07/08/20

Religião São Gonçalo do Amarante - Durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (06) foi aprovado, em segunda fase, o projeto de Lei de autoria do vereador Luis Claudio (Progressistas), que inclui no calendário oficial do município de Cuiabá a Festa em homenagem a São Gonçalo do Mirante.



«Festa do São Gonçalo do Amarante foi incluso no calendário oficial do município
Francinei Marans – Câmara Municipal de Cuiabá

Durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (06) foi aprovado, em segunda fase, o projeto de Lei de autoria do vereador Luis Claudio (Progressistas), que inclui no calendário oficial do município de Cuiabá a Festa em homenagem a São Gonçalo do Mirante.

Comemora-se em 10 de janeiro a festa de São Gonçalo, também conhecido como São Gonçalo de Amarante. Ele é considerado o padroeiro da cidade carioca de São Gonçalo, é o Santo protetor dos ossos e Santo casamenteiro, graças à tradição de que quem toca em seu túmulo tem a bênção de ter um casamento feliz e próspero.

São Gonçalo era um homem de muita alegria, gostava de cantorias e de rodas de viola, tocava a guitarra portuguesa e a usava para propagar a Palavra de Deus. Por isso, ele é considerado também o padroeiro dos violeiros.

No Brasil é conhecido como o São Gonçalo, e chamado também de São Gonçalo do Amarante. Ele nasceu no final do século XII em Tagilde, Portugal. Seguiu sua vida como cristão, era de família nobre e logo foi encaminhado para ter os primeiros estudos como um sacerdote.

O arcebispo Braga, teve um papel muito importante na vida de Gonçalo, porque foi a partir dele que o jovem foi instituído como familiar e por isso cursou diversas disciplinas vindo a ser ordenado como sacerdote e nomeado pároco. 

Marcella Magalhães – Câmara Municipal de Cuiabá» in https://odocumento.com.br/festa-do-sao-goncalo-do-amarante-foi-incluso-no-calendario-oficial-do-municipio/

(Festa de São Gonçalo 2018)

06/08/20

Amarante Cinema - Por sua vez, "Cinema Paraíso", de Giuseppe Tornatore, vai ser exibido a 14 de agosto na Casa da Calçada Relias & Chateaux, em Amarante, e a 22 de agosto na Adega Edmun do Val, em Valença do Minho.

 

«Região dos Vinhos Verdes realiza ciclo de cinema entre vinhas de agosto a outubro

A Região dos Vinhos Verdes vai promover, entre 14 de agosto e 16 de outubro, no Porto, Amarante, Felgueiras e Valença, um ciclo de cinema, estando prevista a exibição de uma dezena de sessões distribuídas "entre vinhas e jardins".

Em comunicado, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes avança hoje que a iniciativa visa "descobrir filmes portugueses e estrangeiros na companhia de provas de vinho verde e experiências ao ar livre".

O Ciclo de Cinema na Região de Vinhos Verdes, que tem a curadoria de Daniel Ribas e Rita Morais, pretende assim convidar a "apreciar a sétima arte fora de portas".

Durante os fins de semana de agosto e setembro, a Casa do Vinho Verde, no Porto, vai disponibilizar o "anfiteatro natural" do seu jardim com vistas para o rio Douro para exibir filmes como "Homenzinhos" de Ira Sachs, "Verão de 1993" de Carla Simón, e "Tarde para morrer jovem" de Dominga Sottomayor.

Por sua vez, "Cinema Paraíso", de Giuseppe Tornatore, vai ser exibido a 14 de agosto na Casa da Calçada Relias & Chateaux, em Amarante, e a 22 de agosto na Adega Edmun do Val, em Valença do Minho.

"Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes, pode ser visto a 04 de setembro na Adega Cooperativa de Felgueiras, bem como a 16 de outubro no Monverde Wine Experience Hotel, em Amarante, onde os restantes filmes em cartaz são exibidos a 21 de agosto e 11 de setembro.

Citado no comunicado, Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes salienta que "num ano em que o público procura propostas para desfrutar ao ar livre, a região aposta numa ação fora de portas para reforçar a ligação do vinho à cultura".

"Há já muitos anos que nos associamos a festivais de cinema e 2020 pareceu-nos o ano ideal para dar início ao nosso próprio ciclo de cinema, com um cartaz diversificado e ajustado aos diferentes gostos, mas que também promove as quintas e produtores da região e os seus produtos", refere Manuel Pinheiro.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes acrescenta ainda que as sessões tem início às 21:30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas, sendo que os bilhetes estão disponíveis no seu `site`.» in https://www.rtp.pt/noticias/economia/regiao-dos-vinhos-verdes-realiza-ciclo-de-cinema-entre-vinhas-de-agosto-a-outubro_n1249929

Amarante Arte - Galeria Fernando Santos reúne obras de 30 artistas sobre a ligação entre comida e arte no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

 

«Há arte para comer com os olhos em Amarante

Galeria Fernando Santos reúne obras de 30 artistas sobre a ligação entre comida e arte no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Interrompida pela pandemia, a exposição fica até 30 de agosto

A medalha de exposição com o título mais assertivo do ano está entregue a Fuck Art, Let’s Eat (tradução livre: Que se f... a arte, vamos comer), que reúne obras de 30 artistas no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardozo, em Amarante, até 30 de agosto.

Com curadoria de Fernando Santos, a exposição chegou a Amarante – de onde o galerista é natural – a 22 de fevereiro e é a continuação da que realizou na sua galeria no Porto, entre setembro e novembro de 2019, e para a qual desafiou artistas a criarem peças que explorassem a ligação entre a arte e a gastronomia.

Entre os artistas que aceitaram o repto estão nomes como Pedro Cabrita Reis, Julião Sarmento, Joana Vasconcelos, Nikias Skapinakis e Rui Sanches, que na inauguração da exposição disse: "A arte come-se com os olhos e a gastronomia com a boca, os olhos, o nariz e, portanto, acho que é uma ligação que existe desde sempre. Os artistas sempre representaram a comida, a comida esteve sempre associada à arte, portanto só faz sentido fazer isto."

Fuck Art, Let’s Eat é também o que se lê, em letras néon vermelhas, na entrada do restaurante de Fernando Santos, o Oficina, que fica na mesma rua da sua galeria, a Rua Miguel Bombarda, no Porto – o néon é uma obra de Filipe Marques, criada em 2017 para a abertura do restaurante e demonstra como a interseção entre comida e arte é um ponto de interesse antigo para o galerista.

Fica a dúvida, porém: será a comida melhor do que a arte? Tem até 30 de agosto para descobrir a resposta, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. O acesso está limitado a 15 pessoas de cada vez e visitas em grupo só por marcação.» in https://www.sabado.pt/vida/detalhe/ha-arte-para-comer-com-os-olhos-em-amarante

05/08/20

Geologia - De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, a cascata – Canal de Faroe Ban – situa-se especificamente no Estreito da Dinamarca, que separa a Islândia da Gronelândia e é a maior do Mundo..

«Uma das maiores “cascatas” da Terra situa-se no fundo do mar

As Victoria Falls são a maior cascata da Terra e as Angel Falls a mais alta. No entanto, por mais impressionantes que possam parecer, estas duas maravilhas da natureza ficam muito aquém da verdadeira vencedora.

A maior e mais poderosa cascata da Terra é cercada por água e situa-se no oceano. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, a cascata – Canal de Faroe Ban – situa-se especificamente no Estreito da Dinamarca, que separa a Islândia da Gronelândia.

Segundo o EurekAlert, a água fria viaja do sul até encontrar uma mais quente, no mar de Irminger. A água com temperaturas mais baixas, sendo mais densa, afunda sob a água quente após uma queda no fundo do oceano que cria um fluxo descendente estimado em mais de 3,5 milhões de metros cúbicos por segundo.

A altura desta cascata é de 3,51 quilómetros, “três vezes maior do que as Angel Falls”. A diferença é que, como esta cascata se encontra no fundo do oceano, “é necessário material científico específico para poder a detetar”, esclarece a NOAA.

Os cientistas estão cientes deste fenómeno há muito tempo e é por esse motivo que o investigam desde 1995, principalmente devido ao importante papel que a cascata desempenha na estabilidade da circulação de retorno do Atlântico Sul (AMOC), um importante regulador do sistema climático global.

Até agora, os investigadores acreditavam que esta cascata era causada por uma corrente de água gelada que vinha do norte da Gronelândia, em latitudes mais altas, e outra quente que viajava diretamente no estreito de latitudes mais baixas.

No entanto, investigações recentes descobriram uma nova rota na qual a água quente, depois de ir para o norte das Ilhas Faroé até à encosta norueguesa, volta para a localização da cascata, criando assim uma nova (e tortuosa) rota.

“Esta nova corrente oceânica e o caminho que leva ao Canal do Faroe Bank são descobertas empolgantes”, comentou Léon Chafik, principal autor do artigo, publicado recentemente na Nature Communications.

Esta nova rota pode ser explicada graças às forças do vento que ocorrem na superfície, que são “capazes de alterar as direções que a água segue até atingir o canal por diferentes profundidades”. Segundo os cientistas, a “circulação atmosférica desempenha um papel importante na orquestração dos regimes identificados”.» in https://zap.aeiou.pt/maiores-cascatas-terra-fundo-do-mar-338758

04/08/20

Ciência - Um novo estudo mostra que um remédio medieval com cerca de mil anos pode ter resultados positivos onde muitos antibióticos modernos estão a começar a falhar.

«Remédio medieval mata bactérias resistentes a antibióticos

Um novo estudo mostra que um remédio medieval com cerca de mil anos pode ter resultados positivos onde muitos antibióticos modernos estão a começar a falhar.

De acordo com o site Science Alert, o “ancientbiotic” (junção das palavras inglesas “ancient” – antigo – e “antibiotic” – antibiótico), como os cientistas lhe estão a chamar, foi encontrado num dos primeiros livros médicos conhecidos da Inglaterra medieval: o “Bald’s Leechbook”, também chamado “Medicinale Anglicum”.

Com base em pesquisas anteriores, os cientistas mostraram que esta mistura de ingredientes naturais, como alho, cebola ou alho-porro, bílis de vaca e vinho, pode ter propriedades anti-sépticas poderosas. Aliás, parece funcionar contra uma série de bactérias perigosas que se tornaram resistentes a vários fármacos modernos.

No passado, já se tinha demonstrado que este remédio mata a Staphylococcus aureus. Agora, o novo estudo, liderado pela investigadora Jessica Furner-Pardoe, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, apoia esses resultados: Mesmo quando as bactérias formaram estruturas particularmente robustas, conhecidas como biofilmes, esta ‘mezinha’ foi eficaz.

Melhor ainda, o remédio medieval parece funcionar com outras bactérias igualmente resistentes, como é o caso da Acinetobacter baumanii, Stenotrophomonas maltophilia, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pyogenes.

Mas há um problema. Os ingredientes do remédio funcionam melhor como agente antimicrobiano apenas na sua forma final. Quando os investigadores tentaram separar ou purificar cada elemento, estes não foram tão eficazes a matar estirpes bacterianas.

Os autores pensam que pode ser por isso que os remédios à base de plantas não resistiram ao escrutínio científico até agora. No desenvolvimento e na pesquisa de medicamentos, é comum isolar compostos isolados.

Neste novo estudo, por exemplo, o vinho mostrou pouca atividade antimicrobiana por si só, tanto para as bactérias como para os biofilmes. Mas isso não significa que não tenha importância. Quando os autores o removeram da receita, houve uma grande queda na atividade contra os biofilmes da S. aureus, o que sugere que este possui algumas propriedades antimicrobianas importantes. E isto também aconteceu com a cebola e a bílis.

Segundo o mesmo site, ainda são necessárias investigações mais aprofundadas, mas a mistura não mostrou danos para as células humanas ou para as cobaias usadas em laboratório.

“A maioria dos antibióticos que usamos atualmente são derivados de compostos naturais, mas o nosso trabalho destaca a necessidade de explorar não apenas os compostos isolados, mas misturas de produtos naturais para o tratamento de infeções por biofilmes”, afirma a microbióloga Freya Harrison, outra das autoras do estudo publicado, no dia 28 de julho, na revista científica Scientific Reports.» in https://zap.aeiou.pt/remedio-medieval-mata-bacterias-338146

F.C. do Porto Atletas Internacionais - O ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas despediu-se do FC Porto esta terça-feira através das redes sociais.

«Casillas despede-se do FC Porto: "Vemo-nos em breve"

Guarda-redes espanhol deixou um agradecimento aos portistas.

O ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas despediu-se do FC Porto esta terça-feira através das redes sociais. O antigo guardião agradece a devoção dos portistas e deixa uma promessa de reencontro.

"Vemo-nos em breve!! Muito obrigado pela vossa paixão!! Vocês são um maravilhoso clube e cidade!! Estamos sempre juntos!! Sempre", escreveu Casillas no Instagram.» in https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/casillas-despede-se-do-fc-porto-vemo-nos-em-breve

(Iker Casillas lifts the Taça de Portugal! | 2019/20)

03/08/20

Amarante Literatura - Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, que mais tarde iria usar o nome literário de Teixeira de Pascoaes, nasceu em Amarante, numa casa alugada, contígua à de seus Avós, a 2 de Novembro de 1877.



«Joaquim - O Poeta

Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, que mais tarde iria usar o nome literário de Teixeira de Pascoaes, nasceu em Amarante, numa casa alugada, contígua à de seus Avós, a 2 de Novembro de 1877.

E havia de cantar na «Terra Proibida»:

«Nasci ao pôr do sol dum dia de Novembro,
O meu berço o crepúsculo embalou...
E até parece, às vezes, que me lembro,
Porque essa tarde, triste, em mim ficou.»

Tinha dois anos quando toda a família foi viver para a Casa de Pascoaes - em São João de Gatão -, «Uma casa para a Poesia» chamou-lhe Eugénio de Andrade.

E a casa e a paisagem circundante iam ter a maior influência na sua personalidade e na formação do seu espírito, como se pode ver por este poema lindíssimo das «Sombras».


"Canção de uma sombra

Ai, se não fosse a névoa da manhã
E a velhinha janela onde me vou
Debruçar para ouvir a voz das cousas,
Eu não era o que sou.

Se não fosse esta fonte que chorava
E como nós cantava, e que secou...
E este sol que eu comungo, de joelhos,
Eu não era o que sou.

Ai, se não fosse este luar que chama
Os espectros à vida, e se infiltrou
Como fluido mágico, em meu ser,
Eu não era o que sou.

E se a estrela da tarde não brilhasse,
E se não fosse o vento que embalou
Meu coração e as nuvens nos seus braços
Eu não era o que sou.

Sem esta terra funda e fundo rio
Que ergue as asas e sobe em claro voo;
Sem estes ermos montes e arvoredos
Eu não era o que sou."» in Fotobiografia "Na Sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos

02/08/20

Música Portuguesa - Simone de Oliveira, 82 anos, casou aos 19 anos para dois meses e meio depois fugir deste casamento, pois foi vítima de violência doméstica.


«Simone de Oliveira releva em entrevista que os seus filhos tiveram pais incógnitos durante 10 anos

Simone de Oliveira falou sobre o casamento de que fugiu, por ser vítima de violência doméstica. Falou ainda sobre o nascimento dos filhos, fruto de uma "grande paixão" com um homem que conheceu na Queima das Fitas no Porto e que acabou por ir viver para África.

Simone de Oliveira, 82 anos, casou aos 19 anos para dois meses e meio depois fugir deste casamento. Era vítima de violência doméstica: "Casei-me com 19 anos e voltei para casa dos meus pais, que foram espetaculares, espantosos, porque uma mulher fazer isto na década de 1950 não era fácil", conta em entrevista ao "Diário de Notícias", a propósito do espetáculo "A Valsa da Vida", no teatro Tivoli BBVA.

O efeito psicológico desta relação — que a deixou "muito doente", com "medo" e sem coragem para andar "sozinha na rua" — foi tratado com a música. Simone de Oliveira nunca pensou "ser artista, nem representar", mas como gostava de cantar, acabou no Centro de Preparação de Artistas da Rádio. Depois de insistência, o pai cedeu e falou com o diretor. O objetivo era um:  "melhorar" a sua "saúde e não para ser artista."

Em 1965 já estava a representar Portugal no primeiro concurso da Eurovisão. Mas não foi uma carreira fácil: o seu nome "híbrido" era um obstáculo, aponta ao jornal, e, além disso, tinha sido mãe sem ser casada, "outra bronca", que a fez ter "filhos incógnitos durante mais de dez anos."

Não os pode registar como seus filhos: "Tinha sido casada pela Igreja e eles ficavam com o nome do senhor com quem eu tinha casado. Dizem que não há mães incógnitas, mas foi o que eu fui durante dez anos. Está-me atravessado."

Os filhos nasceram de uma "grande paixão" com um homem que ainda hoje é vivo e que conheceu na Queima das Fitas no Porto. Tal como Simone de Oliveira, também tinha sido casado, mas estava separado. "Tive dois filhos porque quis ter os dois filhos."

Engenheiro, este homem quis ir para África. Simone não quis. "Imagine eu, com 23 anos e dois filhos, a ir para Tete [Moçambique], viver numa tenda no mato. Disse-lhe: 'Vá você!' Lembro-me de o meu pai lhe dizer: 'Ó António José vai levar esta miúda com dois filhos para o mato?' Não fui. E ele obliterou completamente que tinha filhos, só anos depois veio a Portugal conhecer os filhos."

Após a sua partida, o homem ter-se-à "esquecido" dos filhos. "Criei os dois filhos sozinha, por isso, trabalhei, trabalhei, trabalhei. Nunca recebi um tostão nem fui para o tribunal pedir nada. Nunca deu nada, nem em situações muito periclitantes em que tive de pedir ajuda."

Quando a filha Eduarda completou os 10 anos, Simone de Oliveira precisava de uma cédula para a inscrever na quarta classe. "Eram muitos os filhos de pais incógnitos e houve um ministro que decidiu que todas as crianças em Portugal tinham de ter o nome do pai e o da mãe. Havia o Registo Secreto, que era um livro imenso, preto, em que se punha o nome do pai e da mãe — em caso de morte —, nas cédulas pessoais não tinham nem pais nem avós", conta.

"Eu sabia que podia dar prisão, mas disse que perdi as cédulas deles, acho que a senhora da conservatória percebeu. Foi ao livro dos registos secretos e começou a ler: "Maria Eduarda de Macedo Coimbra Mano, filha de..., neta paterna de..., neta materna de..." Só dizia para mim: está quase, está quase. Agarrei naquilo, fui para a casa dos meus pais, em Alvalade (onde vive o meu filho), e disse: "Está aqui. Consegui!" O meu pai abriu uma garrafa de champanhe e deitou por cima da cabeça dos meus filhos."» in https://magg.sapo.pt/celebridades/artigos/simone-de-oliveira-releva-em-entrevista-que-os-seus-filhos-tiveram-pais-incognitos-durante-10-anos

(Eurovision Portugal 1969 - Simone de Oliveira - Desfolhada Portuguesa)


"Desfolhada Portuguesa
Simone de Oliveira

Instrumental

Corpo de linho, lábios de mosto
Meu corpo lindo, meu fogo posto.
Eira de milho, luar de Agosto
Quem faz um filho, fá-lo por gosto.

É milho-rei, milho vermelho
Cravo de carne, bago de amor.
Filho de um rei, que sendo velho
Volta a nascer, quando há calor.

Minha palavra dita à luz do sol nascente
Meu madrigal de madrugada.
Amor, amor, amor, amor, amor presente
Em cada espiga desfolhada.

Instrumental

Minha raiz de pinho verde
Meu céu azul tocando a serra.
Ó minha mágoa e minha sede
Ó mar ao sul da minha terra.

É trigo loiro, é além Tejo
O meu país neste momento.
O sol o queima, o vento o beija
Seara louca em movimento.

Minha palavra dita à luz do sol nascente
Meu madrigal de madrugada.
Amor, amor, amor, amor, amor presente
Em cada espiga desfolhada.

Instrumental

Olhos de amêndoa, cisterna escura
Onde se alpendra, a desventura.
Moira escondida, moira encantada
Lenda perdida, lenda encontrada.

Ó minha terra, minha aventura
Casca de noz desamparada.
Ó minha terra minha lonjura
Por mim perdida, por mim achada.

Instrumental"

Amarante Fregim - Em Fregim, na Rua do Rio, Flores de Verão, com tonalidades extraordinárias...



(Amarante, Fregim, Rua do Rio, Flores de Verão, com tons extraordinários...)


01/08/20

Taça de Portugal - S.L. Benfica 1 vs F.C. do porto 2 - Campeões nacionais resistiram heroicamente a tudo e venceram o Benfica mesmo em inferioridade numérica, conquistando a 17.ª Taça de Portugal.


«ISTO É O FC PORTO!
1 DE AGOSTO DE 2020 22:57

Campeões nacionais resistiram heroicamente a tudo e venceram o Benfica mesmo em inferioridade numérica (2-1), conquistando a 17.ª Taça de Portugal.

O FC Porto conquistou a 17.ª Taça de Portugal do palmarés do clube e consumou a tão desejada dobradinha ao bater o Benfica (2-1), no Estádio Cidade de Coimbra, mesmo com dez jogadores desde os 38 minutos. Os campeões nacionais nunca se vergaram perante as adversidades e até estiveram a vencer por 2-0, com ambos os golos a serem apontados por Mbemba já na segunda parte (47m e 59m).

O FC Porto foi o primeiro grande protagonista do clássico pela forma autoritária como entrou em campo, realizando 25 minutos de grande nível. Logo aos quatro, Tecatito Corona combinou com Marega, tirou Weigl do caminho e rematou de pé esquerdo para boa defesa de Vlachodimos, que negou o golo ao mexicano. Foi, de resto, a única grande oportunidade da etapa inicial, marcada inevitavelmente por uma performance horrível de Artur Soares Dias. Pouco depois de perdoar o amarelo a Gabriel, o árbitro exibiu o segundo a Luis Díaz num lance com André Almeida e deixou o FC Porto em inferioridade numérica (38m).

A péssima atuação de Artur Soares Dias, com decisões absolutamente inacreditáveis, prosseguiu com o duplo amarelo e respetiva expulsão de Sérgio Conceição do banco portista (43m). Mesmo com dez jogadores, os campeões nacionais nunca permitiram jogadas de perigo ao Benfica no primeiro tempo. O arranque da etapa complementar dificilmente poderia ser melhor: livre de Alex Telles, Vlachodimos sai em falso e deixa a bola à mercê de Mbemba que, com muita categoria, cabeceou para a baliza deserta, dando vantagem ao FC Porto (47m). O central congolês voltou a brilhar e também foi assinado por ele o 2-0 para os Dragões.

Otávio bateu o livre com conta, peso e medida e Mbemba apareceu solto de marcação em zona frontal à baliza, cabeceando sem hipóteses para Vlachodimos, como um verdadeiro ponta de lança (59m). Na resposta surgiu o primeiro remate do Benfica enquadrado com a baliza de Diogo Costa, mas o jovem guarda-redes portista segurou o cabeceamento de Carlos Vinícius com facilidade (62m). A partir daqui, os campeões nacionais preocuparam-se sobretudo em segurar o precioso 2-0, nunca consentido qualquer veleidade ao ataque lisboeta. Com um espírito coletivo verdadeiramente assombroso, o coletivo portista voltou a ser um digníssimo representante da Invicta.

Carlos Vinícius ainda reduziu a diferença da marca de grande penalidade (84m) e Jota rematou ao poste já em período de compensação (90m+1), mas a Taça de Portugal estava destinada a terminar nas mãos da equipa que mais fez por a merecer. O coletivo comandado por Sérgio Conceição bateu-se de forma heroica e só pode encher de orgulho o Mar Azul, que também merecia a alegria da conquista de um troféu que escapava desde 2011. Tremenda demonstração de força e de caráter daquela que é indiscutivelmente a melhor equipa de Portugal: o FC Porto. A 17.ª Taça de Portugal teve a chancela de Mbemba, sem dúvida, mas o que fica para a história, além do resultado, é a forma como os Dragões responderam a todas as adversidades. É por jogos como este que o FC Porto é um clube único.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20200801-pt-isto-e-o-fc-porto

Highlights | Resumo: Benfica 1-2 FC Porto - (Taça de Portugal 19/20)

Espaço - O espaço é um dos grandes mistérios para a Humanidade, felizmente no século XXI dispomos de telescópios que permitem observar, cada vez com mais detalhe, estas pequenas maravilhas.


«‘Borboleta espacial’ capturada com detalhes inéditos

A nebulosa planetária nunca foi fotografada com detalhes tão impressionantes.

O espaço é um dos grandes mistérios para a Humanidade, felizmente no século XXI dispomos de telescópios que permitem observar, cada vez com mais detalhe, estas pequenas maravilhas.

Esta imagem inédita é uma das mais recentes maravilhas. Trata-se de uma bolha simétrica de gás conhecida como NGC 2899, que parece uma borboleta psicadélica gigante a voar pelo universo. Esta nebulosa planetária nunca foi fotografada com tanto detalhe, observa o OES (Observatório Europeu do Sul), “mesmo com as fracas bordas externas da nebulosa planetária a brilhar sobre as estrelas de fundo”.

Apesar de ter “planetário” no nome, as nebulosas planetárias não são exatamente planetárias; receberam o nome pela mão dos primeiros astrónomos que as descreveram pela aparência de planeta.

De facto, é o que acontece quando estrelas gigantes e antigas colapsam e emitem conchas de gás em expansão, cheias de elementos pesados. Como uma morte dramática no palco, no estilo espacial, as conchas brilham por milhares de anos antes de desaparecer lentamente.

Atualmente, as ondas de gás estendem-se até dois anos-luz do centro do objeto, com temperaturas a atingir mais de dez mil graus. Este calor vem do alto grau de radiação da estrela-mãe da nebulosa, que faz com que o gás hidrogénio na nebulosa brilhe em um halo avermelhado ao redor do gás oxigénio, em azul.

A beleza das borboletas está localizada na constelação ‘The Sails’, entre 3000 e 6500 anos-luz de distância. Presume-se que as suas duas estrelas centrais sejam a fonte da sua aparência (quase) simétrica. “Depois que uma estrela alcançou o fim da sua vida útil e eliminou as suas camadas externas”, explica o OES, “a outra estrela agora interfere no fluxo de gás, formando a forma vista aqui”. O OES acrescenta que apenas 10 a 20% das nebulosas planetárias exibem este tipo de forma.

A imagem, e outras similares, foram concretizadas no âmbito do programa ESO Cosmic Gems, uma iniciativa de alcance para usar os telescópios do OES para fins de educação e divulgação pública. Fazendo uso do tempo do telescópio que não pode ser usado para observações científicas, óculos como borboletas feitas de gás ardente são capturados para todos verem – dando-nos mais um motivo para nos maravilharmos com os céus noturnos.» in https://greensavers.sapo.pt/borboleta-espacial-capturada-com-detalhes-ineditos/

Vila de Cinfães - Ponte da Balsa, uma ponte antiga em arco construída em pedra, ao lado da qual foi recentemente construída uma pequena ponte em madeira.


«Ponte da Balsa

Ponte antiga em arco construída em pedra, ao lado da qual foi recentemente construída uma pequena ponte em madeira. Inserida numa zona fluvial completamente recuperada e aprazível, o espaço tem servido de cenário à realização de actividades de cultura e lazer.» in https://pt.wikipedia.org/wiki/Nespereira_(Cinf%C3%A3es)



31/07/20

Ambiente e Ecologia - O fumo dos incêndios florestais de larga escala que estão assolar a Sibéria, que atingiu temperaturas de até 38ºC, cruzou o Mar de Bering e chegou aos Estados Unidos e ao Canadá.


«O fumo dos grandes incêndios siberianos chegou ao Alasca

Os incêndios na Sibéria e no leste da Rússia libertaram uma quantidade recorde de carbono na atmosfera. O fumo começou a espalhar-se pelo Alasca no início de julho.

O fumo dos incêndios florestais de larga escala que estão assolar a Sibéria, que atingiu temperaturas de até 38ºC, cruzou o Mar de Bering e chegou aos Estados Unidos e ao Canadá.

Os ventos das últimas semanas fizeram com que o fumo viajasse até ao Alasca, informou a NASA. A névoa negra vai manter-se até que os incêndios sejam extintos. No entanto, é difícil prever quanto tempo isso irá demorar.

“Eu não ficaria surpreendido se o fumo permanecesse nos céus até agosto e talvez até início de setembro“, disse Patrick Doll, do National Weather Service’s Anchorage.

De acordo com o Europa Press, um sistema de baixa pressão lançou estes aerossóis na atmosfera acima do Alasca na semana passada, tendo sido capturados pelo instrumento VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite) a bordo do satélite Suomi-NPP da NASA-NOAA.

O VIIRS permite a monitorização ambiental e a previsão numérica do tempo, com 22 imagens e faixas radiométricas a cobrir comprimentos de onda de 0,41 a 12,5 micrometros, fornecendo registos de dados do sensor para mais de vinte registos de dados ambientais.

Estes registos incluem nuvens, temperatura da superfície do mar, cor do oceano, vento polar, vegetação, aerossóis, fogo, neve e gelo.» in https://zap.aeiou.pt/fumo-incendios-siberianos-alasca-338410

(Incendi in Siberia: ministero ottimista, Greenpeace pessimista)

Amarante Mancelos - Mancelos, Manhufe, Rua do Ribeiro, Antiga Cavalariça da Casa da Família de Amadeo de Souza Cardoso...

 
(Amarante, Mancelos, Manhufe, antiga adega da casa da família de Amadeo de Souza Cardoso)