05/01/17

Música Pop/Rock - Foi a 4 de janeiro de 1967 que The Doors chegou até aos ouvidos de uma geração que, então, começava a encontrar no chamado rock psicadélico o seu sustento.



«Primeiro álbum dos Doors saiu há 50 anos.

O álbum que contém "Light My Fire" e "Break On Through (To The Other Side)" foi editado a 4 de janeiro de 1967.

Passam-se hoje 50 anos desde o lançamento do álbum de estreia dos Doors, o mesmo que os catapultou definitivamente para a fama. Foi a 4 de janeiro de 1967 que The Doors chegou até aos ouvidos de uma geração que, então, começava a encontrar no chamado rock psicadélico o seu sustento.

Gravado nos estúdios Sunset Sound, em Hollywood, na Califórnia, o álbum teve sucesso também a nível comercial. Vendeu mais de 20 milhões de cópias e, posteriormente, encontrou o seu lugar no "corredor da fama" dos Grammys, juntamente com um dos seus singles - porventura aquela que é a canção mais popular dos Doors, "Light My Fire".

Depois de uma má experiência com a Columbia, que não conseguiu arranjar um produtor para o álbum, os Doors - depois de uma temporada a tocar ao vivo em clubes de Los Angeles, como o célebre Whisky a Go Go - acabariam por assinar com a Elektra, que editaria o disco. O sucesso não foi imediato, mas em crescendo; por alturas do mês de setembro, já se encontrava no segundo lugar do top da Billboard.

Para tal em muito contribuiu "Light My Fire", claro, mas também "Break On Through (To The Other Side)" e ainda "The End", composição de 11 minutos para sempre imortalizada por Francis Ford Coppola em Apocalypse Now. Em 1969, Jim Morrison referiu-se a ela como uma "canção de despedida - provavelmente a uma amante ou a algum tipo de infância", reconhecendo no entanto a sua "complexidade" e "universalidade".

Para além de vários temas originais, The Doors contém ainda suas versões: "Alabama Song", tema composto pelo dramaturgo Bertolt Brecht e por Kurt Weill em 1927, e "Back Door Man", um tema blues da autoria de Willie Dixon, originalmente gravado por Howlin' Wolf.

50 anos depois, o álbum de estreia dos Doors continua a ser muito acarinhado não só pelos fãs como também pela crítica, tendo sido considerado pela revista Rolling Stone, em 2012, como o 42º melhor álbum da história - já depois de o ter considerado como o melhor álbum de 1967.» in http://blitz.sapo.pt/principal/update/2017-01-04-Primeiro-album-dos-Doors-saiu-ha-50-anos.-Recorde-o-aqui


The Doors - "Break On Through" - (To the Other Side)


 The Doors - "The End" - (Toronto, 1967)



The Doors - "Light my Fire"



"Light My Fire
The Doors
  
You know that it would be untrue
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire

The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah

The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah

You know that it would be untrue
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire

Try to set the night on fire
Try to set the night on fire"

04/01/17

Ciência e Tecnologia - Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra juntou-se a um consórcio composto por 11 parceiros cujo objetivo é dar arranque à próxima geração da indústria robotizada.



«Investigadores de Coimbra criam robot para as fábricas do futuro

O projeto é conduzido ao abrigo do programa Horizonte 2020 e conta com a participação de vários centros de investigação, universidades e empresas europeias.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra juntou-se a um consórcio composto por 11 parceiros cujo objetivo é dar arranque à próxima geração da indústria robotizada.

Com um financiamento total de mais de quatro milhões de euros, o Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da instituição conimbricense está envolvida no desenvolvimento do ColRobot (Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing), um braço robótico que tem como propósito reconfigurar os processos de manufatura e tornando mais fácil, eficiente e eficaz o trabalho conduzido pelos seres humanos.

O investigador que está a liderar a equipa portuguesa explica, em comunicado, que este é um robot colaborativo que irá trabalhar ao lado dos funcionários fabris. Pedro Neto afirma que se pretende que os humanos possam interagir com os ColRobot da mesma forma que o fazem com os colegas humanos, ou seja, “de uma forma intuitiva, por exemplo usando gestos”.

A equipa da Universidade de Coimbra está encarregue de fazer com que estes robots se possam relacionar com os humanos da forma mais fluída e natural possível.

O responsável acrescenta que máquinas deste género são essenciais para o aumento da competitividade da indústria europeia, além de que permitem reduzir custos de produção, liberta os humanos de tarefas mecânicas e monótonas e podem ser operados por pessoas sem conhecimentos técnicos.

Informações oficiais indicam que o ColRobot vai começar a ser testado a partir de fevereiro. A Thales Alenia Space, do setor aerospacial, e a Renault, fabricante de automóveis, vão experimentar em primeira mão o resultado desta colaboração entre mentes científicas e tecnológicas europeias.» in http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigo/investigadores_de_coimbra_desenvolvem_robot_para_manufatura_inteligente-50115nzd.html


(Projeto ColRobot - Investigadores da Universidade de Coimbra)

Taça da Liga: Moreirense 1 vs F.C. do Porto 0 - Dragões perdem diante do Moreirense e voltam a sair com razões de queixa da arbitragem.



«DERROTA E POLÉMICA NO ADEUS À TAÇA DA LIGA

Dragões perdem diante do Moreirense (1-0) e voltam a sair com razões de queixa da arbitragem.

Um golo ao minuto 49 ditou a derrota do FC Porto diante do Moreirense (1-0) e o consequente adeus à edição 2016/17 da Taça da Liga. No jogo da terceira e última jornada do Grupo B, disputado esta terça-feira, em Moreira de Cónegos, os Dragões protagonizaram uma primeira parte muito forte, durante a qual dispuseram de várias oportunidades para chegar ao golo e ainda viram uma grande penalidade negada pelo árbitro Luís Godinho, depois de André André ter sido agarrado dentro da área. Na segunda parte depararam-se com mais contrariedades: primeiro o golo dos cónegos e depois as expulsões de Danilo e Brahimi, que sentenciaram o encontro e o destino dos Dragões na prova mais jovem do calendário futebolístico nacional.

Nuno Espírito Santo fez subir ao relvado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas um onze com quatro alterações relativamente àquele que defrontou o Feirense (1-1)​, na passada quinta-feira, no Estádio Dragão: à defesa regressou Felipe; ao meio-campo voltaram Danilo, Óliver e André André e no ataque mantiveram-se Brahimi e Depoitre. O treinador trocou algumas peças do xadrez e alterou também a forma como se dispuseram em campo, desta vez num 4-2-3-1, que se transformava num 4-4-2 no momento ofensivo.

Os protagonistas da noite começaram por ser os donos das balizas. José Sá foi o primeiro a destacar-se, parando um remate de Neto uma grande defesa, naquele que foi o primeiro remate de perigo do encontro (11m). Do outro lado, Makaridze não quis ficar atrás e brilhou em dose dupla: primeiro na resposta a um “tiro” de André André (17m), logo a seguir negando o golo que parecia feito graças a um cabeceamento de Danilo; e mais tarde quando defendeu um remate de Brahimi a concluir uma boa jogada individual (28m)

Nesta altura, o FC Porto já era dono e senhor do jogo e da bola, graças a uma pressão alta que remetia o Moreirense para o seu meio-campo, e voltou a espreitar o golo num lance em que Depoitre, já em esforço, levou a bola a rasar o poste da baliza minhota (38m). Ainda antes do intervalo, viu o árbitro Luís Godinho deixar impune um lance em que André André foi agarrado por Rebocho dentro da área (41m) – mais uma grande penalidade por assinalar a favor dos Dragões a engrossar a lista desta época.

Os portistas terminavam a primeira parte com 77 por cento de posse bola, com o controlo da partida quase total, mas iniciaram a segunda praticamente a sofrer um golo, logo ao quarto minuto, apontado por Francisco Geraldes que, na área e sem marcação, bateu José Sá – o Moreirense marcava no terceiro remate que fazia em 49 minutos.

Com o FC Porto a precisar de vencer para acalentar esperanças de se manter na Taça da Liga, Nuno Espírito Santo teve que intervir: lançou Diogo Jota e Corona para os lugares de Boly e de André André e os azuis e brancos passaram a jogar num 3-4-3, com Brahimi encostado a Depoitre. Mais tarde colocaria em campo Rui Pedro, mas a verdade é que o Moreirense surgia no segundo tempo mais agressivo e com outra postura em campo, e os Dragões sentiam mais dificuldades para chegar junto da baliza de Makaridze. Elas aumentaram quando Danilo viu o segundo cartão amarelo das mãos de Luís Godinho, depois de ter chocado acidentalmente com o juiz de Évora (78m), que minutos mais tarde voltou a puxar da cartolina encarnada para expulsar Brahimi por acumulação de amarelos (84m).

Se com dez jogadores em campo era difícil, com nove a missão ficou impossível, pelo que o jogo e a Taça da Liga acabavam ali para os azuis e brancos, que agora voltam a concentrar as forças na Liga NOS: no sábado, às 20h30 (SportTV), há deslocação ao terreno do Paços de Ferreira, para a 16.ª jornada.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2016%20-%202017/derrota-e-polemica-no-adeus-a-taca-da-liga-1-3-2017.aspx


(Taça da Liga: resumo do Moreirense 1 vs F.C. do Porto 0)

Arte Escultura - A escultura representa o deus Neptuno e dá nome a uma das principais praças de Bolonha, em Itália, a Piazza del Neptuno.



«É uma estátua do século XVI mas o Facebook censurou a imagem por conteúdo "sexualmente explícito"

A rede social Facebook está debaixo de fogo depois de ter censurado a fotografia de uma estátua do século XVI. A escultura representa o deus Neptuno e dá nome a uma das principais praças de Bolonha, em Itália, a Piazza del Neptuno. A razão? Conteúdo "sexualmente explícito”.

A história começa quando a escritora italiana, Elisa Barbari, escolheu a estátua de Neptuno, nu e com um tridente na mão, para ilustrar a sua página no Facebook “Stories, curiosities and views of Bologna” (Histórias, curiosidades e vistas de Bolonha). Mas, inesperadamente, a imagem foi censurada pelas políticas de privacidade da rede social.

Porquê? O Facebook apresentou o seguinte texto à artista:” O uso da imagem não foi aprovado porque viola as diretrizes de publicidade do Facebook. Apresenta uma imagem com conteúdo explicitamente sexual e que exibe de forma excessiva o corpo, concentrando-se desnecessariamente nas partes íntimas”.

“O uso de imagens ou vídeos de corpos nus não é permitido, mesmo que o uso seja por razões artísticas ou educacionais", acrescentava.

Barbari respondeu com incredulidade publicando uma imagem no seu perfil pessoal de Facebook com a foto da estátua acompanhada, ao lado, pela frase: “Sim a Neptuno, não à censura”.

Em declarações ao jornal britânico Telegraph, a escritora italiana disse que apenas queria promover a sua página, mas que, aparentemente, “a estátua é sexualmente explícita”. “A sério, Neptuno? Isto é uma loucura”, respondeu Barbari. “Como pode uma peça de arte, como a própria estátua de Neptuno, ser objeto de censura”, pergunta.

A estátua, esculpida em 1560, é da autoria de um artista flamenco de seu nome Jean de Boulogne, apelidado pelos italianos de Giambologna, e é o centro dominante da praça desde há 500 anos para cá.

“Nos anos 50, durante a graduação dos estudantes [que ocorria naquela praça], eles cobriam a imagem de Neptuno”, conta Barbari. “Talvez o Facebook prefira que a estátua voltasse a ser vestida”.

Um porta-voz do Facebook disse, mais tarde, em comunicado que a censura foi um erro.

“A nossa equipa processa milhões de imagens por semana e, em alguns casos, proibimos os anúncios de forma incorreta. Esta imagem não viola as nossas políticas de anúncios. Pedimos desculpas pelo erro e informamos que a imagem vai ser aprovada.”

O excesso de zelo do software de censura do Facebook trouxe a rede social para o centro da controvérsia com várias situações idênticas a acontecerem com demasiada frequência.

Ficou célebre, em janeiro de 2015, a censura a uma fotografia da estátua da Pequena Sereia, na Dinamarca. Mas não é preciso recuarmos tanto, ainda no ano passado, um utilizador norueguês que partilhou a fotografia da Menina de Napalm viu a sua publicação eliminada.» in http://24.sapo.pt/vida/artigos/e-uma-estatua-do-seculo-xvi-mas-o-facebook-censurou-a-imagem-por-conteudo-sexualmente-explicito


(Piazza del Nettuno, Bologna, Itália)


(Audioguida per Bologna, Fontana del Nettuno)


(Bologne. Piazza Del Nettuno)

03/01/17

Teatro - O ator português Jacinto Durães, que trabalhou em companhias de teatro como Seiva Trupe e Teatro Experimental do Porto, morreu na segunda-feira aos 44 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.



«Morreu o ator Jacinto Durães

O ator português Jacinto Durães, que trabalhou em companhias de teatro como Seiva Trupe e Teatro Experimental do Porto, morreu na segunda-feira aos 44 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

Referindo apenas que "foi vítima de doença", a mesma fonte adiantou que o velório realiza-se a partir das 15:30 de hoje na Igreja da Lapa, no Porto, e que o funeral acontecerá na quarta-feira, ao final do dia, no cemitério da Lapa, na mesma cidade.

Nascido no Porto em 1972, Jacinto Durães estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) e no Dartington College of Arts, no Reino Unido.

No cinema participou em três curtas-metragens de André Delhaye, mas foi no teatro que Jacinto Durães mais trabalhou, como referiu a mesma fonte, com companhias como Teatro Plástico, Teatro Experimental do Porto, Teatro Universitário do Porto, Seiva Trupe, Teatro Art'Imagem e Pé de Vento.» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-o-ator-jacinto-duraes

Anatomia - O mesentério, até agora considerado um conjunto de estruturas sem importância e fragmentadas, foi reclassificado como um órgão por cientistas irlandeses, o que já obrigou à revisão de algumas das mais importantes bíblias médicas.



«O CORPO HUMANO AFINAL TEM MAIS UM ÓRGÃO DO QUE SE PENSAVA

O mesentério, até agora considerado um conjunto de estruturas sem importância e fragmentadas, foi reclassificado como um órgão por cientistas irlandeses, o que já obrigou à revisão de algumas das mais importantes bíblias médicas.

Investigadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, confirmaram que o mesentério, até agora visto como um conjunto de estruturas separadas, é, afinal, um órgão autónomo.

O estudo da equipa liderada pelo cirurgião J. Calvin Coffey foi publicado na revista médica Lancet Gastroenterology & Hepatology e já levou à atualização de um dos mais famosos e utilizados livros de medicina, o "Gray’s Anatomy".

O mesentério faz parte do aparelho digestivo e é um órgão que liga o intestino à parede abdominal, garantindo que este se mantém fixo.

"A descrição anatómica feita há mais de 100 anos está incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado e complexo. É uma estrutura simples e contínua", comenta Coffey, citado pelo Washington Post.

A reclassificação do mesentério abre portas para a criação de um novo campo da medicina, dedicado ao estudo do órgão e ao seu funcionamento. "Agora já estabelecemos a anatomia e a estrutura. O próximo passo é a função, [porque] se percebermos a função podemos identificar um funcionamento anormal", acrescenta J. Calvin Coffey.

Uma das primeiras descrições científicas do mesentério foi feita por Leonardo Da Vinci, relata o Science Alert.

Agora, os estudantes de medicina e cientistas vão investigar o papel - se existir - do mesentério na ocorrência de doenças abdominais. Uma melhor compreensão desta estrutura pode conduzir a melhores abordagens e resultados na prática clínica.» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/corpo-humano-afinal-tem-mais-um-orgao-do-que-se-pensava


(Peritônio Visceral Mesentério)


(Peritónio Anato Digestivo)


(ANATOMIA 2.0: PERITONEO Y REGIONES ABDOMINALES)

Criminalidade - Há várias entidades do Estado que estão a violar a lei ao exigirem a fotocópia do Cartão de Cidadão para se ter acesso a um serviço.



«Estado viola lei ao pedir fotocópias do Cartão de Cidadão

Desde 2007 que a lei proíbe a exigência de fotocópia do Cartão de Cidadão para se ter acesso a um serviço.

Há várias entidades do Estado que estão a violar a lei ao exigirem a fotocópia do Cartão de Cidadão para se ter acesso a um serviço. Uma prática que é ilegal desde 2007 e que será punida com uma contra-ordenação que vai de 250 a 750 euros.

São vários os formulários da Segurança Social, por exemplo, que exigem a apresentação da fotocópia do Cartão de Cidadão. É o caso do requerimento de proteção jurídica ou do requerimento de pagamento de créditos emergentes do contrato de trabalho. Nestes formulários lê-se: “Documentos a apresentar: fotocópia de Bilhete de identidade/Passaporte/Autorização de residência ou documento análogo do requerente e demais pessoas que com ele vivem em economia comum…”.

Também ontem o jornal “Público” dá conta que alguns bancos ou o programa de apoio a rendas para jovens, o Porta 65, exigem a fotocópia do cartão de cidadão para que se abra uma conta via online ou para que se apresente a candidatura ao apoio de uma renda.

De acordo com a Lei do Cartão do Cidadão, que está em vigor desde 2007, “é igualmente interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular, salvo nos casos expressamente previstos na lei ou mediante decisão de autoridade judiciária”, lê-se no artigo 5º. Só em casos extraordinários e mediante a autorização do titular do cartão é permitida a exigência ou pedido da fotocópia deste documento de identificação.

No entanto, a exigência da fotocópia do cartão de cidadão sem o consentimento do titular é ainda uma prática generalizada.

Depois de vários alertas da Comissão Nacional de Proteção de Dados para o risco de clonagem de cartões e usurpação de identidade, o governo deu entrada, no parlamento, de uma alteração à lei que introduz a aplicação de contra-ordenações.

A proposta de alteração à lei está à espera de aprovação desde junho do ano passado.

Ainda assim, qualquer pessoa obrigada a entregar uma cópia do seu cartão de cidadão para conseguir que lhe seja prestado um serviço, poderá apresentar queixa na polícia. E assim que as novas regras entrem em vigor, a polícia poderá fazer um auto de notícia, para que sejam aplicadas as contra-ordenações.

No entanto, a competência para instaurar o processo será do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). A lei prevê, aliás, que o produto das coimas seja dividido entre os cofres do Estado (60%) e o próprio IRN, que vai arrecadar os restantes 40% como receita própria.» in http://ionline.sapo.pt/541107

02/01/17

Música Portuguesa - O músico Cláudio Panta Nunes, violoncelista dos Corvos, morreu no domingo, em Lisboa, aos 32 anos, em consequência de um cancro, disse à agência Lusa fonte da empresa de agenciamento.



«Morreu o músico Cláudio Nunes

O músico Cláudio Panta Nunes, violoncelista dos Corvos, morreu no domingo, em Lisboa, aos 32 anos, em consequência de um cancro, disse à agência Lusa fonte da empresa de agenciamento.

O funeral do músico realiza-se na terça-feira em Almoçageme, Sintra, disse à Lusa fonte da empresa de agenciamento. O velório realiza-se hoje no Cine-Teatro José Gomes da Silva, em Almoçageme (Sintra), e o funeral acontecerá a partir das 15:30 de terça-feira, para o cemitério daquela localidade.

O músico fazia parte dos Corvos há mais de uma década, mas nos últimos meses estava afastado dos palcos por razões de saúde.

Natural de Sintra, o músico estudou trompete na Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme e prosseguiu os estudos no Conservatório Nacional, onde transitou para violoncelo, e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Antes dos Corvos, Cláudio Panta Nunes fez parte da Banda do Exército.

De acordo com a mesma fonte da empresa de agenciamento, os Corvos manterão os concertos já agendados, nomeadamente a 4 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Os Corvos surgiram em 1998 e integravam atualmente Pedro Teixeira Silva (violino), Tiago Flores (violino), Luís Santos (viola d'arco), Cláudio Nunes (violoncelo), Pedro Silva (bateria) e Nuno Correia (baixo).

Têm vários álbuns editados, entre discos de versões e originais, entre o quais "Corvos visitam Xutos" (1999), "Post Scriptum" (2001), "Medo" (2010) e "Corvos convidam" (2015).» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-o-musico-claudio-nunes


Pedro Teixeira Silva & Cláudio Panta Nunes - "Otherside" - (Red Hot Chili Peppers)


Lenga Lenga - "Está Lá Fora Um Frio"


Pedro Teixeira da Silva e Cláudio Nunes - (Violino vs Cello)


Amarante Rio Tâmega - Mais imagens do primeiro dia de janeiro de 2017, onde o Tâmega se casa com a sua Princesa... sem assustar os patos bravos!


(Amarante primeiro dia de Janeiro de 2017)

Arquitetura e Engenharia - Fica na China e está a 565 metros acima de um rio, ligando duas montanhas e é a ponte mais alta do mundo e já está a ser utilizada.



«Conheça a ponte mais alta do mundo

Fica na China e está a 565 metros acima de um rio, ligando duas montanhas. É a ponte mais alta do mundo e já está a ser utilizada. 

A ponte, que se eleva a mais de 500 metros acima do curso de um rio, apresentada como "a mais alta do mundo", foi aberta na quinta-feira à circulação na China, onde une duas províncias montanhosas do sudoeste deste país.

A ponte Beipanjiang localiza-se a 565 metros acima de um rio, o equivalente a um edifício de 200 andares.

A nova infraestrutura vai diminuir o tempo de ligação entre as cidades de Xuanwei, na província de Yunnan, e de Shuicheng, na de Guizhou, para uma hora, contra mais de quatro anos anteriormente.

A ponte, de 1.341 metros de comprimento, exigiu um investimento de mais de 148 milhões de euros, segundo o jornal de Guizhou.

A ponte Beipanjiang destrona a ponte do rio Si Du, na província de Hubei (centro), como a mais alta do mundo. Mas em termos de estrutura, ou seja, de acordo com a altura dos seus pilares e não a distância do solo, a ponte mais alta do mundo continua a ser o viaduto de Millau, na França, com 343 metros.» in http://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/conheca-a-ponte-mais-alta-do-mundo


(China soma recordes ao concluir ponte mais alta do mundo)


(China inaugura ponte mais alta do mundo)


(A Ponte mais alta do mundo Rio Nizhu, China.)

01/01/17

História - Derinkuyu foi construída no subsolo da Capadócia, chegando a atingir 60 metros de profundidade em algumas partes.



«COMO A CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU FOI DESCOBERTA

Quando se renova um edifício, é regra geral ter em mente o que se pode deitar a baixo e o que não se podem. Uma martelada descuidada é o suficiente para romper os canos ou partir as vigas de suporte do edifício. Ou, como neste caso, descobrir coisas bastante estranhas.

O caso remonta à Turquia dos anos 1960, mas permitiu descobrir uma importante cidade subterrânea. Quando estava a remodelar a sua habitação, um habitante da província de Nevsehir, mais conhecida como Capadócia, derrubou acidentalmente uma parede. Por trás da parede derrubada estava um túnel que dava a um local que o homem ignorava.

Seguindo o túnel entrava-se na antiga cidade subterrânea de Derinkuyu, cuja existência era conhecida mas a sua entrada não. Derinkuyu foi construída no subsolo da Capadócia, chegando a atingir 60 metros de profundidade em algumas partes. A cidade era composta por 18 níveis e incluía habitações, igrejas, adegas e até uma escola. Foi concebida para albergar 20.000 pessoas e algum gado.

Estima-se que a cidade tenha começado a ser construída entre os séculos VIII e VII A.C. pelos frígios. Contudo, Derinkuyu ficou apenas totalmente construída durante o período Bizantino. A cidade está equipada com várias condutas de ventilação e várias entradas, que apenas começaram a ser exploradas depois de o primeiro túnel ter sido descoberto em 1963.

Derinkuyu foi constantemente habitada desde a sua fundação até ao século XII D.C. No século XIV terá servido de refúgio à população local durante as invasões dos mongóis. Durante a restante Idade Média foi utilizada por pessoas que eram perseguidas, nomeadamente os cristãos. A cidade apenas foi completamente abandonada em 1923, caindo depois em esquecimento.

Depois de ter sido redescoberta, a cidade abriu ao público em 1969. Actualmente, apenas metade da cidade está acessível ao público e muitas das suas entradas permanecem por descobrir.» in http://greensavers.sapo.pt/2017/01/01/como-a-cidade-subterranea-de-derinkuyu-foi-descoberta/


(Cidade Subterrânea em Derinkuyu)


DOC: Cidades Ocultas - Subterrâneos da Capadocia [Falado Português]


Derinkuyu, Turquia - Cidade Subterrânea Oculta [documentário]

F.C. do Porto Treino - Ultrapassou-se este domingo o recorde de assistência no habitual treino aberto de Ano Novo do FC Porto, com 28 mil pessoas presentes no Estádio do Dragão, mais cinco mil do que em 2015.



«RECORDE DE PÚBLICO NUM TREINO ABERTO COM A NOVIDADE KELVIN

Nuno Espírito Santo prometeu luta “contra tudo e contra todos”.

Ultrapassou-se este domingo o recorde de assistência no habitual treino aberto de Ano Novo do FC Porto, com 28 mil pessoas presentes no Estádio do Dragão, mais cinco mil do que em 2015. As portas tiveram de abrir cerca de 15 minutos mais cedo, porque já muitos portistas aguardavam no exterior do estádio, e foi mesmo necessário permitir o acesso à arquibancada nascente, para além de três das bancadas do primeiro anel (nascente, Super Bock e Coca-Cola).

A grande novidade do treino foi a presença de Kelvin, que reintegra assim o plantel, após empréstimos ao Palmeiras e São Paulo. O brasileiro subiu ao relvado com os restantes colegas, pouco depois das 16h00, efetuando de seguida corrida, num processo de treino condicionado devido à recuperação de uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda. O reforço teve a companhia de André Silva e Otávio, que conciliaram o trabalho condicionado com ginásio. Layún recolheu após a palestra ao balneário, para efetuar tratamento. Chidozie, em dia de aniversário, esteve ausente ao serviço da equipa B, enquanto Rui Pedro fez o trajeto contrário e trabalhou no Dragão.

Antes de começar o treino, Nuno Espírito Santo dirigiu-se ao público e deixou uma mensagem forte de comunhão: “Primeiro quero agradecer a vossa presença aqui e aproveitar a ocasião para desejar um bom ano a todos. Ao mesmo tempo, quero dizer que 2017 vai ser um ano de grandes desafios para todos e que nós vamos precisar do vosso apoio. Quero deixar, em nome de todos, uma promessa de que tudo faremos, no máximo das nossas forças, para lutarmos juntos contra tudo e contra todos”.

A sessão durou cerca de 1h15, culminando com uma divertida peladinha sem preocupações táticas, com Maxi Pereira, a ponta de lança, a marcar o primeiro golo. Antes, nos jogos em espaço reduzido e mais a sério, foi Diogo Jota a apontar o primeiro golo de 2017 no Dragão. A oferta de bolas ao público foi o último ato de um treino que provocou sorrisos em todos os intervenientes.

O plantel regressa ao trabalho esta segunda-feira, às 10h30, já no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia, à porta fechada. Será a última sessão antes da partida no terreno do Moreirense (terça-feira, 21h15, com transmissão em direto na RTP 1 e Sport TV 1), a contar para a terceira e última jornada do grupo B da terceira fase da Taça da Liga. Há bilhetes para o encontro à venda na Loja do Associado do Estádio do Dragão.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/fc-porto-futebol-treino-aberto-2017.aspx

Amarante Rio Tâmega - Tarde do primeiro dia de janeiro de 2017, nas margens do Rio Tâmega, que se encontra aqui com a sua Princesa.


(Amarante Rio Tâmega, 1 de janeiro de 2017)

31/12/16

Religião - São Silvestre I apagou-se ao lado de um Imperador culto e ousado como Constantino, o qual, mais que servi-lo se terá antes servido dele, da sua simplicidade e humanidade, agindo por vezes como verdadeiro Bispo da Igreja, sobretudo no Oriente, onde recebe o nome de Isapóstolo, isto é, igual aos apóstolos.



«São Silvestre I - Papa do início da Igreja

Este Papa do início da nossa Igreja era um homem piedoso e santo, mas de personalidade pouco marcada.

São Silvestre I apagou-se ao lado de um Imperador culto e ousado como Constantino, o qual, mais que servi-lo se terá antes servido dele, da sua simplicidade e humanidade, agindo por vezes como verdadeiro Bispo da Igreja, sobretudo no Oriente, onde recebe o nome de Isapóstolo, isto é, igual aos apóstolos.

E na realidade, nos assuntos externos da Igreja, o Imperador considerava-se acima dos próprios Bispos, o Bispo dos Bispos, com inevitáveis intromissões nos próprios assuntos internos, uma vez que, com a sua mentalidade ainda pagã, não estava capacitado para entender e aceitar um poder espiritual diferente e acima do civil ou político.

E talvez São Silvestre, na sua simplicidade, tivesse sido o Papa ideal para a circunstância. Outro Papa mais exigente, mais cioso da sua autoridade, teria irritado a megalomania de Constantino, perdendo a sua proteção. Ainda estava muito viva a lembrança dos horrores por que passara a Igreja no reinado de Diocleciano, e São Silvestre, testemunha dessa perseguição que ameaçou subverter por completo a Igreja, terá preferido agradecer este dom inesperado da proteção imperial e agir com moderação e prudência.

Constantino terá certamente exorbitado. Mas isso ter-se-á devido ao desejo de manter a paz no Império, ameaçada por dissenções ideológicas da Igreja, como na questão do donatismo que, apesar de já condenado no pontificado anterior, se vê de novo discutido, em 316, por iniciativa sua.

Dois anos depois, gerou-se nova agitação doutrinária mais perigosa, com origem na pregação de Ario, sacerdote alexandrino que negava a divindade da segunda Pessoa e, consequentemente, o mistério da Santíssima Trindade. Constantino, inteirado da agitação doutrinária, manda mais uma vez convocar os Bispos do Império para dirimirem a questão. Sabemos pelo Liber Pontificalis, por Eusébio e Santo Atanásio, que o Papa dá o seu acordo, e envia, como representantes seus, Ósio, Bispo de Córdova, acompanhado por dois presbíteros.

Ele, como dignidade suprema, não se imiscuiria nas disputas, reservando-se a aprovação do veredito final. Além disso, não convinha parecer demasiado submisso ao Imperador.

Foi o primeiro Concílio Ecumênico (universal) que reuniu em Niceia, no ano 325, mais de 300 Bispos, com o próprio Imperador a presidir em lugar de honra. Os Padres conciliares não tiveram dificuldade em fazer prevalecer a doutrina recebida dos Apóstolos sobre a divindade de Cristo, proposta energicamente pelo Bispo de Alexandria, Santo Atanásio. A heresia de Ario foi condenada sem hesitação e a ortodoxia trinitária ficou exarada no chamado Símbolo Niceno ou Credo, ratificado por S. Silvestre.

Constantino, satisfeito com a união estabelecida, parte no ano seguinte para as margens do Bósforo onde, em 330, inaugura Constantinopla, a que seria a nova capital do Império, eixo nevrálgico entre o Oriente e o Ocidente, até à sua queda em poder dos turcos otomanos, em 1453.

Data dessa altura a chamada doação constantiniana, mediante a qual o Imperador entrega à Igreja, na pessoa de S. Silvestre, a Domus Faustae, Casa de Fausta, sua esposa, ou palácio imperial de Latrão (residência papal até Leão XI), junto ao qual se ergueria uma grandiosa basílica de cinco naves, dedicada a Cristo Salvador e mais tarde a S. João Batista e S. João Evangelista (futura e atual catedral episcopal de Roma, S. João de Latrão). Mais tarde, doaria igualmente a própria cidade.

Depois de um longo pontificado, cheio de acontecimentos e transformações profundas na vida da Igreja, morre S. Silvestre I no último dia do ano 335, dia em que a Igreja venera a sua memória. Sepultado no cemitério de Priscila, os seus restos mortais seriam transladados por Paulo I (757-767) para a igreja erguida em sua memória.

São Silvestre, rogai por nós!» in http://santo.cancaonova.com/santo/sao-silvestre-i/


(São Silvestre I - cancaonova.com - Santo do Dia!)

F.C. do Porto Basquetebol - Extremo norte-americano, Thomas Bropleh, assinou por um mês e chega para colmatar a ausência do lesionado Jeff Xavier.



«THOMAS BROPLEH REFORÇA DRAGÕES

Extremo norte-americano assinou por um mês e chega para colmatar a ausência do lesionado Jeff Xavier.

​Thomas Bropleh é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com o clube um contrato válido por um mês. O extremo norte-americano de 25 anos, que também tem nacionalidade liberiana, junta-se ao plantel campeão nacional para colmatar a vaga deixada em aberto por Jeff Xavier, que ficará pelo menos mais quatro semanas afastado da competição devido a lesão.

Thomas Bropleh, hoje com 1,96 metros e 91 quilos, fez a sua formação na George Washington High School de Denver, no estado do Colorado, e na Boise State University, no Idaho, tendo vestido a camisola dos Broncos de 2010 a 2014.

Em 2010, no seu último ano na George Washington High School, Thomas Bropleh liderou a equipa numa série de 26 vitórias e duas derrotas, e ao segundo lugar do campeonato estadual, marcando 25 pontos e conquistando 11 ressaltos no jogo do título. Foi ainda eleito Jogador do Ano pelo Scout.com.

A nível europeu, Bropleh, que pode fazer as posições 2 e 3, regista uma passagem pelo Finke Baskets, de Paderborn, da ProA League (segunda divisão alemã) na época de 2014/15, antes de regressar aos EUA para jogar a NBA D-League com a camisola dos Texas Legends.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Thomas-Bropleh-reforca-Dragoes.aspx