um segundo ao teu lado já preenche uma vida
O conceito de tempo não entra na sensação
Aquilo que vivemos tá gravado no coração
Segura na minha mão e continua a canção
É a melhor que já ouvi reinventaste a paixão
Ela diz que me adora quando o dia vai a meio
O copo passa de meio vazio para meio cheio
A palavra ganha vida e fala à minha frente
Sigo calmo atrás dela deixo crescer a semente
E Diz-me:

[Refrão:]
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
bébé(4x)

Em cada beijo há uma frase, em cada frase há um
Verso
Em cada verso há um lado do lado inverso
De uma história que assombra a memória
Da leveza irrisória de uma conquista notória
Faço V de vitória, porque hoje eu sou rei
Ao lado da rainha com que sempre sempre sonhei
Foi por isto que esperei, em cada noite que amei
Ou pensei que amei porque é agora que eu sei
A razão da palavra consagrada
Que tanta gente dá à toa em troca de quase nada
Ela não tá espantada, pelo contrário, relaxada
Revê-se na expressão da expressão enamorada
E diz-me:

[Refrão:]
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
bébé (10x)

uhhh, uhhh!
yeah,yeah!"

Desporto Futebol - O Clube do Regime, aos 50 Anos do Fenómeno Calabote, volta a atacar com o Benfiquista Lucílio Batista!


De facto mais cego é quem não quer ver...


Foi exatamente há 50 anos. Estamos em 22 de Março de 1959. Hoje é conhecido o campeão nacional. São três da tarde e a bola começa a rolar em todos os estádios. Em todos não. Na Luz, o Benfica recebe a CUF e sobe ao relvado dois minutos antes do início do jogo. A estratégia é retardar a partida o máximo possível, de forma a saber o que se passa em Torres Vedras, no Torreense-F. C. porto.

Os dragões estão a um pequeno passo do título: são líderes com os mesmos pontos do que os rivais da Luz, mas com vantagem na diferença de golos. Para ser campeão, o Benfica precisa de marcar mais cinco golos do que aqueles que os portistas marcassem.

No Campo das Covas, já se contam oito minutos de jogo, quando na Luz, Inocêncio João Teixeira Calabote, árbitro internacional de Évora e com passado infeliz nos jogos com o F. C. Porto, faz soar pela primeira vez o apito. A primeira parte corre de feição às águias que chegam ao intervalo a vencer por 4-0, com os dois primeiros golos de penálti, o segundo dos quais considerado inexistente por toda a crítica.

A vantagem era insuficiente, uma vez que os portistas já tinham inaugurado o marcador. Na segunda parte, já depois do golo de honra da CUF, o Benfica não demoraria a dilatar a vantagem com mais dois golos, um deles de penálti. Os encarnados são virtualmente campeões. Festeja-se na Luz, sofre-se nas Covas.

Não por muito tempo. O portista Noé faz o segundo golo e a festa volta a Torres Vedras. Por pouco tempo também. De rajada, os benfiquistas fazem o 7-1, já o guarda-redes Gama, da CUF, tinha sido substituído, a pedido dos colegas, num tarde muito infeliz...

Porém, em cima do minuto 90, Teixeira faz o 3-0 e volta a entregar o título ao F. C. Porto. O jogo termina a seguir, mas não há campeão. Na Luz, ainda faltam jogar oito minutos, mais os quatro de compensação concedidos por Calabote - que ainda expulsou três jogadores da CUF -, quando, na altura, não era normal dar-se mais do que dois. Foram 12 longos minutos de sofrimento em Torres Vedras, enquanto o Benfica desespereva por mais um golo, que não veio a acontecer. A festa mudava-se, de vez, para as Covas.

Poucos dias após o mais dramático epílogo dos campeonatos, Calabote é alvo de inquérito federativo e acusado de ter mentido no relatório, escrevendo que o jogo principiara às 15 horas e terminara às 16.42 horas. O árbitro de defende-se e diz que o seu relógio é que vale. Nada feito. É acusado de corrupção, mas diz que nunca recebeu um tostão. É irradiado uns meses mais tarde.

O livro sobre o "Caso Calabote", da autoria do jornalista João Queiroz, será editado brevemente pela Quidnovi.

"Ainda que pareça mentira Valdivieso (treinador adjunto do Benfica) orientou o Torreense", noticiava o JN. Era mesmo verdade. O técnico argentino tentou passar despercebido, mas em vão.

Segundo o próprio, foi observar um jogador do Torreense com vista a futura contratação e foi convidado a sentar-se no banco da equipa. Um pretexto, segundo os jornais: Valdivieso ministrou uma palestra no balneário e deu instruções várias durante o jogo.

Mais tarde, António Costa, defesa do Torreense, negava tal acusação: "Esteve na cabina a conversar connosco (...), mas não nos deu quaisquer indicações. A verdade é esta: receberíamos, por intermédio dele, um prémio [cinco contos a cada jogador] se vencêssemos ou perdêssemos com o Porto por margem escassa. E quero esclarecer um ponto: Valdivieso não chorou na cabina, por termos perdido. Limitou-se a regressar a Lisboa com o dinheiro"...» In Jornal de Notícias» In Jornal de Notícias


A RTPN decidiu realizar o último programa do “Trio da Ataque” a partir da estação ferroviária do Maputo em Moçambique. Naturalmente tratava-se de um momento oportuno para, em termos de homenagem, se recordarem algumas glórias do Futebol Moçambicano que fizeram carreira e sucesso em Portugal, das quais se destacaram Eusébio e Mário Coluna.

Ambos os jogadores são figuras incontornáveis e “responsáveis” dos sucessos e êxitos do Benfica na década de 60/70 e da Selecção Nacional, nomeadamente o 3º lugar alcançado por Portugal no Mundial 66. A presença ao vivo de Mário Coluna no referido programa, proporcionou ao moderador, Hugo Gilberto, o ensejo de o entrevistar e recordar a sua passagem pelo nosso Futebol.

Ficamos a saber que Mário Coluna era um jogador com grande personalidade e um líder inquestionável dentro do campo, sendo por esse facto capitão, de tal forma, que os colegas de equipa e da selecção não o tratavam por “tu”, mas sim por Senhor Coluna.

Grande surpresa para mim foi ouvir, de uma lenda viva do nosso futebol, a confirmação do “respeito” que lhe mereciam as forças vivas do antigo regime ditatorial de Salazar. Se alguma duvida ainda houvesse, Mário Coluna, encarregou-se de as desfazer.

Foi com muito orgulho que confirmou o “respeito” do anterior regime ao Benfica, ao ter sido convidado pessoalmente por Salazar para cortar a fita de inauguração da Ponte Salazar (agora 25 de Abril) em 1 966, uma das obras mais emblemáticas do anterior regime, pois tratava-se à data da 5ª maior ponte suspensa do mundo. Estiveram então presentes nessa inauguração os três grandes pilares do regime: Américo Tomas, António Salazar e o Cardeal Manuel Cerejeira.

O seu testemunho histórico, fica para a história. De viva voz foi a confirmação, às gerações seguintes, porque razão o Benfica era o Clube do Regime o que lhe permitiu durante décadas consolidar a sua supremacia no Futebol Português.

Por ironia ou não, quando a ponte mudou de nome, de Salazar para PONTE 25 de ABRIL, simultaneamente mudaram-se as vontades e aquilo que era a vontade do Regime deixou de o ser porque a Democracia impôs a legitimidade desportiva e enterrou definitivamente a burla que os tentáculos musculados da PIDE (Policia Politica) impunham a todos os níveis e em todos os quadrantes da vida social e da sociedade, nomeadamente desportivos.

Obrigado SENHOR MARIO COLUNA pelo seu testemunho histórico.

O seu testemunho será contado aos nossos filhos e aos nossos netos quando nos perguntarem, inocentemente, porque é que o Benfica há muitos anos atrás ganhava quase sempre. Carlos Daniel»

(O Caso Calabote)


Debate sobre a construção da Barragem de Fridão!

«O debate da rendição aparente de quem nos representa...
AMARANTE: Especialistas em engenharia não tranquilizam adversários da barragem de Fridão

Paulo Teixeira
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Carlos Ramos disse à Lusa que compreende a "intranquilidade e o desconforto" da população de Amarante, mas assegura que nunca houve um acidente numa barragem em Portugal que tenha sido acompanhada pelo LNEC


Lusa



Os quatro especialistas de engenharia civil convidados pela Câmara Municipal de Amarante para um debate, sexta-feira à noite, sobre a segurança da barragem de Fridão, no rio Tâmega, não conseguiram tranquilizar os adversários da sua construção.
Os intervenientes asseguraram "a excelência da engenharia portuguesa" na construção de aproveitamentos hidroeléctricos, reputada em todo o mundo, mas ao mesmo tempo reconheceram "que não existe risco zero", deixando na centena e meia de assistentes a ideia de que a construção de duas barragens, a apenas três e seis quilómetros a montante da cidade, "é um facto consumado".
O debate sobre segurança das barragens reuniu dois dirigentes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o presidente Carlos Matias Ramos e o responsável do Departamento de Barragens de Betão, Carlos Pina, um representante do Instituto da Água (INAG), João Avilez e ainda Ferreira Lemos, director do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Carlos Ramos disse à Lusa que compreende a "intranquilidade e o desconforto" da população de Amarante, mas assegura que nunca houve um acidente numa barragem em Portugal que tenha sido acompanhada pelo LNEC e que estes empreendimentos, além de cumprirem rigorosos controlos durante o projecto e a construção, são monitorizados permanentemente durante a sua fase de exploração.
"Há um sentimento [de insegurança] que eu entendo perfeitamente, mas entendo também que a nossa lógica é técnica, de quem dedicou toda uma vida a este tipo de obras e à melhoria dos procedimentos tendo em vista uma antecipação dos problemas e um melhor dimensionamento", disse Carlos Ramos à Lusa.
"O que sabemos hoje é muito mais do que sabíamos em 1954 [quando foi construída a barragem do Cabril, no rio Zêzere, a primeira construída exclusivamente pela engenharia portuguesa]", concluiu o presidente do LNEC.
O responsável do LNEC pela área de barragens, Carlos Pina, insistiu que qualquer empreendimento deste tipo terá obrigatoriamente planos de emergência internos e externos e assegurou que num hipotético acidente há tempo suficiente para executar um plano de evacuação, colocando a salvo a população da cidade.
O debate girou também em redor do tempo de evacuação da população da cidade no caso de um acidente, que os ambientalistas e adversários da barragem estimam ser de apenas meia hora, mas há também respostas que apenas vão ser obtidas na fase de execução do projecto, como a questão de saber "até onde chegará a onda", ou seja, que zonas de Amarante serão inundadas, no caso de ocorrer um colapso do paredão da barragem.
Por esclarecer ficou também a questão da sismicidade da zona, assinalada num relatório elaborado há 17 anos, mas que os técnicos procuraram minimizar, garantindo que serão feitos estudos rigorosos para o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e que a barragem, a ser construída, será dotada de instrumentos de registo de sismicidade.
Na fase de debate, o líder do movimento local de contestação à obra acusou os técnicos de serem pessoas ligadas à engenharia das barragens, apesar da sua elevada reputação técnica, e de terem vindo ao debate com o intuito de "defender a sua dama".
Para esta ideia, que perpassou em parte da assistência, contribuiu a apresentação inicial do vice-presidente do LNEC, ao deixar a "profecia" de que nenhum argumento conseguirá travar a construção das barragens no rio Tâmega, sobretudo se atentarmos à sua valia económica.
"Nos próximos anos passaremos várias vezes por esta cidade na visita às barragens que se vão construir no Tâmega", afirmou Carlos Pina, ao saudar a hospitalidade de Amarante.
Ferreira Lemos, da FEUP, realçou a "cultura de segurança" dos empreendimentos hidroeléctricos e, socorrendo-se de material da EDP, mostrou a antevisão das duas barragens, indicando que os planos da empresa prevêem que comece a produzir energia em 2016 e que a sua construção iniciar-se-á em 2012.
Para João Avilez, do INAG, a adjudicação à EDP é ainda provisória mas também este responsável salienta a valia económica da barragem de Fridão que contribuirá, com os outros nove empreendimentos lançados pelo Governo, para elevar a produção hidroeléctrica portuguesa para os 8.000 MW.
O estudo prévio da EDP relativamente a Fridão define a construção de uma barragem principal com quase uma centena de metros de altura e de um contra-embalse com 30 metros, este a apenas três quilómetros de Amarante, que os técnicos asseguram ser necessário para "modelar" [regularizar] o caudal do rio Tâmega na área urbana da cidade.
A Câmara de Amarante promete realizar outro debate sobre a barragem, este sobre os impactes ambientais sobre a cidade, uma área onde os ambientalistas e adversários da obra esperam ganhar algum terreno e ter argumentos mais convincentes para contrapor ao designado "lóbi dos engenheiros e do betão".» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=1807

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É bom que os amarantinos se recordem das palavras do Dr. Armindo Abreu proferiu ao longo de todo este processo... ainda se lembram da negação peremptória inicial, do Dr. Armindo Abreu?! E agora, o que é que acham?! Cada um que tire as suas conclusões... Amarante com a governação socialista, é sempre a perder! Ainda se lembram do que disseram estes senhores, aquando da construção da barragem do torrão; é fácil, basta ler alguns artigos da altura! Mudam-se os tempos... mudam-se as vontades!