«Novo autarca quer que comboios suburbanos do Porto cheguem a Amarante
Amarante, 28 out (Lusa) - O novo presidente da Câmara de Amarante quer que os comboios suburbanos do Porto cheguem àquela cidade do interior do distrito, no âmbito de um projeto de remodelação e eletrificação da Linha do Tâmega.
Em declarações à Lusa, José Luís Gaspar (PSD) revelou que já tem indicação positiva da Secretaria de Estado dos Transportes para se avançar com um estudo de viabilidade, acompanhado por técnicos da Refer, da CP e de outros especialistas.
"Esse projeto permitiria uma ligação direta de Amarante ao Porto. Julgo que isso é estruturante para o futuro de Amarante", explicou.
O autarca defendeu as vantagens económicas para a região de se avançar com a reativação do troço da linha, entre a Livração (Linha do Douro) e a cidade de Amarante, suspensa há alguns anos, dotando-a de condições para o transporte de passageiros em composições elétricas.
Para José Luís Gaspar, "tem sentido" eletrificar a infraestrutura, com cerca de 12 quilómetros de extensão, e dotá-la de via larga, articulando a intervenção que está prevista para a Linha do Douro, no troço entre Caíde de Rei e o Marco de Canaveses.
"Eu não consigo provar a sustentabilidade da Linha do Tâmega por si, tenho de provar a sustentabilidade acoplada à linha do Douro, só assim é que faz sentido", frisou.
Em breve, garantiu ainda, avançarão os primeiros trabalhos para se aferir da viabilidade económica da exploração comercial da linha, para além dos custos da sua remodelação.
Só no final daquele trabalho multidisciplinar, dentro de quatro meses, previu Gaspar, é que se vai decidir sobre as condições de concretização do projeto.
"Se a obra for sustentável, virá depois todo o trabalho político que tem que ser feito para pôr em marcha a possibilidade de, dentro de alguns anos, esta linha ser uma realidade", disse o presidente da câmara, acrescentando: "Não quer dizer que o vá conseguir, mas vou lutar por isso. Há alguns indicadores que me levam a acreditar que poderemos alcançar o objetivo, com muito empenho e esforço político".
Gaspar observou, por outro lado, que a ideia de Amarante acaba por ir de encontro à aposta do Governo e da União Europeia quanto à importância de apostar na ferrovia. Por isso, sublinhou, deverá haver meios financeiros (cerca de 45 milhões de euros), sobretudo de fundos da União Europeia, que apoia estas infraestruturas com 85% do investimento.
O autarca de Amarante disse à Lusa que já falou sobre o projeto com os presidentes do Marco de Canaveses, de Celorico de Basto e de Penafiel.
A ideia é criar, em complemento, um equipamento em Amarante, da responsabilidade da autarquia, que permita aos passageiros de vários concelhos deixar o seu carro estacionado e passar a usar o comboio para as suas deslocações ao Porto.
Se aquela infraestrutura vier a ser uma realidade, Gaspar prevê que o turismo e outros setores no concelho possam beneficiar bastante, graças às ligações diretas para o Porto. O comboio poderia transportar, de forma económica e confortável, muitas das centenas de milhares de pessoas que visitam a capital do distrito e que "poderão deslocar-se a Amarante e conhecer o enorme potencial turístico" daquela cidade.
O projeto prevê a remodelação de estações a apeadeiros, dotando-os de melhores condições.
Contudo, se o estudo que agora se vai iniciar concluir pela não sustentabilidade, Gaspar defende, "como plano B", a adaptação do atual canal da linha a um "corredor verde", ao longo do qual evoluirão veículos elétricos de passageiros que farão a ligação de Amarante à Linha do Douro.
O veículo assumirá o transporte, articulando os seus horários com os comboios que fazem a ligação ao Porto na Linha do Douro.
APM // JGJ
Lusa/fim» in http://portocanal.sapo.pt/noticia/9896/