24/04/08

Quinta do Bill - Vinte Anos de Sucesso na Música Portuguesa contemporânea!





Quinta do Bill - "20 Anos"

Quinta do Bill - "Pequenino"

Galrito - "Quando eu era pequenino..."

Quinta do Bill - "Única das Amantes"

Quinta do Bill - "Se Te Amo" - (Official Videoclip)

Quinta do Bill - "Voa, Voa!" - (Official Videolip)

Quinta do Bill - "Os Filhos da Nação" - (Official Videoclip)

QUINTA DO BILL - "MUNDO PARA TI"

Quinta do Bill - "No Trilho do Sol" - (Official Videoclip)

Quinta do Bill - "No meu Sangue"

Quinta do Bill - "Diz-me lá"

Quinta do Bill

«Quinta do Bill

Quinta do Bill é o nome de um grupo musical português, de folk-rock, formado em 1987, perto de Tomar. O grupo é caracterizado por um estilo próprio, eclético mas facilmente distinguível, com influências diversas, sendo a mais óbvia a da música tradicional celta, muçulmana, e ameríndia - ainda que se possam referir influências também da própria música popular portuguesa ou do Jazz. O nome do grupo refere-se ao local onde os primeiros elementos do grupo se reuniam para ensaiar - a quinta de um certo Senhor Guilherme (Bill, em inglês). Os primeiros membros do grupo eram Carlos Moisés (vocalista, guitarra e flauta), Rui Dias (na guitarra) e Paulo Bizarro (no baixo). Mais tarde, juntaram-se ao grupo João Coelho (na bateria), Pedro Ferreira (teclas) e Fernando Paulo, que abandonou o grupo poucos meses depois.
As letras dos primeiros trabalhos do grupo eram escritas por Ana Vieira e José Morgado. A partir de 1989, Carlos Moisés, o compositor dos temas, começa a trabalhar em parceria com o letrista João Portela. 1990, o mesmo ano em que Pedro Ferreira foi substituído nas teclas por Alfredo Fonseca, marca o início da notoriedade pública do grupo, com a vitória no Concurso Aqui Del' Rock, da responsabilidade da RTP (graças à qual gravam o seu primeiro disco), além de terem chegado às meias-finais do Concurso Rock Pepsi - RFM.
O primeiro disco, Sem Rumo (selo Dansa do Som) foi publicado em 1992. No mesmo ano, nota-se uma certa evolução na sonoridade do grupo, no sentido de uma música de raízes populares multiculturais, com a inclusão do banjo, tocado por Paulo Jorge, que viera substituir Rui Dias na guitarra. A inclusão do violino e viola de arco, com Nuno Flores, em 1993 e do acordeão, com Pedro Pimentel (também nas teclas), vem confirmar esta tendência que será a imagem de marca do grupo. No mesmo ano, fazem um contrato com a Polygram, depois de terem composto a demo de um dos seus êxitos mais importantes "Os filhos da Nação". O produtor Frank Darcel (que fizera parte do grupo musical Marquis de Sade, e que foi também o produtor de Pascal O' Bispo, Etienne Daho e GNR) interessa-se, então, pelo grupo.
O sucesso de "Os Filhos da Nação" é retumbante e levará à marcação de vários concertos por toda a extensão de Portugal. Fazem em 1994 a primeira parte de um concerto de Bryan Adams, no estádio de Alvalade, onde o público exige entusiasticamente um encore. No ano seguinte, começam a trabalhar no disco "No trilho do sol", depois de Paulo Jorge ter sido substituído por Carlos Calado. O disco é produzido, com letras e composição da dupla Moisés/Portela, e com a produção assumida poelo próprio Carlos Moisés.
Em 1996, o próprio grupo assume a gerência dos seus concertos. O ponto alto acontece na Festa do Avante, perante 40 000 espectadores que se deixam envolver pelo ambiente tribal de No trilho do sol e pela veia mais romântica, mas bem aplaudida pela crítica e pelo público, de Se te amo.
O ano seguinte é marcado pela produção do disco Dias de cumplicidade, em referência à cumplicidade estabelecida entre Moisés e Portela na criação dos temas musicais. O novo disco será produzido em conjunto com Juan Ignacio Cuadrado e será gravado em Madrid, já com Miguel Urbano nas teclas e acordeão, depois de ter substituído Pedro Pimentel.
Em 1999, é editado um Best of que incluirá ainda os temas inéditos Ao Pé de Mim (Vem Repousar) e Fim do Mundo.
Depois da formação do grupo Corvos, com Nuno Flores, o grupo admitiu a primeira presença feminina, com a violinista Dalila. No ínicio de 2006, Nuno Flores deixa definitivamente a banda para se dedicar em exclusivo aos "CORVOS".
No final de 2006 o grupo lança um novo disco A Hora das Colmeias, o 8º da carreira, com 15 músicas originais.

Discografia

Sem Rumo
Filhos da Nação
Trilho do Sol
Dias de Cumplicidade
Best of
Nómadas
Ao Vivo Tour 2003
A Hora das Colmeias» in Wikipédia.

"Quando Eu Era Pequenino
Quinta do Bill
Composição: Quinta Do Bil

Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara

Quando eu era pequenino
Quando eu era pequenino
Acabado de nacer
Acabado de nascer
Ainda mal abria os olhos
Ainda mal abria os olhos
Já eram para te ver
Já eram para te ver

Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara (bis)

Quando eu já for velhinho
Quando eu já for velhinho
Acabado de morrer
Acabado de morrer
Olha bem para os meus olhos
Olha bem para os meus olhos
Sem vida hão de te ver
Sem vida hão de te ver

Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara (bis)

Tuturututurotro Tuturoro pam pam pam pam pam pam
Quando eu era pequenino
Quando eu era pequenino
Acabado de nascer
Acabado de nascer
Ainda mal abria os olhos
Ainda mal abria os olhos
Já eram para te ver
Já eram para re ver

Refrão
Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara (bis 3x)"

Mais informações sobre este fabuloso grupo musical, no seguinte link:
http://www.quintadobill.net/

23/04/08

Dia do Livro - A voz ao Poeta Ângelo Ochôa!




















O Poeta Ângelo Ochôa!

Do repetitivo quotidiano:

Invariavelmente,

pelas sete menos cinco da manhã,

a sexagenária empregada da limpeza

descia sozinha dum autocarro

que adrede parava

mesmo ao chegar à praceta.

Era uma princesa,

que por vezes me atirava o seu bom dia

para a janela onde alheado poetava.

E prosseguia adiante

o seu caminho duns curtos passos,

carregando dois sacos fundos,

um a cada mão,

dois sacos cheios de paz.

-

in www.angeloochoa.net

O Poeta Ochôa criou e disse mais uma vez, brilhantemente!

Amarante Literatura - No Dia do Livro, Teixeira de Pascoaes, o Poeta de Amarante!




«Teixeira de Pascoaes

Teixeira de Pascoaes produziu a partir da experiência existencial da saudade - presente de forma vaga e imprecisa nos seus primeiros textos em verso - uma reflexão, a que subjaz o princípio fundamental de que o ser manifesta uma condição saudosa. Do Ser ao ser, processa-se uma verdadeira queda ontológica, uma cisão existencial, manifestando o mundo, na sua condição decaída, um "pathos universal". Da condição saudosa de ser resulta pois uma condição dolorosa do mesmo ser. Dor de privação, dor de saudade, consciência da finitude, de imperfeição, de insuficiência ôntica.
A experiência da dor pelo homem saudoso, é simultaneamente individual e universal. Por ela o homem–poeta entende o mundo como "uma eterna recordação", percebendo a realidade como evocadora de uma outra realidade mais real que aquela.

A condição dramática da existência manifesta-se assim numa permanente tensão entre Ser e existir. O homem existe num primeiro nível de dignidade ontológica, partilhando pelo corpo o mundo da matéria, e vive pelo espírito. A vida é pois uma eterna aspiração à ultrapassagem da realidade material. A alienação é a situação que resulta da impossibilidade de o homem ser, verdadeiramente. Dividido entre assumir-se como puro espírito ou pura matéria, o homem não é nem pode ser verdadeiramente, oscilando eternamente entre uma e outra condição.

A saudade pascoaesiana transcende assim o mero sentimento individual, para assumir uma dimensão ontológica e metafísica. Na mesma medida em que todo o Universo "é a expressão cósmica da saudade" enquanto " infinita lembrança da esperança", a saudade psicológica, individual, assume, enquanto o homem partilha a condição do mundo, uma dimensão metafísica. Enquanto o homem como ser finito e imperfeito aspira à perfeição de ser, a saudade assume uma dimensão ontológica.

A saudade encarada do ponto de vista existencial leva o autor a conceber a natureza como sagrada, uma vez que a saudade do mundo é também saudade de Deus, de um Deus presente nas próprias coisas. É a divindade que se apropria de si mesma na evolução da natureza, pelo que Pascoaes postula a sacralização da mesma natureza. Deus existe antes e independentemente do homem; no entanto a vida, confere-lha o próprio homem.

O pensamento de Teixeira de Pascoaes manifesta assim, uma particular forma de religiosidade, que provém desde logo desta presença de Deus na natureza e da sua evidenciação nela. O autor concebe uma ordem na natureza, um princípio teleológico alheio ao acaso que deixa supor uma inteligência ordenadora que presida às transformações da realidade. Todo o esforço humano será para penetrar o Mistério da vida e do cosmos.

Deveremos referir ainda, que Pascoaes manifesta uma evidente preocupação com a natureza das relações do homem com a paisagem que o envolve, podendo mesmo considerar-se que há profundas preocupações ecológicas na sua obra. A sacralização da natureza de que falamos, determina uma relação de profundo respeito do homem pela paisagem e o cuidado com a sua preservação. Perpassa na sua obra um desencanto com o progresso que deveremos no entanto contextualizar. Trata-se da recusa de um progresso descaracterizador da natureza.

Sensivelmente de 1910 a 1919, Teixeira de Pascoaes teoriza o saudosismo, pensamento que desenvolve no âmbito do movimento da "Renascença portuguesa", de cujo órgão oficial, "A Águia," foi diretor. O saudosismo acaba por designar o movimento de cunho lusitanista estruturado em torno à questão da saudade portuguesa .Particularmente influenciado pelo momento político que se vivia em Portugal com o advento da República, e condicionado ainda, pela persistente crise que afetava a sociedade e a cultura nacionais, o pensador de Amarante desenvolve uma particular atenção às características particulares diferenciadoras do "génio lusitano", considerando a necessidade de preservar a identidade nacional, pela promoção do encontro de Portugal com a suas próprias raízes. O génio português encontra a sua síntese na saudade lusíada, que, não obstante ser um sentimento cósmico encontra num povo caracteristicamente saudosista a sua expressão mais apurada. Apenas a palavra portuguesa, "saudade", permite revelar algo da sua natureza essencialmente misteriosa, pelo que o autor parece esquecer o conceito universalista de saudade, para evidenciar o seu carácter intraduzível, e conceber mesmo uma teoria ortográfica cujo axioma fundamental determinava a necessidade de fazer corresponder a ortografia das palavras ao seu perfil psicológico. Para o autor "as palavras são seres" e nessa circunstância possuem um perfil físico e outro psicológico, que deverão estar em harmonia ao apresentar-se na sua forma gráfica.

O saudosismo manifesta ainda um caracter messiânico e profético aceitando Pascoaes o advento de uma nova "era lusíada".

A tese da exclusividade lusa da saudade provocou as mais desencontradas reacções, sendo de realçar o enfrentamento que teve lugar entre o núcleo Saudosista e o Seareiro, provocando tensões evidentes entre Pascoaes ele próprio, e António Sérgio, refletidas na importante polémica que ambos mantiveram. Não deveremos esquecer, porém, que a saudade portuguesa manifesta uma ligação clara à saudade universal. Se existe uma saudade portuguesa, é porque existe igualmente a saudade experienciada por outros povos. Refira-se no entanto, que o autor não foi suficientemente explícito nesta questão, particularmente durante o período em que se envolveu no movimento da "Renascença Portuguesa".

De destacar ainda que a ontologia monista e panteísta perfilhada por Teixeira de Pascoaes, concebendo que "tudo está em tudo", e que a inteligibilidade dos seres particulares se estrutura na referência ao todo de que fazem parte, determina que também a saudade lusíada encontre a sua origem na saudade universal apenas podendo por ela ser compreendida.

A saudade é uma via para o conhecimento: por ela abre-se uma via para uma mundividência, uma conceção geral da existência. O "pensamento poético" de Teixeira de Pascoaes é a expressão da possibilidade de conhecimento que se abre pela via da saudade. O conhecimento poético é simultaneamente estético, metafísico e ontológico: estético porque o que lhe é próprio se conhece pelo sentimento, metafísico e ontológico porque o seu horizonte é o da verdade que manifesta um caracter transcendente.

BIBLIOGRAFIA

1-De Teixeira de Pascoaes

1895-Embryões (poesia)
1896-Belo (poesia)-1ª parte
1897-Belo-2ª parte
1898-À Minha Alma e Sempre (poesia)
1899-Profecia (poesia) - em colaboração com Afonso Lopes Vieira
1901-À Ventura (poesia)
1903-Jesús e Pan (poesia)
1904-Para a Luz (poesia)
1906-Vida Etérea (poesia)
1907-As Sombras (poesia)
1909-Senhora da Noite (poesia)
1911-Marânus (poesia)
1912-Regresso ao Paraíso (poesia). Elegias (poesia; O Espírito Lusitano e o Saudosismo (conferência)
1913-O Doido e a Morte (poesia); O Génio português na sua expressão filosófica poética e religiosa (Conferência)
1914-Verbo Escuro (Aforismos); A Era Lusíada (conferência)
1915-A Arte de Ser Português (prosa didática)
1916-A Beira Num Relâmpago (prosa)
1919-Os Poetas Lusíadas (conjunto de conferências proferidas na Catalunha)
1921-O Bailado (prosa filosófica) e Cantos Indecisos (poesia)
1922-Conferência e A Caridade (conferência)
1923-A Nossa Fome (prosa filosófica)
1924-A Elegia do Amor (verso) e O pobre Tolo
1925-D. Carlos (poesia); Cânticos (poesia); Sonetos
1926-Jesús Cristo em Lisboa (peça de teatro escrita em colaboração com Raul Brandão)
1928-Livro de Memórias (prosa autobiográfica)
1934-S.Paulo (biografia romanceada)
1936-S. Jerónimo e a Trovoada (biografia romanceada)
1937-O Homem Universal (prosa filosófica)
1940-Napoleão (biografia romanceada)
1942-Camilo Castelo Branco O Penitente (biografia romanceada); Duplo Passeio (prosa)
1945-Santo Agostinho (biografia romanceada)
1949-Versos Pobres
1950-Duas conferências em defesa da paz

A presente bibliografia não pretende esgotar a vastíssima produção de Teixeira de Pascoaes, referindo-se apenas alguns dos seus mais importantes textos
"Sobre Teixeira de Pascoaes", Carvalho, Joaquim de, Reflexões sobre Teixeira de Pascoaes, in Obra Completa, vol.V, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa,1987
Coelho, Jacinto Prado, Introdução às Obras Completas de Teixeira de Pascoaes, vol.1,Bertrand, Lisboa,s/d.p.7
Coutinho, Jorge, O Pensamento de Teixeira de Pascoaes-Um Estudo Hermenêutico e Crítico, Publicações da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa,Braga,1995
Craveiro, Lúcio, A Filosofia em Teixeira de Pascoaes, «Revista Portuguesa de Filosofia»,34, (1979 p.51)
Gama, José, A Polémica Saudosista: Teixeira de Pascoaes e António Sérgio,«Brotéria»,114,(1982),p.185
Garcia, Mário, Teixeira de Pascoaes. Contribuição para o estudo da sua personalidade e para a leitura crítica da sua obra, Publicações da Faculdade de Filosofia, Braga,1976
Lourenço, Eduardo, O Labirinto da Saudade - Psicanálise Mítica do Destino Português, Publicações Dom Quixote, Lisboa,1968
Margarido, Alfredo, Teixeira de Pascoaes - A Obra e O Homem, Arcádia, Lisboa,1961
Sardoeira, Ilídio, A Influência do Princípio da Incerteza no Pensamento de Teixeira de Pascoaes «Revista Portuguesa de Filosofia»,11,(1955),p.620
Vasconcellos, Maria da Glória Teixeira de, Olhando Para Trás Vejo Pascoaes, Assírio & Alvim, Lisboa,1991
Vasconcellos, Maria José Teixeira de, Na Sombra de PascoaesVega, Lisboa,1993



"Painel

Num cerro do Marão
Estranha luz meus olhos deslumbrou;
E em corpo de lembrança divaguei
Além dos horizontes,
E toda a pátria terra percorri,
E o mar e o céu azul,
Onde os anjos da velha Lusitânia
Voam como através da nossa fantasia.

Vejo campos elísios de verdura,
Serras azuis de infinda suavidade;
E a serra do Gerês,
Com os seus altos baluartes esculpidos
A pancadas de chuva e de granizo
E a golpes de relâmpagos.
Vejo rios dormentes,
Misteriosos vales, que se alargam
Em cultivadas várzeas;
Ovelhinhas pastando em místicos outeiros
E pastores tangendo a flauta do deus ;
Meda de palha nos eirados,
Velhas choupanas que fumegam;
Sobre o quinteiro, à porta, uma ramada verde,
E, mais em baixo, num recanto escuro,
Uma bica de pedra a deitar água fresca
Num cântaro de barro.

E em lugares sinistros,
Que o medo despovoa,
Arruinados solares, onde habitam
Fantasmas e corujas, quando a Lua
Derrama, na solidão extática das noites,
Não sei que frio alvor e que tristeza de alma.

Praias de espuma e névoa, incêndios de oiro, à tarde,
Entre pinhais, fugindo, desgrenhados,
Na direcção do vento...

E cidades, vivendo protegidas
Por santos tutelares:
Viana e Santa Luzia e Braga e o Bom Jesus,
E Guimarães aos pés dum Pio IX em pedra,
Católica e Romana.

E o Porto de Herculano,
Como Lisboa é de Garrett.
Lisboa em gesso branco, o Porto em pedra escura,
Sobre os abruptos alcantis do Douro;
Esse rio que vem de longe, solitário,
Cobrir-se de asas brancas de navios
E de negros canudos de vapores.
Encostados aos cais, depõem a férrea carga.
Outros, vão demandando a barra e o farolim,
Que dá uma luz - tão triste! - em noites invernosas.

Distante, no poente, esfuma-se uma nódoa
Em verdes tons fluídos que palpitam
Numa névoa indecisa, vaga imagem
Da tristeza do mar pintada em nossos olhos.

Teixeira de Pascoaes"
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Na minha modesta opinião não existe Arte de esquerda e Arte de direita, mas antes, boa ou má. Ora a mesquinhez do nosso mainstream politico, levou a que por menoridade moral de índole marcadamente política, um tal complexo de esquerda que certos intelectuais portugueses ostentam de forma obsessiva. De tal forma que Teixeira de Pascoaes que dava nome à antiga Escola Preparatória de Amarante, título que foi retirado no pós 25 de Abril... lamentável! Eu, como Amarantino e amante de livros, não me cansarei de venerar o Poeta maior de Amarante, cuja vasta e profunda obra tem ainda muito a explorar! No Dia do Livro, leiam e divulguem a Obra de Teixeira de Pascoaes, o Poeta de Amarante!

Quinta de Pascoaes em Gatão, Amarante!

22/04/08

Amarante em perda - Barragem de Fridão!



«Barragem Fridão pode provocar desastre ambiental na cidade


A cidade de Amarante corre o risco de sofrer um desastre ambiental devido à elevada poluição do rio Tâmega, se a barragem de Fridão for transformada em aproveitamento reversível, ficando emparedada entre dois açudes e duas barragens, alertou hoje um especialista ambiental.
A afirmação foi feita num debate, em Amarante, por Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e especialista em estudos de impacte ambiental.
Segundo o técnico, que tem colaborado em estudos ambientais de diversas barragens - nomeadamente Alqueva, Sabor e Foz Tua - o Tâmega é porventura o curso de água, dos rios internacionais, que apresenta maior grau de poluição, devido à eutrofização (formação de algas tóxicas).
Rui Cortes sustenta ainda que se for construído um contra-embalse/açude a jusante da barragem, para permitir a recolocação da água na albufeira principal durante a noite aproveitando a energia das eólicas - a qualidade da água colocada no curso de água (caudal ecológico) será de pior qualidade.
Outro problema crucial a debater no âmbito do estudo de impacte ambiental (EIA), a cargo do consórcio que ganhar o concurso, será a profundidade a que a água será turbinada.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=329102




«Amarante, 21 Abr (Lusa) - A cidade de Amarante corre o risco de sofrer um desastre ambiental devido à elevada poluição do rio Tâmega, se a barragem de Fridão for transformada em aproveitamento reversível, ficando emparedada entre dois açudes e duas barragens, alertou hoje um especialista ambiental.


A afirmação foi feita num debate, em Amarante, por Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e especialista em estudos de impacte ambiental.
Segundo o técnico, que tem colaborado em estudos ambientais de diversas barragens - nomeadamente Alqueva, Sabor e Foz Tua - o Tâmega é porventura o curso de água, dos rios internacionais, que apresenta maior grau de poluição, devido à eutrofização (formação de algas tóxicas).

Rui Cortes sustenta ainda que se for construído um contra-embalse/açude a jusante da barragem, para permitir a recolocação da água na albufeira principal durante a noite aproveitando a energia das eólicas - a qualidade da água colocada no curso de água (caudal ecológico) será de pior qualidade.

Outro problema crucial a debater no âmbito do estudo de impacte ambiental (EIA), a cargo do consórcio que ganhar o concurso, será a profundidade a que a água será turbinada.

"Quanto mais fundo for turbinada mais poluição terá o caudal libertado. Será necessário diminuir as fontes de poluição, a montante, se não vamos ter em Amarante um desastre ambiental", avisou o professor da UTAD.

Participaram também no debate Hélder Leite, que chamou a atenção para os problemas da construção de uma linha de alta tensão de 400 KVA com 22 quilómetros de extensão, e Berta Estevinha, que considerou preocupante o aumento da eutrofização das águas do rio, devido à poluição.

A eutrofização é um problema que afeta o rio Tâmega há quase uma década, sobretudo na albufeira formada pela atual barragem do Torrão, localizada na foz do rio.

Durante o debate, o deputado municipal por Amarante, Emanuel Queirós, alertou para o perigo dos sismos induzidos, um problema que, afirmou, "está completamente desvalorizado e foi até descurado" na análise dos dez empreendimentos considerados prioritários.

Dos dez aproveitamentos selecionados pelo Governo, a barragem de Fridão é a segunda infraestrutura em potencial hidroelétrico, logo a seguir a Foz Tua, já adjudicada à EDP.

O Ministério do Ambiente anunciou que o concurso para a concessão da barragem de Fridão será lançado a 30 de Abril. JDS» in http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=341253&visual=26&tema=1
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Os Amarantinos terão que começar a tomar consciência deste problema que a Amarante de hoje enfrenta. Corremos o risco de ser a geração que teve a responsabilidade de preservar ou de acabar definitivamente, com a beleza paisagística que a natureza dotou a Cidade de Amarante, nesta sua união feliz com o Rio Tâmega. De facto, se não se criar um movimento apolitico, mas cívico, de pessoas que amam e vivem esta cidade, o futuro de Amarante e do Tâmega estará comprometido. Temo que a classe política se deixe comprar por interesses particulares e mesquinhos, em detrimento do interesse do povo amarantino. Amarante nestes últimos vinte anos tem vindo paulatinamente a perder todas as valências que faziam dela, uma Cidade muito importante ao nível do Baixo-Tâmega. Assistimos a um deslocar de serviços para o Município de Penafiel e nós a sermos remetidos para uma posição cada vez mais periférica e empobrecida. Hoje pertencemos a uma das regiões mais deprimidas do País, o Baixo Tâmega e eu enquanto docente nesta terra que amo, fico dilacerado com o partir constante dos meus alunos para o estrangeiro; não há atractividade para fixar investimento que permita que a nossa juventude tenha cá um futuro sustentado. O nosso Poder Autárquico não quer cá Industrias, pois segundo as suas iluminadas cabeças, o desenvolvimento industrial não permite o aproveitamento do nosso potencial turístico. Temos apenas uma espécie de plutocracia que alimenta alguns empregos, com estranhas alianças politicas, de forma a defender o Quintal de uns poucos privilegiados. A sociedade Amarantina, também ao nível das instituições está altamente politizada, alimentado as clientelas do poder. Enfim, vinte anos de um poder que destruiu muito e construiu e desenvolveu pouco. Se estivermos à espera que seja este poder a defender Amarante, estamos mal, muito mal; lembram-se do hospital... teremos um novo com menos valências que virá quando calhar, isto se vier, porque podem haver mais restrições orçamentais! A ENERCOM (empresa ligada ás energias renováveis), ainda recentemente deslocou as suas instalações daqui, porque parece que não houve vontade de alguns em terem cá mais investimento produtivo moderno. Acordem Amarantinos, o que está prestes a acontecer em Amarante pode comprometer o seu futuro indelevelmente! Hoje, no Dia do Planeta Terra, que seja também o dia para os Amarantinos acordarem de vinte anos de letargia... para um Amarantino verdadeiro, morrer o Rio, é morrer Amarante e o Planeta Terra fica muito mais pobre!


Christina Aguilera - "Mais uma Exuberante Voz Feminina", dos EUA e com um timbre latino!



«Christina Aguilera



Christina Aguilera (Staten Island, 18 de dezembro de 1980) é uma famosa cantora, compositora, produtora discográfica dos Estados Unidos da América ganhadora de 5 prêmios Grammy. Já vendeu mais de 37 milhões de álbuns. Aguilera fez sua estréia no mundo da música em 1999, com o álbum Christina Aguilera, pela RCA, que obteve uma alta receptividade e se tornou sucesso imediato, ganhando alguns prêmios, incluindo o Grammy de Artista Revelação. Em 2000, lançou um álbum voltado para o mercado latino, intitulado Mi Reflejo, contendo versões em espanhol do primeiro álbum e outras canções inéditas.

Em 2001, colaborou com Ricky Martin em seu álbum Sound Loaded, e gravou o mega hit Lady Marmalade, para trilha sonora do aclamado filme Moulin Rouge. Seu segundo álbum de estúdio, Stripped, foi lançado em 2002 e causou impacto pela postura sexy e provocativa assumida por Christina no primeiro single do álbum, Dirrty. Beautiful, segundo single do álbum, foi um grande sucesso e, em 2004, ganhou o Grammy de melhor perfomance pop feminina. Christina casou-se em 2005 com o executivo da indústria fonográfica, Jordan Bratman.

Ain't No Other Man, o primeiro single do seu terceiro álbum de estúdio, Back to Basics, mostrou que Christina estava fortemente influenciada pelo blues e pelo jazz. Back to Basics estreou em #1 em mais de 13 países, em meio a aclamação da crítica e, no Brasil, foi eleito o melhor álbum de 2006.[1]


Biografia


Christina Maria Aguilera Bratman nasceu em Staten Island, Nova York, em 18 de dezembro de 1980, e cresceu em Pittsburgh, nos subúrbios de Wexford, Pensilvânia. Filha de Fausto Wagner Xavier Aguilera, um militar equatoriano, e Shelly Loraine Fidler, uma tradutora de espanhol e violinista, de ascendência irlandesa. Como seu pai era militar, sua família sempre estava de mudança. Chegaram a morar no Texas, na Flórida, no Arizona e até mesmo no Japão [2]. Tudo isso em seus 6 primeiros anos de vida, portanto Christina sempre tinha problemas em se adaptar. Nesta mesma época, Christina ganhou uma irmã, Rachel.

Quando Christina completou 7 anos de idade, Shelly se divorciou, pegou suas filhas e foi morar em Pittsburgh, a fim de deixar os problemas conjugais para trás e reconstruir sua vida. Após alguns anos, Shelly se casou novamente, com o paramédico Jim Kearns e trocou seu nome de Shelly Aguilera para Shelly Kearns. O padrasto de Aguilera era viúvo e pai de dois filhos: Stephanie e Casey. Mais tarde, Shelly e Jim tiveram um filho, o quarto irmão de Christina, Robert Michael, apelidado de "Mikey".

A avó de Aguilera, Delcie Fidler, foi a primeira a reconhecer seus talentos vocais. Desde que aprendeu a falar, Christina dizia que queria ser cantora. Ela cresceu admirando artistas como Etta James, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Lena Horne, Barbra Streisand, Otis Redding, Madonna, Marvin Gaye, Gladys Knight, Patti LaBelle, Donna Summer, Minnie Riperton, Nina Simone, Bessie Smith, Whitney Houston, Mariah Carey, Stevie Wonder e Aretha Franklin. Apresentou-se também em diversas festas e festivais de seu bairro, ganhando o apelido de "Menina do Vozeirão" [3].

Este rótulo se tornou um problema na vida da garota e, principalmente, nos demais concursos em que ela entraria. Quando os outros concorrentes sabiam que ela estaria participando simplesmente desistiam e os pais destas crianças não gostavam do que ocorria. Aguilera passou a ser perseguida e menosprezada. E a proporção dos ataques à pequena notável foram aumentando, chegando a atos de vandalismo em sua casa, depredações e até mesmo atentados ao carro da família [4].

Com apenas nove anos, já era a cantora oficial do hino nacional dos Estados Unidos, "The Star-Spangled Banner". Era a cantora oficial da equipe de futebol americano dos Pittsburgh Steelers e da equipe de hóquei Pittsburgh Penguins.


Rumo ao estrelato


Em 15 de março de 1990, Aguilera se apresentou no famoso programa americano Star Search, cantando "A Sunday Kind of Love" de Ella Fitzgerald. Apesar de não ganhar o programa, Christina adquiriu confiança e sentiu pela primeira vez o gosto da fama. Ao retornar para casa, Aguilera foi convidada para o "TV's Wake Up", programa de Larry Richert, para apresentar a mesma canção. Com o sucesso de sua apresentação, foi convidada novamente. Desta vez, cantou "Vision of Love", o primeiro single de Mariah Carey, causando espanto por alcançar todas as notas, incluindo o famoso agudo, marca registrada de Carey.

Com 11 anos, Christina fez um teste para o elenco infantil da Disney e passou, porém não entrou no programa desejado devido a sua idade. Um ano depois Christina conseguiu o que queria. Em 1993, entrou no famoso programa "The Mickey Mouse Club" [5]. O elenco era composto por Britney Spears, Justin Timberlake, JC Chasez (ambos futuros integrantes do *NSYNC), Rhona Bennet, Ryan Gosling e Keri Russell (futura protagonista do famoso seriado Felicity), além da própria Christina, que ganhou o posto de diva do programa depois de apresentar "I Have Nothing", clássico de Whitney Houston [6].

Infelizmente, em 1994, o programa acabou. Christina passou a gravar fitas demo e enviar para gravadoras. Através de pequenos contratos, Christina Aguilera começou a viajar pelo mundo mostrando suas habilidades musicais e chegou a gravar um dueto com o Pop star japonês Keizo Nakanishi, chamado "All I Wanna Do". Participou do clipe e saiu em turnê pelo Japão acompanhada pelo cantor. No mesmo, quase causou um incidente durante o Golden Stag Festival, na Transilvânia, ao descer do palco e cantar duas músicas no meio da platéia de aproximadamente 10.000 pessoas.

Em 1998, os estúdios Walt Disney estavam a procura de uma nova voz feminina para a canção tema do filme Mulan e os produtores ouviram uma fita antiga que Christina lhes tinha enviado, onde ela cantava "Run To You", de Whitney Houston. Ela cantou a nota alta "E" em voz completa (E5). Aguilera foi contactada e em menos de 48 horas estava em estúdio, porém a música ainda tinha uma surpresa: Christina precisaria cantar 1 escala acima do seu tom natural para gravar "Reflection". Ao fazê-lo sem dificuldade, entrou para a trilha sonora do filme [7].

"Reflection" não fez tanto sucesso como esperado, mas entrou para o Top 20 Adulto da Billboard e ganhou o Globo de Ouro de 1998 na categoria "Melhor Canção Original".


1999-2001: Sucesso conquistado


Sessão de autógrafos, 2000.Depois de grande notoriedade, Christina Aguilera assinou contrato com a "RCA/BMG Records", em Los Angeles. Imediatamente se pos a gravar seu primeiro álbum, intitulado com seu nome, que foi um enorme sucesso. "Christina Aguilera", lançado em 1999, foi muito bem recebido e alcançou o #1 da Billboard vendendo mais de 16 milhões de cópias em todo o mundo. Tendo lançado apenas "Gennie In a Bottle", seu segundo single, Aguilera ganhou seu primeiro Grammy, por "Artista Revelação", batendo nomes como Macy Gray e Britney Spears e foi nomeada por " Melhor Performance Vocal Pop". O álbum teve ainda mais 3 singles, "What a Girl Wants", "I Turn To You" e "Come on Over Baby". Com apenas 4 singles lançados, Christina obteve 3 #1's na mais importante parada musical americana, a BillBoard.

Em 2000, Christina mostrou suas raízes latinas. Ainda trabalhando na divulgação do último single de seu primeiro álbum, "Come On Over Baby", Aguilera lançou seu primeiro álbum totalmente em espanhol, voltado para o mercado latino. 'Mi Reflejo' contava com regravações de seus primeiros singles e também músicas inéditas. O álbum novamente alcançou o #1, desta vez no seu segmento, a BillBoard Latina e ainda conseguiu a façanha de entrar para o Top 30 da BillBoard oficial. Em 2001, Mi Reflejo lhe rendeu o Grammy Latino, por "Melhor Álbum Pop" e o single 'Ven Conmigo' tornou-se febre no mundo latino.

Ainda em 2000, Christina Aguilera lançou outro trabalho especial: um álbum natalino. Intitulado de "My Kind Of Christmas", o álbum teve um único single promocional, "The Christmas Song". O CD fez um enorme sucesso e rendeu um especial de TV à cantora. Christina fez um show natalino para o canal ABC.

No início de 2001, Ricky Martin a convidou para gravar 'Nobody Wants to be lonely', para seu álbum "Sound Loaded". Em maio do mesmo ano, Christina Aguilera, juntamente com Pink, Mya, Lil' Kim e a colaboração de Missy Eliot, interpretou a canção mais famosa e bem-sucedida de 2001, conforme divulgou o especial retrospectivo do canal E! Enterneinement Television, sobre o ano de 2001. Para a trilha sonora do filme Moulin Rouge, o quarteto regravou um clássico dos anos 70: "Lady Marmalade".

A canção ocupou o posto número 1 em mais de 50 países, incluindo 5 semanas na primeira posição na Billboard. Recebeu, também, certificação de disco de ouro, platina e platina duplo ao redor do mundo.

"Lady Marmalade" rendeu a Aguilera seu segundo Grammy, desta vez por "Melhor Colaboração Pop com Vocais". O clipe também foi o vencedor da categoria "Vídeo do Ano", no MTV Video Music Awards de 2001.


2002-2003: Afirmação profissional e polêmicas


Stripped Tour, 2003Em 2002, após 3 anos de trabalho, Aguilera lança seu segundo álbum oficial, Stripped - completamente diferente de seu primeiro álbum. Menos Pop, e com influências variadas, que iam do jazz ao hip-hop, passando pelo gospel, soul e R&B.

No início, entretanto, o álbum não foi tão bem recebido quanto o anterior pela crítica especializada. E, para muitos, a íncrivel habilidade vocal de Christina foi ofuscada pela imagem sexy e provocante que ela começou a cultivar com o single de estréia, 'Dirrty' [8]. Essa imagem mais "pervertida" rendeu reações das mais diversas. Mesmo assim, o video de 'Dirrty' se tornou um dos sucessos do ano na MTV norte-americana e teve um resultado além do esperado na venda de singles.

Porém, com o segundo single, 'Beautiful', a crítica se rendeu ao talento da cantora. O single se tornou um sucesso radiofônico monstruoso por todo o mundo. Alcançou o #2 na Billboard, #1 na Australia, UK, Canada entre outros países. "Beautiful" 'Stripped' ainda teve mais três singles lançados nos anos seguintes: "Fighter", "Can't Hold Us Down", e "The Voice Within". O Álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Foi nessa fase que ela se autodenominou Xtina, tanto que tatuou na nuca e colocou vários piercings pelo corpo[9] .

Em 2003, Aguilera participou de uma das maiores polêmicas da história da MTV[10] nos Estados Unidos. Durante a abertura do apresentação no MTV Video Music Awards, Christina realizou um dueto com Britney Spears, cantando a clássica "Like a Virgin". Ao final da performance, Aguilera e Britney trocaram beijos com Madonna. Missy Elliot fez uma participação especial ao lado das três. Naquela mesma noite, Christina surpreendeu a todos apresentando-se novamente. Dessa vez, a cantora cantou suas próprias músicas: o mega hit "Dirrty", que lhe rendeu indicação ao Grammy, e "Fighter", acompanhada pelo famoso guitarrista Dave Navarro.

Em meio a tanto sucesso, Christina foi convidada a apresentar o Europe Music Awards, a maior premiação da MTV européia, e se tornou a anfitriã do evento, onde também ganhou na categoria de "Melhor Cantora Feminina". Literalmente um sucesso. A edição apresentada pela cantora foi a mais lucrativa e com maiores registros de audiência até hoje na história do prêmio.

Com o mundo a seus pés, Christina Aguilera foi intitulada a "Melhor Artista Pop" de 2003, pela Billboard e "Artista do Ano", pela Rolling Stones. Além de sua turnê, Stripped Tour, ter sido eleita a melhor do ano[11].


2004-2005: Amadurecimento pessoal e novos rumos na carreira


Em 2004, Christina assumiu uma postura mais madura, deixando a ousada imagem que construiu com "Dirrty" de lado e chegou a participar de importantes movimentos políticos e campanhas sociais. Com um visual cada vez mais glamouroso e sofisticado, esbanjando elegância por onde quer que fosse [12]. Essa nova imagem lhe rendeu um contrato milionário com a Mercedes-Benz, tornando-se o novo rosto da empresa.

Um pouco antes das eleições americanas, Aguilera estrelou a campanha política 'Declaire Your Self'. Nesses anúncios, a cantora aparecia com a boca costurada, expressando as conseqüências de abrir mão de votar (lembrando que nos EUA o voto é facultativo). Christina participou de diversos debates e foi convidada ao "The Oprah Winfrey Show" para discutir a importância da voto e suas conseqüências.

No verão de 2004, Aguilera estava em 2 singles. O primeiro: 'Car Wash', uma regravação de Rose Royce, para a trilha sonora da animação da Disney, 'O espanta tubarões'. Missy Elliot também participou. O segundo single também foi uma participação. Desta vez com o rapper Nelly, para seu álbum 'Sweat', single intitulado "Tilt Ya Head Back'.

Em novembro de 2004, Christina lançou seu primeiro DVD ao vivo. Apresentando o show de Stripped Tour. "Stripped Live In the U.K.", como foi intitulado o DVD, foi gravado na Wembley Arena, em Londres, Inglaterra.

Mesmo em 2004, Christina ainda colhia os frutos de 'Stripped', que ainda se encontrava no Top 100 Álbuns, da BillBoard. Aguilera recebeu 5 indicações ao Grammy Awards, incluindo 'Melhor Álbum Pop' e 'Canção do Ano', por 'Beautiful'. Christina venceu novamente, desta vez na categoria 'Melhor Performance Pop feminina', por 'Beautiful'. 'Beautiful' realmente imperou naquele dia. Christina apresentou a canção ao vivo, com direito a trechos a cappella e coral.
Em fevereiro de 2005, Christina anunciou seu noivado com o o executivo fonográfico, Jordan Bratman, com quem mantinha relacionamento desde 2002. Após 3 anos então, em novembro, casou-se com Jordan [13].

Aguilera colaborou o pianista de jazz, Herbie Hancock, em seu álbum 'Possibilities'. A música 'A Song For You', uma regravação de um clássico de Leon Russel. Christina retomou o clima do "Mickey Mouse Club" ao ser convidada especial da comemoração do 50º aniversário da Disneylândia, interpretando a canção 'When You Wish Upon a Star'. Aguilera colaborou, também, com Andrea Bocelli, na canção 'Somos Novios (It's Impossible), para o álbum 'Amore', do cantor italiano.

Em 2006, com sua versão de "A Song For You", juntamente com Hancock, Aguilera mais uma vez recebeu uma nomeação ao Grammy. A música fez tanto sucesso que rendeu uma apresentação na 48ª edição do Grammy Awards. Por sua colaboração em "Somos Novios", Christina foi convidada de honra do renomado Festival de San Remo, apresentando-se ao lado de Bocelli.


2006–atualidade: De volta às origens


Paris, 2006.Fortemente infuenciada pelo jazz e o soul das décadas de 20, 30 e 40[14], Aguilera trabalhou em seu terceiro álbum, "Back To Basics", lançado em 15 de agosto, obtendo o #1 em mais de 15 países, incluindo EUA[15], Inglaterra[16] e Austrália[17].O primeiro single, "Ain't No Other Man" teve um bom exito, alcançando #3 no Brasil e #2 no Reino Unido, além da #6 posição da Billboard e #1 em Portugal. "Hurt", segundo single de "Back to Basics", alcançou Top 20 na Billboard, #2 em Portugal e #11 na Europa.

Além da divulgação de seu próprio álbum, Aguilera colaborou com o rapper Diddy, em seu álbum "Press Play", na música "Tell Me" - que apesar de ser segundo single do álbum, não teve muita repercussão nos Charts mundiais. Christina anunciou sua nova turnê, intitulado "Back To Basics Tour", com 18 apresentações européias entre 17 de Novembro e 17 de Dezembro; e 41 apresentações na América do Norte entre 20 de Fevereiro e 5 de Maio [18]. Christina também foi citada na lista das mulheres mais ricas do entretenimento da Forbes, com um patrimônio estipulado em 60 milhões de dólares [19].

"Candyman", música lançada como terceiro single de "Back to Basics", mostra uma forte influência do pop das décadas de 40 e 50, com sonoridade Big Band. Durante a cerimônia do 49ª Annual Grammy Awards, Aguilera ganhou o prêmio de Melhor Performance Pop Feminina, por "Ain't No Other Man". Christina fez uma aclamada apresentação durante a premiação: um tributo a James Brown, cantando "It's a Man's World"[20].

"Slow Down Baby" foi o quarto single do album, divulgado principalmente na Ásia e Oceania, atingindo #21 na Austrália. No dia 8 de Novembro de 2007 foi lançado o clipe ao vivo oficial do single "Oh Mother", quinto do album, para apenas alguns países da Europa. A apresentação do clipe foi retirada de cenas do DVD Back To Basics Live And Down Under que foi lançado em Dezembro de 2007. Até o momento, "Back to Basics" vendeu mais de 4 milhões de cópias.


Futuro e Quarto álbum


Foi anunciado por Johnny Grant que em 2008, Christina ganhara uma estrela na calçada da fama de Hollywood ao lado de Ricky Martin, de Duran Duran, de Tim Robbins, de Cate Blanchett, Angela Bassett, Howie Mandele e George Harrison ou Britney Spears presente desde 2003.[21]

Christina disse que já quer começar a gravar seu próximo álbum no estúdio de sua casa nova. Aguilera não deu nenhuma dica sobre o estilo e imagem para o novo álbum, mas disse que não será duplo. Em entrevista ao Ryan Seacrest, disse que quer um álbum divertido. Os produtores confirmador para esse quarto álbum de Christina Aguilera são Linda Perry, DJ Premier e Mark Ronson. Os três trabalharam com ela no seu último álbum, Back to Basics.[22]

A cantora no último dia 12 de janeiro teve um filho do empresário da indústria da Música Jordan Bratman, chamado Max Liron Bratman.


Voz


Christina Aguilera, uma Spinto Soprano, é considerada uma das maiores vozes da geração atual. Com sua voz potente e poderosa, é capaz de emitir notas muito agudas usando o Whistle Register, isso é um dos motivos que a tornam tão excepcional. Aguilera é capaz de cobrir as extenções da contralto e inclusive a da Soprano Ultra Leggero, voz feminina mais aguda. Em suas gravações ela bate a sua nota mais grave, D3, em seu single Walk Away e sua nota mais aguda no single The Christmas Song, C7, tendo assim 3,6 oitavas de extenção vocal. Sua tessitura chega ao G5, sendo que ocorre aí uma transição de voz de peito para voz de cabeça ao passo que ela passa a emitir um G#5 em seu single This Christmas. Em 2003, foi votada pela MTV americana juntamente a revista Blender) como a 3ª melhor voz feminina do mundo. Ao fim do mesmo ano, ganhou o título de melhor vocalista Pop do mundo, concedido pela revista americana Cove. [23]» in Wikipédia.


"Não olhe para mim


Todos os dias são tão maravilhosos, e de repente, fica difícil respirar
De vez em quando, eu me sinto insegura de toda a dor
Fico tão envergonhada


Eu sou bonita, não importa o que eles digam
Palavras não podem me abalar
Eu sou bonita de todas as maneiras
Sim, palavras não podem me abalar, oh não
Então não me abale hoje


Para todos os seus amigos, você é delirante
Tão consumido em todo o seu destino, ooh
Esforçando-se para preencher o vazio, a paz se foi
Deixaram o quebra-cabeça desfeito, é assim que tem que ser?


Você é bonita, não importa o que eles digam
Palavras não podem te abalar, oh não
Você é bonita de todas as maneiras
Sim, palavras não podem te abalar, oh não
Então não me abale hoje


Não importa o que façamos (não importa o que façamos)
Não importa o que digamos (não importa o que digamos)
Somos a canção dentro da melodia (yeah, oh yeah), cheia de erros bonitos
E onde quer que formos (e onde quer que formos)
O sol sempre brilhará (sol sempre brilhará)
Mas pode ser que amanhã acordemos no outro lado


Porque nós somos bonitos, não importa o que eles digam
Sim, palavras não vão nos abalar, oh não
Nós somos bonitos de todas as maneiras
Sim, palavras não podem nos abalar, oh não
Então não me abale hoje


Oooh, yeay yeay yeay
Não me abale hoje
Não me abale... humm, hoje"

Christina Aguilera - "Hurt"
Christina Aguilera - "Beautiful"
Christina Aguilera - "Back In The Day"
Christina Aguilera - "Can't Hold Us Down Diashow"
Christina Aguilera - "At Last"
Christina Aguilera ft. Alicia Keys - "Impossible"
Christina Aguilera - "Voice within"
Eddie & Christina Aguilera - "Nobody Wants To Be Lonely"
Christina Aguilera - "Oh Mother"
Christina Aguilera - "High Notes"
Christina Aguilera - "Dirty"
Christina Aguilera - "A Song for You"
Cristina Aguilera - "Moulin Rouge"
Christina Aguilera - "Its a Mans World"
Christina Aguilera - "High Notes"
Christina Aguilera & Beyonce



Mais informações sobre esta extraordinária cantora, no seu site pessoal:


Educação em Portugal - A brincar, a brincar!


Excelente rábula realizado pelos "Cavaleiros do Apocalipse"

21/04/08

"António O Poeta Louco", Poema de Ângelo Ochôa , na voz do mesmo.










Ângelo Ochôa, mais uma vez brilhante!

"António, o poeta louco,

ditou-me os seus últimos versos:

O governador dos céus estava ali,

e um livro para ascender à pátria verdadeira.

Árvores dançando p’lo ar.

Pescadores chegam em romagem

pra beijar a mão à Senhora das Naves,

que embala ao colo o doce Filho.

Pássaros nidificam onde abre a flor

frágil à donzela.

Haja no pequeno reino paz.

Quando eclodir a Boa Esperança." in www.angeloochoa.net

O Poema dito aqui brilhantemente, pelo Poeta Ângelo Ochôa!