FC Porto venceu o Castêlo da Maia (3-0) nos oitavos de final da Taça de Portugal.
48 horas após um desaire europeu diante do todo-poderoso Vero Volley Milano, as tetracampeãs nacionais voltaram aos resultados positivos, depois de uma sequência de quatro derrotas, com um triunfo por 3-0 diante do Castêlo da Maia que valeu o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal.
Com quatro novidades de início face ao jogo anterior, o FC Porto venceu o primeiro set por larga margem (25-16). As portistas adiantaram-se no marcador numa fase precoce da partida (6-2), depois de um arranque de set que fazia prever um jogo mais equilibrado (2-2). Apesar do pedido de timeout de Paulo Silva, a diferença de pontos avolumou-se e o treinador das maiatas foi mesmo obrigado a esgotar os descontos de tempo que tinha ao alcance aos 18-10. Os 13 pontos seguintes dividiram-se entre os dois conjuntos e as da casa fizeram o 1-0 ao cabo de 23 minutos.
Para o segundo set estava reservado um arranque diferente: as portistas não deram qualquer hipótese às forasteiras e somaram seis pontos de vantagem aos dez jogados (8-2). Com um avanço confortável durante todo o parcial, Miguel Coelho aproveitou para lançar Bruna Correia, Sara Rohr e Bruna Guedes.
Num terceiro set inicialmente pautado pelo equilíbrio (11-11), as portistas conquistaram oito pontos consecutivos, forçaram o técnico forasteiro a esgotar os dois timeouts e fecharam a eliminatória pela margem máxima com uma vantagem de nove no terceiro parcial (25-16).
“A Taça é um dos nossos objetivos e esta vitória foi convincente. O Castêlo da Maia tem armas desiguais perante a nossa equipa, mas causou-nos muitas dificuldades na primeira volta do campeonato. É bom entrar a ganhar nesta competição para comprovar a melhoria global da equipa, viu-se o crescimento contra o Vero Volley e agora ganhar com uma exibição convincente é bom para fazer crescer a confiança da equipa sem deixar margem para dúvidas. A gestão da equipa passa sempre na nossa modalidade, não para gerir o cansaço das que têm jogado mais, mas para dar minutos a quem não tem jogado tanto. As melhores vitórias são com todas e não só com as seis titulares. Contra o SC Braga queremos toda a gente disponível e confiante”, declarou Miguel Coelho no rescaldo da partida.
Segue-se o último de três desafios em cinco dias, este domingo às 18h00 (Porto Canal) - um duelo caseiro frente ao SC Braga, a contar para a 15.ª jornada do campeonato.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-CASTÊLO DA MAIA, 3-0
Oitavos de final da Taça de Portugal
10 de janeiro de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Luís Meireles e Elisabete Silva
CASTÊLO DA MAIA: Filipa Carvalho e Mariana Santos (líberos); Beatriz Santos, Bárbara Rodrigues, Karine Schossler, Letícia Linhares, Mariane Casas, Carolina Maia, Inês Campos, Ana Sofia Gouveia, Catarina Duarte, Beatriz Moreira, Beatriz Mimoso e Lia Forte
Treinador: Paulo Silva
FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Shainah Joseph, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
Parciais: 25-16; 25-13; 25-16» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20250110-pt-regresso-as-vitorias-no-caminho-para-os-quartos
Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/6962319922?play=true
Sem comentários:
Enviar um comentário