05/07/11

Música Portuguesa - Ex Votos um Grupo com a garantia de qualidade do Zé Leonel!


Ex Votos - "A Corda no Pescoço"

Ex-Votos - "Borboleta"



Ex Votos - "Subtilezas Porno Populares" - (Live)


Ex Votos - "Subtilezas Porno-Populares" - (in Live Caffè 07-11-2009)
Ex Votos - "Canto aos Peixes" - (Big Show SIC)

Ex Votos - "Canto aos Peixes" - (Zé Leonel na Malaposta)



Ex Votos - "TEXAS KID"

"Ex Votos" - "Alice"

Ex Votos - "Sémen"


«Zé Leonel. Ex Voto, Ex Xutos e punk até ao fim


"Já sei que não gostas da minha maneira de falar, mas eu tenho que te dizer: tu p''ra mim és boa como o milho". E a declaração continuava, com "tesão, sedução, aproximação, paixão, fodão" e um inevitável "c''est la vie". 

Rezava assim "Subtilezas Porno-Populares", uma das canções mais conhecidas dos Ex Votos, que pôs os miúdos dos anos 90 a cantar aos berros, excitados com as palavras proibidas acompanhadas de guitarras ruidosas. A voz, mais falada do que cantada, era de Zé Leonel, um dos fundadores dos Xutos & Pontapés, homem da frente dos Ex Votos e uma das figuras centrais da cena punk rock portuguesa. Morreu ontem de madrugada, aos 50 anos, vítima de cancro no fígado, diagnosticado há cinco meses.

"Fui acordado pela campainha. Eram 2 jovens senhoras, assistente social e enfermeira, enviadas pelo Centro de Saúde para avaliar a minha situação e tentarem convencer-me a ingressar numa dessas clínicas residenciais, onde as pessoas morrem com mais nível", escreveu Zé Leonel, dia 16, no seu blogue pessoal (www.boomerangue.blogspot.com).

Zé Leonel, que fundou os Xutos & Pontapés em 1978, com Kalú, Zé Pedro e Tim, manteve-se como vocalista até 1981, altura em que saiu, formando os Ex Votos anos mais tarde, em 89. Era também mentor do projecto Zé Leonel + IVA.

O último concerto dos Ex Votos, uma espécie de homenagem da própria banda ao seu vocalista, aconteceu na semana passada, no Centro Cultural da Malaposta. Apesar de muito debilitado Zé Leonel fez questão de subir ao palco para cantar alguns temas, nomeadamente "Sémen", dos Xutos & Pontapés, letra cuja autoria lhe pertence. A banda gravou quatro discos com vários temas de sucesso como "Texas Kid", "Isso é Bom" ou "Canto aos Peixes".

Kalú, baterista dos Xutos & Pontapés descreveu o amigo de longa (íssima) data como "um irreverente, que não aceitava coisa nenhuma e um criativo a toda a força". "Aquilo que sou hoje, na música e na maneira de ser, devo-o também a ele, que foi um bocado o meu mestre", diz. Os caminhos profissionais de ambos afastaram-se em 1981, quando Zé Leonel saiu dos Xutos & Pontapés. "Chegou uma altura em que ele queria fazer coisas que nós não queríamos e seguimos outros caminhos."

No entanto, a amizade entre os dois manteve-se e Kalú fez questão de estar presente e de participar no concerto de homenagem a Zé Leonel, o último dos Ex Votos. "Já não o via há muitos meses e confesso que foi chocante vê-lo assim. Mas continuava a ser o meu amigo de sempre." Contudo, a notícia da morte, abalou-o: "Nunca pensei que fosse assim tão rápido."

O funeral de Zé Leonel, que até ao fim usou uma crista, como um verdadeiro punk, realiza-se hoje às 10h, no cemitério da Póvoa de Santa Iria, Loures.» in  
http://www.ionline.pt/conteudo/118753-ze-leonel-ex-voto-ex-xutos-e-punk-ate-ao-fim


"Canto Aos Peixes

Ex-Votos


Os rios correm para o mar
Com o seu fundo sem se ver
É mais dificil respirar
Com a floresta sempre arder
Mas eu não paro lutar
(nós não te deixamos parar)
Mas eu não paro lutar
(nós não te deixamos parar)
Ainda um dia eu hei de ir
À beira do mar
Tocar a minha guitarra e pôr
Os peixes a cantar
(2x)
A Natureza a protestar
Tantos ouvidos sem ouvir
Uma seara a secar
É uma cara sem sorrir
Mas eu não paro lutar
(nós não te deixamos parar)
Mas eu não paro lutar
(nós não te deixamos parar)
Ainda um dia eu hei de ir
À beira do mar
Tocar a minha guitarra e pôr
Os peixes a cantar
(6x)"

Arte Poesia - “O Bode Ranhoso do Marão® „: O abismo dos teus olhos.



“ O Bode Ranhoso do Marão® „: O abismo dos teus olhos: "Na berma desse escuro abismo, Que ė o teu mofino olhar, Tento ver o fundo dos teus olhos, Com meu sôfrego e penetrante olhar. Quando ..."


04/07/11

Música portuguesa - As cinzas de Angélico Vieira vão ser lançadas ao mar, noticia esta segunda-feira o Correio da Manhã!




«Cinzas de Angélico vão ser lançadas ao mar


As cinzas de Angélico Vieira vão ser lançadas ao mar, noticia esta segunda-feira o Correio da Manhã.
Segundo o jornal, os pais do cantor e actor decidiram lançar as cinzas ao mar porque o seu filho «adorava a praia e o Verão».


Entretanto, a missa de 7.º Dia em memória de Angélico Vieira realiza-se esta terça-feira. às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Piedade, em Almada.


O ex-elemento dos D`ZRT faleceu na passada terça-feira na sequência de graves ferimentos sofridos num acidente de viação na madrugada de sábado.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=181&id_news=519602


Angélico Vieira - (Lançamento VideoClip) - "When I Fall In Love"

Angelico Vieira - "When I Fall in Love" - (Ultimo Videoclip)

F.C. do Porto Bilhar: Daniel Sánchez, atleta do FC Porto, venceu este domingo a Taça do Mundo de Bilhar às três tabelas, competição que decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos!

«DANIEL SÁNCHEZ VENCE TAÇA DO MUNDO

Daniel Sánchez, atleta do FC Porto, venceu este domingo a Taça do Mundo de Bilhar às três tabelas, competição que decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. O portista acrescenta assim mais um troféu ao seu impressionante palmarés, reeditando um triunfo que lhe escapava desde 2006, depois de ter ganho a prova em 1995, no ano de estreia.

O espanhol bateu o belga Frédéric Caudron por 3-2 (11-15 [6 entradas], 5-15 [8], 15-12 [7], 15-4 [5] e 15-9 [7]), depois de ter estado a perder por 2-0. Nesse momento, tudo parecia indicar que seria o belga, jogador muito frio e que comete poucos erros, a revalidar o triunfo do ano passado. Ao cabo de duas partidas, tudo mudou. O catalão ganhou confiança através de uma série de oito carambolas e inverteu o rumo da história. O seu jogo ganhou consistência e qualidade e era agora a vez de Caudron pouco poder fazer.

Na “negra”, o belga abriu com seis carambolas, Sánchez respondeu com nove e, apesar do nervosismo mútuo que se seguiu, o jogador que representa o FC Porto foi mais consistente, para gáudio do público que torcia pelo espanhol e tornou apoteótico o final desta Taça do Mundo do Porto/Matosinhos. Frédéric Caudron venceu o prémio da melhor série de carambolas (13), enquanto que o vietnamita Ly The Vinh obteve o melhor “set” (duas entradas).

“Caudron entrou muito bem e ganhou dois 'sets' em que não tive muitas hipóteses de virar o jogo. Mas nunca deixei de acreditar, nem este público o permitiria, e o meu jogo acabou por 'entrar' e dar-me um capital de confiança importante. Não te dares por vencido tem as suas compensações: recuperei na fase mais difícil e acabei por vencer. Aqui, no Porto, a pressão é sempre maior mas ganhar também tem um sabor especial”, declarou Daniel Sánchez.

O FC Porto sai ainda vencedor pela qualidade da prova, que organizou conjuntamente com a União Mundial de Bilhar, Confederação Europeia de Bilhar, Federação Portuguesa de Bilhar e Leixões SC.» in 
http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Bilhar/Noticias/noticiabilhar_bilhardanielsanchez_030711_62605.asp

03/07/11

Desporto Automobilismo - O piloto português, Tiago Monteiro, ficou em terceiro lugar na segunda corrida da prova do Mundial Turismo (WTCC) no Circuito da Boavista!

««Dificilmente podia ter feito melhor»

O piloto português ficou em terceiro lugar na segunda corrida da prova do Mundial Turismo (WTCC) no Circuito da Boavista
O piloto português Tiago Monteiro, que hoje ficou em terceiro lugar na segunda corrida da prova do Mundial Turismo (WTCC) no Circuito da Boavista, no Porto, defende que dificilmente poderia ter superado Robert Huff e Yvan Müller.
«Enquanto estiverem esses azulinhos [da Chevrolet] à nossa frente, dificilmente se faz melhor», declarou o piloto que assim retoma a quarta posição no campeonato, após a estreia que definiu como “um desastre total” do motor 1.6 Turbo do seu SEAT Leon a 19 de Junho, na República Checa.
Hoje de manhã, na primeira corrida desta sexta etapa do campeonato, Tiago Monteiro foi o quarto mais rápido, perdendo para os três pilotos da equipa da marca norte-americana, mas durante a tarde aproveitou a penalização do BMW 320 de Stefano D’Aste – obrigado a passar nas boxes devido a uma falsa partida – e colocou-se atrás de Huff e Müller.
«Fiquei è frente dos outros todos e isso é que era importante», observou. «Recuperei a quarta posição no campeonato e estou muito satisfeito», acrescentou.
Tiago Monteiro admite que, depois do que se passou a 19 de Junho, «não pensava que isso fosse possível», mas confessa que para essa prestação ajudou o desenvolvimento do motor que no circuito de Brno o decepcionou.
«A equipa fez um excelente trabalho para ganhar competitividade em tão pouco tempo e agora temos um carro que já está muito, muito melhor. Parece outro carro», referiu o piloto português.
A sétima etapa do WTCC é em Donington, Inglaterra, no próximo dia 17, e, até lá, Tiago Monteiro anuncia que ainda tem «muito trabalho a fazer», considerando a concorrência que enfrenta por parte dos pilotos da Chevrolet.


«Eles têm bastante tempo de avanço e começaram a trabalhar muito cedo no seu motor», explica. «Mas pelo menos temos capacidade para estar no pódio, como se viu hoje», concluiu.» in 
http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2011/07/03/_dificilmente_podia_ter_feito_me.html



(Cicuito da Boavista - Wtcc 2011)

Circuito da Boavista (Porto) - (onboard)

WTCC - (Day One - Testing II @ Porto 2011)

Trabalho - Antigas profissões regressam ao interior trazidas por pessoas das cidades!

Antigas profissões regressam ao interior trazidas por pessoas das cidades (SAPO)

«Antigas profissões regressam ao interior trazidas por pessoas das cidades

03 de Julho de 2011, 13:09


Numa altura em que a maioria das pessoas tenta melhores condições de vida nos grandes centros urbanos, há quem contrarie a corrente, procurando no interior formas de sustento através de antigas profissões, há muito ameaçadas.
Em Freixo de Espada à Cinta, os irmãos Loureiro são amoladores, ou seja, artesãos que “afiam” instrumentos de corte como facas, tesouras, ou instrumentos agrícolas, ao mesmo tempo consertam velhas panelas de cobre, pratos de metal ou guarda chuvas.

Manuel e António Loureiro deixaram a vida que tinham na zona da Grande Lisboa (Almada), fizeram-se ao caminho e hoje em dia percorrem as regiões rurais à procura de trabalho nesta profissão que consideram “das mais antigas do mundo”.
Estes dois amoladores entram nas povoações de uma forma muito própria: a sua presença é assinalada com um toque de gaita muito característico e herdado do passado, ao qual ninguém fica indiferente.
Após o “chamariz”, donas de casa, talhantes, barbeiros, cozinheiros, alfaiates ou sapateiros deixam os seus afazeres para procurar os serviços dos amoladores.
“Nas grandes cidades não há trabalho neste ramo, as pessoas não se dão ao luxo de mandar amolar uma tesoura ou uma navalha. Não corta vai para o lixo”, observou Manuel Loureiro.
O equipamento de trabalho é transportável, simples e amigo do ambiente, já que tudo funciona com força motriz das pernas, tendo como base uma bicicleta onde está adaptado um esmeril, que é acionado com os pedais através da roda traseira do velocípede.
“O custo de vida em Almada é muito alto, assim percorremos todo o interior à procura de sustento para as nossas famílias, por vezes chegamos a estar fora de casa mais de um mês”, acrescentou António Loureiro.
Os dois amoladores estão convictos que a profissão de amoladores está ameaçada de extinção, justificando que “ os mais novos não quem trabalhar no ramo”.
“As pessoas com mais idade gostam de ter os seus instrumentos de corte bem afiados e as vezes por dois ou três euros não se querem desfazer, por vezes de peças, que herdaram ou que as acompanham há muito tempo no seu dia a dia”, justifica Manuel Loureiro.
Em Freixo de Espada à Cinta, este dois amoladores não tiveram mãos a medir, já que o trabalho de um dia pode ir até aos 50 euros por cada um dos amoladores.
De terra em terra, de lugar em lugar, o apito do amolador ainda se faz sentir, e aqueles que acreditam em velhas profissões ainda têm tempo de “ganhar algum dinheiro” numa altura em que “a crise social e económica são uma ameaça”.
A profissão de amolador é antiga: a mesma já foi herdada pelos irmãos Loureiros dos seus pais e avós e hoje é o sustento de uma família.
@SAPO com Lusa» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1164963.html
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Sinais dos tempos, sinais da crise, ou reconversão económica... de vidas, hábitos e costumes!

Televisão e Fama - O lado negro dos Morangos com Açúcar!




«O lado negro dos Morangos com Açúcar
A série Morangos com Açúcar estreou-se em 2003, na TVI, e tinha como um dos objectivos transmitir boas mensagens aos jovens. Com um público alvo de crianças e adolescentes, os autores tentaram desde o início introduzir temas polémicos, como a gravidez adolescente, a homossexualidade e o consumo de drogas, numa perspectiva pedagógica. Mas alguns dos actores da novela juvenil têm revelado um lado mais negro.Francisco Adam, o popular Dino, deixou os fãs em choque, depois de morrer num acidente de automóvel em 2006. A autópsia comprovou que o actor tinha ingerido álcool e cocaína antes do despiste que o vitimou em Coruche.
No ano passado, foi a vez de Tiago Fernandes – que também participou em Doce Fugitiva – ser ligado ao mundo das drogas. O actor foi preso e, já em 2011, condenado a três anos de prisão efectiva, depois de o tribunal dar como provado que fazia parte de um gangue ligado ao tráfico de estupefacientes e ao furto de automóveis.
No último mês, o país tem seguido o estado da actriz Sónia Brazão, que se encontra internada no Hospital de São José, desde o dia 3 de Junho, depois de ter sido vítima de uma explosão de gás no seu apartamamento. Suspeita-se que Sónia, que fazia de professora na 3.ª e 4.ª séries de Morangos, possa ter tentado o suicídio. A actriz não tinha trabalho há quase um ano e tinha-se queixado publicamente de ter «deitado ao lixo» os 15 anos em que trabalhou na TVI.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=23114
Morangos com Açúcar - (Natal em Todo o Lado)
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A fama e o sucesso só poderão ser imortais... se forem criados e mantidos, com sangue, suor e lágrimas... tudo o que é fácil, desaparece depressa!

02/07/11

Política Nacional - Governo de Sócrates acabou com a Linha do Tâmega e o Dr. Armindo Abreu deixou...



«Troços ferroviários com obras paradas

Em quatro dos troços ferroviários do país, cuja circulação foi suspensa para obras por parte da Refer, os trabalhos estão parados ou nem sequer começaram.

As linhas do Corgo (Vila Real), Tâmega (Amarante), o Ramal da Figueira da Foz e o troço Guarda – Covilhã (na linha da Beira Baixa) deveriam ter obras de reparação mas nos locais não se vê qualquer trabalho nas vias.

E no planeamento da Refer, que não quis prestar esclarecimentos sobre esta matéria, não consta intervenção nestas vias.

A Linha do Alentejo, cujo futuro tem estado em risco segundo alguns estudos, tem obras previstas para 2012para “melhorar as condições de circulação e aumentar o nível de segurança”.

Nos documentos divulgados na página da Internet da REFER estão registadas nas «principais intervenções programadas» para 2012 a substituição de carris e travessas nas estações de Cuba e Vila Nova da Baronia, no troço Casa Branca-Beja. Outro trabalho programado para o troço Beja-Castro Verde é a substituição de carris e travessas.

A REFER escusou-se a fazer qualquer comentário acerca dos troços atualmente encerrados para obras, enquanto a CP considera o «Directório da Rede como um referencial nesta matéria» que indica as «intervenções à infraestrutura programadas».

«Não obstante, a REFER e a CP realizam pontos de situação regulares no que concerne os prazos das obras com concretização confirmada ou em curso», concluiu a resposta da CP, sem indicar quaisquer outras informações.

No mapa ferroviário do país, o serviço Intercidades (de Lisboa a Évora e a Beja) da Linha do Alentejo está suspenso devido a obras da REFER no troço Bombel/Vidigal-Évora.

As linhas do Tâmega, entre a Livração e Amarante, e do Corgo, entre Vila Real e a Régua, foram encerradas em Março de 2009 pelo Governo PS, que alegou razões de segurança.

Os troços deveriam ter sido alvos de investimentos na ordem dos 30 milhões de euros, reabrindo até ao final de 2010, Porém, as obras pararam após o desmantelamento dos carris, ficando no lugar da linha férrea um estradão de terra batida.

Já entre a Figueira da Foz e a Pampilhosa, outro dos troços encerrados, o transporte dos utentes é feito em autocarro.

A linha foi encerrada por questões de segurança há mais de dois anos, em Janeiro de 2009, e a reabertura estava agendada, após obras de requalificação, para o corrente ano. Mas os trabalhos foram suspensos e assim continuam, devido à redefinição de investimentos no âmbito dos Planos de Estabilidade e Crescimento.

No Tua, a barragem vai submergir 16 quilómetros da linha, que se encontra descativada há dois anos e meio, depois de quatro acidentes com outras tantas vítimas mortais.

Em troca da barragem serão investidos 35 milhões de euros para criar um novo plano de mobilidade na zona que implica um pequeno troço de via-férrea da estação do Tua ao paredão, um funicular, dois barcos para levarem os passageiros até à Brunheda e comboio até Mirandela.

Em Janeiro, o administrador da CP, Nuno Moreira, afirmava que os comboios não voltariam a circular na Linha do Tua porque a empresa não pretende assegurar «indefinidamente» transportes alternativos às Linhas do Corgo e Tâmega, que custam anualmente 221 mil euros.

Na Beira Baixa, a CP anunciou, em Março, estar a estudar «um novo modelo de exploração» da linha, na sequência da eletrificação de todo o percurso ferroviário entre Castelo e a Covilhã, obras que devem ficar concluídas no verão. No entanto, as obras nesse local continuam paradas.

Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=23199

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De facto, Amarante com os Socialistas... é sempre a perder, sempre a perder!


Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poemeto: "De uma canção dos anos 60"




"De uma canção dos anos 60

'He was a friend of mine.
He never knew my name.'


"Ir a outros dias,
sinos tangendo,
chilrar dúbio
na madrugada,
seguir a teimar paz.


Ângelo Ochôa, Poeta"






(De uma canção dos anos 60, Ângelo Ochôa, Poeta)

Desporto Canoagem - O português Fernando Pimenta sagrou-se este sábado vice-campeão da Europa de canoagem, em sub-23!

«Pimenta é vice-campeão



A canoagem portuguesa continua imparável.

O português Fernando Pimenta sagrou-se este sábado vice-campeão da Europa de canoagem, em sub-23. Este é o nono pódio para o canoísta este ano.
Há duas semanas, Fernando Pimenta alcançou o bronze nos Europeus absolutos, em Belgrado na Sérvia, e agora em Zagreb volta a arrecadar uma medalha, desta feita de prata. 
Na final de K2 1000, Fernando Pimenta vai entrar com João Ribeiro e, ao final do dia, a dupla tenta ainda a final dos 200 metros.» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2011/07/02/pimenta_vice_campe_o_.html

01/07/11

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - CEF Empregados de Mesa, Almoço de Final de Actividades Formativas!

DSCF1377

(Os Formandos do CEF de Empregados de mesa provaram mais uma vez a sua evolução formativa e a sua simpatia natural, neste almoço de final de atividades formativas, que organizaram com grande proficiência!)

Acidentes - Familiares de Angélico suspeitam de sabotagem!

«Familiares de Angélico suspeitam de sabotagem


Angélico tinha o cinto de segurança posto no momento do acidente, na madrugada de sábado, na A1. Ao contrário do que foi dito pela GNR, o cantor e actor da TVI não foi projectado da viatura, tendo de ser desencarcerado.«O primeiro bombeiro que chegou ao local garante que Angélico levava cinto de segurança», disse ao SOL Manuel Neto, comandante dos bombeiros de Santa Maria da Feira, explicando que o dispositivo teve mesmo de ser «cortado para desencarcerar» o músico.
Quando os meios de emergência chegaram ao quilómetro 258 da auto-estrada do Norte, encontraram Angélico Vieira «sentado, prostrado e inconsciente», ao volante do BMW cabrio série 6. «Nem se movimentou», comenta Manuel Neto.
Ao lado de Angélico, seguia Hugo Pinto, também com cinto posto. No banco de trás, estava Hélio Van Dunem – que foi mortalmente atropelado, depois de ter sido projectado da viatura – e Armanda Leite, jovem de 17 anos que continua internada com prognóstico reservado. Nenhum deles tinha cinto de segurança.
Pneu não foi causa do acidente
O ex-D’ZRT perdeu muita massa encefálica, por causa da violência do embate, e ficou com a cervical partida em três sítios. O facto de ter 1,88 m de altura não ajudou. «Num descapotável com capota de lona, a cabeça fica muito desprotegida. Mais ainda, se se for muito alto», explica João Dias, investigador do Instituto Superior Técnico.
«A teoria de que o despiste foi provocado por um pneu rebentado não faz sentido», sublinha o engenheiro mecânico, uma vez que o autómovel dispunha da tecnologia run flat – um mecanismo que permite que o pneu, mesmo furado, continue a rolar.
Para João Dias, um cenário possível seria o de «os parafusos da roda estarem mal apertados e terem-se soltado». Mas essa é uma possibilidade que considera pouco provável, já que «isso provocaria enormes vibrações, que levariam o condutor a abrandar».
Ao que o SOL apurou, algumas testemunhas que circulavam naquela via garantem que o BMW seguia a alta velocidade. E essa é uma das causas prováveis do despiste.
A família suspeita, porém, que tenha havido «sabotagem», como disse ao Correio da Manhã um tio de Angélico. A confirmação só poderá, no entanto, ser feita através das perícias que a GNR de Aveiro está a realizar ao veículo e às marcas de derrapagem, para perceber em que estado estava o BMW e a que velocidade ia no momento do acidente. A investigação quer também apurar há quanto tempo estava o carro na posse de Angélico e qual o histórico do veículo – nomeadamente, se tinha inspecções em dia e se já tinha tido outros acidentes.
Na noite do acidente, Angélico tinha estado no Porto. «Esteve no estúdio, onde foi buscar o CD com o tema que ia apresentar no dia seguinte, na festa dos Morangos com Açúcar, em Oeiras», conta Marisa Valente, da Farol – a editora que iria lançar o segundo disco a solo do cantor precisamente no sábado em que se deu o acidente.
Fica por esclarecer se Angélico tinha estado numa festa antes do despiste – que aconteceu por volta das três e meia da madrugada, meia hora após o início da viagem.
Os amigos dizem, porém, que o músico não tinha por hábito exceder-se na bebida. A velocidade era o seu único ponto fraco. «Umas vezes aparecia de Porsche, noutras de BMW. Sempre em carros emprestados», confessa um amigo, que se lembra do cantor como alguém que «gostava de acelerar».
Na madrugada de sábado, ia ao volante de um BMW propriedade do stand Auguscar, em circunstâncias ainda por esclarecer. «Tem-se escrito muita mentira», limitou-se a dizer um funcionário do stand, que remeteu esclarecimentos para mais tarde. «Temos uma relação comercial e de amizade com o Angélico, por isso não vamos falar já para respeitar o luto da família». A mesma fonte alega ainda que, ao contrário do que foi publicado, não seguia no carro «nenhum funcionário do stand».
Pedro Silva, antigo segurança e road-manager dos D’ZRT passou «24 horas por dia, durante três anos» com o cantor que faria 29 anos a 31 de Dezembro. Mas não se lembra de o ter visto conduzir. «A produtora nem autorizava que a banda conduzisse, porque eram muitas horas na estrada». De Angélico, recorda a «simpatia e humildade» com que tratava as fãs. «A dada altura, já as conhecia pelo nome, porque havia pessoas que seguiam os D’ZRT de norte a sul e ele nunca acabava um espectáculo sem ir falar com o público e dar autógrafos».
Uma semana antes de morrer, Angélico Vieira tinha falado com Pedro pela internet. Estava entusiasmado com o disco, que tinha estado a preparar em Miami. «E ficámos de marcar um jantar para juntar os amigos dos D’ZRT».
Na véspera do acidente, tinha descansado a mãe, sempre preocupada com as viagens do filho. «Não te preocupes, que vou cedo para baixo», terão sido as últimas palavras que lhe disse ao telefone.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=23116

Acidentes - Angélico Vieira afinal levava cinto de segurança na altura do acidente!

Angélico Vieira afinal levava cinto de segurança na altura do acidente [atualizado] -
«Angélico Vieira afinal levava cinto de segurança na altura do acidente 
Centenas de pessoas acorreram hoje ao funeral, que se realizou às 14h00. Órgãos do cantor salvam quatro vidas. Artista deixa álbum inacabado.
O funeral de Angélico Vieira, cantor e ator falecido esta semana na sequência de um grave acidente de viação, realizou-se hoje (30 de junho) pelas 14h00 no cemitério do Feijó, em Almada. Segundo o site do jornal Expresso, uma verdadeira multidão acorreu ao local: foram largas centenas de pessoas que acompanharam o cortejo fúnebre ao longo dos três quilómetros.

O corpo de Angélico esteve em câmara ardente numa capela no Laranjeiro onde se realizou hoje uma missa (11h30), tendo seguido depois para o cemitério do Feijó, onde foi cremado.

Segundo notícia do Correio da Manhã, os órgãos do artista (pâncreas, rins e fígado) vão salvar quatro vidas.

Recorde-se que Angélico Vieira sofreu um grave traumatismo cranioencefálico num acidente de viação na A1 na madrugada de 25 de junho. O artista de 28 anos ainda foi submetido a uma cirurgia mas na terça feira foi declarada a morte cerebral.
Segundo informações avançadas ontem pela TVI, o artista, que conduzia o automóvel, levaria o cinto de segurança no momento do acidente, contrariamente ao que tem sido avançado.
O músico, que se tornou conhecido na boys band D'ZRT, ia apresentar no próximo sábado num evento da TVI um tema do novo álbum de originais, que segundo declarações do agente de espetáculos Mário Dimas à Agência Lusa não estava terminado. Entre as canções do novo disco estariam duas que contam com a participação de Rita Guerra e Boss AC.
A editora Farol, que lançou o primeiro e homónimo álbum do músico, já veio dizer em comunicado que "pretende respeitar o momento de luto" e que não irá adiantar nada sobre o disco. "Todo o tipo de informações que possam vir a ser veiculadas, serão dadas a seu tempo e em total harmonia com a família".
Recorde abaixo a fotogaleria da atuação de Angélico com os D'ZRT na edição do ano passado do Rock in Rio Lisboa.» in 

http://blitz.aeiou.pt/?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/74752



 Recordações de um Homem Bom e cheio de vida...

História - Arqueólogos encontram caixão de família que julgou Jesus!




«Arqueólogos encontram caixão de família que julgou Jesus

Arqueólogos israelitas confirmaram a autenticidade de um ossuário (caixa usada para guardar ossos depois da fase inicial de sepultamento) pertencente à família do sacerdote que teria conduzido o julgamento de Jesus.

A peça, feita em pedra e decorada com motivos florais estilizados, data provavelmente do primeiro século da Era Cristã - tem, portanto, uns 2.000 anos.

A inscrição no ossuário, em aramaico («primo» do hebraico, língua do quotidiano na região durante a época de Cristo), diz: «Miriam [Maria], filha de Yeshua [Jesus], filho de Caifás, sacerdote de Maazias de Beth Imri».

O nome «Caifás» é a pista crucial, afirmam os arqueólogos Boaz Zissu, da Universidade Bar-Ilan, e Yuval Goren, da Universidade de Telavive, que estudaram a peça.

Afinal, José Caifás é o nome do sumo-sacerdote do Templo de Jerusalém que, segundo os Evangelhos, participou do interrogatório que levaria à morte de Jesus junto com o seu sogro, Anás.

Não se sabe se Miriam seria neta do próprio Caifás bíblico ou de algum outro membro da família sacerdotal. O ossuário, no entanto, liga a parentela à casta de Maazias, um dos 24 grupos sacerdotais que serviam no Templo.

O governo israelita diz que o ossuário estava nas mãos de traficantes de antiguidades, impedindo o estudo do seu contexto original.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=518878


(PRESENTACION - VIA CRUCIS AÑO DE LA FÉ)