«Sócrates não vê razão para pedir ajuda ao FMI
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou segunda-feira à noite na SIC-Notícias que os problemas que afetam Portugal e a Irlanda não implicam um pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional. Quanto a uma eventual remodelação governamental, evitou responder.
Com Sócrates será assim até ao FIM... ou até ao FMI! O Homem continuará a mentir com asua habitual pose de homem muito sério, ou seja, como um autêntico vendedor de ilusões...
Isto tudo, com uma conivência clara da Comunicação Social amiga e parceira do ilusionista; imaginem o que seria um governo de centro direita a ter esta postura...
«Fundo Monetário Internacional
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos.
O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 184 países membros. Com exceção de Coréia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra. O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. Além disso, o FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.
A diretoria executiva, composta por 24 membros eleitos ou indicados pelos países ou grupos de países membros, é responsável pelas atividades operacionais do Fundo e deve reportar-se anualmente à Assembleia de Governadores. A diretoria executiva concentra suas atividades na análise da situação específica de países ou no exame de questões como o estado da economia mundial e do mercado internacional de capitais, a situação economica da instituição, monitoramento economico e programas de assistência financeira do Fundo.
A Assembleia de Governadores do FMI é assessorada ainda pelo "Comitê Interino" e pelo "Comité de Desenvolvimento" (conjunto com o BIRD), que se reúnem duas vezes por ano e examinam assuntos relativos ao sistema monetário internacional e à transferência de recursos para os países em desenvolvimento, respectivamente.
Teoricamente, os governadores elegem o presidente do FMI, porém, na prática, o presidente do Bird é sempre um cidadão dos Estados Unidos da América, escolhido pelo governo norte-americano. Já o director-presidente do FMI é tradicionalmente um europeu.
O dinheiro do FMI vem dos 185 países-membros, entre os quais o Brasil e Portugal, por isso, o poder de voto depende da contribuição de cada país.
Países que estiveram ou estão sob uma ditadura militar e que são membros do FMI/Banco Mundial (empréstimos advindos de várias fontes em $ bilhões de dólares):[3]
Stiglitz (2004) cita em seu livro A Globalização e seus malefícios uma fotografia[4] de 16 de janeiro de 1998 em que aparecem o ex-presidente da Indonésia Haji Mohamed Suharto e o ex-diretor geral do FMI Michel Camdessus na ocasião da celebração de um programa de reformas[5] que a Indonésia teria que implementar em sua economia. A foto mostra Camdessus de braços cruzados em frente a Suharto, enquanto este assina os termos do programa de empréstimo de 43 bilhões de dólares. Na cultura javanesa, isso é sinônimo de ofensa, pois demonstra arrogância. Assim que Suharto viu a foto, o acordo foi cancelado.[6]
Alguns, como Stephen Kanitz, vêem o FMI como um organismo dotado de uma agenda particular, com interesses diversos daqueles dos países cotistas. Afirma-se que muitos de seus pronunciamentos e atuações não têm por escopo a manutenção da ordem financeira do sistema internacional, mas sim assegurar o poder de sua tecno-burocracia. [1]
Além disso, o FMI também foi amplamente criticado por sua atuação frente as crises financeiras internacionais e mais particularmente em relação à crise econômica da Argentina em 2002[7]. Atualmente, o organismo passa por uma série de reformas visando uma melhor adaptação de seus objetivos ao contexto internacional.
José Mário Branco - FMI - (ao vivo/audio - parte 1)
José Mário Branco - FMI - (ao vivo/audio - parte 2)
FMI
Xutos e Pontapés - "Sem Eira Nem Beira"
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou segunda-feira à noite na SIC-Notícias que os problemas que afetam Portugal e a Irlanda não implicam um pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional. Quanto a uma eventual remodelação governamental, evitou responder.
"Eu vejo para aí muitos dizerem que o país está de joelhos, que o país precisa disto e daquilo, eu vejo muitos a falarem no FMI escondendo mal o desejo que nós precisássemos de fazer um acordo com o FMI", afirmou José Sócrates em entrevista ao programa Sociedade das Nações.
Mais à frente e confrontado com os rumores de uma remodelação governamental, o primeiro-ministro não quis responder: "O que eu posso dizer é que o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Defesa fizeram um grande trabalho na preparação da cimeira da NATO".» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/socrates-nao-ve-razao-para-pedir-ajuda-ao-fmi
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Esta esquizofrenia política de Sócrates não nos deve distrair, nem despreocupar... Repare-se que desde o discurso de que Portugal escapava à crise, a evolução que tem sido a situação política nacional; sempre a descer, sempre a perder!
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Esta esquizofrenia política de Sócrates não nos deve distrair, nem despreocupar... Repare-se que desde o discurso de que Portugal escapava à crise, a evolução que tem sido a situação política nacional; sempre a descer, sempre a perder!
Com Sócrates será assim até ao FIM... ou até ao FMI! O Homem continuará a mentir com asua habitual pose de homem muito sério, ou seja, como um autêntico vendedor de ilusões...
Isto tudo, com uma conivência clara da Comunicação Social amiga e parceira do ilusionista; imaginem o que seria um governo de centro direita a ter esta postura...
«Fundo Monetário Internacional
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fundo Monetário Internacional FMI | |
---|---|
Sede do FMI. | |
Fundação | 22 de julho de 1944 |
Tipo | Organização internacional |
Sede | Washington, D.C., Estados Unidos |
Membros | Estados da ONU e Kosovo |
Presidente | Dominique Strauss-Kahn |
Sítio oficial | Site Oficial |
Índice[esconder] |
[editar] Introdução
O FMI se auto-proclama como uma organização de 185 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 184 países membros. Com exceção de Coréia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra. O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. Além disso, o FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.
[editar] Objetivos
- Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;
- Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;
- Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;
- Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.
[editar] Assembleia de Governadores
A autoridade decisória máxima do FMI é a Assembleia de Governadores do Fundo Monetário Internacional, formada por um representante titular e um alterno de cada país membro, geralmente ministros da economia ou presidentes dos bancos centrais.A diretoria executiva, composta por 24 membros eleitos ou indicados pelos países ou grupos de países membros, é responsável pelas atividades operacionais do Fundo e deve reportar-se anualmente à Assembleia de Governadores. A diretoria executiva concentra suas atividades na análise da situação específica de países ou no exame de questões como o estado da economia mundial e do mercado internacional de capitais, a situação economica da instituição, monitoramento economico e programas de assistência financeira do Fundo.
A Assembleia de Governadores do FMI é assessorada ainda pelo "Comitê Interino" e pelo "Comité de Desenvolvimento" (conjunto com o BIRD), que se reúnem duas vezes por ano e examinam assuntos relativos ao sistema monetário internacional e à transferência de recursos para os países em desenvolvimento, respectivamente.
Teoricamente, os governadores elegem o presidente do FMI, porém, na prática, o presidente do Bird é sempre um cidadão dos Estados Unidos da América, escolhido pelo governo norte-americano. Já o director-presidente do FMI é tradicionalmente um europeu.
O dinheiro do FMI vem dos 185 países-membros, entre os quais o Brasil e Portugal, por isso, o poder de voto depende da contribuição de cada país.
[editar] Diretoria Executiva
As discussões a respeito dos problemas financeiros das nações e suas possíveis soluções são discutidas três vezes por semana, e constitui dever da Diretoria Executiva. Ela é composta por 24 representantes. Existem 8 assentos permanentes e 16 membros da diretoria são eleitos bienalmente entre grupos de países. Os membros e seus respectivos grupos são:- Permanentes: Estados Unidos (único acionista com poder de veto)[1], Japão, Alemanha, França, Reino Unido, China, Rússia e Arábia Saudita.
[editar] Moeda
O ativo financeiro do FMI é o Direito Especial de Saque. Substitui o ouro e o dólar para efeitos de troca. Funciona apenas entre bancos centrais e também pode ser trocado por moeda corrente com o aval do FMI. Tendo sido criado em 1969, começou a ser utilizado apenas em 1981. Seu valor é determinado pela variação média da taxa de câmbio dos cinco maiores exportadores do mundo: França (Euro), Alemanha (Euro), Japão (iene), Reino Unido (libra esterlina) e Estados Unidos (dólar estadunidense). A partir de 1999, o euro substituiu as moedas francesa e alemã neste cálculo. O Fundo possui hoje, aproximadamente, U$ 310 bilhões, ou DES 213 bilhões, disponíveis para empréstimo. A cotação do DES hoje (16 de maio de 2005) é de USD 1,49405.[2] Através de média ponderada: soma de uma quantia específica das 4 moedas com a cotação em dólar estadunidense, com base nas taxas diárias de câmbio do mercado de Londres.[editar] Cotas
Cada país membro detém no FMI uma cota a ser determinada com base em seus indicadores econômicos, entre eles o PIB. Quanto maior a contribuição ao FMI, maior é o peso do voto nas decisões. Há uma revisão geral das cotas a cada cinco anos. O Fundo pode propor um aumento nas cotas de determinado país, mas é necessária a aprovação por 85 % dos votos para qualquer modificação. Os membros que queiram aumentar sua cota devem pagar ao Fundo a mesma quantia em DES correspondente ao aumento. Os cinco maiores acionistas são: Estados Unidos, Alemanha, Japão, França e Reino Unido. Cada país pode sacar 25 % de sua cota correspondente. Acima deste percentual, é preciso assinar um termo (carta de intenções, atrelada geralmente a um memorando técnico de entendimento) onde se compromete a reduzir o déficit fiscal e promover a estabilização monetária. A partir de 1980, o FMI passa a funcionar como supervisor da dívida externa. Recentemente, o combate à pobreza mundial vem-se tornando uma preocupação central.- Dez maiores cotistas
Posição | País Membro | Cotas (milhões DES) | % das cotas |
---|---|---|---|
1º | Estados Unidos | 37.149,30 | 17,46 |
2º | Japão | 13.312,80 | 6,26 |
3º | Alemanha | 13.008,20 | 6,11 |
4º | Reino Unido | 10.738,50 | 5,05 |
5º | França | 10.738,50 | 5,05 |
6º | Itália | 7.055,50 | 3,32 |
7º | Arábia Saudita | 6.985,50 | 3,28 |
8º | República Popular da China | 6.369,20 | 2,99 |
9º | Canadá | 6.369,20 | 2,99 |
10º | Rússia | 5.945,40 | 2,79 |
- O Brasil está na 17º posição, com DES 3036,10 milhões
- Juntos, os 10 primeiros possuem 55,3% da capacidade total de votos.
[editar] Formas de financiamento
- SBA - Acordo Stand-by (Stand-by agreement) - é a política mais comum de empréstimos do FMI. É utilizada desde 1952 em países com problemas de curto prazo na balança de pagamentos. Essa política envolve apenas o financiamento direto de 12 a 18 meses. O prazo de pagamento vai de três a cinco anos. São cobrados juros fixos de 2,22% mais uma taxa variável que pode chegar a 2%
- ESF - Programa de Contenção de choques externos (Exogenous Shocks Facility) - Crises e/ou conflitos temporários vinculadas a outros países e que influem no comércio, flutuações no preço de commodities, desastres naturais. Duram de 1 a 2 anos. Foca apenas nas causas do choque. Todos os membros podem pleitear esse empréstimo, mas sob as regras de um Plano de Assistência Emergencial.
- EFF - Programa de Financiamento Ampliado (Extended Fund Facility) - Problemas de médio prazo, destinados àqueles países que possuem problemas estruturais no balanço de pagamentos. Procura-se resolver os problemas através de reformas e privatizações. Seu prazo vai de 3 a 5 anos.
- SRF -Programa de Financiamento de Reserva Suplementar (Supplemental Reserve Facility) - problemas de curto prazo de mais difícil resolução, como a perda de confiança no mercado ou ataques especulativos. Esses empréstimos são pagos em um prazo de até dois anos e, sobre eles, são cobrados juros fixos de 2,22% ao ano mais uma taxa que varia de 3% a 5%
- PRGF - Programa de Financiamento para Redução da Pobreza e Desenvolvimento (Poverty Reduction and Growth Facility) - destinada a países pobres. Está ligada às estratégias de combate à pobreza e retomada do crescimento. É exigido um documento do país membro contendo as estratégias para combate à pobreza. Com taxas de 0,5 % anuais, e podem ser pagos com prazo de 5½ a 10 anos.
- Assistência Emergencial (Emergency Assistance), para auxilio a países que sofreram catástrofes naturais ou foram palco de conflitos militares e ficaram economicamente desestabilizados.
[editar] Poder de voto
Membro do conselho representante | Total do poder de voto (%) |
---|---|
Guiné Equatorial | 1,44 |
Argentina | 1,99 |
Índia | 2,39 |
Brasil | 2,46 |
Irã | 2,47 |
Rússia | 2,74 |
Suíça | 2,84 |
China | 2,94 |
Tanzânia | 3,00 |
Malásia | 3,17 |
Arábia Saudita | 3,22 |
Egito | 3,26 |
Austrália | 3,33 |
Noruega | 3,51 |
Canadá | 3,71 |
Itália | 4,18 |
México | 4,27 |
Países Baixos | 4,84 |
França | 4,95 |
Reino Unido | 4,95 |
Bélgica | 5,13 |
Alemanha | 5,99 |
Japão | 6,13 |
Estados Unidos | 17,08 |
[editar] Apoio do FMI e do Banco Mundial à ditaduras militares
O propósito dos acordos estabelecidos em Bretton Woods se tornou controverso desde o período mais recente da Guerra Fria, devido ao fato de que o FMI apoiou ditaduras militares amigáveis aos interesses das corporações estadunidenses e européias. Alguns críticos também argumentam que o FMI é geralmente apático ou hostil aos valores de uma democracia, direitos humanos e direitos trabalhaistas. Estas controvérsias tem contribuido para dar sustentação ao movimento antiglobalização. Os argumentos a favor do FMI dizem que a estabilidade econômica é um precursor da democracia, entretando, os críticos demonstram vários exemplos em que países democráticos foram a bancarrota depois de receber os empréstimos do FMI. Nos anos 60, o FMI e o Banco Mundial apoiaram o governo do ditador militar brasileiro Castello Branco com dezenas de milhões de dólares de empréstimos e créditos que foram negados em governos anteriores eleitos democraticamente.Países que estiveram ou estão sob uma ditadura militar e que são membros do FMI/Banco Mundial (empréstimos advindos de várias fontes em $ bilhões de dólares):[3]
País em dívida | Ditador | No poder desde | No poder até | dívida no ínicio da ditadura | dívida no fim da ditadura | dívida do país em 1996 | dívida gerada pelo ditador $ bilhões | % sobre o total da dívida |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Argentina | Ditadura militar | 1976 | 1983 | 9.3 | 48.9 | 93.8 | 39.6 | 42% |
Bolívia | Ditadura militar | 1962 | 1980 | 0 | 2.7 | 5.2 | 2.7 | 52% |
Brasil | Ditadura militar | 1964 | 1985 | 5.1 | 105.1 | 179 | 100 | 56% |
Chile | Augusto Pinochet | 1973 | 1989 | 5.2 | 18 | 27.4 | 12.8 | 47% |
El Salvador | Ditadura militar | 1979 | 1994 | 0.9 | 2.2 | 2.2 | 1.3 | 59% |
Etiópia | Mengistu Haile Mariam | 1977 | 1991 | 0.5 | 4.2 | 10 | 3.7 | 37% |
Haiti | Jean-Claude Duvalier | 1971 | 1986 | 0 | 0.7 | 0.9 | 0.7 | 78% |
Indonésia | Suharto | 1967 | 1998 | 3 | 129 | 129 | 126 | 98% |
Quênia | Moi | 1979 | 2002 | 2.7 | 6.9 | 6.9 | 4.2 | 61% |
Libéria | Doe | 1979 | 1990 | 0.6 | 1.9 | 2.1 | 1.3 | 62% |
Malawi | Banda | 1964 | 1994 | 0.1 | 2 | 2.3 | 1.9 | 83% |
Nigéria | Buhari/Abacha | 1984 | 1998 | 17.8 | 31.4 | 31.4 | 13.6 | 43% |
Paquistão | Zia-ul Haq | 1977 | 1988 | 7.6 | 17 | |||
Paraguai | Stroessner | 1954 | 1989 | 0.1 | 2.4 | 2.1 | 2.3 | 96% |
Filipinas | Marcos | 1965 | 1986 | 1.5 | 28.3 | 41.2 | 26.8 | 65% |
Somália | Siad Barre | 1969 | 1991 | 0 | 2.4 | 2.6 | 2.4 | 92% |
África do Sul | apartheid | 1948 | 1992 | 18.7 | 23.6 | 18.7 | 79% | |
Sudão | Gaafar Nimeiry/Sadiq al-Mahdi | 1969 | presente | 0.3 | 17 | 17 | 16.7 | 98% |
Síria | Assad | 1970 | presente | 0.2 | 21.4 | 21.4 | 21.2 | 99% |
Tailândia | Ditadura militar | 1950 | 1983 | 0 | 13.9 | 90.8 | 13.9 | 15% |
Zaire República do Congo | Mobutu | 1965 | 1997 | 0.3 | 12.8 | 12.8 | 12.5 | 98% |
[editar] Críticas
O FMI tem sido muito criticado ultimamente, pois impõe medidas severas de contenção de gastos públicos, não considerando tais gastos como investimentos. A Ação Global dos Povos promoveu vários Dias Globais de Ação contra o Sistema Capitalista com manifestações por todo o mundo com início em 18 de Junho de 1999 (Colónia, Alemanha) durante a cimeira do FMI, marcando um novo tipo de mobilização do movimento antiglobalização. O nível de instabilidade em países em desenvolvimento gera um grau de desconfiança em relação ao Fundo, fazendo com que as medidas para a concessão de empréstimos sejam austeras. No entanto, alguns fatos vêm nos demonstrando que à medida que o grau de confiança do FMI aumenta, há uma flexibilização das condições dos empréstimos. Recentemente, foi concedido ao governo brasileiro um acordo piloto que permite utilizar US$ 1 bilhão em investimentos públicos sem que eles sejam contabilizados como gastos. Durante os próximos três anos, o governo brasileiro poderá utilizar esse dinheiro sem ter que contabiliza-lo como custo. O retorno financeiro é o fator mais importante na escolha de determinado projeto a ser implementado com base nessa folga orçamentária que será proporcionada pelo acordo piloto. A negociação já vem desde o governo passado, mas somente agora está sendo viabilizada. Aumentar e melhorar os mecanismos de controle de instituições nacionais com o intuito de evitar fraudes, como por exemplo, no INSS, também está na pauta do programa. A melhoria em infra-estrutura rodoviária já esta nos planos do governo. O Brasil não é único país em que o FMI esta começando a testar esse novo tipo de acordo e que poderá entrar como uma opção socialmente menos agressiva, pois não considera os gastos públicos como custos. A confirmação definitiva só virá no encontro do FMI a ser realizado na próxima Primavera.Stiglitz (2004) cita em seu livro A Globalização e seus malefícios uma fotografia[4] de 16 de janeiro de 1998 em que aparecem o ex-presidente da Indonésia Haji Mohamed Suharto e o ex-diretor geral do FMI Michel Camdessus na ocasião da celebração de um programa de reformas[5] que a Indonésia teria que implementar em sua economia. A foto mostra Camdessus de braços cruzados em frente a Suharto, enquanto este assina os termos do programa de empréstimo de 43 bilhões de dólares. Na cultura javanesa, isso é sinônimo de ofensa, pois demonstra arrogância. Assim que Suharto viu a foto, o acordo foi cancelado.[6]
Alguns, como Stephen Kanitz, vêem o FMI como um organismo dotado de uma agenda particular, com interesses diversos daqueles dos países cotistas. Afirma-se que muitos de seus pronunciamentos e atuações não têm por escopo a manutenção da ordem financeira do sistema internacional, mas sim assegurar o poder de sua tecno-burocracia. [1]
Além disso, o FMI também foi amplamente criticado por sua atuação frente as crises financeiras internacionais e mais particularmente em relação à crise econômica da Argentina em 2002[7]. Atualmente, o organismo passa por uma série de reformas visando uma melhor adaptação de seus objetivos ao contexto internacional.
[editar] Diretor Geral
Datas | Nome | País |
6 de maio de 1946 - 5 de maio de 1951 | Camille Gutt | Bélgica |
3 de agosto de 1951 - 3 de outubro de 1956 | Ivar Rooth | Suécia |
21 de novembro de 1956 - 5 de maio de 1963 | Per Jacobsson | Suécia |
1 de setembro de 1963 - 31 de agosto de 1973 | Pierre-Paul Schweitzer | França |
1 de setembro de 1973 - 16 de junho de 1978 | Johannes Witteveen | Países Baixos |
17 de junho de 1978 - 15 de janeiro de 1987 | Jacques de Larosière | França |
16 de janeiro de 1987 - 14 de fevereiro de 2000 | Michel Camdessus | França |
1 de maio de 2000 - 4 de março de 2004 | Horst Köhler | Alemanha |
7 de junho de 2004 - 2007 | Rodrigo de Rato | Espanha |
2007 - | Dominique Strauss-Kahn | França |
[editar] Notas
- ↑ STIGLITZ, Joseph E. A globalização e seus malefícios. São Paulo: Futura, 2002. p. 150
- ↑ http://www.imf.org/external/np/fin/rates/param_rms_mth.cfm
- ↑ Dictators and debt Jubilee 2000, acessado em 21 de setembro de 2007
- ↑ Foto em que aparecem Suharto e Camdessus
- ↑ http://www.an.com.br/1998/jan/16/0eco.htm
- ↑ http://www.pintak.com/Indonesia.htm
- ↑ HARDMAN REIS(T.), « La crise argentine et le FMI – Aspects juridiques ». Revista de Derecho Internacional y del Mercosur, Thomson International, Buenos Aires, Año 8, n. 1, march 2004, pp. 43-65.
[editar] Bibliografia
- Chossudovsky, Michel. A globalização da pobreza: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial. São Paulo: Moderna, 1999. ISBN 85-16-02212-9
- Palast, Greg. A melhor democracia que o dinheiro pode comprar. São Paulo: W11 (Francis) Editores, 2004. 384 p. ISBN 85-89362-26-4
- Passet, Rene. Elogio da Globalização por um Contestador Assumido. Editora Record, 2003. ISBN 85-01-06559-5
- Passet, Rene. A ilusão neoliberal. Editora Record, 2002. ISBN 85-01-06107-7
- Perkins, John. Confissões de um assassino econômico. São Paulo: Cultrix, 2005. ISBN 85-316-0880-5
- Stiglitz, Joseph E. A Globalização e seus Malefícios. São Paulo: Ed. Futura, 2002. 256 p. ISBN 85-7413-121-0
- Krugman, Paul R. Globalização e globobagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 221p. ISBN 85-352-0412-1
[editar] Ligações externas
José Mário Branco - FMI - (ao vivo/audio - parte 1)
José Mário Branco - FMI - (ao vivo/audio - parte 2)
FMI
Xutos e Pontapés - "Sem Eira Nem Beira"
"Sem Eira Nem Beira
Xutos & Pontapés
Composição: Xutos & Pontapés
Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um "passou bem"
Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar, despedir
Ainda se ficam a rir
Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter uma vida bem melhor
Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer
É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir
Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar, enganar
O povo que acreditou
Conseguir encontrar mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a fuder
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a...
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Dê-me um pouco de atenção"
Xutos & Pontapés
Composição: Xutos & Pontapés
Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um "passou bem"
Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar, despedir
Ainda se ficam a rir
Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter uma vida bem melhor
Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer
É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir
Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar, enganar
O povo que acreditou
Conseguir encontrar mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a fuder
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a...
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Dê-me um pouco de atenção"