31/03/16

Amarante Infraestruturas - O Lar Padre Joaquim Pacheco, em Cepelos, foi inaugurado na passada segunda-feira de Páscoa, juntamente com o recolher da visita Pascal naquela localidade.



«Lar Padre Joaquim Pacheco, em Amarante, foi inaugurado na Páscoa
30/03/2016, 18:08

O Lar Padre Joaquim Pacheco, em Cepelos, foi inaugurado na passada segunda-feira de Páscoa, juntamente com o recolher da visita Pascal naquela localidade. O lar, que terá capacidade para 14 utentes, abriu oficialmente as portas com a bênção do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

O empreendimento resultou de uma candidatura conjunta da antiga Junta de Freguesia de Cepelos e do Centro Local de Animação e Promoção Rural de Amarante (CLAP) a Fundos Comunitários, gerida pela Dolmen.

Joaquim Pinheiro, presidente da União de freguesias de Amarante, lembrou, no seu discurso, as dificuldades e os apoios inerentes à obra.

“Foram muitos os obstáculos e dificuldades, as hesitações e os receios. Foi determinante o esforço financeiro da junta, o apoio extraordinário da Câmara Municipal de Amarante, o apoio da Fundação Manuel António da Mota, o apoio extremamente generoso da família Mota bem como a negociação e o ajuste da percentagem de financiamento do IFAP”, afirmou o presidente.

Joaquim Pinheiro enalteceu também a escolha do nome atribuído a este equipamento, por parte do anterior executivo da junta, em homenagem ao Padre Joaquim Pacheco, um homem que foi um marco na vida da população.

“Trata-se de um equipamento que nos enche de orgulho, não só porque representa uma das missões a que nos propusemos mas também porque recebe o nome de uma das pessoas que nos é muito querida, que tem servido a população de Amarante e de modo particular a paróquia da Madalena e de Cepelos. Não poderia estar mais de acordo com o anterior executivo e anterior Assembleia de Freguesia por, ao idealizarem este equipamento, terem decidido atribuir-lhe o nome do sacerdote que dedicou a sua vida a Amarante, o Padre Joaquim Pacheco”, congratulou-se o presidente da junta.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, da família Mota e de elementos do CLAP, entidade responsável pela dinamização do equipamento.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12340

Amarante Literatura - Na Fotobiografia "Na sombra de Pascoaes", de Maria José Teixeira de Vasconcelos, fala-se da proximidade de pascoais com Leonardo Coimbra...



«Leonardo Coimbra aparecia muitas vezes. Costumava hospedar-se na Casa de Tourago, na margem esquerda do Tâmega, mesmo em frente da casa de Pascoaes. Das respetivas varandas, faziam sinais um ao outro com toalhas brancas e assim combinavam os encontros, ora em Pascoaes, ora à beira-rio. Geralmente Leonardo Coimbra vinha acompanhado por um sobrinho das senhoras de Tourago - o engenheiro Ângelo Martins» in Na Sombra de Pascoaes, de Maria José Teixeira de Vasconcelos (Fotobiografia)

Amarante Juventude - Os jovens residentes, trabalhadores, estudantes em Amarante ou naturais do concelho, com idades entre os 14 e os 30, podem participar na nova edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), através de apresentação de propostas e votação.



«Orçamento Participativo Jovem de Amarante está de regresso
30/03/2016, 09:18

Os jovens residentes, trabalhadores, estudantes em Amarante ou naturais do concelho, com idades entre os 14 e os 30, podem participar na nova edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), através de apresentação de propostas e votação.

“Apresenta a tua candidatura e diz-nos o que farias com 15 mil euros” é o repto lançado. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 30 de abril.

Com o OPJ pretende-se “promover uma progressiva participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento municipal, em matéria de juventude” bem como “contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local”, divulgou a autarquia.

Os objetivos da iniciativa passam ainda por “incentivar o diálogo e interação entre eleitos; contribuir para a educação cívica; adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens e aumentar a transparência da atividade da autarquia”.

Hoje, dia 31 de março, pelas 16h00, haverá uma sessão de divulgação na Casa da Juventude.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12327

Sociedade e Política - O Meu Colega e Amigo, Professor Guilherme Koehler, interpela-nos com um excelente texto de Rafael Gambra Ciudad em “La propriedad: sus bases antropológicas”.



«Sobre a propriedade.

“Eliminar a propriedade privada é cortar definitivamente as bases económicas da família e também de outras muitas instituições que servem de contrapoderes ao Estado e tornam possível a liberdade política. 

Como escreveu Hilaire Belloc, “tal solução seria como pretender cortar os horrores de uma religião falsa com o ateísmo, os males de um matrimónio fracassado com o divórcio, ou as tristezas da vida com o suicídio”. 

Entregar toda a riqueza possível a um só administrador universal – o Estado – supõe o definitivo desenraizamento do homem, reduzindo-o à sua condição meramente individual. Supõe também romper todo vínculo espiritual com as coisas que deixarão assim de ser horizonte ou ambiente humano para se converterem em fonte indiferenciada de subsistência. 

Paradoxalmente o colectivismo potencializa ao máximo o individualismo e, através de um processo minucioso de massificação, elimina do coração humano toda a relação com o mundo à sua volta que não seja a cobiça, a revolta e a inveja".

Traduzido de “La propriedad: sus bases antropológicas” de Rafael Gambra Ciudad.» in https://www.facebook.com/groups/monastab/1031201733600294/?notif_t=group_activity&notif_id=1459424233643439

Mais sobre este e outros assuntos:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204392494811827&set=gm.1031201733600294&type=3&theater

30/03/16

Música Portuguesa - O Meu Colega e Amigo, Professor Paulo Sérgio Cerqueira, interpela-nos com uma produção multimédia original...

Amarante Fotografia - Exposição "A Criança Sob o Olhar de Eduardo Teixeira Pinto" no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues, em Vila Pouca de Aguiar, de 4 a 29 de abril.



«Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto

Exposição "A Criança Sob o Olhar de Eduardo Teixeira Pinto" no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues, em Vila Pouca de Aguiar, de 4 a 29 de abril.» in https://www.facebook.com/eduardoteixeirapinto/photos/a.341794845972540.1073741832.330393387112686/609962595822429/?type=3&theater


(Exposição: a criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto)

Desporto Futebol - Portugal 2 vs Bélgica 1 - A Seleção Nacional recuperou sinais positivos ao derrotar uma Bélgica que, mesmo privada de várias figuras, reúne um grupo valioso para encarar a presença no Euro2016.



«Portugal-Bélgica, 2-1 (crónica)

O mesmo palco, outro conforto

A Seleção Nacional recuperou sinais positivos ao derrotar uma Bélgica que, mesmo privada de várias figuras, reúne um grupo valioso para encarar a presença no Euro2016.

O resultado é secundário, até pelas circunstâncias que envolveram o jogo, mas a exibição lusa, sobretudo na primeira parte, permite relativizar muitos dos problemas surgidos frente à Bulgária, também em Leiria.

Veja quem jogou e confira aqui o ao minuto do jogo

No fundo, o jogo com a Bélgica permitiu reforçar a ideia de que em jogos contra adversários de valor idêntico ou até superior, o modelo de jogo que Fernando Santos tem implementado mostra-se mais confortável. A diferença não esteve apenas na eficácia.

Courtois a brilhar cedo

A Bélgica até entrou a tentar pegar no jogo, mas aos 13 minutos já Courtois tinha feito o suficiente para ser uma das figuras do encontro. Fantástico o guarda-redes belga, primeiro com uma dupla intervenção a remates de João Mário e Adrien, mas sobretudo a negar os golos a Nani e Cristiano Ronaldo (13m), com o cabeceamento do capitão português desviado ainda para a trave.

Mas dinâmico e fluído, com espaço para desequilibrar, o ataque português lá levou a melhor. André Gomes serviu Nani para o primeiro golo do encontro (20m) e João Mário cruzou milimetricamente para Ronaldo voltar a festejar pela equipa das quinas, nove meses e meio depois (40m).

Pelo meio a seleção portuguesa ainda criou mais duas ocasiões em contra-ataque, enquanto que a Bélgica só incomodou Rui Patrício uma vez, com um remate de Mertens (37m).

Quebra no banco

Iniciada ao intervalo com Renato Sanches e Bernardo Silva, a corrente de substituições acabou por amarrar a exibição lusa, que caiu consideravelmente na segunda parte. Nani e Cristiano Ronaldo saíram ao minuto 61 e logo a seguir a Bélgica chegou ao golo numa combinação de irmãos: Jordan Lukaku cruzou da esquerda para Romelu aparecer entre os centrais lusos a cabecear.

O empate esteve próximo ao minuto 81, com um remate de Naingollan que saiu bem perto do poste da baliza de Rui Patrício, que já antes tinha sido testado pelo médio belga na sequência de um livre.

Ricardo Quaresma teve depois uma excelente ocasião para marcar, mas o remate de trivela saiu muito torto, confirmando o desacerto luso na etapa complementar, extensível a Éder e a todos os elementos que saíram do banco mas sentiram dificuldades para entrar verdadeiramente no jogo.» in http://www.maisfutebol.iol.pt/selecao/fernando-santos/portugal-belgica-2-1-cronica


(Portugal 2 x 1 Bélgica - Gols & Melhores Momentos - 29/03/2016 HD)

29/03/16

Amarante GNR - Nesta semana de 28 de março a 3 de abril, o Comando Territorial do Porto, reforçado pelo Pelotão do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) de Baltar, vai realizar diversas ações de sensibilização junto das populações de Loivos do Monte e Ovil, do concelho de Baião; de Vila Boa do Bispo e Avessadas, no concelho do Marco Canaveses; e de Vila Caiz, Salvador do Monte, Gouveia e São Simão, no concelho de Amarante.



«GNR fiscaliza limpeza de terrenos em Baião, Marco e Amarante
29/03/2016, 12:24

Nesta semana de 28 de março a 3 de abril, o Comando Territorial do Porto, reforçado pelo Pelotão do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) de Baltar, vai realizar diversas ações de sensibilização junto das populações de Loivos do Monte e Ovil, do concelho de Baião; de Vila Boa do Bispo e Avessadas, no concelho do Marco Canaveses; e de Vila Caiz, Salvador do Monte, Gouveia e São Simão, no concelho de Amarante.

Estas ações desenvolvem-se no âmbito da Operação Floresta Protegida e têm como objetivo “alertar para a importância de procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o uso do fogo, limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível, consciencializando, assim, para a problemática da defesa da floresta contra incêndios, e de incentivo às boas práticas e ao respeito pela natureza, salvaguardando também aí a sustentabilidade e o futuro da nossa floresta”, comunicou a GNR.

Os militares vão ainda realizar “ações de identificação de situações de incumprimento relativo à gestão de combustíveis, com o intuito de reduzir o número de ocorrências e minimizar o risco de incêndio florestal, procedendo, numa fase posterior, a ações de fiscalização”.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/3/noticia/12329?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Amarante Desporto - Nos próximos três dias, entre 30 de março e 1 de abril, Amarante acolhe o III Torneio de Andebol Cidade de Amarante, Amadeo Cup 2016, organizado pela secção de Andebol da ADA – Associação Desportiva de Amarante com o apoio da autarquia, juntas de freguesia e agrupamentos de escolas locais.



«Amadeo Cup 2016: Minis e Infantis vão disputar o III Torneio de Andebol Cidade de Amarante

Nos próximos três dias, entre 30 de março e 1 de abril, Amarante acolhe o III Torneio de Andebol Cidade de Amarante, Amadeo Cup 2016, organizado pela secção de Andebol da ADA – Associação Desportiva de Amarante com o apoio da autarquia, juntas de freguesia e agrupamentos de escolas locais. A prova destina-se aos escalões masculinos e femininos de minis e infantis.

O Pavilhão Municipal de Amarante, o Pavilhão E.B. 2 e 3 de Amarante e o Pavilhão Municipal de Vila Caiz são o palco do torneio que conta com jovens de diversos clubes de toda a zona norte do país. Estarão presentes as equipas da A.D.A bem como AD Godim (Régua), CCR Fermentões (Guimarães), CA Povoa Varzim, CD Rio Tinto, SVR Benfica (Vila Real), Beca (Celorico de Basto), CD Palmilheira (Porto), ARC Alpendorada e SC Espinho.

O torneio terá as suas finais ao longo da tarde do dia 1, decorrendo pelas 18h00 a cerimónia de entrega de prémios no Pavilhão Municipal de Amarante.

O próximo evento ACD é já a 1 e 2 de abril. Mais uma organização da Associação Desportiva de Amarante que promove, desta feita, o I Congresso Científico de Andebol de Amarante.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/5/noticia/12328?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Música Portuguesa - Agir ou AGIR, (sendo que se lê à mesma "Agir" ou "Ágir"), - Anteriormente também conhecido por Agir&err), nome artístico de Bernardo Correia Ribeiro de Carvalho Costa, é um cantor, compositor e produtor português, nascido a 18 de Março de 1988, é filho do também cantor Paulo de Carvalho e da actriz Helena Isabel.


AGIR - "COMO ELA É BELA" - (VIDEO OFICIAL)


Agir - "Como ela é bela" - (Letra) 


Agir - "Como ela é bela" - (Letra) 



«Biografia

Agir. ou AGIR, (sendo que se lê à mesma "Agir" ou "Ágir"), - anteriormente também conhecido por Agir&err), nome artístico de Bernardo Correia Ribeiro de Carvalho Costa, é um cantor, compositor e produtor português. Nascido a 18 de Março de 1988, é filho do também cantor Paulo de Carvalho e da actriz Helena Isabel.

Começou a gravar as suas próprias músicas apenas com 12 anos de idade. Até ao lançamento do seu primeiro álbum, as músicas eram disponibilizadas gratuitamente através do serviço YouTube.

Trabalhou também durante um ano na discoteca Absolut, onde os seus concertos eram à base de DJ.

Com o projecto TribUrbana, constituído pelo próprio e Milene Candeias, participou no Festival RTP da Canção 2007 com o tema “Dá-me a Lua”, classificando-se na 4º posição.
Em 2008 participou no álbum “Do Amor” de Paulo de Carvalho no tema "O meu mundo", co-escrito por si.

No dia 29 de Julho de 2010 lança o seu primeiro álbum intitulado "Agir", que esgota em algumas lojas em apenas dois dias e onde domina a sonoridade Dancehall.

Em 2013 lança o EP "Alma Gémea - The Soul Sessions Experience", com inspirações soul e de onde é extraído o tema "Alma Gémea".

Em 2014 lança a mixtape "#AGiRISCOMING", de onde são extraídos os temas "Quando Não Estás", "Deixa-te de Merdas" (que no vídeo ganha uma participação do rapper Regula) e "Esconder", com Jimmy P.

Em 2015 lança o seu 2º álbum, "Leva-me a Sério", de onde são extraídos os singles "Tempo É Dinheiro", "Parte-me o Pescoço" - que se torna no maior êxito de Agir - e "Como Ela Bela", cujo vídeo pode ser visto em 360º. 

"Leva-me a Sério" chega ao nº 2 do top português de álbuns, sendo barrado do nº 1 por "Uma Questão de Princípio", dos D.A.M.A.. O 2º álbum de Agir fica sempre posicionado no top 30 desde a semana em que foi lançado até, pelo menos, à 8ª semana de 2016. É até essa data, pelo menos, que passa 31 semanas dentro do top 20 e 13 semanas dentro do top 10.

É também em 2015 que vence o prémio Best Portuguese Act, dos MTV Europe Music Awards 2015, ganhando a Carlão, D.A.M.A., Richie Campbell e Carolina Deslandes (com que, de resto, colaborou vocalmente no tema "Mountains", de 2014).» in http://www.last.fm/pt/music/AGIR/+wiki


"Como Ela É Bela

Ai como ela é bela, bela demais
E eu só tenho pena
De já não saber como ela vai
Quando dei por mim alguém viu em ti
Algo que eu não vi e então perdi
E eu só espero que, sejas feliz
Já que te levaram de mim, de mim

Fiquei a saber que uma carta não chega
Há muito mais a dizer
Pois quem não sente esquece
E acabei por ver, que por mais que escreva
Há muito mais a viver
Com quem só te merece
E eu não te dei atenção e deixei-te escapar
Por entre os dedos com os teus segredos
E uma história por acabar

Ai como ela é bela, bela demais
E eu só tenho pena
De já não saber como ela vai
Quando dei por mim alguém viu em ti
Algo que eu não vi e então perdi
E eu só espero que, sejas feliz
Já que te levaram pra longe
No bater de asas, para uma vida melhor

Longe da loucura
Para onde o mundo já sabe de cor
O quanto és bela, bela demais
E eu só tenho pena
De já não saber como vais
Quando dei por mim alguém viu em ti
Algo que eu não vi e então perdi
E eu só espero que, sejas feliz
E que um dia ainda voltes pra mim"

Link: http://www.vagalume.com.br/agir/como-ela-e-bela.html#ixzz44Iv0mUKL

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Iker Casillas somou este domingo a sua 166.ª internacionalização pela principal selecção de Espanha, superando assim o recorde europeu do letão Vitālijs Astafjevs, que já terminou a carreira.



«CASILLAS BATE RECORDE EUROPEU DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Guarda-redes foi titular da Espanha no particular frente à Roménia (0-0), em Cluj.

Iker Casillas somou este domingo a sua 166.ª internacionalização pela principal selecção de Espanha, superando assim o recorde europeu do letão Vitālijs Astafjevs, que já terminou a carreira. O feito do guarda-redes foi obtido este domingo, frente à Roménia, em jogo particular disputado na Arena de Cluj e que terminou sem golos - foi a 101.ª vez que Casillas manteve a baliza de Espanha inviolada. Há apenas cinco futebolistas em todo o mundo com mais internacionalizações A: Ahmed Hassan (Egito, 184), Mohamed Al-Deayea (Arábia Saudita, 178), Claudio Suárez (México, 177), Hossam Hassan (Egito, 169) e Iván Hurtado (Equador, 168).

No que toca a selecções A, o número 12 do FC Porto tem o recorde absoluto de convocatórias (204), jogos (166), minutos jogados (13.230) e vitórias (120). É o único capitão da história do futebol mundial que levantou, de forma consecutiva, dois Europeus e um Mundial e que jogou oito fases finais consecutivas dessas duas competições (2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014), sendo apenas superado pelo alemão Lothar Matthäus, que participou em cinco Campeonatos do Mundo e quatro Campeonatos da Europa. A confirmar-se a presença no Europeu de 2016, em França, será a quinta de Casillas na fase final da prova, depois de ter capitaneado o seu país nos triunfos de 2008 e 2012.

Quanto à partida em Cluj, Casillas foi um dos melhores em campo, tendo efetuado duas defesas de grande nível, aos 28 e 33 minutos, a remates de Stanciu.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/casillas-bate-recorde-europeu-de-internacionalizacoes.aspx

F.C. do Porto Bilhar - O FC Porto somou na noite desta segunda-feira mais uma vitória, a oitava em outras tantas jornadas da zona norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas; desta vez bateu o Dragon Force por 4-0.



«BILHAR: DRAGÕES SEGUEM INVICTOS NO CAMPEONATO

Vitória por 4-0 sobre o Dragon Force na oitava jornada da zona norte.

O FC Porto somou na noite desta segunda-feira mais uma vitória, a oitava em outras tantas jornadas da zona norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Desta vez bateu o Dragon Force por 4-0, o que lhe permite continuar líder da tabela com 24 pontos, mais três do que o Leixões A.

No primeiro jogo quie decorreu na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, Rui Manuel Costa começou por vencer José Miguel Soares (40-34); no segundo, João Ferreira (na foto) levou a melhor sobre Ricardo Pinto (40-19); no terceiro, Manuel Santos Oliveira derrotou Manuel de Sousa (40-28); e no último, Fernando Cunha bateu Hugo Costa (40-34).

Na próxima jornada, marcada para a próxima segunda-feira, às 21h30, o FC Porto recebe a equipa A do Norton de Matos na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/bilhar-dragon-force-fcporto-cn-8aj.aspx

Mundo Animal - Thomas Kokta esperou mais de 11 dias numa situação climática extrema – até -55ºC e ventos fortes – para que dois ursos polares bebés deixassem pela primeira vez a toca e brincassem com a neve – e a sua mãe.



«O MOMENTO EM QUE DOIS URSOS POLARES BEBÉS SAEM DA TOCA PELA PRIMEIRA VEZ

Thomas Kokta esperou mais de 11 dias numa situação climática extrema – até -55ºC e ventos fortes – para que dois ursos polares bebés deixassem pela primeira vez a toca e brincassem com a neve – e a sua mãe.

Natural de Hagen, na Alemanha, o fotógrafo encontrou os ursos no Wapusk National Park, no Canadá, conhecido por proteger uma das maiores áreas – das conhecidas – ligadas à reprodução e maternidade de ursos polares.

Nos primeiros minutos, os ursos bebés – com dois meses – brincaram com a neve e aclimatizaram-se à vida fora da toca, saltando por cima do outro. “É raro presenciar uma urso polar mãe e os seus filhotes durante os primeiros meses [de vida destes]”, explicou Thomas ao Mail Online.

“Estes bebés têm apenas dois meses e, para eles, tudo é novo. Primeiro, eles permaneceram bem perto da mãe. Aos poucos e poucos, foram aventurando-se sozinhos e brincaram com os galhos das árvores e a neve. Mas voltavam sempre para ela, brincando com as suas grandes patas”, conclui o fotógrafo, que vive nos Estados Unidos e admite adorar o frio e a neve.» in http://greensavers.sapo.pt/2016/03/28/o-momento-em-que-dois-ursos-polares-bebes-saem-da-toca-pela-primeira-vez-com-fotos/


(A beleza do Urso-Polar. The Bear Polar.)

28/03/16

F.C. do Porto Basquetebol: Basquete de Barcelos 57 vs F.C. do Porto 93 - Dragões venceram minhotos por números esclarecedores, em encontro da 5.ª jornada da 2.ª fase da Liga.



«PEDRO BASTOS FOI “BOMBARDEIRO” NA VITÓRIA EM BARCELOS

Dragões venceram minhotos por esclarecedores 93-57, em encontro da 5.ª jornada da 2.ª fase da Liga.

O FC Porto venceu este sábado de forma categórica no pavilhão do Basquete de Barcelos, por 93-57, em encontro da quinta jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões - que se mantêm na segunda posição, com 26 pontos, a dois do líder Benfica - foram quase sempre superiores ao longo da partida, com a exceção de alguns minutos de pouca concentração no segundo período. Para bater um adversário combativo e que já tinha causado grandes problemas aos azuis e brancos, nomeadamente na partida da primeira fase em Barcelos, os portistas contaram com a inspiração do seu melhor marcador, Pedro Bastos, autor de 18 pontos e de seis triplos em sete tentativas. Da análise da estatísica, sobressai também o domínio das tabelas (46 ressaltos, 16 deles ofensivos, face a 23 do Barcelos), os roubos de bola (14) e o elevado número de pontos em contra-ataque (34).

O FC Porto - sem Miguel Queiroz, lesionado - terminou o primeiro período com uma vantagem de nove pontos, mas o jogo esteve equilibrado até aos últimos três minutos, quando se registava um empate (17-17). Depois, os Dragões arrancaram um parcial de 10-1 e prolongaram o bom momento no início do segundo período, em que chegaram a ter uma vantagem de 16 pontos. Porém, os barcelenses responderam com um parcial de 10-0 e estiveram a curtos seis pontos de distância dos azuis e brancos (30-36). Na segunda metade do segundo período, os portistas voltaram a afastar-se, com um grande contributo de Pedro Bastos, que converteu quatro triplos em cinco tentativas na primeira parte. Ao intervalo, a vantagem do FC Porto era de 12 pontos (36-48)

O espetáculo de Pedro Bastos continuou no início do terceiro período, com mais dois triplos, a levarem o resultado para 39-60 com três minutos decorridos, o que praticamente encerrou a discussão do resultado. O encontro estava na mão dos Dragões, que entraram nos últimos dez minutos com uma confortável vantagem de 23 pontos (46-69), o que permitiu a Moncho López dar minutos a todos os jogadores e atirar para trás das costas o desaire com a Ovarense, na meia-final da Taça de Portugal.

FICHA DE JOGO

BASQUETE DE BARCELOS-FC PORTO, 57-93
Liga Portuguesa de Basquetebol, segunda fase, quinta jornada
26 de março de 2016
Pavilhão da Escola Secundária de Barcelos

Árbitros: Fernando Rocha, Sérgio Silva e Pedro Maia

BASQUETE DE BARCELOS: Andrew Ferry (19), Dejan Pejic (3), João Grosso (4), Igor Dukovic (4) e João Torrie (17)
Jogaram ainda: Nuno Pedroso (7), João Ribeiro (3), Bártolo Dias, Filipe Rodrigues e Pedro Dias
Treinador: João Tiago

FC PORTO: Troy DeVries (11), Brad Tinsley (15), Nick Washburn (16), André Bessa (5) e António Monteiro (8)
Jogaram ainda: José Silva (8), Diogo Araújo, Albert Fontet (5), Pedro Bastos (18), Ferrán Ventura (4), Arnette Hallman e João Gallina (3)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 37-31
Parciais: 18-27, 18-21, 10-21, 11-24.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/basquetebol-bc-barcelos-fc-porto-liga-portuguesa-segunda-fase.aspx

F.C. do Porto Sub 17 Futebol - F.C. do Porto 3 vs Palmeiras 1 - O FC Porto conquistou esta segunda-feira a 32.ª edição do Torneio Internacional da Real Sociedad, ao bater na final o Palmeiras, por 3-1, com golos de Leandro Cardoso, aos 34 e 55 minutos, um autogolo de Klaidher, aos 58, e Gabriel Barbosa a reduzir para os brasileiros, aos 74.



«SUB-17 CONQUISTAM TORNEIO INTERNACIONAL DA REAL SOCIEDAD

Vitória na final por 3-1 frente ao Palmeiras, com um “bis” de Leandro Cardoso.

O FC Porto conquistou esta segunda-feira a 32.ª edição do Torneio Internacional da Real Sociedad, ao bater na final o Palmeiras, por 3-1, com golos de Leandro Cardoso (na foto), aos 34 e 55 minutos, um autogolo de Klaidher, aos 58, e Gabriel Barbosa a reduzir para os brasileiros, aos 74. No final, a festa foi azul e branca no Campo José Luis Orbegozo do Complexo Desportivo de Zubieta, em San Sebastián, após um percurso com três vitórias (uma delas frente à equipa da casa, por 1-0) e um empate. Leandro Cardoso foi o melhor marcador do torneio, com três golos, e o médio João Lameira considerado o melhor jogador.

Os Dragões abriram o marcador aos 34 minutos, com um remate de primeira de Leandro Cardoso, após um livre na esquerda, desviado de cabeça ao segundo poste e concretizado no coração da área pelo avançado. Leandro Cardoso bisou aos 55, na sequência de um rápido contra-ataque, aproveitando uma falha da defesa do Palmeiras. O 3-0 chegou aos
58, depois de um novo contra-ataque, em que o defesa palmeirense Klaidher desviou a bola para a própria baliza, na tentativa de cortar um cruzamento de Romário Báro. Gabriel Barbosa, de penálti, a sete minutos do fim, estabeleceu o resultado final.

Em declarações ao www.fcporto.pt, o treinador Bino sublinhou a importância da "boa resposta" dos jovens perante adversários de alto nível, para além da vitória final que os Dragões procuram "sempre" nestas provas. "Foi uma participação muito positiva, até pela qualidade das equipas e intensidade dos quatro jogos que fizemos. Não é todos os dias que temos jogos tão competitivos. A prestação na final foi muito boa, apesar do cansaço acumulado e de, na parte final, não termos tido o mesmo discernimento. Estivemos sempre bem posicionados e os jogadores mostraram muita qualidade e que sabiam o que estavam a fazer. Fizeram os golos nas alturas importantes e a vitória assenta-nos muito bem".

A equipa do FC Porto alinhou com Ricardo Silva, Kakuba, Tiago Cavadas, Diogo Leite, Diogo Bessa, João Lameira, Afonso Sousa (Romário Báro, 49m), Paulo Estrela (cap.), Leandro Cardoso (Jorge Teixeira, 62m), Lamba (Fábio Borges, 49m) e Hélder Silva(Antunes, 62m). Afonso Sousa viu cartão amarelo aos 30 minutos.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/futebol-sub-17-fc-porto-final-torneio-real-sociedad.aspx

Mundo - Conhecida várias décadas por Birmânia e, actualmente, por Myanmar, esta nação asiática tem algumas das paisagens mais deslumbrantes do continente e uma das mais ricas culturas e histórias: existem mais de 2.000 templos, muitos deles com relíquias com enorme significado histórico.



«A BELEZA ENFEITIÇADA DE MYANMAR

Conhecida várias décadas por Birmânia e, actualmente, por Myanmar, esta nação asiática tem algumas das paisagens mais deslumbrantes do continente e uma das mais ricas culturas e histórias: existem mais de 2.000 templos, muitos deles com relíquias com enorme significado histórico.

O fotógrafo Andrei Duman viajou pelo país e explorou-o até às entranhas, das ruínas esquecidas até ao ambiente e ecossistemas altamente preservados, fruto também do lento crescimento económico do país.

As fotografias de Duman mostram um país misterioso, pouco conhecido e quase enfeitiçado. De acordo com o fotógrafo, a beleza e tranquilidade de Myanmar foram surpreendentes, com templos e elevarem-se do nada, atrás do nevoeiro, e edifícios dourados iluminados pelos primeiros raios de sol da manhã.

O templo de Mingun era um dos monumentos que Duman não queria perder – e não ficou desapontado quando lá chegou. “O templo estava à distância de uma longa viagem de avião e uma viagem de barco logo pela manhã. O timing da minha fotografia foi importante para ter a iluminação certa num dos lados do templo”, explicou o fotógrafo ao Mail Online.

“Por acaso, alguns monges estavam a chegar do mercado e consegui uma oportunidade de ouro para tornar a fotografia mais autêntica”, concluiu.» in http://greensavers.sapo.pt/2016/03/27/a-beleza-enfeiticada-de-myanmar-com-fotos/


Myanmar (Burma) - trip 2016 - (HD)


MYANMAR - (Documentary, Discovery, History)


Trip to Myanmar (Burma), 2014 Part II in Full HD, Bagan, Mandalay in Full HD

Amarante Rampa Alta - Retratos de uma Páscoa urbana que começa a ter mais carros do que pessoas, a deambular atrás do Compasso...

27/03/16

Amarante Poesia - Neste dia, em que me lembro do dia de Páscoa em miúdo, onde ainda havia alguma magia, nada como recordar o Poeta de Gatão, Teixeira de Pascoaes em: "Páscoa na Aldeia"



"PÁSCOA NA ALDEIA

Minha aldeia na Páscoa...
Infância, mês de Abril!
Manhã primaveril!
A velha igreja.
Entre as árvores alveja,
Alegre e rumorosa
De povo, luzes, flores...
E, na penumbra dos altares cor-de-rosa .
Rasgados pelo sol os negros véus.
Parece até sorrir a Virgem-Mãe das Dores.
Ressurreição de Deus! (...)
Em pleno azul, erguida
Entre a verde folhagem das uveiras.
Rebrilha a cruz de prata florescida...
Na igreja antiga a rir seu branco riso de cal.
Ébrias de cor, tremulam as bandeiras...
Vede! Jesus lá vai, ao sol de Portugal!
Ei-lo que entra contente nos casais;
E, com amor, visita as rústicas choupanas.
É ele, esse que trouxe aos míseros mortais
As grandes alegrias sobre-humanas.
Lá vai, lá vai, por íngremes caminhos!
Linda manhã, canções de passarinhos!
A campainha toca: Aleluia! Aleluia! (...)
Velhos trabalhadores, por quem sofreu Jesus.
E mães, acalentando os filhos no regaço.
Esperam o COMPASSO...
E, ajoelhando com séria devoção.
Beijam os pés da Cruz."

Teixeira de Pascoaes

25/03/16

Amarante Poesia - O Poeta amarantino, Teixeira de Pascoaes, interpela-nos com a coletânea de poesias intitulada "Sempre" e onde define poeticamente, o choro...



«Que é chorar?
É ver o sol, lágrima de oiro,
Pela face de Deus a deslizar.»

(Teixeira de Pascoaes)

Espaço - Um novo estudo financiado pela NASA mostra que há três mil milhões de anos a Lua mudou o seu eixo de rotação em cerca de cinco graus, o que alterou a face visível a partir da Terra.



«A Lua mudou de eixo e os vulcões podem ter sido uma das causas

Um novo estudo financiado pela NASA mostra que há três mil milhões de anos a Lua mudou o seu eixo de rotação em cerca de cinco graus, o que alterou a face visível a partir da Terra.

O estudo recorreu à análise do gelo polar e foi publicado na revista Nature, com os investigadores a mostrarem que a partir da Terra não se viu sempre a mesma face da Lua que agora é apresentada aos observadores.

A investigação envolveu várias instituições no âmbito do instituto de exploração do sistema solar da NASA (SSERVI) em Silicon Valley, e baseou-se na análise de dados de várias missões da NASA e da movimentação do gelo no satélite natural da Terra. Com a mudança de eixo o sol conseguiu chegar a zonas que antes estavam na escuridão, derretendo o gelo que aí se acumulava.

Esta é a primeira evidência física de que a Lua atravessou uma mudança de orientação dramática e indica que muito do gelo polar tem milhares de milhões de anos. 

Um dos co-autores do estudo calcula que a mudança se deveu a alterações significativas da massa da Lua, com a concentração de material radioativo a aquecer o manto lunar e a causar a reorientação. Esse aquecimento pode ter acusado as manchas ainda visíveis na superfície do satélite natural da Terra e a que muitos chamam "o homem da Lua".

Recentemente a NASA divulgou um vídeo que mostra toda a Lua, realizado a partir de uma compilação de imagens e desmontando alguns mitos que se mantinham sobre a face oculta do astro.» in http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/a_lua_mudou_de_eixo_e_os_vulcoes_podem_ter_sido_uma_das_causas-46756etg.html


(Space Today TV Ep.172 - A Mudança no Eixo de Rotação da Lua)

Amarante GNR - O novo quartel da GNR de Amarante deverá começar a ser em maio deste ano, “depois de quase 30 anos de espera”, divulgou o município de Amarante.



«Construção do novo quartel da GNR de Amarante inicia em maio
23/03/2016, 18:51

O novo quartel da GNR de Amarante deverá começar a ser construido em maio deste ano, “depois de quase 30 anos de espera”, divulgou o município de Amarante. O espaço nascerá no terreno outrora ocupado pela Adega Cooperativa e cedido pela autarquia.

Segundo a mesma fonte, a empreitada foi adjudicada por aproximadamente 1,1 milhões de euros, “um valor inferior ao que estava previsto no concurso público que era de 1,8 milhões de euros e vai agora ser apreciada pelo Tribunal de Contas.”

No âmbito do protocolo celebrado com o Ministério da Administração Interna, a dona da obra é a Câmara Municipal.

A 9 de setembro de 2015, o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar recordava que este era “um assunto que vem a ser discutido neste concelho desde 1985 e que Amarante teve de esperar 30 anos para encontrar a solução para o novo Quartel da GNR”. Solução essa que ficou formalizada no protocolo assinado em setembro de 2015 e cuja obra foi agora adjudicada. “Passados estes meses estamos, felizmente, em condições de garantir que a obra já poderá avançar, para bem de Amarante e dos concelhos vizinhos”, conclui o autarca.

Com a construção do novo quartel será possível melhorar as condições de trabalho da câmara e ampliar o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, ao mesmo tempo que se proporciona condições “dignas” à GNR de Amarante.

A nova infraestrutura vai permitir uma melhoria na qualidade de atendimento e de acolhimento que a GNR tem o dever de proporcionar aos cidadãos e à comunidade que serve.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12301

Música Portuguesa - Os "We Trust" são uma banda Portuguesa com muito sucesso no Free Pop atual, uma música de grande qualidade, no panorama musical Português:



WE TRUST - "Time" - (Better Not Stop)


WE TRUST - "We Are The Ones"


WE TRUST - "The Future"


WE TRUST - "Feel it/Wait or love"


We Trust - "Once a time"

"We Trust

They’re breaking us down in the middle
But I can pick it up falling
The pieces that seemed so simple
Will turn into a song

Make this moment feel so strong
We won’t stay inside anymore
Come and scatter them high
The voices (pieces) in this song
Will last for everlong

We are the ones to make this work right
We are the ones to make this work right
Carry this word out into the light
We are the ones, we are the ones

We are the ones to make this work right
We are the ones to make this work right
United we can, together we might
We are the ones, we are the ones

We will sing it and shout it

They’re failing to see through the riddle
But we will go and they’ll follow
The flame in the heart of the people
That burns inside this song

We have been here for so long
They can’t tell us we are wrong
Come and scatter them high
Your voices in this song
Will last for everlong"

24/03/16

Desporto Futebol - A 24 de março de 2016 Johan Cruijff (68 anos) morreu pacificamente em Barcelona, rodeado pela família depois de uma dura batalha com um cancro.



«Morreu Johan Cruijff (1947-2016)

Lenda do futebol mundial disse «adeus» aos 68 anos em Barcelona.

O futebol está de luto. Johan Cruijff morreu nesta quinta-feira, anunciou o seu site oficial.

A 24 de março de 2016 Johan Cruijff (68 anos) morreu pacificamente em Barcelona, rodeado pela família depois de uma dura batalha com um cancro. É com grande tristeza que pedimos respeito pela privacidade da família no período de luto», lê-se no site oficial do antigo internacional holandês.

Cruijff: a biografia de uma lenda

É o adeus a uma das lendas do futebol mundial, depois de ter deixado marca revolucionária no Ajax e Barcelona e, claro está, da seleção da Holanda, onde se destacou como líder da mítica «laranja mecânica» que marcou os anos «setenta». Johan Cruijff aliado ao treinador Rinus Michels ficará para sempre associado ao conceito de «futebol total».» in http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/cruyff/morreu-johan-cruijff


(Johan Cruijff best goals)


(Johan Cruijff is art)


(Johan Cruyff the Legend)

Amarante Fregim - Na Rua da Mó vivem-se prenuncios de Primavera, num belo dia de sol de março que, infelizmente parece que não veio para durar...






(Testemunhos de Primavera na Rua da Mó, Fregim, Amarante)

23/03/16

Poesia - O Escritor de Amarante, Teixeira de Pascoaes, na sua Obra Poética "Sempre", interpela-nos com a sua definição de "Poeta".



"Poeta

Quando a primeira lágrima aflorou
Nos meus olhos, divina claridade
A minha pátria aldeia alumiou
Duma luz triste, que era já saudade.

Humildes, pobres cousas, como eu sou
Dor acesa na vossa escuridade...
Sou, em futuro, o tempo que passou-
Em num, o antigo tempo é nova idade.

Sou fraga da montanha, névoa astral,
Quimérica figura matinal,
Imagem de alma em terra modelada.

Sou o homem de si mesmo fugitivo;
Fantasma a delirar, mistério vivo,
A loucura de Deus, o sonho e o nada."

Teixeira de Pascoaes Sempre (1898) In Poesia de Teixeira de Pascoaes Org. de Silvina Rodrigues Lopes Lisboa, Editorial Comunicação, 1987


(Ler Mais Ler Melhor Vida e Obra de Teixeira de Pascoaes)
Pin It button on image hover