26/07/18

Desporto Corrupção - PGR confirma inquérito sobre a transferência de João Amaral para o Benfica...



«PGR CONFIRMA INQUÉRITO SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE JOÃO AMARAL PARA O BENFICA

A informação foi avançada pelo blog 'mercadodebenfica' e confirmada por uma fonte da Procuradoria-Geral da República.

O blog 'mercadodebenfica' revelou na terça-feira o contrato de João Amaral, depois do jogador sair do Vitória de Setúbal para os 'encarnados'. O contrato foi assinado entre o Benfica e a 'Team of Future', empresa de agenciamento de jogadores. Esta transferência gerou polémica por ter sido levantada a hipótese de o jogador ter atuado no Vitória de Setúbal na temporada 2017/2018 já cedido pelas 'águias'.

Segundo o 'Record', o contrato data de maio de 2017 e confere à SAD benfiquista poderes para negociar um acordo com os sadinos pelo direito de opção de compra. Este mesmo direito foi recentemente exercido, mas entretanto João Amaral foi vendido ao Lech Poznan por 1,5 milhões de euros.

Na quarta-feira, o mesmo blog fez uma nova publicação que levanta a suspeita de que a transferência de João Amaral já estaria a ser investigada. "Ainda sobre o jogador João Amaral e a sua transferência para o SLB, corre termos no DIAP do Porto o inquérito com o NUIPC 602/18.9 JAPRT", pode ler-se.

Já esta quinta-feira, a revista 'Sábado' avançou que uma fonte da Procuradoria-Geral da República confirmou a existência do inquérito. "O processo está em investigação e segredo de justiça", explicou a referida fonte.» in https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/pgr-confirma-inquerito-sobre-a-transferencia-de-joao-amaral-para-o-benfica

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Diogo Costa foi titular na baliza da seleção portuguesa, que bateu a Ucrânia por 5-0 nas meias-finais.



«SUB-19: PORTUGAL GOLEIA E ESTÁ NA FINAL DO EUROPEU

Diogo Costa foi titular na baliza da seleção portuguesa, que bateu a Ucrânia por 5-0 nas meias-finais.

A seleção portuguesa de Sub-19 está na final do Campeonato da Europa da categoria, que decorre na Finlândia, depois de bater esta quinta-feira a Ucrânia, por 5-0, nas meias-finais da competição.

Pedro Correia (2m), João Filipe (19m e 21m) e Trincão (28m e 30m) assinaram os golos de Portugal num jogo em que Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, foi titular na baliza lusa, tendo sido substituído aos 56 minutos, numa altura em que o encontro já estava decidido. O central Diogo Queirós, por sua vez, não saiu do banco.

Na final deste Europeu 2018, Portugal vai defrontar Itália ou França. O jogo da decisão, no qual a seleção portuguesa procura a conquista do primeiro título europeu de Sub-19, está agendado para domingo, às 17h30, no Estádio de Seinajoki.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub19-Portugal-Ucrania-meias-finais-Europeu-2018.aspx


(SN Sub-19: Reações da passagem à final do Campeonato da Europa)

F.C. do Porto Jogos de Preparação: F.C. do Porto 2 vs Farense 0 - O plantel principal do FC Porto realizou na manhã desta quarta-feira um treino de conjunto com o Farense, em Lagos.



«DRAGÕES REALIZARAM UM TREINO DE CONJUNTO COM O FARENSE

Jesús Corona e Hernâni marcaram os golos da vitória por 2-0.

O plantel principal do FC Porto realizou na manhã desta quarta-feira um treino de conjunto com o Farense, em Lagos. Jesús Corona e Hernâni marcaram os golos do jogo-treino, que terminou com a vitória dos Dragões por 2-0.

No boletim clínico consta o nome de Mbemba, na sequência de uma contusão com entorse no joelho esquerdo. O defesa será reavaliado à chegada ao Porto. Danilo continua em treino condicionado e ginásio, enquanto José Sá está remetido a tratamento.​

O FC Porto despede-se hoje do Algarve, iniciando à tarde a viagem de regresso à cidade Invicta, com chegada prevista ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro às 17h45. Na quinta-feira, a equipa treina à porta fechada no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, a partir das 17h00.​» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/treino-conjunto-farense.aspx

25/07/18

F.C. do Porto Arte - O símbolo desconstruído e envolvido no dragão, bem como os valores do FC Porto e da cidade estão agora refletidos no Estádio do Dragão pela arte de Hazul Luzah.



«ARTE DE HAZUL LUZAH CHEGA AO ESTÁDIO DO DRAGÃO

Depois do equipamento do 125.º aniversário, artista pintou mural que evoca os valores do clube e da cidade.

O símbolo desconstruído e envolvido no dragão, bem como os valores do FC Porto e da cidade estão agora refletidos no Estádio do Dragão pela arte de Hazul Luzah. O artista criou um mural onde reuniu todos estes elementos e que celebra, também, os 125 anos do clube. 

Este foi o segundo passo da parceria entre o FC Porto, a New Balance e Hazul, que já tinha desenhado o padrão do equipamento alusivo ao 125.º aniversário. Aliás, o artista explica mesmo que “uma coisa acaba por entroncar na outra”. 

O mural localiza-se junto à bilheteira nascente do Estádio, trazendo um aspeto diferente ao local e acrescentando valor artístico, uma preocupação recorrente do FC Porto e que Hazul também sublinha: “Fiquei muito contente por este convite, porque é o meu clube e porque é uma obra que vai, espero eu, acrescentar valor a esta zona do estádio. Além disso, vai também conviver com outras obras de outros artistas que admiro bastante e a quem o FC Porto tem dado atenção.”

De facto, o FC Porto tem vindo, ao longo dos tempos, a dar espaço à arte, como frisa Hélder Gomes, responsável de Branding do clube: “Temos recorrido, preferencialmente, a artistas da cidade e portistas para o desenvolvimento de projetos do clube. São exemplos disso a decoração do autocarro do clube através do designer Bruno Sousa, a pintura do teto da entrada do Museu FC Porto pelo Mr. Dheo e, agora, também este mural do Hazul.”

A escolha do local também não foi ao acaso. “Era importante ser no exterior do estádio para que todas as pessoas possam ver o mural sem ter de entrar. É uma espécie de democratização da arte e de contemplação geral”, explica Hélder Gomes, sublinhando ainda que a localização numa zona movimentada, junto à estação de Metro do Estádio do Dragão e ao lado da principal bilheteira, também pesou na escolha.

Quando ao desenho em si, Hazul explica que tentou retratar nele a simbologia do clube e da cidade, até porque o brasão do Porto está incluído no emblema do clube. Por isso, criou a obra partindo desse pressuposto. “Estudei cada elemento que faz parte do símbolo e coloquei-os numa dinâmica diferente. Como se o estivesse a desconstruir. É um certo tipo de dança entre os vários elementos. Tendo, claro, em destaque o dragão que é o símbolo máximo”, sublinhou. 

O objetivo é que o mural possa transparecer os valores do clube e da cidade para quem o esteja a contemplar. O tom dominante, claro, não poderia deixar de ser o azul e nele fica corporizado o que já se via na frente da camisola alusiva aos 125 anos. O desenho incluiu o símbolo original do FC Porto, sete círculos que representam os títulos internacionais conquistados e, claro, o dragão. 

“Além de ser um clube desportivo, o FC Porto representa muito mais. É um símbolo da região no país e lá fora. É um clube que representa os valores associados à minha cidade e este convite também foi importante por isso”, termina Hazul.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Arte-de-Hazul-Luzah-chega-ao-Estadio-do-Dragao.aspx

Amarante Festival Mimo - Festival vai continuar em Amarante por, pelo menos, mais três anos, para o ano acontece de 26 a 28 de Julho.



«Como anda o Mimo a mostrar a música e a desconstruí-la também

Festival vai continuar em Amarante por, pelo menos, mais três anos. Para o ano acontece de 26 a 28 de Julho.

Seria intimista. Mais sério do que uma roda de choro. Algo “presunçoso”, na sua opinião. “Mas mesmo assim com o signo do samba apontando o norte.” Moacyr Luz liderou o concerto até onde quis para depois o deixar nas mãos do público que lhe pedia para aproximar o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, a algo parecido com a sua roda de Samba do Trabalhador, no Rio de Janeiro. O concerto no último dia do festival Mimo terminou levantado, com samba nos pés descalços, na roda que uma das figuras maiores da música popular brasileira não esperava que chegasse.

Moacyr andou a brincar com a música, como sabe e pode quem compôs perto de 280 temas, muitos deles empregues nas vozes de outros. Com Carlinhos Setes Cordas no violão que lhe dá nome e Sergio Krakowhi no pandeiro, o trio foi encaixando, tema a tema, a história da MPB: desde Zuela de Oxum, à apoteótica Saudades de Guanabara (cantada duas vezes como manda a saudade de muitos brasileiros presentes) e Vida da minha Vida que Zeca Pagodinho canta. Chico Buarque (Quem te viu, quem te vê) e Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Chega de saudade) tiveram honras de medley.

E Moacyr repetiu a jogada: entre o refrão de Que batuque é esse? surge Brasil Pandeiro, o tema popularizado pelos Novos Baianos. Depois, um manifesto que a plateia repete até à voz de Luz lhe tremer: “Estranhou o quê?/Preto pode ter o mesmo que você.” Aos 60 anos de vida, 40 de samba, o cantor e compositor diz que “tem vida para se maravilhar” com coisas como esta. E continua a agradecer à música por o levar a tantos lugares. “Eu nunca sei se sem a música eu teria conhecido Amarante. E sem vir cá ficaria mais pobre”.

Chama a cantora Branka para o tema Bença, Nã-Buruquê e ao fim de quase 20 músicas uma das grandes figuras do samba – que recusa ser só do samba – despede-se de mão no peito. Arrisca-se pensar que o lema que tem na música se aplica também aqui: “Tenho uma sensação de dever cumprimento, mas com vontade de seguir. A curiosidade permanece. Quero nunca poder achar que fiz tudo.”

Otto e Almério
E se parte da música foi construída por Moacyr Luz, os pernambucanos Otto e Almério, nomes fortes da nova música brasileira, andam por aí a desconstruí-la.

A insurreição de Otto, sem censura que lhe dobre a língua, anda a responder ao que vê de mal no mundo. É assim há 20 anos desde rumou a solo depois de Nação Zumbi (que passaram pelo Mimo no ano passado) e Mundo Livre, mas ganhou novo folgo no álbum Ottonomatopeia – em resposta ao impeachment de Dilma Rosseff. E de um disco político só se pode fazer um concerto político: no sábado à noite, segundo dia de festival, grita pela libertação de Lula, entre temas como Bala, Atrás de você e Carinhosa, navegando também em retrospectiva pelos cinco álbuns anteriores. Entre eles o primeiro e icónico Samba para Burro de onde toca Bob e a efusiva Ciranda de Maluco.

Já antes Almério avisara que não viera de “tão longe para a gente ficar de preguiça”. O pernambucano de 37 anos, de gestos teatrais, entrega-se ao início da noite à bem oleada maquinaria crítica do álbum Desempena. Atira contra a hipocrisia social e política, o fanatismo religioso. Atira contra a homo e transfobia numa comovente versão de Androginismo – “Quem é esse rapaz que tanto androginiza?/Que tanto me convida pra carnavalizar?” É uma constante interpelação de consciência.

“Esse fanatismo é muito perigoso, traz guerra, traz caos.” Acompanhado à guitarra, contrabaixo, flauta transversal e o público a fazer as vezes da precursão, percorre temas como Queria ter pra te dar, Lá vem ele e Tattoo de Melancia. Traz o Fado Tropical de Chico Buarque de volta a casa e Perto demais de Deus de Chico César. E volta a baixar a invisível muralha que o defende, expondo-se à vulnerabilidade, em Do Avesso – “Nesses dias em que é necessário colocar toda a mobília da casa pra fora/Pra fazer a faxina detalhada e limpar bem os quatro cantos da alma”. É o final da sua tour europeia, que passou pelos coliseus e Coimbra. “Agora a gente se vê pelo Mundo.”

Pelos três dias de Mimo (o PÚBLICO esteve lá dois), passaram por Amarante os Dead Combo, Dona Onete e Baiana System, Rui Veloso, Bruno Pernadas, Gogo e o projecto Hudson de Jack Dejohnette, John Scofield, John Medeski e Scott Colley.

Festivaleiros
Para a organização do Mimo a missão é muito clara há 15 anos: promover a economia e cultura local de cidades históricas. A esse pretexto estão expostas as obras d’“Os Modernistas”, os contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, desafiadores das escolas e das ideias concebidas de beleza e forma na pintura (pode ser visitada até 28 de Outubro). Também, por isso, no largo da Igreja de São Gonçalo “choveram” todos os dias versos de Hilda Hilst (1930-2004). É a poetisa, ficcionista e dramaturga brasileira (a homenageada deste ano na Festa Literária Internacional de Paraty) que se fez artista como os homens numa sociedade em que papel e os temas femininos pareciam mais do que definições, barreiras sociais.

Quem também anda a desafia-las é Jaime (clarinete), Gonçalo (guitarra) e João (bateria), cuja banda de improviso na onda do jazz encontrou palco nos passeios da cidade. Com 23 aos 25 anos, de origens diferentes – Vila Viçosa, Setúbal e Lisboa –, conheceram-se na rua onde todos tocavam. O Mimo foi um pretexto para uma paragem em comum. E o motivo por que se dança, por estes dias, no meio da ponte em Amarante.

Eles fazem parte dessa espécie até há dois anos rara nesta paragem: festivaleiros. Chegam de mochilas, lancheiras e tendas, prontos para abalroar as margens do Tâmega. Nunca como este ano o rio fora tão emoldurado de tendas, quadro de salpicos coloridos de lonas, barcos e gaivotas, tal a afluência de jovens de outros lugares. É a confirmação da entrada do Mimo no roteiro festivaleiro nacional, diz Lú Araújo, produtora e fundadora do festival há 15 anos em Olinda, no Brasil, e que o trouxe há dois para Portugal.

Também, por isso, são raros os artistas que passam por Amarante e não se assolam pelas memórias de outros Mimos. Acontece com Pablo Lapidusas, onde o seu International Trio formado em 2014 teve dois dos seus melhores concertos. A abrir, o de Amarante, vai pelo mesmo caminho: “Não é todo o dia que se pode tocar e trazer um piano (de cauda) para o meio de um museu.”

O pianista argentino, feito mestre em Jazz em Lisboa, aceitou o desafio de abrir uma tarde quente de sábado e pôr os rostos virados para o sol, olhos fechados, para os ouvir melhor. A ele como a Leo Espinosa, baixista cubano, e ao português Marcelo Araújo. A plateia aplaude-os de pé, no fim, aprontando-se para nova levada de jazz com o jovem pianista israelista Shai Maestro. Igualmente em trio, igualmente internacional: com o baixista dinamarquês Jasper Hoiby e o baterista compatriota Ofri Nehemya.

Na rota pelas sonoridades novas, a voz forte de Noura Mint Seymali e o virtuosismo do trio com quem toca, neste sábado, contornaram rapidamente a estranheza que a música, que ela define como “pop baseada na tradição mourisca” e as suas escalas árabes, poderia causar. Uma conquista que Goran Bregovic já não tinha que fazer pela sua associação ao popular tema Bella Ciao. Uma plateia eufórica dançou, no último concerto de domingo, ao ritmo festivo dos instrumentistas sérvios e das duas cantoras búlgaras, fazendo o Mimo terminar com os pés deslocados do chão.

Para o ano um dos maiores festivais gratuitos do Brasil volta a Amarante nos dias 26 a 28 de Julho. E fica, pelo menos, por mais três anos.» in https://www.publico.pt/2018/07/23/culturaipsilon/noticia/como-anda-o-mimo-a-mostrar-a-musica-e-a-desconstruila-tambem-1838868


MIMO FESTIVAL AMARANTE 2018 - Apresentação (parte 1)


MIMO FESTIVAL AMARANTE 2018 - Apresentação (parte 2)


Marta Pereira da Costa - (Mimo Festival Amarante 2018)

Amarante Restauração - A partir de agosto, o Restaurante Largo do Paço, no Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, em Amarante, vai tornar-se a casa temporária de alguns dos melhores chefes Estrela Michelin do mundo.



«AMARANTE: NOS PRÓXIMOS MESES O FIRMAMENTO DE ESTRELAS MICHELIN PASSA NO RESTAURANTE LARGO DO PASSO

A partir de agosto, o Restaurante Largo do Paço, no Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, em Amarante, vai tornar-se a casa temporária de alguns dos melhores chefes Estrela Michelin do mundo. A abrir a primeira edição de “Chef d’Ouevre”, o madrileno Óscar Velasco, do restaurante Santceloni.

Nos próximos meses o irreverente e perfecionista chefe executivo Tiago Bonito, do Restaurante Largo do Paço, em Amarante, não vai estar sozinho na cozinha no decorrer dos diversos momentos da iniciativa “Chef d’Ouevre”.

Chef d’Ouevre é uma expressão de origem francesa que significa a “obra-prima de um artista”. É precisamente isso que o chefe Óscar Velasco (** Estrelas Michelin), distinguido pela Academia Nacional de Gastronomia espanhola com o galardão “Melhor Chef de Cozinha” (2007), e Tiago Bonito (* Estrela Michelin) estão a preparar para o dia 4 de agosto.


Chefe Óscar Velasco (** Estrelas Michelin), créditos: @José A.Rojo 


Os lugares são limitados e sujeitos a pré-reserva neste jantar restrito que tem como pano de fundo a romântica cidade de Amarante e como envolvência o Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, um imponente palácio do século XVI, localizado entre o Porto e o Douro, debruçado sobre o rio Tâmega.

Chefe Tiago Bonito (* estrela Michelin).

Este é um evento com a chancela Relais & Chateaux, associação que detém mais de 550 hotéis e restaurantes associados e que possui uma extensa rede de chefes de cozinha internacional.

O menu de degustação inclui oito pratos – 200,00 euros (por pessoa). Há um cocktail a abrir a noite, pelas 19h30. O jantar arranca às 20h30.

As Reservas para o jantar podem ser feitas utilizando os seguintes contactos: Tel.: 255 410 830; E-mail: book@largodopaco.com» in https://lifestyle.sapo.pt/sabores/noticias-sabores/artigos/amarante-nos-proximos-meses-o-firmamento-de-estrelas-michelin-passa-no-restaurante-largo-do-passo

Amarante MIMO - 26, 27 e 28 de Julho são os dias a reservar na agenda caso queira assegurar um lugar na próxima edição do Mimo Festival Amarante



«Mimo fica em Amarante por mais três anos

26, 27 e 28 de Julho são os dias a reservar na agenda caso queira assegurar um lugar na próxima edição do Mimo Festival Amarante. Em 2019, o evento de origem brasileira regressará ao Norte de Portugal para mais concertos, conversas, exposições, workshops e sessões de cinema de artistas consagrados e outros emergentes.

E em 2020 e 2021 também. José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante, avança em comunicado que o festival continuará na cidade por mais três anos, naquilo a que chama «a continuação de uma história de amor que está para durar».

O autarca acredita que o sucesso verificado este ano permite consolidar o Mimo como «um dos melhores festivais de Portugal e também uma das iniciativas culturais mais interessantes do País».

Lu Araújo, directora do Mimo, acrescenta que o balanço destes três anos do festival em Amarante é extremamente positivo. «O Mimo afirma-se como um festival português com uma missão assumida: dar espaço ao que vai acontecendo de novo na cena artística mundial. No Mimo Festival, o público descobre as novidades e sai de Amarante enriquecido. É isso que vamos continuar a fazer em 2019, dias 26, 27 e 28 de Julho», promete a responsável.» in https://marketeer.pt/2018/07/23/mimo-festival-amarante-ja-tem-datas-para-2019/


(Programação Completa MIMO Amarante 2018)

24/07/18

Política Nacional - Concelhia de Lisboa do PSD salienta que Francisco de Sá Carneiro foi “um português ilustre” e uma “referência da história política contemporânea” que “ainda hoje é fonte de inspiração”.



«“Para que a memória não se apague”. PSD quer Sá Carneiro no Panteão Nacional

Concelhia de Lisboa do PSD salienta que Francisco de Sá Carneiro foi “um português ilustre” e uma “referência da história política contemporânea” que “ainda hoje é fonte de inspiração”.

A concelhia de Lisboa do PSD vai propor que sejam concedidas honras de Panteão Nacional ao fundador do partido e antigo primeiro-ministro Francisco de Sá Carneiro, anunciou hoje aquela estrutura.

“Para que a memória não se apague, o PSD Lisboa propõe que sejam concedidas honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Francisco de Sá Carneiro, homenageando o democrata e político, o cidadão corajoso que lutou afincadamente pelas causas da liberdade, igualdade, solidariedade, justiça, democracia e dignidade da pessoa humana”, refere aquela força política num comunicado enviado às redações.

Na nota, a concelhia de Lisboa do PSD salienta que Francisco de Sá Carneiro foi “um português ilustre” e uma “referência da história política contemporânea” que “ainda hoje é fonte de inspiração”.

“Francisco de Sá Carneiro dedicou a sua vida e perdeu-a, primeiro por Portugal e pelos portugueses, e só depois pelo seu partido”, enaltece o PSD.

A concelhia lembra ainda a biografia do antigo líder do partido, que faleceu em Camarate, em 1980.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/para-que-a-memoria-nao-se-apague-psd-quer-sa-carneiro-no-panteao-nacional-337264


(Um Homem Chamado Sá Carneiro)


(Entrevista a Sá Carneiro | 1974)


(A Verdade da Morte de Francisco Sá Carneiro)

Amarante Arte - Belíssimo mural na Casa de Juventude de Amarante, com quadros de acontecimentos históricos e figuras relevantes da Arte e Cultura Amarantina.



(Excelente mural na casa de Juventude de Amarante, invocando nomes indissociaveis da sua História e Cultura)

F.C. do Porto Apresentação 2018/19 - O evento inclui o jogo particular entre o FC Porto e o Newcastle, onde será recordado Sir Bobby Robson.



«40 MIL BILHETES VENDIDOS PARA A APRESENTAÇÃO

Evento a 28 de julho inclui o jogo particular entre FC Porto e Newcastle.

Já foram vendidos 40 mil bilhetes para a Apresentação 2018/19 do FC Porto, agendada para 28 de julho. O evento inclui o jogo particular entre o FC Porto e o Newcastle, onde será recordado Sir Bobby Robson. Os ingressos foram colocados à venda nesta segunda-feira, em exclusivo a sócios.


A animação na Praça arranca às 14h00, seguindo-se a abertura de portas às 17h00. O jogo particular entre FC Porto e Newcastle inicia-se às 20h00, já depois da apresentação do plantel.

Os bilhetes para a Apresentação 2018/19 estão disponíveis, em exclusivo a Sócios e mediante a apresentação do respetivo cartão, nos locais habituais: Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão; FC Porto Stores: Arrábida Shopping, Baixa, NorteShopping e Off Season FC Porto Vila do Conde; El Corte Inglés Gaia-Porto [Serviço ao Cliente, Piso -1], Lojas Fnac GaiaShopping, Marshopping e Santa Catarina; Papelaria Carlin [Shopping Center Cidade do Porto]; www.fcporto.pt e Linha Dragão.

Os detentores de Lugar Anual têm acesso incluído para a Apresentação, sendo que a quota mínima para a entrada no recinto é a de maio de 2018.

Tabela de preços

Sócios
Tribuna Nascente: €28
Bancada Central Poente/Nascente: €22
Bancada Lateral Poente/nascente: €18
Arquibancada Poente/Nascente: €14
Superior Super-Bock/Cola Cola: €10» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/40-mil-bilhetes.aspx

F.C. do Porto Atletas Internacionais - O defesa central de 23 anos, Mbemba, internacional pela República Democrática do Congo, assinou um contrato válido por quatro temporadas, até 30 de junho de 2022.




«MBEMBA ASSINA ATÉ 2022

Defesa central internacional pela RD Congo rubrica um contrato válido por quatro temporadas.

Mbemba é reforço do FC Porto. O defesa central de 23 anos, internacional pela República Democrática do Congo, assinou um contrato válido por quatro temporadas, até 30 de junho de 2022.

“Vou dar o máximo de mim com esta camisola”, garante o reforço portista, nas suas primeiras declarações como jogador do FC Porto, acrescentando: “É uma grande felicidade para mim. Toda a gente conhece o FC Porto, um grande clube. Lembro-me de estar em África e ver o FC Porto a vencer a Liga dos Campeões e recordo-me dos grandes jogadores que passaram por aqui. Estou muito contente por assinar pelo FC Porto,"

Chancel Mbemba Mangulu nasceu na República Democrática do Congo (Zaire) e começou a jogar futebol nas ruas de Kinshasa, antes de iniciar a sua formação em clubes como o ES La Grace e o MK Etanchéité. Em 2011, deixou África para reforçar o Anderlecht. Mbemba foi suplente não utilizado na conquista da Supertaça belga de 2013 mas reforçou a sua influência na época seguinte, assumindo papel importante nas conquistas da Jupiler League e da Supertaça de 2014.

Contratado pelo Newcastle no verão de 2015, o defesa-central foi utilizado com regularidade na época de estreia, ainda na Premier League de Inglaterra. Nas temporadas seguintes jogou menos mas ajudou o Newcastle a vencer o Championship de 2017, o terceiro título da carreira profissional, contribuindo para o regresso dos Magpies ao escalão principal.

Mbemba partilhou o balneário com antigos Dragões como Steven Defour e Rolando (Anderlecht) e Christian Atsu (Newcastle). Curiosamente, o internacional congolês tem a possibilidade de reencontrar o seu clube anterior no jogo de apresentação do FC Porto, agendado para o próximo sábado.» in http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

23/07/18

Amarante Gondar - Soenga - Barro Preto de Gondar, 4 de Agosto de 2018, na antiga escola primária de Vila Seca.



«Soenga - Barro Preto de Gondar

No dia 4 de Agosto, o Oleiro César Teixeira vai partilhar connosco o seu saber nesta tão antiga arte tradicional.

Venha partilhar connosco!

Traga o farnel e partilhe-o, nós pomos a mesa!

Programa:
14h30 Workshop de modelagem de barro
16h00 Soenga 
20h00 Jantar partilhado
23h00 Abertura da soenga
23h30 Leilão das peças cozidas

Localização:
Coordenadas GPS : 41,2463489, -8,0211591


Amarante Pintura - A Exposição 
Os Modernistas, Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, que acaba de inaugurar em Amarante, no museu que leva o nome do pintor português da primeira geração de modernistas (do início do século XX).


(A obra "Rio de Janeiro", de António Carneiro) 

FLORBELA ALVES 

«Os modernistas que aprenderam a olhar e a ver em exposição no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante

Seis dezenas de obras de 14 pintores modernistas da Coleção Millennium bcp chegam à terra natal daquele que é considerado o maior de todos eles: Amarante. A exposição Os Modernistas, Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso pode ser vista até fim de outubro

A Pintura modernista ocupa um lugar importante na Coleção Millennium bcp, cujas obras nos têm sido apresentadas amiúde. Desta vez, chegam à cidade “do maior dos modernistas, Amadeo de Souza
-Cardoso”, congratula-se a historiadora Raquel Henriques da Silva, curadora da exposição 
Os Modernistas, Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, que acaba de inaugurar em Amarante, no museu que leva o nome do pintor português da primeira geração de modernistas (do início do século XX).

O que une estes 14 pintores, que nos apresentam 59 obras, “é a vontade de pôr em causa o modo como até então a pintura representava o que vemos à nossa volta”, sublinha a curadora no texto do catálogo da exposição. Estes artistas, que iniciaram as suas carreiras entre 1900 e 1930, “não pretendem que o espectador admire a perfeição, confundindo a arte com a vida, mas mostrar os processos de trabalho; para eles uma obra de arte é recriação, não cópia”, reforça. O circuito expositivo acompanha a disposição das salas do museu, obra do arquiteto Alcino Soutinho, e um dos primeiros espaços museológicos pensados para a Arte Contemporânea.

Raquel Henriques da Silva reconhece que estas obras da primeira metade do século XX, poucas vezes mostradas ao público, “não são fáceis de ver”. Têm uma variedade de técnicas e temas, desde as paisagens aos retratos ou às naturezas-mortas. De Amadeo de Souza-Cardoso, “o que morreu mais cedo desta geração tão promissora”, veremos duas pinturas: Paisagem (1912) e Montanhas (1910). Marçano (1939), de Almada Negreiros, será, aponta Raquel Henriques da Silva, uma das “obras inesquecíveis”, bem como Cavalos, de Dordio Gomes – uma das seis pinturas do artista em exposição –, Rio de Janeiro, de António Carneiro, as pequenas paisagens francesas de Francis Smith ou ainda “as figuras inquietantes” de Júlio [dos Reis Pereira, irmão de José Régio]. A exposição, que inaugura ao mesmo tempo que a cidade recebe o festival MIMO, pode ser visitada até 28 de outubro, mês em que se assinala o centenário da morte de Amadeo.

A curadora e historiadora de arte Raquel Henriques da Silva fará algumas visitas guiadas à exposição, em Amarante, em datas ainda a definir.

Museu Amadeo de Souza-Cardoso > Alameda Teixeira de Pascoaes, Amarante > T. 255 420 282 > 20 jul-28 out, ter-dom 10h-12h30, 14h-18h > €1» in http://visao.sapo.pt/actualidade/visaose7e/ver/2018-07-21-Os-modernistas-que-aprenderam-a-olhar-e-a-ver-em-exposicao-no-Museu-Amadeo-de-Souza-Cardoso-em-Amarante

Desporto Futebol: Amarante F.C. 0 vs Guimarães B 4 - O V. Guimarães B, da 2.ª Liga, goleou este sábado o Amarante, do Campeonato de Portugal, num jogo particular, disputado em Amarante.



«V. GUIMARÃES B GOLEIA AMARANTE EM JOGO PARTICULAR

Vimaranenses ganharam por 4-0.

O V. Guimarães B, da 2.ª Liga, goleou este sábado o Amarante, do Campeonato de Portugal, por 4-0, num jogo particular, disputado em Amarante.

A equipa B vitoriana, treinada por Alex Costa, chegou ao intervalo a vencer por 2-0, graças aos tentos do avançado Pedro Raúl, aos sete minutos, e do médio Phete, aos 36, e dilatou a vantagem na segunda parte, por intermédio do central Edmond Tapsoba, aos 57, e do extremo Francis, aos 84.

Os vimaranenses vão continuar a preparação da edição 2018/19 da 2.ª Liga com um jogo no terreno do Vizela, também do Campeonato de Portugal, na quarta-feira, às 17 horas.» in https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/2--liga/v--guimaraes-b/detalhe/v-guimaraes-b-goleia-amarante-em-jogo-particular.html

F.C. do Porto Jogos de Preparação: F.C. do Porto 1 vs Everton 0 - O FC Porto bateu este domingo os ingleses do Everton, por 1-0, no Estádio do Algarve, em jogo de preparação referente à Algarve Football Cup.



«MAREGA DECIDE

Avançado maliano assinou uma vitória justa do FC Porto no particular frente ao Everton (1-0), no Algarve.

O FC Porto bateu este domingo os ingleses do Everton, por 1-0, no Estádio do Algarve, em jogo de preparação referente à Algarve Football Cup. Moussa Marega, aos 51 minutos, fez o único golo do encontro e deu o triunfo aos campeões nacionais.

A primeira parte do FC Porto-Everton até foi animada, mas não há registo de oportunidades flagrantes de golo. Ainda assim, é justo dizer que foi a equipa inglesa a estar mais perto de abrir o ativo, sobretudo nos 30 minutos iniciais: Mirallas (9m) e Kieran Dowell (15m) testaram os reflexos de Casillas, que ainda viu Cenk Tosun acertar em cheio no poste (24m). Em jeito de resposta, Otávio ofereceu o golo a Aboubakar, mas o avançado camaronês falhou o desvio por muito pouco (27m).

Os campeões nacionais foram crescendo com o passar do tempo e voltaram a ameaçar aos 41 minutos, com Felipe a cabecear para defesa atenta de Stekelenburg, após canto de Alex Telles. No último lance do primeiro tempo, Aboubakar marcou mesmo, mas estava em posição irregular quando Alex Telles bateu o livre. O descanso fez bem ao FC Porto e a etapa complementar começou com Otávio a decidir-se pelo cruzamento quando se pedia o remate (47m), mas foi o brasileiro que deixou Marega na cara de Stekelenburg.

Num lance tantas vezes visto em 2017/18, o avançado maliano ganhou as costas da defesa contrária e, servido por Otávio, não perdoou no frente a frente com o guarda-redes do Everton (51m). Os Dragões foram claramente melhores do que o adversário nos segundos 45 minutos e estiveram perto do 2-0: Sérgio oliveira ficou a centímetros da glória (63m) e João Pedro obrigou Stekelenburg a aplicar-se (69m). Triunfo justo e teste com nota muito positiva para o FC Porto.

Pode consultar a ficha de jogo aqui, no Portal do FC Porto.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Cronica-Everton-FC-Porto-Algarve-Football-Cup-2018.aspx



(FC PORTO 1-0 EVERTON ● 22.07.2018)
Pin It button on image hover