07/02/11

Crise Económica - Banca é responsável por "pecados éticos imperdoáveis"!


«Banca é responsável por "pecados éticos imperdoáveis"
Económico com Lusa  
07/02/11 16:25

Os portugueses perderam confiança no sector financeiro.
.
O antigo ministro da Economia considera que o sector financeiro "só vai sair desta crise quando fizer a própria correcção desta realidade".
O sector financeiro é responsável por "pecados éticos imperdoáveis" na gestão de risco que levaram à crise e só sairá desta situação quando demonstrar que "não vai embebedar-se" com novas inovações rapidamente vendáveis, afirmou hoje Augusto Mateus.
Comentando o barómetro Edelman Trust Global, relativo a 2011, que avalia o nível de credibilidade e confiança nas empresas, Governo, ONG, Media, sector financeiro e segurador, de entre 23 países, Augusto Mateus considerou que o sector financeiro "só vai sair desta crise quando fizer a própria correcção desta realidade".
O barómetro inclui pela segunda vez Portugal, tendo sido feito junto de um público "informado, com formação superior e do escalão de rendimento mais elevado".
O antigo ministro da Economia realçou ainda que o sistema financeiro terá de ser capaz de "mostrar às empresas, aos cidadãos e aos consumidores que vai gerir bem o risco da inovação do crédito" e não criar produtos financeiros que permitem sustentar o sector por "alguns momentos e que se vendem rapidamente e de qualquer maneira".
No caso de Portugal a grande ilação que se tem é a da quebra de confiança no Governo, nas instituições de regulação dos mercados e a queda de confiança nas instituições financeiras, salientou o economista.
Augusto Mateus procurou diferenciar a quebra de confiança no sector financeiro da queda registada pelo barómetro em termos do sector segurador, tendo dito que em relação ao primeiro "infelizmente ninguém o vai perdoar".
Sobre o sector segurador, o economista garantiu que tem um problema em Portugal face "às elevadíssimas expectativas" que foram colocadas ao nível da sua actividade perante os tradicionais problemas da gestão pública.
"O sector [em Portugal] está muito envolvido naquilo que é talvez o maior problema de restrição sobre os orçamentos públicos que é a questão do envelhecimento da população e da saúde", sublinhou.
Além disso, frisou, envolveu-se, e bem na sua opinião, no desenvolvimento de novos produtos, na tentativa de encontrar novas formas de actuação, mas "pecou por não compreender o risco elevadíssimo e a dificuldade de uma solução na linha privado/público, em vez de uma solução equilibrada entre a pública, Estatal e a social".
O barómetro permitiu concluir ainda que os países com ganhos acentuados de confiança são actualmente o Brasil, Rússia, Índia e a China, levando a uma "verdadeira mudança do centro de gravidade a nível global", enquanto os Estados Unidos registam uma quebra de confiança a todos os níveis.
Questionado sobre esta evolução o presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal considerou que o país tem vindo a apostar em novos mercados e, também, nos emergentes, mas que os Estados Unidos continuam a ser "um mercado estratégico" para as empresas portuguesas.» in http://economico.sapo.pt/noticias/banca-e-responsavel-por-pecados-eticos-imperdoaveis_110534.html
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A banca ajudou a promover e a lançar os activos tóxicos no mercado, nesse sentido foi uma entidade muito importante na criação de activos artificiais que resultaram na enorme crise que nos assola, mas continua com grandes lucros e a nada fazer para ajudar as empresas e famílias a sair da crise... a banca foi a ponta de lança deste liberalismo selvagem!
E o Doutor Victor Constâncio, o Homem que presidia ao órgão regulador da banca, saiu de fininho, para uma reforma dourada no BCE, para evitar que se diga que ele foi muito responsável por esta situação que nos penaliza a todos...


Mind da Gap - Uma Banda de Hip-Hop com sotaque do Norte!



Mind da Gap - "Não Pára" - (feat. Valete)

Mind Da Gap - "Invicta"

Mind da Gap - "Todos Gordos"

Mind da Gap - "Não Stresses"

Mind da Gap - "Falsos Amigos"
Mind da Gap - "És como um Dom"

Mind da Gap - "Abre os Olhos"

Mind da Gap - "Não tenhas Medo"

Mind da Gap - "Suicídio"

Mind da Gap - "Nocturnos"

Mind da Gap - "Falsos Amigos"

«Mind da Gap
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mind da Gap
Informação geral
Origem Porto
País  Portugal
Gêneros Hip-hop, Rap
Período em atividade 1993 - actualmente
Gravadora(s) Norte Sul
Meifumado
Página oficial Sítio oficial
Integrantes
Ace, Presto e Serial
Mind da Gap é uma banda de Hip-Hop do Porto constituída por três elementos: Ace, Presto e Serial.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Começaram em 1993, ainda como Da Wreckas. Em 1994, depois de terem recusado participar no disco “Rapublica”, gravam a sua primeira maquete como Mind da Gap e causam desde logo grande impacto no meio, chegando ao primeiro lugar do top de ouvintes do programa Rapto de José Mariño com o tema “Piu Piu Piu”.
Assinam contrato com a Nortesul e gravam o seu E.P. de estreia que é editado no início de 1995. Em lançam o EP "Flexogravity" em conjunto com os Blind Zero.
A sua estreia em álbum aconteceu em 1997 com “Sem Cerimónias” e foi sem dúvida um momento importante para o Hip Hop nacional ainda na fase inicial.
Em 2000 surge “A Verdade” e, mais uma vez os Mind da Gap crescem e inovam.
Chega 2002 e “Suspeitos do Costume”. Disco que alcança o galardão de disco de prata, um feito pioneiro no hip hop nacional.
Em 2006 depois de 4 anos, de sucesso, na “estrada”, os MDG voltam com um novo e entusiasmante álbum: “Edição Ilimitada”. Acontece ainda a nomeação do grupo para os prémios MTV EUROPEAN MUSIC AWARDS 2006, na categoria de Best Portuguese Act.
Em 2007 lançaram a compilação "Matéria Prima (1997-2007)" com temas dos seus quatro álbuns incluindo também temas novos e inéditos. Fizeram a apresentação do disco nas FNAC de Braga, grande Porto e grande Lisboa.
Os Mind da Gap editaram em 2010 um novo álbum que contou com os singles de avanço Abre os Olhos e A Essência [1][2].

[editar] Imprensa

“Há pérolas no disco, que evidenciam o lugar de destaque ocupado por Serial na produção hip-hop nacional…Edição Ilimitada é um disco globalmente bem disposto, filtrado por um instrumental de luxo que é uma maravilha hiper tecnológica” IN – Público (Y)
“Edição Ilimitada” o melhor álbum, dos Mind Da Gap, é um álbum hi-tec, desmesurado, depurado, pop…” IN Blitz
“Os MDG ganham taça Ibérica por muitos pontos e estão na frente do hip hop Europeu.” - in Alabama (Espanha)
“MDG têm um álbum de um grande standard de qualidade, com poderosas e contundentes rimas (álguem disse que o português não é musical?). ‘Sem Cerimónias’ é um exemplo comparável a qualquer artista do ‘outro lado do oceano’... façam um favor: comprem-no já.” - in On The Rocks (Espanha)
“Um dos mais ambiciosos e excitantes discos dos ultimos tempos. Os MDG conseguem chegar à verdadeira essencia do hip hop e ficar com o seu melhor. Não existem dúvidas... os MDG só podem ser comparados com os melhores". - in Mondo Sonoro (Espanha)

[editar] Discografia

Ano Titulo
1995 Mind da Gap
1996 Flexogravity
1997 Sem Cerimónias
2000 A Verdade
2002 Suspeitos do Costume
2006 Edição Ilimitada
2008 Matéria Prima (1997-2007)
2010 A Essência

[editar] Ligações externas

Referências

  1. Antena 3 Ouve a nova canção dos Mind Da Gap
  2. Antena 3 Vídeo: "A Essência"» in Wikipédia.

    "Falsos Amigos
    Mind Da Gap

    04 - Falsos Amigos:
    Falsos amigos não preciso, dispenso a vossa inveja
    Nunca hei-de vos ligar puto, seja pelo que seja
    Quem fala nas minhas costas, respeita-me a cara
    Para serem porcos a sério juntem-se logo a uma vara
    Quem é meu amigo, eu reconheço e respeito
    Agradeço por tudo, guardo sempre no meu peito
    Não tem jeito nenhum já me conheceres agora
    Porque viste uma foto nossa no jornal à uma hora
    Interesseiros não me interessam, estão condenados
    Ao desprezo, não passam de inimigos disfarçados
    Falsos, invejosos, até aos ossos, hipócritas
    Dás-me uma mão, com a outra espetas-me nas costas
    Respostas pás minhas perguntas eu procuro
    De futuro já sabes, desiste porque eu estou seguro
    Falas do que não sabes, só causas entraves
    O respeito por ti caiu como na Amazónia aves
    Todos os tivemos a não ser eles próprios
    Falsos como notas de 5000 nojentos como mictórios
    Penetram-se como supositórios eles chegam a ser tão impessoais como cartórios
    Falsos amigos verdadeiros inimigos é igual
    Era normal, agora queres-nos juntos como pimenta e sal
    Na mesa mas debaixo divides como um cacho de bananas
    Comido por macacos nas Bahamas
    A aura que emanas não convence
    És baixo como o Prince, confiei em ti e tiras o que me pertence

    Falsos amigos são fingidos, estamos protegidos contra inimigos
    Eles baralham-te os sentidos, trazem-te sentimentos distorcidos,falsos amigos
    x2
    Um amigo não te apresenta facturas pelo que faz por ti
    Tem respeito, não se esconde quando se ri de ti
    Caguei pra ti, sou real e verdadeiro
    Hoje sou herói, mas ainda ontem era azeiteiro
    És foleiro, estranho como um estrangeiro
    Sou dono do meu mundo no qual tu és forasteiro
    Não tem significado, o que dizes está errado
    Devias saber que não vales um tostão furado
    Por outro lado estou contente, agora está assente
    Não vou em conversas
    Não precisam de ter pressas
    Tanta graxa que dás, tornarias as nuvens pretas
    Dantes não era assim, tu só tens tretas
    Outros são o contrário, dantes tudo bem agora tudo mal
    São tão vulgares como água num arrozal
    Querem a tua ajuda mas não te dão hipótese
    Dão uma mão mas não passa de uma prótese
    Um amigo não te defende e elogia com a mentira
    Ofende com a verdade por muito que esta te fira
    Um amigo não finje que não te conhece num dia
    Para noutro pedir um favor, sabe que precisa
    Falso, quando te vejo, um escorpião vem-me à ideia
    Assemelhaste a uma aranha que espera na sua teia
    És falso, com 2 caras, 2 poses, 2 atitudes
    Mind da Gap não te grama mesmo que nos chamem rudes
    Mind da Gap não te grama mesmo que nos chamem rudes...
    x4
    Falsos amigos são fingidos, estamos protegidos contra inimigos
    Eles baralham-te os sentidos, trazem-te sentimentos distorcidos,falsos amigos
    x2
    Mind da Gap não te grama mesmo que nos chamem rudes...
    [bué- vezes!]"

F.C. do Porto - O Jovem Argentino Iturbe que para o ano será Dragão, continua a dar mostras de ser um grande jogador!

«Juan Manuel Iturbe
From Wikipedia, the free encyclopedia
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Juan Manuel Iturbe
Personal information
Full name Juan Manuel Iturbe Arévalos
Date of birth June 4, 1993 (1993-06-04) (age 17)
Place of birth    Buenos Aires, Argentina
Height 1.69 m (5 ft 6 12 in)
Playing position  Winger
Club information
Current club Quilmes
Senior career1
Years Club App (Gls)*
2009–2010
2010-
2010–2011
Cerro Porteño
Porto
Quilmes(loan
11 (3)
0 (0)
0 (0)   
National team
2010- Argentina U-20 6 (6)
1 Senior club appearances and goals
counted for the domestic league only and
correct as of 21:01, 19 December 2010 (UTC).
* Appearances (Goals)
Juan Manuel Iturbe (born June 4, 1993) is an Argentine footballer who currently plays for Quilmes in the Argentine Primera División. His playing position is winger .

Contents

[hide]

[edit] Club career

Iturbe started playing first team football with Cerro Porteño on June 28, 2009, at age 16, on a game against Libertad valid for the 21st week of the Paraguayan Primera División.
Being 17 years of age, Iturbe was not under professional contract with Cerro Porteño.[1] Therefore, he signed for Quilmes on a free transfer in August 2010.[2]
Iturbe's talent has drawn comparison with fellow Argentine Lionel Messi.

[edit] International career

He was part of the Argentina "sparring" squad, formed by the most promising youth players in Argentina, taken to the 2010 FIFA World Cup to train with the senior squad. He also chose to play for Argentina at the U-20 level. He is on the 20 player squad that will take part in the 2011 South American U-20 World Cup Qualifying.[3] This tournament also gives two berths to the 2012 Summer Olympic Games in London. Anil VK,his agent from pesit bangalore, wants him to be in manchester united.

[edit] References

[edit] External links



"O jovem argentino (reforço do FC Porto) deu a vitória à sua selecção sobre o Brasil por 2-1 no Campeonato Sul-Americano (sub-20). Veja o grande golo apontado por Iturbe, o jogador apelidado de novo Messi."

«Jornal argentino exalta atuação do 'novo Messi'
Iturbe Brasil x Argentina sub-20 (Foto: Mowa Press)

Olé destaca gol do meia-atacante Iturbe, que deu a vitória sobre o Brasil, no Sul-Americano Sub-20

Iturbe Brasil x Argentina sub-20 (Foto: Mowa Press)
LANCEPRESS!
Publicada em 07/02/2011 às 01:58
Arequipa (Peru)
A imprensa argentina enalteceu a atuação dos hermanos na vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, na madrugada desta segunda-feira, pela terceira rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20. A alegria maior ficou por conta da exibição do meia-atacante Iturbe, considerado o "novo Messi", que marcou o segundo gol da partida.
Segundo o jornal Olé, o fato do jogador estar em campo é "um roubo". O periódico ainda exaltou a "atitude" dos argentinos - que asseguraram vaga no Mundial da categoria, em julho -, contra "um Brasil com menos um desde os cinco minutos".
Sobre Neymar, a quem os argentinos batizaram de "Neymaradona", o Olé destacou a atuação nervosa e o cartão amarelo que resultou na suspensão na partida contra o Equador.» in http://desporto.sapo.pt//multimedia/videos/ultimos/#73Hc8KUnYHzeoYkBHHMV





"Juan Iturbe golo com Argentina Sub-20"

06/02/11

Liga Zon/Sagres: F.C. do Porto 1 vs Rio Ave 0 - Com James Rodrigues e Moutinho em Grande Plano, o melhor foi Varela que marcou um grande golo de cabeça!

«Golo saído do «carrossel»

Vídeos do jogo


Varela desbloqueou o jogo, mas não moveu a resistência. Marcou bem cedo, sem dissuadir o adversário, que, indiferente à diferença, manteve a estratégia de entrar em cena só no final, deixando, entretanto, que o trânsito fluísse num só sentido, na direcção inversa ao caudal matreiro do Rio Ave. 1-0 foi pouco, depois de tanto remar contra a maré, mas o suficiente para manter distâncias.

Não foi preciso muito tempo. «Só» velocidade e circulação de bola. Em sete minutos, o FC Porto contornava o obstáculo que Carlos Brito dispusera meticulosamente diante da baliza do Rio Ave. Não era exactamente um autocarro, conforme prometera, mas chegou a assumir as dimensões de um minibus, que permaneceu aparcado no mesmo lugar bem para lá do golo.

À estratégia marcadamente defensiva do adversário, que apostava tudo na solidez da equipa e na capacidade de se tornar suficientemente elástica para interromper os exercícios de aquecimento de Helton, os Dragões responderam com um «carrossel» enérgico, que mantinha a bola em trânsito de pé para pé e envolvia toda a equipa e um repertório variado de dribles e simulações.

Na circulação paciente, apesar de acelerada, desenhou-se a vantagem portista, com Varela a concluir, com um golpe de cabeça, um cruzamento de João Moutinho, na ponta final de um lance que já havia passado pelos pés de James e Sapunaru e pelas duas alas, num esboço a toda a largura, que surpreendeu o opositor pela amplitude e pela velocidade de execução.

Mas nada mudou com o golo. Mais estranho ainda foi o facto de o estorvo vila-condense conquistar tamanho com o acumular de minutos, redimensionando o objectivo nos últimos instantes. A redução crescente do tempo disponível e a margem mínima aproximavam, por fim, o Rio Ave da área portista, mas a intenção de entrar no jogo pelo fim não produziu muito mais do que um livre ziguezagueante de Júlio Alves, entre várias oportunidades que aproximavam o líder do 2-0 e sublinhavam o papel relevante do guarda-redes Paulo Santos num desfecho que deveria ter sido mais amplo, para poder ser justo.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Rio Ave, 1-0
Liga 2010/11, 18.ª jornada
6 de Fevereiro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 29.417 espectadores

Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Assistentes: Tomás Santos e Alexandre Freitas
4.º Árbitro: Rui Costa

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Sereno; Fernando, João Moutinho e Rúben Micael; Varela, Hulk e Sereno
Substituições: Sereno por Fucile (78m), Rúben Micael por Guarín (78m) e Varela por Mariano (85m)
Não utilizados: Beto, Maicon, Rodríguez e Souza
Treinador: André Villas-Boas

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Gaspar «cap.», Jeferson e Tiago Pinto; Tarantini e Ricardo Chaves; Bruno Gama, Vítor Gomes e Yazalde; João Tomás
Substituições: Ricardo Chaves por Wires (46m), Bruno Gama por Saulo (70m) e João Tomás por Júlio Alves (85m)
Não utilizados: Mário Felgueiras, Milhazes, Cícero e Éder
Treinador: Carlos Brito

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Varela (7m)
Disciplina: cartão amarelo a João Tomás (39m), Sapunaru (42m), Tiago Pinto (43m), Rúben Micael (52m), Jeferson (61 e 82m), Zé Gomes (69m), Fernando (75); cartão vermelho a Jeferson (82m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcprioavecro_060211_58921.asp
Resumo de um jogo em que os Dragões, mesmo a jogar mal, ganharam mais 3 pontos!

Política Nacional - "Os Deolinda caracterizam a política de Sócrates, com a sua Música de qualidade!

«'Parva Que Sou' toca a muitos
6 de Fevereiro, 2011Por Alexandra Ho
«Que mundo tão parvo, para se ser escravo é preciso estudar». O refrão faz parte da canção Parva Que Sou , a nova música dos Deolinda apresentada pela primeira vez há uma semana, no Coliseu do Porto.
Em poucos dias, o tema transformou-se num autêntico fenómeno para as gerações mais novas, que partilham insistentemente os registos do espectáculo que estão no Youtube em redes sociais como o Facebook e o Twitter e em blogues na internet.
Abordando assuntos sociais como «a geração sem remuneração», que já tem «sorte em poder estagiar», a aceitação de Parva Que Sou apanhou a banda de surpresa. «Quando ensaiámos e a tocámos pela primeira vez a amigos, as reacções eram boas, mas nada faria adivinhar a recepção do público dos Coliseus [primeiro do Porto, depois de Lisboa]», contou ao SOL Ana Bacalhau.
A vocalista dos Deolinda acrescenta que a banda ficou «arrepiada» no final do primeiro concerto com os aplausos efusivos e saudações a cada frase da canção e só pensava: «O que foi isto que se passou aqui?».
A canção foi catalogada como música de intervenção por todos aqueles que discutiram a letra durante a última semana, e Ana Bacalhau diz que os Deolinda «sempre estiveram familiarizados» com este conceito e este tipo de música. «Nascemos e crescemos a ouvi-la. Se intervir através da música é tocar em assuntos ou peculiaridades sociais, sempre o fizemos», considera.
Sobre a composição da canção - cuja letra tem a assinatura de Pedro da Silva Martins -, a vocalista da banda lisboeta explica que «o tema surgiu porque é um assunto recorrente de conversa junto de família e amigos».
Apesar de ter sido imediatamente adoptada pela geração que nasceu na década de 1970, Ana Bacalhau diz que «há muitas outras gerações a reverem-se neste tema e, infelizmente, muita gente a enfrentar estes problemas». Por ser um tema «próximo» de todos nós e que «não nos deixa indiferentes» os Deolinda acharam «por bem abordá-lo».» in http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=11015

Os Deolinda - "Parva que eu sou"

Política Nacional - Temos um péssimo Primeiro Ministro, mas que é óptimo a mentir e a embalar consciências ditas de esquerda...

O Senhor Engenheiro é um Grande Mentiroso... e tem uma lata!!!
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Pode até não despedir, facto que não acredito... mas o Senhor Engenheiro, só em Professores, prepara-se para cortar a renovação de contrato a 40000... é preciso ter lata!entira ser segura
e atingir profundidade,m que trazer à mist

"O maior Pinóquio que Portugal já elegeu"

Desporto Andebol: F.C. do Porto Vitalis 35 vs Sporting Clube de Portugal 24 - Dragões entram a vencer na Supertaça!

«FC Porto Vitalis na Final 4 da Taça de Portugal
 
O FC Porto Vitalis apurou-se para a Final 4 da Taça de Portugal, ao vencer o SC Horta, por 35-27, em desafio realizado esta noite, no Pavilhão Dragão Caixa.

O quarto de hora inicial do encontro foi bastante disputado, até que, entre os 18 e 24 minutos, os azuis e brancos fizeram um parcial de 6-0 (14-9), tendo chegado ao intervalo a ganhar por 15-12.

No segundo tempo, a equipa de Ljubomir Obradovic entrou determinada a sentenciar a partida, logrando um parcial de 4-0, entre os 3 e 5 minutos, dilatando o resultado para 20-14, gerindo depois o rumo do marcador até ao final.

Os golos dos Dragões foram apontados por Ricardo Moreira, 8; Dario Andrade, 7; Nuno Grilo, 6; Wilson Davyes, 5; Gilberto Duarte, 2; Augusto Pedro, 2; Filipe Mota, 2; Inácio Carmo, 2; e Pedro Spínola, 1.

A final 4 disputa-se em Tavira, a 28 e 29 de Maio, estando já confirmadas as presenças de FC Porto Vitalis, Madeira SAD e Benfica (a restante vaga será disputada este domingo, por Belenenses e Sporting).» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Andebol/Noticias/noticiaandebol_andfcpschorta_050211_58901.asp

Desporto Basquetebol: F.C. do Porto Ferpinta 93 vs Barreirense 72 - Dragões continuam em grande forma, com Greg Stempin em grande forma!

«Stempin de volta e em grande
 
Greg Stempin está de volta e em grande. Depois de três semanas sem competir, devido a lesão, o norte-americano regressou frente ao Barreirense, no Dragão Caixa, e distinguiu-se como o MVP da partida da 14.ª jornada da Liga, que os portistas venceram por 21 pontos de diferença (93-72), mesmo sem poder contar com Carlos Andrade e João Santos.

Após o traumatismo craniano sofrido nos minutos finais da última ronda da Taça Hugo dos Santos, que o impediu de defrontar Guimarães e Lusitânia, Stempin precisou de pouco mais de 22 minutos para somar 18 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências, e distinguir-se como o homem do jogo, revelando-se especialmente decisivo na fase em que os Dragões «dispararam» no resultado.

Julian Terrell (17 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) esteve igualmente em bom plano, enquanto João Soares, que jogou menos de 17 minutos, correspondia às exigências de uma equipa privada de Carlos Andrade e João Santos (ambos lesionados), anotando 13 pontos, 9 deles na conversão de lançamentos triplos (3 em 4).

O encontro com o Barreirense, que teve o FC Porto Ferpinta na frente do marcador desde os minutos iniciais, colocava uma dupla dificuldade: foi o primeiro, em 14 jornadas, sem Carlos Andrade no cinco inicial e aquele que se seguiu a dois jogos consecutivos em que João Santos emergiu como o melhor dos Dragões, permitindo-lhe, inclusive, ascender à segunda posição no ranking dos melhores lançadores de três pontos da Liga, o que, só por si, esclarece sobre o peso das duas ausências.

Numa primeira análise, Moncho López terá solucionado o problema recorrendo a uma rotatividade profunda do plantel, com os suplentes a responderem com a obtenção de 38 pontos (contra os 19 conseguidos pelo banco adversário), mas a chave do desenlace também pode ter sido fornecida pelos 23 pontos assinados em parceria pelos extremos João Soares e Nuno Marçal, até porque Stempin, o melhor marcador dos azuis e brancos, não faz parte das contas do cinco inicial.

No final da partida, o treinador do FC Porto Ferpinta reconheceu as dificuldades colocadas pelo adversário, que chegou a superiorizar-se aos Dragões no segundo período (13-20), e, em particular, pela adaptação súbita «a uma equipa mais baixa», imposta pela indisponibilidade de Carlos Andrade e João Santos. «Na segunda parte, fomos obrigados a corrigir vários aspectos, com o objectivo de contornar as dificuldades encontradas nos momentos defensivos», assumiu Moncho López, que, depois de ter proporcionado a estreia de Miguel Cardoso na Liga, se mostraria «muito satisfeito com o desempenhos dos mais novos», referindo-se a Pedro Catarino, João Soares e Diogo Correia.

Os azuis e brancos mantêm a primeira posição da Liga, com um registo de 13 vitórias e 1 derrota.

FICHA DE JOGO

III Campeonato da Liga, 14.ª jornada
5 de Fevereiro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 933 espectadores

Árbitros: Nuno Monteiro, Pedro Maia e Paulo Sousa

FC PORTO (93): Diogo Correira (5), Sean Ogirri (11), Nuno Marçal (10), Miguel Miranda (12) e Julian Terrell (17); José Costa (3), João Soares (13), Pedro Catarino (3), Greg Stempin (18), David Gomes (1), Miguel Cardoso (0)
Treinador: Moncho López

BARREIRENSE (72): Pedro Pinto (5), Miguel Queiroz (2), Tiago Raimundo (6), Tyrone Curnell (19) e Garrison Johnson (21); José Silva (4), Henrique Sico (0), João Guerreiro (13), Mário Neves (2), Pedro Pereira (0), Eugénio Silva (0)
Treinador: Arturo Alvarez

Ao intervalo: 39-37
Por períodos: 26-17, 13-20, 28-17 e 26-18» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_bascrofcpbarreirense_050211_58897.asp

05/02/11

Amarante - Paróquia de São Gonçalo e de São veríssimo comemoraram hoje a Nossa Senhora da Piedade, com a Festa da Avé Maria!

Sem título «Nossa Senhora das Dores
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Nossa Senhora das Dores, escultura de Aleijadinho
Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa) é um dos plúrices títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.

Índice

[esconder]

[editar] Dores

O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria:
  • As profecias de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
  • A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
  • O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
  • O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
  • Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
  • Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
  • Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

[editar] Culto


Nossa Senhora das Dores - Pirenópolis - Goiás - Brasil
Em Pirenópolis e Magé é venerada na Semana Santa, com o Setenário, e procissão.
Em Mantenópolis é venerada no dia 15 de setembro, a festa começa no mês de agosto com a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas comunidades da Paróquia, iniciado pela comunidade São Geraldo e indo até o município de Alto Rio Novo, que também faz parte da paróquia. Cada comunidade leva até a comunidade vizinha até o dia 15 de setembro, quando a imagem desce em Carreata desde o município de Alto Rio Novo até Mantenópolis, onde há uma Missa que é presidida pelo bispo de São Mateus finalizando a novena. Logo após à missa, há uma apresentação artística de cantores contratados pela paróquia.
Em Boa Esperança, (MG) é venerada na Semana Santa com o Setenário das Dores, e na semana do dia 15 de Setembro. Celebram-se missas durante sete dias, até o dia de sua festa, quando, além de procissão por toda a cidade, celebram-se duas missas: uma de manhã, antes da procissão, e outra à noite.
É venerada no dia 15 de Setembro, como padroeira da Eslováquia, do estado norte-americano do Mississípi, dos municípios brasileiros de Barbacena em Minas Gerais, de Magé no Rio de Janeiro, Juazeiro do Norte no Ceará, Juquitiba em São Paulo, Januária e Cajazeiras, na Paraíba,Caruaru em Pernambuco, Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Espírito Santo no Rio Grande do Norte, Mantenópolis e Limeira e das comunas italianas de Accumoli, Mola di Bari, Paroldo e Villanova Mondovì.
É também alvo de particular culto em Malta e na Espanha (sendo orago dos seguintes municípios: Alanís, Albuñuelas, Alhama de Granada, Arévalo, Ayamonte, Blanca, Cobisa, Cuenca, Granada, Guadix, Güevéjar, Lodosa, Luzaga, Medina del Campo, Uclés, Vera, Villarramiel e Villatuelda).

[editar] Orago

Em Portugal, é o orago de diversas freguesias, sob as seguintes invocações:
Nossa Senhora
das Dores

Nossa Senhora
das Angústias

Nossa Senhora
da Piedade

Nossa Senhora
da Soledade

Nossa Senhora
do Pranto

[editar] Iconografia


Virgem das Angustias, em Ayamonte, Espanha
Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes uma só espada), dado ter sido trespassada por uma «espada de dor», quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo por isso chamada pelos teólogos de Corredentora do Género Humano. É também seu símbolo o Rosário das Lágrimas (ou Terço das Lágrimas), com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto (donde nasceu o hino medieval Stabat Mater), ou então segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz (dando assim origem à temática das Pietà).

[editar] Ver também



“ O Bode Ranhoso do Marão® „: Ilegalidades, Legais...

“ O Bode Ranhoso do Marão® „: Ilegalidades, Legais: "Se o Pinócrates tivesse vergonha na cara, dois dedos de testa e não tivesse nada a esconder, há muito que ele próprio, ainda que a título pe..."
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O Bode não se deixa distrair por manobras de branqueamento, em torno da última campanha presidencial...

Desporto Hóquei Patins: F.C. do Porto Império Bonança 14 vs S.C. Tomar 3 - Dragões Goleiam nabalistas e esperam que os primeiros escorreguem!

«Dragões goleiam Tomar (14-3)
 
Na antevisão da recepção ao Tomar, Henrique Magalhães tinha avisado que os Dragões queriam resolver cedo a partida. Dito e feito. Com uma entrada fulminante, o FC Porto Império Bonança já vencia por 6-0 aos 10 minutos. Reinaldo Ventura e Pedro Gil apontaram, cada um, quatro golos.

Os azuis e brancos entraram na partida com um ritmo muito elevado, que de resto mantiveram ao longo dos 50 minutos. Os três primeiros golos surgiram de rompante e, a partir daí, percebeu-se que o vencedor estava encontrado. Refira-se que Edo Bosch efectuou a primeira defesa aos 16 minutos. Franklim Pais iniciou a rotatividade dos hoquistas em pista a meio do primeiro tempo. Filipe Magalhães, por exemplo, tomou conta da baliza na segunda parte.

Ao intervalo, os Dragões venciam por 8-1, pelo que geriram o marcador ao longo do segundo tempo, nunca deixando de estar «por cima» na partida. No capítulo das assistências, destacaram-se Pedro Gil e Pedro Moreira, cada um deles com dois passes decisivos para golo.

No final, o técnico Franklim Pais analisou o encontro: «O nosso objectivo era entrar de forma forte na partida. Conseguimos manter a intensidade ao longo dos 50 minutos, devido ao grande valor que tem o nosso plantel. O resultado foi surgindo naturalmente, num jogo em que o Tomar valorizou a nossa vitória».

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-SC Tomar, 14-3
Campeonato nacional, 17.ª jornada
5 de Fevereiro de 2011
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 716 espectadores.

Árbitros: Paulo Santos (Porto), Paulo Rainha (Minho) e Cristina Costa (Porto)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Filipe Santos «cap.», Reinaldo Ventura, Pedro Gil e Pedro Moreira
Jogaram ainda: Filipe Magalhães (g.r.), Gonçalo Suíssas, Henrique Magalhães, André Azevedo e Emanuel Garcia
Treinador: Franklim Pais

SC TOMAR: Márcio Ornelas (g.r.), Gonçalo Santos «cap.», Tiago Barros, Nuno Domingues e Gonçalo Marques
Jogaram ainda: Fábio Guerra (g.r.), David Gonçalves, João Lomba, Rui Alves e Ivo Silva
Treinador: Nuno Lopes

Ao intervalo: 8-1
Marcadores: Pedro Moreira (2m e 38m), Pedro Gil (6m, 6m, 28m e 32m), Filipe Santos (8m) Reinaldo Ventura (9m, 9m, 12m, g.p., e 22m, g.p.), Rui Alves (24m), André Azevedo (41m e 44m), Gonçalo Suíssas (48m) e Gonçalo Favinha (49m e 49m)
Disciplina: cartão azul para Emanuel Garcia (23m)» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/HoqueiPatins/Noticias/noticiahoquei_hoqfcpsptomar_050211_58889.asp