29/08/25

F.C. do Porto Futebol Feminino - Cora Brendle muda-se dos Estados Unidos para Portugal aos 22 anos e vai vestir a camisola número 1 quando defender as redes azuis e brancas na temporada que se avizinha.



«Cora Brendle reforça o futebol feminino 
29 de Agosto de 2025 11:00

Guarda-redes norte-americana escolheu o FC Porto para a estreia na Europa.

Há mais uma cara nova na equipa feminina do FC Porto: Cora Brendle muda-se dos Estados Unidos para Portugal aos 22 anos e vai vestir a camisola número 1 quando defender as redes azuis e brancas na temporada que se avizinha. 

Natural de Boiling Springs, na Carolina do Sul, a guardiã iniciou o percurso futebolístico na cidade natal, onde sempre conciliou os estudos com a paixão pelo desporto-rei. Durante todo o ensino secundário assumiu a titularidade na equipa da escola que frequentava e registou mais de 180 defesas em três anos, mas foi já no ensino superior que começou a dar nas vistas. 

Na época de estreia no desporto universitário participou em quatro encontros, travou 76% dos remates à sua baliza e destacou-se como a guarda-redes mais bem-sucedida da equipa, merecendo por isso mais minutos em 2021, ano em que foi utilizada em 12 partidas, esteve quatro jogos consecutivos sem sofrer e defendeu 98 dos 116 remates que enfrentou. 

As boas exibições já faziam prever um ano de sucesso nas juniores e, em 2022, foi titular nos 18 jogos disputados pela Universidade da Carolina do Sul e acabou eleita guarda-redes do ano da Big South e para os melhores onzes da conferência e do campeonato.

Em 2023 voltou a ser titular em todas as partidas, impediu mais de meia centena de golos e bateu o recorde pessoal de defesas num único jogo (seis), antes de rumar ao Utah para terminar os estudos. Na última temporada - e já num novo estado - voltou a destacar-se entre os postes e recebeu cinco distinções anuais. Pelo meio, entre maio e julho de 2023 e 2024, representou o Tormenta FC, emblema do estado da Geórgia.

Os treinadores que a orientaram descrevem-na como “uma excelente guarda-redes que tem todas as qualidades para ser bem-sucedida nos patamares mais elevados do futebol” porque, para além de ser capaz de “fazer todas as defesas”, ainda é “muito boa com a bola nos pés e consegue ser uma líder discreta no balneário que conquista o respeito das companheiras através do exemplo, motivação e empenho”.

Em Portugal vai disputar a Segunda Divisão feminina com a camisola do FC Porto e lutar por um lugar na equipa de Daniel Chaves com as colegas de posição Bárbara Marques e Tatiana Beleza.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20250829-pt-cora-brendle-reforca-o-futebol-feminino


#fcporto    #futebol    #feminino    #guarda-redes    #corabrendle    #contratação 

Sem comentários:

Enviar um comentário