25/10/07

Ranking das Escolas Portuguesas, será piada?


Cada vez fico mais espantado com a nossa agenda mediática, embora, com tanto bombardeamento, acho que já deveria estar preparado, para tal. Eu, na qualidade de professor profissionalizado, desde o ano de 2003, onde concluí a Profissionalização em Serviço, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto, sempre aprendi, com os excelentíssimos professores universitários, formadores de professores, coisas tão simples e lógicas como estas: "Avaliar não é medir"; "Projecto Educativo de Escola - Cada Escola, um projecto pedagógico diferente"; "Projecto Curricular de Turma - Cada turma, um projecto pedagógico diferente"; e em última análise: "Um aluno - um projecto educativo único". Pois, mas vai daí, aparece a herdada obsessão orçamental, antes muito contestada, mas actualmente, estranhamente entranhada, e toca a meter tudo na gaveta... houve um político bem conhecido do passado recente que, também tinha este estranho hábito; quando dava jeito, metiam-se as ideologias na gaveta! Depois de eu ter sido formado e informado, pensava eu que bem, os eloquentes governantes medem tudo pelo mesmo padrão, tanto faz ser escola ou colégio de meninos ricos, ou uma escola de um bairro degradado, ou do interior esquecido. Medir e atirar números, isso é o que está a dar, com os famosos rankings, palavra usada para classificar atletas, numa qualquer prova desportiva. Ensinaram-nos e formataram-nos a respeitar os projectos individuais e considerar a diversidade. Até nos ensinaram que o meio condiciona o conhecimento, pois é, mas agora vão fazer tábua rasa de tudo isso; tipo lavagem cerebral! Afinal avaliar é medir, afinal o que conta são os números! E então comparar colégios que só aceitam alunos com notas superiores a catorze valores, com escolas de bairros sociais... queria ver os professores dos colégios de gente bem posta na vida, a trabalhar nesses projectos educativos, seria um desafio muito motivador e rico para eles e para as suas carreiras. Penso que o facto dos média lançarem estes números e ninguém discutir estas coisas com profundidade, só tem um objectivo partilhado; acabar e liquidar com a Escola Pública, a tal conquista de Abril, mais uma que se vai acabar... Os problemas familiares e sociais que a escola pública remedeia e mitiga, isso não interessa nada; eles, os burocratas dos gabinetes da capital, capitalista, querem é números, reduzir tudo a números! Não, não é uma obsessão, é uma ideológica contradição!

24/10/07

Olimpico de Marselha 1 vs F.C. Porto 1 - Empate soube a pouco!



«Magia branca
Não é título forçado ou exercício rebuscado, é um conceito, um novo conceito de F.C. Porto europeu que silenciou Marselha, iluminou a Côte D’Azur e encantou o Vélodrome. O Dragão trajou de branco imaculado e teve momentos do mais puro futebol, instantes perfumados e desenhos de sonho. No fim, todavia, prevaleceu um empate absurdo, um escasso ponto e a sensação suprema da injustiça.
O arranque do F.C. Porto foi assombroso num estádio que se mantinha em erupções repetidas, procurando intimidar os visitantes e espicaçar os seus jogadores. Em escassos 20 minutos, Raul Meireles disparou para golo, valendo os desvios milagrosos de Mandanda e o poste direito da baliza francesa para evitar a consumação da superioridade portista.
O domínio era evidente e mantinha o Marselha em sobressalto, em constante desassossego, num afã desorientado incompreensivelmente premiado pela fortuna. O F.C. Porto estava demolidor, variando o sentido dos seus ataques, diversificando soluções, congeminando e executando em velocidade. Faltava apenas o clique final, a explosão, a perfeição que se pressentia em cada jogada.
Após o intervalo, Jesualdo Ferreira lançou Hélder Postiga para dar ainda maior presença ofensiva aos truques dos magos de branco. E o F.C. Porto não necessitou de mais de cinco minutos para conceber três chances de golo, com Lisandro a cabecear para mais uma grande defesa de Mandanda, Quaresma a rematar com muito perigo e Postiga, isolado brilhantemente por Raul Meireles, a acertar na rede lateral.
Começava a ser desesperante para os portistas. Tamanha demonstração de força, espírito colectivo e qualidade merecia muito mais. Merecia, por exemplo, vitória antecipada e descanso precoce, merecia, quem sabe, a robustez de uma goleada. Nunca a incerteza. Jamais a desvantagem, que chegaria no minuto 69. Saída dos pés de Niang, avançado do Marselha que, no derradeiro minuto da primeira parte, teve uma entrada brutal sobre Raul Meireles, estranhamente merecedora de atitude benevolente do árbitro.
Mesmo chocando de frente com o azar, quando voava a grande velocidade, o F.C. Porto foi capaz de manter-se confiante, insistindo no seu futebol entusiasmante. Numa dessas maquinações, Lucho isolou Lisandro, que acabou derrubado por Mandanda, o herói marselhês. Grande penalidade, cobrada com classe pelo capitão. Justiça mínima? Mal menor? Pouco. Mesmo muito pouco. A magia branca justificava bastante mais.
FICHA DO JOGO
UEFA Champions League (Grupo A - 3ª jornada)
Estádio Vélodrome, em MarselhaÁrbitro: Manuel Mejuto González (Espanha)Assistentes: Yuste Jiménez e Calvo Guadamuro4º árbitro: Fernandez Borbalan
MARSELHA: Mandanda; Bonnart, Zubar, Faty e Givet; Cana «cap.» e Cheyrou; Niang, Valbuena e Zenden; CisséSubstituições: Zenden por Arrache (55m), Givet por Taiwo (67m) e Cissé por Ayew (88m)Não utilizados: Hamel, Oruma, M’Bami e MoussilouTreinador: Eric Gerets
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Stepanov, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Lucho González «cap.» e Raul Meireles; Mariano Gonzalez, Lisandro Lopez e QuaresmaSubstituições: Mariano Gonzalez por Hélder Postiga (46m), Raul Meireles por Leandro Lima (70m)Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Cech, Sektioui, BollatiTreinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-0Marcadores: Niang (69m) e Lucho González (78m, g.p.)Disciplina: Cartão amarelo a Niang (72m), Stepanov (74m) e Mandanda (77m)» in site F.C. Porto.
Definitivamente, hoje em Marselha, não houve justiça no futebol. O F.C. do Porto, dominou em todos os aspectos este jogo, contra uma equipa que em dois jogos tinha duas vitórias, a última das quais em Liverpool, em Wembley. Somos a equipa portuguesa com mais pontos na liga dos campeões e também com melhores perspectivas de apuramento para a fase seguinte. Lá fora como cá dentro, somos os melhores de Portugal. Eu sei que dói na imprensa da capital, na escrita do pinhões (agora femininos e ressabiados...), nos jornais do regime, mas o clube do norte, é o melhor de Portugal, doa a quem doer. Contra factos, os argumentos são ridículos; viva o F.C. do Porto, o melhor de Portugal e arredores! Mais uma vez, grandes partidas de Lucho Gonzalez, Ricardo Quaresma, Paulo Assunção, Raúl Meireles e Bruno Alves, verdadeiros Dragões!


Algumas imagens deste jogo dominado pelo F.C. Porto!

Bob Dylan - O Eterno Trovador Musical!






Bob Dylan and The Birds - "Mr. Tambourine Man"



Bob Dylan - "Forever Young" / "Baby, Let Me Follow You Down"











Bob Dylan - "Just Like a Woman"
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Há dias assim! Há dias em que me apetece ouvir Bob Dylan, o trovador! O homem anti-mainstream, o trovador de causas!

"Blowin' In The Wind

Bob Dylan

Composição: Bob Dylan
How many roads must a man walk down,
Before you call him a man?
How many seas must a white dove sail,
Before she sleeps in the sand?
Yes and how many times must cannonballs fly,
Before they're forever banned?
The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind
Yes and how many years can a mountain exist,
Before it's washed to the seas (sea)
Yes and how many years can some people exist,
Before they're allowed to be free?
Yes and how many times can a man turn his head,
Pretend that he just doesn't see?
The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind.
Yes and how many times must a man look up,
Before he can see the sky?
Yes and how many ears must one man have,
Before he can hear people cry?
Yes and how many deaths will it take till he knows
That too many people have died?
The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind"

23/10/07

A relatividade do dinheiro - Ângelo O Ochôa!


"O descalço de Évora,
roto, mas podre de rico,
chega, à tarde, ao Arcada;
logo o garçon o atira à rua;
mas o dono vai buscá-lo.
Ele, acomodando, exclama:
Senta-te, meu dinheiro."

O Poeta Ângelo O Ochôa, de uma forma muito simples, mas bastante incisiva, faz deste trecho da sua poesia contida no seu último livro, uma autêntica lição de vida, alertando-nos, para a ilusão do poder do dinheiro, apelando para tal, à personagem do descalço de Évora. E há tantos por aí, que parecem ser rotos por fora, mas são mais pobres é de espírito, escravos da avidez e do dinheiro, que acumulam não se sabe para quê! Vidas estúpidas de gente oca!

Ângelo O Ôchoa, o amigo de Amarante, da Poesia, da Filosofia e de Teixeira de Pascoaes!

Ricardo Quaresma, nomeado para melhor futebolista mundial!




Ricardo Quaresma, do F.C. Porto, entre os nomeados, para melhor jogador do Mundo!

«Ricardo Quaresma está entre os 50 nomeados para a «Bola de Ouro» 2007, troféu instituído pela revista «France Football» e que distingue, a partir deste ano, o melhor jogador do Mundo. O extremo do F.C. Porto, que se revelou decisivo para a conquista do Bicampeonato, é o único jogador a actuar no nosso país incluído na lista de candidatos. Os portugueses Deco (ex-Dragão) e Cristiano Ronaldo também estão indicados para o prémio.
Detentor de uma capacidade de passe e de remate notáveis e caracterizado pela sua habilidade para as trivelas, que já lhe valeram alguns golos e assistências memoráveis, o atleta vencedor de dois campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças Cândido Oliveira e uma Taça Intercontinental pelos Dragões será avaliado por um júri de 96 jornalistas mundiais, que atribuirão aos 50 nomeados uma classificação numa escala de 1 a 5.
O troféu será entregue, no dia 2 de Dezembro, ao jogador que somar maior número de pontos. Desempenho, talento, fair-play, carreira e personalidade são alguns dos pontos que contribuirão de forma decisiva para a eleição do vencedor da «Bota de Ouro», que no ano passado premiava apenas o melhor jogador a actuar nos campeonatos da Europa.
Autor de um sem-número de exibições fantásticas e detentor de um currículo já considerável, sobretudo para a sua idade (24 anos), Quaresma assume-se como um candidato de respeito à conquista da «Bola de Ouro». Os seis golos apontados e as 17 assistências assinadas na Liga 2006/07 são outros argumentos de peso para a votação ser favorável ao atleta que mais golos deu a marcar no campeonato português transacto.» in site F.C. Porto.

Excelente compilação de grandes momentos de Ricardo Quaresma!

Para mim, Ricardo Quaresma, é o melhor jogador Português que já vi jogar, assumindo, desde já, toda a subjectividade subjacente a esta afirmação. Claro que, há sempre a tendência a fazer comparações com outros jogadores, tomando cada qual o seu partido e muito justamente. Quanto a mim, aquelas trivelas, as fintas inimagináveis, os livres, os cantos, os cruzamentos, as assistências para golo, tudo isso que o Ricardo Quaresma, realiza de uma forma inigualável, são pura magia, servida em forma de futebol. Daí que considere a sua nomeação como candidato à "Bola de Ouro" seja muito justa, embora diga-se também que, sem qualquer hipóteses de vitória, que, quanto a mim, caberá ao Brasileiro Káka do A.C. Milan e muito justamente. Do Quaresma, o melhor elogio que lhe posso fazer, é que ele leva a equipa do F.C. Porto às costas, sempre muito marcado pelos adversários, às vezes implacavelmente e à margem da lei. Não tem uma equipa de craques a jogar para ele, mas de jogadores humildes e trabalhadores. A sua nomeação é plenamente merecida e justa, embora quanto a mim, peque por tardia! Ricardo Quaresma, o nosso Harry Potter, o mago da Dragão!

21/10/07

Amarante F.C. 2 vs Paredes 1 - Amarante imparável, na frente!










Algumas fotografias de mais uma bela tarde de futebol, no Municipal de Amarante!


Momento da festa do golo da vitória do Amarante, apontado por Brito, na sequência da conversão de uma grande penalidade!

O Amarante F. C. venceu mais um jogo, consolidando deste modo o seu brilhante primeiro lugar na série B, da terceira divisão nacional de futebol. O Paredes foi um forte adversário, dominando claramente a primeira parte da partida, embora o Amarante F.C. se tivesse adiantado no marcador, com mais um magnifico golo de Quim, um jogador fantástico. O Paredes poucos minutos depois restabeleceu a igualdade, colocando mais justiça no marcador. Na segunda parte, o Amarante F.C. subiu uns furos a sua produção futebolística, acabando por chegar ao golo, na sequência de uma jogada do jovem Marcos, acabado de entrar e que isolado, foi derrubado na grande área. Na conversão da grande penalidade, Brito marcou o golo da vitória, acabando por se fazer justiça no marcador. Grande Amarante F.C., este ano promete uma grande época! Uma palavra para os mais novos, "Os Gonçalinhos", que se exibiram no intervalo deste jogo, criando um ambiente de alegria e esperanças, muito especiais! Grande tarde de Domingo, de Sol, de bom futebol!

20/10/07

Avaliação dos Professores - mais dados!


Miguel Pinto

«Silêncios que comprometem

As grelhas de avaliação do desempenho docente, que o Ministério da Educação (ME) impôs aos professores, evidenciam uma preocupação de racionalidade técnica que deprecia a singularidade dos processos formativos. "Os professores revelam-se na acção, numa lógica de resolução de problemas, através de uma forte interacção com os pares e com os destinatários da acção educativa", como salienta Rui Canário (1). Se é na acção que o professor se forma, é na acção que o professor deve ser avaliado. A avaliação que o ME preconiza circunscreve a acção do professor a três aulas por ano, relegando para um plano risível a importância dos contextos na produção de práticas profissionais. Insistir numa avaliação de desempenho que se afasta dos contextos de prática é legitimar a falácia porque despreza o rigor e a utilidade do processo (e por falar em falta de rigor, ainda tenho presente o processo iníquo de selecção de professores "titulares"). Ora, é neste quadro que a avaliação de desempenho se mostra inexequível e não se vislumbram alternativas credíveis que atestem o saber fazer em acção que caracteriza a prática pedagógica. E a pergunta que se impõe é a seguinte: o que fazer para relevar os aspectos formativos da avaliação que se reflictam na melhoria real das práticas profissionais?Avanço com uma resposta provisória: há que olhar para a auto--avaliação como elemento central do aperfeiçoamento das práticas profissionais. Não se trata de evitar a prestação de contas, de um pretexto para camuflar práticas profissionais caducas. Trata-se de relevar o único instrumento capaz de levar um profissional a buscar o saber e o sentido desse saber. Direi que é necessário formar profissionais reflexivos, criativos e autónomos, que buscam a competência técnica mas que não dispensam a preparação cultural. É, por conseguinte, a montante das escolas, nas instituições de formação de professores que devem ser aferidos e controlados os pré-requisitos do processo de auto-avaliação. É na formação contínua que devem ser renovados esses processos. Isto significa que as instituições de formação inicial de professores não terminam a sua acção no momento em que cortam o cordão umbilical com os professores. Significa que devem acompanhar os professores do ensino não superior e aprender com as escolas dos ensinos Básico e Secundário. A formação inicial não pode dispensar as experiências escolares e o trabalho nas escolas sob pena de se constituir como um obstáculo à transformação das práticas nas escolas.Emerge deste olhar, que procura comprometer as instituições superiores e não superiores, um grande enigma: como justificar o silêncio das instituições superiores de formação de professores no período em que decorreu a discussão pública da avaliação do desempenho dos docentes? Não teriam estas instituições de participar na definição do perfil profissional que subjaz às grelhas de avaliação do desempenho docente?
(1) CANÁRIO, R. (2005). O que é a Escola? Porto: Porto Editora.» in Correio da Educação n.º 310.

«Rendimento familiar afecta sucesso escolar

Um estudo da Ofsted, a Inspecção escolar britânica, revela que o rendimento familiar tem um forte impacto no desempenho escolar dos alunos e na qualidade da escola que frequentam. Os jovens de estratos sociais mais baixos têm menos 50% de hipóteses do que os seus colegas mais abastados de concluir o Secundário com uma boa média.» in The Guardian

Aqui estão mais dois interessantes textos que nos devem fazer reflectir, com mais bases bem sustentadas, daquilo que se trata no novo modelo de avaliação dos professores, proposto pelos governantes tecnocratas, da nossa triste e envergonhada República! Vejam bem, na Inglaterra fazem estudos para provar à saciedade, tudo aquilo que os interessados pelo fenómeno da Educação, há muito sabiam; o meio condiciona o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem. Pois é, mas os políticos obcecados pelo défice económico, querem fazer tábua rasa disso. Para eles, sentados em confortáveis gabinetes, lá em Lisboa, é só traçar a régua e esquadro o mapa escolar de Portugal Continental e Ilhas. Fecha-se uma escola, despedem-se mais uns quantos professores, tudo para reduzir o défice... Não venham é dizer ao povo do Norte, no qual me incluo, que estas reformas são para melhorar o Sistema de Ensino Nacional; digam a verdade, sejam honestos, o objectivo é desmantelar uma das conquistas Republicanas e também, mais tarde de Abril, que é o Sistema Público de Ensino Português, o resto é conversa!

Outono estranho este, que mais parece a Primavera!










As flores e os frutos estão muito precoces e imponentes neste Outono estival! Aliás, isto é mais um Outono primaveril! As temperaturas máximas rondam os 27 graus, as mínimas é que começam a descer, mas não tanto como os valores normais, para esta época. Dias e noites muito bonitos, neste mês de Outono de 2007! Os quintais e jardins, estão com umas tonalidades muito peculiares, nestes belos dias outonais!

19/10/07

Vanessa Paradis - Voz doce e sexy!





Vanessa Paradis - "Joe le Taxi" - Azzuro 1988

Vanessa Paradis, a voz francesa, suave, melódica, sexy, ingénua e insinuante, que surge na década de 80! Linda língua a Francesa, a mais sensual, sem dúvida! A França é um país fabuloso e onde, como em nenhum outro, as mulheres são muito belas e sensuais. É aquela latinidade a fugir para o Norte, que dá esta mistura incrível!

Helena Magalhães, aluna da semana!



A Helena é eleita esta semana, como melhor aluna, mas poder-se-ia atribuir este prémio, quase todas as semanas, pois trata-se de uma aluna muito dedicada, cumpridora e extravasa uma grande sensibilidade e qualidades, artísticas, em suporte digital e tendo como ferramentas o computador e alguns programas de criação e tratamento de imagens. A Helena Magalhães, minha aluna do 12.º Ano, da disciplina de Aplicações Informáticas B, ainda vai ser uma grande designer gráfica, registem o meu palpite! Vejam o trabalho que ela está a desenvolver para a digna Instituição "Terra dos Homens", magnífico cartaz, arte em forma digital!

Desporto Futebol - Os verdadeiros cromos da bola!





O coiso, coiso e tal... é preciso ver!

Sou... sou... benfica....!??

Gato Fedorento - "Sporting vs Benfica"

adepto do benfica
Adepto do Benfica... coitado!

Adepto do Porto Campeão!


Estes é que são os verdadeiros cromos da bola e não só... também gostam muito da SuperBock, praticam bastante o desporto de levantamento de copos e sempre, muito bem dispostos!

18/10/07

Golo do Brasil, com a Arte e a Magia de Robinho!


Para quem como eu, gosta da magia do futebol espectáculo, este lance é digno de entrar numa antologia de futebol de excelência! Grande golo da Selecção do Brasil e do Robinho, que é um fenómeno do futebol actual, quer do Brasil, quer do Mundo!

Nirvana e o Mito de Kurt Cobain, mais um do Clube dos 27!




Nirvana, uma banda mítica!


Nirvana - "In Bloom"

NIRVANA - "Come As You Are"

Nirvana - "Smells like teen spirit"


Nirvana - "Sappy"

Nirvana - "Where Did You Sleep Last Night"-(Live)

Nirvana - "Lithium"

Nirvana - "Lake of Fire"

Nurvana - "Breed"

Nirvana - "All Apologies" -(unplugged)

Nirvana - "Rape Me live"


Nirvana Unplugged - "The Man Who Sold The World"

A Kurt Cobain Tribute!

«Nirvana (banda)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nirvana
Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl na Austrália, janeiro de 1992
Origem Aberdeen
País EUA
Período 1987 – 1994
Gênero(s) Grunge, Rock Alternativo
Gravadora(s) Sub Pop
DGC Records
Integrantes Kurt Cobain
Krist Novoselic
Dave Grohl
Ex-Integrantes Aaron Burckhard, Dale Crover, Jason Everman, Chad Channing, Dan Peters, Pat Smear, Greg Hokanson, Mike Dillard, Buzz Osborne, Dave Foster
Página oficial www.NirvanaClub.com
Nirvana foi uma banda de Grunge fundada no ano de 1987 em Aberdeen, Washington. A sua música foi inspirada no Punk Rock, no Rock Alternativo, no Hard Rock e foi chamada Grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder e vocalista, Kurt Cobain. Muitos críticos e historiadores aclamam a banda como sendo a mais representativa da década de 90.
O Nirvana vendeu mais de 50 milhões de álbuns no mundo todo.
Índice [esconder]
1 História
1.1 O Começo
1.2 "Bleach"
1.3 A era "Nevermind"
1.4 "Incesticide"
1.5 1993, tempo de "In Utero"
1.6 Acústico
1.7 Fim do Nirvana
2 Pós-Nirvana
3 Membros
3.1 Formação principal
3.2 Outros
4 Discografia
5 Bibliografia
6 Ver também
7 Samples
8 Ligações externas
[editar] História
[editar] O Começo
Em 1984, Kurt Cobain fortalece a amizade com um rapaz muito alto chamado Krist Anthony Novoselic. Os dois se conheciam de vista da escola e de ensaios dos Melvins (banda muito conhecida no cenário local). Mas começam a se entrosar quando tocam juntos em alguns ensaios sem compromisso. Mesmo assim, Novoselic não se empolgou imensamente com a idéia de participar de uma banda com Kurt.
Em maio de 1985, Kurt abandona a escola um mês antes de se formar. Em dezembro, Kurt finalmente leva em frente sua primeira banda e lhe dá o nome de Fecal Matter. Tocam com ele Dale Crover no baixo e Greg Hokanson na bateria. A primeira fita do Fecal Matter é registrada ainda naquele mês. Kurt e Crover viajam de Aberdeen a Seattle para usar o gravador de quatro canais de Mari, tia de Kurt. A banda iniciante também faz um pequeno show em Aberdeen, abrindo para os Melvins.
Em 1986, o Fecal Matter se desintegrava. Kurt continua brincando de rock em jams com vários colegas. Novoselic passa a ser um companheiro mais freqüente de ensaios, tocando seu baixo. O primeiro nome da banda é Stiff Woodies. Depois, para ganhar uns trocados em bares, eles atuam com o nome de The Sellouts, fazendo covers de Creedence Clearwater Revival. Kurt toca bateria, Novoselic toca guitarra e canta, e um certo Steve Newman assume o baixo.
Em janeiro de 1987, Aaron Burckhardt passa a ser o baterista fixo do trio que seguirá mudando de nome até 1988: Skid Row, Bliss, Throat Oyster, Pen Cap Chew e Windowpane. Em 17 de abril, com o nome de Skid Row, o trio toca ao vivo na rádio comunitária KAOS, na Evergreen State College, em Olympia. A apresentação se transforma na primeira fita demo da banda. Em outubro, Aaron sai da banda, que passa a ensaiar com Dale Crover, que integrava os Melvins. É uma solução breve, apenas para a gravação de uma fita demo decente em um verdadeiro estúdio. Em setembro, Kurt começa seu primeiro namoro firme com Tracy Marander. Ele vai morar com ela. De paixão, iam bem. Mas a falta de asseio e a ociosidade de Kurt começam a criar atritos.
Em 23 de janeiro de 1988, Cobain, Novoselic e Crover gravam no Reciprocal Studios, em Seattle, com o produtor Jack Endino, que abriu o local em 1986. O trio sem nome definido grava dez músicas em seis horas. Naquela noite, a banda se apresentaria com o nome de Ted Ed Fred em Tacoma, cidade vizinha. Em Fevereiro, Jonathan Poneman, da Sub Pop, ouve a fita demo depois de um toque de Jack Endino e gosta. Marca uma conversa com Kurt Cobain em um café em Seattle. Os dois acertam a gravação de um compacto. Em março, a banda escolhe seu nome definitivo, Nirvana, que é usado pela primeira vez num show em Tacoma, com Dave Foster na bateria. Ele logo seria dispensado. Em Maio, Chad Channing assume o posto de baterista definitivo. Em Junho, o Nirvana grava músicas para seu primeiro compacto pela Sub Pop. "Love Buzz/Big Cheese" saiu em novembro.
"Bleach"
O interesse por um álbum crescia, não só na banda, mas também nos funcionários da Sub Pop. As sessões finais de gravação para o disco de estreia da banda aconteceram em dezembro de 1988. Em Fevereiro de 1989, Jason Everman é escalado como segundo guitarrista da banda e faz sua estreia em um show na Universidade de Washington. Amigo de Chad Channing, Everman emprestou 600 dólares para pagar o tempo de estúdio das gravações de Bleach - a título de curiosidade, Jason nunca chegou a ser reembolsado. Embora não tocasse no disco, seu nome foi impresso na capa como membro da banda e segundo guitarrista. Em 15 de Junho, o trabalho é finalmente lançado pela Sub Pop.
Com o lançamento de Bleach, a banda realiza a sua primeira turnê pelos Estados Unidos - toca em cidades como Chicago, Filadélfia, Cincinnati, Nova York, e faz o último concerto da excursão em Denver, em 11 de Outubro. Durante a turnê, em Agosto, grava duas novas canções para seu EP Blew no Music Source Studios, em Seattle, com o produtor Steve Fisk. Naquela época, Jason Everman foi dispensado da banda.
De outubro a dezembro, o grupo voa em direção à Europa e faz a primeira turnê européia, junto com a banda Tad, também da Sub Pop. O interesse do continente pelo som de Seattle foi tanto, que antes mesmo do Nirvana lançar seu primeiro álbum, a Sub Pop lançava a coletânea Sub Pop 200, em dezembro de 1988, que contava com gravações das principais bandas do selo independente. O Nirvana contribuiu com a faixa "Spank Thru". Sub Pop 200 lançou o rótulo grunge e atraiu a atenção da imprensa musical britânica, que tratou de espalhar para o resto do mundo que uma cidade chuvosa dos Estados Unidos era a nova "salvação" do rock. Naquela turnê, o Nirvana tocou em lugares importantes como Alemanha, Holanda, Áustria, Suíça, Reino Unido, França e Itália. Ainda em dezembro, finalmente o EP Blew sai no Reino Unido pela gravadora Tupelo. Ao regressar para os EUA, Krist Novoselic se casa no dia 30 com Shelli, sua namorada desde março de 1985.
1990 chega e muita coisa foi feita naquele ano. Nos dias 02 e 03 de janeiro, a banda entra nos Reciprocal Studios com Jack Endino para gravar e mixar apenas uma música: "Sappy'". A gravação nunca foi lançada oficialmente - ela só seria refeita em 1993 e lançada como faixa secreta na coletânea de vários artistas No Alternative, sob o título mais conhecido de "Verse, Chorus, Verse".
De 02 a 06 de abril de 1990, a banda grava com o produtor Butch Vig nos Smart Studios em Madison, Wisconsin. Pelos planos, seria o começo do segundo álbum da banda para a Sub Pop. Quem indicou Vig e seu estúdio foi um dos donos da Sub Pop, Jonathan Poneman. Ainda em abril, Kurt e Tracy terminam o namoro. De maio a novembro, Kurt namora Tobi Vail, da banda Bikini Kill, após um ano de amizade. Ainda em maio, Chad Channing é dispensado da banda. Insatisfação e falta de empolgação por parte do baterista se juntaram à falta de pegada que os outros dois vinham sentindo.
Em 11 de julho, com a ajuda de Dan Peters, baterista do Mudhoney, a banda grava "Sliver" em um intervalo da banda Tad, nos Reciprocal Studios. Em menos de uma hora, o Nirvana liga seus instrumentos nos amplificadores do Tad, passa a música duas vezes, desliga tudo e libera o estúdio, antes da volta da outra banda. Cobain gravaria os vocais no dia 24 de julho.
De julho a setembro, Kurt e Novoselic estavam tão insatisfeitos com a falta de atenção e os métodos pouco cuidados da Sub Pop que enviam a fita demo feita em abril para várias gravadoras grandes. Muitas demonstram interesse, e a banda passa a estudar propostas.
Em setembro, o baterista David Eric Grohl fica sem banda com o fim do Scream, um grupo de hardcore punk baseado em Washington D.C., a capital dos EUA, do qual fazia parte. Como Cobain e Novoselic já tinham arregalado os olhos com Grohl em um show do Scream e conversado com ele, nada mais adequado que ele fizesse um "teste" para a vaga aberta. Grohl passa com louvor - com tanto louvor, que Cobain comenta com Novoselic que haviam acabado de encontrar "o melhor baterista do mundo".
Um novo compacto - "Sliver / Dive" é lançado em Setembro pela Sub Pop. Em 11 de outubro, Dave Grohl realiza seu primeiro show com o Nirvana, no Noth Shore Surf Club, em Olympia, Washington.
Naquele ano e até aquele concerto, a banda havia realizado cerca de trinta espectáculos pelos EUA. O dia 20 marca o retorno da banda à Europa para a realização de mais cinco shows, todos no Reino Unido. Chegando à Londres, a banda faz nova sessão para o programa do famoso radialista John Peel. O último concerto realizado no Reino Unido foi dia 27 de Outubro. Em Novembro, a banda já estava de volta à Seattle e assina contrato para ser empresariada pela firma Gold Mountain, que também administra a carreira do Sonic Youth e de outras grandes bandas mais comerciais.
[editar] A era "Nevermind"
1991 chega para entrar definitivamente na história da música como início de uma nova era do rock and roll. Em Janeiro, Kurt faz os primeiros esboços de sua canção mais famosa, "Smells Like Teen Spirit", que é tocada pela primeira vez em 17 de Abril em um concerto no OK Hotel, em Seattle.
Em 30 de Abril, após meses de negociação, a banda por fim assina contrato com o selo DGC, da gravadora Geffen, e recebe um adiantamento de 290 mil dólares. A Sub Pop leva uma indenização de 75 mil e garante para si uma pequena percentagem sobre as vendas dos dois primeiros álbuns dos Nirvana pela Geffen.
Entre Maio e Junho, a banda grava o segundo álbum de sua carreira (e o primeiro por uma gravadora grande), Nevermind. As sessões são nos Sound City Studios, em Van Nuys, Califórnia. O produtor é Butch Vig, baterista da banda Garbage, e o mesmo produtor das gravações feitas em Abril de 1990, que seriam para a Sub Pop. A mixagem final do disco fica com Andy Wallace. Apenas a faixa "Polly" não foi gravada nos Sound City Studios - foi gravada naquele Abril de 1990 no Smart Studios, em Wisconsin.
Entre Agosto e Setembro, a banda viaja novamente para a Europa para a realização de uma nova turnê européia abrindo para o Sonic Youth, e participa até do Reading Festival. Em 3 de Setembro, mais uma sessão é gravada no programa do radialista John Peel. No dia 10 do mesmo mês, o single de "Smells Like Teen Spirit" é lançado. E finalmente no dia 24, sai Nevermind, com primeira prensagem de 50 mil cópias.
Em 12 de Outubro, o vocalista Kurt Cobain e Courtney Love iniciam uma relação amorosa, após um show do Nirvana em Chicago. Ainda em Outubro, depois de um mês de lançamento, Nevermind chega a 500 mil cópias vendidas (um número que a Geffen previa atingir, com muita sorte, em um ano ou até mais) e alcançara a marca de disco de ouro (de acordo com os padrões da indústria musical dos Estados Unidos). Notando um aumento de pedidos, a emissora musical MTV decide exibir com maior frequência o clipe de "Smells Like Teen Spirit" ao longo de cada dia.
Em Novembro, após cinco meses subindo, Nevermind se coloca entre os dez primeiros na parada de álbuns da revista Billboard. Em 16 de novembro, é o nono. Na semana seguinte, pula para quarto lugar. Em dois meses nas lojas, o álbum chega a 1,2 milhões de cópias vendidas. De Novembro a Dezembro, mais uma turnê europeia é realizada.
Em 11 de Janeiro de 1992, depois do impulso das vendas de Natal, Nevermind conseguiu tirar Dangerous, do Michael Jackson, do topo das paradas. Após pouco mais de três meses, o álbum vendeu duas milhões de cópias (o equivalente a dois discos de platina). No mesmo dia em que tem a confirmação de que chegou ao topo dos tops, o Nirvana se apresenta ao vivo no mais famoso programa humorístico da TV norte-americana, o Saturday Night Live.
Em Março, Kurt exige renegociação da divisão de direitos autorais, alegando que compõe quase tudo de cada música da banda. Os outros membros do grupo ficam bastante contrariados e ressentidos e a banda fica bem perto de acabar. Mas o novo acordo acaba saindo. O que era dividido em três partes iguais passa a ser fracionado em 90% para Cobain e os 10% restantes para os outros dois.
Na primeira quinzena de Agosto o vocalista da banda Kurt Cobain é internado no hospital Cedars-Sinai de Los Angeles, para tratamento de desintoxicação, numa tentativa de se livrar do vício em heroína que o atormentava.
Em 18 de Agosto, nasce Frances Bean Cobain, filha de Kurt. Love dá à luz no mesmo hospital em que Kurt estava internado desde o começo do mês para se desintoxicar.
Em 09 de Setembro, a banda se apresenta ao vivo na cerimónia de entrega dos MTV Awards em Los Angeles. A emissora proíbe a banda de tocar uma música nova, "Rape Me", por conter a palavra "estupro". Já no palco, Kurt chega a tocar os primeiros acordes dela, no entanto acaba por mudar para "Lithium".
Em 11 de Setembro, sem ver o pai pessoalmente desde meados da década de 80, Kurt se encontra com Don Cobain nos camarins de um concerto dos Nirvana, no Coliseum de Seattle. Uma reunião fria e tensa. Kurt diz ao pai que não o odeia mais, e coloca isso na música "Serve the Servants", gravada no ano seguinte.
Nos dias 24 e 25 de Outubro, no estúdio Word of Mouth (novo nome dos Reciprocal Studios), em Seattle, a banda grava com o produtor Jack Endino as bases de músicas para o próximo álbum. Em 30 de Outubro, visita a América do Sul pela primeira vez e faz um show na Argentina, no estádio do Vélez Sarsfield, em Buenos Aires. A plateia de 50 mil pessoas, ansiosa por ver o Nirvana, vaiam o concerto de abertura da banda americana feminina Calamity Jane, convidada para a viagem. Quase como pequena vingança a banda na sua apresentação toca várias músicas desconhecidas e deixa o grande sucesso "Smells Like Teen Spirit" de fora. Esse concerto foi classificado por Novoselic como o "eterno ensaio".
[editar] "Incesticide"
Em 15 de Dezembro, é lançado o disco Incesticide pela DGC/Geffen, para encobrir a ausência de um álbum com músicas inéditas em 1992. O disco é uma coletânea de faixas lançadas em compacto ou registradas em fitas demo, desde os tempos da Sub Pop. Alcançou boas vendas e o anúncio do disco para a imprensa foi escrito pelo próprio Kurt Cobain.
[editar] 1993, tempo de "In Utero"
Janeiro de 1993 chega e a banda visita o Brasil. A banda faz dois shows no festival Hollywood Rock, o primeiro em São Paulo, no estádio do Morumbi no dia 16. Depois de uma apresentação totalmente inusitada para um público de mais de 100 mil pessoas, o maior da história da banda, Kurt Cobain e Courtney Love decidem curtir as loucuras da noite de São Paulo juntamente com o cantor punk brasileiro João Gordo e outros amigos. Gordo havia conhecido Dave Grohl anteriormente em um festival de música na Holanda e essa foi a chave para o cantor se enturmar com toda a banda. No dia 22, o Nirvana já estava no Rio de Janeiro e ensaia e grava algumas demos nos estúdios da BMG. O improviso "Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip" acabaria lançado como faixa-bônus nas versões não-americanas do álbum In Utero.
Dia 23 foi o dia do show na Praça da Apoteose do Sambódromo do Rio. Com um set-list imenso, o concerto começou com Sliver, Drain You e Breed na sequência, mas a meio da apresentação Kurt entusiasmou-se e durante a até então inédita Scentless Aprentice desceu do palco, cuspiu nas câmeras da Rede Globo que transmitia o evento e simulou masturbação diante delas. No fim do show, Cobain, visivelmente esgotado, saiu do palco engatinhando. Bandas como Alice in Chains, L7 e Red Hot Chili Peppers também tocaram no Hollywood Rock.
Courtney Love lembra que a última vez que viu Kurt sorrindo de verdade, foi enquanto estiveram no Brasil. O casal pulou de asa-delta, descobriu as bizarrices do centro de São Paulo, Kurt deu entrevistas para fanzines e pôde trocar de instrumentos durante o show na capital paulista (show que até hoje não é circulado na íntegra, e por isso é um dos mais procurados pelos fãs da banda), além do tradicional quebra-quebra de instrumentos promovido pelo vocalista, em um show completamente fora dos padrões. Apesar dessa informação de Courtney, Cobain sofria muito com a abstinência da heroína, pois no Brasil a droga não era facilmente encontrada.
De volta aos Estados Unidos, entre os dias 14 e 24 de Fevereiro sessões do álbum InUtero foram gravadas nos Pachyderm Studios, montados pelo produtor e músico Steve Albini em uma casa em Cannon Falls, um lugarejo de cerca de 3000 habitantes ao norte de Minneapolis, Minnesota.
Em 23 de Março, o vocalista da banda Kurt Cobain e sua esposa ganham o litigio que tinha com a justiça, que lhes restabelece a guarda da filha e libera o casal da obrigação de fazer testes de detecção de droga no sangue. De Abril a Maio, a partir de reportagens do jornal Chicago Tribune e da revista Newsweek, cria-se a polêminca de que a gravadora Geffen achou péssimo e pouco comercial o material de In Utero, gravado em Fevereiro com Albini. O próprio Albini faz afirmações de que a gravadora pressiona a banda a refazer as músicas ou, pelo menos, deixá-las mais "apresentáveis" ou profissionais. A banda faz um comunicado garantido que não sofre interferência artística da Geffen. Mesmo assim, "Heart-Shaped Box" e "All Apologies" são remixadas por Scott Litt, produtor que trabalhou com os R.E.M.
Entre Maio e Julho, Kurt e Courtney enfrentam alguns problemas de ordem pessoal. Em 02 de Maio Kurt sofre de uma overdose de heroína em sua casa em Seattle. Uma medicação de emergência aplicada por Courtney impede sua morte. Em 04 de Junho, Kurt é detido por três horas pela polícia de Seattle após uma briga caseira com a esposa. O pivô da discussão: as armas que Cobain tinha em casa. A discussão alerta a vizinhança, que chama a polícia. Kurt é acusado de agressão física a Courtney. Em 23 de Julho, Kurt sofre outra overdose, desta vez em um hotel em Nova York. Novamente os primeiros socorros de Courtney salvam a sua vida.
Finalmente, em Setembro, o álbum In Utero é lançado. No dia 14 o vinil estava nas lojas. A versão em CD só chegaria no dia 21. As cadeias de supermercados Wal-Mart e Kmart ameaçam não vender o disco por causa da música "Rape-Me" (Estupre-Me) e pelos fetos que aparecem na ilustração da contracapa. A banda e a Geffen providenciam uma versão mais "suavizada". Kurt concorda, e diz que faria as alterações sem maiores crises - "Quando criança, um dos poucos lugares que eu podia freqüentar era o Wal-Mart. Acredito que ainda hoje existem crianças que crescem assim. Quero que elas possam comprar meu disco", argumentou Cobain.
Com toda a expectativa dos fãs por um material novo do Nirvana, In Utero entra diretamente em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard. Alcança um milhão de cópias vendidas em dois meses nas lojas.
Em 25 de Setembro, Pat Smear (nascido em 1959, Pat foi ex-membro da banda de hardcore Germs durante o final da década de 70) estréia oficialmente como segundo guitarrista do Nirvana na apresentação ao vivo no programa de TV Saturday Night Live. Kurt e Courtney haviam desenvolvido grande amizade por Pat. Contudo, o principal motivo de Smear ter sido escalado como segundo guitarrista, foi devido a uma decisão do próprio Kurt, que àquela altura estava bastante focado em aprimorar seus vocais e se livrar um pouco do peso (nos dois sentidos) da guitarra em performances ao vivo. Em alguns shows, Kurt literalmente jogava a guitarra no chão e se mostrava um verdadeiro cantor - Cobain visivelmente gostava daquele diferente jeito de se apresentar.
[editar] Acústico
Em meados de 1993, a banda é convidada pela MTV para a realização de uma de suas principais apresentações, o famoso concerto acústico Unplugged. Alex Coletti, o idealizador do programa, realiza o convite, que é aceito pela banda sem fazer muito charme nem dificultar as negociações. O programa Unplugged surgiu em 1989 com uma idéia simples: artistas de renome que usam instrumentos elétricos tocando músicas com instrumentos acústicos, principalmente o violão. Com sua tempestuosa relação com a fama e o sucesso em grandes proporções, Kurt determinou um limite: nada de "grandes sucessos do Nirvana" no repertório. Nem mesmo usar a oportunidade para promover o recém-lançado In Utero. Cobain também fez questão de incluir covers que a banda nunca gravara antes. E não convidou nenhum astro, antes membros da banda anônima Meat Puppets, ao contrário do que se especulava na época - muitos acreditavam que Eddie Vedder, cantor do Pearl Jam, dividiria o palco com Kurt. Para a decoração do ambiente, Kurt quis algo simples e aconchegante. Pediu flores e velas. Coletti perguntou, meio brincando: "Como um velório?" - Kurt respondeu que sim.
Gostar, a MTV não gostou. Mas engoliu as "excentricidades de Kurt". Na noite de 18 de Novembro de 1993, depois de muito ensaiar, a banda entrou no palco montado nos estúdios da Sony, em Nova York, para gravar o MTV Unplugged in New York. Pat Smear, estava como segundo guitarrista, e os irmãos Curt e Chris Kirkwood, do Meat Puppets, subiram ao palco e tocaram três músicas para Kurt cantar.
O Unplugged foi um sucesso. Sendo exibido até a exaustão pela emissora, e sendo o Unplugged mais conhecido, a apresentação se tornou um clássico eternizado no mundo do rock.
[editar] Fim do Nirvana
Em 1994 a banda faz nova turnê pela Europa. Em 1º de março ocorre o último show do Nirvana. É no Terminal Einz em Munique, Alemanha. Cobain parece estafado, visivelmente com a voz desgastada, e ainda determina férias instantâneas. Shows marcados para os dias 2 e 3 são cancelados e, depois, adiados para abril, quando a turnê européia teria sua segunda parte. Cobain vai para Roma, Itália, para descansar e se encontrar com Courtney Love. Courtney chega a Roma no dia 3 e encontra Kurt no Hotel Excelsior. O casal passou várias semanas sem se ver. As expectativas de Kurt pelo reencontro levam um banho de água gelada quando Courtney diz que está exausta e quer dormir. Quando ela acorda na manhãzinha do dia 4, Kurt está no chão, com o nariz sangrando. Ele havia tomado champanhe e cerca de 50 pílulas do tranqüilizante Rohypnol. Kurt deixa uma carta de despedida com três folhas, caracterizando a tentativa de sucídio. Mas, oficialmente, o fato é divulgado como uma dose excessiva e acidental de medicamentos. Na carta, Kurt diz que Courtney não o ama mais, e que ele preferia morrer a passar por mais um divórcio (o primeiro foi o de seus pais). Internado no hospital Umberto I, Kurt sai do coma no dia 5 e é transferido para o American Hospital, também em Roma. Recebe alta no dia 8 e volta para os EUA no dia 12.
Em 18 de março, Courtney chama a polícia de Seattle porque Kurt se trancou em um quarto da casa com um revólver. Os policiais conversam com ele, que afirma querer apenas ficar longe da esposa. Quatro armas que Cobain tem na casa são confiscadas. No final do mês, o consumo de heroína de Cobain estava nitidamente descontrolado. Ele perambula pela cidade para comprar droga e se injetar. Traficantes começam a mandar Kurt se aplicar em outra freguesia, com medo que ele morra de overdose e cause suas prisões. Familiares e amigos de Kurt fazem uma reunião para pressioná-lo a deixar seu vício. A reação de Kurt é achar que todos passaram a seus seus inimigos e ele não tem mais ninguém no mundo. Mesmo assim, ele acaba concordando em se internar na Exodus, uma clínica de desintoxicação em Los Angeles. No dia 30 daquele mesmo mês, Kurt pede que seu amigo Dylan Carlson compre um revólver para ele, dizendo que a polícia confiscou suas armas e ele queria ter uma proteção contra invasores. Depois da compra, Cobain viaja de Seattle para Los Angeles e se interna na clínica.
Em 1º de abril, depois de dar um telefonema para Courtney Love, Cobain foge da clínica no começo da noite, escalando o muro. Pega um avião e volta para Seattle. Nos dias seguintes, circula sorrateiramente pela cidade comprando mais heroína e se drogando. Ninguém que tenta encontrá-lo consegue descobrir seu paradeiro. O dia 5 de abril, pelos exames dos legistas, é a data de suicídio de Kurt Cobain. Kurt injeta uma dose tão grande de heroína que já bastaria para causar sua morte. Mas completa o seu intento com a arma que Dylan Carlson comprara uma semana antes. Cobain se mata com um tiro na boca, no sótão de sua casa em Seattle. No dia 8 de abril, o corpo de Kurt é achado por um eletricista que faria uns serviços na casa, e o mundo toma conhecimento de sua morte. Um bilhete de adeus, mais curto que o escrito em Roma um mês antes, é encontrado ao lado do cadáver, e marca o fim de uma vida talentosa, porém problemática - como marca o fim de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.
[editar] Pós-Nirvana
Com o fim do Nirvana, cada um seguiu para um canto, mas Krist Novoselic e Dave Grohl seguiram próximos para defender os interesses do material gravado pela banda. Deram trato final à coletânea de vídeos Live! Tonight! Sold Out! (que Kurt já vinha preparando em seu último ano de vida) e organizaram em 1996 o álbum ao vivo From the Muddy Banks of the Wishkah. No ano de 2002, os músicos também participaram da concepção da coletânea Nirvana, que reúne a faixa até então inédita "You Know You're Right" e outras de sucesso da banda.
Uma caixa de CDs e DVD com uma grande seleção de músicas raras e inéditas acabou saindo em 2004 - With the Lights Out foi organizada pela facção Novoselic-Grohl depois de anos emperrada por Courtney Love.
Sobre carreiras, Dave Grohl gravou suas composições em 1995 para um projeto solo que virou a banda Foo Fighters, em que é guitarrista e vocalista. Pat Smear se juntou a Grohl nos primeiros anos da banda e retornou recentemente para a realização de alguns shows. O Foo Fighters não toca músicas do Nirvana, com exceção de "Marigold", de autoria do próprio Grohl, gravada pelo Nirvana e lançada no single de "Heart-Shaped Box".
Krist Novoselic demorou mais para sair da reclusão artística. Em 1997, lançou o álbum Sweet 75. O Sweet 75 era a dupla que Krist formara com a exótica cantora venezuelana Yva Las Vegas. Yva conseguiu a proeza de animar a festa de aniversário de Novoselic em maio de 1994, um mês depois da morte de Cobain. Mas o Sweet 75 acabou em 1998, por atritos pessoais. Krist passou a se dedicar mais a causas que envolvessem política e música. Em 2002 formou a banda Eyes Adrift, juntamente com o ex-baterista do Sublime, Bud Gaugh, e o guitarrista do Meat Puppets, Curt Kirkwood. A banda lançou um disco Eyes Adrif no mesmo ano e desintegrou-se pouco depois. Em 2004, Krist lançou o livro "Of Grunge and Government: Let's Fix this Broken Democracy!". Desde 2006, Krist voltou como baixista da banda Flipper. Realizou novas turnês com o grupo e atualmente a banda se prepara para o lançamento de um novo álbum.
[editar] Membros
[editar] Formação principal
Kurt Cobain - vocal e guitarra
Krist Novoselic - baixo
Dave Grohl - Bateria e backing vocals
[editar] Outros
Aaron Burckhard - bateria (1987)
Dale Crover - bateria (1987-1988, 1990)
Jason Everman - guitarra (1989)
Chad Channing - bateria (1988-1990)
Dan Peters - bateria (1990)
Pat Smear - guitarra (1993-1994)
Greg Hokanson - Bateria
Mike Dillard - Bateria
Buzz Osborne - Baixo
Dave Foster - Bateria
[editar] Discografia
Em estudio
Bleach (1989)
Nevermind (1991)
In Utero (1993)
Ao vivo
MTV Unplugged in New York (1994)
From the Muddy Banks of the Wishkah (1996)
Coletâneas
Incesticide (1992)
Singles (1996)
Nirvana (2002)
With The Lights Out (2004)
Sliver - The Best of The Box (2005)
EP´s & Singles
Love Buzz/Big Cheese (EP-1988)
Sliver/Dive (single-1990)
Here She Comes Now (single-1990)
Smells Like Teen Spirit (single-1991)
Hormoaning (EP-1992)
Come as You Are (single-1992)
Lithium (single-1992)
In Bloom (single-1992)
Oh, The Guilt!/Puss (single-1993)
Heart Shaped-Box (single-1993)
All Apologies/Rape Me (single-1993)
Pennyroyal Tea (single-1994)
Secretos:
Outcesticide I: In Memory of Kurt Cobain (1994)
Outcesticide II: The Needle & the Damage Done (1995)
Outcesticide III: The Final Solution (1995)
Outcesticide IV: Rape of the Vaults (1996)
Outcesticide V: Disintegration (1998)
Os Cd's secretos (Outcesticides de 1 a 5) foram feitos com músicas que não foram aceitas pelas gravadoras, músicas que ficaram de fora de álbuns, lados "B" e com outras versões de músicas normais, além de faixas ao vivo, incluido covers como "Baba O´Riley" do The Who, "The End", do The Doors, "The Money Will Roll Right In" do Fang, entre outras curiosidades.
[editar] Bibliografia
Come As You Are - The Story of Nirvana, de Michael Azerrad, Virgin Books, Reino Unido, 1996.
Heavier Than Heaven - A Biography of Kurt Cobain, de Charles R. Cross, Hyperion, EUA, 2001; Editora Globo, Brasil, 2001.
On the Road to Nirvana, de Gina Arnold, Pan Books, Reino Unido, 1995.
Fragmentos de uma Autobiografia, de Marcelo Orozco, Editora Conrad, Brasil, 2002.» in Wikipédia.

Grande música e grandes vídeos dos Nirvana, um dos meus grupos de Rock preferidos! E Kurt Cobain, mais um músico do Clube dos 27, o grupo dos que quiseram viver tudo muito depressa! A normalidade, não era para eles! A sua brilhante música, como aconteceu com muitos artistas de todas as áreas das artes, sobrevem de um enorme sofrimento individual! Kurt Cobain, ao menos agora, que descanses em Paz!

Mais informações sobre esta banda, os Nirvana, em:
http://www.nirvanaclub.com/index.php?sc=3

"Smells Like Teen Spirit
Nirvana
Composição: Kurt Cobain / Dave Grohl / Krist Novoselic

Load up on guns and bring your friends
It's fun to lose and to pretend
She's over bored and self assured
Oh, no, I know a dirty word

Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello...

With the lights out it's less dangerous
Here we are now entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now entertain us
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido
Yeah! Yay! Yay!

I'm worse at what I do best
And for this gift I feel blessed
Our little group has always been
And always will until the end

Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello...

With the lights out it's less dangerous
Here we are now entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now entertain us
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido
Yeah! Yay! Yay!

And I forget just why I taste
Oh yeah, I guess it makes me smile
I found it hard, it's hard to find
Oh well, whatever, nevermind

Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello...

With the lights out it's less dangerous
Here we are now entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now entertain us
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido

A denial - (9x)"
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