16/11/10

Política Nacional - O que Guerra Junqueiro dizia no final do século XIX, mantém-se perfeitamente actual...



«Guerra Junqueiro dizia no final do Século XIX:


"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País. 

A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.

Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções,incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."
 
Guerra Junqueiro, 1896




«Guerra Junqueiro


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Abílio Manuel Guerra Junqueiro
Abílio Manuel Guerra Junqueiro
Nascimento 17 de Setembro de 1850
Freixo de Espada à Cinta
Morte 7 de Julho de 1923 (72 anos)
Lisboa
Nacionalidade Portugal Português
Abílio Manuel Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta, 17 de Setembro de 1850Lisboa, 7 de Julho de 1923) foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República.

Índice

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[editar] Biografia

Nasceu em Freixo de Espada à Cinta a 17 de Setembro de 1850, filho do negociante e lavrador abastado José António Junqueiro e de sua mulher D. Ana Guerra. A mãe faleceu quando Guerra Junqueiro contava apenas 3 anos de idade.
Estudou os preparatórios em Bragança, matriculando-se em 1866 no curso de Teologia da Universidade de Coimbra. Compreendendo que não tinha vocação para a vida religiosa, dois anos depois transferiu-se para o curso de Direito. Terminou o curso em 1873.
Entrando no funcionalismo público da época, foi secretário-geral do Governador Civil dos distritos de Angra do Heroísmo e de Viana do Castelo.
Em 1878, foi eleito deputado pelo círculo de Macedo de Cavaleiros.
Faleceu em Lisboa a 7 de Julho de 1923.

[editar] Obra literária

Guerra Junqueiro iniciou a sua carreira literária de maneira promissora em Coimbra no jornal literário "A folha", dirigido pelo poeta João Penha, do qual mais tarde foi redactor. Aqui cria relações de amizade com alguns dos melhores escritores e poetas do seu tempo, grupo geralmente conhecido por Geração de 70.
Guerra Junqueiro desde muito novo começou a manifestar notável talento poético, e já em 1868 o seu nome era incluído entre os dos mais esperançosos da nova geração de poetas portugueses. No mesmo ano, no opúsculo intitulado "O Aristarco português", apreciando-se o livro "Vozes sem eco", publicado em Coimbra em 1867 por Guerra Junqueiro, já se prognostica um futuro auspicioso ao seu autor.
No Porto, na mesma data, aparecia outra obra, "Baptismo de amor", acompanhada dum preâmbulo escrito por Camilo Castelo Branco; em Coimbra publicara Guerra Junqueiro a "Lira dos catorze anos", volume de poesias; e em 1867 o poemeto "Mysticae nuptiae"; no Porto a casa Chardron editara-lhe em 1870 a "Vitória da França", que depois reeditou em Coimbra em 1873.
Em 1873, sendo proclamada a República em Espanha, escreveu ainda nesse ano o veemente poemeto "À Espanha livre".
Em 1874 apareceu o poema "A morte de D. João", edição feita pela casa Moré, do Porto, obra que alcançou grande sucesso. Camilo Castelo Branco consagrou-lhe um artigo nas Noites de insónia, e Oliveira Martins, na revista "Artes e Letras".
Indo residir para Lisboa foi colaborador em prosa e em verso, de jornais políticos e artísticos, como a "Lanterna Mágica", com a colaboração de desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro. Em 1875 escreveu o "Crime", poemeto a propósito do assassínio do alferes Palma de Brito; a poesia "Aos Veteranos da Liberdade"; e o volume de "Contos para a infância". No "Diário de Notícias" também publicou o poemeto Fiel e o conto Na Feira da Ladra. Em 1878 publicou em Lisboa o poemeto Tragédia infantil.
Uma grande parte das composições poéticas de Guerra Junqueiro está reunida no volume que tem por título A musa em férias, publicado em 1879. Neste ano também saiu o poemeto O Melro, que depois foi incluído na Velhice do Padre Eterno, edição de 1885. Publicou Idílios e Sátiras, e traduziu e coleccionou um volume de contos de Hans Christian Andersen e outros.
Após uma estada em Paris, aparentemente para tratamento de doença digestiva contraída durante a sua estada nos Açores, publicou em 1885 no Porto A velhice do Padre Eterno, obra que provocou acerbas réplicas por parte da opinião clerical, representada na imprensa, entre outros, pelo cónego José Joaquim de Sena Freitas.
Quando se deu o conflito com a Inglaterra sobre o "mapa cor-de-rosa", que culminou com o ultimato britânico de 11 de Janeiro de 1891, Guerra Junqueiro interessou-se profundamente nesta crise nacional, e escreveu o opúsculo Finis Patriae, e a Canção do Ódio, para a qual Miguel Ângelo Pereira escreveu a música. Posteriormente publicou o poema Pátria. Estas composições tiveram uma imensa repercussão, contribuindo poderosamente para o descrédito das instituições monárquicas.

[editar] Lista de Obras

  • Viagem À Roda Da Parvónia
  • A Morte De D. João (1874)
  • Contos para a Infância (1875) (eBook)
  • A Musa Em Férias (1879)
  • A velhice do padre eterno (1885) (eBook)
  • Finis Patriae (1890)
  • Os Simples (1892) (eBook)
  • Pátria (1915) (eBook)
  • Oração Ao Pão (1903)
  • Oração À Luz (1904)
  • Poesias Dispersas (1920)
  • Duas Paginas Dos Quatorze Annos (eBook)
  • O Melro (eBook)

[editar] Cronologia

  • 1850: Nasce no lugar de Ligares, Freixo de Espada à Cinta;
  • 1864: «Duas páginas dos quatorze anos»;
  • 1866: Frequenta o curso de Teologia na Universidade de Coimbra;
  • 1867: «Vozes Sem Eco»;
  • 1868: «Baptismo de Amor». Matricula-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
  • 1873: «Espanha Livre». Colaboração de Guerra Junqueiro em «A Folha» de João Penha. É bacharel em Direito;
  • 1874: «A Morte de D. João»;
  • 1875: Primeiro número de «A Lanterna Mágica» em que colabora;
  • 1878: É nomeado Secretário Geral do Governo Civil em Angra do Heroísmo;
  • 1879: «A Musa em Férias» e «O Melro». Adere ao Partido Progressista. É transferido de Angra do Heroísmo para Viana do Castelo e eleito para a Câmara dos Deputados;
  • 1880: Casa a 10 de Fevereiro com Filomena Augusta da Silva Neves. A 11 de Novembro nasce a filha Maria Isabel;
  • 1881: Nasce a filha Júlia. Interditada por demência vem a ser internada no Porto;
  • 1885: «A Velhice do Padre Eterno». Criação do movimento «Vida Nova» do qual Guerra Junqueiro é simpatizante;
  • 1887: Segunda viagem de Guerra Junqueiro a Paris;
  • 1888: Constitui-se o grupo «Vencidos da Vida». «A Legítima»;
  • 1890: «Finis Patriae». Guerra Junqueiro é eleito deputado pelo círculo de Quelimane;
  • 1895: Vende a maior parte das colecções artísticas que acumulara;
  • 1896: «A Pátria». Parte para Paris;
  • 1902: «Oração ao Pão»;
  • 1903: Reside em Vila do Conde;
  • 1904: «Oração à Luz»;
  • 1905: Visita a Academia Politécnica do Porto e instala-se nesta cidade;
  • 1908: É candidato do Partido Republicano pelo Porto;
  • 1910: É nomeado Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Portuguesa junto da Confederação Suíça, em Berna;
  • 1911: Homenagem a Guerra Junqueiro no Porto;
  • 1914: Exonera-se das funções de Ministro Plenipotenciário;
  • 1920: «Prosas Dispersas»;
  • 1923: Morre a 7 de Julho em Lisboa.

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
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Wikisource Textos originais no Wikisource
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Parece que está muito atual o que dizia Guerra Junqueiro no final do Século XIX, será que este é mesmo o nosso Fado, conviver com políticos corruptos e aniquiladores do desenvolvimento deste País...


Desporto Futebol - Sete anos de Estádio do Dragão, a assistir às Vitórias dos Dragões, o melhor tapete para jogar futebol em Portugal e o estádio mais bonito do Mundo!



«Sete anos de Estádio do Dragão



O sonho já é realidade há sete anos. A 16 de Novembro de 2003, o FC Porto abria ao Mundo uma nova realidade, um palco digno de elogios transversais, uma casa à altura dos seus pergaminhos. A inauguração foi inesquecível, as etapas que se seguiram decalcaram-lhe a magia. É um ambiente de emoções fortes. Um ambiente à medida de um Dragão. De todos os Dragões.

Hoje, em dia de evocação, reveja algumas imagens e partilhe connosco o seu sentimento no Facebook do FC Porto.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Clube/noticiaclube_clubeanivestadiodragao_161110_56964.asp


Fotos da construção Fotos da inauguração


(Caminhos da História- Estádio do Dragão: 20 anos)


Aurea - Mais uma Portuguesa com uma Voz Poderosa, a Grande Revelação a nível Nacional deste Ano Musical de 2010!


AUREA - "Busy (for me)" - (OFFICIAL VIDEO)

Aurea - "Okay Alright" - (Official Video)


Aurea - "Okay Alright"

Aurea - "Okay Alright" - (Official Video)

Aurea - "Okay Alright" - (Morangomania 2008)

Aurea & Vintem - "No One" - (Alicia Keys) - (Morangos Live 2008)

AUREA - "VALERIE" -(The Zuttons) - (Live)

AUREA - "Busy (for me)"

Aurea - "Busy" - (Acústico)

AUREA - "Be My Baby" - (The Ronettes)

AUREA - (THE RECORDING SESSIONS)


Clique para ampliar«Aurea
Detentora de uma voz poderosa e cativante, apesar dos seus 22 anos, Aurea tomou de assalto as ondas hertzianas nacionais com o single Busy (For Me). Além disso a jovem cantora portuguesa domina do trop de vendas do iTunes português.


Este tema faz parte do alinhamento do seu álbum de estreia – Aurea – com data de lançamento agendada para 27 de Setembro.


Aurea tem a voz do tamanho do mundo e a sua música também não conhece fronteiras. O seu talento para cantar é inato e é um dom que não escolhe qualquer um.


As influências desta alentejana de Santiago do Cacém, proveniente de uma família que sempre teve ligações ao mundo da musica, vão de Aretha Franklin a Joss Stone, passando por John Mayer e Amy Winehouse, estendendo-se a James Morrison e Zero 7.» in http://www.bomdia.lu/index.php?option=com_content&view=article&id=8398:Aurea,%20a%20loira%20alentejana%20que%20encanta%20os%20tops&catid=72&Itemid=115




«Aurea
  • Ano de formação: 2008
  • Origem: Portugal
  • Tipo: A solo
  • Actividade: 2000s
  • Géneros: Pop

Descrição:

Aurea é uma jovem cantora portuguesa de 21 anos de idade que está neste momento a trabalhar o seu primeiro álbum com a Blim Records. O seu primeiro single “Okay Alright” anda já no ouvido de várias pessoas pois, além de fazer parte da banda sonora dos Morangos com Açúcar (estando presente na colectânea da telenovela lançada no passado mês de Agosto), este primeiro single está também integrado em algumas playlists das rádios nacionais.


Mais info:
www.blimrecords.com
www.myspace.com/aureaoficial




Ficha Técnica:


Produção
Blim Records – Muzik Makers 2008
João Matos / Ricardo Ferreira


Direcção Musical: Ricardo Ferreira / Rui Ribeiro


Bateria: Miguel Casais
Baixo: João Matos
Guitarras: Ricardo Ferreira
Teclados: Elton Ribeiro
Percussão: Vasco Santos
Trompete: Luis Sousa
Trombone: António Costa
Saxofone: Luis Guilherme
Coro: Áurea


Programações: Rui Ribeiro


Arranjos: Rui Ribeiro


Coordenação: João Matos


Música: João Pedro Matos, Ricardo F., Rui A. Ribeiro
Letra: Rui A. Ribeiro


Gravado, misturado e masterizado por Ricardo Ferreira nos estúdios da Blim Records.» in http://qmusika.com/?s=authors&v=authorEntry&a=1


"Busy (for Me)


I Tried To Call You
But You Dindn´t Answer The Phone
I Tried To Pick You Up
But You Dindn´t Come Along
I Tried To Talk To You
But You Dindn´t Even Answer Me
I Tried To Reach You
But You´re So High Up Above

Oh Baby

I Try Everyday
I Cry Every Night
For a Second Of Your Time
But You´re So Busy For Me
You Don´t Care For My Plea
So I Cry.Cry.Cry,Cry...

Oh...
I Tried To Tease You
But You Didn´t Even Care
I Tried To Love You
But Your Heart Closed Its Doors

Oh Baby

I Try Everyday
I Cry Every Night
For a Second Of Your Time
But You´re So Busy For Me
You Don´t Care For My Plea
So I Cry.Cry.Cry,Cry...

So You Didn´t Come Along
You Didn´t Answer
You Didn´t Care
You Closed Your Heart For Me

Oh...
(I Tried To Call You... Pick Up The Phone)

You´re So Busy..."



http://www.vagalume.com.br/aurea/busy-for-me.html#ixzz162vtxjmC

15/11/10

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - EB23/S de Celorico de Basto: Projecto interessante este - "A Filosofia e o Cinema" promovido pelo Grupo de Ciências Sociais e Humanas, Grupo Disciplinar 410 - Filosofia!


O meu colega António Sequeira, pegou muito bem neste projecto, que me parece bem interessante, dado que confere outra dimensão à reflexão humana!

Desporto Automobilismo - "Primeira vitória do Team BETA-ENI no Ford Transit Trophy, obtida no Autódromo Internacional do Algarve!"

«Primeira vitória do Team BETA-ENI no Ford Transit Trophy
Primeira vitória do Team BETA-ENI no Ford Transit Trophy - Foi total o domínio do Team BETA-ENI, na primeira corrida do Ford Transit Trophy, disputada no Autódromo Internacional do Algarve, com a máquina pilotada por António Costa, a garantir a vitória por larga margem sobre a AUTO RABAL, que falhou por pouco a conquista do Troféu já nesta prova.
Partindo da pole position, o Team BETA-ENI realizou um bom arranque e sem se distrair com os 'malabarismos' do avião acrobático da Ford, pilotado pelo Cmdt. Luís Garção, que acompanhou de cima a partida da caravana das Ford Transit, cedo tomou a liderança e foi construindo uma vitória aparentemente fácil, sobre um conjunto de pilotos que lutou até ao fim da corrida, pela discussão dos lugares do pódio seguintes.

"Depois dos treinos cronometrados, conseguimos entender qual era o ritmo de corrida que devíamos adoptar. Decidimos atacar de início para ganhar vantagem, já que a Transit fica muito mais difícil de guiar após o meio da prova e assim foi possível gerir a vantagem, garantindo esta vitória, que dedico a toda a minha equipa e aos meus patrocinadores", afirmou.

A equipa da 'casa', a FIAAL, começou por ser a que mais de perto perseguiu os futuros vencedores, mas sempre seguida de perto pela AUTO RABAL e BRM, que discutiam palmo a palmo a conquista do Ford Transit Trophy 2010. As trocas de posições foram frequentes, ao mesmo tempo que, a curta distância, as Ford Transit da Q&F-FORD e DARO, lutavam pelo quinto lugar, com o 'regressado' Miguel Barbosa, a dar bastante luta ao primeiro vencedor de uma prova do Troféu, Rui Azevedo.A corrida foi-se desenrolando sem problemas e a meio dos 30 minutos previstos, a AUTO-RABAL ultrapassou a FIAAL em definitivo e já perto do final, a BRM acabou mesmo por se atrasar em definitivo, baixando ao sétimo posto.

Classificação final: 1º TEAM BETA-ENI, 14 voltas em 31m58,140s. 2º AUTO RABAL, a 4,21s; 3º FIAAL, a 6,201s; 4º DARO, a 10,308s; 5º Q&F - FORD, a 10,797s; 6º BRETESCAR, a 34,149s; 7º BRM, a 42,551s; 8º MCOUTINHO-IBERTAL, a 53,908s; 9º CAM-SPORT, a 1m03,498s; 10º RODIVEX, a 1m04,378s.» in http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/91627


Ford Transit Trophy - (Circuito de Braga - 1 manga)
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Gostaria de saudar e parabenizar o Team BETA-ENI, que obteve a primeira vitória no Ford Transit Trophy, disputada no Autódromo Internacional do Algarve, com a máquina pilotada por António Costa, extendendo as minhas saudações ao piloto amarantino Valter Cardoso, que faz parte desta equipa!

Desporto Automobilismo - Vettel é o campeão do Mundo da Fórmula 1 mais novo de sempre, tirando também esse título a Fernando Alonso!

«Vettel é o campeão do Mundo da Fórmula 1 mais novo de sempre

Aos 23 anos, Sebastian Vettel (Red Bull-Reanult), tornou-se no mais novo Campeão do Mundo de sempre da Fórmula 1.
Terminou a classificação Mundial de pilotos com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado Fernando Alonso. Quatro pontos que fazem toda a diferença na vida do ainda jovem piloto alemão da Red Bull, ficando para já na história da competição ao alcançar a vitória mundial com apenas 23 anos de idade.
Alonso partiu na frente para a última corrida do circuito Mundial de Fórmula 1. A missão de Sebastian Vettel era, por isso, muito complicada. No entanto, prova terminada e Vettel dizia que não tinha palavras para descrever o que estava a sentir.
Vencer uma prova mundial da Fórmula 1 é por si só um feito, mas vencer com apenas 23 anos de idade e entrar para a lista como o mais jovem piloto de sempre a vencer a competição torna esta vitória ainda mais especial.
Alonso precisava apenas de terminar na quarta posição para assegurar o terceiro título mundial, mas acabou por terminar em sétimo.
Aliás, Vettel acabou por destronar Alonso em pelo menos duas frentes: a da renovação do título e ainda o lugar do piloto mais jovem de sempre a vencer a prova, que antes pertencia a Alonso e agora passou para Vettel.

Classificação do GP de Abu Dhabi:
1 Sebastian Vettel (Red Bull)
2 Lewis Hamilton (McLaren)
3 Jenson Button (McLaren)
4 Nico Rosberg (Mercedes)
5 Robert Kubica (Renault)
6 Vitaly Petrov (Renault)
7 Fernando Alonso (Ferrar)
8 Mark Webber (Red Bull)
9 Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
10 Felipe Massa (Ferrari)

Classificação do Mundial de pilotos:
1 Sebastian Vettel (Red Bull) 256 pontos
2 Fernando Alonso (Ferrari) 252
3 Mark Webber (Red Bull) 242
4 Lewis Hamilton (McLaren) 240
5 Jenson Button (McLaren) 214
SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Desporto/Interior.aspx?content_id=4392

«Sebastian Vettel
 
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Sebastian Vettel
{{{Legenda}}}
[[Imagem:|200px|{{{Caption}}}]]
Nome completo Sebastian Vettel
Nome completo {{{Full name}}}
Nacionalidade Alemanha Alemã
Nacionalidade {{{Nationality}}}
Local de nascimento Heppenheim, Hesse
Local de nascimento {{{Place birth}}}
Data de nascimento 3 de Julho de 1987 (23 anos)
Data de nascimento {{{Date of birth}}}
Local de falecimento
Local de nascimento {{{Place death}}}
Data de morte
Data de morte {{{Date of death}}}
Registros na Fórmula 1
Anos 2007–presente
Anos {{{Years}}}
Time(s) BMW Sauber, Toro Rosso, Red Bull
Time(s) {{{Team(s)}}}
GPs disputados 56
GPs disputados {{{Races}}}
Campeonatos 1 (2010)
Campeonatos {{{Championships}}}
Vitórias 10
Vitórias {{{Wins}}}
Pódios 18
Pódios {{{Podiums}}}
Pontos 356
Pontos {{{Points}}}
Pole positions 15
Voltas mais rápidas 6
Voltas mais rápidas {{{Fastest laps}}}
Primeiro GP Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007
Primeiro GP {{{First race}}}
Primeira vitória Grande Prêmio da Itália de 2008
Primeira vitória {{{First win}}}
Última vitória Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2010
Última vitória {{{Last win}}}
Último GP Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2010
Último GP {{{Last race}}}
Sebastian Vettel (Heppenheim, 3 de Julho de 1987) é um automobilista alemão. Em 2010 tornou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, correndo pela escuderia Red Bull, equipe campeã de construtores também nessa temporada.

Índice

[esconder]

[editar] Carreira

Vettel começou no automobilismo aos 7 anos, no kart. Em 2004, na F-BMW Alemã, venceu 18 de 20 corridas disputadas e conquistou o título da competição. Nos anos seguintes, Vettel correu na F-3 Europeia e passou a despertar interesse da BMW, onde passou a realizar testes.[1]

[editar] BMW Sauber

Em 2006 como terceiro piloto da equipe BMW Sauber, participando dos treinos livres para o GP da Turquia. Aos dezenove anos e cinquenta e três dias de idade, tornou-se o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.
Sua estréia na Fórmula 1 aconteceu durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007, quando substituiu o titular Robert Kubica. Na ocasião, Vettel terminou a corrida na oitava posição, conquistando o primeiro ponto da carreira na categoria.

[editar] Toro Rosso

Às vésperas do GP da Hungria de 2007, Vettel foi confirmado como novo piloto da Scuderia Toro Rosso, em substituição ao estadunidense Scott Speed, que saiu após desentendimentos com a equipe.
Em 14 de setembro de 2008 venceu o Grande Prêmio da Itália, conquistando a primeira vitória da carreira na categoria e também da equipe Toro Rosso.[2][3] Com esse feito, tornou-se o piloto mais jovem a vencer um Grande Prêmio, com vinte e um anos, três meses e oito dias.[4] Marcou outro recorde com somente nove segundos de carreira na Fórmula 1: se tornou o piloto mais jovem a ser multado pela FIA por uma infração ao passar do limite de velocidade nos boxes enquanto acessava a pista pela primeira vez. Também foi o mais jovem piloto a pontuar em sua corrida de estreia no GP dos Estados Unidos.[carece de fontes?]

[editar] Red Bull

Em 2009, Vettel passa a correr na Red Bull, substituindo David Coulthard, que se aposentou ao fim de 2008.
Em 19 de abril de 2009, no Grande Prêmio da China, conquistou a segunda vitória na categoria e a primeira da equipe Red Bull.[1][5]
Em 1 de novembro, Vettel terminou na segunda colocação no Mundial - sendo o mais novo piloto a conseguir tal feito - logo após sua vitória na estreia do GP de Abu Dhabi, ficando atrás apenas do britânico Jenson Button no campeonato.[6][7]
Em 19 de novembro de 2009, Vettel foi eleito o melhor piloto do ano pela revista inglesa "Autosport", em uma votação feita com os chefes de equipe da categoria.[8][9]
O piloto alemão começou a temporada de 2010 marcando a pole position nas duas primeiras etapas, no entando, por problemas no carro, acabou perdendo a liderança, inclusive sendo obrigado a abandonar na segunda corrida. A primeira vitória na temporada veio na terceira corrida, o Grande Prêmio da Malásia, quando superou o companheiro de equipe Mark Webber, que chegou em segundo. Em 14 de novembro, Vettel tornou-se o campeão da categoria, após vencer a ultima corrida da temporada, o Grande Prêmio de AbuDhabi.[10] Vettel tornou-se o campeão mais novo da história, com 23 anos, 4 meses e 11 dias. Vettel também se tornou o 1º piloto da história da Fórmula 1 a ser campeão sem ter liderado o campeonato antes da última prova.

[editar] Posição de chegada nas corridas de Fórmula 1

Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada Equipe Chassis Motor 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Classificação Pontos
2006 BMW Sauber F1 Team BMW Sauber F1.06 BMW P86 2.4 V8 BHR MAL AUS SMR EUR ESP MON ING CAN EUA FRA ALE HUN TUR
TD
ITA
TD
CHN
TD
JAP
TD
BRA
TD

- -
2007 BMW Sauber F1 Team BMW Sauber F1.07 BMW P86/7 2.4 V8 AUS
TD
MAL
TD
BHR ESP MON CAN EUA
8
FRA ING EUR








14º 6
Scuderia Toro Rosso Toro Rosso STR2 Ferrari 056 2.4 V8









HUN
16
TUR
19
ITA
18
BEL
Ret
JAP
Ret
CHN
4
BRA
Ret

2008 Scuderia Toro Rosso Toro Rosso STR2B Ferrari 056 2.4 V8 AUS
Ret
MAS
Ret
BHR
Ret
ESP
Ret
TUR
17














35
Toro Rosso STR3 Ferrari 056 2.4 V8




MON
5
CAN
8
FRA
12
ING
Ret
ALE
8
HUN
Ret
EUR
6
BEL
5
ITA
1
SIN
5
JAP
6
CHN
9
BRA
4
2009 Red Bull Racing Red Bull RB5 Renault RS27 2.4 V8 AUS
13
MAS
15
CHN
1
BHR
2
ESP
4
MON
Ret
TUR
3
ING
1
ALE
2
HUN
Ret
EUR
Ret
BEL
3
ITA
8
CIN
4
JAP
1
BRA
4
ABU
1


84
2010 Red Bull Racing Red Bull RB6 Renault RS27 2.4 V8 BHR
4
AUS
Ret
MAL
1
CHN
6
ESP
3
MON
2
TUR
Ret
CAN
4
EUR
1
ING
7
ALE
3
HUN
3
BEL
15
ITA
4
CIN
2
JAP
1
COR
Ret
BRA
1
EAU
1
256

Referências

[editar] Ligações externas

Commons
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Sebastian Vettel - (win F1 Abu Dhabi Grand Prix 201014/11/2010)

Narração de Diego Ramon - Vitória de Sebastian Vettel (Campeão Mundial 2010)

Amarante - Moradores de Vila Caiz, Amarante, queixam-se de serem obrigados a percorrer uma distância de dois quilómetros porque a Refer vedou uma passagem de nível num caminho público!

«Amarante: Moradores queixam-se de passagem de nível vedada

Moradores de Vila Caiz, Amarante, queixam-se de serem obrigados a percorrer uma distância de dois quilómetros porque a Refer vedou uma passagem de nível num caminho público
Segundo populares ouvidos pela agência Lusa, "a situação é caricata" porque a antiga travessia da linha do Tâmega, no lugar de Vilarinho, foi encerrada em 2005, por alegadas razões de segurança, e assim se manteve após o Verão de 2009, apesar da circulação ter sido suspensa nessa data para realização de obras na linha.
Os carris entre as estações de Amarante e da Livração, no Marco de Canaveses, ainda foram levantados, só que, face à crise, o Governo mandou suspender a obra, desconhecendo-se se algum dia a circulação ferroviária vai ser reposta.
A representante dos moradores, Maria Pereira, residente naquele lugar e cuja habitação fica a poucas dezenas de metros da antiga passagem de nível, diz-se revoltada com a situação, assim como os vizinhos.
"Agora que problema de segurança pode haver se são já não há comboios?  O que eu quero é que retirem isto para podermos passar", exclamou, apontando para as vedações metálicas colocadas pela Refer.
Segundo a moradora, são prejudicadas pela situação várias habitações  do lugar de Vilarinho, cujos habitantes são obrigados a percorrer um caminho alternativo com cerca de dois quilómetros. Maria Pereira diz que esse acesso é estreito, impedindo o cruzamento de dois automóveis, sinuoso e demasiado íngreme, tornando-se escorregadio.
"Aqui nem uma ambulância pode vir", lamentou-se, dizendo-se insegura.
A passagem de nível dava passagem à Rua do Tapadinho, por onde há dezenas de anos passavam diariamente viaturas e peões, nomeadamente em direcção a uma capela próxima.
Em 2009 foi entregue à Refer um abaixo-assinado a exigir a reabertura  da passagem de nível, mas a empresa remeteu os populares para um acordo celebrado com a Junta de Freguesia de Vila Caiz em 2005, no qual aquela entidade concordou com encerramento da travessia da linha.
O presidente da junta, António Jorge Ricardo, disse que o actual  executivo não tem qualquer responsabilidade sobre a decisão, tomada no anterior mandato, mas sublinhou que o acordo celebrado com a Refer também previa que a empresa pública se comprometia a arranjar uma travessia alternativa para os moradores.
No início de 2009, técnicos da Refer, a pedido da junta, estiveram no  local e confirmaram que a passagem de nível iria manter-se encerrada, estando a ser estudado o alargamento do caminho alternativo, o que nunca aconteceu até hoje.
Segundo o autarca, já foi pedido que a Refer reabrisse a passagem, atendendo que actualmente a circulação está suspensa, mas da empresa não houve ainda resposta.» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/amarante-moradores-queixam-se-de-passagem-de-nivel-vedada
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Claro que o Dr. Armindo Abreu confia plenamente no Governo de José Sócrates, tal como afirmou numa Assembleia Municipal, para resolver o problema da Linha do Tâmega... este é governo que mente despudoradamente, com a complacência duma imprensa cega e de esquerda e com alguns autarcas muito crentes na boa fé deste governo xuxalista... qual será a moeda de troca?!

14/11/10

Desporto Futebol: F.C. do Porto 2 vs Portimonense 0 - Dragões desfalcados e fatigados, vencem bravos algarvios com o primeiro golo de Walter e o 11.º de Hulk!

«O primeiro de Walter e o 11.º de Hulk

O FC Porto bateu este domingo o Portimonense, por 2-0, num encontro em que Walter se estreou a marcar na Liga, com um tento de belo efeito, e em que Hulk se distanciou como melhor marcador da prova, com 11 tentos. Os Dragões continuam com 10 pontos de avanço na frente do campeonato.

O Portimonense apresentou-se no Dragão com uma estratégia de contenção: alinhando sem ponta-de-lança, juntou as suas linhas, reforçou marcações individuais e apostou no contra-ataque. Cabia ao FC Porto tomar conta do encontro e imprimir um ritmo elevado.

Walter, sempre muito activo, foi o primeiro a mostrar vontade de alvejar a baliza contrário, mas seria Belluschi, aos 19 minutos, a criar a melhor oportunidade de golo da fase inicial da partida. O remate saiu em jeito de «folha seca» e centímetros ao lado do poste esquerdo da baliza algarvia. Três minutos depois, em dois pontapés de canto consecutivos, o tento inaugural esteve de novo próximo – no segundo desses lances, foi Ricardo Pessoa a salvar, sobre a linha de baliza.

Cheirava a golo e ele acabaria mesmo por aparecer, aos 29 minutos: Ruben Micael combinou com Walter e o brasileiro desferiu um pontapé colocado, em arco, que passou sobre a cabeça de Ventura. Até ao intervalo, destaque ainda para uma defesa incompleta do guardião forasteiro a um livre de Hulk, a uns bons 30 metros da baliza.

O Portimonense foi, em boa verdade, um adversário bravo, que discutiu sempre o resultado, ao contrário de tantas equipas que visitam o Dragão e o abandonam acabrunhadas. O 1-0 não dava descanso aos Dragões, que voltaram a ver Ricardo Pessoa, aos 57 minutos, evitar «in extremis» um tento de Otamendi, tal e qual como na primeira parte.

Num momento em que o FC Porto dominava completamente a partida, trocando a bola no meio campo adversário, Rodríguez foi carregado por Di Fábio em plena grande área do Portimonense. Em cima dos 90 minutos, Hulk converteu com tranquilidade o castigo máximo, continuando a incrível série de remates imparáveis.

FC Porto-Portimonense, 2-0
Liga 2010/11, 11.ª jornada
14 de Novembro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 40.418 espectadores

Árbitro: João Capela (AF Lisboa)
Assistentes: Tiago Rocha e Paulo Soares
Quarto árbitro:b> Paulo Rodrigues

FC PORTO: Helton «cap»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Guarín, Belluschi e Ruben Micael; Hulk, Walter e Varela
Substituições: Varela por Cristian Rodríguez (38m), Walter por Ukra (67m) e Ruben Micael por Castro (75m)
Não utilizados: Beto, Maicon, Rafa e Castro
Treinador: André Villas-Boas

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa «cap.», André Pinto, Di Fábio e Nilson; Pedro Silva, Soares e Jumisse; Ivanildo, Renatinho e Candeias
Substituições: Soares por Calvin Kadi (38m), Pedro Silva por Elias (69m) e Renatinho por Pelembe (75m)
Não utilizados: Ivo, Lito, Pedro Moreira e Rúben Fernandes
Treinador: Litos

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Walter (29m) e Hulk (90m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo para Soares (6m), Álvaro Pereira (63m), Pedro Silva (67m), Jumisse (76m), Pelembe (84m) e Elias (86m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpportimonensecro_141110_56931.asp



Resumo de um jogo em que os Dragões bastante desfalcados e cansados, jogaram o quanto baste, para vencer estes bravos algarvios do Portimonense!