03/01/25

Geologia - As Pedras Parideiras, no Arouca Geopark, são um fenómeno geológico raro que continua a surpreender cientistas e visitantes.



«Mistério das Pedras Parideiras: O fenómeno único do Arouca Geopark que fascina o mundo

As Pedras Parideiras, no Arouca Geopark, são um fenómeno geológico raro que continua a surpreender cientistas e visitantes.

Na pacata aldeia da Castanheira, em Arouca, encontra-se um fenómeno geológico que intriga cientistas e encanta visitantes: as Pedras Parideiras, uma formação granítica rara que parece “dar à luz” pedras menores. Este geossítio, de relevância internacional, está localizado no Arouca Geopark Mundial da UNESCO, um local classificado como Monumento Natural Local desde 2022.

O nome curioso atribuído pelas gentes locais deve-se ao comportamento único das rochas. Estas pedras, cientificamente denominadas “granito nodular da Castanheira”, contêm nódulos escuros que, ao longo do tempo, desprendem-se naturalmente devido à ação da erosão e do desgaste, deixando marcas no granito de onde se destacaram. Este fenómeno, observado desde tempos imemoriais, despertou a imaginação popular, que interpretava os nódulos soltos como um “parto” da pedra.

Apesar de a ciência já ter desvendado os mistérios do fenómeno, as Pedras Parideiras continuam a ser um dos 41 geossítios do Arouca Geopark, cativando visitantes com as suas características únicas e contribuindo para o reconhecimento mundial da região. Contudo, quem não conhece pode facilmente passar pelo local sem notar o fenómeno, tornando essencial a sua divulgação e preservação.

Segundo o Arouca Geopark, este fenómeno é uma verdadeira raridade no mundo da geologia, sendo o único conhecido do género. A aldeia da Castanheira recebe curiosos e especialistas de várias partes do globo, que se maravilham com este tesouro natural.» in https://diariodistrito.sapo.pt/misterio-das-pedras-parideiras-o-fenomeno-unico-do-arouca-geopark-que-fascina-o-mundo/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques


(Casa das Pedras Parideiras - Arouca Geopark)

Sem comentários:

Enviar um comentário