16/12/25

F.C. do Porto Natação - Angélica André arrecadou a medalha de ouro nos 1.500 metros livres e sagrou-se Campeã Nacional de piscina curta em Leiria.



«Ouro para Angélica André nos 1500 metros livres 
16 de Dezembro de 2025 10:12

Nadadora portista sagrou-se Campeã Nacional de piscina curta.

Angélica André arrecadou a medalha de ouro nos 1.500 metros livres e sagrou-se Campeã Nacional de piscina curta em Leiria. A nadadora do FC Porto bateu toda a concorrência ao concluir a prova em 16 minutos, 29 segundos e 86 centésimas.

Na terceira jornada da competição que termina esta terça-feira, Tomás Sarreira completou os 400 metros estafetas em 4 minutos e 32 segundos, tendo ficado em terceiro lugar nos sub-21.

No campeonato de juniores, Beatriz Ambrus ficou no terceiro posto dos 1.500 metros livres (17:51.46 minutos), ao passo que Francisco Miguel Pereira foi segundo nos 200 metros livres (1:51.04 minutos).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251216-pt-ouro-para-angelica-andre-nos-1500-metros-livres



#fcporto    #natação    #1500mlivres    #angélicaandré    #medalha    #ouro    

Liga Portugal Betclic: F.C. do Porto 3 vs Estrela da Amadora F.C. 1 - A semana dos portistas começou da melhor forma: com uma vitória caseira que permite manter a distância de cinco e oito pontos para os rivais de Lisboa.



«A melhor forma de começar a semana 
15 de Dezembro de 2025 22:40

FC Porto venceu o Estrela da Amadora (3-1) na 14.ª jornada da Liga.

A semana dos portistas começou da melhor forma: com uma vitória caseira que permite manter a distância de cinco e oito pontos para os rivais de Lisboa. De volta ao Estádio do Dragão depois do triunfo frente ao Malmö FF (2-1), o FC Porto bateu o Estrela da Amadora por 3-1 e chegou aos 40 pontos em 14 jornadas do campeonato.

Francesco Farioli lançou Alberto Costa e Alan Varela nas posições ocupadas por Martim Fernandes e Pablo Rosario na Liga Europa e foi mesmo o lateral direito a criar o primeiro lance de perigo, um cruzamento desviado por Samu logo no primeiro minuto. Ao terceiro, Jakub Kiwior isolou Pepê e o internacional brasileiro obrigou o guarda-redes visitante a sujar o equipamento; ao quarto, Rodrigo Mora combinou com Samu e Renan Ribeiro voltou a ter de se aplicar para manter o nulo.

À passagem do quarto de hora, na sequência de um passe longo de Alan Varela, Alberto Costa foi pontapeado dentro da área forasteira e o árbitro assinalou grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, Samu não perdoou, fuzilou as redes da baliza Sul e marcou o quarto golo nos últimos três jogos (1-0). A partir daí o encontro baixou de ritmo e só voltou a haver oportunidades já perto do intervalo: um remate desviado de Samu (38m) e outro desenquadrado de Borja Sainz (45+2m).

Logo no início da segunda parte, Jan Bednarek viu o quinto amarelo e completou uma sequência de cartões que o vai afastar da deslocação a Alverca, mas o pior de tudo foi o Estrela da Amadora ter empatado em cima da hora de jogo. Obrigado a reagir, os Dragões partiram para cima do adversário, Alberto e Samu voltaram a combinar e ganharam o canto que originou o 2-1: após uma tentativa de Samu e outra de Varela, Francisco Moura rematou sem contemplações e recolocou o FC Porto novamente em vantagem.

Já com Pablo Rosario e William Gomes nos lugares de Varela e Pepê, o camisola 7 podia ter marcado numa das primeiras vezes em que tocou na bola, mas não deu o melhor seguimento ao cruzamento de Rodrigo Mora sobre a esquerda. Cinco minutos volvidos, no corredor direito, o prodígio de 18 anos cruzou rasteiro, Alberto fez-se à bola, um defesa estrelista chutou para onde estava virado e marcou na própria baliza (3-1) - após o término da partida, a Liga Portugal atribuiu a autoria do terceiro golo do FC Porto a Samu.

Acabado de entrar juntamente com Martim Fernandes, aquando das saídas de Alberto Costa e Rodrigo Mora, Gabri Veiga ficou a centímetros de faturar na cobrança de um pontapé livre em zona frontal. Soado o apito final de Miguel Fonseca, o foco vira-se para os oitavos de final da Taça de Portugal, que trazem o FC Famalicão ao Estádio do Dragão na quinta-feira às 20h45.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251215-pt-a-melhor-forma-de-comecar-a-semana












#fcporto    #liga    #portugal    #betclic    #vitória    #samu    #franciscomoura

15/12/25

F.C. Porto Andebol: F.C. Gaia 27 vs F.C. do Porto 45 - A equipa de andebol do FC Porto deslocou-se ao Pavilhão do FC Gaia e bateu a formação local na ronda 16 da fase regular do Campeonato Nacional.



«Regresso às vitórias perto de casa 
13 de Dezembro de 2025 19:38

FC Porto venceu o FC Gaia (45-27) na 16.ª jornada do Andebol 1.

A equipa de andebol do FC Porto deslocou-se ao Pavilhão do FC Gaia e bateu a formação local por 45-27 na ronda 16 da fase regular do Campeonato Nacional. Com este resultado, os portistas passam a somar 42 pontos e sobem provisoriamente ao primeiro lugar em igualdade pontual com o Sporting, que tem menos dois jogos disputados e defronta o Belenenses neste momento.

Privados dos lesionados Diogo Rêma, Thorsteinn Gunnarsson, Linus Persson e Miguel Oliveira, bem como de Antonio Martínez por opção técnica, os comandados de Magnus Andersson demoraram cerca de dez minutos a carburar (5-4), mas nunca deixaram a equipa da casa distanciar-se e rapidamente impuseram a lei do mais forte com Pedro Oliveira (cinco) e Vasco Costa (quatro) em particular evidência no capítulo ofensivo durante a primeira meia-hora.

A ganhar por sete ao intervalo (14-21), os Dragões foram gerindo essa vantagem na segunda parte e confirmando o favoritismo que lhes era atribuído à partida para o duelo em casa do conjunto penúltimo classificado, com apenas uma vitória em 15 jogos. Ao cabo de 60 minutos, já com o jovem Bernardo Sousa na baliza, 18 golos separavam as duas equipas (27-45) e a buzina confirmava um desfecho há muito anunciado. José Luís Ferreira, autor de sete remates certeiros, foi o melhor marcador da tarde em Vila Nova de Gaia.

O Dragão Arena vai acolher dois jogos de andebol antes da paragem para o Campeonato da Europa, que terá lugar na Dinamarca, Noruega e Suécia entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro: um contra o Póvoa AC, a contar para a 17.ª jornada do campeonato (quarta-feira, 20h00), e outro contra o CDE Camões, referente aos “16 avos” da Taça de Portugal (20 de dezembro, 17h30).


Ficha de jogo

FC GAIA 27-45 FC PORTO

Andebol 1, fase regular, 16.ª jornada

13 de dezembro de 2025

Pavilhão do FC Gaia, em Vila Nova de Gaia


Árbitros: Gonçalo Santos e Nuno Santos


FC GAIA: David Sousa e David Vieira; Dinis Santos (3), Rodrigo Esteves (4), Gustavo Rato, Vasco Areias (4), Rui Rodrigues (5), António Freitas, Francisco Coelho (1), Miguel Carvalho (1), João Pereira (1), Miguel Pereira (1), Gonçalo Gomes (1), Noah Hays (1), André Rei (3) e João Pires (2)

Treinador: Ricardo Antunes


FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Bernardo Sousa; Pol Valera (2), Freddy Álvarez (4), Rui Silva, Daymaro Salina (3), Vasco Costa (4), Mamadou Diocou (5), Leonel Fernandes (6), José Luís Ferreira (7), Henrique Magalhães (3), Marcus Dahlin (3), Jesús Hurtado, Pedro Oliveira (6), Ricardo Brandão (2) e Timmy Petit

Treinador: Magnus Andersson


Ao intervalo: 14-21» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251213-pt-regresso-as-vitorias-perto-de-casa



Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/8137751531?play=true


#fcporto    #andebol    #sebastian    #joséluísferreira    #diocou    #pedrooliveira

#leonelfernandes    #magnus

F.C. do Porto Natação - A natação portista arrecadou 13 medalhas - quatro de ouro, cinco de prata e quatro de bronze - no primeiro e segundo dias do Campeonato Nacional de piscina curta, que arrancou no passado sábado e só termina esta terça-feira em Leiria.



«Natação: quatro Campeões Nacionais em Leiria 
15 de Dezembro de 2025 10:03

Rodrigo Borges, Gonçalo Azevedo, Francisco Pereira e Duarte Ferreira conquistaram o ouro em piscina curta

A natação portista arrecadou 13 medalhas - quatro de ouro, cinco de prata e quatro de bronze - no primeiro e segundo dias do Campeonato Nacional de piscina curta, que arrancou no passado sábado e só termina esta terça-feira em Leiria. 

Rodrigo Borges (na foto) foi o grande destaque portista ao sagrar-se campeão nacional nos 1500 metros livres. Francisco Amaral e Kevins Apseniece conquistaram a prata nos 400 metros livres e nos 200 mariposa, respetivamente, enquanto Angélica André ficou em segundo nos 400 metros estilos. 

No escalão de sub-21, Gonçalo Azevedo venceu o ouro nos 50 metros livres e o bronze nos 100 metros livres.

A competir pelos juniores, Francisco Pereira e Duarte Ferreira sagraram-se campeões nacionais de 100 metros livres e de 50 mariposa, respetivamente. Tomás Peixoto arrecadou a prata nos 200 mariposa e Beatriz Ambrus nos 400 estilos, enquanto Francisco Pereira, Leonor Soares e Gonçalo Azevedo fecharam o pódio nos 50 metros livres, nos 200 mariposa e nos 100 livres, respetivamente.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251215-pt-natacao-quatro-campeoes-nacionais-em-leiria



#fcporto    #natação    #rodrigoborges    #gonçaloazevedo    #franciscopereira

#duarteferreira    #ouro    #piscina    #curta

F.C. do Porto Hóquei Patins: A.D. Valongo 1 vs F.C. Porto 5 - A equipa de hóquei em patins do FC Porto alcançou o quarto triunfo consecutivo ao vencer na pista da AD Valongo, na nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional.



«Bicampeões goleiam em Valongo 
14 de Dezembro de 2025 19:31

Carlo Di Benedetto (2), Gonçalo Alves (2) e Hélder Nunes foram os marcadores de serviço na quarta vitória seguida (5-1).

A equipa de hóquei em patins do FC Porto alcançou o quarto triunfo consecutivo ao vencer na pista da AD Valongo, por 5-1, na nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Com este resultado, os detentores do título passam a somar 16 pontos e ascendem à quinta posição na tabela classificativa.

Paulo Freitas convocou os mesmos dez atletas, mudou duas peças no cinco inicial e lançou Edu Lamas e Hélder Nunes nos lugares ocupados por Telmo Pinto e Rafa no triunfo europeu diante do Saint-Omer (6-3), mas foi o repetente Carlo Di Benedetto a inaugurar o marcador com uma stickada em zona frontal que só parou no fundo das redes de Gonçalo Bento (0-1).

O poste negou o golo a Rafa pouco depois, enquanto os Dragões jogavam em superioridade numérica, e foi ainda dentro do powerplay que Gonçalo Alves dilatou a vantagem azul e branca (0-2). A formação da casa respondeu logo a seguir (1-2) e o marcador só voltou a mexer na segunda parte, quando Carlo Di Benedetto deu perfeito seguimento a um contra-ataque conduzido de forma exímia (1-3).

Gonçalo Alves também bisou passados escassos segundos (1-4) e o conjunto oitavo classificado ainda dispôs de uma grande penalidade para tentar reduzir o atraso, só que na baliza forasteira estava Xavi Malián, um dos melhores guardiões do planeta hoquístico. Hélder Nunes deu contornos de goleada ao resultado a oito minutos do final (1-5) e, ao cabo dos 50 regulamentares, o marcador do Pavilhão Municipal de Valongo - onde o FC Porto tinha perdido na época transata (4-2) - assinalava um 1-5 favorável aos Bicampeões de Portugal.

O último compromisso do ano civil traz a AD Sanjoanense ao Dragão Arena na próxima sexta-feira às 20h30 (Porto Canal). Os bilhetes vendem-se nos locais habituais.


Ficha de jogo

AD VALONGO 1-5 FC PORTO

Campeonato Nacional, fase regular, 9.ª jornada

14 de dezembro de 2025

Pavilhão Municipal de Valongo


Árbitros: Pedro Silva e Sílvia Coelho


AD VALONGO: Gonçalo Bento; Rui Silva, João Pedro (cap.), Franco Pósito e Pedro Batista

Suplentes: Afonso Venda; João Lima, Francisco Pinto, João Pereira e Gabriel Azevedo

Treinador: Raul Meca


FC PORTO: Xavi Malián; Edu Lamas, Hélder Nunes, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Leonardo Pais; Telmo Pinto, Pol Manrubia, Ezequiel Mena e Rafa

Treinador: Paulo Freitas


Ao intervalo: 1-2

Marcadores: Carlo Di Benedetto (12m e 30m), Gonçalo Alves (16m e 31m), Gabriel Azevedo (17m) e Hélder Nunes (42m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251214-pt-bicampeoes-goleiam-em-valongo







Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/3043236820?play=true


#fcporto    #hóquei    #patins    #vitória    #carlodibenedetto    #gonçaloalves

#héldernunes    #xavimalián    #paulofreitas

F.C. do Porto Voleibol: A.A. São Mamede 0 - F.C. do Porto 3 - FC Porto visitou e venceu a Académica de São Mamede na 11.ª ronda do campeonato.



«Primeira volta perfeita na Liga de voleibol 
14 de Dezembro de 2025 17:25

FC Porto visitou e venceu a Académica de São Mamede (3-0) na 11.ª ronda do campeonato.

A equipa de voleibol do FC Porto foi ao Pavilhão Eduardo Soares bater a Académica de São Mamede pela margem máxima (3-0), na 11.ª jornada da Liga feminina. Concluída a primeira volta, as portistas superaram toda a concorrência e lideram o campeonato de forma isolada com 32 pontos - mais cinco do que o SC Braga (27) -, 33 sets ganhos e apenas quatro perdidos.

Miguel Coelho apostou em Lila, Ana Rui Monteiro, Bruna Correia, Shainah Joseph, Jasmine Rivest e Kelsey Veltman, bem como na líbero Joana Resende, e o FC Porto não tardou a ganhar avanço (11-16), muito graças à inspiração da oposta canadiana que se destacava no capítulo ofensivo. Ainda assim, as matosinhenses não facilitaram a tarefa e adiaram a decisão até à reta final do parcial, altura em que as azuis e brancas cresceram no jogo para comprovar o favoritismo que lhes era atribuído (20-25). 

Num segundo set com um resultado idêntico, mas uma história bem diferente, a equipa da casa até entrou a vencer (8-5), mas uma sequência de quatro serviços de Ana Rui Monteiro ajudou a dar a volta ao jogo (13-17) e a conquistar uma vantagem que as líderes do campeonato souberam gerir até ao final (19-25).  

Mais consistentes em todos os fundamentos, as portistas ditaram o ritmo do terceiro set, adiantaram-se desde cedo no marcador (6-13) e não mais baixaram o nível, carimbando o 3-0 ao cabo de 41 pontos (16-25). 

Segue-se uma receção ao Clube Kairós, agendada para as 20h00 de terça-feira, referente à 12.ª ronda do campeonato - a primeira da segunda volta (Porto Canal). Os bilhetes vendem-se nos locais habituais.



Ficha de jogo

AA SÃO MAMEDE 0-3 FC PORTO

Liga Solverde, 11.ª jornada

14 de dezembro de 2025

Pavilhão Eduardo Soares


Árbitros: Rui Pedro Gonçalves e Pedro Gonçalves


AA SÃO MAMEDE: Rita Elísio e Joana Almeida (líberos); Mariana Aquino, Eduarda Duarte, Nádia Mota, Aylen Ayub, Fabiana Pires, Eduarda Campos, Ana Vale, Beatriz Oliveira, Kayla Dinkins, Rita Calheiros, Joana Silva e Matilde Almeida

Treinador: Manuel Almeida


FC PORTO: Joana Resende e Beatriz Basto (líberos); Lila Durão, Milana Bozic, Natalia Murek, Victória Alves, Ana Rui Monteiro, Jasmine Rivest, Saska Durovic, Shayla Hoeft, Kelsey Veltman, Bruna Correia, Mika Grbavica e Shainah Joseph

Treinador: Miguel Coelho


Parciais: 20-25; 19-25; 16-25» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251214-pt-primeira-volta-perfeita-na-liga-de-voleibol


Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/5136940120?play=true



#fcporto    #voleibol    #vitória    #joanaresende    #shainahjoseph

#anaruiminteiro    #brunacorreia    #miguelcoelho

14/12/25

F.C. do Porto Futebol Feminino - F.C. do Porto 3 vs JuveForce 0 - FC Porto venceu a JuveForce com golos de Eliza Turner e Lily Bryant e segue em frente na Taça de Portugal.



«Parceria norte-americana na passagem aos “quartos” 
13 de Dezembro de 2025 16:57

FC Porto venceu a JuveForce (3-0) com golos de Eliza Turner (2) e Lily Bryant e segue em frente na Taça de Portugal.

A equipa feminina do FC Porto recebeu e venceu neste sábado a JuveForce (3-0), no Estádio de Pedroso, em partida da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, carimbando assim a passagem aos quartos de final da prova.

Eliza Turner (35m e 90m+6) e Lily Bryant (77m) apontaram os golos das azuis e brancas, que já tinham deixado pelo caminho o CR São Martinho (24-0), o CF Oliveira do Douro (25-0) e o primodivisionário Racing Power FC (3-0) nesta edição da Taça de Portugal.

Daniel Chaves elegeu o seguinte onze: Cora Brendle, Ema Gonçalves (cap.), Mariana Queirós, Mariana Azevedo (Joana Ferreira, 69m), Alice Reto, Angeline da Costa, Maria Negrão (Inês Oliveira, 83m), Lily Bryant (Cristina Ferreira, 83m), Eliza Turner, Maria Ferreira (Lara Filipe, 85m) e Lara Perruca (Adriana Semedo, 69m).

No banco, o treinador portista contou com as seguintes alternativas: Bárbara Marques, Sofia Silva, Joana Ferreira, Karoline Lima, Lara Filipe, Catarina Pereira, Inês Oliveira, Adriana Semedo e Cristina Ferreira.

Segue-se a 1.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, na qual o FC Porto recebe o Gil Vicente FC no CTFD Jorge Costa (sábado, 20 de dezembro, 15h00, Porto Canal).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251213-pt-parceria-norte-americana-na-passagem-aos-quartos






Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/4418658998?play=true


#fcporto    #futebol    #feminino    #vitória    #taça    #portugal     #elizaturner    

#lilybryant     #danielchaves    #corabrendle

Liga 3 - Grupo A: Amarante F.C. 3 vs A.D. Marco 09 2 - Alvinegros de Amarante vencem Marcuenses e entram em zona de subida.




F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. Famalicão 2 vs F.C. do Porto 3 - FC Porto venceu em Famalicão e já tem 10 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado.



«Sub-19 cada vez mais líderes 
13 de Dezembro de 2025 17:06

FC Porto venceu em Famalicão (3-2) e já tem 10 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado.

A equipa de sub-19 do FC Porto impôs-se no reduto do FC Famalicão, por 3-2, num encontro relativo à 14.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores A. Graças a esta reviravolta no tempo de compensação, os Dragões somam agora 13 vitórias e um empate na Série Norte.

Mateus Mide (10m), Julián Pérez (73m) e Martim Chelmik (90+4m) assinaram os golos dos portistas, que continuam no topo da tabela classificativa com mais dez pontos e menos três jogos do que o adversário desta tarde.

Os sub-19 azuis e brancos, orientados por Sérgio Ferreira, alinharam com Antoni Nikolov, Rafael Magalhães (Salvador Gomes, 45m), Filipe Sousa, Martim Chelmik, Yoan Pereira, Tiago Silva, Duarte Cunha, Gonçalo Oliveira (Rayan Demirci, 64m), Eduardo Ferreira (Julián Pérez, 64m), Mateus Mide (Francisco Fernandes, 85m) e Tomás Peixoto (José Afonso, 45m).

Na ronda número 15 da primeira fase, agendada para as 15h00 de quarta-feira, o FC Porto recebe o sexto classificado SC Braga no Estádio de Pedroso (Porto Canal).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251213-pt-sub-19-cada-vez-mais-lideres





#fcporto    #sub19    #vitória    #mateusmide    #juliánpérez    #martimchelmik

#sérgiovieira    #antoninikolov

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: C.D. Feirense 0 vs F.C. do Porto 5 - FC Porto goleou o CD Feirense na 15.ª jornada da Série Norte do Nacional de Juniores B.



«Sub-17: Mão cheia em Santa Maria da Feira 
13 de Dezembro de 2025 13:17

FC Porto goleou o CD Feirense (5-0) na 15.ª jornada da Série Norte do Nacional de Juniores B.

A equipa de sub-17 do FC Porto venceu neste sábado o CD Feirense (5-0), em Santa Maria da Feira, em jogo da 15.ª jornada da Série Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

João Miranda (37m, 70m e 74m), João Tavares (84m) e João Brito (86m) foram os nomes fortes no triunfo dos Dragões, que continuam a ser líderes isolados da Série Norte com 40 pontos, mais nove do que o SC Braga, segundo classificado.

Os sub-17 portistas, orientados por José João, alinharam com Francisco Mendes, Francisco Ferreira, Rodrigo Morais, Rodrigo Teixeira (Pedro Vieira, 62m), Martim Gonçalves, João Brito, Rodrigo Gonçalves (António Neto, 68m), Leonardo Faria (Rodrigo Barbosa, 68m), Gabriel Lança (Domingos Muxito, 75m), João Miranda e Seif Costa (João Tavares, 62m).

Na 16.ª jornada da Série Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto recebe a AD Sanjoanense no Estádio do FC Crestuma (domingo, 21 de dezembro, 11h00, Porto Canal).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251213-pt-sub-17-mao-cheia-em-santa-maria-da-feira



#fcporto    #sub17    #vitória    #joãomiranda    #joãotavares    #joãobrito

#joséjoão    #franciscomendes

13/12/25

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 4 vs Vitória S.C. 1 - FC Porto bateu o Vitória SC, na 15.ª jornada da Série Norte do Nacional de Juniores C.



«Sub-15: Goleada para fechar o primeiro lugar 
13 de Dezembro de 2025 13:02

FC Porto bateu o Vitória SC, por 4-1, na 15.ª jornada da Série Norte do Nacional de Juniores C.

A equipa de sub-15 do FC Porto recebeu e bateu neste sábado o Vitória SC (4-1), no Estádio do FC Crestuma, somando assim o 14.º triunfo em 15 jogos na Série Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C.

João Afonso (14m e 33m), Tiago Portugal (35m) e Paulo Leite (47m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, líderes isolados com 43 pontos, mais 14 do que os vimaranenses, e já com o primeiro lugar matematicamente fechado.

Os sub-15 portistas, orientados por Manuel Prata, alinharam com Luca Cocato, Lourenço Moutinho (Lausley Julião, 70m), Afonso Cester, Simão Marques (Guilherme Coutinho, 70m), Tomás Oliveira (Dinis Lucas, 64m), Rodrigo Oliveira (Vanderson Júnior, 64m), Rodrigo Seca, Diogo Mendes (Leonardo Amorim, 56m), João Afonso (Matias Martins, 56m), Paulo Leite (Rodrigo Morgado, 64m) e Tiago Portugal (Pedro Rodrigues, 64m).

Na 16.ª jornada da Série Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C, o FC Porto desloca-se ao terreno do FC Famalicão (domingo, 4 de janeiro, 11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251213-pt-sub-15-goleada-para-fechar-o-primeiro-lugar









#fcporto    #sub15    #vitória    #joãoafonso    #tiagoportugal    #pauloleite

#manuelprata    #lucacocato


Liga Europa: F.C. do Porto 2 vs Malmö 1 - FC Porto venceu o Malmö e manteve-se em lugar de apuramento direto para os “oitavos” da Liga Europa.



«Samu resolveu num ápice 
11 de Dezembro de 2025 21:59

FC Porto venceu o Malmö (2-1) e manteve-se em lugar de apuramento direto para os “oitavos” da Liga Europa.

No regresso a casa e à Liga Europa, o FC Porto venceu o Malmö FF (2-1) e manteve-se em zona de apuramento direto para os oitavos de final. Graças ao bis de Samu - que marcou pelo segundo jogo consecutivo na competição e na temporada, além de chegar aos 40 golos pelo Clube - em apenas seis minutos, os Dragões passaram a somar 13 pontos, menos dois do que o primeiro classificado da fase de liga.

Com Martim Fernandes, Pablo Rosario e Borja Sainz como únicas novidades no onze titular, os portistas assumiram as rédeas do jogo desde o início e o lateral direito deixou o primeiro aviso logo aos sete minutos, num remate defendido por Robin Olsen, guarda-redes que viria a travar um cabeceamento de Victor Froholdt (14m) e outra tentativa de Borja Sainz (21m) antes de entrar num duelo acérrimo com Samu.

Na primeira tentativa do avançado - um “chapéu” aos 23 minutos -, o sueco ainda levou a melhor, mas o camisola 9 viria a redimir-se à passagem da meia-hora, de cabeça, em resposta a um cruzamento milimétrico de Rodrigo Mora desde a esquerda (1-0). E não ficaria por aí: passados apenas seis minutos, Mora combinou com Rosario no meio-campo, deu em Pepê e o cruzamento do internacional brasileiro chegou até Borja, que encontrou o compatriota na zona predileta e entregou-lhe o esférico para este bisar à meia-volta (2-0). Já na compensação, o Talento do Ano dinamarquês voltou a ficar a centímetros de festejar, tal como Borja, que tentou um remate acrobático mas a bola saiu por cima da trave.

Rodrigo Mora e Samu deram os lugares a Eustáquio e a Deniz Gül aos 57 minutos, Alberto Costa e William Gomes passaram a formar dupla na ala direita a partir dos 70 e o extremo enquadrou-se com a baliza pouco depois, mas sem o acerto desejado (78m).

Francesco Farioli esgotou as substituições com a entrada de Ángel Alarcón (81m), que viu Olsen aplicar-se para evitar o terceiro da noite: primeiro, mostrou reflexos apurados para impedir Victor Froholdt de cabecear para o fundo das redes e, de seguida, demonstrou elasticidade para fazer o mesmo a Deniz Gül. Já nos descontos, foi o espanhol a tentar aumentar a diferença após um lance individual, mas o guardião nórdico voltou a tapar a baliza antes de, num lance fortuito, o Malmö fixar o resultado em 2-1.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251211-pt-samu-resolveu-num-apice





Resumo do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=njOqCPOpvgQ


Vlog: https://www.fcportotv.com/app/watch/6659098426?play=true


#fcporto    #liga    #europa    #vitória    #samu    #diogocosta    #francescofarioli

#victorfroholdt    #janbednarek

12/12/25

Liga Portugal 2: F.C. do Porto B 1 vs F.C. Penafiel 0 - Yann Karamoh decidiu o FC Porto B-FC Penafiel pela margem mínima na 14.ª jornada da Liga Portugal 2, subindo para meio da tabela classificativa. .



«Mais três pontos para os “bês” portistas 
12 de Dezembro de 2025 19:59

Yann Karamoh decidiu o FC Porto B-FC Penafiel (1-0) da 14.ª jornada da Liga Portugal 2.

O FC Porto B recebeu e bateu nesta sexta-feira o FC Penafiel (1-0), no CTFD Jorge Costa, no Olival, em partida da 14.ª jornada da Segunda Liga. Com este resultado, os Dragões passam a somar 17 pontos e sobem, à condição, ao 10.º lugar da tabela classificativa.

Em abono da verdade, o FC Penafiel entrou melhor no jogo e os primeiros minutos jogaram-se no meio-campo defensivo dos Dragões, mas a verdade é que a primeira parte foi mais disputada do que bem jogada, fortemente condicionada pelas más condições climatéricas. Quando o nulo parecia uma inevitabilidade ao intervalo, Yann Karamoh desbaratou a defesa penafidelense e rematou a contar para o 1-0 (40m).

Apenas dois minutos após o reatamento, os azuis e brancos dispuseram de uma oportunidade soberana para dobrar a vantagem, mas Joan Femenías adivinhou as intenções de Trafim Melnichenka e defendeu o penálti batido pelo internacional bielorrusso (47m). Aos 77 minutos, o guarda-redes espanhol também negou a glória a Tiago Andrade num belo desenho ofensivo dos “bês” portistas, que voltaram a estar perto de marcar por duas vezes no mesmo lance por Leonardo Vonić e novamente por Tiago Andrade (85m).

Na 15.ª jornada da Liga Portugal 2, o FC Porto B desloca-se ao Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, para defrontar o FC Felgueiras (domingo, 21 de dezembro, 11h00, Sport TV).


FICHA DE JOGO

FC PORTO B-FC PENAFIEL, 1-0

Liga Portugal 2, 14.ª jornada

12 de dezembro de 2025

CTFD Jorge Costa


Árbitro: Miguel Nogueira

Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires

Quarto árbitro: Sofia Gama

VAR/AVAR: Bruno Rebocho e Pedro Felisberto


FC PORTO B: João Costa (cap.); Pedro Lima, Gabriel Brás, Felipe Silva, Kaio Henrique, Domingos Andrade, João Teixeira, Kauê Rodrigues, André Miranda, Yann Karamoh e Trafim Melnichenka

Substituições: Pedro Lima por Dinis Rodrigues (46m), Yann Karamoh por Tiago Andrade (58m), Trafim Melnichenka por Leonardo Vonić (84m), João Teixeira por André Oliveira (84m) e Kauê Rodrigues por Luís Gomes (90m+1)

Não utilizados: Diogo Fernandes, António Ribeiro, Kotaro Nagata e Rui Monteiro

Treinador: João Brandão


FC PENAFIEL: Joan Femenías; Iano Simão, João Miguel (cap.), Cláudio Silva, Gonçalo Negrão, Rúben Alves, Reko, Dani Molina, Álvaro Santos, Joseph Séry e Davo

Substituições: Joseph Séry por Raúl Alcaina (67m), Rúben Alves por Zé Leite (76m), Gonçalo Negrão por Francisco Ferreira (76m), Álvaro Santos por Hélder Suker (89m) e Iano Simão por Bruno Pereira (89m)

Não utilizados: Manuel Baldé, Gustavo Fernandes, Jaime Sánchez e Pedro Vieira

Treinador: José Manuel Aira


Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Yann Karamoh (40m)

Disciplina: cartão amarelo a Trafim Melnichenka (56m), Gabriel Brás (82m), Tiago Andrade (87m), Cláudio Silva (89m), André Oliveira (90m+1), Zé Leite (90m+4)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251212-pt-mais-tres-pontos-para-os-bes-portistas


Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/1658231839?play=true




#fcporto    #equipab    #ligaportugal2    #vitória    #yannkaramoh    #joãocosta

Ambiente e Ecologia - Uma equipa de biólogos marinhos da Universidade de Sydney identificou uma combinação devastadora de branqueamento de coral e uma doença necrosante rara que dizimou corais grandes e de vida longa na Grande Barreira de Coral durante a vaga de calor marinha recorde de 2024.



«Extremos climáticos desencadearam doença rara e mortalidade em massa na Grande Barreira de Coral

Uma equipa de biólogos marinhos da Universidade de Sydney identificou uma combinação devastadora de branqueamento de coral e uma doença necrosante rara que dizimou corais grandes e de vida longa na Grande Barreira de Coral durante a vaga de calor marinha recorde de 2024. As conclusões sugerem que as alterações climáticas estão a progredir demasiado depressa para que estes organismos consigam adaptar-se.

O estudo, liderado pela professora Maria Byrne e pela investigadora Shawna Foo, revelou que o branqueamento provocado por temperaturas extremas do oceano foi seguido por um surto sem precedentes de doença da faixa negra (black band disease), que matou colónias massivas de corais Goniopora, no recife One Tree, no sul da Grande Barreira.

“A investigação mostra que o impacto cumulativo da doença — que surgiu após o início do branqueamento — foi o que matou os Goniopora. São corais muito longevos, que normalmente sobreviveriam ao branqueamento”, explica Maria Byrne. O trabalho foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.

A doença da faixa negra é uma infeção bacteriana necrosante que avança sobre o coral vivo, formando uma banda escura que atravessa a colónia, normalmente conduzindo à sua morte. É comum nos recifes das Caraíbas, mas extremamente rara nas águas australianas.

Durante o El Niño de 2024, as temperaturas do mar na Grande Barreira atingiram valores históricos, com condições de vaga de calor marinha que persistiram durante meses. Nesse período, 75% das colónias de Goniopora no recife One Tree branqueou. Inicialmente, apenas 4% mostravam sinais de doença da faixa negra. No entanto, em abril a infeção espalhou-se de forma agressiva, afetando mais de metade das colónias branqueadas.

Ao acompanhar 112 colónias marcadas durante um ano, a equipa verificou que três quartos tinham morrido até outubro de 2024, enquanto apenas um quarto apresentava sinais de recuperação parcial. Levantamentos populacionais de mais de 700 colónias revelaram o mesmo padrão: branqueamento generalizado, rápida progressão da doença e elevada mortalidade.

A súbita aparição da doença da faixa negra nas águas limpas de One Tree Reef marca o primeiro evento epizoótico registado deste tipo na Grande Barreira, demonstrando como o stress térmico pode transformar até espécies consideradas resistentes em vítimas de doença.

“Normalmente, estes corais massivos suportam o stress ambiental, mas a combinação de calor recorde e infeção foi catastrófica”, afirma Shawna Foo. “É um exemplo claro de como múltiplos fatores de stress podem atuar em conjunto para enfraquecer a resiliência dos recifes”, adianta.

A investigação sublinha a importância de programas de monitorização prolongada no terreno, possibilitados pela One Tree Island Research Station da Universidade de Sydney, essencial para estudar ecossistemas coralíneos em condições naturais.

Num alerta global, os autores escrevem: “A atual trajetória das alterações climáticas avança demasiado depressa para que os corais se ajustem. Os recifes de coral estão em perigo, com vagas de calor anómalas e episódios recorrentes de branqueamento a constituírem a maior ameaça à sua sobrevivência.”

A perda destes grandes corais estruturantes terá efeitos duradouros na biodiversidade dos recifes, na proteção costeira e na segurança alimentar. “Os recifes de coral sustentam mais de mil milhões de pessoas no mundo inteiro. O que estamos a testemunhar é o colapso da resiliência natural destes ecossistemas. Uma ação global ambiciosa para reduzir emissões é agora o único caminho para garantir a sua sobrevivência”, conclui Byrne.» in https://greensavers.sapo.pt/extremos-climaticos-desencadearam-doenca-rara-e-mortalidade-em-massa-na-grande-barreira-de-coral/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=app&utm_campaign=destaques


Reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=06EOfyav1BM



#ambiente    #ecologia    #grande    #barreira    #coral    #branqueamento    

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Zaidu integra a mais recente convocatória da Nigéria e prepara-se para representar o país natal na Taça das Nações Africanas (CAN), que terá lugar em Marrocos entre 21 de dezembro e 18 de janeiro.



«Zaidu convocado para a CAN 
11 de Dezembro de 2025 20:23

Defesa do FC Porto vai representar a Nigéria na Taça das Nações Africanas.

Zaidu integra a mais recente convocatória da Nigéria e prepara-se para representar o país natal na Taça das Nações Africanas (CAN), que terá lugar em Marrocos entre 21 de dezembro e 18 de janeiro.

O estágio da seleção nigeriana terá lugar no Cairo, capital do Egipto, a partir do próximo dia 15. A Nigéria integra o Grupo C juntamente com a Tanzânia (23 de dezembro, 17h30), a Tunísia (27 de dezembro, 20h00) e o Uganda (30 de dezembro, 16h00).

Na presente temporada, o atleta 28 anos soma 684 minutos distribuídos por 13 jogos do campeonato, Liga Europa e Taça da Liga, tendo marcado um golo em Arouca (4-0) e feito uma assistência em Barcelos (2-0).

A Nigéria venceu a CAN em 1980, 1994 e 2013 e foi finalista noutras cinco edições - entre elas a última, conquistada pela Costa do Marfim em 2023.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251211-pt-zaidu-convocado-para-a-can


Zaidu skills: https://www.youtube.com/watch?v=xIGS3J5QkXA



#fcporto    #atletas    #internacionais    #defesa    #samu    #convocado    #can

11/12/25

F.C. do Porto Desporto Adaptado - Em Penafiel, David Araújo (BC2) e Carla Oliveira (BC4) terminaram a 1.ª jornada no topo da classificação.



«Oito atletas em ação no arranque do Regional de boccia 
7 de Dezembro de 2025 18:20

David Araújo (BC2) e Carla Oliveira (BC4) terminaram a 1.ª jornada no topo da classificação.

Arrancou este fim de semana, em Penafiel, o Campeonato Regional de boccia. O FC Porto apresentou-se na competição com oito atletas, distribuídos por quatro classes, e arrecadou pontos essenciais para o ranking que definirá as classificações finais em fevereiro.

Na classe BC2, David Araújo voltou a impor-se e terminou a jornada na liderança da primeira divisão com um registo invicto, ao passo que Pedro Ferreira ficou no quinto posto. No segundo escalão, Leonor Lopes apenas cedeu nas meias-finais e conquistou um meritório terceiro lugar.

Em BC4, Carla Oliveira confirmou o favoritismo, não sofreu qualquer derrota e alcançou a primeira posição. Na vertente masculina, Tiago Silva e Carlos Sousa concluíram a participação no quarto e quinto postos, respetivamente.

Na ronda inaugural de BC1, Dinis Monteiro foi quarto classificado, enquanto a estreante Matilde Cardoso fechou a jornada na 11.ª posição.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251207-pt-oito-atletas-em-acao-no-arranque-do-regional-de-boccia






#fcporto    #desporto    #adaptado    #regional    #davidaraújo    #topo

#carlaoliveira    #classificação

10/12/25

Liga dos Campeões: F.C. do Porto 6 vs S.C.R.A. Saint Omer 3 - O FC Porto recebeu e bateu nesta terça-feira o SCRA Saint Omer, no Dragão Arena, em partida da 3.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.



«Três em três na Liga dos Campeões 
9 de Dezembro de 2025 21:24

FC Porto venceu o SCRA Saint Omer (6-3), no Dragão Arena, na 3.ª jornada do Grupo A.

O FC Porto recebeu e bateu nesta terça-feira o SCRA Saint Omer (6-3), no Dragão Arena, em partida da 3.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, somando assim o terceiro triunfo na prova após o 3-1 em casa do Igualada HC e o 2-1 na receção ao Reus.

O início de jogo foi frenético e estavam decorridos apenas 18 segundos quando Carlo Di Benedetto contou com a ajuda preciosa da defesa francesa para abrir o ativo. Aos nove minutos, já o camisola 19 tinha bisado, mas Hélder Nunes não lhe quis ficar atrás e também faturou por duas vezes até ao intervalo, tal como o SCRA Saint Omer.

A etapa complementar não foi tão animada quanto a inicial, mas manteve a tendência de um FC Porto amplamente superior ao adversário que ficou a dever a si próprio e à inspiração de Pedro Chambel uma vitória bem mais expressiva. Ainda assim, ainda houve tempo para Hélder Nunes e Carlo Di Benedetto assinarem os respetivos hat-tricks.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo, às 18h00 (Porto Canal), no Pavilhão Municipal de Valongo, frente ao Valongo, em jogo da 9.ª jornada do Campeonato Nacional.


FICHA DE JOGO

FC PORTO-SCRA SAINT OMER, 6-3

Liga dos Campeões, Grupo A, 3.ª jornada

9 de dezembro de 2025

Dragão Arena


Árbitros: David Cantos e Alvaro De La Hera Jaudenes (Espanha)


FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Hélder Nunes, Ezequiel Mena, Pol Manrubia e Rafa

Treinador: Paulo Freitas


SCRA SAINT OMER: Pedro Chambel (g.r.), Léo Savreux, Fabien Barengo (cap.), Roc Llisa e Thibault Colin

Suplentes: Tom Savreux (g.r.), Santiago Lampasona, Max Thiel e Manu Mir

Treinador: Fabien Savreux


Ao intervalo: 4-2

Marcadores: Carlo Di Benedetto (1m, 3m e 41m), Hélder Nunes (11m, 15m e 35m), Thibaut Colin (11m), Roc Llisa (24m), Santiago Lampasona (49m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251209-pt-tres-em-tres-na-liga-dos-campeoes






Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/6160975796?play=true


#fcporto    #hóquei    #patins    #liga    #campeões    #vitória    #héldernunes

#carlodibenedetto    #xaviermalián

09/12/25

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 4 vs Rio Ave F.C. 1 - FC Porto venceu o Rio Ave FC num jogo em atraso da 10.ª jornada da Série Norte.



«Bis de Tiago Portugal em mais um triunfo dos sub-15 
7 de Dezembro de 2025 12:49

FC Porto venceu o Rio Ave FC (4-1) num jogo em atraso da 10.ª jornada da Série Norte.

A equipa de sub-15 do FC Porto recebeu e venceu o Rio Ave FC, por 4-1, num jogo em atraso da 10.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores C. Com este resultado, os azuis e brancos seguem na liderança isolada da Série Norte com 40 pontos, fruto de 13 vitórias e um empate. 

Em Crestuma, o Rio Ave colocou-se em vantagem aos dez minutos, mas um bis de Tiago Portugal à passagem da meia-hora (30m e 31m) - que o tornou o melhor marcador da primeira fase com 16 golos - consumou a reviravolta ainda antes do regresso aos balneários. Na segunda parte, o recém-entrado Paulo Leite assinou o 3-1 (61m) e João Afonso fez o 4-1 final (78m).

Os iniciados portistas, orientados por Manuel Prata, alinharam com Fernando Jorge, Tomás Oliveira (David Pereira, 40m), Xavier Silva (Paulo Leite, 40m), Simão Ochoa, Pedro Rodrigues, Rodrigo Oliveira (Francisco Biscaia, 75m), Lourenço Moutinho (Luiz Silva, 65m), Rodrigo Morgado (Matias Martins, 52m), Diogo Mendes (Rodrigo Seca, 40m), Afonso Moura (João Afonso, 52m) e Tiago Portugal (Dinis Lucas, 65m). 

Para as 11h00 do próximo sábado, está marcada uma receção ao Vitória SC em Crestuma, num duelo 15.ª jornada do campeonato.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251207-pt-bis-de-tiago-portugal-em-mais-um-triunfo-dos-sub-15



#fcporto    #sub15    #vitória    #tiagoportugal    #bis    #pauloleite    #joãoafonso

#fernandojorge    #manuelprata