14/04/17

F.C. do Porto Hóquei Patins - Rafa apontou um dos golos e Nélson Filipe, Hélder Nunes e Gonçalo Alves participaram no jogo em que a seleção nacional bateu Espanha (2-0).



«MAIS UM GOLO DE RAFA NO PLENO DE PORTUGAL

Nélson Filipe, Hélder Nunes e Gonçalo Alves também participaram no jogo em que a seleção nacional bateu Espanha (2-0).

Com a ajuda de um golo do portista Rafa, a seleção nacional de hóquei em patins fez o pleno de vitórias no Grupo A do Torneio das Nações, ao bater esta sexta-feira a Espanha por 2-0 na terceira e última jornada.

Depois de na véspera ter apontado dois golos no triunfo de Portugal sobre Angola (7-1)​, o avançado estabeleceu o resultado final aos 16 minutos de num jogo em que também participaram os outros três Dragões convocados: Nélson Filipe, Hélder Nunes e Gonçalo Alves.

A equipa portuguesa defronta, já este sábado, o segundo classificado do Grupo B, Argentina ou França, nas meias-finais do torneio que se disputa em Montreux, na Suíça.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Hoquei-em-patins-Taca-das-Nacoes-2017-dia-3.aspx

Música Pop/Rock - The Smashing Pumpkins é uma banda de rock alternativo norte-americana formada em Chicago no ano de 1987.




The Smashing Pumpkins - "1979"


The Smashing Pumpkins - "Tonight, Tonight"


The Smashing Pumpkins - "Today"


The Smashing Pumpkins - "Bullet with Butterfly Wings"


The Smashing Pumpkins - "Ava Adore"


The Smashing Pumpkins - "Perfect"


The Smashing Pumpkins - "Thirty-Tree"


The Smashing Pumpkins - "Disarm"


The Smashing Pumpkins - "Cherub Rock"



The Smashing Pumpkins - "Try, Try, Try"


The Smashing Pumpkins - "Stand inside your love"


The Smashing Pumpkins - "Bleed"


The Smashing Pumpkins - "Shame"


"Shame

You're gonna walk on home 
You're gonna walk alone 
You're gonna see this through 
Don't let them get to you 

Shame 

Love is good and love is kind 
Love is drunk and love is blind 
Love is good and love is mine 
Love is drunk all the time 

Shame 

You're gonna walk on home 
You're gonna walk alone 
You're gonna walk so far 
You're gonna wonder who you are 

Shame 

Love is good and love is kind 
Love is good and love is blind 
Love is good and love is mine 
Love is good all the time 


Hello goodbye, you know you made us cry..."

Portugal - As lavadeiras do Norte captadas no seu mister, na Revista Ilustração Portuguesa, 2.ª série, n.º 392, 25 de Agosto de 1913.


(Um excelente tributo às lavadeiras do Norte de Portugal de inicio do século XX)

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/IlustracaoPort/1913/N392/N392_item1/P19.html

Amarante Literatura - No culminar do Triénio Pascoalino, a Biblioteca Nacional de Portugal apresenta uma exposição que reúne um vasto conjunto de cartas de e para Pascoaes, cartões postais, manuscritos e datiloescritos de algumas das obras fundamentais do autor, fotografias de família, amigos e admiradores e ainda alguns exemplares da sua obra plástica.


(Teixeira de Pascoaes com Sebastião da Gama, c. 1946)


«"Pascoaes: de Amarante (Solar de Gatão) ao Universo"

No culminar do Triénio Pascoalino, a Biblioteca Nacional de Portugal apresenta uma exposição que reúne um vasto conjunto de cartas de e para Pascoaes, cartões postais, manuscritos e datiloescritos de algumas das obras fundamentais do autor, fotografias de família, amigos e admiradores e ainda alguns exemplares da sua obra plástica.

A inauguração da exposição Pascoaes: de Amarante (Solar de Gatão) ao Universo é antecedida de uma mesa-redonda - com a presença de António Cândido Franco, Miguel Real, Renato Epifânio e Serafina Martins - e de um concerto pelo Grupo Coral de Queluz, dirigido pelo maestro Pedro Miguel, em que será interpretada uma composição musical inédita de um poema de Teixeira de Pascoaes, da autoria do compositor Gonçalo Lourenço.

Culminando o Triénio Pascoalino, um conjunto de eventos que, em 2014, 2015 e 2017, evocam a figura de Teixeira de Pascoaes (1877-1952), a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), a Câmara Municipal de Amarante (CMA) e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), entre outras ilustres instituições, realizam a exposição Pascoaes: de Amarante (Solar de Gatão) ao Universo que, recriando a atmosfera do espaço familiar e de escrita do poeta, reúne um vasto conjunto de cartas de e para Pascoaes, cartões postais, manuscritos e datiloescritos de algumas das obras fundamentais do autor, fotografias de família, amigos e admiradores e ainda alguns exemplares da sua obra plástica.

A exposição pretende apresentar o desenho radical da existência do poeta em relação privilegiada com o espaço eleito da sua criação distendido pela palavra que, neste sentido, se traduz num apelo cósmico, tão forte quanto o total domínio de si enquanto pensador. 

Sublinhe-se que Teixeira de Pascoaes nos legou uma obra filosófica e literária que rompe com os limites geográficos, dilatando a sua visão e a força do seu espírito pela Eternidade, como ele próprio afirma: «afinal o que é a Poesia? O desejo que certos homens têm de não morrer. Poesia, Arte, Filosofia, Ciência – mãos de náufragos agarradas a uma tábua».

Pretende-se, pois, com esta exposição recriar a atmosfera peculiar da criação de Teixeira de Pascoaes ou a resposta singular que dirige a sua atividade intelectual, admitindo, por um lado, a estreita ligação entre a índole do poeta e o sistema por si idealizado e, por outro, a intimidade existente entre uma ideia tornada nome verdadeiro e a visão plástica que dela nunca se liberta.

Esta qualidade anímica ou psicológica rara pertence às naturezas profundas, cujo carácter de grandeza impregna o pensamento de Pascoaes de uma inabalável robustez, dirigindo-o para um só ato de consciência, sem dispersões, como lembra Kierkegaard. A expressão deste caráter individual torna o ato de criação uma resposta ao incessante apelo cósmico, disposto nestes termos:

Todos temos uma ideia fixa ou prima, que não exclui outras ideias secundárias; antes as subordina aos seus desígnios, como diretora da nossa atividade intelectual. Em mim, predominou sempre a mania de investigar a alma das cousas, ou essa aparição simbolizada nas aparências. Ser fisionomista, perante um lírio, faz sorrir a deusa Flora... Os deuses riem-se de nós, como se ri a morte da vida, quando pomos os olhos numa caveira.

Quem se liberta de uma ideia fixa? (Santo Agostinho, 1945: 9)

Simultaneamente, decorrerá em Amarante, entre 27 e 31 de março de 2017, o Congresso Internacional «Teixeira de Pascoaes: Pensamento e Missão», comemorativo dos 140 anos do seu nascimento e dos 65 da sua morte, no qual se discutirão os tópicos nevrálgicos da sua produção escrita, desde a filosofia, a poesia, a literatura, a pedagogia, a antropologia, a estética, entre outros.  

Recorde-se que, em 2014, entre 29 e 31 de outubro, já se havia realizado o  1.º Congresso Internacional, dedicado ao género literário das biografias, e, entre 15 de outubro e 31 de dezembro, a mostra Biografias de Teixeira de Pascoaes. E em 2015, entre 1 de outubro e 31 de dezembro, a mostra Arte de ser português, bem como, entre 14 e 16 de outubro, o Congresso Internacional Arte de ser português: no centenário da sua publicação, no qual se discutiram os princípios fundamentais da obra de Teixeira de Pascoaes e do pensamento português.» in http://www.e-cultura.sapo.pt/evento/4844

Mais sobre a Obra de Teixeira de Pascoaes:
http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/1910a.html


13/04/17

Concelho de Penafiel - Igreja Românica de São Gens de Boelhe, em Penafiel no ano de 1921, na Revista Ilustração Portuguesa.


(Igreja Românica de Boelhe, Penafiel)

Amarante Literatura - Teixeira de Pascoaes conheceu Philéas Lesbegue, acidentalmente, num navio que estava atracado no porto de Leixões, onde foi comprar tabaco, descobrindo que há muito se conheciam por correspondência.



 
«Enquanto vivia na Foz, Pascoaes costumava ir a bordo dos navios estrangeiros atracados no porto de Leixões para comprar cigarros.

Um dia, encontrou um francês que meteu conversa com ele e falaram de literatura. Teixeira de Pascoaes ofereceu-se para lhe mostrar o Porto, no dia seguinte. O francês ficou radiante. No momento da despedida, trocaram cartões de visita e caíram nos braços um do outro. Tratava-se do poeta Philéas Lesbegue e há muito se conheciam por correspondência.

Mais tarde , em 1931, o poeta das «Fenêtres sur le Monde» veio passar uns dias à Casa de Pascoaes. O Poeta quis recebê-lo com alegria.

Eu organizei um grupo de crianças da aldeia que formavam alas à sua chegada e o cobriam de flores. Ficou encantado e comovido. Era um homem com muito interesse e uma grande sensibilidade.
Dizia que Pascoaes era um dos maiores poetas de sempre da Península ibérica.»  in fotobiografia de Teixeira de Pascoaes "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.


Guerra - Os Estados Unidos usaram esta quinta-feira a mais potente bomba não nuclear construída contra um alegado complexo do autoproclamado Estado Islâmico no Afeganistão.



«EUA usam a mais potente bomba não nuclear no Afeganistão

Estados Unidos usam "a mãe de todas as bombas" contra base do Estado Islâmico.

Os Estados Unidos usaram esta quinta-feira a mais potente bomba não nuclear construída contra um alegado complexo do autoproclamado Estado Islâmico no Afeganistão.

A "mãe de todas as bombas", alcunha pela qual é conhecida a bomba, foi lançada por um avião MC-130 na província de Nangarhar.

A Casa Branca confirma que foi lançada a bomba às 19h00, hora do Afeganistão. Segundo o porta-voz Sean Spicer, foram atingidos túneis e caves usadas pelos terroristas do Estado Islâmico.

“A Administração Trump leva o combate contra o Estado Islâmico de forma muito séria”, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, "foram tomados todos os cuidados para não atingir civis”. Spicer não deu mais informações para já. As próximas serão dadas por fontes militares. Não há, para já, notícia de vítimas.

O General John Nicholson, comandante das forças norte-americanas e internacionais no Afeganistão, repetiu que a bomba foi usada contra "caves e bunkers de combatentes do Estado Islâmico".

Esta é a primeira vez que os norte-americanos utilizam a bomba GBU-43 em combate. Só foi realizado um teste em 2003. Esta bomba terá uma potência equivalente a 11 toneladas de TNT, pesa mais de 10 toneladas, mede mais de nove metros e mais de um metro de diâmetro.» in http://rr.sapo.pt/noticia/81143/eua_usam_a_mae_de_todas_as_bombas_contra_base_do_estado_islamico


(EUA lançam a sua bomba mais potente não nuclear no Afeganistão)


(MOAB largest non nuclear bomb 18,000lbs)


(MOAB - Mother of All Bombs GBU-43/B)

Amarante Festas de Junho - Um registo das festas de junho, de São Gonçalo, na Revista "Ilustração Portugesa" - N.º 698 de 1919, fotografias do Grande fotografo de Penafiel, Vitorino de Melo.



12/04/17

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 30 vs S.L. Benfica 27 - FC Porto venceu o Benfica na quarta jornada da segunda fase do campeonato, no Dragão Caixa.



«TRIUNFO CLÁSSICO SOBRE O BENFICA

FC Porto venceu o Benfica na quarta jornada da segunda fase do campeonato, por 30-27.

O FC Porto venceu na noite desta quarta-feira o Benfica, por 30-27, no clássico da 4.ª jornada da segunda e decisiva fase do Campeonato Nacional de andebol. Depois do triunfo sobre o Sporting​, no sábado, o Dragão Caixa assistiu a novo triunfo portista, que mantém a equipa de Ricardo Costa no comando destacado do campeonato, com três pontos de avanço sobre os leões.

Durante os primeiros 30 minutos foram quase sempre os Dragões a liderar o marcador, embora sempre vigiados de muito perto pela formação encarnada. Assistiu-se, de parte a parte, a uma partida calculista e bem pensada, típica de duas formações que pareciam ter a lição muito bem estudada. Dois golos, por um par de ocasiões, e três, por uma vez (12-9) foi a maior vantagem azul e branca na primeira parte, que terminou com os visitantes em vantagem. Um período de desconcentração, já dentro dos últimos dois minutos, saiu caro à equipa de Ricardo Costa, que assim foi para o descanso com uma desvantagem mínima (16-15).

No segundo tempo, e à procura de anular a desvantagem, os Dragões acertaram as agulhas no ataque e Alfredo Quintana, como também já é habitual encarregou-se de começar a fechar a baliza. Com a etapa complementar a meio, e numa altura em que o jogo já havia voltado à toada da primeira parte, com os portistas na frente com vantagens escassas, o número um dos Dragões transformou-se numa autêntica parede e o principal responsável pela vantagem de três golos cavada à entrada para os últimos 10 minutos. Mas houve também tempo para Hugo Laurentino: isto porque numa altura em que os azuis e brancos jogavam com dois jogadores a menos, o guardião português segurou o ataque encarnado com uma espetacular defesa, enquanto do outro lado do campo se impunham a eficácia de Carrillo e a classe de Miguel Martins.

À entrada para os últimos cinco minutos a vantagem portista era de três golos (27-24), mas a inspiração da “dupla” Laurentino-Carrillo permitiu deixá-la em quatro. A pressão final do Benfica rendeu apenas a diminuição de um fosso que à entrada do momento decisivo já era demasiado alargado para evitar nova vitória portista (30-27). Um triunfo justo no clássico, que mantém as distâncias para o segundo classificado.

Os Dragões prosseguem o percurso na fase final já no sábado, no Pavilhão do Águas Santas, na quinta jornada . A partida que encerra a primeira volta está agendada para as 18h00.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 30-27 
Andebol 1, fase final, 4.ª jornada
12 de abril de 2017
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r), Hugo Laurentino (g.r), Víctor Alvarez (2), Leandro emedo (1), Nikola Spelic, Yoel Morales (3), Gustavo Rodrigues (4), Miguel Martins (5), Rui Silva (4), Daymaro Salina (3), Felipe Santaela, Jose Carrillo (6), Ricardo Moreira (cap), Hugo Santos (2), António Areia e Marko Matic
Treinador: Ricardo Costa

BENFICA: Hugo Figueiras (g.r), Gustavo Capdeville (g.r), Davide Carvalho (1), Hugo Lima (2), Valter Soares, Tiago Pereira (1), João País, Belone Moreira (8), Paulo Moreno (2), Uelington Ferreira (1), Luka Rakocvic (), David Pinto, Alexandre Cavalcanti (3), Jarnej Papez (6), Elledy Semedo (2) e Fábio Antunes (1) 
Treinador: Mariano Ortega

Ao intervalo: 15-16» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/andebol-fc-porto-benfica-4jor-fase-final-andebol-1-16-17.aspx


Andebol: FC Porto-Benfica (Fase final, 4.ª jornada, Andebol 1, 12/04/17)

F.C. do Porto Bilhar - Na 12.ª jornada da zona Norte, os Dragões bateram o Famalicense (3-1), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, e seguem firmes na liderança, agora com 36 pontos, mais sete do que o Leça FC.



«BILHAR: DRAGÕES SOMAM E SEGUEM

Vitória frente ao Famalicense, por 3-1, foi a 38.ª consecutiva no campeonato.

O FC Porto continua intratável no Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, no qual somou, na noite de terça-feira, a 38.ª vitória consecutiva. A última derrota portista, recorde-se, remonta a julho de 2015, diante do Sporting. Na 12.ª jornada da zona Norte, os Dragões bateram o Famalicense (3-1), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, e seguem firmes na liderança, agora com 36 pontos, mais sete do que o Leça FC.

Eis os parciais que ajudaram o FC Porto a manter a invencibilidade na prova e a prolongar o registo vitorioso: Alípio Jorge-Rui Gomes (37-34), Manuel Santos Oliveira-Carlos Veloso (31-33), João Ferreira-Artur Figueiredo (40-24) e Rui Manuel Costa-Jorge Bastos (40-16). Na próxima ronda, a 13.ª, os portistas recebem a Portuguesa de Leça, na segunda-feira (17 de abril), às 21h30, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Bilhar-FC-Porto-Famalicense-Camp-Nac-equipas-zona-Norte-12a-jor.aspx

Pessoas - Naqueles idos anos de 80, 90, do final do século passado, a Bruxa da Aldeia era uma personagem de peso no tecido social local...



«Adelina a Bruxa


Bem sei que o termo feiticeira fica muito melhor, sendo até literáriamente mais sedutor, mas nas nossas aldeias de Entre Douro e Minho, pelos anos oitenta e noventa do século passado, o termo era mesmo: “bruxa”. Em quase todas as aldeias, havia uma mulher, predominantemente,  estes seres estranhos, com poderes do Além, eram do sexo feminino e de meia idade, com um putativo dom: tinham a “morada aberta”, como se costumava dizer. Qualquer mal de amor, de dinheiro, invejas, doenças, era passível de ser resolvido por Lina, a bruxa local. Estes seres que vestiam o papel destas personagens, tinham características muito próprias, idiossincrasias singulares. Deveriam, preferencialmente, ser pessoas muito curiosas, conhecer muita gente, ter uma vasta rede de contatos, de relacionamento fácil e espontâneo. Existia algo de comercial naquele mister, como se costuma dizer, era preciso muita lábia, dotes quase que de encenação teatral, para compor tão complexa figura.

Certo dia, um lavrador da freguesia começou a ter problemas com o seu gado, que ele tão zelosamente cuidava e estimava. Começou por lhe morrer o porco de criação, um mês depois morreu uma vaca leiteira bastante produtiva, passado uma semana deu uma desinteria tal aos coelhos, que foram cerca de vinte à vida. A seguir foram os frangos, galos e galinhas que começaram a tombar como tordos. Tónio das Bouças, como era conhecido localmente, andava triste como a noite, muito abatido e calado. Começou a ver a sua vida a andar para trás, o gado era muito importante para a sua economia familiar, fundamental no sustento da sua família, que estranha maldição o teria atingido, dizia para os seus botões; a sua vida ia de mal a pior. Tónio, não tinha motivos para sorrir, nem para andar de cabeça levantada, a sua vida estava na lama, num estado de desesperança tal que, nada o conseguia animar.

Num dado domingo, foi à missa e todos os amigos lavradores o tentaram animar, pois já constava na freguesia o infortúnio que tinha assolado a vida de Tónio. Um primo que estava mais afastado do ajuntamento, o Zé do Alto Seco, chamou-o à parte onde se encontrava também a sua senhora: “Tónio tu estás com mal de inveja, alguém te deitou olho gordo, acredita no que te digo”. Então, num tom muito sério, a mulher, a Milinha do Alto Seco, acrescentou: “Oh primo você não devia estar a partilhar o seu azar com essa malta, sabe lá se não foi um deles que lhe rogou a praga”. O Tónio continuou a escutar, entre um sentimento de espanto, de mistério e de medo e, de repente, retorquiu: “Oh prima mas isso é possível, assim só com um olhar, dar cabo da vida de um homem…”. A Milinha riu-se e desafiou-o logo de seguida: “Nós vamos levá-lo a um sítio onde vai ficar a saber tudo e como vai poder resolver isso, são coisas do tinhoso”, finalizou ela, a inveja aqui é muita. Assim depois de combinarem tudo, foram, passados três dias a um local ermo na freguesia vizinha, a casa de Adelina a Bruxa, onde chegaram já de noite, era inverno e escuro, um local mesmo inóspito e assustador.

Não foram o primeiro casal a chegar, aguardaram numa sala escura, com pouca luz, tal como a casa toda, esperando com angustia a sua vez. À frente dele estava um casal com uma filha adolescente, com umas grandes olheiras na sua cara pálida, como as casas caiadas, que tinha supostamente, incorporado o demo, segundo os pais estavam a contar a outro casal. Tinha ataques brutais, convulsões, esperneava-se, urinava-se, vomitava, até a sua voz mudar e começar o tinhoso a falar por ela. Era verdadeiramente possuída por um espírito do mal, que incorporava naquele ser frágil, manifestando toda a sua fúria e maldade naquela rapariga escanzelada e enfraquecida. Os pais correram os médicos todos, foi-lhe diagnosticada uma epilepsia. Mas com os medicamentos foi sempre piorando, só a Adelina lhe conseguiu dar algum sossego, com as suas sessões de pseudo-espiritismo. No atendimento a Tónio, na parte da tal incorporação de espírito, a Adelina corada e a falar com uma voz estranha concluiu que um vizinho o invejava muito e que teria que realizar determinados procedimentos, para reverter a sua sorte. Em transe, Adelina repetiu muitas vezes a seguinte lenga lenga: “vai-te espírito da inveja, nas alminhas arderá o teu mal para que se veja”.

Assim, o Tónio teve que levar um coração de cada tipo de animal que morreu e colocá-los com velas a arder, nas alminhas da estrada nova. Segundo Arminda, tal iria livrar o Tónio da má sorte e passar a maldição para quem a lançou previamente. Era noite escura, o Tónio saiu com as amostras de carne e levou-as às alminhas, colocando as velas a arder. Um espetáculo tenebroso e diabólico que assustou os poucos vizinhos e as pessoas que por ali passaram altas horas da madrugada, que conseguiam assistir aquele fogo intrigante e sinistro, uma cena do Inferno, dantesca. O lume iluminava a cruz das alminhas, provocando um efeito bastante perturbador. Passaram uns meses e a vida de Tónio regressou, paulatinamente, à normalidade, os seus animais deixaram de morrer e a sua vida começou a prosperar como nunca… houve um lavrador vizinho que, ao que constou na aldeia, começou a ter problemas com o seu gado, assim de repente… do nada!

Foi conhecido também, o caso de uma jovem que, ao que parece, gostava muito de um rapaz e que estariam já até com planos de constituir família, de se casarem. Inopinadamente, o rapaz deixou a rapariga e fugiu com uma amiga da namorada, a Rita da Eira Velha. Os primeiros eram a Teresa do Alto e o Joaquim da Presa. A Teresa entrou num estado depressivo de tal forma que não falava com ninguém, não conseguia dormir, não tocava em comida e passava os dias prostrada numa tristeza que a invadiu, até às profundezas da sua alma. Os seus pais, o Manel e a Maria do Alto, não sabiam o que mais fazer para aliviar o sofrimento da sua filha, pois esta não respondia a qualquer estimulo exterior. Teresa passou a viver num estado de torpor e com uma astenia angustiante. Parecia que viver já não fazia sentido, morrer seria a única saída deste malogro em que a sua vida se tornou, desaparecer do mundo dos vivos era quase que uma libertação para aquela Alma sofredora.

Os seus pais, muito católicos, estavam relutantes em socorrerem-se dos serviços espirituais de Arminda, mas perante o crescente definhar da sua filha, foram à casa desta, numa tentativa desesperada de resolverem os seus problemas. Adelina, ouviu a história e rapidamente concluiu que fizeram um serviço ao Joaquim, de tal forma que este transferiu todo o interesse e amor que tinha por Teresa, para a Rita de Eira Velha. Entrou novamente em transe e mudando o seu registo de voz, para algo mais diabólico, repetiu várias vezes a seguinte cantilena: “Mau serviço embruxado carrega o coração do Quim para este lado!”. A tarefa a desenvolver a seguir seria arranjar um coração de um jovem recentemente morto, espetar-lhe vários alfinetes e colocá-lo em frente ao quarto da Rita de Eira Velha, durante uma noite, com velas a arder rodeando o sinistro objeto de uma espécie de ritual quase… satánico.

Decorreu um mês, morre na aldeia um rapaz de vinte e poucos anos que teve a infelicidade de cair numa obra onde trabalhava, e, passados poucos dias das suas cerimónias fúnebres, o Manuel e a Maria do Alto, pediram ajuda a alguns familiares para profanar e o túmulo e retirar o coração ao morto. Num espetáculo digno de um filme de terror, lá foram com candeias iluminadas, no escuro da noite, começaram a cavar e, finalmente, retiraram o coração ao rapaz. No entanto, na penumbra da noite, facilmente foram avistados pelos casais mais próximos, que vieram com enxadas e forquilhas e correram em direção aos profanadores e lhes atiraram pedras, agrediram à varada e sacholada. O coração foi recuperado e os primeiros, além de ficarem maltratados, foram censurados, enxovalhados e humilhados por toda a freguesia, durante muitos anos. A Teresa continuou doente até morrer precocemente, enforcou-se na adega dos pais, provavelmente com uma depressão que nunca foi diagnosticada, quanto mais tratada…

Esta realidade foi muito comum nos meios rurais, nas décadas de oitenta e noventa do século passado. Era normal assistir a grandes concentrações de automóveis em frente das casas destas curandeiras rurais, foi uma altura de grande atividade, não diria espiritual, porque isso é uma verdadeira ofensa ao verdadeiro Espiritismo, que respeito; mas antes de charlatanice espiritual… fizeram-se autenticas fortunas, à custa do infortúnio de muita gente humilde e de boa fé. E foi um fenómeno verdadeiramente transversal e interclassista, pois atravessava todas as classes sociais. Para cumulo, alguns padres da igreja católica entravam em encenações de cerimoniais de falsos exorcismos, quando as pessoas estavam era gravemente doentes e frágeis a nível mental. Afinal, era fácil ver um demónio num doente com convulsões e ataques de pânico. Perguntar a um esquizofrénico que, não se tratava, se falava com o diabo, ou com os demónios, era muito provável ter um feedback positivo. Achava piada, designadamente, quando ouvia dizer que uma verdadeira bruxa não levava dinheiro, dado que, no final, contas bem feitas, as pessoas deixavam muitas centenas de contos em oferendas e donativos monetários, ficando, muitas vezes, completamente arruinadas… no entanto, ainda bem que, por crença ou pelos mistérios insondáveis da nossa mente, muita gente se sentiu curada por estes processos, no mínimo, de dúbia intenção…» in http://birdmagazine.blogspot.pt/2017/04/adelina-bruxa.html


AUREA - "THE WITCH SONG" - (Live @ Lisbon Coliseum)



"The Witch Song
Aurea

I'm a witch of a quite refined taste
It is hard to please my burning heart
Plenty of men have attempted but not even one succeeded
They keep trying night and day, what a waste ...

Some bring flowers other smiles gifts of all the types
And they say "I can´t resist your haunting charms"
All them thinking all them dreaming
All them wishing begging for a minute of my shining smile

But sometimes I get fed up of this routine kind of life
I´m surrounded by a million kind offers
But I really want to say, that I don´t want it
Leave me alone, just leave me alone

´cause I see a light bolt
And there is nothing you can do to escape
I´ll cut off your little legs
And chop off your tiny hands
While you beg for a second of rest
´cause I see a light bolt
And there is not much you can do to run away
´cause I will turn your life into a hell!

There are men thinking they are so romantic
And they do their best trying to impress
But not a single one would wait for me
After I show my collection of hearts
Sometimes I feel sad, and nothing cheers me up.
I´m surrounded by a million kind offers
But I really want to say, that I don´t want it
Leave me alone, just leave me alone

Cause I see a light bolt
And there is nothing you can do to escape
I´ll cut off your little legs
And chop off your tiny hands
While you beg for a second of rest
Cause I see a light bolt
And there is not much you can do to run away
Cause I will turn your life into a hell!

That day will come when I dance in the sky
You hold my hand while all the birds fly.
That day will come and I knew that you love
You kiss my lips and do other things too.

What is this music here?
No!

I see hahahah a light bolt
And there is nothing you can do to escape
I´ll cut off your little legs
And chop off your tiny hands
While you beg for a second of rest
Cause I see a light bolt
And there is not much you can do to run away
Cause I will turn your life into a hell!"

Amarante Turismo - Inaugurado em 1997, o Golfe de Amarante foi desenhado pelo arquitecto português, Jorge Santana da Silva, que conseguiu combinar com sucesso no percurso amarantino os ingredientes necessários: a Natureza no esplendor de toda a sua calma e beleza com 18 buracos de puro desafio…



«GOLFE AMARANTE: AULA DE GOLFE E ALMOÇO NO RESTAURANTE O GOLFE

Inaugurado em 1997, o Golfe de Amarante foi desenhado pelo arquiteto português, Jorge Santana da Silva, que conseguiu combinar com sucesso no percurso amarantino os ingredientes necessários: a Natureza no esplendor de toda a sua calma e beleza com 18 buracos de puro desafio…

Não se tratando de um campo muito longo, nos 18 buracos do percurso encontram-se três buracos de Par 5, oito de Par 4 e sete buracos de Par 3.

A necessidade de um bom julgamento das distâncias e o jogo curto apurado deixam no ar um desafio agradável e constante, testando todas as capacidades do jogador. Os greens merecem uma atenção especial, pois as suas ondulações obrigam a um cuidado acrescido.

Condições
O voucher inclui para 1 pessoa:

1 Aula de golfe

60 minutos, bolas de treino e equipamento (tacos)
Almoço no Restaurante O Golfe: couvert, entrada, prato principal, sobremesa, 1 bebida (1 copo de vinho ou 1 cerveja ou 1 sumo/refrigerante ou água) e café
Welcome drink: cálice de vinho do porto | cerveja | sumo | refrigerante
**Voucher válido até 31 Maio de 2017 (mediante reserva e disponibilidade)

Voucher pode ser utilizado a partir dos 12 anos.

Não comparência sem aviso prévio implica a anulação do Voucher sem direito a reembolso

Contactos para reservas: 255446060 ou info@golfedeamarante.com

Localização

Golfe de Amarante

Quinta da Deveza - Fregim | 4600-593 Amarante | Portugal» in https://voucher.sapo.pt/lazer/tempos-livres/detail/28129

Mais informações:
http://www.golfedeamarante.com/

11/04/17

Cidade do Porto - Lavadeiras em Lordelo do Ouro, na Revista Ilustração Portuguesa, n.º 11, 1916.


(Lavadeiras do Porto, Lordelo do Ouro, 1916)

Amarante Travanca - Os Moinhos em Travanca, do Rio Odres, da Revista N.º 11 "Ilustração Portuguesa", 1916.


(Amarante, Travanca, moinhos do Rio Odres, 1916, Ilustração Portuguesa n.º 11)

F.C. do Porto Parcerias - A Repsol já é parceira do FC Porto desde 2006 e vai continuar a sê-lo até junho de 2018, o novo acordo entre as duas parte ficou selado no passado fim de semana, no Camarote Presidencial do Estádio do Dragão, e foi assinado por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Armando Oliveira, administrador da Repsol.



«FC PORTO E REPSOL RENOVAM PARCERIA

Acordo entre as duas partes é agora válido até junho de 2018.

A Repsol já é parceira do FC Porto desde 2006 e vai continuar a sê-lo até junho de 2018. O novo acordo entre as duas parte ficou selado no passado fim de semana, no Camarote Presidencial do Estádio do Dragão, e foi assinado por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Armando Oliveira, administrador da Repsol.

Esta parceria mantém o FC Porto associado a uma marca de caráter global com grande notoriedade e investimento forte ao nível da comunicação no desporto. Esta associação acaba por criar goodwill para a nossa marca, em especial num momento em que se inicia a internacionalização da mesma. A nível corporate, a parceria engloba hospitalidade, visibilidade de marca e o patrocínio da modalidade de ciclismo.

Para os sócios do FC Porto, através desta parceria são dadas condições preferenciais na compra de combustível, fortalecendo assim o vínculo da massa associativa do clube através de benefícios palpáveis.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-e-Repsol-renovam-parceria.aspx
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