12/12/07
John Lennon - Com a sua morte, feneceram algumas utopias da humanidade!
Educação em Portugal - A propósito dos resultados do Programa PISA!


“A verdade é que os jovens de 15 anos que frequentam o 10.º (que nunca chumbaram) apresentam resultados superiores à média da OCDE. Os outros têm desempenhos significativamente mais baixos. Por estarem a frequentar o 7.º ou o 8.º anos, não tiveram acesso às competências esperadas aos 15 anos, explica. (...) É preciso que haja a noção nas escolas de que a retenção é um fenómeno de último recurso. Só que o discurso que passa é que mais rigor implica mais retenção, o que é totalmente falso." (Público, 05-12-07)
"… os dados desfazem a ideia de que o sistema educativo português é facilitista: pelo contrário, é selectivo. Há muitos países onde não há retenção ou esta só existe em final de ciclo (...) a retenção é uma solução extrema e de último recurso. É preciso que as escolas assimilem a ideia de que a retenção não é normal". (Diário de Notícias, 05-12-07)
11/12/07
F.C. Porto 2 vs Besiktas 0 - Grandes também na Europa do Futebol, estamos, mais uma vez, nos oitavos de final da Liga dos Campeões!




«Nos "oitavos" e na frente
A vitória, clara e amplamente justificada, para lá dos números garantidos por Lucho e Quaresma, produziu efeitos mais vastos do que a qualificação desejada para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, que o empate, só por si, assegurava. Com o inequívoco triunfo sobre o Besiktas, o F.C. Porto concluiu o Grupo A na frente, na mesma posição em que terminara o agrupamento que partilhou com o Milan em 1996. Mais: em 13 participações, os Dragões atingem pela nona vez a segunda etapa da prova, integrando a fase de eliminatórias pela quarta vez em cinco épocas.
Sem ensaios ou preâmbulos, dispensáveis preliminares de entediar, o encontro do tudo ou nada assumiu o aspecto antecipado e as configurações aguardadas, como se um automatismo extraordinário ditasse rotas e direcções. Os mais óbvios caminhos eram, no entanto, determinados pelo arrojo portista, que condicionava a partida a um jogo de sentido único.
Cruzamentos de Quaresma e Bosingwa já tinham rasgado espaços entre a defesa turca, quando Tarik alargou o repertório de soluções numa variante individual que deixou três adversários pelo caminho antes do remate. Daí ao golo de Lisandro, que a equipa de arbitragem sueca erradamente não sancionou, foi questão de mais uns quantos exercícios de pressão e um punhado de ameaças.
As réplicas de prenúncio de golo sucederam-se para lá do primeiro esboço reactivo do Besiktas a uma pressão que indiciava a geração da vantagem do campeão português e a concepção do apuramento, que parecia germinar, definitivamente, num movimento fantástico de Tarik. Com uma defesa soberba, Rustu negou, no imediato, o que viria a autorizar no minuto seguinte. Marcou Lucho, com o guarda-redes turco a pedir, de forma descabida, o fora-de-jogo que não existiu.
Os vastos sinais da hegemonia portista não se ficaram por ali, pela proximidade do descanso, prolongando-se pelo decurso da segunda parte e conseguindo no golo de Quaresma, sabiamente isolado por Lisandro, o melhor desenho e o mais letal dos preparativos. Aos 62 minutos, a qualificação estava assegurada, mas a persistência portista no ataque só se esgotaria à interrupção definitiva do jogo. O F.C. Porto permanece na Europa, na mais competitiva liga do planeta, e na condição de vencedor de grupo.
FICHA DE JOGO
UEFA Champions League, 6ª jornada do Grupo A
11 de Dezembro de 2007
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.608 espectadores
Árbitro: Peter Frojdfelt (Suécia)
Assistentes: Henrik Andren e Fredrik Nilsson
4º Árbitro: Daniel Stalhammar
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Fucile; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e Quaresma
Substituições: Tarik por Hélder Postiga (73m), Fucile por Cech (75m) e Lucho por Bolatti (81m)
Não utilizados: Nuno, Mariano, João Paulo e Adriano
Treinador: Jesualdo Ferreira
BESIKTAS: Rustu; Tandogan, Toroman, Mercimek e Uzulmez «cap»; Ozkan, Cissé e Tello; Delgado, Bobo e Yilmaz
Substituições: Tello por Higuaín (83m) e Yilmaz por Akin (46m)
Não utilizados: Arikan, Kurtulus, Sedef, Avci e Kas
Treinador: Ertugrul Saglam
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lucho (44m), Quaresma (62m)
Disciplina: cartão amarelo a Quaresma (23m), Rustu (44m), Bobo (64m) e Akin (87m)» in site F.C. Porto!
Imagens de mais uma espectacular vitória do F.C. Porto na Liga dos Campeões 2007/2008, garantindo a passagem para a próxima fase (oitavos de final da Liga dos Campeões), como líder do Grupo A, à frente do Liverpool, Marselha e Besiktas!
Coolio - Projecto musical bastante interessante!
COOLIO - "GANGSTAS PARADISE"
Coolio & Simply Red - "Gangsta's Paradise" - (live)
EMINEM VS. COOLIO - "STAN" - (PARADISE REMIX)
Coolio - "I'll C U When U Get There"
Coolio feat. Snoop Dog - "Gangsta Walk"
Coolio - "1, 2, 3, 4" - (Sumpin' New)
Coolio - "Ooh La La video"
Coolio - "Dip It"
Coolio - "Do it"
"Coolio Gangsta's Paradise Lyrics
As I walk through the valley of the shadow of death
I take a look at my life and realize there's nothing left
Cause I've been blastin and laughing so long that
Even my mama thinks that my mind is gone
But I ain't never crossed a man that didn't deserve it
He be treated like a punk, you know that's unheard of
You better watch how you talking, and where you walking
Or you and your homies might be lined in chalk
I really hate to trip, but I gotta loc
As they croak I see myself in the pistol smoke, fool
I'm the kinda G that little homies wanna be like
On my knees in the night
Sayin' prayers in the street light
been spending most our lives
Living in a Gangsta's Paradise
been spending most our lives
Living in a Gangsta's Paradise
keep spending most our lives
Living in a Gangsta's Paradise
keep spending most our lives
Living in a Gangsta's Paradise
Forgot the situation, they got me facin
I can't live a normal life, I was raised by the street
So I gotta be down with the hood team
Too much television watchin' got me chasin dreams
I'm a educated fool, with money on my mind
Got my ten in my hand and a gleam in my eye
I'm a loced-out gangsta, set-trippin banger
And my homies is down, so don't arouse my anger, fool
Death ain't nothing but a heart beat away
I'm livin life do-or-die ah, what can I say?
I'm twenty-three now will I live to see twenty-fo'?
The way things are goin I don't know
Tell me why are we -- so blind to see
That the ones we hurt -- are you and me
been spending most their lives
Living in the Gangsta's Paradise
been spending most their lives
Living in the Gangsta's Paradise
keep spending most our lives
Living in the Gangsta's Paradise
keep spending most our lives
Living in the Gangsta's Paradise
Power and the money, money and the power
Minute after minute, hour after hour
Everybody's running, but half of them ain't lookin
What's goin on in the kitchen, but I don't know what's cookin
They say I got ta learn, but nobody's here to teach me
If they can't understand it, how can they reach me?
I guess they can't -- I guess they won't
I guess they frontin that's why I know my life is out of luck, fool
thave been spending most their lives
Living in the Gangsta's Paradise
thave been spending most their lives
Living in the Gangsta's Paradise
we keep spending most our lives
Living in the Gangsta's Paradise
we keep spending most our lives
Living in the Gangsta's Paradise
Tell me why are we -- so blind to see
That the ones we hurt -- are you and me
Tell me why are we -- so blind to see
That the ones we hurt -- are you and me
Tell me why are we -- so blind to see
That the ones we hurt -- are you and me
Tell me why are we -- so blind to see
That the ones we hurt -- are you and me
ah ah ah ah ah ah"
Educação em Portugal - Pobre país este... que tem esta gente que nos governa a vilipendiar a Educação!
Paulo Guinote
A actual política educativa assenta em muitos equívocos, chavões mal demonstrados, fundamentações erradas e muitos anúncios de “sucessos” que não passarão de falhanços a curto ou médio prazo. Algumas das medidas erradas irão demonstrar a sua invalidade daqui por uma mão-cheia de anos, enquanto outras que se anunciam terão efeitos devastadores a mais longo prazo, para lá de 2013, que é o horizonte da actual governança. Quando se realizarem as provas de um hipotético PISA 2018 perceberemos isso, mas entretanto já terá sido deitada fora a pouca água que resta na banheira, o bebé e tudo o que está à volta.
Aqui vou apenas alinhar aqueles que acho mais calamitosos:
1. A multiplicação de cursos que de profissionais ou profissionalizantes só têm o nome: na realidade muitos CEF (ou EFA) não passam de uma forma de combater o insucesso escolar - e em menor grau o abandono - através da criação de cursos praticamente sem meios técnicos, com uma capacidade de integrar os alunos no mercado de trabalho meramente provisória e uma estratégia cosmética para dar a entender que voltámos a ter uma espécie de ensino técnico intermédio. Na verdade são muitas vezes “turmas de nível” disfarçadas onde se promete sucesso em troca da presença na escola ou, se outras asneiras singrarem, apenas da matrícula. Entre nós apresenta-se, portanto, como grande iniciativa o que além-fronteiras já começou a ser questionado por fornecer uma educação de segunda qualidade, sem verdadeira relação com as necessidades de mão-de-obra e apenas iludindo os formandos com um diploma sem especial valor para os empregadores, conhecedores de tudo isso e que acabam por preferir trabalhadores formados através da prática no local de trabalho.
2. A quebra de qualquer laço de confiança entre a maior parte da classe docente e a tutela: o que acabou por acontecer nestes dois últimos anos foi a instalação de um clima de perfeita animosidade, repulsa e desânimo entre um número enorme de professore, em todos os escalões da carreira, muitos deles sem historial de postura muito crítica ou de adesão a “radicalismos” sindicais. Não são poucos os estudos que demonstram que sem um activo empenho dos docentes, nenhuma reforma educativa consegue ter sucesso, mesmo as que se baseiam em pressões directas sobre eles ou em truques legislativos para “inventar sucesso”. Viñao Frago, David Tyack, Diane Ravitch e outros têm escrito sobre isso, desmontando os mecanismos que fazem com que a intenção legislativa, mesmo quando é límpida e transparente, tem dificuldade em atingir o terreno concreto das realizações. Por maioria de razão, a situação piorará quanto mais a tutela desacreditar e amesquinhar aqueles que quer que lhe obedeçam. Porque quanto maior a pressão, mais forte tende a ser a reacção, a mais curto ou longo prazo.
3. A opção pela monodocência (coadjuvada) para um ciclo de escolaridade de seis anos: os resultados insatisfatórios dos vários testes comparativos do PISA demonstram até que ponto é essencial o aprofundamento das aprendizagens nos primeiros anos da escolaridade. Ora uma opção por um modelo generalista de docência, num país onde as bases da literacia (científica ou outra) são pouco firmes, é algo profundamente errado. O que os especialistas e responsáveis governamentais actuais parecem não entender é que os tempos, sendo de dispersão das áreas de conhecimento e de alguma hiper-especialização, não são necessariamente de molde a ganhar muito com educadores generalistas, quando os alunos cada vez acedem com maior facilidade a conhecimentos muito específicos sobre muitos temas. Quem interpreta a situação de forma superficial, considera que são necessários meros técnicos educativos com um saber pedagógico geral, complementado com uns créditos disto e daquilo, tudo polvilhado com um mestrado de pouco mais de seis meses. Quem entende o que se passa, percebe que é necessário exactamente o contrário. Que após uma fase inicial de aprendizagem de hábitos de trabalho, pesquisa, estudo e organização da informação, os alunos de hoje, da era digital e da informação rápida e acessível, precisam de educadores que tenham uma formação “forte” nas suas áreas de especialidade, por forma conseguirem ajudar os seus alunos a dar sentido ao manancial informativo disponível. E isso não se consegue com alguém “com umas ideias” de Matemática, com outras de História e mais algumas de Ciências ou Língua Portuguesa.
4. A definição de apenas dois ciclos de escolaridade de seis anos com pretensos fundamentos pedagógicos e alegando que visa reduzir o choque das transições para os alunos mais jovens (embora a taxa de retenção não confirme esse choque de forma iniludível), quando na realidade a medida tem, com estes actores políticos, meros objectivos de mascarar o insucesso escolar, pois o que se vai pretender é que só no final de cada ciclo possam existir retenções e que cada professor titular de turma seja directamente responsabilizado – na sua avaliação – pelo (in)sucesso dos alunos a seu cargo. O que, em países com uma alfabetização consolidada e com meios familiares capazes de acompanhar e ajudar os alunos nos seus estudos, pode ser uma vantagem e uma boa medida, entre nós dificilmente o será, porque corresponderá à extensão do actual modelo do 1º CEB com o consequente adiamento do aprofundamento dos conteúdos abordados, que a própria formação generalista dos docentes impedirá. Para além disso, é uma medida que visa reduzir o número de professores no activo, sem especiais vantagens para os alunos.
5. Um modelo errado de formação profissional e certificação de competências assente meramente numa certificação e não numa aquisição de competências ou conhecimentos, pois o projecto Novas Oportunidades baseia-se na seguinte lógica: atrair quem sente falta de uma “certificação” para aceder a uma situação melhor, entrando num esquema de formação que nada de substancial lhes traz (e a maioria dos potenciais empregadores sabem isso) para além do diploma e eventual participação em cerimónia oficial. O culminar de tudo é a distribuição de diplomas em catadupa, preparados em centenas de centros de validação de certificações, numa teia burocrática que absorve boa parte das verbas envolvidas (o formador e o certificador, por regra, ganham mais do que o formando/certificado), que depois se apresentam, em acções de propaganda, como enormes sucessos de uma política de requalificação da população activa com baixos níveis prévios de qualificação. O problema é que, nem se estudam a sério as consequências deste tsunami certificador em termos de ganhos efectivos de rendimentos pelos, nem estes novos diplomados são testados de forma independente e comparativa nas competências que supostamente adquiriram. E tudo acabará como os cursos do Fundo Social Europeu: a médio prazo, constatar-se-á que a população activa continua subqualificada em muitas áreas do mercado de trabalho. Apesar de dezenas e centenas de milhar de certificações e diplomas. Mas claro que, quando se perceberem os erros, a culpa nunca será de ninguém. Pois até aposto que os relatórios oficiais dificilmente negarão adjectivação abundante e entusiasmada
quanto ao “sucesso”. E a vidinha continuará como sempre.» in Correio da Educação N.º 317 10 de Dezembro de 2007.
10/12/07
Alunos em destaque da última semana!
Helder Cerqueira, muita garra, muita sabedoria, muito talento; parece portista!
O Marco começa a atinar com as aulas de TIC e não só... e isso deixou-me contente! A Vânia, além de ser uma excelente aluna, é uma simpatia!
O Diogo e a Luísa sempre muito simpáticos, amigos dos outros, voluntariosos e muito trabalhadores!
A Joana Azevedo sempre muito compenetrada no seu trabalho, está a melhorar bastante o seu aproveitamento!
09/12/07
Bob Dylan - Mais Arte Musical, de um Grande Músico!
Bob Dylan - "Cold Irons Bound"
Bob Dylan - "Thunder on the Mountain"
Bob Dylan - What Can I Do For You?
Bob Dylan - "License to kill"
"If Not For You" - Dylan/Harrison Duet
Bob Dylan - "Like a Rolling Stone"
Bob Dylan & Eric Clapton - "Don't Think Twice, It's Alright"
"Once upon a time you dressed so fine
People'd call, say, "Beware doll, you're bound to fall"
You thought they were all kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't talk so loud
Now you don't seem so proud
About having to be scrounging for your next meal.
How does it feel
How does it feel
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody has ever taught you how to live on the street
And now you find out you're gonna have to get used to it
You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And ask him do you want to make a deal?
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
You never turned around to see the frowns on the jugglers and the clowns
When they all did tricks for you
You never understood that it ain't no good
You shouldn't let other people get your kicks for you
You used to ride on the chrome horse with your diplomat
Who carried on his shoulder a Siamese cat
Ain't it hard when you discover that
He really wasn't where it's at
After he took from you everything he could steal.
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
Princess on the steeple and all the pretty people
They're drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all kinds of precious gifts and things
But you'd better lift your diamond ring, you'd better pawn it babe
You used to be so amused
At Napoleon in rags and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, you got no secrets to conceal.
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?"
Quanto mais ouço Bob Dylan, mais aprecio o seu génio musical!
Ambiente e Ecologia - Planeta Terra - Temos que intervir, o quanto antes, não há tempo a perder para salvar o Planeta Azul...

08/12/07
Eng. Mário Lino - Infelizmente, o senhor é um governante deste país, senão até teria píada!
«Aeroporto na margem Sul “jamais”
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, criticou hoje violentamente as opções de construção do novo aeroporto numa localização na Margem Sul em detrimento da Ota, afirmando mesmo que, na sua opinião, um aeroporto na margem sul "jamais"» in http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=296364&ListComment=1&CpMsgId=456370
«AR: Nunca disse aeroporto "na margem Sul `jamais`" - Mário Lino
Lisboa, 07 Dez (Lusa) - O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, defendeu hoje na Assembleia da República que as suas palavras sobre a construção do novo aeroporto internacional foram mal interpretadas e que nunca disse "na margem Sul `jamais`".
tamanho da letra
"O senhor deputado já sabe qual é a verdade, mas gosta disto", declarou Mário Lino, dirigindo-se a Abel Baptista, do CDS-PP, num debate de urgência sobre obras públicas pedido pelo PSD.
"O senhor deputado sabe perfeitamente que eu nunca disse que na margem Sul `jamais`, sabe que eu não disse. Sabe, sabe. A verdade é esta", acrescentou o ministro das Obras Públicas.
Mário Lino salientou que o actual Governo "está a desenvolver a alta-velocidade e o aeroporto", afirmando que "ficaram encalhados durante três anos" durante os governos PSD/CDS-PP.
"Ficam incomodados que o Governo o esteja a fazer. O país precisa de se modernizar, não é de conversa fiada", concluiu.
O deputado do CDS-PP Abel Baptista contrapôs que o ministro "nunca disse `toujours` nem `peut-être`, mas `jamais` disse", alegando que as suas declarações foram reproduzidas nesse sentido e que "nunca desmentiu".
IEL. Lusa/Fim» in RTP online.
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Mentir é feio, muito feio, senhor ministro. Fica mal mentir a qualquer pessoa, agora pessoas com responsabilidade, é grave. E se o senhor ministro faz estas acaloradas e infelizes afirmações a seguir aos almoços e jantares, melhor seria, não falar. E o senhor que se dá ao desplante de brincar em público com a licenciatura do Primeiro Ministro, que imagem quer que os portugueses tenham de quem os governa. De responsabilidade, de credibilidade ou do contrário. Olhe que pelas recentes amostras... E depois, o senhor ao dizer que é engenheiro e faz parte da respectiva ordem profissional, ainda mais envergonhado me deixa. sabe eu também sou engenheiro, tive mesmo que tirar o curso e tive que fazer admissão à ordem. Mas, não foi por fax, não um tive as prerrogativas de alguns...
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As declarações do senhor ministro podem ser ouvidas neste link:http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=312505&tema=27