Oh malta vai falar o amigo Helder, antes do professor. Tivemos duas semanas muito complicadas, pois isto de colocar os estágios em funcionamento, de tentar apagar todos os fogos, levou-me por momentos a descurar aquilo que mais gosto na minha profissão, que são os laços afectivos. Tenho consciência que se tivesse estado mais atento a vocês, às vossas pessoas, aos seres humanos que sois, algumas coisas menos agradáveis não teriam acontecido. Mas sabem, o vosso professor é humano, logo com grandes limitações... Prometo estar mais atento, até porque já vos acompanho há muito tempo e não quero perder o mais importante para nós: a nossa relação de forte união e amizade! Quem quiser perceber, entende que vivemos momentos difíceis, mas felizmente, a Lei Divina ajudou-nos! E depois, a amizade verdadeira, não acaba com limites temporais e/ou espaciais. Em virtude disso dedico à nossa amizade duas músicas relativas a esse sentimento, duas para os mais cotas (eu), outra mais contemporânea (vocês). Viva o 12.º I, vocês são os maiores!
Red Hot Chili Peppers - "My Friends"
Queen - "Friends will be friends/We are the champions."
Gipsy Kings - "Amigo"
"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."
Heidi and Seal Duet - "Victoria's Secret Fashion Show" - (2007)
Seal - "Kiss From a Rose"
Seal - "Prayer For The Dying"
Seal - "My Vision" - (Feat. Jakatta)
Seal - "Get It Together"
Seal - "Love's Divine"
Seal - "Waiting For you"
Seal - "Walk On By"
Seal - "This Could Be Heaven"
Seal - "Lost My Faith"
Seal - "Fly Like an Eagle"
Seal - "Father's Way" - (Music Only)
Seal - "Mic Sessions"
«Seal (Londres, 19 de Fevereiro de 1963),( nome artístico de Seal Henry Olusegun Olumide Adeola Samuel), é um músico, cantor e compositor britânico, filho de mãe brasileira e pai nigeriano. Entre seus sucessos está a canção "Kiss from a Rose", trilha sonora do filme Batman Forever, que recebeu três prêmios Grammy em 1995 e deu ao cantor popularidade internacional.» in Wikipédia.
«Este cantor de Soul Music, nascido na Inglaterra, é reconhecido pela ótima mistura que faz de ritmos, entre eles o soul, folk, dance, rock e pop. Filho de um africano com uma brasileira, Seal apareceu no cenário musical em 1990, quando cantava em bandas inglesas de soul music e acabou se tornando o intérprete mais famoso da década na Inglaterra. Com uma expressão forte (negro, alto, bonito, canhoto e com uma cicatriz no rosto), Seal conquistou outros países ao lançar o hit “Killer”, que vendeu mais de 5 milhões de cópias.
Com o sucesso internacional, o cantor assinou contrato com uma gravadora e, em 1991, lançou seu primeiro álbum solo “Seal”. As canções misturavam um som pop/acústico. A boa melodia colocou Seal nas paradas de sucesso com a música “Crazy”, que ficou entre as 10 mais tocadas nos EUA, além de “Future Love Paradise”, “Deep Water”, “Whirlpool” e “Violet”. “Killer” também entrou para o repertório, mas desta vez com um arranjo diferente feito por Seal. Foi na turnê deste disco, que o artista participou do Hollywood Rock, realizado em 1992 no Brasil.
1994 foi o ano da consagração de Seal. O segundo trabalho, mais uma vez auto-entitulado, vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo e lhe rendeu o Grammy de 1996 com a melhor música “Kiss From a Rose” e melhor intérprete masculino. Além de “Kiss From a Rose”, a canção “Prayer for the Dying”, que fala de um ritual entre vivos e mortos, também alcançou o topo das paradas mundiais. Segundo a crítica, este disco tem uma das melhores produções da carreira de Seal, feita por Trevor Horn, e arranjos quase perfeitos.
Em 1998, Seal lançou “Human Being”, que mostrou a preocupação do cantor com as relações humanas. O soul é o ritmo registrado nas canções que falam de conscientização das pessoas em amar e respeitar uns aos outros. Cada música tem uma mensagem, como “Lost My Faith”, que fala sobre o lado espiritual do ser humano e “Colour”, sobre preconceito e ódio. Apesar das belas canções, o disco não fez muito sucesso e vendeu 5 milhões de cópias.
Depois de 5 anos sem gravar, em 2003 Seal lançou mais um álbum, “Seal IV”. As músicas com ritmos misturados entre baladas românticas, rock, pop, R&B e folk infused lembraram as canções do primeiro trabalho. “Get it Together” foi o primeiro single lançado e tornou-se um clássico. “Waiting for you”, acompanhada de um piano, trouxe elementos do Blues e “Don’’t make wait”, uma melhores músicas românticas do disco, teve a participação de uma orquestra ao fundo.» http://territorio.terra.com.br/canais/canalpop/az/biografia.asp?artistaID=361
"Seal - Crazy (tradução) Numa igreja, pelo rosto Ele fala sobre as pessoas serem derrotadas*
Apenas criança sabe...
Um homem decide depois de setenta anos, que ele vai até lá para destrancar a porta Enquanto aqueles ao redor dele criticam e dormem E através de um fractal** numa parede quebrada, eu vejo você, meu amigo, e toco seu rosto de novo Milagres acontecerão enquanto nós viajamos (ou tropeçamos)
Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que... Nós fiquemos um pouco loucos Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que... Nós fiquemos um pouco...
Loucos...loucos...loucos
Pessoas amarelas e loucas andando pela minha cabeça, Um deles tem uma arma para atirar no outro E ainda assim, juntos eles eram amigos na escola Ohh, entenda, entenda, entenda, entenda, não, não!
Se todos estivéssemos lá quando tomamos a pílula pela primeira vez Então talvez, então talvez, então talvez, então talvez... Milagres acontecerão enquanto nós falamos.
Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que... Nós fiquemos um pouco loucos Não, nós nunca vamos sobreviver, ao menos que... Nós sejamos um pouco... Loucos... Não, não, nunca vamos sobreviver, ao menos que fiquemos um pouco...
Oh, um pouquinho Oh, um pouquinho
Amanda decide cooperar depois de dezessete anos...
Oh, querida Em um céu cheio de pessoas, somente alguns querem voar Isso não é loucura? Em um mundo cheio de pessaos, somente alguns querem voar Isso não é loucura? Loucura Em um Céu de pessoas, há somente alguns que querem voar Isso não é loucura? Oh, baby...oh querida... Em um mundo cheio de pesssoas, há somente alguns que querem voar Isso não é loucura? Isso não é loucura...isso não é loucura...isso não é loucura?
Ohh, Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós fiquemos um pouco loucos Não nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós sejamos um pouco loucos Mas nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós fiquemos um pouco loucos Não nós nunca vamos sobreviver, ao menos que nós sejamos um pouco loucos Não, não, nunca vamos sobreviver ao menos que, nós fiquemos um pouquinho...
E então você vê coisas Do tamanho que você nunca soube antes
Eles quebrarão isso
Algum dia
Apenas a criança sabe
as coisas dela Do tamanho que você nunca soube antes
Algum dia...de algum jeito...algum dia...de algum jeito..." -------------------------------------------------------------------------- Seal é uma daquelas vozes que não engana, trata-se de um talento nato, valorizado por uma notável sensibilidade musical e pela combinação de muitos estilos de música, embora sempre estribado na Suol Music. Grande vocalista!
Mais informações sobre este brilhante músico no seu site institucional: http://www.seal.com/
«Os diplomas publicados determinam que as juntas médicas da Caixa Geral de Aposentações, da ADSE e das comissões de verificação de incapacidades da Segurança Social passam a ser compostas exclusivamente por médicos e uniformizam todos os procedimentos nesses casos.
Em resultado disso
1 - José Luís Branquinho, cantoneiro, com 29 anos de serviço foi submetido a uma intervenção cirúrgica à coluna e só consegue andar com a ajuda de canadianas. A Junta Médica da ADSE considerou-o apto para trabalhar. Num aparente acto de contricção, a Junta Médica da ADSE-Centro afirma no seu parecer que o funcionário "deve evitar esforços físicos".
2 - Maria Conceição Marques, professora do ensino básico, afastada do ensino desde 1997 por ter sido vitimada por três cancros - na mama, útero e língua - que lhe deixaram graves sequelas, foi considerada apta por uma junta médica e obrigada a voltar a dar aulas.
3 - Paulo Teixeira Pinto, com 46 anos, jurista e ex-presidente executivo do BCP, indica que passou "à situação de reforma em função de relatório de junta médica", recebeu uma indemnização de 10 milhões de euros pela saída do banco e aceitou receber uma pensão vitalícia de 35700 euros/mês.
Esta é a grande diferença que deveria convocar a indignação activa(*) de todos, Paulo T. Pinto, aposentado por insuficiência paga pelo erário público, além da colaboração com o grupo Champalimaud no Brasil, que iniciou depois de ter abandonado o BCP, vai trabalhar com a Eurogroup, em consultoria de estratégia e organização de empresas; vai também integrar o Conselho Geral do Grupo Lena e vai ainda assumir o cargo de consultor de um grande escritório de advogados - Abreu Advogados.
Nada teriamos a opor a esta actividade técnica-profissional mas! como aceitar que tenha sido considerado inapto e! como aceitar que sejam empregues fundos públicos para pagar aquilo que se afigura uma benesse fraudulenta?» ----------------------------------------------------------------------------- Recebi esta mensagem de email e, nem quero crer que isto seja verdade. A não ser, deveriam as autoridades desmentir estes casos com veemência. A ser verdade, estes governantes que se dizem de esquerda, deveriam pedir desde já a sua demissão! Haja vergonha senhores, não foi para isto que se fez o 25 de Abril!
A beleza indescritível da bacia do Douro, Património Mundial, e da sua Foz na Cidade mais bela do Universo, o Porto. São imagens retiradas do Blogue Abrupto do Dr. Pacheco Pereira, que sem dúvida através de inúmeros colaboradores voluntários possui um magnífico portfólio digital deste nosso país e não só! Bem-haja para quem gosta de registar e de captar momentos!
«Lisboa, 20 Fev (Lusa) - O Presidente da República promulgou hoje o decreto da Assembleia da República que estabelece os regimes de vinculação, carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas, após o mesmo ter sido expurgado das inconstitucionalidades pronunciadas pelo Tribunal Constitucional. Depois do "chumbo" do TC da primeira versão da lei, a 20 de Dezembro, o PS eliminou do diploma os dois artigos que incluíam os juízes e magistrados do Ministério Público na lei que institui o regime de vinculação, carreiras e remunerações da função pública. Numa nota informativa no site da Presidência da República (www.presidencia.pt), recorda-se que o acto de promulgação de um diploma legal «não significa necessariamente a adesão do Presidente da República às opções políticas que lhe subjazem, nem implica a sua concordância com todas as soluções normativas nele inscritas». Da leitura da referida nota infere-se que o Chefe Estado aprova o diploma porque não quer levantar dificuldades a aplicação desta reforma, mas não concorda com todos os pressupostos do diploma. A nota explica que o diploma «suscita dúvidas» em dois planos, as quais, na altura devida, foram expressas pelo Presidente da República, designadamente no pedido de fiscalização preventiva da constitucionalidade enviado ao Tribunal Constitucional. «O diploma continua a consagrar soluções que, por pouco claras e transparentes, podem criar dificuldades de percepção por parte dos respectivos destinatários, potenciando situações de conflitualidade no seio da Administração Pública», afirma a nota. Por outro lado, acrescenta que «subsistem dúvidas quanto à remissão para simples portaria da regulação de matérias de carácter inovatório e ainda quanto à preferência concedida a pessoas colectivas na celebração de contratos de prestação de serviços, o que pode implicar uma excessiva e injustificada dependência da Administração Pública relativamente a grandes empresas privadas». A nota chama a atenção para o facto de Assembleia da República, com plena legitimidade, apenas ter decidido eliminar as inconstitucionalidades assinaladas pelo Tribunal Constitucional, não tendo realizado qualquer outra alteração ao diploma que contribuísse para o seu aperfeiçoamento e para a correcção de situações potenciadoras de incerteza jurídica. «A decisão de promulgar o diploma em apreço resultou da ponderação atenta e cuidada a que o Presidente da República procedeu em torno de todos os interesses em presença, considerando, designadamente, não dever obstar à entrada em vigor de um quadro legal que o Governo considera da maior importância para a necessária reforma da Administração Pública Portuguesa», conclui. SRS. Lusa/fim» in saponotícias. --------------------------------------------------------------------------------- Depois de ler todo o artigo acima e em especial este trecho: «O diploma continua a consagrar soluções que, por pouco claras e transparentes, podem criar dificuldades de percepção por parte dos respectivos destinatários, potenciando situações de conflitualidade no seio da Administração Pública», fico atónito com a incapacidade do Ex.mo Sr. Presidente da República, em se confrontar com um governo que é useiro e vezeiro em promulgar despachos normativos e decretos de lei, por norma, eivados por inconstitucionalidades e textos pouco claros e de dúbia interpretação. Se o Presidente da República tem que assistir e promulgar coisas com as quais não concorda nem se identifica, para que foi eleito? -Se for para ser a Rainha da Inglaterra ou o marido obediente, é caso para dizer, acabe-se com a Republica venha uma figura decorativa da Monarquia!
«Com tudo para resolver no Dragão O F.C. Porto já estava a perder quando chegou à sua posição no Arena Auf Schalke. Num instante, numa correria inicial, num assomo que Helton ainda bloqueou, a equipa da casa festejava sem merecer, alcançando uma vantagem que matou de imediato todas as planificações azuis e brancas. Slomka prometera que o seu conjunto entraria com tudo. O «tudo» era uma fortuna que valeria um triunfo imerecido. O Dragão, porém, tem muito a discutir dentro de duas semanas. Ambiente empolgante, frio cortante, futebol de alto nível. O F.C. Porto, hoje equipado integralmente de branco, jogava os primeiros 90 minutos de uma eliminatória que quer sua. Sem constrangimentos, pronto para tudo. Até para o «com tudo» dos alemães, que se resumia a futebol directo, agressividade e fulgor físico. O golo de Kuranyi, porém, refreou de imediato as acelerações diabólicas do Schalke. O avançado ficava ainda mais solitário nas proximidades de Helton, tentando rentabilizar o poder de choque frontal de Asamoah, e usar e abusar da sorte que Helton, com toda a frieza, desfazia em pedaços. Mesmo a perder, era o F.C. Porto que jogava melhor. Quaresma avisou à passagem do quarto de hora, Raul Meireles ficou pertíssimo da perfeição pouco depois e João Paulo, na raça, cabeceou por cima. Aí estava o fogo do Dragão a incendiar Gelsenkirchen. O F.C. Porto, sim, actuava com tudo: classe, técnica individual, sentido colectivo, magia. Apesar das correrias desenfreadas do Schalke e de um ou outro sobressalto fortuito, o resultado no descanso já se aproximava da farsa. Na segunda parte, o futebol portista foi crescendo à medida que o termómetro descia. Apesar do apoio dos seus adeptos, o Schalke tendia para as cordas, amedrontado pela circulação competente do F.C. Porto. Raul Meireles, à bomba, Lisandro Lopez, na melhor jogada do desafio, numa maquinação que chamou a jogo Raul, Lucho e Quaresma antes do encontro com o melhor marcador da liga portuguesa, silenciaram o Arena durante largos instantes. Era o pré-aviso de golo do F.C. Porto, que incentivava ainda mais o colectivo. Seguiram-se minutos alucinantes, com o Schalke a defender-se no limite e o Dragão a empurrar, contra ventos e marés, contra o azar, imune a tibiezas. Num canto cobrado por Raul Meireles, Bruno Alves, Lucho e Lisandro não desviaram por milagre. O empate parecia não contar nesta primeira mão. O F.C. Porto sai a perder para o intervalo destes oitavos-de-final. Mas sai de Gelsenkirchen com a certeza de que tem tudo para seguir em frente. Joga mais e melhor futebol. E isso costuma ser suficiente. Até para superar o infortúnio.
FICHA DO JOGO
UEFA Champions League (Oitavos-de-final – 1ª mão)
Arena Auf Schalke, em Gelsenkirchen Árbitro: Laurent Duhamel (França) Assistentes: Stéphane Duhamel e Christoph Capelli 4º árbitro: Olivier Thual
SCHALKE 04: Neuer; Rafinha, Bordon «cap.», Krstajic e Westermann; Jones, Ernst, Rakitic e Kobiashvili; Asamoah e Kuranyi Substituições: Rakitic por Grossmuller (76m), Asamoah por Altintop (80m) e Kuranyi por Vicente Sanchez (89m) Não utilizados: Schober, Varela, Lovenkrands e Howedes Treinador: Mirko Slomka
F.C. PORTO: Helton; João Paulo, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Farías e Quaresma Substituições: Farías por Sektioui (56m) e Fucile por Mariano Gonzalez (85m) Não utilizados: Nuno, Stepanov, Cech, Hélder Barbosa e Kazmierczak Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 1-0 Marcadores: Kuranyi (4m) Disciplina: Cartão amarelo a Jones (45m), Ernst (68m) e Grossmuller (84m)» in site F.C. Porto. ------------------------------------------------------------------------------ O F.C. do Porto entrou a perder neste jogo e não mais conseguiu dar justiça ao marcador que deveria ser no mínimo, um empate. Mas embora tendo consciência que a tarefa do F.C. do Porto é muito difícil, não é impossível. Vamos acreditar portistas, estamos apenas a perder ao intervalo, a eliminatória ainda não está fechada!
Imagens do único golo das partida, numa excelente jogada de futebol rápido e apontado por um grande avançado, Kuranyi.
Sérgio Godinho - "O Espectáculo" «Sérgio Godinho Sérgio Godinho (Porto, 1945) é um poeta, compositor e intérprete de canções português. Além de autor, compositor e cantor é, um pouco à imagem do personagem da sua música “O Homem dos 7 Instrumentos”, artisticamente multifacetado, sendo actor com diversas participações em filmes, séries televisivas e peças teatrais, dramaturgo, com assinatura de algumas peças de teatro e ainda realizador, entre outras actividades. Como tantos outros, aos 20 anos sai de Portugal, voltando as costas à guerra colonial. Permanece 9 anos afastado do país. A sua maior ligação é com a capital francesa, Paris, onde integra por dois anos o elenco do musical “Hair” e começa a esboçar as suas primeiras músicas, tomando contacto com outros músicos portugueses, como José Mário Branco, Zeca Afonso e Luís Cília. Passou ainda por Amsterdão, Brasil e Vancouver. Em 1971 colabora no primeiro álbum a solo de José Mário Branco, Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, e viria nesse mesmo ano a concretizar a sua estreia discográfica ao gravar, em solo francês, o LP Os sobreviventes. Gravou ainda no exílio o álbum Pré-histórias (1972). Ainda que constantemente censurados, estes álbuns conseguiram alcançar popularidade entre o público português no ano seguinte, tendo inclusivamente a imprensa premiado Sérgio como “Autor do ano” e Os Sobreviventes como “Disco do ano”. Já no Canadá, casa-se com sua primeira mulher, Shila, colega na companhia de teatro The Living Theatre. Estabelece-se numa comunidade hippie em Vancouver, e é aqui que irá receber a notícia da revolução do 25 de Abril, que o leva a regressar a Portugal. Já em terras lusitanas, edita o álbum À queima-roupa (1974) com estrondoso sucesso, e corre o país, actuando em manifestações populares. Desde então a sua carreira não mais parou; apesar de nem sempre ter obtido o correspondente êxito comercial, permaneceu como favorito da crítica e do público, sendo autor de algumas das canções mais aclamadas da história da música portuguesa, como "É terça-feira" e "Com um brilhozinho nos olhos".» in Wikipédia. "Sérgio Godinho - O Primeiro Dia A principio é simples, anda-se sózinho passa-se nas ruas bem devagarinho está-se bem no silêncio e no borborinho bebe-se as certezas num copo de vinho e vem-nos à memória uma frase batida hoje é o primeiro dia do resto da tua vida Pouco a pouco o passo faz-se vagabundo dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo diz-se do passado, que está moribundo bebe-se o alento num copo sem fundo e vem-nos à memória uma frase batida hoje é o primeiro dia do resto da tua vida E é então que amigos nos oferecem leito entra-se cansado e sai-se refeito luta-se por tudo o que se leva a peito bebe-se, come-se e alguém nos diz: bom proveito e vem-nos à memória uma frase batida hoje é o primeiro dia do resto da tua vida Depois vêm cansaços e o corpo fraqueja olha-se para dentro e já pouco sobeja pede-se o descanso, por curto que seja apagam-se dúvidas num mar de cerveja e vem-nos à memória uma frase batida hoje é o primeiro dia do resto da tua vida Enfim duma escolha faz-se um desafio enfrenta-se a vida de fio a pavio navega-se sem mar, sem vela ou navio bebe-se a coragem até dum copo vazio e vem-nos à memória uma frase batida hoje é o primeiro dia do resto da tua vida E entretanto o tempo fez cinza da brasa e outra maré cheia virá da maré vazia nasce um novo dia e no braço outra asa brinda-se aos amores com o vinho da casa e vem-nos à memória uma frase batida hoje é o primeiro dia do resto da tua vida." ----------------------------------------------------------------------- Sérgio Godinho é provavelmente o músico mais completo português, com uma linha sem oscilações por motivos comerciais e economicistas e com uma vida coerente com os valores que apregoa nas suas letras, já que é também compositor de letras. Aprecio a sua simplicidade e acho que quem é bom nalguma atividade, não precisa de se pavonear, nem de andar sempre sob as luzes da ribalta!
«O F.C. Porto, que se prepara para reentrar em competição na UEFA Champions League com um regresso a Gelsenkirschen, onde em 2004 arrebatou o título europeu pela segunda vez, é a equipa mais galardoada dos últimos 20 anos entre as 32 que alinharam na fase de grupos da presente temporada.
Desde 1987, ano em que Viena e o mundo assistiram à vitória azul e branca sobre o Bayern de Munique, o F.C. Porto conquistou 38 títulos, contabilidade sem paralelo entre a concorrência na mais reputada prova mundial de clubes, que contempla troféus nacionais (campeonatos, taças, supertaças) e internacionais (UEFA Champions League, Taça UEFA, Taça das Taças, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental).
A clara hegemonia europeia dos Dragões suplanta adversários com a fama e a reputação do Manchester United, que soma menos 12 títulos, do Milan e do Barcelona, com menos 13, do Real Madrid, com menos 14, ou do Arsenal, que acumula menos 25 troféus do que o campeão português.
Além do F.C. Porto, só os escoceses do Rangers conquistaram mais de três dezenas de títulos (32) nas duas últimas décadas, com a agravante de não ter arrebatado qualquer troféu internacional, contra os seis erguidos pelos Dragões, marca que partilha com Barcelona e Real Madrid e só superada pelos 12 obtidos pelo Milan.
Recordista de participações na UEFA Champions League, condição que reparte com o Manchester United, totalizando 13 presenças, o F.C. Porto contribui com todos os títulos internacionais que colocam Portugal na quarta posição de uma tabela ordenada pela origem dos clubes e que mantém Itália e Espanha no topo, com 17 troféus.» in site F.C. Porto.
Claro que eu já sabia isto há muito tempo, pois acompanho o futebol com grande paixão e sempre que possível, com alguma racionalidade. Como para esta última os factos concretos são um grande contributo, aí está uma listagem que os clubes da 2.ª circular gostariam de apresentar, desde que há Democracia em Portugal. Quando havia Clubes de Regime, nas ditaduras, aí não tínhamos hipóteses. Não, não é preciso avisar toda a gente, mas é bom que se saiba a verdade!
Igreja de uma nave, transepto e capela-mor, cuja intercepção forma abside oitavada, com tecto/cúpula em madeira. Capelas laterais com tectos também de madeira.
O tecto da nave principal é em cimento.
A torre sineira está acoplada pelo lado norte da fachada.
Cronologia
Fundação da Igreja - admite-se que remonte ao séc. XII / XIII, uma vez que já tinha capelão em 1220, que é referido nas inquirições de D. Afonso II.
Em 1918/19 foi feita a torre sineira. Em 1941 foi substancialmente demolido o que restava do antigo edifício e iniciadas obras de remodelação, concluídas em 1946.
Estilo
De reduzido ornato, tanto no exterior quanto no interior, destaca-se pela sua organização espacial, com transepto e capelas laterais, que lhe dão uma volumetria sui-generis, problematizando a classificação do seu estilo.
Dedicação
Santa Maria, Senhora da Assunção.
Na freguesia de Fregim ressaltam, também, quatro Capelas: a de São Pedro, São Sebastião, Senhora da Ajuda e São Miguel. A Capela de São Sebastião, muito pequena, sofreu obras de restauro.
Em termos de habitação senhorial, referimos a Casa da Capela ( brasonada), rodeada por uma extensa área de campos de milho e vinha; ainda a Quinta da Lage, a Quinta da Mó, a Casa da Obra, a casa Cidreira e a Casa de Pousada.» in site Câmara Municipal de Amarante.
«Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Maria, mãe de Jesus em alusão a sua assunção aos céus. A festa da Assunção de Maria é comemorada dia 15 de agosto. Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.» in Wikipédia.
Foi nesta Igreja onde fiz a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e onde aconteceram muitas coisas ligadas à minha família, recente e remota. Em miúdo era nesta Igreja onde assistia às missas dominicais, praticadas pelo Exmo. Padre Monteiro, que ainda se mantém como pároco das Freguesias de Fregim e de Louredo. Houve uma Igreja anterior a esta, mas não encontrei até agora, nenhum registo fotográfico da mesma. Se alguém tiver agradecia que as partilhasse, dado que tenho muito interesse pela história desta Freguesia e deste Concelho. A pintura que a Junta de Freguesia e/ou a paróquia efetuaram nos edifícios paroquiais, ficou muito bem, pelo que estão todos os Malteses de parabéns! Fregim, está mais bonito!
"So I'm back, to the velvet underground Back to the floor, that I love To a room with some lace and paper flowers Back to the gypsy that I was To the gypsy... that I was
And it all comes down to you Well, you know that it does Well, lightning strikes, maybe once, maybe twice Ah, and it lights up the night And you see your gypsy You see your gypsy
To the gypsy that remains faces freedom with a little fear I have no fear, I have only love And if I was a child And the child was enough Enough for me to love Enough to love
She is dancing away from me now She was just a wish She was just a wish And a memory is all that is left for you now You see your gypsy You see your gypsy
Lightning strikes, maybe once, maybe twice And it all comes down to you
And it all comes down to you
Lightning strikes, maybe once, maybe twice And it all comes down to you
I still see your bright eyes, bright eyes And it all comes down to you I still see your bright eyes, bright eyes And it all comes down to you
I still see your bright eyes, bright eyes (she was just a wish) (she was just a wish) And it all comes down to you
Lightning strikes, maybe once, maybe twice And it all comes down to you"