24/09/11

Música - A Cantora Cesária Évora depois de ontem ter anunciado o fim da sua carreira, sofreu hoje um AVC!



«Música: Cesária Évora internada em Paris no Hospital Pitie-Salpetriere devido a um AVC
24 de setembro de 2011, 13:52

A cantora Cesária Évora está internada desde sexta-feira à tarde no hospital de Pitie-Salpetriere, em Paris, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), informou hoje fonte da sua promotora em Lisboa.





"Após ter sofrido um novo AVC, Cesária Evora, foi hospitalizada sexta-feira às 13:00 de Paris [12:00 de Lisboa], no Pitie-Salpetriere”, disse à Lusa fonte da promotora.

A mesma fonte adiantou que “o diagnóstico clínico [de Cesária Évora] é ainda reservado”.

Sexta-feira antes de ser internada a promotora Tumbao que representa Cesária Évora, anunciou que “a cantora decidiu, em acordo com o seu produtor e manager, José da Silva, que iria pôr termo definitivamente à sua carreira”.

A mesma fonte contou à Lusa que “apesar da tristeza de Cesária [Évora], que não queria abandonar os palcos”, por conselho médico viu-se forçada a tal.

Cesária Évora nasceu no Mindelo a 27 de agosto de 1941 e é considerada a “embaixadora da morna”, música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, tendo já editado 24 discos, entre originais, espetáculos ao vivo e parcerias com outros artistas de vários países, como Caetano Veloso ou Marisa Monte.

A 10 de maio do ano passado, Cesária Évora foi submetida a uma cirurgia de urgência ao coração, também em França, onde permaneceu um mês em recuperação. A 16 de junho desse ano, a "diva dos pés descalços" como é referenciada pela imprensa francesa, regressou à cidade onde nasceu para "descansar" e para que os cabo-verdianos vissem que estava bem, disse na altura à Lusa.

Pouco tempo depois, tornaria a cantar com os seus músicos habituais e a preparar um novo disco de originais. Este trabalho não tem data certa para sair, “talvez em 2012” – referiu a cantora declarações à Lusa no mês passado.

@Lusa» in 
Cesária Évora - "Sodade" - (Live)


"Sodade
Cesaria 
Évora

Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau
Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau"

F.C. do Porto Andebol - Belenenses 27 vs F.C. do Porto Vitalis 33 - Dragões continuam a vencer e a convencer na Liga Nacional de Andebol!

«FC PORTO BATE BELENENSES POR 33-27

O FC Porto foi na tarde desta sábado bater o Belenenses por 33-27, em jogo a contar para a quinta jornada da primeira fase do campeonato nacional de andebol. O FC Porto já vencia por 14-13 ao intervalo.

Com uma exibição muito forte no ataque, o FC Porto somou a quarta vitória consecutiva no campeonato de andebol, desembaraçando-se da sempre difícil deslocação ao Restelo, vencendo de forma clara um Belenenses que não pôde resistir ao melhor jogo dos Dragões.

Foi já na segunda parte que o FC Porto disparou no marcador, depois de chegar ao descanso a vencer por apenas uma bola, com especial destaque para a veia goleadora de Tiago Rocha (10) e Ricardo Moreira (9), os dois juntos autores de 19 dos 33 golos dos Dragões.

O FC Porto volta a jogar no próximo sábado, quando receber às 17 horas o Xico Andebol, no Dragão Caixa.» in 
http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Andebol/Noticias/noticiaandebol_andfcpbelenenses_240911_64111.asp

Religião - São Roque Padroeiro dos inválidos, cirurgiões, protetor do gado, contra doenças contagiosas e a peste!

«SÃO ROQUE – 16 de agosto

Padroeiro dos inválidos, cirurgiões, protetor do gado, contra doenças contagiosas e a peste.

Significado do nome: eremita, homem grande e forte


Originário de família nobre, distinta e abastada, São Roque nasceu em Montpellier, na França, em 1295.
Seu nascimento teve o significado de um grande dom de Deus e fruto das orações de seus pais. Libéria, sua mãe, mulher virtuosa, era devotada de Nossa Senhora, a quem recorreu, pedindo a graça de ter um filho, apesar de sua idade avançada. Foi atendida em seu anseio e dedicou-se com cuidado à educação de Roque, incutindo-lhe desde cedo a devoção à Nossa Senhora.
Perdeu os pais entre os quinze e vinte anos, herdando um enorme patrimônio. Mas as aspirações de Roque eram por outra herança: queria viver na pobreza, imitando a Cristo.
Assim, inclinado para a piedade, repartiu entre os pobres, em segredo, tudo o que pode colher de suas rendas. Como a idade não lhe permitia dispor nem alienar seus bens de raiz, confiou-os a um tio, partindo sem nada para Roma, mendigando pelo caminho.
Chegando a Toscana, em Aguapendente, viu a grande mortalidade causada pela peste. Levado pelo desejo de ser útil aos empestados, pediu permissão ao administrador do hospital para assistir aos doentes, o que lhe foi permitido.
Logo que Roque se meteu entre os empestados, cessou a epidemia da doença naquela cidade. O mesmo se deu em Cesena e outras localidades; dizia-se que a peste fugia de Roque.
Tomando conhecimento de que a epidemia chegara a Roma, Roque partiu imediatamente. Lá chegando, foi ouvido em confissão pelo cardeal Britânico que então tomou conhecimento dos dons que o Santo possuía. Pediu-lhe para que suplicasse a Deus pelo fim do flagelo que atingia a cidade. Roque fez a oração e sentindo que alcançara a graça, convidou o cardeal a agradece-la juntamente com ele. Mas esse fato se creditou à virtude do Santo.
Permaneceu em Roma por três anos, praticando a caridade na assistência aos enfermos. Ao retornar à França, foi passando por localidades da Itália, onde já havia estado. Ficou por alguns anos nas cidades da Lombardia, tratando os doentes a quem, muitas vezes, curava com o sinal da cruz.
Em Piacenza (Palencia), acabou por contrair a doença. Certa noite despertou com febre e dor aguda na perna esquerda, o que o fazia gritar. A violência do mal não lhe permitia tranqüilidade interior. Para não perturbar com seus gritos os outros doentes do hospital, dirigiu-se para fora da cidade, à entrada de um bosque, onde encontrou uma pequena choça que lhe serviu de abrigo. Esse foi seu refúgio para não perturbar ninguém.
Com a graça de Deus, Roque viu brotar perto da cabana, um manancial de água cristalina. Com ela, sentia mais alívio, ao lavar suas feridas. Se não fosse um cão que todos os dias lhe trazia pão roubado da mesa do dono, teria morrido de fome. O dono do cão, intrigado com a regularidade com que este lhe roubava o pão, seguiu-o certa vez, pela floresta, encontrando Roque, de quem tornou-se amigo, fazendo o possível para ajuda-lo.
Curado da peste, Roque dirigiu-se para à França a fim de liquidar o restante de seus bens. Montepellier estava em guerra civil quando lá chegou. Tido como espião, foi levado à presença do governador que era seu tio. Diante dele, sequer afirmou sua identidade. Ninguém o reconheceu, pois os anos e a vida que levara alteraram-lhe a fisionomia e a aparência. Preso, ficou num calabouço escuro durante cinco anos. Seu alimento era pão e água, passando os dias em oração. Sua consolação estava em Deus e na Virgem Maria.
O carcereiro da prisão admirava-se da extraordinária paciência do Santo e considerava-o diferente dos outros presos.
Sentindo que a própria morte se aproximava, Roque pediu a presença de um sacerdote para se confessar e comungar. Por tudo o que disse, o confessor notou que aquele era um homem extraordinário e comunicou suas impressões ao governador. Este, porém, desconsiderou a apreciação do sacerdote.
Completamente abandonado Roque, falecia pouco depois. Era o dia 16 de agosto de 1327. Ao descer ao calabouço, o carcereiro viu uma luz muito brilhante saindo pelas brechas da cela. Abriu a porta e encontrou Roque morto, estendido no chão.
Difundiu-se pela cidade, rapidamente, a notícia de que havia falecido um Santo na prisão. Muitas pessoas dirigiram-se para lá. Entre os visitantes, estava também sua avó, que reconheceu o corpo de Roque por uma mancha cor de vinho, em forma de cruz, que ele tinha no peito.
Ao ter conhecimento de que o morto era seu sobrinho, o governador ficou inconsolável pela dureza com que o tratara e providenciou suntuosos funerais. O corpo de Roque foi conduzido triunfalmente pelas ruas da cidade, acompanhado de clero, nobreza e povo.
Em seu nome, logo aparecerem diversos e prodigiosos milagres. Durante o Concílio de Constança, em 1414, São Roque foi invocado contra a peste que tomara conta da cidade. A partir dessa data, o culto de São Roque se estendeu por toda a Europa, particularmente à Itália e à Flandres. Este culto foi solenemente confirmado pelo Papa Urbano VIII e por dois decretos da Sagrada Congregação dos Ritos de 16 de julho e 26 de novembro de 1629.


Relíquia


Venera-se na igreja matriz da cidade de São Roque uma parcela do braço de São Roque. Essa relíquia foi concedida à nossa igreja, em 1953 pelo eminentíssimo cardeal Adeodato Piazza. Acha-se ela encerrada em artístico relicário feito em Milão ( Itália ). Dignos de nota são os três medalhões ( de puro esmalte ) que ornam o pé do relicário: o primeiro é o mapa do Brasil - o segundo é o mapa do estado de São Paulo com o município de São Roque representado por um cacho de uvas - o terceiro é o escudo da Ordem dos Carmelitas Descalços, a cujos cuidados estava confiada.


Oração à São Roque


Glorioso São Roque, alcançai-nos de Cristo Nosso Senhor as graças que nos são necessárias para vivermos dignamente a vida cristã.
Aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade.
Seguindo o Vosso Exemplo queremos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como Cristo nos mandou.
Queremos ajudar aos pobres, aos doentes, aos necessitados de toda a espécie, como vós mesmo o fizestes.
E que um dia, na glória do céu, nós possamos, convosco, gozar da vida eterna. Amém.


Oração à São Roque - Para alcançar a cura em qualquer enfermidade


Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas. Oh! Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda perigosa que é o pecado. Amém.» in http://www.igrejaparati.com.br/santos_-_s%C3%A3o_roque.htm

Música Portuguesa - Paula Praça um grande nome da Música Contemporânea Portuguesa!



Paulo Praça - "Um Amor Alheio"



Paulo Praça - "(Diz) A Verdade"

Paulo Praça - "À FORÇA DA NOSSA VOZ"
Paulo Praça - "Bellevue"
GNR - "Bellevue" - (In Vivo no Coliseu de Lisboa, 1990)

Paulo Praça - "A princesa que não quis ser salva"
Paulo Praça - "A Arquitectura da Ecologia"

«Paulo Praça
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Informação geral
Origem Vila do Conde
País Portugal


Gêneros Pop-rock


Instrumentos voz, guitarra


Afiliações Hoje
Plaza


Página oficial paulopraca.com


Paulo Praça é um músico e cantor português, conhecido de projectos musicais como as bandas Plaza, Turbo Junkie e Grace. Em 2007, Paulo lança o seu primeiro álbum a solo, Disco de Cabeceira, sendo o seu primeiro single Diz(A verdade).[1]Disco de Cabeceira, produzido por Mário Barreiros, é uma parceria de composição com Valter Hugo Mãe, poeta-romancista (vencedor do prémio José Saramago 2007).[2]
Em 2009, Praça integra o projecto pop de homenagem a Amália Rodrigues, Amália Hoje.[3]


Índice [esconder]
1 Discografia
1.1 A solo


2 Ligações externas


3 Referências
[editar]Discografia


[editar]A solo
2007- Disco de Cabeceira
[editar]Ligações externas


Paulo Praça na fonoteca-catálogo
Referências


↑ blitz.aeiou.pt/ Playlist: Paulo Praça - «(Diz) A Verdade»
↑ cultura.fnac.pt/Agenda/ paulo-praca
↑ Amália: fado em versão pop no IOL Música de 2 de abril de 2009» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Pra%C3%A7a


"Diz a verdade
Paulo Praça


Se te perguntarem por nos
Sobre que coisas fazemos
Quando estamos juntos
Diz a verdade
Que deslocamos os cometas sem querer
As estrelas p'ra desenhos
E a lua garantindo o amor
Se te perguntarem por nos
Sobre que coisas fazemos
Quando estamos juntos
Diz a verdade
Que deslocamos os cometas sem querer
As estrelas p'ra desenhos
E a lua garantindo o amor
Diz a verdade sobre a intervenção
Na cósmica escolha dos casais
A obrigação de nos obedecer
Não fosse o universo
Desentender quem somos
E favorecer a separação
Não fosse o universo
Desentender quem somos
E favorecer a separação
O melhor e não nos havermos conhecido
Se te perguntarem por nos
Sobre que coisas fazemos
Quando estamos juntos
Diz a verdade sobre a intervenção
Que deslocamos os cometas sem querer
As estrelas p'ra desenhos
E a lua garantindo o amor
Diz a verdade sobre a intervenção
Na cósmica escolha dos casais
A obrigação de nos obedecer
Não fosse o universo
Desentender quem somos
E favorecer a separação
Não fosse o universo
Desentender quem somos
E favorecer a separação
Não fosse o universo
Desentender quem somos
E favorecer a separação
Não fosse o universo
Desentender quem somos
E favorecer a separação
O melhor é não nos havermos conhecido"

Amarante Fregim - Flores de Outono, em Rio e Chãos, Fregim, Amarante!

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A beleza das flores de Outono, em Fregim, Amarante!


23/09/11

Liga Zon/Sagres: F.C. do Porto 2 vs S.L. Benfica 2 - Mais um Grande Jogo de James, Hulk e Moutinho, com Jesus a ver...




«As decisões ficam para mais tarde


FC Porto e Benfica empataram a dois golos no estádio do Dragão.


O FC Porto e o Benfica empataram esta sexta-feira a dois golos em jogo que abriu a sexta jornada da Liga de futebol.
Kléber, aos 35 minutos, colocou os dragões em vantagem, que se manteve até ao início da segunda parte quando Cardozo empatou o encontro. Valeu ao FC Porto Otamendi, dois minutos depois do tento encarnado, recolocar os azuis e brancos no comando. Só que a festa portista ficou ‘estragada’ quando Gaitán, empatou aos 83’.
Com este empate, as duas equipas mantém-se na liderança em igualdade pontual e, caso o Sporting de Braga vença, estarão os três na frente.
O clássico começou bem, ainda fora das quatro linhas. Não houve incidentes de maior, num jogo considerado sempre de alto risco, e assim se manteve durante os 90 minutos. O ritmo, já em campo, também não era frenético, como em anos anteriores.
Na primeira parte, houve total domínio azul e branco. Jesus não mexeu na equipa e Vitor Pereira já pode contar com Hulk, que a bem da verdade, faz muita diferença. Foi dos pés do brasileiro que saíram as jogadas de maior perigo para a baliza de Artur. No primeiro minuto de jogo, já o ‘Incrível’ tentava fazer estragos. Arrancada do brasileiro, a passar por Emerson, a levar a bola até ao centro e a rematar com força, mas por cima. De novo, aos 11’, numa jogada idêntica e desta vez a bola passou a milímetros das redes encarnadas.
Um pouco antes, foi o Benfica, na jogada de maior perigo do primeiro tempo. Nolito cruzou para Cardozo, que chegou atrasado, quando era só encostar.
Continuou o FC Porto no comando e Fucile, aos 28’, a fazer Artur brilhar. O lateral uruguaio só tinha de encostar, depois de um bom passe de Guarin.
O golo surgiu aos 35’, num cabeceamento de Kléber ao segundo poste. O FC Porto foi a vencer para o intervalo, mas tudo mudou assim que a partida recomeçou.
Sem muito fazer por isso, o Benfica, por Cardozo, aos 47’, igualou a partida, com Nolito a dar o tento ao paraguaio. A festa dos poucos benfiquistas durou escassos quatro minutos, já que Otamendi, na jogada seguinte, depois de um canto batido, com Varela a servir o companheiro de equipa e apanhar a defesa do Benfica em contra-pé. Foi, talvez, o melhor e mais emocionante momento do encontro.
Depois disso, o FC Porto tornou-se mais cauteloso, ainda que mantivesse o jogo ‘debaixo de olho’. No entanto, não foi suficiente e das poucas vezes que perturbou Helton, o Benfica acabou por ser muito eficaz. A oito minutos do final, Gaitán foi servido por Saviola, acabado de entrar para o lugar de Aimar, e a dupla a fazer o 2-2- Antes de entrar a bola ainda embateu na trave.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/09/23/porto_benfica_final.html

Porto e Benfica empatam justamente num jogo com duas partes bem distintas, a primeira é do Porto e a segunda é do Benfica!

Universidade do Minho - Está online a “Feira Popular” um espaço multimédia e interactivo!




«Manual Digital: Feira Popular


Está online a “Feira Popular” um espaço multimédia e interactivo onde as crianças têm acesso a um conjunto de jogos que os auxiliarão na maturação de capacidades cognitivas essenciais à aprendizagem da leitura e da escrita.


Neste espaço são desenvolvidas várias competências tais como a memória visual, a discriminação auditiva, a organização espacial, a seriação, a classificação, a consciência da palavra, a consciência silábica, o raciocínio lógico, o estabelecimento de relações e de previsões (construção de padrões) e o desenvolvimento lexical.


Grato pela vossa atenção,


Carlos Neves Moreira
cnm.lusoinfo@gmail.com
www.manualdigital.pt
Siga no facebook: https://www.facebook.com/manualdigital
telm: 938 111 882»

Amarante Antiga - Lembrar a Velha Rua do Seixedo, uma das mais típicas de Amarante!

Rua do Seixedo

Uma rua que tinha uma antiga ponte que permitia atravessar a Ribeira de Real e, onde por baixo da Ponte havia um lavadouro antigo e os seixos característicos que faziam o empedrado da Rua. As casas à frente do Solar de Magalhães já não existem, nem as primeiras casas à direita, no início da Rua do Seixedo. Quem cá estiver, ainda vai assistir a escavações para redescobrir a velha Ponte de Santa Luzia, fica aqui registada esta profecia, para memória futura. Santa Luzia, mais um dislate urbanístico do Município Amarantino... esta Rua do Seixedo era a principal da margem direita do rio, em direção ao centro, da Ancestral Vila de Amarante.


Personalidades - O compositor e produtor José Niza, hoje falecido, aos 73 anos, foi o autor de «E Depois do Adeus», canção escrita para a 12ª edição do Festival RTP, que viria a servir de primeira senha à revolução de 25 de Abril de 1974!


«José Niza: Autor de «E Depois do Adeus» foi compositor e defensor da música

23 de setembro de 2011


O compositor e produtor José Niza, hoje falecido, aos 73 anos, foi o autor de «E Depois do Adeus», canção escrita para a 12ª edição do Festival RTP, que viria a servir de primeira senha à revolução de 25 de Abril de 1974.
José Manuel Niza Antunes Mendes José nasceu a 16 de setembro de 1938, em Lisboa, mas passou a infância e juventude em Santarém, de onde saiu aos 17 anos para ir estudar Medicina e Psiquiatria em Coimbra, cidade onde se iniciaria na música, através do fado.
Foi em Coimbra que conheceu José Afonso e Adriano Correia de Oliveira e, em 1961, com Proença de Carvalho, Rui Ressurreição e Joaquim Caixeiro, fundou um quarteto de jazz e o Clube de Jazz do Orfeu.
Interrompeu nesse ano os estudos devido à morte do pai, tendo regressado a Coimbra cinco anos mais tarde, em 1966, para os retomar.
Até 1969, criou música para peças de teatro como «A Excepção e a regra», apresentada no centro paroquial de Águeda, que a polícia política da ditadura do Estado Novo, a PIDE, viria a encerrar.
José Niza foi chamado várias vezes à PIDE para interrogatório, sobretudo durante a greve académica de 1969, que teve como um dos hinos a canção «Cantar de Emigrante», por ele composta.
Destacado para Angola em 1970, José Niza foi ali alferes-médico do Exército português e criou músicas do disco de Adriano Correia de Oliveira «Gente de Aqui e de Agora», que viria a ser lançado em outubro de 1971.
Também compôs «Fala do Homem Nascido», com base em poemas de António Gedeão, disco que viria a sair em 1972, com arranjos orquestrais de José Calvário e vozes de Tonicha, Carlos Mendes, Duarte Mendes e Samuel.
Quando assumiu a liderança da editora Orfeu, passou a produzir diversos trabalhos de cantores portugueses como Fausto, Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, Vitorino, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
Antes de «E Depois do Adeus» - senha musical para o Movimento das Forças Armadas - José Niza já tinha conquistado o Festival da Canção da RTP, em 1972, com José Calvário e Carlos Mendes, com o tema «A Festa da Vida».
Após o 25 de abril de 1974, filiado no Partido Socialista, José Niza deixou a editora Orfeu e passou a dedicar-se à política, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo de Santarém e, em 1977 e 1978, tendo o cargo de diretor de Programas da RTP.
Em 1983 e 1984 voltou à RTP como administrador ligado à produção e, em 1985, regressou ao Parlamento, onde procurou defender as questões ligadas à música, participando, por exemplo, na elaboração da legislação relativa à obrigatoriedade de passagem de cinquenta por cento de música portuguesa nas estações de rádio do país.
Deixou de ser deputado em 1999, mas manteve-se como assessor do presidente da Assembleia da República, Almeida Santos.» in http://musica.sapo.pt/noticias/jose-niza-autor-de-e-depois-do-adeus-foi-compositor-e-defensor-da-musica
(E Depois do Adeus», interpretado por Paulo de Carvalho tema vencedor do Festival da Canção de 1974)
(Uma Flor de Verde Pinho», interpretado por Carlos do Carmo, tema vencedor do Festival da Canção de 1976)

Ciência - Num artigo publicado hoje na revista científica britânica Nature, Filipe Cabreiro, 30 anos, sustenta que as sirtuínas “não têm efeito nenhum na longevidade” humana, ao contrário do que foi dado como adquirido durante vários anos!





«Cientista português acaba com mito do "gene da longevidade"



Filipe Cabreiro desmontou uma «verdade» nascida em 1999


2011-09-21
A investigação de um cientista português atirou por terra a ideia estabelecida de que as sirtuínas, proteína existente nas leveduras, incluindo a do pão, e baptizada "gene da longevidade", prolongariam a vida.

Num artigo publicado hoje na revista científica britânica Nature, Filipe Cabreiro, 30 anos, sustenta que as sirtuínas “não têm efeito nenhum na longevidade” humana, ao contrário do que foi dado como adquirido durante vários anos, disse o cientista à agência Lusa.

Desde que foi anunciado por cientistas, em 1999, que aquela proteína prolongaria a vida humana, as empresas farmacêuticas aguçaram o seu interesse económico pela substância, perante a perspectiva de que estariam na presença do medicamento mais apetecido pelos consumidores.


Entre os negócios que se realizaram desde então destaca-se a compra da empresa ligada à descoberta, em 2003, pelo gigante farmacêutico Glaxo SmithKline por 720 milhões de dólares.


Um ano depois surgiram os primeiros estudos que colocam em causa a anterior tese de que os genes da sirtuína, quando hiper-activados, prolongavam a vida de um verme e da mosca da fruta, usados nas experiências, nalguns casos até 50 por cento.


O ativador da proteína seria o resveratrol, um produto natural existente no vinho tinto, com o qual se começaram até a produzir cremes anti-envelhecimento.

No estudo que o bioquímico Filipe Cabreiro realizou, com a colaboração dos seus colegas do Institute of Healthy Ageing do University College London e outros cientistas da Universidade de Washington (Seattle) e da Universidade de Semmelweis (Budapeste), começaram por examinar duas estirpes de vermes usadas em dois dos estudos originais, ambas manipuladas geneticamente de modo a conterem o gene das sirtuínas hiper-activado, refere um resumo do texto que é publicado hoje.



Estes animais transgénicos (com genes de outra espécie) viviam de facto bastante mais tempo do que os vermes de tipo selvagem (não manipulados geneticamente) tal como tinha sido descrito por outros grupos.

Estudo mal recebido


Contudo, quando os vermes manipulados eram cruzados com vermes de tipo selvagem - de forma a terem um fundo genético igual que permitisse ter a certeza que os resultados só se deviam à sirtuína - os transgénicos passavam a ter uma longevidade normal apesar de os altos níveis de sirtuínas se manterem, acrescenta.


Conclui-se então que seria outro factor genético o responsável pela longevidade anormal dos animais manipulados. Numa das duas estirpes originais, Filipe Cabreiro identificou este factor como sendo um gene do desenvolvimento das células nervosas.


Quando usaram moscas da fruta, chegaram também à conclusão que a causa do aumento da sua longevidade não eram as sirtuínas.

Quando apresentou pela primeira vez em público as suas conclusões, num congresso em Boston, Filipe Cabreiro disse ter recebido ataques pessoais de muitos cientistas defensores da teoria da associação daquelas proteínas ao prolongamento da vida humana, ilustrando o impacto que o seu trabalho teve na comunidade científica.


Agora, o cientista português a trabalhar em Londres há três anos está a estudar uma droga anti-diabética que, essa sim, admite que possa aumentar a longevidade, disse o investigador à Lusa.» in 

22/09/11

F.C. do Porto - Os avançados Hulk e Kléber foram convocados esta quinta-feira pelo seleccionador Mano Menezes para representar o Brasil, que defronta, em encontros amigáveis, a Costa Rica e o México!

«HULK E KLÉBER NA SELECÇÃO BRASILEIRA


Os avançados Hulk e Kléber foram convocados esta quinta-feira pelo seleccionador Mano Menezes para representar o Brasil, que defronta, em encontros amigáveis, a Costa Rica e o México. O primeiro desafio é a 7 de Outubro, em San José, capital da Costa Rica, enquanto que o confronto com a congénere mexicana é na cidade de Torreón, a 11 de Outubro.


Hulk já soma quatro internacionalizações, enquanto que no caso de Kléber se trata da estreia, aos 21 anos. Esse facto mereceu um comentário de Mano Menezes, na conferência de imprensa de apresentação da convocatória: “O Kléber agarrou um lugar no FC Porto depois da saída de Falcao. É um jogador jovem, que queríamos conhecer um pouco mais adiante, mas a perda de dois jogadores nesta posição abriu uma ocasião e vamos vê-lo”.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futhulkklebersel_220911_64070.asp

F.C. PORTO 2 - 1 Shakhtar - (2011)

Acidentes - Sónia Brazão provocou propositadamente uma fuga de gás na sua residência, mas não queria provocar a explosão que viria a provocar-lhe ferimentos graves e danos avultados no edifício!



«PJ considera que Sónia Brazão tentou suicidar-se


Está concluída a investigação da Polícia Judiciária à explosão que vitimou a actriz Sónia Brazão, no passado dia 3 de Junho na sua residência de Algés.


Sónia Brazão abriu intencionalmente os bicos de gás do fogão, mas que a sua intenção não era provocar a explosão que se seguiu, lê-se no relatório dos investigadores da Polícia Judiciária (PJ) que hoje chegou ao Ministério Público (MP) de Oeiras.


A Polícia Judiciária chegou a duas conclusões: Sónia Brazão provocou propositadamente uma fuga de gás na sua residência, mas não queria provocar a explosão que viria a provocar-lhe ferimentos graves e danos avultados no edifício.

As consequências que a actriz esperava eram certamente outras – conclui o relatório – mas, ao accionar uma fonte de energia, por exemplo um electrodoméstico, acabou por provocar a explosão.
Ambas as situações estão previstas no Código Penal e ambas no artigo 272 o que fez com que a actriz fosse constituída arguida a meio da investigação, já quase no final de Julho.

De acordo com esse artigo, Sónia Brazão incorre em penas de prisão que podem ir dos três aos 10 anos de prisão ou de um a oito anos, caso, em julgamento se venha a considerar determinante o factor negligente.

Os próximos passos estão agora nas mãos do Ministério Público de Oeiras, que terá que formalizar a acusação.
Celso Paiva» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=173924

F.C. do Porto Andebol - F.C. do Porto Vitalis 34 vs ISMAI 23 - Dragões vencem Maiatos aguerridos, num jogo muito equilibrada na primeira parte!

«ISMAI DEU LUTA MAS NÃO RESISTIU AOS DRAGÕES


O FC Porto Vitalis venceu esta quarta-feira o ISMAI por 34-23, em encontro da quarta jornada do Andebol 1. Os maiatos, que subiram esta temporada ao primeiro escalão, foram um adversário aguerrido, mas a maior capacidade técnica e velocidade dos Dragões veio naturalmente ao de cima. Os melhores marcadores da partida, com oito golos, foram Ricardo Moreira e Pedro Spínola.


Durante o primeiro quarto de hora, o ISMAI defendeu de forma muito aguerrida e foi conseguindo encontrar soluções no ataque para evitar a superioridade do FC Porto. Os forasteiros lideravam por 7-10 aos 15 minutos, momento em que o treinador Obradovic pediu um desconto de tempo. Os Dragões impuseram mais intensidade no regresso ao jogo, recuperaram no marcador (11-11 aos 20 minutos) e chegaram ao intervalo já a vencer, por 15-12.


No segundo tempo, manteve-se a mesma toada, com os portistas a explorarem quase na perfeição o contra-ataque: durante todo o encontro, apenas não concretizaram uma das nove situações de que dispuseram. Em termos estatísticos, realce ainda para a eficácia de 67 por cento nos remates de segunda linha. O jovem Sérgio Rola apontou o último tento de um encontro em que o FC Porto assegurou a terceira vitória consecutiva no campeonato.


"Os jogadores contam com estes pontos antes da partida, mas na segunda parte melhorámos e conseguimos ganhar. No desconto de tempo da primeira parte disse aos jogadores que tinham de jogar como treinamos e melhorar. Foi o que aconteceu", declarou Obradovic no final da partida. Tiago Rocha, que regressou à equipa após dois encontros de suspensão, alinhou pelo mesmo discurso: "Entrámos um pouco relaxados e demorámos a entrar no jogo, mas depois as coisas começaram a correr bem e fizemos um jogo mais conseguido do que inicialmente podia parecer".


FICHA DE JOGO


FC Porto Vitalis-ISMAI, 34-23
Andebol 1, primeira fase, quarta jornada
21 de Setembro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 541 espectadores


Árbitros: André Andrade e Telmo Neves


FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota (3), João Ramos (1), Ricardo Moreira «cap.» (8), Pedro Spínola (8), Tiago Rocha (6) e Gilberto Duarte (5)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Eduardo Filipe (1), Ricardo Costa, Sérgio Rola (1) e Melancic (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic


ISMAI: Rui Pereira (g.r.), Manuel Sousa (4), Luís Gonçalves, José Veloso (4), Manuel Guedes (3), Sérgio Martins (2) e Diogo Oliveira (4)
Jogaram ainda: Tiago Amorim (g.r.), Bruno Soares, Tiago Silva, Luís Santos, Sérgio Silva, Daniel Costa (6) e Diogo Sousa
Treinador: Paulo Sá


Ao intervalo: 15-12
Disciplina: cartão vermelho para Diogo Oliveira (55m)» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Andebol/Noticias/noticiaandebol_andfcpismaicro_210911_64062.asp

Música Pop/Rock - R.E.M., a Banda de Michael Stipe despede-se com "gratidão e espanto", após 31 anos e 15 álbuns de estúdio.Os R.E.M anunciaram o fim da sua carreira!

R.E.M. anunciam o fim -

«R.E.M. anunciam o fim


Banda de Michael Stipe despede-se com "gratidão e espanto", após 31 anos e 15 álbuns de estúdio.Os R.E.M anunciaram o fim da sua carreira.


A banda norte-americana, formada em 1980 na cidade norte-americana de Athens, na Georgia, escreveu no seu site: "Aos nossos fãs e amigos: enquanto R.E.M., e como amigos de longa data e conspiradores, decidimos acabar com a banda. Despedimo-nos com um grande sentido de gratidão, e completude, e espanto por tudo aquilo que alcançámos. A todos os que alguma vez se sentiram tocados pela nossa música, o nosso mais profundo agradecimento por terem ouvido".


O último disco dos R.E.M., Collapse Into Now , saiu este ano. Na altura, a banda anunciou que não iria fazer qualquer digressão para promovê-lo.»


Recorde aqui o longo percurso dos R.E.M. em telediscos.


Ler mais: http://aeiou.blitz.pt/rem-anunciam-o-fim=f76639#ixzz1YfSUFLfp
R.E.M. - "Everybody Hurts"

R.E.M. - "Drive"
Losing - "My Religion"
R.E.M. - "Man On The Moon"
R.E.M. - "It's The End Of The World"
R.E.M. - The One I Love

R.E.M. - "Fall On Me"


"Everybody Hurts
(Berry/Buck/Mills/Stipe)


When the day is long and the night, the night is yours alone,
When you're sure you've had enough of this life, well hang on
Don't let yourself go, 'cause everybody cries and everybody hurts sometimes


Sometimes everything is wrong. Now it's time to sing along
When your day is night alone, (hold on, hold on)
If you feel like letting go, (hold on)
When you think you've had too much of this life, well hang on


'Cause everybody hurts. Take comfort in your friends
Everybody hurts. Don't throw your hand. Oh, no. Don't throw your hand
If you feel like you're alone, no, no, no, you are not alone


If you're on your own in this life, the days and nights are long,
When you think you've had too much of this life to hang on


Well, everybody hurts sometimes,
Everybody cries. And everybody hurts sometimes
And everybody hurts sometimes. So, hold on, hold on
Hold on, hold on, hold on, hold on, hold on, hold on
Everybody hurts. You are not alone"