20/02/08

Cavaco Silva promulga diploma sobre carreiras das Função Pública embora continue a ter dúvidas!


«Lisboa, 20 Fev (Lusa) - O Presidente da República promulgou hoje o decreto da Assembleia da República que estabelece os regimes de vinculação, carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas, após o mesmo ter sido expurgado das inconstitucionalidades pronunciadas pelo Tribunal Constitucional.
Depois do "chumbo" do TC da primeira versão da lei, a 20 de Dezembro, o PS eliminou do diploma os dois artigos que incluíam os juízes e magistrados do Ministério Público na lei que institui o regime de vinculação, carreiras e remunerações da função pública.
Numa nota informativa no site da Presidência da República (www.presidencia.pt), recorda-se que o acto de promulgação de um diploma legal «não significa necessariamente a adesão do Presidente da República às opções políticas que lhe subjazem, nem implica a sua concordância com todas as soluções normativas nele inscritas».
Da leitura da referida nota infere-se que o Chefe Estado aprova o diploma porque não quer levantar dificuldades a aplicação desta reforma, mas não concorda com todos os pressupostos do diploma.
A nota explica que o diploma «suscita dúvidas» em dois planos, as quais, na altura devida, foram expressas pelo Presidente da República, designadamente no pedido de fiscalização preventiva da constitucionalidade enviado ao Tribunal Constitucional.
«O diploma continua a consagrar soluções que, por pouco claras e transparentes, podem criar dificuldades de percepção por parte dos respectivos destinatários, potenciando situações de conflitualidade no seio da Administração Pública», afirma a nota.
Por outro lado, acrescenta que «subsistem dúvidas quanto à remissão para simples portaria da regulação de matérias de carácter inovatório e ainda quanto à preferência concedida a pessoas colectivas na celebração de contratos de prestação de serviços, o que pode implicar uma excessiva e injustificada dependência da Administração Pública relativamente a grandes empresas privadas».
A nota chama a atenção para o facto de Assembleia da República, com plena legitimidade, apenas ter decidido eliminar as inconstitucionalidades assinaladas pelo Tribunal Constitucional, não tendo realizado qualquer outra alteração ao diploma que contribuísse para o seu aperfeiçoamento e para a correcção de situações potenciadoras de incerteza jurídica.
«A decisão de promulgar o diploma em apreço resultou da ponderação atenta e cuidada a que o Presidente da República procedeu em torno de todos os interesses em presença, considerando, designadamente, não dever obstar à entrada em vigor de um quadro legal que o Governo considera da maior importância para a necessária reforma da Administração Pública Portuguesa», conclui.
SRS.
Lusa/fim» in saponotícias.
---------------------------------------------------------------------------------
Depois de ler todo o artigo acima e em especial este trecho: «O diploma continua a consagrar soluções que, por pouco claras e transparentes, podem criar dificuldades de percepção por parte dos respectivos destinatários, potenciando situações de conflitualidade no seio da Administração Pública», fico atónito com a incapacidade do Ex.mo Sr. Presidente da República, em se confrontar com um governo que é useiro e vezeiro em promulgar despachos normativos e decretos de lei, por norma, eivados por inconstitucionalidades e textos pouco claros e de dúbia interpretação. Se o Presidente da República tem que assistir e promulgar coisas com as quais não concorda nem se identifica, para que foi eleito? -Se for para ser a Rainha da Inglaterra ou o marido obediente, é caso para dizer, acabe-se com a Republica venha uma figura decorativa da Monarquia!

19/02/08

Schalke 04 1 vs F.C. Porto 0 - Estamos a perder ao intervalo!




«Com tudo para resolver no Dragão
O F.C. Porto já estava a perder quando chegou à sua posição no Arena Auf Schalke. Num instante, numa correria inicial, num assomo que Helton ainda bloqueou, a equipa da casa festejava sem merecer, alcançando uma vantagem que matou de imediato todas as planificações azuis e brancas. Slomka prometera que o seu conjunto entraria com tudo. O «tudo» era uma fortuna que valeria um triunfo imerecido. O Dragão, porém, tem muito a discutir dentro de duas semanas.
Ambiente empolgante, frio cortante, futebol de alto nível. O F.C. Porto, hoje equipado integralmente de branco, jogava os primeiros 90 minutos de uma eliminatória que quer sua. Sem constrangimentos, pronto para tudo. Até para o «com tudo» dos alemães, que se resumia a futebol directo, agressividade e fulgor físico.
O golo de Kuranyi, porém, refreou de imediato as acelerações diabólicas do Schalke. O avançado ficava ainda mais solitário nas proximidades de Helton, tentando rentabilizar o poder de choque frontal de Asamoah, e usar e abusar da sorte que Helton, com toda a frieza, desfazia em pedaços. Mesmo a perder, era o F.C. Porto que jogava melhor.
Quaresma avisou à passagem do quarto de hora, Raul Meireles ficou pertíssimo da perfeição pouco depois e João Paulo, na raça, cabeceou por cima. Aí estava o fogo do Dragão a incendiar Gelsenkirchen. O F.C. Porto, sim, actuava com tudo: classe, técnica individual, sentido colectivo, magia. Apesar das correrias desenfreadas do Schalke e de um ou outro sobressalto fortuito, o resultado no descanso já se aproximava da farsa.
Na segunda parte, o futebol portista foi crescendo à medida que o termómetro descia. Apesar do apoio dos seus adeptos, o Schalke tendia para as cordas, amedrontado pela circulação competente do F.C. Porto. Raul Meireles, à bomba, Lisandro Lopez, na melhor jogada do desafio, numa maquinação que chamou a jogo Raul, Lucho e Quaresma antes do encontro com o melhor marcador da liga portuguesa, silenciaram o Arena durante largos instantes.
Era o pré-aviso de golo do F.C. Porto, que incentivava ainda mais o colectivo. Seguiram-se minutos alucinantes, com o Schalke a defender-se no limite e o Dragão a empurrar, contra ventos e marés, contra o azar, imune a tibiezas. Num canto cobrado por Raul Meireles, Bruno Alves, Lucho e Lisandro não desviaram por milagre. O empate parecia não contar nesta primeira mão.
O F.C. Porto sai a perder para o intervalo destes oitavos-de-final. Mas sai de Gelsenkirchen com a certeza de que tem tudo para seguir em frente. Joga mais e melhor futebol. E isso costuma ser suficiente. Até para superar o infortúnio.

FICHA DO JOGO

UEFA Champions League (Oitavos-de-final – 1ª mão)

Arena Auf Schalke, em Gelsenkirchen
Árbitro: Laurent Duhamel (França)
Assistentes: Stéphane Duhamel e Christoph Capelli
4º árbitro: Olivier Thual

SCHALKE 04: Neuer; Rafinha, Bordon «cap.», Krstajic e Westermann; Jones, Ernst, Rakitic e Kobiashvili; Asamoah e Kuranyi
Substituições: Rakitic por Grossmuller (76m), Asamoah por Altintop (80m) e Kuranyi por Vicente Sanchez (89m)
Não utilizados: Schober, Varela, Lovenkrands e Howedes
Treinador: Mirko Slomka

F.C. PORTO: Helton; João Paulo, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Farías e Quaresma
Substituições: Farías por Sektioui (56m) e Fucile por Mariano Gonzalez (85m)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Cech, Hélder Barbosa e Kazmierczak
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Kuranyi (4m)
Disciplina: Cartão amarelo a Jones (45m), Ernst (68m) e Grossmuller (84m)» in site F.C. Porto.
------------------------------------------------------------------------------
O F.C. do Porto entrou a perder neste jogo e não mais conseguiu dar justiça ao marcador que deveria ser no mínimo, um empate. Mas embora tendo consciência que a tarefa do F.C. do Porto é muito difícil, não é impossível. Vamos acreditar portistas, estamos apenas a perder ao intervalo, a eliminatória ainda não está fechada!

Imagens do único golo das partida, numa excelente jogada de futebol rápido e apontado por um grande avançado, Kuranyi.

Sérgio Godinho - O Músico Português cuja música que compõe, toca e canta, atravessa gerações!




Sérgio Godinho - "Primeiro Dia"

Sérgio Godinho - "Às vezes o amor"

Sérgio Godinho - A Noite Passada

Sérgio Godinho - "Com um brilhozinho nos olhos"

Sérgio Godinho - "Lisboa que Amanhece"

Sérgio Godinho - "Dancemos no Mundo"

Sérgio Godinho - "Coro das Velhas"

Sérgio Godinho - "Elixir da Eterna Juventude"

Sérgio Godinho - "Bom Prazer"

Sérgio Godinho - "Domingo no Mundo"

Sérgio Godinho - "No Lago de Breu"

Sérgio Godinho - "O Espectáculo"

«Sérgio Godinho

Sérgio Godinho (Porto, 1945) é um poeta, compositor e intérprete de canções português.
Além de autor, compositor e cantor é, um pouco à imagem do personagem da sua música “O Homem dos 7 Instrumentos”, artisticamente multifacetado, sendo actor com diversas participações em filmes, séries televisivas e peças teatrais, dramaturgo, com assinatura de algumas peças de teatro e ainda realizador, entre outras actividades.

Como tantos outros, aos 20 anos sai de Portugal, voltando as costas à guerra colonial. Permanece 9 anos afastado do país. A sua maior ligação é com a capital francesa, Paris, onde integra por dois anos o elenco do musical “Hair” e começa a esboçar as suas primeiras músicas, tomando contacto com outros músicos portugueses, como José Mário Branco, Zeca Afonso e Luís Cília. Passou ainda por Amsterdão, Brasil e Vancouver.

Em 1971 colabora no primeiro álbum a solo de José Mário Branco, Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, e viria nesse mesmo ano a concretizar a sua estreia discográfica ao gravar, em solo francês, o LP Os sobreviventes. Gravou ainda no exílio o álbum Pré-histórias (1972).

Ainda que constantemente censurados, estes álbuns conseguiram alcançar popularidade entre o público português no ano seguinte, tendo inclusivamente a imprensa premiado Sérgio como “Autor do ano” e Os Sobreviventes como “Disco do ano”.

Já no Canadá, casa-se com sua primeira mulher, Shila, colega na companhia de teatro The Living Theatre. Estabelece-se numa comunidade hippie em Vancouver, e é aqui que irá receber a notícia da revolução do 25 de Abril, que o leva a regressar a Portugal. Já em terras lusitanas, edita o álbum À queima-roupa (1974) com estrondoso sucesso, e corre o país, actuando em manifestações populares.

Desde então a sua carreira não mais parou; apesar de nem sempre ter obtido o correspondente êxito comercial, permaneceu como favorito da crítica e do público, sendo autor de algumas das canções mais aclamadas da história da música portuguesa, como "É terça-feira" e "Com um brilhozinho nos olhos".» in Wikipédia.


"Sérgio Godinho - O Primeiro Dia

A principio é simples, anda-se sózinho
passa-se nas ruas bem devagarinho
está-se bem no silêncio e no borborinho
bebe-se as certezas num copo de vinho
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Pouco a pouco o passo faz-se vagabundo
dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo
diz-se do passado, que está moribundo
bebe-se o alento num copo sem fundo
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

E é então que amigos nos oferecem leito
entra-se cansado e sai-se refeito
luta-se por tudo o que se leva a peito
bebe-se, come-se e alguém nos diz: bom proveito
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Depois vêm cansaços e o corpo fraqueja
olha-se para dentro e já pouco sobeja
pede-se o descanso, por curto que seja
apagam-se dúvidas num mar de cerveja
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Enfim duma escolha faz-se um desafio
enfrenta-se a vida de fio a pavio
navega-se sem mar, sem vela ou navio
bebe-se a coragem até dum copo vazio
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

E entretanto o tempo fez cinza da brasa
e outra maré cheia virá da maré vazia
nasce um novo dia e no braço outra asa
brinda-se aos amores com o vinho da casa
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida."
-----------------------------------------------------------------------
Sérgio Godinho é provavelmente o músico mais completo português, com uma linha sem oscilações por motivos comerciais e economicistas e com uma vida coerente com os valores que apregoa nas suas letras, já que é também compositor de letras. Aprecio a sua simplicidade e acho que quem é bom nalguma atividade, não precisa de se pavonear, nem de andar sempre sob as luzes da ribalta!


F.C. do Porto - Reinado portista com 38 títulos e sem concorrência!

F.C. do Porto, o pápa troféus!


«O F.C. Porto, que se prepara para reentrar em competição na UEFA Champions League com um regresso a Gelsenkirschen, onde em 2004 arrebatou o título europeu pela segunda vez, é a equipa mais galardoada dos últimos 20 anos entre as 32 que alinharam na fase de grupos da presente temporada.

Desde 1987, ano em que Viena e o mundo assistiram à vitória azul e branca sobre o Bayern de Munique, o F.C. Porto conquistou 38 títulos, contabilidade sem paralelo entre a concorrência na mais reputada prova mundial de clubes, que contempla troféus nacionais (campeonatos, taças, supertaças) e internacionais (UEFA Champions League, Taça UEFA, Taça das Taças, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental).

A clara hegemonia europeia dos Dragões suplanta adversários com a fama e a reputação do Manchester United, que soma menos 12 títulos, do Milan e do Barcelona, com menos 13, do Real Madrid, com menos 14, ou do Arsenal, que acumula menos 25 troféus do que o campeão português.

Além do F.C. Porto, só os escoceses do Rangers conquistaram mais de três dezenas de títulos (32) nas duas últimas décadas, com a agravante de não ter arrebatado qualquer troféu internacional, contra os seis erguidos pelos Dragões, marca que partilha com Barcelona e Real Madrid e só superada pelos 12 obtidos pelo Milan.

Recordista de participações na UEFA Champions League, condição que reparte com o Manchester United, totalizando 13 presenças, o F.C. Porto contribui com todos os títulos internacionais que colocam Portugal na quarta posição de uma tabela ordenada pela origem dos clubes e que mantém Itália e Espanha no topo, com 17 troféus.» in site F.C. Porto.
---------------------------------------------------------------------------------------
Claro que eu já sabia isto há muito tempo, pois acompanho o futebol com grande paixão e sempre que possível, com alguma racionalidade. Como para esta última os factos concretos são um grande contributo, aí está uma listagem que os clubes da 2.ª circular gostariam de apresentar, desde que há Democracia em Portugal. Quando havia Clubes de Regime, nas ditaduras, aí não tínhamos hipóteses. Não, não é preciso avisar toda a gente, mas é bom que se saiba a verdade!


18/02/08

Amarante Fregim - Igreja de Santa Maria de Fregim, Igreja Matriz desta freguesia de Amarante!









«Igreja Paroquial de Fregim

Tipologia
Igreja de uma nave, transepto e capela-mor, cuja intercepção forma abside oitavada, com tecto/cúpula em madeira. Capelas laterais com tectos também de madeira.
O tecto da nave principal é em cimento.
A torre sineira está acoplada pelo lado norte da fachada.

Cronologia
Fundação da Igreja - admite-se que remonte ao séc. XII / XIII, uma vez que já tinha capelão em 1220, que é referido nas inquirições de D. Afonso II.
Em 1918/19 foi feita a torre sineira. Em 1941 foi substancialmente demolido o que restava do antigo edifício e iniciadas obras de remodelação, concluídas em 1946.

Estilo
De reduzido ornato, tanto no exterior quanto no interior, destaca-se pela sua organização espacial, com transepto e capelas laterais, que lhe dão uma volumetria sui-generis, problematizando a classificação do seu estilo.

Dedicação
Santa Maria, Senhora da Assunção.
Na freguesia de Fregim ressaltam, também, quatro Capelas: a de São Pedro, São Sebastião, Senhora da Ajuda e São Miguel. A Capela de São Sebastião, muito pequena, sofreu obras de restauro.
Em termos de habitação senhorial, referimos a Casa da Capela ( brasonada), rodeada por uma extensa área de campos de milho e vinha; ainda a Quinta da Lage, a Quinta da Mó, a Casa da Obra, a casa Cidreira e a Casa de Pousada.» in site Câmara Municipal de Amarante.



«Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Maria, mãe de Jesus em alusão a sua assunção aos céus. A festa da Assunção de Maria é comemorada dia 15 de agosto. Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.» in Wikipédia.
-------------------------------------------------------------------------------
Foi nesta Igreja onde fiz a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e onde aconteceram muitas coisas ligadas à minha família, recente e remota. Em miúdo era nesta Igreja onde assistia às missas dominicais, praticadas pelo Exmo. Padre Monteiro, que ainda se mantém como pároco das Freguesias de Fregim e de Louredo. Houve uma Igreja anterior a esta, mas não encontrei até agora, nenhum registo fotográfico da mesma. Se alguém tiver agradecia que as partilhasse, dado que tenho muito interesse pela história desta Freguesia e deste Concelho. A pintura que a Junta de Freguesia e/ou a paróquia efetuaram nos edifícios paroquiais, ficou muito bem, pelo que estão todos os Malteses de parabéns! Fregim, está mais bonito!

Mais informações sobre esta Freguesia no site do Município de Amarante, em: http://www.amarante.pt/freguesias/fregim/index.php?op=conteudo〈=pt&id=20

17/02/08

Stevie Nicks - "Gypsy"






Fleetwood Mac - "Gypsy"

"So I'm back, to the velvet underground
Back to the floor, that I love
To a room with some lace and paper flowers
Back to the gypsy that I was
To the gypsy... that I was

And it all comes down to you
Well, you know that it does
Well, lightning strikes, maybe once, maybe twice
Ah, and it lights up the night
And you see your gypsy
You see your gypsy

To the gypsy that remains faces freedom with a little fear
I have no fear, I have only love
And if I was a child
And the child was enough
Enough for me to love
Enough to love

She is dancing away from me now
She was just a wish
She was just a wish
And a memory is all that is left for you now
You see your gypsy
You see your gypsy

Lightning strikes, maybe once, maybe twice
And it all comes down to you

And it all comes down to you

Lightning strikes, maybe once, maybe twice
And it all comes down to you

I still see your bright eyes, bright eyes
And it all comes down to you
I still see your bright eyes, bright eyes
And it all comes down to you

I still see your bright eyes, bright eyes
(she was just a wish)
(she was just a wish)
And it all comes down to you

Lightning strikes, maybe once, maybe twice
And it all comes down to you"

Educação em Portugal - Mais uma medida economicista da tutela!


Cercimarante em Amarante - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas do Concelho de Amarante, C.R.L.!


«Pais, professores e investigadores temem que as mudanças previstas na ensino especial deixem de fora todo um conjunto de crianças cujas dificuldades de aprendizagem não foram tipificadas segundo a actual legislação.
O Parlamento discute hoje o novo enquadramento legislativo para a educação especial, no meio de uma encruzilhada de opiniões contestatárias e medidas no terreno. Ninguém se atreve a pôr em causa o ideal da escola inclusiva, mas pais, professores e especialistas manifestam expressivas reservas ao Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, enquanto o Ministério da Educação se desdobra em acções para pôr em prática o seu modelo de integração. A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, assinou ontem um protocolo de colaboração entre a tutela e sete federações associadas ao ensino especial. A formalização do acordo é uma de outras acções que se espera venham a ser tomadas para concretizar os objectivos do Governo para o ensino especial. A saber: integrar, até 2013, no ensino regular 1300 alunos que frequentam actualmente escolas especializadas. Além deste protocolo, a ministra assinou um outro, relativo à formação de professores. De acordo com o previsto no documento, durante este ano lectivo, 1500 docentes receberão 50 horas de formação na área do ensino especial.O entusiasmo do Governo com estas mudanças - a ministra chegou mesmo a afirmar sentir-se envergonhada, enquanto cidadã, com o estado do ensino especial nopaís - contrasta com as incertezas dos diversos parceiros sociais. A começar por dois especialistas, ouvidos pelo EDUCARE.PT. Tanto David Rodrigues, professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, como Luís Miranda Correia, professor no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, opõem-se ao método utilizado pelo Ministério para classificar e identificar crianças com necessidades educativas especiais. Na opinião de Miranda Correia, no método CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), "a escala de avaliação é altamente subjectiva, não tem qualquer rigor". De resto, como argumenta, "trata-se de uma classificação para adultos e não para crianças". As mesmas críticas são esgrimidas por David Rodrigues, que acrescenta: "A elegibilidade, tal como é apanágio da CIF, deixa de fora muitos alunos com dificuldades".A mancha mais ou menos desconhecida de crianças com necessidades educativas que, não obstante, permanecem sem apoios específicos, é aliás uma preocupação que se repete de voz para voz, de opinião para opinião.Raquel Ferreira, da direcção do Agrupamento de Escolas de Vouzela, é um dos ecos desta incerteza. "O que vai acontecer aos alunos que estavam ao abrigo do 319 [anterior decreto-lei]? Estas são dúvidas ainda por esclarecer", declarou ao EDUCARE.PT. No mesmo sentido vai Fernando Magalhães, pai de uma criança com necessidades educativas especiais e membro da Plataforma de Pais Pelo Ensino Especial, formada na sequência da publicação do n.º 3/08. "Há um conjunto enorme de alunos que vão ficar excluídos da tipificação da CIF", afirmou. Ou seja, "vão ser identificadas como crianças normais, sem necessidade de apoios".De acordo com os dados do Ministério da Educação, há no ensino regular 49 mil alunos com necessidades educativas especiais, sendo que o objectivo é acrescentar, a este número, 1300 alunos matriculados em escolas de ensino especial. Também aqui as opiniões são diversas. "Há estudos de prevalência a nível internacional que apontam para uma percentagem de 8% a 12% de crianças com necessidades educativas especiais permanentes", diz o investigador da Universidade do Minho. O que significa que, em Portugal, haverá "75 mil alunos com dificuldades de aprendizagem severas".O actual enquadramento legal prevê a criação, por despacho ministerial, de escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos, cegos e com baixa visão. O ponto 3 do artigo 4.º do decreto-lei refere ainda que, "para apoiar a adequação do processo de ensino e de aprendizagem, podem as escolas ou agrupamentos de escolas desenvolver respostas específicas diferenciadas para alunos com perturbações do espectro do autismo e com multideficiência". Assim, serão criadas unidades de ensino estruturado para as perturbações do espectro autista e unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita.A especificação das dificuldades de aprendizagem a apoiar fica-se por aqui, o que leva Luís Miranda Correia a declarar que "mais de 90% das dificuldades estão à margem desta legislação". Isto é, não há referências aos alunos com dificuldades intelectuais (deficiência mental), com dificuldades de aprendizagem específicas (como acontece com a dislexia), com perturbações emocionais e do comportamento grave, ou com problemas de comunicação. Fernando Magalhães como que decalca esta mesma ideia. "São excluídas das escolas de referência ou das unidades de ensino e de apoio nelas previstas as respostas específicas para as perturbações do desenvolvimento, a deficiência mental e as perturbações da personalidade e do comportamento", enumera.A falta de resposta precoce a estes casos não tipificados na lei leva, no entender de Miranda Correia, a aumentar o número das crianças "frustradas, tensas e ansiosas".O investigador antecipa desfechos: "São crianças com o futuro hipotecado e caracterizadas por um percurso de abandono escolar." No que é corroborado por David Rodrigues. "Tememos que muitos alunos com dificuldades, ao ser-lhes barrado o acesso a um apoio especializado, engrossem as nossas tristes estatísticas de insucesso e abandono escolar", adianta o presidente do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva.Com todas as energias direccionadas para a recente legislação, o Ministério da Educação vai atingindo as metas definidas até ao objectivo final, o de concretizar a escola inclusiva até 2013. A formação de professores é uma das metas da lista de tarefas. Durante os meses de Março a Maio a aposta é na formação. O que suscita as críticas de David Rodrigues. "Precisamos de melhorar a política de formação em serviço e não de fazer ‘lambuzadelas' de 30 horas de formação", comenta. Escolas preparam alterações, pais receiam mudanças Entretanto, e antes mesmo da publicação do decreto-lei, desde o início do ano lectivo que as escolas se têm vindo a preparar para as mudanças organizacionais. Para lá das escolas de referência, a lei estipula uma nova forma de apoios, que assenta na criação de unidades de apoio especializado, que "concentram alunos de um ou mais concelhos, em função da sua localização e rede de transportes existentes". O agrupamento de escolas de Vouzela é um dos que, no terreno, têm desenvolvido acções concretas para se adaptar ao novo esquema de funcionamento. O agrupamento tem ao seu serviço um professor do ensino especial e uma equipa de apoios educativos e prepara-se para elaborar uma candidatura a escola de referência. Como avançou Raquel Ferreira ao EDUCARE.PT, o agrupamento aproveitou, também, as directivas da actual legislação para celebrar protocolos de colaboração e parcerias com instituições privadas e públicas da região para prestação de serviços na área da educação especial.Os exemplos de boas práticas que se vão fazendo ouvir não chegam, no entanto, para acalmar a plataforma de pais. A "falta de condições no terreno" é um dos motivos cimeiros para a contestação à actual lei. Esta e a "regressão" que a transferência para o ensino regular pode provocar nas crianças são as causas que levaram os pais a pedir audiências ao Ministério e a trazer o caso para a discussão pública. Fernando Magalhães não condena os ideias de inclusão invocados na lei. "Todos os dias, quando vamos ao supermercado com os nossos filhos ou quando os metemos nos autocarros sozinhos estamos a lutar pela inclusão", argumenta. Mas os pais temem as consequências que a alteração possa provocar no equilíbrio emocional e no desenvolvimento dos filhos.» in Educare - newsletter semanal.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Ainda me lembro bem, como se fosse hoje, quando o Governo Socialista do Eng. Guterres, do qual fazia parte o actual Primeiro-Ministro de Portugal, aventar a ideia de que a "Paixão da Educação" seria a tónica da sua governação. E, honra lhe seja feita, foram tomadas muitas medidas positivas nesse âmbito, designadamente a introdução do conceito de dificuldade de aprendizagem, contemplando um leque mais vasto, do que dificuldades em aprender devido a qualquer deficiência física ou mental.
Hoje em dia, a tutela, depois de implementar apressadamente e com irregularidades, um Sistema de Avaliação de Docentes, em que um dos critérios mais importantes é o sucesso educativo, tomando este pelo nível de progressão, sem ter em conta o processo formativo dos alunos, pretende agora alargar o conceito de Escola Inclusiva, deixando de lado instituições que estão no terreno a trabalhar muito bem e com os meios necessários, falo em concreto das Cercis e de um caso que conheço bem, a Cercimarante, por exemplo. É que, com cada vez menos meios humanos nas Escolas Públicas, é difícil dar resposta a tanta diversidade educativa, para não falar dos jovens com deficiências profundas que se sentirão numa ilha, perante a escola "dita normal". A deriva liberal continua à esquerda!

16/02/08

Amarante Vitinivicultura - Vinhas de Inverno, em Fridão e Lufrei, em Amarante!


As vinhas no Inverno ganham outro encanto, diverso das outras estações do ano, mas mesmo assim, muito belas! São vinhas de Fregim e de Gatão preparadas para produzir um néctar de primeira água... neste caso de vinho de primeira!

15/02/08

Maritimo 0 vs F.C. Porto 3 - Grande Vitória na Madeira!





«Categórico

Para quem acreditava em jogos iguais e coincidências, o Dragão da amena noite do Funchal fez questão de comprovar à evidência as virtudes que invalidam por completo qualquer espécie de superstição. A magistral reacção dos Bicampeões Nacionais ao turbulento início de jogo, expressa com absoluta classe e em dose tripla, é digna apenas dos (pre)destinados ao sucesso, repetido, que parece ser cada vez mais a imparável sina portista.
Como não só de avançados e de golos vive um desempenho categórico, a história desta partida escreve-se também pela pena de quem se entrega em sacrifício pela superação colectiva. Fucile fê-lo, irrepreensivelmente, aos 17 minutos, oferecendo o corpo à bola quando esta ameaçava dar vantagem à formação da casa. Este exemplo prático ilustra com requinte a essência que compõe o espírito do Dragão, em trânsito para o renovado êxito, que surge no horizonte com via cada vez mais desimpedida.
O lateral portista haveria de inverter posições vinte minutos depois, surgindo em posição privilegiada para um remate que só não teve sucesso porque Marcos respondeu em grande estilo, na melhor das várias ameaças portistas durante a agitada metade inicial do jogo. Ao longo dos primeiros 45 minutos, numa partida que cedo teve emoções à flôr da pele, mas que com a tranquilidade restabelecida viu desenhar-se em pleno a hegemonia de um líder sem medo de deslocações, também Lucho e Farías tentaram o que só o máximo goleador do campeonato conseguiu, com a habitual eficácia, em cima do intervalo. Isto já depois de o árbitro ter perdoado uma grande penalidade ao Marítimo, por falta sobre Farías.
Lisandro desatou, cuidadosamente, o nó que os visitados haviam apertado com todas as suas forças, mostrando uma vez mais a classe de quem assume em pleno a responsabilidade de construir, trabalhar e finalizar com êxito as oportunidades a que ninguém seria capaz de atribuir o devido pragmatismo e a respectiva eficácia.
A justa sentença deste encontro chegou ao cair do pano da primeira metade e transitou em julgado durante a etapa complementar. O vigor da entrada portista no segundo tempo foi de tal ordem, que todos adivinhavam o golo que Lisandro, primeiro, e Lucho, pouco depois, não conseguiram. Foi Tarik quem surgiu oportuno, no local e momento certos, para resolver o desafio, aproveitando um lance confuso na área madeirense para encostar a tranquilidade portista às redes da baliza contrária.
A partir daqui foi com deslumbre que se assistiu a um verdadeiro recital, encenado e interpretado pelos artistas que, a cada jornada, se encontram mais solidamente no topo. O culminar da fantástica demonstração de distinção azul e branca surgiu pelos pés de Lisandro, que elevou para 16 a conta pessoal de remates certeiros no que vai de campeonato, dando a inevitável sequência de sucesso a um lance de absoluta beleza, delicadamente esculpido por Lucho e Quaresma.
Mais não era preciso. Bastava esta jogada para que se percebesse que os argumentos do líder do campeonato não se constrangem com desaires passados e supostas tradições desfavoráveis. Quem pode, manda, não deixa que outros decidam por si.

FICHA DO JOGO:
Liga Portuguesa 2007/08 - 19ª jornada (15 de Fevereiro de 2008)
Estádio dos Barreiros, no Funchal
Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa)
Assistentes: José Lima e Hernâni Fernandes
4º Árbitro: Marco Ferreira

CS MARÍTIMO: Marcos; Ricardo Esteves, Antoine, Ediglê e Evaldo; João Luiz, Bruno, Marcinho e Djalma; Márcio Mossoró e André Pinto
Substituições: André Pinto por Kanu (64 m), Marcio Mossoró por Gonçalo (74 m) Não utilizados: Bruno Grassi, Gregory, Briguel, Tito e Fábio Felício
Treinador: Sebastião Lazaroni

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho Gonzalez; Quaresma, Lisandro e Farias
Substituições: Farías por Tarik (66 m), Fucile por João Paulo (71 m) e Raul Meireles por Kazmierczak (73 m)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Lino e Mariano
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lisandro (45 e 83 m) e Tarik (69 m)
Disciplina: Cartão amarelo para Lucho Gonzalez (21 m), Djalma (21 e 61 m), Raul Meireles (44 m), André Pinto (45 m), Kazmierczak (75 m) e Pedro Emanuel (80 m)» in Site F.C. do Porto.

Esta foi sem dúvida, uma vitória muito importante para as aspirações do F.C. do Porto, na busca do Tri-Campeonato! Uma deslocação à Madeira é sempre muito complicada, que o diga o F.C. do Porto que perdeu este ano na Choupana, frente ao Nacional da Madeira, pela primeira vez neste campeonato. O Marítimo é, sem dúvida, um adversário muito difícil, principalmente no Funchal, tendo o F.C. do Porto fracas recordações desta deslocação, nas últimas épocas. Contudo, não tivemos a habitual eficácia de Farias, mas tivemos a costumeira de Lisandro e o regresso em grande de Tarik. Bravos jogadores do F.C. do Porto que nas vésperas de uma importante deslocação à Alemanha para defrontar o Shalke04, numa partida a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões, souberam respeitar este valoroso adversário, o Marítimo; doutra forma seria difícil ganhar na Madeira. Esta nomeação do Sr. pedro Henriques para este jogo, além de ser uma provocação, mais uma de muitas à Instituição F.C. do Porto, é um absoluto contra-senso. Achava eu que a lei é bem clara, não pode haver lei da vantagem numa falta passível da marcação de uma grande penalidade. Se não viu a falta, aí já é um problema de saúde, precisa de ir ao oftalmologista. Mas, diz o povo com a sua sabedoria: "Mais cego é aquele que não quer ver..." Não faz mal, os cães ladram, a caravana passa! Vamos Porto, vamos agora para a Alemanha, mostrar a chama e a raça do Dragão!
--------------------------------------------------------------------------

Imagens do primeiro golo desta partida, mais um do goleador mor da SuperLiga, Lisandro Lopez, ou "Licha", nome de guerra!

Cristina Aguilera - "Hurt" - Grande voz!








Christina Aquilera - "Hurt"

«Christina María Aguilera (born December 18, 1980) is an American pop Singer-songwriter. She was signed to RCA Records after recording "Reflection"[1][2] for the film Mulan. She came to prominence following her debut album Christina Aguilera (1999), which was a commercial success.[3] A Latin pop album, Mi Reflejo, and several collaborations followed which garnered Aguilera worldwide success, but she was displeased with the lack of input in her music and image.
After parting from her management, Aguilera took creative control over her second studio album Stripped (2002),[4] which received mixed reviews and produced substantial sales. The overtly sexual image Aguilera displayed during the promotion of the album became the subject of intense criticism and ridicule. The second single, "Beautiful" was a commercial success and sustained the album's sales.
Aguilera's third studio album Back to Basics (2006) included elements of soul, jazz, and blues music. Mainly produced by DJ Premier, it was released to strong sales and positive critical reception. Aside from being known for her vocal ability, musically she includes themes of dealing with public scrutiny, her childhood, and female empowerment.[5] Aguilera's work has earned her numerous awards including five Grammy Awards amongst eighteen nominations. She has sold 37 million albums worldwide. in Wikipédia.

"Cristina Aquilera - Hurt

Seems like it was yesterday when I saw your face
(Parece que foi ontem que vi o teu rosto)
You told me how proud you were, but I walked away
(Dissete-me o quanto estavas orgulhoso, mas eu fui embora)
If only I knew what I know today
(Se eu soubesse o que sei hoje)
Ooh, ooh

I would hold you in my arms
(Seguraria-te nos meus braços)
I would take the pain away
(Tiraria toda a dor)
Thank you for all you've done
(Agradecer por tudo o que fizeste)
Forgive all your mistakes
(Perdoar todos os teus erros)
There's nothing I wouldn't do
(Não há nada que eu não faria)
To hear your voice again
(para ouvir a tua voz de novo)
Sometimes I wanna call you
(As vezes quero ligar-te)
But I know you won't be there
(mas eu sei que não estarás lá)

Ohh I'm sorry for blaming you
(Ohh! desculpa por culpar-te)
For everything I just couldn't do
(por tudo o que eu não consegui fazer)
And I've hurt myself by hurting you
(E eu feri-me ao ferir-te a ti)

Some days I feel broke inside but I won't admit
(Alguns dias sinto-me destruída por dentro, mas eu não vou admitir)
Sometimes I just wanna hide 'cause it's you I miss
(As vezes eu apenas quero esconder porque é de ti que eu sinto falta)
And it's so hard to say goodbye
(E é tão difícil dizer adeus)
When it comes to this, oooh
(Quando isso traz essas regras)

Would you tell me I was wrong?
(Dirias-me que eu estava errada?)
Would you help me understand?
(Ajudarias-me a compreender?)
Are you looking down upon me?
(Estás a observarme?)
Are you proud of who I am?
(Estás orgulhoso de quem eu sou?)

There's nothing I wouldn't do
(Não há nada que eu não faria)
To have just one more chance
(para ter apenas mais uma chance)
To look into your eyes
(De olhar em teus olhos)
And see you looking back
(e ver-te olhando nos meus)

Ohh I'm sorry for blaming you
(Ohh! desculpa por culpar-te)
For everything I just couldn't do
(por tudo que eu não consegui fazer)
And I've hurt myself, ohh
(E eu feri-me, ohh)

If I had just one more day
(Se eu tivesse apenas mais um dia)
I would tell you how much that I've missed you
(Eu diria-te o quanto sinto a tua falta)
Since you've been away
(desde que te foste)
Ooh, it's dangerous
(Ooh, é perigoso)
It's so out of line
(é tão inseguro)
To try and turn back time
(tentar e voltar no tempo)

I'm sorry for blaming you
(desculpa por culpar-te)
For everything I just couldn't do
(por tudo que eu não consegui fazer)
And I've hurt myself by hurting you
(E eu feri-me ao ferir-te a ti)"
-----------------------------------------------------------------------------
Excelente voz para uma excelente música de Cristina Aquilera!

Educação em Portugal - Não há avaliação de professores há 30 anos, será que ouvi bem?



«Primeiro-ministro reage a críticas da oposição
Sócrates diz que não terminará mandato sem sistema de avaliação dos professores
13.02.2008 - 19h21 Lusa

O primeiro-ministro, José Sócrates, recusou hoje qualquer cedência em matéria de sistema de avaliação dos professores, garantindo mesmo que não terminará o seu mandato no Governo sem que esse sistema esteja instituído.

"Não passarei por este exercício governamental sem instituir um sistema de avaliação de professores", declarou aos jornalistas no final do debate quinzenal na Assembleia da República dedicado ao tema dos equipamentos sociais.

Ao longo do debate, os critérios do novo sistema de avaliação dos professores foram contestados por todas as forças da oposição, sobretudo pelo líder do CDS-PP, Paulo Portas.

José Sócrates lamentou essas críticas da oposição e contrapôs que "os portugueses precisam de saber que há mais de 30 anos que não há um sistema de avaliação dos professores". "Essa situação não pode continuar. A existência de um sistema de avaliação é fundamental para o país, desde logo para fazer justiça aos professores", sustentou o chefe de Governo.

Na perspetiva do primeiro-ministro, a entrada em vigor de um sistema de avaliação "é a melhor garantia que se pode dar às famílias, aos alunos e aos professores, porque o mérito será premiado".

"Lamento que todos os partidos da oposição - alguns deles já estiveram no Governo e não fizeram nada - sejam agora os primeiros a contestar, ainda por cima concentrando-se em pequenos detalhes", disse, antes de se referir às medidas que hoje anunciou no Parlamento para reforçar a cobertura da rede de creches e do pré-escolar.

Em particular, o primeiro-ministro procurou explicar os motivos que levaram o Governo a concentrar os investimentos em creches e em salas de pré-escolar nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e não em outros pontos do país. Sócrates disse que o Governo possui indicadores que provam que nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto os índices de cobertura de creches e pré-escolar são inferiores à média nacional. "Em termos de cobertura da rede de pré-escolar, a média nacional é de 77 por cento e algumas áreas do país já atingem os cem por cento. Mas, nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, há áreas em que estamos ainda nos 50 por cento", explicou.

De acordo com o primeiro-ministro, "as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são precisamente as zonas do país onde a concentração de pessoas é maior e os problemas sociais são mais delicados". Perante estes dados, José Sócrates afirma que se vai "investir nas áreas metropolitanas mais do que em outros locais no país”. “Queremos garantir às famílias, em particular às mais jovens, que terão melhores condições para compatibilizar a sua vida familiar com a vida profissional", declarou.

O primeiro-ministro referiu ainda que, nos próximos dois anos, o Governo fará um esforço global de investimento na ordem dos 100 milhões de euros.

Tal como fizera no encerramento do debate, o primeiro-ministro falou aos jornalistas sobre uma reportagem que recentemente viu na televisão e que o terá "impressionado muito". "Impressionou-me muito uma reportagem que vi na televisão sobre pessoas que passaram a noite de fim de ano, em Odivelas, numa fila para inscreverem os seus filhos. Isso não pode acontecer", concluiu.» in Lusa.
--------------------------------------------------------------------------
É muito curiosa esta afirmação do nosso Primeiro-ministro, sobre o sistema de avaliação dos docentes que ele teima em implantar, mesmo que eivado de ilegalidades e de precipitações. Disse então o Eng. Sócrates o seguinte no areópago mais importante do país, a Assembleia da República de Portugal: "os portugueses precisam de saber que há mais de 30 anos que não há um sistema de avaliação dos professores". Pois eu tenho que dizer eufemisticamente, como gosta o de dizer o Eng. Sócrates que ele faltou à verdade de uma forma retumbante. Eu já sou docente há onze anos e sempre tive que entregar um relatório de desempenho e fiz formação creditada, para progredir de escalão, sendo-me sempre atribuída uma moção qualitativa de "Satisfaz", em sede de Conselho Pedagógico das escolas que frequentei. Bem sei que todos tinham a mesma classificação, mas isso não era culpa dos professores, mas da tutela que não fazia a correspondente fiscalização da qualidade e eficácia do Sistema de Avaliação. Além disso tinha que obrigatoriamente de fazer formação enquanto que, no sector privado que tantas vezes é dado como modelo, conheço inúmeras instituições que nunca proporcionaram formação profissional aos seus colaboradores, nem estes têm que formalmente, por escrito, apresentar um relatório de desempenho individual que fica na posse da administração... Snr. Primeiro-ministro, tem toda a legitimidade de criticar o antigo Sistema de Avaliação e de o modificar, como aprouver, dado que foi legitimamente mandatado para isso. Agora, não pode é faltar à verdade: existia um Sistema de Avaliação dos Professores antes do seu governo entrar em funções e o Senhor até já fez parte dum governo, com esse anterior sistema de Avaliação. O Senhor Primeiro Ministro devia era estar preocupado com o seu novo sistema de avaliação, pois está inquinado por ilegalidades, pretende obter sucesso à força e não é justo, porque não busca a excelência do processo educativo, até porque a sua génese está na obsessão do controlo orçamental, doutra forma não introduziria quotas para professores excelentes! Haja vergonha, senhores!


14/02/08

Música - Uma bela canção para o dia de S.º Valentim!




Frank & Nancy Sinatra - "Something Stupid"


Robbie Williams & Nicole Kidman - "Something Stupid"

«Something Stupid

Single by Nancy Sinatra and Frank Sinatra
Released 1967
Genre Pop
Writer C. Parks
"Somethin' Stupid" is a song written by C. Carson Parks and released by Carson and Gaile. It was released in 1967 by Frank Sinatra and his daughter, Nancy Sinatra, on the album The World We Knew. The song rose to #1 on the US Singles Chart and won the elder Sinatra his first Gold single. It was the first and only instance of a father-daughter number-one song in America. The single also reached #1 in the UK the same year.
In the same year, a rising country star Tammy Wynette released her version (with David Houston) on her first album, "My Elusive Dreams."
Also in 1967, French singer Sacha Distel released a French version called "Ces mots stupides."
Ali Campbell (of UB40) and his daughter Kibibi Campbell recorded the song for his 1995 solo album Big Love; it was released as a single but did not chart.
Robbie Williams' 2001 release with Academy Award-winning actress Nicole Kidman reached number one in the UK.
Other versions figured in the 2005 album by Albin de la Simone, sung in duet with Jeanne Cherhal; by Amanda Barrie and Johnny Briggs; by the jazz-alpine-folk band Global Kryner; and released by The Mavericks in their album The Best of The Mavericks. An Hebrew version, called "I Love You", was recorded by Matti Caspi and his daughter, and released in 2005, on his album "You Are My Woman". The song was also performed as a b-side by the Australian band Frente off the single for Accidentally Kelly Street.
In 2006, the band DeVotchKa released the EP Curse Your Little Heart, which included a cover of "Somethin' Stupid."
Also Mary Hopkin recorded a version on "Y Caneuon Cynnar (The Early Recordings)"

Robbie Williams version
“Somethin' Stupid”

Single by Robbie Williams and Nicole Kidman
from the album Swing When You're Winning
Released December 10, 2001
Format CD Single, Cassette, DVD Single
Recorded 2001
Genre Pop
Length 2:50
Label Chrysalis
Writer C. Parks
Robbie Williams and Nicole Kidman singles chronology
"Better Man"
(2001) "Somethin' Stupid"
(2001) "Mr. Bojangles/I Will Talk And Hollywood Will Listen"
(2002)

"Somethin' Stupid" was re-recorded for Robbie Williams' 2001 album, Swing When You're Winning, also released in that year.

Chart Success

The song became Williams' first Christmas Number-One single in the United Kingdom, and fifth as a solo artist, the single sold 98,506 copies in its first week and 366,000 copies over all earning a Silver Certification by the BPI.[1][2][3]
The song also became another number-one single for Williams in New Zealand, being certified Gold,[4] and became, at the time, his best selling single in Europe charting inside the top ten in most countries. In Australia, it became Williams' fourth top ten single, earning a Gold certification for over 35,000 copies sold.[5]» in Wikipédia.

"Something Stupid!

I know I stand in line, until you think you have the time
To spend an evening with me
And if we go someplace to dance, I know that theres a chance
You wont be leaving with me

And afterwards we drop into a quiet little place
And have a drink or two
And then I go and spoil it all, by saying something stupid
Like: I love you

I can see it in your eyes, that you despise the same old lies
You heard the night before
And though its just a line to you, for me its true
It never seemed so right before

I practice every day to find some clever lines to say
To make the meaning come through
But then I think Ill wait until the evening gets late
And Im alone with you

The time is right your perfume fills my head, the stars get red
And oh the nights so blue
And then I go and spoil it all, by saying something stupid
Like: I love you
(I love you, I love you,...)"
-------------------------------------------------------------------------
Música belíssima e suave como devem ser o amor verdadeiro! Interpretações fabulosas de Frank e Nancy Sinatra, e numa versão mais recente, um dueto muito bem conseguido de Robbie Williams e Nicole Kidman; excelente!

Hoje é Dia dos Namorados ou de S.º Valentim!


«São Valentim ou Saint Valentinus é um santo católico que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome se refere a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
Durante o governo do imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada. Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.» in Wikipédia.

«História de São Valentim

Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Uma das histórias retrata o São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. No entanto, outros reivindicam que a Igreja Católica pode ter decidido celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Isto porque, na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se assim a Lupercalia que celebrava o amor e a juventude. No decorrer desta festa, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes, estes casais apaixonavam-se e casavam. No entanto, e como aconteceu com muitas outras festas pagãs, também a Lupercalia foi um 'alvo a abater' pelo cristianismo primitivo. Numa tentativa de fazer uma transição entre paganismo e cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados dos jogos da Lupercalia por nomes de santos e mártires. Assim, conciliavam as festividades com a religião que professavam, aumentando a aceitabilidade por parte dos Romanos. São Valentim não foi excepção e, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, nada melhor para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o como o patrono dos enamorados.

Tradições do Dia de São Valentim

Muitas são as tradições associadas ao dia de São Valentim, variando de país para país.
Por exemplo, nas Ilhas Britânicas na altura dos Celtas, as crianças costumavam vestir-se de adultos e cantavam de porta em porta, celebrando o amor; no actual País de Gales, os apaixonados trocavam entre si prendas como colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, o que significava «Só tu tens a chave do meu coração».
Já na Idade Média, em França e na actual Inglaterra, no dia 14 de Fevereiro, os jovens sorteavam os nomes dos seus pares e estes eram cosidos nas mangas durante uma semana. Se alguém trouxesse um coração costurado na camisola, isso significava que essa pessoa estava apaixonada.
Ao longo dos tempos, as tradições de São Valentim foram adquirindo um grau de complexidade cada vez maior. A cada ano que passava, foram-se criando novas tradições, lendas e brincadeiras, como é o caso das mensagens apaixonadas.
A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia 14 de Fevereiro teve origem na altura da própria lenda de São Valentim, quando este teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. No entanto, não há qualquer facto que comprove esta lenda.
Porém, é certo que, no século XV, Charles, o jovem duque de Orleães, terá sido o primeiro a utilizar cartões de São Valentim. Isto porque, enquanto esteve aprisionado na Tower of London, após a batalha de Agincourt em 1945, terá enviado, por altura do São Valentim, vários poemas e bilhetes de amor à sua mulher que se encontrava em França.
Durante o século XVII sabe-se que era costume os enamorados escreverem poemas originais, ou não, em pequenos cartões que enviavam às pessoas por quem estavam apaixonados. Mas, foi a partir de 1840, na Inglaterra vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas. Os cartões passaram a ser enfeitados com fitas de tecido e papel especial e continham escritos que ainda hoje nos são familiares, como é o caso de «would you be my Valentine».
Nos dias de hoje, é entre os mais novos que estas mensagens de São Valentim são mais populares, sendo uma forma de expressarem as suas paixões.» in http://cupido.aeiou.pt/dn/valentim.html
-----------------------------------------------------------------------------
Desde que o Dia de S.º Valentim passou a ser uma dia comercial, perdeu muito do seu encanto. Para contrariar esta malévola tendência, ofereçam coisas simples e importantes, como por exemplo, rosas e beijos!

Mais informações sobre este Santo no seguinte site:
http://www.diadesvalentim.com/

13/02/08

Começaram os Estágios dos Alunos Finalistas do Curso Tecnológico de Informática, da ESA!


Uma dupla muito organizada e proficiente, Ricardo Rafael e Simão, para já o grupo com mais poder de organização e cumprimento de todos os quesitos iniciais, no estágio na Junta de Freguesia da Lomba, em Amarante!

Temos aqui o Dr. Micl e o José, em grande estilo no Ginásio "Amarante Health Club", no Clube Residencial da Madelena, em Amarante!

O Marco e o Renato estão com grande aplicação e competência a trabalhar na CLAP (Centro Local de Animação e Promoção Rural), em Vila Chã do Marão, Amarante!
-----------------------------------------------------------------------------
Começaram os estágios doa alunos finalistas do Curso Tecnológico de Informática, na Escola Secundária/3 de Amarante. Estes alunos depois de toda a componente de formação em sala de aulas/laboratório que tiveram ao longo dos três anos deste curso e será assim uma oportunidade excelente, para tomar conhecimento da realidade com que se vão ter que confrontar a partir de agora: a vida activa. Pelo menos é o que espero, para aqueles alunos que não vão prosseguir estudos a nível superior. Num primeiro balanço, penso que com maior ou menor dificuldade, todos os grupos se estão a integrar nos novos ambientes e parece-me que os seus projectos vão ser úteis, para ambas as partes, como será desejável. As instituições/empresas estão a ser muito colaborativas e o ensino assim, de facto, é bastante mais integral, dado que a Escola tem uma função estruturante de construção de conhecimentos e de desenvolvimento de capacidades diversas, tendo agora uma oportunidade fantástica de aplicar o seu conhecimento, no meio envolvente. Além disso, penso que é uma mais valia para os alunos, o facto de estarem maioritariamente, a desenvolver os seus estágios nas suas Freguesias de origem, o que contribui para uma maior abertura das entidades e motivação extra para os estagiários, dado que a adaptação dos alunos é mais fácil e rápida. Agora, força malta, vamos mostrar ao mundo do que vocês são capazes... e força nas "canetas"! Estes alunos além de finalistas da sua formação enquanto estudantes, são igualmente os últimos alunos a frequentar este curso, dado que os Cursos Tecnológicos, acabam igualmente, para muita pena minha que gostava deste modelo, embora ache que deveriam ser feitos alguns ajustamentos ao mesmo. Mas os políticos portugueses teimam em fazer experiências com as comunidades lectivas, abrindo e fechando cursos a esmo, consoante as marés... lamentável!