14/06/25

Marco de Canaveses - Igreja Românica de São Martinho de Soalhães de um beleza e simplicidade, ímpares.



«Mosteiro de Soalhães / Igreja Paroquial de Soalhães / Igreja de São Martinho
IPA.00006475
Portugal, Porto, Marco de Canaveses, Soalhães
 
Mosteiro beneditino de fundação medieval, do qual não subsistem quaisquer vestígios, aparecendo apenas a igreja paroquial reconstruída, provavelmente, no início do séc. 14,correspondendo à época áurea da zona com o morgado de Soalhães, de que apenas subsiste o portal axial, alguns cachorros da nave e o túmulo do padroeiro na capela-mor. Sofreu obras de remodelação no séc. 17, com a feitura da nova igreja e abertura de janelas em capialço, alvo de remodelação decorativo no início do séc. 18, altura em que surge um programa unitário visível no conceito do belo composto da nave, com talha, azulejo e caixotões pintados. No séc. 19, a capela-mor sofre uma intervenção, de que subsiste a cobertura, o retábulo e uma cadeira neoclássica. É de planta retangular composta por nave e capela-mor, com sacristia, capela e torre sineira adossadas ao lado esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço, com caixotões pintados, o da capela-mor datável do séc. 19, iluminada por janelas retilíneas em capialço. Fachada principal rematada em empena truncada por cruz latina, com os vãos rasgados em três eixos, o central composto por portal escavado com arcos apontados e capitéis decorados, provavelmente das obras do séc. 14, encimado por óculo quadrilobulado, e duas janelas em arco abatido, datáveis das obras do séc. 19. Tem torre sineira de três registos e cobertura em coruchéu bolboso, provavelmente (re)construída nas obras oitocentistas. Fachadas rematadas em cornijas, a lateral esquerda, mantendo cachorrada e com cunhais apilastrados. O interior é marcado por azulejo já decorado por rocalhas e pela talha dourada e pintada em falsos acharoados, pontuada por relevos nos paramentos laterais e nos retábulos colaterais, mas com profusa decoração de acantos, colunas torsas, apontando para um esquema do estilo nacional, exceto o retábulo lateral da Epístola, claramente joanina pela linguagem decorativa que emprega. É possível que o intradorso do arco triunfal seja uma reminiscência da pintura seiscentista, mantendo-se, deste período, o lavabo da sacristia e os azulejos de figura 


Sem comentários:

Enviar um comentário