16/12/08

The Rolling Stones - Mais uma Banda Extraordinária, Mítica, quase Celestial!









THE ROLLING STONES - "ANGIE"

Rolling Stones - "Like A Rolling Stone"

Jimi Hendrix - "Like a Rolling Stone"

Bob Dylan - "Like A Rolling Stone" - (1966)

Start Me Up - "The Rolling Stones" - (HQ Audio)

The Rolling Stones - "Tell Me" - (You're Coming Back)

Rolling Stones - "Honky Tonk Woman" - (Live in Hyde Park 1969)


The Rolling Stones - "Satisfaction"

The Rolling Stones - "Just My Imagination"

The Rolling Stones - "Miss You" - (HQ Audio)

The Rolling Stones - "IT's ONLY ROCKNROLL"

Rolling Stones - "She was Hot!"

Rolling Stones - "Brown Sugar"

Rolling Stones - "Paint it Black"

The Rolling Stones - "Dead Flowers"

Rolling stones - "Far away eyes"

The Rolling Stones - "Brown Sugar" - (L.A. 1975)

The Rolling stones - "Anybody seen my baby"

Rolling Stones - "It's all over now" - (1964)

THE ROLLING STONES - "GET OUT MY CLOUD" - (LIVE IN 1967)

Jimi Hendrix with the Rolling Stones - (Long version)

Peter Tosh & Mick Jagger - "Walk & Don t Look Back"

ACDC with Rolling Stones

«The Rolling Stones

Os Rolling Stones são uma banda de rock inglesa formada em 25 de Maio de 1962, e que está entre as bandas mais antigas ainda em atividade. Ao lado dos Beatles, foram a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960, que adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas.
Formado por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts, o grupo calcava sua sonoridade no blues. Em mais de quarenta anos de carreira, hits como (I Can't Get No) Satisfaction, Start Me Up, Sympathy For The Devil, Jumping Jack Flash, Miss You e Angie fizeram dos Stones uma das mais conhecidas bandas do rock mundial, levando-a a enfrentar todos os grandes clichês do gênero, desde recepções efusivas da crítica até problemas com drogas e conflito de egos, principalmente entre Jagger e Richards. Os Rolling Stones já venderam mais de 200 milhões de álbuns no mundo inteiro.


História


1960-1970

Tudo começou em 1960, quando os dois amigos de infância, Mick e Keith, se reencontraram em um trem na estação de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por blues e rock and roll. Foram convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 a montar a definitiva banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, Rollin' Stone, cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.
O pianista Ian Stewart, amigo de Brian, seria o co-fundador da banda, mas porque sua imagem pessoal não tinha o devido sex-appeal, ele seria rebaixado a gerente de palco, com direito a gravar com a banda mas não de posar como membro. Bill Wyman, que embora já vivesse da noite há muito mais tempo que os demais, seria acrescentado à banda por um motivo fútil: possuía mais de um amplificador. Em janeiro de 1963, Charlie Watts assumiria definitivamente a bateria. A boa repercussão nas apresentações ao vivo somadas à habilidade promocional de seu empresário, levou a banda a um contrato com a Decca Records (então a piada do ano por ter recusado um contrato com os Beatles). Seu empresário promove a banda com uma imagem de rebeldes e cria a pergunta: Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?.Os primeiros singles, um cover de uma canção de Chuck Berry e Muddy Waters de cada lado, Come On/I Want To Be Loved, e uma gravação para uma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney, I Wanna Be Your Man, foram bem aceitos. O primeiro álbum, chamado simplesmente The Rolling Stones, saiu em abril de 1964, contendo apenas uma composição de Jagger e Richards. Apenas com Tell Me (You're Coming Back), lançado em junho de 1964, é que uma composição da dupla seria lançada como lado A de um compacto. A partir daí, pouco a pouco o material próprio começou a ser valorizado, tendo em Out Of Our Heads, de 1965, o primeiro de uma série de discos basicamente de composições da dupla Jagger-Richards. É nesse ano que a banda lança seu maior hit em todos os tempos, (I Can't Get No) Satisfaction.
Com o álbum Aftermath, de 1966, a banda começaria uma fase de músicas mais longas e de arranjos mais elaborados. O flerte com o rock psicodélico e experimental teria seu ápice em Their Satanic Majesties Request, de 1967. Com Beggar's Banquet (1968) haveria a volta ao estilo mais próximo ao R&B que os fizeram famosos. São desta época dois dos maiores hits da banda, Jumpin' Jack Flash, que só saiu como compacto e a controversa Sympathy For The Devil - que Mick disse ter se inspirado em uma visita à um centro de candomblé na Bahia - música responsável pela maior parte das acusações de satanismo que a banda iria sofrer desde então.

Em 1969 Brian Jones oficialmente abandona os Stones, sendo substituído por Mick Taylor (que havia tocado com o John Mayall's Bluesbreakers). Poucos dias depois de sua saída, Brian Jones seria encontrado morto afogado na piscina de sua casa em Sussex, em circunstâncias até hoje pouco esclarecidas. Existem duas versões: que ele se afogou sob influência de drogas e álcool, ou que ele foi afogado propositalmente por um dos empreteiros contratados para fazer obras na propriedade. Embora houvesse sido planejado muito tempo antes, dias depois a banda realizou um concerto memorável no Hyde Park, em Londres, diante de um público de 300 mil pessoas, que acabou tendo um significado especial além da apresentação do pouco conhecido novo guitarrista, Mick Taylor. O show aconteceu num palco decorado com uma enorme foto colorida e estourada de Jones. Jagger, vestido de branco, interrompeu a apresentação para ler uma passagem do poema Adonais de Percy Bysshe Shelley, em memória do amigo problemático. Enquanto mais de 3.000 borboletas brancas eram soltas do palco para a platéia emocionada. Os Stones pareciam ter chegado ao fim de uma era. Sem imaginar que a próxima tragédia estava bem próxima.
Em 6 de dezembro de 1969, o grupo chegou a Altamont, na Califórnia, para uma grande apresentação ao ar livre - com uma platéia pelo menos duas vezes maior do que a do Hyde Park. Bem antes dos Stones subirem no palco já havia problemas. A segurança do espetáculo estava sob a responsabilidade de um bando de Hell`s Angels de São Francisco, uma gangue de motoqueiros grossos e arrogantes que não sentiam nada a não ser desprezo pela multidão de mais de 500 mil hippies. Qualquer um que tentasse subir no palco era agredido e escorraçado de volta para a platéia por Angels que portavam tacos de sinuca. Durante a apresentação da banda Jefferson Airplane, que antecedeu a atração principal, fãs estavam sendo carregados para as cabanas da Cruz Vermelha em maior quantidade do que os médicos de plantão podiam dar conta. Quando os Rolling Stones finalmente foram se apresentar, a multidão ficou histérica, e os Hell`s Angels reagiram ficando ainda mais selvagens. Durante a execução de Under My Thumb (e não Sympathy for The Devil como muita gente acredita), um jovem negro, Meredith Hunter, foi assassinado com uma punhalada nas costas. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse difícil dizer exatamente o quê. No dia seguinte é que os Rolling Stones descobriram que quatro pessoas (incluindo Meredith Hunter) haviam morrido naquele dia. Há versões de que Meredith foi agredido pelos Hell`s Angels por estar acompanhado de uma linda loira, mas ele estava armado com um revolver e o assassino, Alan Passaro, foi julgado alguns anos depois e inocentado por legítima defesa. O que aconteceu naquele dia fatídico está registrado no filme Gimme Shelter, de 1970. Ainda em 1969 os Stones lançaram Let It Bleed (título geralmente visto como sátira a Let It Be, dos Beatles, disco que de fato só seria lançado seis meses depois). Em 1970 sai Get Your Ya-Ya's Out, o primeiro disco ao vivo, com estéreo autêntico e alta fidelidade, gravado de sua apresentação no Madison Square Garden, em Nova York.

1971-1980

Em 1971 a banda passa para a Atlantic Records, que lhes permite estrear o selo próprio, Rolling Stones Records. Nesse ano a banda lança um dos seus álbuns mais curiosos, Sticky Fingers, cuja capa foi idealizada por Andy Warhol com uma foto de uma pélvis atribuida a Jagger e cujo LP original possuía um zíper que podia ser aberto e mostrava uma figura de uma cueca (a despeito da banana do álbum Velvet Underground and Nico). Esse álbum também foi o primeiro a mostrar o famoso logotipo da boca que apesar de ter sido sempre atribuído a Andy Warhol na verdade foi produzido por John Pasche.
Keith Richards encontra-se no interior da França, no castelo gótico Villa Nellecote, especialmente para tentar se livrar das drogas, pela primeira vez. Percebendo estar em um momento excepcionalmente criativo, chama Mick Jagger para começarem a compor. Os dois se unem por várias semanas e produzem dezenas de novas composições que poderiam facilmente integrar um álbum triplo. Para lá é enviado, então, o estúdio móvel de gravação da Rolling Stones Records, tido como o mais moderno do mundo à época. Após a mixagem lançam, em 1972, o álbum duplo Exile on Main Street, considerado por muitos, e pelo próprio Jagger, como o melhor álbum da banda pela sua consistência, plasticidade e versatilidade dos músicos, o qual produz, entre outras, a música Tumblind Dice, obrigatória em qualquer show dos Stones até os dias de hoje.
Com a excelente repercusão do disco anterior e embalados pela sua turnê de 1972/1973, os Stones entram mais uma vez no estúdio e lançam em 1973 o álbum Goats Head Soup, amplamente conhecido pelo hit Angie e pela polêmica Star Star. Interessante que a balada Waiting on a Friend foi composta e gravada durante as sessões deste álbum e lançada apenas oito anos depois no álbum Tattoo You (1981), a qual, devidamente remixada tornou-se um hit da banda, assim como a música Tops.
Em 1974 os Rolling Stones gravam o clássico It's Only Rock'n'Roll no estúdio do guitarrista Ronnie Wood (que tocava com a banda inglesa The Faces, liderada por Rod Stewart). Com a saída repentina de Mick Taylor para seguir carreira solo, Wood assume a segunda guitarra, embora só será oficialmente um membro efetivo dos Stones a partir da turne de 1975, cuja primeira apresentação com a banda ocorre em 1º de junho do mesmo ano em Baton Rouge, Lousiana, Estados Unidos, através dos acordes de Honky Tonk Women.
Embora a turnê de 1975 tenha sido batizada de Tour Of The Americas pois previa, além dos Estados Unidos e Canadá, shows no Brasil - Rio de Janeiro (14 e 17/08) e São Paulo (19 e 21/08) -, México (7 e 10/08) e Venezuela (28 e 31/08), estes não ocorreram por restrições políticas dos governantes desses países, preocupados com a imagem de desordeiros e drogados que a banda poderia passar além de desagradar os respectivos regimes de governo.
Lançam, então, Black & Blue (1976), um disco mais intimista com forte participações de convidados como Billy Preston, que já havia gravado Let It Be, dos Beatles e vinha participando de todos os álbuns dos Stones desde Sticky Fingers de 1971, e Ron Wood confirmado no comando da segunda guitarra, que obtém razoável sucesso. O álbum seguinte é Love You Live (1977), um duplo ao vivo gravado na turnê européia de 1976, bastante heterogêneo e com a formação básica da banda no palco. Em (1978) lançam Some Girls que é bem mais pesado do que os últimos trabalhos. Este disco é fortemente influenciado pelo movimento punk surgido na Inglaterra no ano anterior, com temas rápidos e agressivos como Respectable e When The Whip Comes Down, embora o disco seja mais lembrado pelo seu hit à la discoteque Miss You. Mostrando a vitalidade característica até os dias de hoje, ainda no mesmo ano saem, novamente, em turnê pelos Estados Unidos e já dão mostras da tendência que por eles será magistralmente explorada nos próximos anos: enormes palcos e infra-estrutura dos shows, jamais vistas até então. Em 1980 lançam um disco mais linear, Emotional Rescue, com o hit do mesmo nome do disco.

1981-1990

Em 1981 a banda larga Atlantic Records e assina com a EMI. O álbum de estreia é Tatoo You, tido por muitos como o melhor álbum da banda de todos os tempos e talvez o seu único grande triunfo para esta gravadora, visto ser o de maior sucesso comercial da banda até os dias de hoje. Destacam-se inúmeros hits da banda, como a explosiva Start Me Up, obrigatória em todos os shows, e a balada Waiting On A Friend, composta inicialmente em 1973 e não lançada no disco do mesmo ano.
Com a excursão americana no mesmo ano, os Rolling Stones definitivamente inauguram a moda de shows gigantescos de duração de três horas, palcos móveis e desmontáveis e toneladas de equipamentos de som e luz. Resumindo a turnê em solo americano lançam em (1982) o álbum ao vivo Still Life (American Concert 1981) e o filme Let's Spend the Night Together, que, sob a direção do renomado Hal Ashby, mostra o vigor juvenil de Jagger e a reabilitação de Richards das drogas, além do novo formato de apresentações ao vivo.
Em meio a especulações da mídia de possível separação da banda, no final de 1983 os Stones lançam o álbum Undercover, e, alimentando ainda mais estes rumores, a banda não sai em turnê e tampouco os músicos se pronunciam à respeito, cada um elaborando trabalhos individuais e não sendo vistos juntos em nenhuma ocasião.
Ian Stewart, pianista, gerente de palco e um dos fundadores da banda, acompanhando em todos os álbuns e shows, morre em 1985 em virtude de um ataque cardíaco. Tido como o sexto Stone, é homenageado com uma faixa no álbum da banda de 1986, Dirty Work, cujo álbum também não é acompanhado de turnê.
O relacionamento entre os membros restantes da banda não era dos melhores, com desentendimentos freqüentes entre Jagger e Richards. Mick Jagger envereda em uma carreira solo gravando músicas dentro do estilo Rolling Stones e causa um desentendimento sério entre ele e seu sócio Keith Richards. Especulações sobre o fim da banda duram por seis anos, embora o clima ruim não impedisse que continuassem sendo lançados álbuns de repercussão cada vez maior. Jagger, Richards, Wood, Wyman e Watts lançaram vários álbuns solo durante a década de 80 e 90.
Os Stones adentraram a década de 90 com uma nova gravadora, a CBS, em meio a rumores de que Mick Jagger e Keith Richards não podiam nem mesmo dividir uma mesma sala sem se engalfinharem. Os constantes boatos sobre a dissolução da banda ajudaram a catapultar o interesse e a expectativa da turnê e as vendas do álbum Steel Wheels (1989), tornando-a a maior da banda em todos os tempos até então. Os problemas pessoais foram colocados de lado e a banda se apresentou como nos velhos tempos, auxiliada pela habitual parafernália de palco tendo participação durante a turne,do Guns N' Roses que estava explodindo no cenário musical,como banda de abertura. Reflexo disso é o álbum Flashpoint de 1990 que traz os Stones de volta aos palcos depois de sete anos.
Foi também à partir dessa turnê que os Stones tornaram-se experts nos negócios, transformando-se em uma banda multimilionária, com administração autônoma e profissional, alcançando espaços na mídia até então nunca vistos, tendência que permitiu as sucessivas bem-sucedidas turnês seguintes e um exemplo de exposição e fixação da "marca" The Rolling Stones.

1991-2000

O outro membro original, Bill Wyman, que deixa o grupo em 1993, ainda mantém fortes ligações com a banda, à exemplo de seu pub em Londres, o Sticky Fingers, totalmente decorado com inúmeras fotos, instrumentos e discos de ouro, entre outras lembranças dos Stones. Para o seu lugar é escalado o baixista Darryl Jones, que é apenas músico contratado, não sendo considerado membro oficial.
Em 1994, após um longo período de inatividade, é lançado com grande estardalhaço o álbum Voodoo Lounge, seguido pela turnê de mesmo nome (que passou pelo Brasil). A turnê que se iniciou em 19 de julho de 1994 em Toronto, Canadá, e foi encerrada em 30 de agosto de 1995 em Rotterdam, Holanda, arrecadou em torno de US$ 400 milhoes. Aproveitando a repercussão, todas as gravações da banda são relançadas em CD. O álbum de 1995, Stripped, foi mais intimista, com versões acústicas de vários de seus maiores sucessos e uma regravação gloriosa para "Like a Rolling Stone", clássico de Bob Dylan.
No ano seguinte lançam The Rock And Roll Circus, trilha sonora de um filme arquivado desde 1968. O CD inclui uma apresentação de diversos artistas, como Jethro Tull, The Who, Marianne Faithfull, então esposa de Jagger e The Dirty Mac que nada mais é que uma pré-versão da Plastic Ono Band. Essa formação incluiu, além de John Lennon e Yoko Ono, Eric Clapton, Keith Richards (no baixo) e Mitch Mitchell, baterista do The Jimi Hendrix Experience.
Ainda em 1997 sai Bridges of Babylon, com uma capa luxuosa e uma excursão mundial igualmente cara, completa, com dois palcos, um maior e outro menor instalado no meio do público. Inclui também uma ponte para a banda atravessar do palco principal para o menor, sendo que neste executam basicamente clássicos sem o acompanhamento de metais e backing vocals voltando às raízes da banda nos anos 60 e, assim, inauguram um novo estilo de apresentações que se seguiram nas turnês seguintes. Com dois shows no Brasil, um em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro (com participação mais que especial de Bob Dylan, inclusive abrindo os shows para a banda), confirmaram o país com status de rota obrigatória. Retrato dessa turnê foi o lançamento do álbum ao vivo No Security, em 1998.

A partir de 2001

Para comemorar os 40 anos do grupo, em 2002 lançam o álbum duplo Forty Licks (1962-2002) que traz, além de 36 sucessos da banda, 4 novos hits (Don't Stop, Keys To Your Love, Stealing My Heart e Losing My Touch), sendo o primeiro uma espécie de resumo da perseverança característica da banda, atingindo bastante sucesso. Em 16 de agosto do mesmo ano com um show em Toronto (Canadá) os Stones lançam uma de suas maiores turnês - a Licks Tour (detalhe para a música Heart of Stone, não tocada ao vivo desde 5 de dezembro de 1965). Esta longa turnê passou por todos os continentes do planeta, tendo sido encerrada em 9 de novembro de 2003, em Hong Kong. Mantendo o status de maior banda de rock & roll do mundo e a tradição de suas espetaculares apresentações, montam estruturas distintas e específicas para shows em arenas, estádios e teatros, além de private shows. Ao final do mesmo ano lançam o esplêndido DVD quádruplo Four Flicks, mostrando cada um dos formatos de suas apresentações e toda a vitalidade dos músicos sessentões.
Quando todos imaginavam o fim da banda, devido a um câncer na garganta do baterista Charlie Watts diagnosticado em junho de 2004 e curado em fevereiro de 2005, o vigor incansável do quarteto com ênfase às belas letras de Jagger e Richards (conhecidos como The Glimmer Twins desde os anos 70, pela ligação existente entre eles, além das lendárias histórias que protagonizaram) produz um de seus melhores álbuns de estúdio de todos os tempos. Lançado em 2005 A Bigger Bang traz uma sonoridade crua e voltada às raízes da banda: rock and roll, blues e rhythm and blues, além das pegadas das guitarras da dupla Richards/Wood, bem como para a harmônica melodiosa de Jagger, as 16 fortes canções do álbum mostram a excelência e competência de Jagger/Richards/Watts/Wood. Para a divulgação do álbum, mais uma vez iniciando em Toronto (em 10 de agosto de 2005), a banda se lança na estrada com a turnê do mesmo nome.
Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones voltaram ao Brasil para o show da turnê A Bigger Bang. O show, gratuito, foi realizado nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, entrando para a história como o maior show da banda e um dos maiores concertos de rock de todos os tempos.
Após dois anos do lançamento da turnê A Bigger Bang, que passou pela América do Norte - em duas oportunidades (2005 e 2006) -, América do Sul (2006) e Europa (2006), e arrecadara, até novembro de 2006, em torno de US$ 437 milhões (recorde na história da música), os Stones anunciaram, em 22 de março de 2007, uma lista de novos shows pelo velho continente, que se iniciou em 5 de junho de 2007, com uma apresentação em Werchter, Bélgica e se encerrou em 26 de agosto de 2007 em Londres, apesar de rumores de que novos shows serão realizados em 2008. Com seu encerramento, os Stones realizaram a mais longa de suas turnês mundiais, com arrecadação de US$ 560 milhões (novo recorde), e, apresentando-se para quase 6 milhões de expectadores, mostraram a inesgotável energia que os move por mais de 45 anos de estrada.
Em 12 de junho de 2007, foi lançado o DVD The Biggest Bang, que contém 4 discos com mais de sete horas de shows, incluindo a integra do realizado no Rio de Janeiro, no ano anterior, bem como em Austin, Texas, e materiais dos shows de Japão, Buenos Aires e Shangai, além de entrevistas exclusivas e reveladoras com os membros da banda.
Em 04 abril de 2008, estreou nos cinemais mundiais o filme The Rolling Stones Shine a Light (distribuído no Brasil pela Imagem Filmes), concebido e dirigido pelo premiado diretor Martin Scorsese - um declarado fã da banda - que, em duas apresentações no Beacon Theatre de Nova York, em novembro de 2006, com dezesseis câmeras focadas diretamente nos músicos, registrou com profundidade a bela performance da banda em um repertório levemente diferenciado das apresentações normais. Conta, ainda, com a presença de Jack White, do grupo White Stripes, da cantora Christina Aguilera e do bluesman Buddy Guy. Ainda, de forma genial mescla imagens de arquivo desde o início da banda, nos anos 60, confrontando com declarações atuais, como a pretensão de Mick Jagger em manter-se ativo aos sessenta.» in Wikipédia.

"Angie
Rolling Stones

Composição: Jagger / Richards

Angie, Angie, when will those clouds all disappear
Angie, Angie, where will it lead us from here
With no loving in our souls and no money in our coats
You can't say we're satisfied
But Angie, Angie, you can't say we never tried.

Angie, you're beautiful, but ain't it time we said goodbye
Angie, I still love you, remember all those nights we cried
All the dreams we held so close seemed to all go up in smoke
Let me whisper in your ear
Angie, Angie, where will it lead us from here
Oh, Angie, don't you weep, all your kisses still taste sweet
I hate that sadness in your eyes
But Angie, Angie, ain't it time we say good-bye

With no loving in our souls and no money in our coats
You can't say we're satisfied
But Angie, I still love you, Baby, everywhere I look I see your eyes
There ain't a woman that comes close to you, come on baby, dry our eyes

But Angie, Angie, ain't it good to be alive
Angie, Angie, they can't say we never tried"

Mais informações sobre esta Banda Mítica, no seguinte link:
http://www.rollingstones.com/home.php

O Meu Amigo Poeta, Ângelo Ochôa, supera-se novamente, com o Poema: "Zeca"




"Zeca:


Na tarde lenta recostavas-te pelos bancos
corridos da CGD à Luísa Tody
esperando que caísse na tua magra conta
alguma pensão ou tença
das usualmente concedidas a Famintos de Paz.
Ar acossado d'anónimo kosovar a quem são
dadas roupas lavadas,
sabonetes, pasta de dentes, toalhas, alguns
desodorizantes,
ousaras soltar teu grito desperto de clarim:
'Um rio de sangue do peito aberto sai!'
Pague-se-te já agora a paga certa:
Se, no fim, caíste, faça-se-te no talhão em que
não cabes
reflorir das flores vermelhas da madrugada os
frescos cravos,
pra que para sempre viceje da canção que és a
chã certeza.


Ângelo Ochôa"


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Poema de Ângelo Ôchoa dedicado a Zeca Afonso e à luta actual dos Professores, que o autor fez questão de realçar. Afinal, ele é um Professor e, quando se o é verdadeiramente, é uma missão de toda uma vida. Bem haja, Amigo, Poeta, Ângelo Ôchoa!

José Afonso - "Traz Outro Amigo Também"

José Afonso - "O Que Faz Falta"

Zeca Afonso - "Maria Faia"

Zeca Afonso - "Vampiros"

José Afonso - "Os Vampiros" - (ao vivo no Coliseu)


Zeca Afonso - (20 anos depois: concerto) - Dedico ao Poeta Ângelo Ôchoa, meu Amigo!

"Titulo da Música: Vampiros
Artista: José Afonso


No céu cinzento sob o astro mudo
Batendo as asas Pela noite calada
Vêm em bandos Com pés veludo
Chupar o sangue Fresco da manada


Se alguém se engana com seu ar sisudo
E lhes franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada [Bis]


A toda a parte Chegam os vampiros
Poisam nos prédios Poisam nas calçadas
Trazem no ventre Despojos antigos
Mas nada os prende Às vidas acabadas


São os mordomos Do universo todo
Senhores à força Mandadores sem lei
Enchem as tulhas Bebem vinho novo
Dançam a ronda No pinhal do rei


Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada


No chão do medo Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos Na noite abafada
Jazem nos fossos Vítimas dum credo
E não se esgota O sangue da manada


Se alguém se engana Com seu ar sisudo
E lhe franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada


Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada"


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Letra muito actual para os vampiros que nos levam tudo, por exemplo, aqueles senhores dos Bancos e do Governo...

Política Educativa - PSD entregou projecto para suspender avaliação e adotar modelo transitório!

















«PSD entregou projecto para suspender avaliação e adoptar modelo transitório
12.12.2008 - 19h18 Lusa

O PSD entregou hoje o seu projecto de lei que tem como objectivo suspender a avaliação dos professores, adoptar um modelo transitório "no prazo de um mês" para ser aplicado já este ano e, depois, aprovar um novo modelo para 2009/2010. A entrega do documento surge no mesmo dia em que o Ministério da Educação anunciou o encerramento das negociações com os sindicatos, que prometem mais protestos.

A entrega deste projecto de lei foi anunciada ontem pelo líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, como forma de reparar o que referiu como uma "falha" da sua bancada - a ausência de 30 deputados nas votações da semana passada, em que poderia ter sido aprovado um projecto de resolução do CDS-PP no mesmo sentido. Em vez de um projecto de resolução com recomendações ao Governo, o PSD optou por apresentar um projecto de lei, que caso seja aprovado impõe a suspensão e substituição do actual modelo de avaliação dos professores.

O diploma do PSD inclui três princípios. Em primeiro lugar, determina a suspensão da vigência das normas do Estatuto da Carreira Docente relativas à avaliação dos professores, do decreto de Fevereiro que regulamenta essas normas e do decreto de 
Novembro que define o regime transitório da avaliação. Em segundo lugar, estabelece que "o Governo deve adoptar, no prazo de um mês, um modelo simplificado de avaliação do desempenho docente que, a título transitório, regulamente a avaliação do desempenho do pessoal docente" no ano lectivo 2008/2009. Por fim, o projecto do PSD obriga o Governo a "aprovar, até ao final do presente ano lectivo, o enquadramento legislativo e regulamentar do novo modelo de avaliação do desempenho do pessoal docente" que comece a vigorar no ano lectivo 2009/2010.

Os artigos do diploma do PSD nada referem quanto ao conteúdo do novo modelo de avaliação, o que Paulo Rangel justificou com a intenção de obter o maior consenso possível. As únicas referências ao futuro modelo encontram-se na exposição de motivos do projecto de lei, onde o PSD declara ser a favor de "um modelo alternativo, simples, justo e desburocratizado, no qual todos os agentes educativos se revejam". Na exposição de motivos, o PSD reitera que pretende "alcançar um consenso parlamentar".

Paulo Rangel disse ontem que o PSD queria "ir ao encontro de um consenso parlamentar que se poderia ter criado na sexta-feira" da semana passada e manifestou esperança na obtenção do apoio de "outros deputados da bancada socialista". Nas votações da semana passada seis deputados socialistas votaram a favor do projecto do CDS-PP, ao lado de toda a oposição, e uma deputada socialista absteve-se, colocando o PS em minoria, em termos absolutos. As faltas de deputados da oposição impediram a aprovação do projecto.

Num tempo em que campeia a sensaboria e a prepotência, saúda-se a atitude de grande humildade política, dignidade e inteligência de Paulo Rangel.

Os professores não esquecem quem está, clara e institucionalmente, do seu lado e reconhece as suas justas reivindicações. E os que estão do lado dos princípios que nós defendemos são o PSD, o BE, o PCP, em parte o PP, Manuel Alegre e mais 5 deputados do PS.

Aos políticos ainda devemos acrescentar a esmagadora maioria das personalidades académicas e de relevo social do país (Nuno Crato, Veiga Simão, António Barreto, Filomena Mónica, Santana Castilho, João Ruivo, João Lobo Antunes, Ana Benavente e muitas outras) mais dadas à valorização dos professores e à aposta na qualidade e exigência científicas, a quem o facilitismo, a burocratização da função docente, a folclorização da escola e as parafernálias curriculares e para-curriculares do eduquês arrepiam, tal como a nós.

Depois, sempre temos o contraponto na vulgaridade e na verborreia boçal de um tal Emídio e outros que expelem fel e insultos contra quem luta por razões e princípios (vá lá saber-se porquê, mas há sempre quem não consiga disfarçar a sua incomodidade com a frontalidade e a coerência dos outros). A inquietação mental destes senhores advém da circunstância de as caravanas sempre passarem indiferentes aos seus vitupérios. Estes sim, são os lídimos arruaceiros da língua e da inteligência. Desista a mosca, pois não terá nenhuma hipótese de lhes entrar boca dentro.» in lusa
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Vamos ver agora como os diretórios partidários vão ou não reagir a isto. Estamos num momento crucial, vamos ver quem quer o quê. Já temos excesso de retórica em todo este processo, vamos agora ver quem quer práxis, quem quer agir. Muitas coisas vão ser desmascaradas nos próximos tempos! Uma certeza, porém, devemos ter, estamos num momento crucial em que o braço de ferro está numa fase de cair para um lado ou para o outro... cabe-nos enquanto classe responder nos dias 13 e 19 e claro, emperrar ao máximo esta engrenagem Kafkiana do Governo Socialista!


António Alçada Baptista - O Escritor Humanista partiu!

«António Alçada Baptista (1927,2008)

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Séc. XXI


Biografia

António Alçada Baptista nasceu em 1927 na Covilhã. Licenciado em Direito, esteve ligado ao jornalismo e à edição. Em 1971 publica o seu primeiro livro de reflexões Peregrinação Interior IPeregrinação Interior II, publicada em 1982. Seguiram-se entretanto as obras O Tempo Nas Palavras, Conversas Com Marcello Caetano e Os Nós e os Laços. Catarina ou o Sabor da Maçã; Tia Suzana, Meu Amor e O Riso de Deus, A Pesca à Linha - Algumas Memórias, um livro que se assume como uma obra de memórias, recordações, lucidez e ironia, e à qual não é alheio o profundo sentido afectivo que caracteriza a escrita deste autor.
Como cronista e defensor da liberdade Alçada Baptista publicou em Outubro de 2002 Um Olhar à Nossa Volta, o testemunho de uma vivência colectiva registada na década de 70 e 80 marcada por inquietações político-sociais. E agora A Cor dos Dias – Memórias e Peregrinações.

Títulos
Documentos Políticos (1970)
Reflexões Sobre Deus (1971)
Peregrinação Interior I – Reflexões Sobre Deus (1971)
O Tempo Das Palavras (1973)
Conversas Com Marcelo Caetano (1973)
Peregrinação Interior II – O Anjo Da Esperança (1982)
Os Nós E Os Laços (1985)
Catarina Ou O Sabor Da Maçã (1988)
Tia Suzana. Meu Amor (1989)
O Riso De Deus (1994)» in http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=13
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Mais um Humanista que desapareceu, num Mundo cada vez mais tecnocrático e individualista. Definitivamente, estamos mais pobres, com a Morte deste Escritor do Humanismo colectivo, em contraponto a esta sociedade de todos os individualismos e egoísmos... estamos mais pobres!

F.C. do Porto Natação - Sara Loureiro Nadadora do F.C. Porto Império Bonança bate mais um Recorde Nacional dos 200m livres!


«Sara Loureiro alcança novo recorde nacional


Sara Loureiro encerrou da melhor forma a sua participação nos Campeonatos da Europa de piscina curta, que tiveram lugar em Rijeka, na Croácia. 

A nadadora portista bateu o recorde nacional dos 200m livres, com 2:01.34 minutos, elevando a sua conta pessoal na competição para dois recordes nacionais e três recordes pessoais.
Batendo o anterior máximo nacional, que datava de 1995, Sara Loureiro nadou os 200m livres em 2:01.34, assinando um novo desempenho de alto nível nos Europeus de Rijeka.

A atleta do F.C. Porto Império Bonança juntou o recorde nacional dos 200m livres ao dos 100m livres, e melhorou ainda três recordes pessoais e do clube, um dos quais, o dos 400m livres, já com 25 anos de história.» in site F.C. do Porto.


15/12/08

Governação Sócrates em Portugal - A brincar, a brincar...

Modelo Sócrates
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Esta apresentação foi-me enviada pelos meus amigos Elsa cerqueira e Jorge Quintal, aos quais agradeço. Um humor bastante acutilante, sem dúvidas, pena ser muito real para nós... que pagamos todos, por tanto dislate!






















Já nem os camaradas do partido aguentam a pesporrência e incompetência do Engenheiro...

Câmara Municipal de Amarante - Divisão dos Serviços Urbanos (DSU) com Certificação de Qualidade!




















«AMARANTE: Câmara de Amarante distinguida com certificação de qualidade


Armindo Mendes
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Esta distinção, consubstanciada na norma ISO 9001:2000, abrangeu a Divisão dos Serviços Urbanos (DSU), uma das maiores da autarquia, com quase 80 funcionários


A Câmara de Amarante foi hoje distinguida com a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade atribuída pela APCER - Associação Portuguesa de Empresas de Certificação.
A atribuição do título ocorreu em sessão solene realizada no Gabinete de Apoio Técnico do Baixo Tâmega, em Amarante.
Esta distinção, consubstanciada na norma ISO 9001:2000, abrangeu a Divisão dos Serviços Urbanos (DSU), uma das maiores da autarquia, com quase 80 funcionários.
Esta divisão é responsável pela recolha de resíduos sólidos urbanos no maior concelho do distrito do Porto, manutenção de espaços verdes, gestão dos mercados e feiras e concessão de espaços no cemitério municipal.
O processo de certificação, coordenado pela empresa Eurisko, foi iniciado em 2005, culminando uma candidatura da Câmara de Amarante ao Programa de Formação para as Autarquia Locais - FORAL.
A cerimónia de hoje, à qual assistiram algumas de dezenas de funcionários da DSU, incluiu a entrega ao presidente da Câmara, o socialista Armindo Abreu, da bandeira amarela e placa alusivas a este tipo de certificação.
O autarca sublinhou a melhoria dos serviços prestados aos munícipes no âmbito deste processo de certificação, sobretudo por ter permitido à DSU, através dos seus recursos humanos, melhorar a produtividade com a adopção de novo métodos de trabalho, controlo de custos operacionais e valorização dos recursos existentes.
Para Armindo Abreu, a certificação é motivo de orgulho para toda a divisão, mas também uma responsabilidade acrescida, tendo em conta que os munícipes esperam hoje um serviço de melhor qualidade.
“As autarquias existem para prestarem serviços à população e devem fazê-lo com qualidade”, vincou.
O presidente da Associação Portuguesa de Certificação, José Leitão, destacou o facto de Amarante ter sido das primeiras autarquias do país a ver um dos seus serviços certificados.
José Leitão afirmou que não é fácil obter-se este tipo de certificação de qualidade, sobretudo num serviço tão complexo como a DSU da autarquia amarantina.
Anotou também o empenho dos funcionários ao longo de todo o processo de certificação, sem o qual – acrescentou – não seria possível terminá-lo com êxito.
A autarquia de Amarante vai iniciar em breve o processo de certificação da Divisão de Águas e Saneamento.» in http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=1863
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Eis uma boa notícia para Amarante que, sem dúvidas, na minha modesta opinião está a realizar um bom trabalho no que toca à recolha de resíduos sólidos, aliás como todo o Baixo Tâmega, desde que a REBAT foi construída. Mas não é despiciendo o trabalho invisível da Escola que, aos poucos, vai fazendo o papel de sensibilização da juventude portuguesa que aos poucos vai 
incorporando a política dos 3 R's; mas há ainda muito trabalho a fazer, temos que ter consciência disso. A Escola é a base da civilização ao contrário do que pensa uma dada Socióloga Portuguesa, que está a destruir paulatinamente a Instituição - Escola Pública!


14/12/08

Hóquei em Patins: Igualada 3 vs F.C. Porto 3 - Tudo em aberto para os Dragões na Liga Europeia!

«Empate fora de portas mantém disputa acesa pela qualificação

Terminou empatado a três golos o duelo entre a formação espanhola do Igualada e o F.C. Porto, referente à terceira jornada do Grupo B da Liga Europeia. Num encontro de domínio repartido, os Dragões foram superiores durante a primeira metade, saindo para o intervalo a vencer, 1-3, e souberam preservar o empate durante o segundo tempo de superioridade caseira, com o resultado final a registar um empate, 3-3. Perante um adversário directo na luta pela qualificação para a ronda decisiva da competição, a equipa orientada por Franklim Pais cedo mostrou as suas intenções, procurando garantir um resultado positivo no sempre complicado terreno da formação da Catalunha.
A primeira parte do encontro teve ascendente azul e branco, expresso de resto no resultado favorável ao intervalo, 1-3, com Reinaldo Ventura, Filipe Santos e Caio a assinarem os golos da vantagem portista.
Na etapa complementar, a formação da casa procurou regressar à discussão do encontro, alcançando o empate a três bolas, mantendo dessa forma acesa a luta pelos dois primeiros lugares do grupo B da prova, que garantem o acesso à final-eight da principal competição de clubes do hóquei europeu.
Na próxima jornada da Liga Europeia, os Heptacampeões Nacionais recebem a formação francesa do Quevert, em partida agendada para 17 de Janeiro.» in site F.C. Porto.

Sub-19: F.C. Porto 3 vs Gondomar 1 - Jovens Portistas é sempre a somar!

«Sub-19: F.C. Porto supera o Gondomar

O F.C. Porto derrotou este sábado o Gondomar por 3-1, em jogo do Campeonato Nacional de Juniores A, disputado no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Os golos de Diogo Viana, Miguel Galeão e Claro materializaram a supremacia azul e branca. Ao intervalo, de resto, a equipa de Patrick Greveraars já vencia por 2-0.
Os Dragões alinharam com Ruca, Ivo Pinto, Roberto, Ramon, Massari, Júlio Alves, Diogo Viana, Miguel Galeão, Claro, Josué e Alex. Jogaram ainda Jakubov, Raphael e Jorge Chula.

13/12/08

Taça de Portugal: Cinfães 1 vs F.C. Porto 4 - Dragões seguem na Taça de Portugal!

«Guarín só deu dois minutos ao sonho

Dois minutos foi o tempo que durou o sonho do Cinfães, nascido da cabeça de Sérgio Silva e interrompido ao pontapé de Guarín, muito antes de o espectro do prolongamento poder pairar sobre o relvado. Em mais quatro, a eliminatória ficou definitivamente resolvida, mas não sem que o colombiano do F.C. Porto voltasse a marcar, também de cabeça.
Um golo de Farías, apontado no regresso dos balneários, ajudara a clarificar e a restabelecer a ordem do jogo, pontualmente ameaçada pelos insondáveis efeitos do espírito de Taça, que tem o dom invulgar de tornar enormes os pequenos. A primeira parte não fora muito mais do que um género de aquecimento, preâmbulo da metade complementar, da qual resultaria a razão dos festejos.A velocidade acrescentada por Candeias, autor do terceiro golo dos Dragões, sublinharia as distâncias que a vontade do adversário procurava atenuar, no recurso a um estilo excessivamente directo, que colocava o público em delírio na simples conquista de um lançamento lateral ou na ameaça de um desequilíbrio.
O tempo e, em particular, o meio-campo portista acabariam por decompor as consequências nulas da reincidência na variante mais prática para acelerar o encontro, acrescentando-lhe uma vertente desordenada e nebulosa capaz de alimentar a confusão sobre as potencialidades dos opositores.Tudo mudou após o intervalo, com Farías a desfazer dúvidas: além do golo, assistiria Candeias no lance que selou a qualificação portista para os quartos-de-final da Taça de Portugal e a oitava vitória consecutiva dos Dragões. Guarín, uma das figuras maiores do encontro, marcou antes e depois.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, Oitavos-de-final
13 de Dezembro de 2008
Estádio Municipal Prof. Cerveira Pinto, em Cinfães
Assistência: 7.500 espectadores
Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Gabínio Evaristo e Luís Campos
4º Árbitro: António Resende

CINFÃES:
Miguel Matos; Nakata, Jonas, Kipulo e Luís; Pinto, Rogério e Rui Gonçalves; Mauro, Sérgio Silva e Miki
Substituições: Mauro por Zé Pedro (85m), André Pinto por Serra (86m) e Sérgio Silva por Sidon (88m)
Não utilizados: Padeiro, Domingos, Carlitos e Nogueira
Treinador: Vítor Moreira

F.C. PORTO:
Nuno; Tengarrinha, Stepanov, Rolando e Lino; Tomás Costa, Pelé e Guarin; Sektioui, Farías e Mariano
Substituições: Tengarrinha por Candeias (35m), Sektioui por Hulk (71m) e Farías por Rabiola (87m)
Não utilizados: Ventura, Benítez, Lucho e Bolatti
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Farías (52m), Sérgio Silva (76m), Guarin (78m e 86m) e Candeias (82m)
Disciplina: nada a assinalar

Imagens de um jogo de Festa em Cinfães, com a visita do Campeão Nacional!

12/12/08

Convento de Mancelos - Inicio do Século XX - Espadeirada do Linho!
































Imagens de uma Espadeirada de Linho no Convento de Mancelos, em Amarante, inicio do Século XX, no pátio do convento, sob a janela do Consultório do Dr. Armando do Convento!


Educação em Portugal - Com o "Modelito" Chileno, será que teremos os mesmos resultados?


Política Educativa do Chile - parte I

Política Educativa do Chile - parte II

Política Educativa do Chile - parte III

Jarrazo a Ministra de Educación de Chile.
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Excelentíssima Senhora Ministra da Educação de Portugal, com a sua atitude reiterada de ouvir mas fazendo ouvidos moucos, ou de diálogo de surdos, poderá estar a criar em Portugal um caldo social perigoso... é que o seu modelito copiado do Chile, lá está a dar os resultados que se podem ver nas imagens! Sra. Ministra, quem semeia ventos, colhe tempestades. Estamos de luto e em luta!

Ana Moura - Mais um Grande Talento do Fado!










Ana Moura - "Sou do Fado"

Ana Moura - "Sou do Fado" - (ao vivo no Barreiro)

Ana Moura - "Mapa do Coração" - (ao vivo)

Ana Moura - "Os Búzios" - (ao vivo)

Ana Moura - "O Fado da Procura"

Ana Moura - "A Sós com a Noite"

Ana Moura - "Não Fui Eu"

Ana Moura - (Coliseu dos Recreios 5 - 26.06.08)


Ana Moura - "E Viemos Nascidos do Mar"

Ana Moura - "Fado Menor"

Ana Moura - "Aguarda-te ao chegar"

Ana Moura - "Preso entre o sono e o Sonho"

Ana Moura - "Aconteceu" - (ao vivo no Barreiro)

Ana Moura - "Não hesitava um segundo"

Ana Moura - (Coliseu dos Recreios 4 - 26.06.08)

Ana Moura - "O fado é a minha forma de estar na vida"

Ana Moura - "Guitarra"

Ana Moura - "Por um dia"

Ana Moura - "Canta Camões"

Ana Moura - "Até ao fim do fim" - (ao vivo no Barreiro)

Ana Moura - "No Expectations" - (ao vivo no Barreiro)

Anna Mourah

Ana Moura - "Fernando Pessoa @ NY (en)cantado por Ana Moura"

«Ana Moura

Ana Moura (Santarém, 1979), é uma fadista portuguesa.
Reconhecida internacionalmente a par de Mariza ou Mafalda Arnauth, Ana Moura estreou-se com Guarda-me a Vida na Mão (2003), lançando seguidamente Aconteceu (2005). Canta, também, em vários em locais da noite lisboeta e deu-se a conhecer na televisão ao lado de António Pinto Basto, em Fados de Portugal.
Para Além da Saudade (2007), contendo músicas como Os Búzios ou O Fado da Procura é o seu mais recente álbum. Com este último disco, Para além da Saudade, Ana Moura ficou conhecida do grande público português, também devido às participações em programas como Contacto e Família Superstar, ambos na SIC, e no Sexta à Noite, de José Carlos Malato, na RTP. Estas aparições na televisão ajudaram-na a promover este disco, conseguindo alcançar a Platina, por vendas superiores a vinte mil unidades, e a permanecer várias semanas no TOP 30 de Portugal.
Com o mesmo disco recebeu uma nomeação para os Globos de Ouro, na Categoria de Música, para Melhor Intérprete Individual, que acabou por perder para Jorge Palma.

Discografia

* Guarda-me a vida na mão, 2003
* Aconteceu, 2005
* Para Além da Saudade, 2007(Edição Especial CD+DVD)
* Para Além da Saudade, 2007 (Platina)
* Ana Moura: Ao Vivo no Coliseu (Edição Especial DVD+CD)2008» in Wikipédia.

"Ana Moura
Fado Menor

Os teus olhos são dois círios
Dando luz triste ao meu rosto
Os teus olhos são dois círios
Dando luz triste ao meu rosto
Marcado pelos martírios
Da saudade e do desgosto.
Marcado pelos martírios
Da saudade e do desgosto.

Quando oiço bater trindades
E a tarde já vai no fim
Quando oiço bater trindades
E a tarde já vai no fim
Eu peço às tuas saudades
Um padre nosso por mim.
Eu peço às tuas saudades
Um padre nosso por mim.

Mas não sabes fazer preces
Não tens saudades nem pranto
Mas não sabes fazer preces
Não tens saudades nem pranto
Por que é que tu me aborreces
Por que é que eu te quero tanto?
Por que é que tu me aborreces
Por que é que eu te quero tanto?

És para meu desespero
Como as nuvens que andam altas
És para meu desespero
Como as nuvens que andam altas
Todos os dias te espero
Todos os dias me faltas.
Todos os dias te espero
Todos os dias me faltas."

Mais informações sobre este novo valor do Fado Português, no seguinte link:
http://www.transglobalsite.com/universal/anamoura/portugues.html

11/12/08

Natação: Sara Loureiro nadadora do F.C. Porto Império Bonança bate mais um Recorde Nacional!

«Sara Loureiro assina recorde nacional dos 100m livres

Sara Loureiro, nadadora do F.C. Porto Império Bonança, estabeleceu a nova melhor marca nacional dos 100m livres, com 55.74 segundos, retirando quase um segundo ao anterior máximo português. 

A atleta portista representa Portugal nos Campeonatos da Europa de piscina curta, que decorrem até 14 de Dezembro na cidade croata de Rijeka.

Sara Loureiro iniciou da melhor forma a sua participação na competição, assinando o recorde nacional na primeira prova em que competiu. A nadadora portista vai ainda disputar os 200 e os 400 metros livres.

Presente nos Campeonatos está também Paulo Santos, igualmente atleta do F.C. Porto Império Bonança, que foi 53º nos 50m livres, nadando a distância em 22.99 segundos.» in site F.C. Porto.