10/12/21

Religião - Uma estrutura piramidal com degraus, rodeada de paredes com pintura decorativa, esteve cerca de 200 anos escondida na capela-mor da Igreja de Santa Maria do Castelo, em Tavira, uma das cidades mais religiosas do Algarve, com 21 igrejas.



«Desvendado em igreja de Tavira achado que esteve escondido cerca de 200 anos

Uma estrutura piramidal com degraus, rodeada de paredes com pintura decorativa, esteve cerca de 200 anos escondida na capela-mor da Igreja de Santa Maria do Castelo, em Tavira, uma das cidades mais religiosas do Algarve, com 21 igrejas.

A estrutura, uma espécie de pedestal, designada por trono, é habitualmente usada para exibir aos fiéis a hóstia consagrada, mas, neste caso, nunca chegou a servir esse fim, já que a sua execução foi abandonada antes de estar terminada, e tapada. À sua frente foi colocada uma vitrina com a escultura de Santa Maria, padroeira daquela igreja.

A descoberta, no final de outubro, coincidiu com o arranque das obras naquela igreja, classificada como monumento nacional, o que levou a que se reparasse nas particularidades e símbolos inscritos no teto de um pequeno e escuro compartimento, contou à Lusa o pároco de Tavira.

“Esta descoberta foi fruto do facto de nós termos de arrumar e preparar uma série de coisas para a obra que se ia iniciar e, provavelmente, vai haver outras descobertas daqui em diante”, explicou Miguel Neto, notando que a igreja, afetada pelo terramoto de 1755, já foi alvo de várias intervenções.

O achado, que se encontra por detrás do retábulo da capela-mor, é um pequeno compartimento com um trono, elemento onde se expunha o Santíssimo Sacramento, cujo teto está pintado com símbolos alusivos ao culto da Eucaristia – cachos de uvas e trigo, a simbolizar, respetivamente, o vinho e o pão -, assim como com a inscrição da palavra Deus em hebraico.

Para aceder à estrutura é preciso atravessar uma das portas quase sempre encerradas do retábulo principal e subir uma pequena escadaria, para depois se encontrar o compartimento em madeira, durante tanto tempo escondido nas costas do altar.

Segundo Daniel Santana, historiador de arte, supõe-se que a estrutura era inicialmente para ser um retábulo eucarístico, ideia que “foi abandonada quando este ainda estava a ser feito, porque há falta de pintura em algumas zonas”, além do facto de o culto da Eucaristia ter sido “deslocado da capela principal para a capela lateral” da igreja, onde se encontra um retábulo eucarístico sensivelmente da mesma época.

“Neste caso, foi uma surpresa, porque é um achado que nos vem dar mais informação sobre a origem deste retábulo e a própria história da igreja. No fundo, vem acrescentar património ao património que já sabíamos que existia e vem levantar algumas questões”, referiu o historiador, que já trabalhou em Tavira, mas está agora ligado ao Museu Municipal de Faro.

O próprio retábulo da capela-mor é um dos poucos de arquitetura simulada existentes no Algarve, ou seja, trata-se de um retábulo “fingido”, em ‘trompe l’oeil’, em que se recorre à pintura ilusionista, dando uma ideia a três dimensões de colunas de mármore e outros elementos decorativos. Está atribuído ao pintor algarvio Joaquim Rasquinho.

“O trono e as paredes têm pintura ornamental com tons e formas muito características desta época. Estamos a falar de finais do século XVIII, em que o tardo-barroco e o rococó são estilos dominantes – ainda que nesta igreja já se respire um ar neoclássico -, com cores mais suaves, azuis e rosas”, descreveu Daniel Santana.

O achado vai agora ser alvo de uma intervenção de restauro, sendo que, segundo a conservadora restauradora Marta Pereira, o seu estado de conservação é “surpreendente”, pelo que não será difícil conseguir manter o que apelida de “documento histórico”.

Segundo a técnica da ArtGilão, empresa criada pelas igrejas de Tavira para recuperar, salvaguardar e dinamizar o património religioso, a “policromia está bem conservada” e apenas a madeira “está em muito mau estado”, devido à humidade e ao “ataque biológico” do caruncho, inseto que corrói a madeira.

A prioridade será agora estabilizar os materiais a fim de travar o processo de degradação, estando também prevista “alguma reintegração cromática para tentar unificar a imagem e ficar agradável à vista”, explicou.

A Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo foi fundada pela Ordem de Santiago após a tomada de Tavira aos mouros, em 1241, ocupando o lugar da antiga mesquita.

Ao longo dos séculos conheceu várias campanhas de obras, tendo o terramoto de 1755 provocado graves danos no templo, justificando a sua reconstrução a partir de 1790.» in https://zap.aeiou.pt/desvendado-em-igreja-de-tavira-achado-que-esteve-escondido-cerca-de-200-anos-448651


#portugal    #tavira    #igrejasantamariadocastelo    #pinturadecorativa

Religião Católica - A comunidade portuguesa de Carrizal, no Estado venezuelano de Miranda, projeta inaugurar, em outubro de 2022, a maior réplica local do Santuário de Fátima, uma iniciativa que busca reforçar as tradições lusas e a fé mariana.


«O maior Santuário de Fátima na Venezuela vai nascer em 2022

A comunidade portuguesa de Carrizal, no Estado venezuelano de Miranda, projeta inaugurar, em outubro de 2022, a maior réplica local do Santuário de Fátima, uma iniciativa que busca reforçar as tradições lusas e a fé mariana.

“A obra civil está agora 100% concluída e já estamos a trabalhar nos acabamentos, na colocação do mármore no altar. O revestimento à volta da igreja é também com mármore que foi doado pelo Santuário de Fátima, em Portugal. Estamos equipando a casa paroquial e a nossa meta é inaugurar o santuário em outubro de 2022″, explicou fonte da organização à agência Lusa.

O secretário da Associação Civil Amigos de Nossa Senhora de Fátima (AVF), Agostinho Gonçalves, explicou ainda que o projeto de construção começou em 3 de julho de 2008, com o lançamento da primeira pedra, durante uma visita do ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim e o núncio apostólico Giacinto Berloco.

As obras começaram em agosto desse mesmo ano, precisando que o santuário tem uma área de construção de 22.000 metros quadrados e estava inicialmente projetado para ser construído em cinco ou seis anos.

“Como não temos um orçamento atribuído, trabalhamos com doações e fundos recolhidos em arraiais. Íamos bem, mas a pandemia [da covid-19] travou tudo […]. Já estamos no fim da linha. Não precisamos muito de materiais, o que nos falta é o dinheiro para pagar a mão-de-obra”, disse Agostinho Gonçalves.

O secretário da AVF explicou ainda que, para inaugurar o Santuário, precisam de entre 500.000 e 600.000 dólares e que o projeto anual estava orçamentado em 25 milhões de dólares (22 milhões de euros).

“70% dos recursos foram obtidos em arraiais, doações de empresários. Tivemos boa receção com a venda de colunas e dos bancos. Estamos realizando almoços com poucas pessoas, com todas as medidas de biossegurança, devido à pandemia”, sublinhou, acrescentando que há cinco anos que no estacionamento do Santuário há missa todos os domingos e aí preparam cafés e pequenos-almoços, que ajudam a pagar gastos básicos como luz, água e vigilância.

Por outro lado, Celestino dos Santos, comerciante e colaborador do Santuário, explicou à Lusa que é “devoto por convicção” porque a mãe deu catequese durante 14 anos e ia à igreja assiduamente.

“Ensinou-nos a ir à missa todas as semanas e eu rezo sempre a Nossa Senhora. Peço-lhe saúde, harmonia da família e para que haja paz no país, que a Venezuela supere esta situação para o bem de todos os venezuelanos e estrangeiros no país”, disse Celestino dos Santos.

O comerciante quer que o Santuário seja inaugurado em breve.

Por outro lado, Pablo António da Silva, empresário, devoto de Nossa Senhora de Fátima e colaborador do Santuário, explicou que “desde criança, a educação e a formação religiosa que recebeu o vinculou com Nossa Senhora de Fátima”.

“Foram os valores da vida que aprendemos. Eu sou um exemplo disso, nasci na Venezuela, sou filho de madeirenses, e essa educação que os nossos pais receberam nos transmitiram de forma adequada. Por isso, me incorporei e com outras pessoas fazemos o possível pela construção do Santuário na Venezuela”, explicou este empresário.

Pablo António vai à missa três a quatro vezes por mês, mas “todos os dias” pede “saúde e bom juízo, para levar a vida”.

O Santuário, explica, “é uma obra contínua que se constituirá num pedaço de terra de Portugal na Venezuela”.» in https://zap.aeiou.pt/maior-santuario-fatima-venezuela-449234

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 29 vs Vive Kielce 27 - O FC Porto regressou às vitórias na Liga dos Campeões ao bater nesta quinta-feira o Vive Kielce, no Dragão Arena, em partida a contar para a 10.ª jornada do Grupo B.


«O REGRESSO ÀS GRANDES NOITES EUROPEIAS 
9 DE DEZEMBRO DE 2021 21:31

O FC Porto regressou às vitórias na Liga dos Campeões ao bater nesta quinta-feira o Vive Kielce (29-27), no Dragão Arena, em partida a contar para a 10.ª jornada do Grupo B. Os azuis e brancos somam agora três triunfos, um empate e seis derrotas: são sétimos classificados, com sete pontos, menos sete do que o líder Vive Kielce. 

O FC Porto regressou às vitórias na Liga dos Campeões ao bater nesta quinta-feira o Vive Kielce (29-27), no Dragão Arena, em partida a contar para a 10.ª jornada do Grupo B. Os azuis e brancos somam agora três triunfos, um empate e seis derrotas: são sétimos classificados, com sete pontos, menos sete do que o líder Vive Kielce.

O equilíbrio foi a nota dominante da etapa inicial do duelo entre FC Porto e Vive Kielce, duas equipas com uma eficácia muito semelhante durante os primeiros 30 minutos. Perante isto, não surpreende que o encontro tenha chegado ao intervalo com o placar a mostrar um empate a 14. Pedro Cruz, autor de quatro golos, foi o Dragão mais inspirado antes do descanso.

O intervalo acabou por fazer melhor ao FC Porto, que soube capitalizar o facto de o Vive Kielce ter demorado sete minutos até marcar o primeiro golo na etapa complementar. Mesmo num final de jogo intenso e emocionante, o coletivo comandado por Magnus Andersson manteve a cabeça fria e soube resistir ao ímpeto dos polacos para carimbar mais um grande triunfo na melhor competição de clubes do planeta. Pedro Cruz, com sete golos, foi o melhor marcador do FC Porto e um dos melhores do jogo, a par de Artsem Karalek, do Vive Kielce.

“O nosso 7x6 foi fantástico hoje e a forma como demos a volta ao resultado também. A este nível temos de jogar com tudo e foi o que fizemos. Foi por isso que conseguimos a vitória. Este grupo é fortíssimo e tem algumas das melhores equipas do mundo, por isso temos de estar sempre ao nosso melhor nível para conseguirmos derrotar estas equipas. Hoje fizemos uma exibição fantástica e só tenho pena que o Dragão Arena não pudesse estar cheio. A chave para a vitória de hoje foi não termos consentido muitos contra-ataques, algo que não aconteceu frente a PSG e Barcelona”, afirmou o treinador Magnus Andersson após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo na próxima segunda-feira (13 de dezembro), às 20h00 (BTV), no Pavilhão da Luz, em Lisboa, frente ao Benfica, em jogo a contar para a 13.ª jornada do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-VIVE KIELCE, 29-27

Liga dos Campeões, Grupo B, 10.ª jornada

9 de dezembro de 2021

Dragão Arena

Árbitros: Jesper Kirkholm Madsen e Henrik Mortensen (Dinamarca)

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (1), Victor Iturriza (3), Pedro Cruz (7), Diogo Oliveira, Djibril M’Bengue (1), Rui Silva (5), Daymaro Salina (1), Ivan Sliskovic, Leonel Fernandes (5), Diogo Branquinho, António Areia, Miguel Alves (1), Jesus Hurtado e Fábio Magalhães (5)

Treinador: Magnus Andersson

VIVE KIELCE: Mateusz Kornecki e Andreas Wolff (g.r.); Branko Vujovic (1), Miguel Naranjo (1), Mychal Olejniczak, Szymon Sicko (1), Alex Dujshebaev (5), Igor Karacic (2), Uladzislau Kulesh (5), Arkadiusz Moryto (2), Haukur Thrastarson, Cezary Surgiel, Tomasz Gebala (1), Artsem Karalek (7), Sigvaldi Gudjonsson (1) e Dylan Nahi (1)

Treinador: Talant Dujshebaev

Ao intervalo: 14-14» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20211209-pt-o-regresso-as-grandes-noites-europeias

09/12/21

Política de Saúde - Disparar radiação ultravioleta em cogumelos pode aumentar astronomicamente os seus níveis de vitamina D, resolvendo o problema mundial de deficiência e insuficiência desta vitamina crucial.



«Como resolver o problema de deficiência de vitamina D? Disparar luz ultravioleta em cogumelos

Disparar radiação ultravioleta em cogumelos pode aumentar astronomicamente os seus níveis de vitamina D, resolvendo o problema mundial de deficiência e insuficiência desta vitamina crucial.

Há um problema mundial de insuficiência e deficiência de vitamina D. Mais de metade da população mundial não está a receber vitamina D suficiente, o que pode aumentar o risco de dezenas de doenças, como osteoporose, cancro e até covid-19.

Estudos recentes sugerem que atingir cogumelos com radiação ultravioleta pode aumentar a produção das centenas de compostos que os cogumelos têm e que são bons para a nossa saúde.

A insuficiência e deficiência de vitamina D podem ser justificadas fundamentalmente pelo estilo de vida e dieta alimentar das pessoas. Conforme os humanos diminuem o seu tempo ao ar livre e aumentam o uso de protetor solar, são expostos a menos radiação UV, explica o Big Think.

Quanto à comida, não são muitos os alimentos ricos em vitamina D. Peixes de viveiro e galinhas de aviário têm menos de um quarto da vitamina D encontrada nos seus congéneres do mar e do campo, respetivamente.

Os cogumelos são a única fonte de vitamina D não-animal. Algumas espécies de cogumelos têm quatro vezes a dose diária recomendada desta vitamina em apenas. Ou seja, o equivalente a 12 cogumelos Paris tem tanta vitamina D como duas porções de salmão selvagem ou dez de salmão de viveiro.

O problema é que cogumelos criados comercialmente também têm pouca vitamina D. A solução pode passar por expô-los a radiação ultravioleta.

“Quando nós, humanos, somos atingidos pela luz ultravioleta, o nosso colesterol começa a produzir vitamina D na pele através de um processo fotoquímico. Isto é semelhante ao que acontece no cogumelo, mas aqui é o ergosterol que é convertido em vitamina D através da energia da luz ultravioleta”, diz Hanne L. Kristensen, cientista da Universidade de Aarhus.

Em 2015, cientistas conseguiram aumentar os níveis de vitamina D de cogumelos Shiitake de 2,3% do valor diário de referência por porção para 100%. Conseguiram esta melhoria disparando raios ultravioleta contra os cogumelos durante duas horas.

Outra equipa de investigadores descobriu um novo método para aumentar os níveis de vitamina D para 4.600% do valor diário de referência. Isto foi possível colocando os cogumelos em etanol durante a irradiação para proteger a vitamina D da degradação.

“É evidente que a irradiação ultravioleta é benéfica ao aumentar significativamente o conteúdo nutracêutico”, escrevem os autores da revisão da literatura publicada na revista International Journal of Food Science & Technology.» in https://zap.aeiou.pt/deficiencia-vitamina-d-cogumelos-448777


#saúde    #radiaçãoultravioleta    #cogumelos    #vitaminaD    #aumento   


Pessoas - O especialista em medicina legal José Eduardo Pinto da Costa morreu hoje, aos 87 anos, confirmou o Futebol Clube do Porto.


«Morreu o irmão de Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Em novembro, Pinto da Costa tinha também perdido a irmã Maria Alice, de 86 anos.

O especialista em medicina legal José Eduardo Pinto da Costa morreu hoje, aos 87 anos, confirmou o Futebol Clube do Porto.

“Morreu hoje, aos 87 anos de idade, o médico e professor universitário José Eduardo Pinto da Costa, antigo membro do corpo clínico do FC Porto e irmão do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa”, pode ler-se num comunicado publicado pelo clube.

De acordo com o mesmo texto, as cerimónias fúnebres acontecem na quinta-feira, a partir das 17:00, na igreja de Cedofeita, no Porto.

O comunicado acrescenta que, “num momento tão difícil, o FC Porto solidariza-se com os familiares e amigos de José Eduardo Pinto da Costa e endereça-lhes sentidas condolências”.

José Eduardo Pinto da Costa foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto (UP), e diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto.

Nascido no Porto, em 03 de abril de 1934, José Eduardo Pinto da Costa inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que frequentou até 1960, ano em que concluiu a licenciatura com a tese "Morte por Ação do Óxido de Carbono", classificada com 18 valores e citada na revista da Interpol, segundo a biografia disponível na página de antigos estudantes ilustres da UP.

Nomeado professor assistente em 1961, passou a professor auxiliar, depois a professor associado (1979) e a professor catedrático (1996), na Faculdade de Medicina da UP.

Em 1975, foi nomeado subdiretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, instituição que passou a dirigir no ano seguinte.

De acordo com a mesma biografia, no final dos anos 80 do século XX foi eleito primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos e presidiu ao Conselho Superior de Medicina Legal.

Foi o responsável pela instituição do Mestrado de Medicina Legal do ICBAS, curso criado em 1999.

De acordo com a informação disponível na página da UP, orgulhava-se de ao longo da sua carreira ter efetuado cerca de trinta mil autópsias.

Em 1997, abandonou a clínica geral para se dedicar em exclusividade à medicina legal, sendo professor jubilado do ICBAS.» in https://desporto.sapo.pt/geral/artigos/morreu-o-irmao-de-pinto-da-costa-presidente-do-fc-porto

08/12/21

F.C. do Porto Hóquei Patins: S.C. Tomar 2 vs F.C. do Porto 2 - FC Porto empatou em casa do SC Tomar na 12.ª ronda do nacional de hóquei em patins.


«MAIS CARTÕES AZUIS DO QUE GOLOS 
8 DE DEZEMBRO DE 2021 19:46

FC Porto empatou em casa do SC Tomar (2-2) na 12.ª ronda do nacional de hóquei em patins.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto regressou de Tomar com uma igualdade a dois e com cinco cartões azuis. Numa partida relativa à jornada 12 do campeonato, que a terceira equipa transformou num festival de exclusões, os líderes da prova foram para o intervalo a perder 2-0 e só recuperaram o prejuízo na reta final do encontro, muito por culpa da pontaria e da frieza de Gonçalo Alves. Graças ao ponto trazido do Ribatejo, os Dragões mantêm o primeiro posto independentemente do que suceda no dérbi da capital desta quinta-feira.

Num jogo que opunha o primeiro classificado (dois pontos à frente do Sporting) ao quinto (com a mesma vantagem sobre o Benfica), o FC Porto entrou mais perigoso e ainda foi capaz de resistir à bola parada fruto um cartão azul insólito visto por Xavi Malián logo a abrir as hostilidades. Só que o SC Tomar aproveitou o powerplay, e a ausência do guardião campeão da Europa, para se adiantar num dos ataques seguintes. Na resposta, de livre direto, Gonçalo Alves não foi capaz de concretizar à primeira nem à segunda, mantendo a diferença mínima e o desacerto que havia mostrado da marca de penálti ao quarto minuto. Até ao intervalo ainda houve tempo para mais um cartão azul grotesco mostrado a Telmo Pinto, que Tomás Moreira transformou em golo.

Com apenas duas faltas, e outras tantas exclusões, o FC Porto regressou das cabines a necessitar de acertar na baliza e do acerto dos árbitros. Mas tal não aconteceu. Antes de uma extensa paragem motivada por problemas na estrutura do rinque, Rafa tornou-se no terceiro portista sancionado com uma cartolina azul sem nexo e com os respetivos dois minutos de suspensão. Primeiro Mali e depois o ferro negaram o bis de bola parada a Tomás Moreira. A dez minutos do término da contenda, Gonçalo Alves fez o que melhor sabe e reduziu para 2-1. Numa rara altura em que os Dragões se encontravam em superioridade numérica, o grande artilheiro português pousou o joelho na pista, trocou de mão e disparou rasteiro para o fundo das redes da casa.

Imediatamente a seguir foi a vez de Reinaldo García se estrear no vasto leque de atletas admoestados com a sanção de dois minutos - uma decisão que só Paulo Carvalho e Teófilo Casimiro poderão tentar explicar. Inconformado com o rol de decisões da equipa de arbitragem e com a igualdade no marcador, o FC Porto aumentou o ritmo e partiu para cima do SC Tomar. Porém, na sequência de um contra-ataque a cinco segundos do apito final, os juízes mostraram o sétimo cartão azul da tarde, novamente a Telmo Pinto, e os tomarenses beneficiaram de outro livre direto. Na conversão, Rúben Sousa errou o alvo e Xavier Malián afastou o perigo, mantendo o resultado em 2-2.

No próximo sábado (17h00, FC Porto TV/Porto Canal), os comandantes do campeonato recebem o lanterna vermelha Sanjoanense no Dragão Arena.

FICHA DE JOGO

SC TOMAR-FC PORTO, 2-2

Campeonato Nacional, 12.ª jornada

8 de dezembro de 2021

Pavilhão Municipal de Tomar

Árbitros: Paulo Carvalho e Teófilo Casimiro

SC TOMAR: Francisco Veludo (g.r.), Caio, Ivo Silva (cap.), Filipe Almeida e Pedro Martins

Suplentes: António Marante (g.r.), Guilherme Silva, Lucas Honório, Tomás Moreira e Rúben Sousa

Treinador: Nuno Lopes

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Ezequiel Mena, Rafa, Xavier Barroso e Gonçalo Alves

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Telmo Pinto, Carlos Ramos, Carlo Di Benedetto e Reinaldo García (cap.)

Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: Filipe Almeida (12m), Caio (25m) e Gonçalo Alves (40 e 43m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20211208-pt-mais-cartoes-azuis-do-que-golos

Política de Emprego - Uma florista em São Francisco está tão desesperada para encontrar trabalhadores, que afixou um anúncio a oferecer-se por contratar “qualquer um que apareça”.


«Empresas americanas já contratam “qualquer um que apareça”

Uma florista em São Francisco está tão desesperada para encontrar trabalhadores, que afixou um anúncio a oferecer-se por contratar “qualquer um que apareça”.

Andrei Abramov, o dono da “French Tulip Flowers”, em Noe Vallley, contou à ABC 7 News que ele e a sua namorada são os únicos empregados da florista.

“Neste momento, aceitamos qualquer pessoa que esteja disposta a aprender e a trabalhar connosco”, realçou Abramov.

Não é a primeira entidade empregadora que se depara com este problema, mas a razão pelo qual este fenómeno de falta de trabalhadores no Estados Unidos acontece, ainda está por ser descoberta, como aponta o Independent.

O caso da florista é apenas um de vários. Desde lojas a restaurantes, a dificuldade em contratar empregados é sentida por muitos.

À semelhança de Andrei Abramov, o dono de uma pizzaria em São Francisco também publicou um anúncio no Facebook do restaurante, no qual se oferecia para contratar “literalmente qualquer pessoa“.

As empresas americana que oferecem baixos salários estão a lutar para contratar empregados, a meio da chamada “Grande Demissão” — um aumento exponencial do número de trabalhadores que, todos os meses, se demitiram desde, pelo menos, o início do século XXI.

De acordo com os dados do US Bureau of Labor Statistics, 3% dos trabalhadores americanos despediram-se em setembro do seu emprego.

Comparando os números com 1,6 % em abril de 2020, e 1,2% depois da crise financeira em 2009, é possível notar um aumento bastante razoável da taxa.

A “Grande Demissão” verifica-se, mesmo depois de o subsídio de desemprego de emergência, atribuído durante a pandemia, ter terminado.

Isto sugere que o fenómeno pode estar relacionado com o facto de os trabalhadores reavaliarem as suas vidas após uma crise global, e se fartarem de salários baixos e más condições de trabalho.

As empresas estão a tentar combater o problema através de bónus de contratação, comissões para recrutadores ou redução das qualificações mínimas. Mas são poucos os que apostam no aumento de salários.

Os donos das pequenas empresas afirmam que não têm capacidade para aumentar os gastos, devido ao choque da pandemia, contrariamente às grandes empresas.

De acordo com Joe Biden, “em vez de os trabalhadores estarem a competir entre si por postos de trabalho que são escassos, os empregadores estão a competir uns com os outros para atrair funcionários“.» in https://zap.aeiou.pt/empresas-americanas-ja-contratam-qualquer-um-que-apareca-448909

Ambiente e Ecologia - Um grande laboratório de investigação, flutuante e autossustentável, do tamanho de uma ilha, pode ser a próxima grande novidade no que toca a limpeza dos oceanos.



«O “oitavo continente” pode vir a recolher e reciclar plástico dos oceanos

Um grande laboratório de investigação, flutuante e autossustentável, do tamanho de uma ilha, pode ser a próxima grande novidade no que toca a limpeza dos oceanos.

Este intitulado “oitavo continente” ganhou o Grande Prémio de 2020 de arquitetura e inovação do mar.

Este “continente flutuante” foi idealizado para que os seus operadores vivam, trabalhem, comam, durmam e estudem em tempo integral nele.

Com a aparência de um nenúfar, esta estação marinha estaria acorrentada ao fundo do mar, embora conseguisse flutuar nas correntes oceânicas.

Segundo a Euronews, o objetivo é que o “oitavo continente” leve a cabo uma série de atividades com a missão principal de limpar a Grande Mancha de Lixo do Pacífico.

A Mancha é composta por 1.6 milhões de metros quadrados de lixo à tona do Oceano, cerca de 79 mil toneladas de restos de plástico.

Num estudo recente, Linsey Haram, ecologista e investigadora do National Institute of Food and Agriculture, sugere que há cada vez mais espécies costeiras a expandirem-se para o território formado por resíduos do consumo humano.

“Estava a pesquisar espécies marinhas, animais e também plantas. E estava a estudar como é que elas interagem com ambientes aquáticos, como é que podem recolher energia e como é que trabalham com nutrição”, disse Lenka Petráková, designer da Zaha Hadid Architects e vencedora do prémio de arquitetura.

Os três “tentáculos” da estrutura não só recolhem o plástico como convertem a energia das marés em eletricidade. Além de jardins hidropónicos e uma central de dessalinização, o “oitavo continente” tem ainda três centros de investigação e educação.

Petráková acredita que Elon Musk seria o patrono ideal para dar vida a este projeto que ainda está numa fase meramente embrionária.

“Acredito que Elon Musk seria um grande patrocinador para o projeto, dada a sua energia e entusiasmo para levar a tecnologia adiante e procurar novos territórios”, disse Petráková numa entrevista ao portal STIRworld.» in https://zap.aeiou.pt/oitavo-continente-reciclar-plastico-448966

(This floating 'continent' is self-sustainable and cleans the ocean)


Liga dos Campeões: F.C,. do Porto 1 vs Atlético de Madrid 3 - A derrota caseira frente ao Atlético de Madrid e a vitória do Liverpool em San Siro atiram os azuis e brancos para fora da maior prova de clubes do mundo.


«SEM PONTARIA NEM CABEÇA FRIA 
7 DE DEZEMBRO DE 2021 22:14

FC Porto perdeu com o Atlético de Madrid (3-1) e está fora da Champions.

O FC Porto termina o Grupo B da Liga dos Campeões no terceiro posto. A derrota caseira frente ao Atlético de Madrid (3-1) e a vitória do Liverpool em San Siro (2-1) atiram os azuis e brancos para fora da maior prova de clubes do mundo. O resultado no Estádio do Dragão não espelha o que se passou ao longo da hora em que houve jogo: tornando a dispor de inúmeras oportunidades, o FC Porto voltou a mostrar-se muito perdulário e permitiu que Oblak fosse o talismã que manteve os colchoneros em prova.

Numa partida que se previa de intensidade e competitividade máxima, os visitantes foram os primeiros a criar perigo, mas a partir daí o encontro foi de sentido único. À meia hora, o guardião esloveno vindo de Madrid tirou o pão da boca a Luis Díaz, e pouco depois foi a vez de um defesa fazer o mesmo. Até ao intervalo, Pepe ainda ameaçou na sequência de um pontapé de canto e Grujic foi incapaz de concluir com sucesso uma triangulação na direita do ataque portista.

O início da segunda parte espelhou o final da primeira: recuperação de bola de Otávio no limite da área, passe para Mehdi Taremi e disparo de primeira e por alto por parte do iraniano. Cinco minutos volvidos, Díaz conduziu rápido, isolou o camisola 9 e Oblak voltou a negar um golo cantado ao FC Porto. No ataque seguinte, Hermoso abriu a asa e cometeu falta sobre Evanilson em zona proibida, só que a equipa de arbitragem nada viu. De um canto de Lemar que sobrou para Griezmann viria a surgir o 0-1.

Daí em diante viu-se muito pouco futebol. Ou nenhum. Carrasco foi admoestado com o cartão vermelho direto depois de impedir a reposição de bola dos Dragões e de agredir Otávio. Depois, Wendell não teve maturidade para evitar as armadilhas dos forasteiros e recebeu a mesma punição - tal como Marchesín, expulso do banco de suplentes. Já com Sérgio Oliveira, Fábio Vieira, Tecatito Corona e Toni Martínez nos lugares de João Mário, Marko Grujic, Otávio e Taremi, os madrilenos aumentaram a contagem, primeiro por Correa e de seguida por De Paul. Em cima do apito final, Sérgio Oliveira diminuiu a desvantagem no marcador, mas não a injustiça nem a revolta no âmago dos portistas.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20211207-pt-sem-pontaria-nem-cabeca-fria

Resumo do jogo: https://maisfutebol.iol.pt/videos/61afedd60cf2c7ea0f0c715b/o-resumo-do-jogo-que-deixou-o-fc-porto-fora-da-liga-dos-campeoes?jwsource=cl

07/12/21

Amarante Fregim - Na Rua do Rio, a árvore do Outono, revela que estamos prestes a mudar para a Estação do Inverno.

 
(Amarante, Fregim, Rua do rio, árvore de outono com matizes de exponencial beleza...)

Geologia - Algumas das maiores cordilheiras da Terra receberam um impulso inesperado de formas de vida primitivas, cujos restos lubrificaram movimentos de lajes rochosas e permitiram que se amontoassem para formar montanhas.


«O plâncton moveu montanhas (literalmente)

Se não fosse a vida na Terra, a superfície do nosso planeta teria sido mais plana. Uma nova investigação revelou, recentemente, que a vida primitiva desempenhou um papel fundamental na criação de montanhas.

Algumas das maiores cordilheiras da Terra receberam um impulso inesperado de formas de vida primitivas, cujos restos lubrificaram movimentos de lajes rochosas e permitiram que se amontoassem para formar montanhas.

“As montanhas são formadas por placas de pedra empilhadas umas sobre as outras, mas empilhar nesta escala teria sido impossível devido à fricção entre as rochas”, explicou o investigador John Parnell, da Universidade de Aberdeen.

“Algo tinha de ajudar aquelas rochas a deslizar umas sobre as outras“, acrescentou, citado pelo The Guardian.

O segredo foi a lubrificação que resultou de uma explosão no crescimento do plâncton primitivo, há cerca de dois mil milhões de anos. O fenómeno aconteceu na sequência de uma grande mudança climática que afetou a Terra e teve um efeito duradouro na sua superfície.

O plâncton é um conjunto de organismos que se encontram na base da cadeia alimentar marinha, vitais para a saúde da vida oceânica. O seu papel foi, no entanto, ainda mais importante há dois mil milhões de anos.

Quando o plâncton morreu, depositou-se no fundo do oceano e formou grafite. Esta, por sua vez, desempenhou um papel crucial na lubrificação, fazendo com que as rochas se empilhassem umas sobre as outras.

A nova investigação, cujo artigo científico foi publicado na Communications Earth and Environment, demonstrou que a chave para a formação de montanhas foi a vida.

Se, por um lado, a interação das forças geológicas criou as condições favoráveis para a evolução da vida na Terra (como os oceanos), também o contrário aconteceu. A vida influenciou a geologia do nosso planeta.» in https://zap.aeiou.pt/o-plancton-moveu-montanhas-literalmente-448739

Inteligência Artificial - O Botto é um desses sistemas de IA — e já fez uma fortuna a vender as suas criações.



«Chama-se Botto, cria NFTs e é milionário. Mas não é um artista qualquer — é um sistema de inteligência artificial

O sistema gera 300 obras por dia, que passam por um sistema de pré-seleção e são depois levadas a votos numa comunidade, que escolhe quais as que vão a leilão.

Enquanto que um artista humano pode trabalhar e trabalhar sobre uma tela durante semanas, meses ou até anos, um sistema de inteligência artificial (IA) pode fazer o mesmo em meros minutos. O Botto é um desses sistemas de IA — e já fez uma fortuna a vender as suas criações.

O leilão das suas seis primeiras criações artísticas em formato NFT valeram-lhe cerca de 1.3 milhões de dólares, escreve o New Atlas. O Botto gera milhares de imagens, sendo o voto de uma comunidade humana que influencia a direcção que o sistema segue e decidir quais as peças que vão a leilão.

Um aprendiz mais rápido, mais eficaz a amalgamar vestígios das suas várias influências nos seus trabalhos e com uma memória infalível, o Botto tem algumas qualidades enquanto artista com as quais os humanos estão longe de conseguir competir.

No entanto, há uma coisa que os computadores não têm: uma opinião ou um “sexto sentido” sobre se a audiência vai gostar das suas criações. Foi para colmatar esta falha que o projeto Botto decidiu delegar esta parte do processo ao voto de pessoas, aliando o gosto humano ao talento e eficiência da IA.

Mas afinal, como é que o Botto cria as suas obras? O sistema gera um conjunto de palavras aleatórias, que alimenta à VQGAN (Rede Adversária Generativa Quantificada em Vectores), que depois as usa — juntamente com algoritmos e bases de dados com obras de arte anteriores — para gerar imagens.

O sistema cria cerca de 300 imagens por dia, que são depois filtradas por um “modelo de gosto”, que escolhe 350 imagens todas as semanas que são apresentadas aos membros da comunidade Botto, que depois votam. O vencedor semanal é leiloado como um NFT na plataforma SuperRare.

Além de ajudarem a decidir o que é vendido, os votos são usados para treinar o modelo que faz a pré-seleção e também para influenciar quais os aspetos usados para gerar as palavras que alimentam as criações da semana seguinte, para que a arte do Botto se torne mais apelativa ao longo do tempo.

Mesmo sendo programado para ter em conta o gosto da audiência, o sistema também vai desafiando a comunidade ao apresentar algumas peças diferentes e mais arrojadas todas as semanas.

Até agora, seis peças já foram leiloadas como NFTs. A SuperRare fica com uma comissão de 15% e o Botto tem o seu próprio token de criptomoeda dentro da blockchain Ethereum. Para os utilizadores poderem votar, têm de trocar Ether por tokens Botto e apostá-los para serem usados na rede do sistema.

Quando uma criação é vendida, os lucros pós-comissão são usados para comprar tokens Botto e removê-los da circulação ao os enviar para uma carteira que não pode ser acedida. Os NFTs são criados de forma a que as vendas futuras gerem um royalty de 10% de volta para o projeto.

Visto haver uma oferta limitada de tokens Botto, a esperança é de que as vendas eventualmente levem a um aumento no valor dos que sobram fora dessa carteira, de forma a que qualquer pessoa que participe consiga eventualmente fazer algum dinheiro ao vender os seus tokens.» in https://zap.aeiou.pt/botto-nfts-milionario-inteligencia-artificial-448835

(Botto, o algoritmo de inteligência artificial que cria obras de arte)


#artedigital    #botto    #sistema     #inteligênciaartificial     #ia     #ciência

06/12/21

Mundo - Um tesouro de esmeraldas, rubis e safiras enterrado durante décadas num glaciar ao largo do Mont Blanc foi finalmente partilhado entre o montanhista que o descobriu e as autoridades locais, oito anos após terem sido encontrado, conta o The Guardian.


«Esmeraldas, rubis e safiras. Montanhista vai receber metade das pedras preciosas que encontrou em Mont Blanc

Pedras preciosas no valor de 300 mil euros foram encontradas em 2013, em Mont Blanc, por um montanhista. A descoberta foi partilhada entre o homem e as autoridades.

Um tesouro de esmeraldas, rubis e safiras enterrado durante décadas num glaciar ao largo do Mont Blanc foi finalmente partilhado entre o montanhista que o descobriu e as autoridades locais, oito anos após terem sido encontrado, conta o The Guardian.

O homem "tropeçou" nas pedras preciosas em 2013: tinham permanecido escondidas numa caixa metálica que estava a bordo de um avião indiano que se despenhou na paisagem desolada cerca de 50 anos antes. Dois aviões da Air India despenharam-se em Mont Blanc em 1950 e 1966.

"As pedras foram partilhadas esta semana" em dois lotes iguais avaliados em cerca de 150.000 euros cada, disse o presidente da câmara de Chamonix Eric Fournier.

Fournier mostrou-se "muito feliz" por os acontecimentos terem sido concluídos, em particular pelo montanhista, que elogiou pela sua "integridade" ao entregar a descoberta à polícia, como exigido por lei.

Depois de ser informado que lhe seriam dadas algumas das jóias no início deste ano, o montanhista disse ao jornal Le Parisien que não lamentava "ter sido honesto" e que usaria parte do dinheiro para renovar o seu apartamento.

As autoridades acreditam que as pedras preciosas terão provavelmente vindo do voo de 1966, que estava a caminho de Nova Iorque. O Boeing 707, voando de Bombaim, despenhou-se na face sudoeste de Mont Blanc a 24 de Janeiro. Ao longo dos anos, os alpinistas têm encontrado rotineiramente destroços, bagagem e restos humanos.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/esmeraldas-rubis-e-safiras-montanhista-vai-receber-metade-das-pedras-preciosas-que-encontrou-em-mont-blanc

(Mont Blanc | Chamonix - França)

Amarante Mancelos - Extraordinárias fotografias no Adro da Igreja Românica de São Martinho de Mancelos, espaçadas por 50 anos...

 
(O meu Amigo Rogério Mendes de Fregim, foi casar a Mancelos a 5/12/1971 e o casal mantém-se em grande forma, abraço para os dois)


Amarante - O Romper do sol visto através da falha tectónica que divide as Serras do Marão e da Aboboreira...

(Amarante e o romper da aurora, por entre as Serras do Marão e da Aboboreira...)



"CANÇÃO SAUDOSA


A Saudade vem bater,

Vem bater à minha porta,

Quando o luar é de lágrimas

E a terra parece morta.

 

E a saudade bate, bate,

Com tal carinho e brandura,

Que nem a aurora batendo

À porta da noite escura!

 

Mas eu ouço-te, Saudade...

E o silêncio é tão profundo!

Ouço vozes, choros de alma,

Que ninguém ouve, no mundo!

 

Misteriosas imagens

Passam, por mim, a falar...

Bem entendo o que elas dizem,

Bem o quisera contar!

 

Mas -- que tragédia! -- emudeço.

Caio, de mim, sobre o nada!

Sou a minha própria sombra

Não sei onde projectada!

 

E entra a Saudade... Fiquei

Como assombrado e sem voz!

Sinto-a melhor, que senti-la

É vê-la, dentro de nós.

 

Vinha com ela a tristeza

Que a tarde espalha no ar...

Vinha cercada das sombras

Que andam, na terra, ao luar.

 

E vinha a sombra dos Ermos,

Com os olhos rasos de água...

E os segredos que a noitinha

Vem dizer à nossa mágoa.

 

Vinha a sombra do Marão

Sob a lua em várias fases;

E, no seu rosto de bronze,

Trazia um véu de lilases.

 

Vinha a alma do Desejo,

Toda a arder... Em volta dela,

Giram mundos e fantasmas,

Como em volta duma estrela.

 

Tudo o que é sonho em vigília

No sono da Criação;

E, entre falsas aparências,

É divina Aparição;

 

Tudo vem com a Saudade,

De noite, bater-me à porta,

Quando o luar é de lágrimas

E a terra parece morta..."

 

Teixeira de Pascoais,

Terra Proibida / Antologia Poética

(edição de Ilídio Sardoeira)