A minha amiga Anabela Magalhães, andou a captar momentos de magia, onde nós às vezes não nos conseguimos abstrair, da realidade pura e dura. São momentos duma cidade e de um Outono, muito fotogénicos e poéticos... São momentos que ela captou e nos deixou registo, para que o tempo e a sua inexorável passagem, não deixe apagar das nossas memórias este tempo mágico de Outono, com estas cores fabulosas, esta plasticidade! Só um artista capta momentos assim, de tal forma que provoca a nossa sensibilidade. Obrigado, Anabela, por nos teres captado estes momentos fantásticos, estas telas naturais... de Amarante no Outono!
Bosingwa desempenhou um papel decisivo na vitória da selecção portuguesa sobre a Arménia, ao fazer a assistência para o único golo do encontro de apuramento para o Euro 2008, disputado em Leiria. Depois de um excelente trabalho na direita, o defesa portista cruzou com precisão para o cabeceamento de Hugo Almeida, que sentenciaria a partida aos 42 minutos, deixando Portugal a um ponto do apuramento. Além de Bosingwa, Bruno Alves e Quaresma também alinharam de início, fazendo do F.C. Porto a equipa mais representada na formação lusa, que encerra a fase de qualificação para o Europeu na próxima quarta-feira, no Estádio do Dragão, onde recebe a Finlândia. O lateral portista cumpriu os últimos instantes do encontro em esforço, depois de ter sofrido uma lesão aos 78 minutos, numa altura em que Portugal já havia esgotado as substituições.» in site F.C. Porto.
Vitória importante, esta da Selecção nacional de Futebol, colocando-nos na cómoda situação de apenas termos que pontuar, no último em pleno Estádio do Dragão, contra a Finlândia, na noite da próxima quarta-feira. Num jogo em que, claramente, foi muito melhor o resultado do que a exibição, destacaram-se os jogadores do F.C. Porto, com a segurança de Bruno Alves na defesa, a magia de Ricardo Quaresma e a alma, garra e força de José Bosingwa, com um centro precioso para Hugo Almeida, outro da cantera do Dragão, para o golo da vitória neste jogo e muito importante, para a qualificação da Selecção Portuguesa, para o europeu de 2008. José Bosingwa, inclusive acabou o jogo em grande sofrimento, jogando os últimos minutos lesionado, dado estarem esgotadas as substituições; verdadeiramente à Porto!
Gregorian - "I Still Haven´t Found what i´m Looking for"
Gregorian Monks & Amelia Brigthman - "Join Me"
Gregorian (band) - "Hymn"
«Gregorian (band)
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Gregorian is a German band, headed by Frank Peterson, performing Gregorian chant-inspired versions of modern pop and rock songs. Because it features both vocal harmony and instrumental accompaniment, the music cannot be considered true Gregorian chant.
Originally, Gregorian was conceived as a more pop-oriented group in the vein of Enigma. Under this concept, they recorded the 1991 album Sadisfaction, with lead vocals provided by The Sisters of Oz: Susana Espelleta (Peterson's wife at the time) and Birgit Freud. However, this was the only album in that style.
In 1998, Peterson and his team re-invented the project to perform popular songs in the Gregorian style. The criteria for song selection were strict; in order to be considered, a song needed to be translatable into the 7-tone scale. After the songs were chosen, twelve vocalists - previously acclaimed session and choir singers - were hired.
Each Gregorian album is initially digitally tracked at Nemo Studios, Peterson's Hamburg studio. The vocalists then record their parts in a church atmosphere with dimmed lights and candles, in order to escape what Peterson referred to in a 2001 interview as the "cold and technical" studio atmosphere. [1]
The concept proved to be successful, and the group proceeded to record several more Masters of Chant albums in the same style. Their 2004 album, The Dark Side, was a slight departure from the others, featuring a darker repertoire consistent with the title.
In 2005, The Masterpieces, a compilation album with a live DVD, was released.
A fifth Masters of Chant album was released on March 31, 2006.
A sixth Masters of Chant album was released on September 28, 2007.» in Wikipédia.
Papa Gregório I
«Canto gregoriano
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Ir para: navegação, pesquisa Papa Gregório I, criador do canto que leva seu nome
O canto gregoriano é um tipo de música vocal monódica (só uma melodia), não acompanhada, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, uma das quatro formas do cantochão.
As suas características são extamente próprias foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.
Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano.
[editar] Importância do texto
Desde seu surgimento que a música cristã foi uma oração cantada, que devia realizar-se não de forma puramente material, mas com devoção ou, como dizia Paulo (Apóstolo): "cantando a Deus em vosso coração". O texto era, pois, a razão de ser do Canto Gregoriano. Na verdade, o canto do texto se baseia no princípio - segundo Santo Agostinho - de que "quem canta ora duas vezes".
O canto Gregoriano jamais poderá ser entendido sem o texto, o qual tem primazia sobre a melodia, e é quem dá sentido a esta. Por isso, ao interpretá-lo, os cantores devem haver compreendido bem o sentido dele. Em conseqüência, deve-se evitar qualquer impostação de voz de tipo operístico, em que se busca o destaque do intérprete.
Deste canto procedem os modos gregorianos, que dão base à música ocidental. Deles vêm os modos maior e menor, e outros cinco, menos conhecidos.» in Wikipédia.
Depois das palavras do actual Pápa, personagem que pouco aprecio, mas que cairam como uma bomba na hierarquia da Igreja Católica Portuguesa, em que saiu em defesa, por exemplo das missas em latim, pois, concerteza, porque não quer que as pessoas entendam as homilias; eu sou muito mais suave e defendo o culto do canto gregoriano. Sempre gostei desta música dos mosteiros, destes coros e dos carrilhões. Apostem nesta música e eu, como muitos, seremos mais assíduos. Agora, línguas mortas para transmitir mensagens, para evangelizar...
Integrada no complexo monástico dominicano dos séculos XVI/XVII, integra a Igreja de São Gonçalo, implantada no centro histórico de Amarante, junto à ponte sobre o Rio Tâmega, de arquitetura maneirista, mandada erguer no reinado de D. João III (1540).
A Igreja é em cruz latina, de transepto inscrito, com cruzeiro coberto por abóbada, e naves com capelas colaterais precedidas por galilé, tendo um claustro quadrado de dois pisos na ala norte.
O pórtico apresenta uma decoração rica, tipo retábulo, e é aberto na fachada lateral virada a sul. Quanto ao retábulo-mor, tem características barrocas, de estilo joanino. A torre, de três andares, é rematada por arcos balaustrados e por pirâmides de recorte oriental.
A Varanda dos Reis, aberta ao nível do último andar do pórtico, é de cinco arcos de volta perfeita, assentes em pilastrastoscanas, junto das quais se inserem as estátuas dos quatro monarcas que patrocinaram a construção do edifício (D. João III, D. Sebastião, D. Henrique e Filipe I).
Na cornija, por cima da galeria, sobressaem seis pirâmides, assentes em pedestais, e no paramento à esquerda do pórtico abre-se o janelão setecentista que ilumina o transepto.
No interior, as seis capelas têm arcos de volta perfeita, assentes em pilastras de grosseiros capitéis jónicos.
O teto da nave é de abóbada rebocada, e de caixotões nas capelas. Destas, merece particular destaque a de Santa Rita Cássia, com retábulo de talha dourada.
No transepto, destacam-se os altares de Santa Luzia, do Coração de Maria e do Santíssimo. Um assinalável arco triunfal ergue-se junto às estátuas de São Pedro e São Paulo, com ligação à capela-mor. O claustro, formado por dois pisos, é constituído por alas com cinco arcos plenos. A edificação do mosteiro dominicano foi lançada em 1543, tendo a obra ficado a cargo de frei Julião Romero. Quando Portugal perdeu a independência (1580), as obras, então sob a tutela de frei António dos Santos, decorriam em bom ritmo.
No ano seguinte, teve início a construção da nova igreja. Em 1585, os dominicanos solicitaram a Filipe I de Portugal que lhes desse autorização para fazerem uma colecta em prol das obras. Cinco anos mais tarde, o monarca escreve ao arcebispo de Braga a inteirar-se do andamento da construção e da verba gasta. No início do século XVII, João Lopes Amorim celebra contrato (1606) para construir uma escada no claustro e um chafariz. Conclui-se depois a edificação do segundo claustro.
Em 1641, Domingos de Freitas é contratado para a construção das abóbadas do transepto. No final do século XVII, conclui-se a torre sineira. Já em 1733, têm início obras na capela-mor, a cargo de mestre António Gomes, para que se incluísse uma nova tribuna no altar.
No século XIX, parte do conjunto monumental passa a servir de cenário às sessões camarárias (1838). Outras parcelas do mosteiro são utilizadas como mercado, prisão, quartel, escola e liceu. Em 1852, o edifício é cedido à Câmara Municipal de Amarante, que ali se instala definitivamente em 1867.» In Portugal Eterno.
Esta terra, a Cidade de Amarante, de uma beleza incomensurável, nunca, mas mesmo nunca, nos deixa indiferentes. A qualidade que faz de uma terra, de uma mulher, de uma obra de arte, entre muitas outras coisas da vida, realmente belas, consiste na capacidade de nos interpelar, de sempre nos darem um novo olhar. Estes caminhos, entre o Convento de Santa Clara e o Convento de S. Gonçalo, plenos de história e de estórias, têm sempre novas leituras, conforme os dias, as estações do ano, a nossa disponibilidade. É assim, às vezes temos o belo muito perto de nós, até em nós, basta é querer vê-lo e senti-lo!
O BicampeãoLucho González foi eleito o melhor jogador do mês de Outubro da Liga 2007/08 pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que oportunamente entregará o prémio ao médio do F.C. Porto, um dos jogadores mais utilizados por Jesualdo Ferreira na presente edição do campeonato, na qual já leva um golo.» in site F.C. Porto.
«LuisOscar González, mais conhecido como Lucho González (Buenos Aires, 19 de janeiro de 1981) é um jogador de futebolargentino que atualmente joga pelo FC Porto na Bwin Liga. Foi apelidado de El Comandante pelos adeptos do RiverPlate, os Borrachos delTablón. Tem o hábito de festejar os seus golos com a mao na testa como que querendo avistar alguem à distancia. Índice[esconder] 1 Clubes 1.1 Huracan 1.2 RiverPlate 1.3 FC Porto 2 Seleção nacional 3 Títulos 4 Curiosidades 5 Referencias 6 Ligações externas [editar] Clubes [editar] Huracan Começou a jogar futebol nas escolas do Huracan aos 14 anos, clube pelo qual se estreou na PrimeraDivision contra o RacingClub, ex-clube do seu colega e amigo Lisandro Lopez, em 29 de Abril de 1999. Na sua primeira época como senior o Hucaran foi despromovido à Primera B Nacional, tendo subido logo no ano seguinte. Nestes 3 anos, Lucho jogou 94 jogos contribuindo com 10 golos. [editar] RiverPlate Em 2002 o RiverPlate contratou-o e conseguiu os seus primeiros títulos ao serviço dos Millonarios em 2003 tendo ganho o Torneio de Clausura, título que viria a repetir no ano seguinte. [editar] FC Porto O FC Porto já já tinha acordado a sua vinda para a Europa no defeso de 2004/2005 mas decidiu deixá-lo no RiverPlate durante mais uma época. Em 2005/2006 Lucho veio para o FC Porto por €7.5 milhoes, com o clube a ficar com 50% do passe. Mal chegou ao FC Porto impôs-se logo e tornou-se num dos principais responsaveis pela conquista da Bwin Liga a par de Ricardo Quaresma, com 30 jogos e 10 golos. Nessa época ganhou também a Taça de portugal e Supertaça Cândido Oliveira. Já na Liga dos Campeões, a sua primeira experiencia não foi boa, tendo o FC Porto ficado em último lugar na 1ª fase de grupos. Foi eleito o melhor médio ofensivo da Bwin Liga em 2005/2006. Em 2006/2007 voltou a fazer uma grande época apesar do desgaste que foi o Mundial 2006. Jogou com grande regularidade, com a marca de 30 jogos e 9 golos na Bwin Liga, a qual voltou a ganhar, e 8 jogos e 3 golos na Liga dos Campeões sendo um desses golos considerado um dos melhores da época de 2006/2007. Na pré-temporada de 2007/2008, enquanto Lucho se encontrava na Copa América 2007, na Venezuela, o Valencia mostrou grande interesse no jogador, seguindo-se o Real Madrid e o Everton. Por sua vez o jogador, que se encontrava de férias na Argentina fez saber que não queria sair do clube. No dia 7 de Agosto o FC Porto acaba com as especulações à volta do jogador e adquire os restantes 50% do passe de LuchoGonzalez por € 6.65 milhões. [editar] Seleção nacional Medalha Olimpica Ouro Atenas 2004 Foi internacional pela Seleção Argentina de Futebol em 38 ocasiões. A sua estreia como internacional deu-se a 31 de Janeiro de 2003 no jogo Honduras 1 a 3 Argentina. A sua prestação no RiverPlate fez com que ele fosse convocado para a Selecção Argentina para participar nos Jogos Olimpicos de Atenas, competição onde ganhou a medalha de ouro. No ano seguinte, em 2005, participou na Taça das Confederações, na Alemanha, e acabou em 2º lugar perdendo a final com o Brasil. Em 2006 fez o apuramento e participou no Mundial 2006, lesionou-se durante o mundial mas foi ainda a tempo de jogar os Quartos-de-final contra a Seleção Alemã de Futebol mas perderam nas grandes penalidades. Participou também na Copa América 2007, tendo ficado a Argentina em 2º. [editar] Títulos Torneio de Clausura (2): 2003, 2004 Liga Portuguesa (2): 2005/2006, 2006/2007 Taça de Portugal (1): 2005/2006 Supertaça Portuguesa (1): 2005/2006 Olímpiadas de Atenas 2004 : Ouro Vice Campeão da Copa América (1): 2007 [editar] Curiosidades LuchoGonzalez tem dez tatuagens no seu corpo, incluindo uma do seu ídolo, Diego Maradona, e outra com o nome da mulher em caracteres chineses.» in Wikipédia.
LuchoGonzalez é indubitavelmente, o autêntico patrão do meio campo do F.C. Porto, o nosso "el Comandante". Só quem vai ver um jogo ao vivo se apercebe totalmente da forma como, com elevada elegância e descrição, ocupa todos os espaços do campo, tanto estando na zona defensiva, como num ápice, aparece em zona de finalização. No miolo do terreno, é o expoente da organização da equipa, actuando como um autêntico pêndulo da manobra da equipa. Viu-se nos dois últimos jogos, a falta que fez o Lucho, no primeiro porque não jogou, no segundo porque quando foi substituído a equipa ressentiu-se e de maneira! Grande LuchoGonzalez, é o grande jogador do meio campo do F.C. Porto, "el comandante"!
So close no matter how far
Couldnt be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters
Never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
All these words I dont just say
And nothing else matters
Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters
Never cared for what they do
Never cared for what they know
But I know
So close no matter how far
Couldnt be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters
Never cared for what they do
Never cared for what they know
But I know
Never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
All these words I dont just say
And nothing else matters
Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters
Never cared for what they say
Never cared for games they play
Never cared for what they do
Never cared for what they know
And I know
So close no matter how far
Couldnt be much more from the heart
Forever trusting who we are
No nothing else matters"
«Nothing Else Matters
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"Nothing Else Matters"
Single by Metallica
from the album Metallica
B-side Enter Sandman(live)
Enter Sandman(live)/Harvester of Sorrow(live)/Nothing Else Matters (Demo)
Released 1992
Format CD single
Recorded October 1990 - June 1991
One on One Recording
Los Angeles, California
Genre rock
Power ballad
Length 6:30
Label Elektra Records
Writer James Hetfield
Lars Ulrich
Producer James Hetfield
Lars Ulrich
Bob Rock
Metallica singles chronology
"The Unforgiven"
(1991) "Nothing Else Matters"
(1992) "Wherever I May Roam"
(1992)
"Nothing Else Matters '99"
Single by Metallica
from the album S&M
B-side For Whom the Bell Tolls (S&M Version)/ - Human
Released 2000
Recorded April 21-22, 1999, at Berkeley Community Theatre, Berkeley, California
Genre Symphonic metal
Length 6:47
Label Elektra Records
Writer James Hetfield
Lars Ulrich
Producer Bob Rock
James Hetfield
Lars Ulrich
Michael Kamen
Metallica singles chronology
"Die, Die My Darling"
(1999) "Nothing Else Matters '99"
(2000) "No Leaf Clover"
(2000)
Music sample
"Nothing Else Matters" Problems? See media help.
"Nothing Else Matters" is a song by heavy metal band Metallica. It was first released in 1991 on the self-titled Black Album. Many long-standing Metallica fans, who were used to the harsh lyrical nature of the first three Metallica ballads, did not appreciate the inclusion of a love song. It was one of the principal songs fans pointed to when accusing the band of "selling out." Regardless, the song is now very popular among Metallica fans and hit #11 on the Mainstream Rock Tracks Charts in 1992. It is still played frequently on the radio.» in Wikipédia.
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Este é um daqueles temas a que ninguém fica indiferente! Bem sei que os Metallica são muito mais do que este tema. Eu, particularmente, aprecio muito a obra deste grande grupo musical. Trata-se de uma banda de heavy metal, de grande qualidade, que aconselho, mesmo a quem não goste especialmente, deste género musical!
Mais informações sobre esta banda, poderão ser consultadas no seguinte link: http://www.metallica.com/
Nesta sociedade tão racionalmente louca, às vezes apetece ser um pouco alienado para aguentar isto melhor! Grande música e excelente interpretação dos PinkFloyd, que entretanto, tem sido reinventada por muitos outros, também de forma magnífica!
Ilídio Sardoeira, Escritor e Poeta de Canadelo, Amarante!
"A MINHA ALDEIA
A minha aldeia fica entre montanhas De gigantesco porte desolado, Que ciclópicas mãos, Em primitivas eras, modelaram Com fragaredos nus e terra negra!
Há montes que do caos dimanaram, Em louca desfilada, E ficaram suspensos do infinito Como tomados de íntimo pavor! O derradeiro gesto eternizou-se... que no mundo só fica e permanece A tragédia das coisas e dos homens.
Nela se cruzam ventos rumorosos, Que, nos pinhais noviços, Ensaiam, altas horas da noitinha, Bailados demoníacos.
Ó vento rugidor! Remoto espectro Do mar camoneano e tormentoso! Tu recitas estrofes escabrosas De algum velho poema indecifrável Do tempo dos titans!
A minha aldeia é cheia de carreiros, Que vão de monte a monte... E, pelas tardes êrmas, Meus olhos vão enchê-los de figuras, Apagadas na noite de além-mundo, E que à força de sulcos e pègadas, Os abriram à vida!
São delidas imagens que perpassam Nos caminhos desertos... Mendigos de olhos fundos, encovados, Sacos vazios no ombro... Lenhadores hercúleos carreando Molhos de tojo e de urze reflorida... Pobrezinhas crianças andrajosas Anémicas e tristes, E loucos que arremessam grandes pedras Aos demónios da sua fantasia E que fôram, talvez, os seres primeiros, Que, nas vertentes rudes, Abriram os caminhos tortuosos, A passos de loucura!
E, nos carreiros êrmos, lá vão eles, Lá vão êles, também, Os meus passos, já dados, que não voltam! E lá vou eu, agora, a repetir, Nos torcidos atalhos da memória, As pègadas que dei, uma por uma, Nos caminhos do mundo! (...)
Ilídio Sardoeira, Excerto do Poema A Minha Aldeia, 1940"
«Poeta, professor, escritor e conferencista Ilídio Ribeiro Covelo Sardoeira, escritor, poeta e conferencista, nasceu na freguesia de Canadelo em 12 de Novembro de 1915. Licenciado em Ciências Biológicas, exerceu a docência, foi director da "Voz do Marão" e "Alma Nova" e colaborador de muitas publicações, entre as quais as revistas "Vértice", "Seara Nova", "Labor", "Lusíada" e "Átomo".De entre os escritos que publicou, referem-se, de forma aleatória: "A minha Aldeia", "Pascoaes - um Poeta de sempre", "Provas", "História do Sangue"", "Nota à margem de dois livros" , "Influências do Principio da Incerteza no Pensamento de Pascoaes", "A Origem da Vida", "Poemas".»
Foi com enorme alegria que recebi da minha ex-colega, Dra. Regina Sardoeira, um excerto do poema, "A minha terra", escrito pelo seu tio, o ilustre Professor, Dr. Ilídio Sardoeira, um Poeta de Amarante e de Canadelo, terra que tanto adoro!
A lindíssima aldeia de Canadelo, que tanto inspirou Ilídio Sardoeira!