Antes da pandemia da Covid-19, a União Europeia pagava mais de 300 mil milhões de euros em importações de gás natural, petróleo e outros combustíveis – atualmente, os efeitos da pandemia, assim como a guerra em solo ucraniano, podem tornar-se fatores para elevar o preço do gás e do combustível do Leste Europeu para níveis máximos. Nos últimos 12 meses, a gasolina ficou mais cara 24% e o diesel 27%, o que significa que para encher o depósito do carro tem de pagar mais entre 15 e 20 euros do que há um ano.
A guerra previsivelmente terá as suas consequências nos preços da gasolina e do gasóleo, já em máximos históricos. Essas circunstâncias fizeram com que muitos consumidores procurassem nos postos de gasolina ‘low cost’ uma alternativa ao reabastecer. Na vizinha Espanha, por exemplo, a Petropix, a maior operadora independente de combustíveis sem franquia, garantiu que gerou uma economia de mais de 8 milhões de euros para os motoristas espanhóis em 2021. Atualmente, são quase 1.300 postos de gasolina automáticos, que atingem 13% de quota de mercado. Apenas as três grandes empresas deste sector, Petroprix, Ballenoil e Plenoil, venderam um total de mais de mil milhões de litros de gasolina e gasóleo no ano passado, com uma redução entre 10 e 15 cêntimos de euro face aos preços médios de outros operadores.
Abastecer num posto de gasolina de marca bem estabelecida em vez de uma de baixo custo pode significar um gasto extra de até 20 cêntimos por litro. Um diferencial importante cuja origem não está na matéria-prima, mas nos aditivos que as grandes petrolíferas decidem adicionar para aumentar o desempenho.
A composição dessas gasolinas é alterada pela introdução de aditivos especiais. Essas substâncias adicionadas à gasolina têm diferentes funções, como lubrificar, atuar como anticongelante ou estabilizante. Antes da companhia petrolífera adicionar esses compostos, as gasolinas são exatamente as mesmas. Cada empresa petrolífera tem a sua fórmula, o que lhes permite diferenciar-se das restantes. Os compostos adicionados que carregam a gasolina mais cara, assim como a sua proporção, são mantidos no mais estrito sigilo pelas marcas.
Outra diferença que pode ser encontrada nos custos mais baixos dos postos de abastecimento ‘low cost’ prende-se com os poucos funcionários e sem necessidade de publicidade. “O segredo é a margem de lucro menor que queremos ter”, revelou Francisco Fernández, responsável pela marca espanhola Ballenoil. Da mesma forma, grande parte dos postos de gasolina low cost estão associados a supermercados, de modo a que seu preço baixo seja um atrativo para o cliente ir realizar compras nas suas instalações, o que permite uma margem de lucro maior.
As diferenças nos combustíveis podem causar avarias no veículos? No caso do gasóleo ‘normal’ ou do gasóleo ‘low cost’, o que diferencia um do outro é o cetano – este índice está relacionado ao intervalo de ignição, ou seja, o tempo entre a injeção do combustível e o início da combustão. Quanto mais alto, mais demora a ignição do combustível, causando uma melhoria na qualidade da combustão, o que pode reduzir as emissões poluentes e até mesmo o ruído e a vibração do motor.
Assim, o combustível conhecido como ‘low cost’ mantém uma série de propriedades mínimas (exigidas a nível nacional e europeu) que garantem a sua qualidade.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/o-segredo-dos-postos-de-gasolina-low-cost-para-oferecer-combustivel-mais-barato/