31/05/15

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Selecção Sub-19 venceu a Geórgia por 3-2 no segundo jogo da Ronda de Elite​​, com a participação dos Dragões Diogo Verdasca e Rúben Macedo.



«VERDASCA E RUBEN MACEDO TITULARES NA VITÓRIA DE PORTUGAL

Selecção Sub-19 venceu a Geórgia por 3-2 no segundo jogo da Ronda de Elite​​.

​A selecção nacional de Sub-19 bateu, este domingo, a Geórgia por 3-2, no segundo jogo do grupo 1 da Ronda de Elite de qualificação para o Europeu da categoria, disputado no Estádio Mikheil Meskhi, em Tbilisi, capital da Geórgia. O defesa Diogo Verdasca, que jogou a totalidade da partida, e o avançado Ruben Macedo, substituído aos 74 minutos, foram titulares na equipa das quinas, que vai discutir o primeiro lugar do grupo e consequente qualificação para a fase final do Europeu contra a Espanha, na quarta-feira.

O conjunto português, orientado por Edgar Borges, entrou na partida praticamente a ganhar, com um penálti convertido por Pedro Rodrigues logo aos quatro minutos do encontro. Num jogo bastante disputado, com o público presente a puxar muito pela selecção da casa, os georgianos chegaram ao empate ao cair do pano da primeira parte (45+1m) e à vantagem de 2-1 logo no início da segunda parte (49m). Os jovens portugueses voltaram a tomar conta das operações e alcançaram a reviravolta por intermédio de Flávio Silva (70m) e Gil Dias (76m), fixando o resultado final em 3-2.

Este foi o segundo jogo de Portugal no grupo 1 da Ronda de Elite, depois da goleada frente à Turquia (6-1), faltando apenas defrontar a Espanha, num encontro que terá um papel de autêntica final para as duas equipas no apuramento para o Europeu. Recorde-se que só a vitória interessa à equipa das quinas, pois o conjunto português tem nove golos marcados e três sofridos, enquanto a sua congénere espanhola tem o mesmo número de golos marcados, mas apenas um sofrido, o que a coloca em vantagem em caso de empate. O encontro ibérico está agendado para quarta-feira, às 14h00 (hora de Portugal Continental), novamente no Estádio Mikheil Meskhi.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/sub-19-grupo-elite-portugal-georgia.aspx

F.C. do Porto Bilhar - ​Derrota frente aos holandeses do Dallinga na meia-final ditou terceiro lugar na prova.



«DRAGÕES DE BRONZE NA TAÇA DA EUROPA

​Derrota frente aos holandeses do Dallinga na meia-final ditou terceiro lugar na prova.

​O FC Porto perdeu este domingo frente ao Dallinga, na meia-final da Taça da Europa de clubes de bilhar às três tabelas, que se disputa no Siyavuşpaşa Sports Center, em Istambul, na Turquia. Frente àquele que era apontado como o grande favorito a conquistar o título na antecâmara da prova, os Dragões não resistiram ao poderio da formação holandesa e regressam a casa com a medalha de bronze.

A equipa portista, composta pelo sueco Torbjörn Blomdahl (número um do Mundo, na foto), pelo espanhol Daniel Sánchez (número oito) e pelos portugueses João Ferreira e Rui Manuel Costa, perdeu os quatro duelos individuais e alcançou uma média de 1,225 carambolas por entrada, insuficiente face ao rendimento elevado do adversário (média de 1,553), que tem nos seus quadros três jogadores entre os dez melhores do Mundo: Eddy Merckx, Dick Jaspers e Frédéric Caudron.

FC Porto-Dallinga
Torbjörn Blomdahl-Frédéric Caudron: 34-40
Daniel Sánchez-Dick Jaspers: 27-30
João Ferreira-Eddy Merckx: 26-40
Rui Manuel Costa-Jean Paul De Bruijn: 27-36

Alípio Jorge, vice-presidente e responsável pela secção de bilhar do FC Porto, elogiou a prestação dos atletas e enalteceu o nono pódio alcançado pelos Dragões no historial desta competição (três segundos lugares e seis terceiros), prometendo mais luta “à Porto” para o clube estar sempre “entre as melhores equipas do Mundo” e nos momentos das “grandes decisões”.

“Quem viu a meia-final percebeu que o FC Porto perdeu por 0-2, mas poderia ter ganho, pois tirando o jogo do João Ferreira, no qual o Eddy Merckx esteve imparável, os restantes foram equilibrados e decididos em detalhes. Foi a nona vez que atingimos o pódio na Taça da Europa e continuaremos a lutar à Porto para estarmos sempre entre as melhores equipas do Mundo e nos momentos das grandes decisões. Falta-nos o título europeu e nunca iremos desistir dele. As ilações a tirar são positivas e creio que saímos mais fortes para os desafios que se avizinham”, declarou Alípio Jorge ao www.fcporto.pt.

No futuro mais próximo surge a Final a seis do Campeonato Nacional de Equipas, que se disputará no salão do Ginásio Clube do Sul, de 25 a 28 de Junho, e na qual os azuis e brancos procuram uma inédita conquista do quinto título consecutivo. Depois, de 6 a 12 de Julho, o Dragão Caixa servirá de palco à Taça do Mundo de Bilhar às 3 tabelas, a terceira prova pontuável para o Ranking Mundial do corrente ano depois de Wiersen (Alemanha) e Lexor (Egipto). Depois do sucesso da iniciativa em 2014, FC Porto, União Mundial de Bilhar (UMB), Confederação Europeia de Bilhar e Federação Portuguesa de Bilhar voltam a unir esforços na organização do evento.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragoes-de-Bronze-na-Taca-da-Europa.aspx

F.C. do Porto Basquetebol Sub-18: Dragon Force 92 vs S.L. Benfica 49 - ​Dragões venceram o Benfica na última jornada da fase final e garantiram o título nacional.



«DRAGON FORCE É CAMPEÃO NACIONAL DE SUB-18

​Dragões venceram o Benfica na última jornada da fase final por 91-49 e garantiram o título.

​​A equipa Sub-18 do Dragon Force sagrou-se campeã nacional de basquetebol ao vencer, este domingo, o Benfica, por 91-49, em encontro da terceira jornada da fase final do Campeonato Nacional, que se disputou no Pavilhão Municipal de Lousada. ​No caminho para a conquista do troféu, o jovem conjunto azul e branco superou também o Queluz, na sexta-feira, por 92-57 e o Guifões, no sábado, por 87-44, mantendo o registo invejável com que chegou à fase final, não perdendo um único jogo durante toda a época.

Pedro Oliveira (base), Diogo Brito (base/extremo) e Diogo Araújo (extremo), atletas do Dragon Force, foram escolhidos para o cinco ideal.

Fotos: Fernando Vieira/FPB» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragon-Force-campeao-nacional-sub-18.aspx

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 5 vs Nacional da Madeira 0 - ​Triunfo dos jovens Dragões por uma mão cheia de golos, na quarta jornada da fase final do campeonato.



«SUB-17 GOLEIAM NA RECEPÇÃO AO NACIONAL

​Triunfo por 5-0 na quarta jornada da fase final do campeonato.

​A equipa Sub-17 do FC Porto recebeu e venceu este domingo o Nacional (5-0), no Estádio de Pedroso, em jogo a contar para a quarta e antepenúltima jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B. Com este triunfo, os azuis e brancos passam a somar sete pontos e mantêm a segunda posição, a cinco do Benfica, primeiro classificado.

Num jogo amplamente dominado pelo colectivo comandado por Bino, os Dragões foram para o intervalo a vencer por 2-0, com golos de Michael Morais (9m) e Rui Pedro (27m). Na etapa complementar, Generoso (55m), Idrisa (69m) e novamente Rui Pedro (78m) selaram os números finais da goleada. Na próxima ronda, a quinta e penúltima, o FC Porto desloca-se ao terreno do Benfica com a obrigatoriedade de vencer, pois qualquer resultado que não seja a vitória dos Dragões permitirá aos lisboetas a conquista do título.

Os Sub-17 portistas alinharam com Diogo Costa (g.r.), Nuno Carvalho, Diogo Queirós (Issa Marega, ao intervalo), Diogo Leite, Bruno Pereira, Rui Pires, Michael Morais (Idrisa, 66m), Madiu Bari, Rui Pedro, Moreto Cassamá e Generoso (Madi Queta, 62m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub-17-FCP-Nacional-4a-jor-fase-final-CN-Jun-B-14-15.aspx

Taça do Mundo de Tiro - O português João Costa venceu hoje a prova de pistola de ar comprimido a 10 metros da Taça do Mundo de tiro de Munique, na Alemanha, depois de já ter vencido na distância de 50 metros.



«Portugal vence Taça do Mundo de tiro

João Costa vence prova de pistola de ar comprimido a 10 metros em Munique.

O português João Costa venceu hoje a prova de pistola de ar comprimido a 10 metros da Taça do Mundo de tiro de Munique, na Alemanha, depois de já ter vencido na distância de 50 metros.

Depois de ter sido segundo na qualificação, o atleta olímpico terminou a final com 201,4 pontos.

Na segunda posição ficou o japonês Tomoyuki Matsuda, com 200,4 pontos, e o terceiro foi o chinês Sun Yang, com 177,3.» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2015/05/31/joao-costa-vence-prova-de-pistola-de-ar-comprimido-a-10-metros-em-munique

F.C. do Porto Atletas Internacionais - O avançado portista André Silva foi titular, fez a assistência para o primeiro golo e marcou o segundo de Portugal na vitória da selecção de Sub-20 sobre o Senegal, por 3-0, no encontro inaugural da equipa portuguesa no grupo C do Mundial de Sub-20, que se está a disputar na Nova Zelândia.



«ANDRÉ SILVA MARCA E ASSISTE NA VITÓRIA DE PORTUGAL

​Avançado foi titular, tal como Rafa e Tomás Podstawski, na vitória da selecção Sub-20 frente ao Senegal (3-0).

​O avançado portista André Silva foi titular, fez a assistência para o primeiro golo e marcou o segundo de Portugal na vitória da selecção de Sub-20 sobre o Senegal, por 3-0, no encontro inaugural da equipa portuguesa no grupo C do Mundial de Sub-20, que se está a disputar na Nova Zelândia. O lateral-esquerdo Rafa e o médio Tomás Podstawski também fizeram parte do onze inicial português, enquanto Francisco Ramos foi suplente utilizado, tal como Ivo Rodrigues, jogador que esteve emprestado, na segunda metade da época, ao Vitória de Guimarães.

A selecção portuguesa inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, após uma assistência de André Silva, mas teve de esperar pelos instantes finais da partida para selar a vitória sobre a congénere senegalesa. O golo do avançado portista, aos 90 minutos, com um excelente cabeceamento - numa jogada iniciada por Tomás Podstawski - e o terceiro remate certeiro, já em período de descontos, garantiram o primeiro lugar no grupo C ao conjunto português no final da primeira jornada.

No outro encontro do grupo, a Colômbia venceu o Catar (1-0), sendo que a próxima partida de Portugal é contra a equipa asiática, na quarta-feira, pelas 5h00 (hora de Portugal Continental).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/sub-20-senegal-primeira-jornada-grupoc.aspx

Desporto Motociclismo - O piloto português Miguel Oliveira (KTM) venceu hoje o Grande Prémio de Itália, no circuito de Mugello, tornando-se o primeiro luso a vencer no campeonato do mundo de motociclismo de velocidade.



«Oliveira vence GP de Itália

Miguel Oliveira vence prova de moto3 do Grande Prémio de Itália.

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) venceu hoje o Grande Prémio de Itália, no circuito de Mugello, tornando-se o primeiro luso a vencer no campeonato do mundo de motociclismo de velocidade.

Depois de ter saído da 11.ª posição da grelha de partida, Miguel Oliveira assumiu pela primeira vez a liderança a 12 voltas do fim e, apesar de ter perdido várias vezes o comando, conseguiu vencer a sexta prova do Mundial.

O piloto natural de Almada, oitavo classificado no Mundial de Moto3 de 2015, era o único português que já tinha conseguido subir ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade, o que fez em cinco ocasiões, sendo que o melhor resultado era o segundo lugar conquistado no Grande Prémio da Austrália, em 2012, e de Espanha, em 2015.» in http://desporto.sapo.pt/motores/motogp/artigo/2015/05/31/miguel-oliveira-vence-prova-de-moto3-do-grande-premio-de-italia

30/05/15

F.C. do Porto Veteranos - Virgílio, natural do referido concelho do distrito de Santarém, representou os Dragões entre as épocas de 1947/48 e 1961/62, sendo o quinto futebolista com mais jogos oficiais, a nível sénior, pelos azuis e brancos (437), apenas atrás de João Pinto, Vítor Baía, Aloísio e Fernando Gomes.



«VIRGÍLIO MENDES FOI HOMENAGEADO NO ENTRONCAMENTO

​FC Porto esteve representado no descerrar da placa toponímica com o nome do “Leão de Génova”.

O descerrar de uma placa toponímica na rua com o nome de Virgílio Mendes foi o acto mais simbólico da homenagem que decorreu na manhã deste sábado no Entroncamento, seis anos depois da morte do antigo jogador e treinador do FC Porto, a 24 de Abril de 2009. Virgílio, natural do referido concelho do distrito de Santarém, representou os Dragões entre as épocas de 1947/48 e 1961/62, sendo o quinto futebolista com mais jogos oficiais, a nível sénior, pelos azuis e brancos (437), apenas atrás de João Pinto, Vítor Baía, Aloísio e Fernando Gomes. O FC Porto fez-se representar pelo vice-presidente Joaquim Pinheiro.

“Para nós esta homenagem tem um peso e significado muito grande. O presidente gostaria de estar presente, mas tinha afazeres hoje. Represento-o com muito gosto porque privei de muito perto com o senhor Virgílio Mendes. Foi um grande homem, que serviu sempre o FC Porto, foi funcionário e acabou a sua vida no FC Porto. Foi assediado por outros clubes, com grandes contratos, mas gostou sempre da família FC Porto. Temos dar os parabéns à organização e à Câmara por não se terem esquecido dele”, afirmou o dirigente ao Porto Canal e www.fcporto.pt.

O antigo defesa direito ficou conhecido no mundo do futebol como o “Leão de Génova”, pela bravura que demonstrou no jogo de estreia pela seleção de Portugal, contra a Itália, na cidade da Ligúria, a 27 de Dezembro de 1949. Virgílio Mendes representou a equipa nacional por 39 vezes e, no FC Porto, conquistou dois Campeonatos (1955/56 e 1958/59) e duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58), sendo contemporâneo de Pedroto, Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa, Perdigão e Hernâni. Foi também adjunto e, durante um breve período, treinador principal dos Dragões, nunca se tendo desligado do clube até à sua morte. Na Casa do Dragão, antigo Lar do jogador, era uma figura exemplar. “Privou com atletas como Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Sérgio Conceição. Milhares de atletas ainda se lembram dele e hoje são profissionais. Uns ouviram os seus conselhos, outros não. Os que não ouviram se calhar ficaram pelo caminho”, sublinhou Joaquim Pinheiro, que recordou ainda que, no clube, o preferiam apelidar de “Dragão de Génova”.

Na cerimónia estiveram presentes várias individualidades, entre as quais o presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, e o irmão de Virgílio, José Mendes. “O FC Porto foi muito importante para o Virgílio. Nunca lhe faltou nada graças ao FC Porto”, declarou. O programa do evento incluiu ainda a inauguração de uma exposição dedicada aos Ferroviários (Os Ferroviários e o Desporto no Entroncamento), clube daquele concelho em que Virgílio deu os primeiros passos no futebol e do qual se transferiu para os Dragões, em 1947. Na mostra, estão incluídas fotografias e objectos do espólio do antigo capitão azul e branco.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Virgilio-Mendes-foi-homenageado-no-Entroncamento.aspx


(Virgílio Mendes foi homenageado no Entroncamento)

Família Babo - 16 de julho de 1972, na Rua Duque da Terceira, no Porto, em casa dos primos, qual menino das plantas...


(Desde novo gosto das marquises floridas, dos quintais, dos jardins... da natureza... fotografia do Primo Guilherme, um caçador de momentos!)

Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto - Apresentação do projecto Carmiña Flor de Galicia por Emilio R. Portabales (Coral de Ruada).



«Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto

Apresentação do projecto Carmiña Flor de Galicia por Emilio R. Portabales (Coral de Ruada). Casamarela às 15:00 h.

Projecção do filme mudo Carmiña Flor de Galicia, com acompanhamento musical de Coral de Ruada.

Biblioteca Municipal Albano Sardoeira às 16;00 h.» in https://www.facebook.com/eduardoteixeirapinto/photos/a.341794845972540.1073741832.330393387112686/493607584124598/?type=1&theater

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Volta..."


Foto: a modelo Flavia Diamond


"VOLTA...

Já viste como ficou a minha boca,
Nos lábios dormentes,
De acordarem sem beijos!
E as minhas mãos,
Nos dedos trementes,
De tantos escritos segredos!
Já viste como ficaram os meus olhos,
Nas lágrimas de sorrisos,
De cegarem de desejos!
E o meu coração,
No peito em frisos,
De tanto baterem por medos!
E tu levaste contigo
Todos os meus sentidos,
Ficaram comigo
Os teus, mas contidos.
Volta..."

Eugénio Mourão


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=351829505026578&set=a.345220779020784.1073741892.100005985933260&type=1&theater

Amarante Ciclismo BTT - O vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Amarante, André Costa Magalhães, participou, a 22 de maio, na apresentação da prova de Bicicletas Todo o Terreno (BTT), “Mountain Quest”, que decorreu na Casa da Calçada Relais & Châteaux, e que vai ter como pano de fundo as serras que circundam Amarante, ou seja, Aboboreira, Marão e Alvão, entre os dias 19 e 21 de junho.



«Amarante: Prova de BTT vai percorrer serras de Aboboreira, Marão e Alvão
29/05/2015, 18:33

O vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Amarante, André Costa Magalhães, participou, a 22 de maio, na apresentação da prova de Bicicletas Todo o Terreno (BTT), “Mountain Quest”, que decorreu na Casa da Calçada Relais & Châteaux, e que vai ter como pano de fundo as serras que circundam Amarante, ou seja, Aboboreira, Marão e Alvão, entre os dias 19 e 21 de junho.

A apresentação esteve a cargo do Diretor de Prova, Luís Leite, da empresa organizadora Nexplore, que deu a conhecer a essência do “Mountain Quest” e as novidades para 2015, explicando aos presentes os “ingredientes” que tornam aquela prova única e marcante.

André Costa Magalhães começou a sua intervenção com a referência às potencialidades da região, nomeadamente às serras que servirão de cenário à prova, especificando os recursos endógenos a elas associados. Referiu também a importância das associações desportivas locais na organização e promoção do desporto, bem como o envolvimento dos amarantinos, dizendo que “só assim o associativismo tem sentido”.

O vereador André Magalhães realçou, ainda, a importância na "idealização e organização“ da “Mountain Quest” do desportista amarantino e mentor da iniciativa, João Marinho.

Telmo Pinto, representando a DOLMEN, deu especial atenção e enfoque aos recursos da região, incentivando a que seja um evento global com a envolvência de todos, para logo depois os presentes serem brindados com uma atuação de Carlos Pinheiro, amarantino finalista do The Voice Kids.

O “Mountain Quest” é destinado a todos os que pretendem desafiar os limites físicos e psicológicos numa Bicicleta Todo o Terreno. O percurso abrange as três serras que circundam Amarante: Aboboreira, Marão e Alvão, tendo início e fim em Amarante.

As inscrições podem ser efetuadas individualmente ou em duplas, e a iniciativa divide-se em três percursos: o Warrior, de 60 quilómetros, que parte de Amarante, rumo ao Marão, passando pelo Parque Eólico Pena de Suar e Ponde de Arame, no dia 21 de junho; o Gladiator, de 180 quilómetros, que tem partida igualmente de Amarante, seguindo para a Serra da Aboboreira, passando pela Sra. da Serra (ponto mais alto do percurso), o Parque Natural do Alvão e Senhora da Graça, a 20 de junho; e, por fim, o Spartacus de 180  +  60 quilómetros.

Segundo dados da organização, até ao momento, esta edição conta já com mais de 200 inscritos, dos quais 70 atletas irão optar pela novidade desta edição, percorrendo as serras em duplas.

São seis as nacionalidades dos inscritos (Portugal, Brasil, Espanha, Venezuela, França e África do Sul). De Espanha, os participantes são essencialmente da Galiza. De Portugal os desportistas são de mais de 80 cidades/localidades.

Paralelamente à prova de BTT decorrem duas caminhadas, com a colaboração da secção de montanhismo da ADA: a "Caminhada Serra do Alvão " e a "Caminhada Serra do Marão", que têm como objetivo levar o público interessado a dar apoio aos atletas que se encontram em prova e, ao mesmo tempo, permite aos caminhantes usufruir das belas paisagens e convívio que as serras do Marão e Alvão proporcionam.

As inscrições para a prova de bicicletas terminam a 7 de junho, e as da caminhada a 14 de junho, podendo ser efetuadas no site www.bikemountainquest.com .

De referir que o "Mountain Quest" é organizado pela empresa Nexplore e conta com o apoio do Município de Amarante.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/5/noticia/10544


(Mountain Quest 2015 - PROMO)

29/05/15

Amarante Fregim - Hoje na Serra de São Jorge, onde já houve uma Capela e existe lá este magnífico marco a norte da freguesia, existindo outro a sul, começaram os incêndios.


(Começaram os incêndios em Fregim, e na Serra de São Jorge, o que me deixa sempre desgostoso! Local mítico!)

F.C. do Porto Museu - O Museu do FC Porto by BMG foi distinguido com o prémio Inovação e Criatividade atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira na sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa.



«MUSEU DISTINGUIDO COM O PRÉMIO INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

​Distinção foi atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia.

O Museu do FC Porto by BMG foi distinguido com o prémio Inovação e Criatividade atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira na sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa. O galardão foi recebido pelo vice-presidente do clube, Alípio Jorge.

Os Prémios Nacionais de Museologia são atribuídos anualmente pela APOM, sendo o Prémio Museu do Ano um dos principais galardões de um palmarés com 26 categorias, que a entidade dedicada à museologia atribui desde 1997 a museus, projectos, profissionais e a actividades desenvolvidas no sector. O prémio Inovação e Criatividade inclui todas as áreas de actividade dos museus: desde a investigação, incorporação, inventário e registo, conservação e segurança, exposição, serviço educativo, extensão cultural, produtos da loja, comunicação.​

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120.º aniversário do clube, o Museu convida-nos a uma viagem pelos quase 122 anos de história do FC Porto ao longo de sete mil metros quadrados divididos em 27 áreas temáticas. Dotado de uma forte componente audiovisual, com mais de 200 vídeos, a maioria dos quais interactivos, nele estão expostos cerca de 200 troféus, sete dele internacionais, que constituem o maior orgulho do universo azul e branco.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/museu_premio_apom.aspx


(Museu FC Porto by BMG - 28/09/13)


(Museu Futebol Clube do Porto)


(Museu Futebol Clube do Porto ::: FC Porto Museum)

Educação - O Expresso visitou o país, a Finlândia, onde ser professor é das profissões mais populares entre os jovens e conta-lhe as semelhanças, mas sobretudo as diferenças em relação ao sistema português.



«Não tem ouro nem petróleo, tem boa Educação

Passam menos tempos nas aulas, só fazem exames no final do ensino secundário e quase não chumbam. E no entanto os alunos finlandeses têm tido dos melhores resultados do mundo nos testes internacionais. O Expresso visitou o país onde ser professor é das profissões mais populares entre os jovens e conta-lhe as semelhanças, mas sobretudo as diferenças em relação ao sistema português.

Não tem mais de 5,5 milhões de habitantes, não tem ouro nem petróleo. Mas em três décadas conseguiu transformar uma economia essencialmente agrícola  num país tecnologicamente avançado, que é uma referência incontornável na área da Educação. 

Com exames só no final do secundário, quase sem chumbos e menos tempo passado em aulas do que os colegas portugueses, por exemplo, os alunos finlandeses têm-se distinguido nos testes internacionais. E o sistema é tido como um dos mais equitativos do mundo, com poucas diferenças entre escolas e entre alunos.  

Um dos segredos do sucesso, dizem, está na qualidade dos professores. Afinal, dar aulas não é para todos: a profissão é tão apetecível e popular entre os jovens que só 10% dos candidatos a serem professores do ensino básico conseguem entrar nos cursos superiores que os preparam.    

O Expresso esteve em Helsínquia para estudar a 'lição da Finlândia' e dar a conhecer a mais recente reforma que está a ser preparada: a 'velha sala de aula' tem os dias contados. Contamos-lhe tudo esta sábado, na revista E.» in http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-05-29-Nao-tem-ouro-nem-petroleo-tem-boa-Educacao


(Educação na Finlândia)


Finlândia: as melhores escolas do mundo - (SIC NOTÍCIAS)


(Finlândia imbatível no sistema educacional)

Amarante Câmara Municipal - O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e os vereadores Lucinda Fonseca e André Magalhães, receberam, a 17 de maio, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, uma delegação de empresários de Taiwan que visitaram Lisboa, Porto e Amarante à procura de novas oportunidades de negócio, essencialmente nas áreas de turismo, setor vinícola, calçado e imobiliário.



«Amarante recebeu delegação de empresários do Taiwan
28/05/2015, 17:58

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e os vereadores Lucinda Fonseca e André Magalhães, receberam, a 17 de maio, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, uma delegação de empresários de Taiwan que visitaram Lisboa, Porto e Amarante à procura de novas oportunidades de negócio, essencialmente nas áreas de turismo, setor vinícola, calçado e imobiliário.

Esta visita surgiu numa parceria entre o Município de Amarante e a Associação Empresarial de Portugal (APE), com o intuito de potenciar e promover a região e contou, ainda, com a presença da União de Exportadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

José Luís Gaspar começou por dar as boas vindas à comitiva, referindo “O Município possui diversas potencialidades e recursos endógenos que queremos promover. É por isso que considero muito positiva a existência de uma relação de proximidade entre Amarante e Taiwan.” O Presidente da Câmara desafiou ainda a comitiva a descobrir Amarante que "é um concelho com um património natural, histórico e cultural muito rico”.

Han Sun Chien, representante da delegação de empresários agradeceu a receção do Município de Amarante, destacando “Amarante e os seus recursos trazem importância à região em que se insere. Congratulo-me com a relação de proximidade que hoje aqui estabelecemos”.

Após a receção na Câmara Municipal decorreu um jantar com os empresários de Amarante e esta delegação, no intuito de estreitar ligações e criar oportunidades de negócio.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NToiMTA1MjciO30=

28/05/15

F.C. do Porto Dirigentes - Domingos Pereira faleceu esta quinta-feira aos 75 anos; o funeral do antigo colaborador do departamento de futebol do FC Porto realiza-se esta sexta-feira, pelas 15h00, na Igreja de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia.



«MORREU DOMINGOS PEREIRA

​Antigo colaborador do FC Porto faleceu aos 75 anos. Funeral realiza-se esta sexta-feira pelas 15h00.

Domingos Pereira faleceu esta quinta-feira aos 75 anos. O funeral do antigo colaborador do departamento de futebol do FC Porto realiza-se esta sexta-feira, pelas 15h00, na Igreja de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia. O clube apresenta as mais sentidas condolências à família.

Conhecido pelo enorme rigor profissional e pela total disponibilidade para com o clube em que colaborou durante mais de 30 anos, Domingos Pereira era conhecido por todos e conhecia toda a gente. Figura próxima dos jogadores, era ele quem tratava de tudo, de ir buscá-los e levá-los ao aeroporto, de lhes arranjar casa e de tudo o que era necessário para que eles se tivessem que se preocupar apenas em jogar futebol. Onde fosse preciso, ele estava lá, e para onde fosse preciso ele ia. Era respeitado por todos e todos o admiravam. Nunca dizia não a nada quando do FC Porto se tratava, fazia-o por gosto e por paixão ao clube de sempre.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/morreu_domingos_pereira.aspx

Amarante Câmara Municipal de Amarante - Teve lugar a 20 de maio, no auditório da Casa da Portela, uma sessão de informação/divulgação do serviço prestado pelo novo gabinete do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) do município de Amarante.



«Amarante: Município promove o centro de Informação autárquico ao consumidor junto da comunidade
28/05/2015, 14:37

Teve lugar a 20 de maio, no auditório da Casa da Portela, uma sessão de informação/divulgação do serviço prestado pelo novo gabinete do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) do município de Amarante.

A iniciativa teve como objetivo informar acerca dos serviços prestados pelo gabinete na área do consumo e do sobre-endividamento, passando pela informação e aconselhamento dos munícipes acerca dos seus direitos e deveres enquanto consumidores.

O CIAC enquanto serviço de mediação, analisa as reclamações apresentadas e procura encontrar uma solução de equilíbrio entre as partes, restringindo o seu âmbito de atuação aos munícipes do concelho de Amarante. Presta um serviço de proximidade ao munícipe de forma gratuita, que é reforçado através de um protocolo de parceria entre o município e a DECO.

Na sessão estiveram presentes duas representantes da DECO que elucidaram os presentes acerca da problemática do consumo e sobre-endividamento, dando alguns exemplos práticos dos direitos e deveres enquanto consumidores.

O evento teve como público-alvo os parceiros da rede social de Amarante, diretores/representantes de instituições, presidentes de junta, técnicos e intervenientes na área social.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NToiMTA1MjIiO30=

Associação de Municípios do Baixo Tâmega - A Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) reuniu ontem, 27 de maio, em Baião com a finalidade de discutir e apresentar os projetos em curso relacionados com a Serra da Aboboreira.



«Amarante, Baião e Marco defendem classificação da serra da Aboboreira
28/05/2015, 17:28

A Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) reuniu ontem, 27 de maio, em Baião com a finalidade de discutir e  apresentar os projetos em curso relacionados com a Serra da Aboboreira.

Em questão, estão os sistemas de informação territorial e de avaliação e monitorização sócio-ecológica; o estudo e acompanhamento do processo de classificação da área protegida regional da serra da Aboboreira e as rotas, percursos e paisagens milenares (Centros BTT).

Destes projetos destaca-se a intenção  dos presidentes das Câmaras Municipais de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, de preservar e valorizar os valores naturais, culturais e identitários existentes na Serra da Aboboreira e de criar uma estrutura humana de gestão deste espaço.

Os três Municípios defenderam a limitação dos usos e atividades incompatíveis com os objetivos de conservação da natureza implícitos à criação da Paisagem Protegida e o trabalho em rede e em parceria com a população local, de forma a salvaguardar os interesses comuns.

Foi apresentado o “Estudo e implementação das Rotas, Percursos e Paisagens Milenares”, que visa a implementação de quatro percursos de BTT (um por município: Amarante, Baião, Celorico de Basto e Marco de Canaveses) e um Percurso de BTT Enduro/Downhill em Amarante.

A reunião foi liderada pelo presidente da AMBT e presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira; o anfitrião foi o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro; e estiveram também presentes os presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto;  o presidente da Dólmen, Telmo Pinto e técnicos das entidades representadas na reunião.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDUyNCI7fQ==

Amarante Fregim Cidreira - Mais uma estória sobre um Homem de Fregim e do Mundo, mas que conheci em Fregim...



«O Ernesto Retornado...

Era Agosto de 1975, estávamos em Amarante Fregim e eis que chega de África uma figura que me marcou de forma profunda. O Sr. Ernesto, mais conhecido por “Ernesto Retornado”, homem de estatura mediana, trigueiro e bem disposto, estava nos degraus das escadas da Casa da Cidreira, em amena cavaqueira com os meus pais e tios. Tratava-se de um comunicador nato, homem que tinha feito apenas a quarta classe, mas que tinha muito mundo, mundividência, aquele saber que as vida nos dá, expressando-se muito bem e com o sotaque e os termos africanos, o que lhe conferia uma graça, ironia e uma musicalidade, muito próprias.

O Sr. Ernesto, foi assim que sempre o tratei, era mais um comummente denominado de retornado e, no caso dele, este epíteto até tinha alguma razão de ser. Sim, porque o Senhor Ernesto nasceu e viveu na Metrópole, e, se em novo foi para África trabalhar e depois retornou por força das circunstâncias geopolíticas, tratou-se de um regresso. Tinha sido criado em várias casas de Fregim, até que foi levado para África por um maltês - (habitante de Fregim que foi da ordem de Malta) - que precisava de um capataz numa fazenda de África. Como era oriundo de uma família pobre, ainda mais sem pai que, faleceu muito novo, o convite para trabalhar em África era irrecusável e uma oportunidade privilegiada, que ele não poderia deixar escapar.

Como se tratava de um capataz, isso conferia-lhe um certo estatuto social, pelo menos entre os empregados negros, que recebiam as suas ordens. Estávamos na presença de um homem que já sabia muito dos ofícios agrícolas, antes de rumar a África que, naturalmente, desenvolveu e ampliou os seus conhecimentos e técnicas agrícolas, numa terra em que tudo tinha uma dimensão superior. Os campos planos apresentavam uma dimensão que parecia ser infinita, estendiam-se quase até à linha do horizonte, o seu tamanho era até perder de vista, como referia ufanoso o Sr. Ernesto. 

Eu era muito novo, com apenas sete anos de idade e ficava quase que, hipnotizado, a ouvir as estórias do Sr. Ernesto. Ele passou a ser o jornaleiro do meu pai, já antes tinha sido, na altura, criado do meu avô. Então, quando ele estava no quintal, eu ia ouvir aquela figura simpática e com um certo ar de super-herói, a narrar de forma entusiástica, as suas aventuras por terras de África. Desde que chegou, pediu ao meu tio uma loja da sua casa, para lá viver. Como muitos dos retornados, o Sr. Ernesto veio com o que vestia, as suas afeiçoadas recordações e pouco mais.

As suas histórias tinham sempre algo de cativante, porque ocorriam num palco diferente, pelo menos para o nosso imaginário. Claro que o questionava acerca das feras africanas e ele ria-se e dizia-me: “Olhe menino que pior que os bichos, são os homens! Os animais, se não invadirmos o seu espaço e os atacarmos, não querem nada connosco”. Contudo, pacientemente, lá me explicava os tipos de cobras que viu, os macacos e as suas brincadeiras, os leões que se ouviam de noite, o calor húmido, as chuvas diluvianas, o cheiro profundo a terra, as comidas e as expressões bem Africanas. A sua marca distintiva no trabalho e ferramenta de estimação era a sua catana que, conseguiu trazer de África e muitas vezes dizia que abriu muita mata com ela, nas savanas de Angola, chamava-lhe a sua muximba, pelo menos eu percebia assim.

O Sr. Ernesto não tinha dois dedos na mão esquerda, pois numa noite em que dormiu sem rede havia sido mordido por mosquitos altamente venenos e, como não foi tratado a tempo, deixou infecionar os dedos que, mais tarde, já num hospital situado a trezentos quilómetros da sua residência e com um estado de infeção muito avançado, foi obrigado a amputa-los, embora fizesse toda a sua lida diária e trabalhasse de uma forma perfeitamente normal.

Em África, segundo o Sr. Ernesto, vivia-se numa luta constante com os elementos naturais. As chuvadas repentinas poderiam destruir casas e plantações, pois embora quente, era uma chuva pesada e intensa durante várias horas. O calor, em conjunto com os altos índices de humidade, tornavam-se, muitas vezes, insuportáveis, pesados. Mas como dizia o Sr. Ernesto, uma terra que permite que, pelo menos duas vezes no ano seja feita a mesma sementeira, é um local abençoado pelos Deuses. Só é pena que os pretos não gostem de trabalhar, nem se saibam governar, dizia o Sr. Ernesto, para rematar as conversas.

O meu pai e os meus tios puxavam muito pelo Sr. Ernesto, no sentido, de saberem se ele deixou descendência em África, dado que ele tinha ares e fama de mulherengo. Parece que houve uma estória com uma africana, que resultou no nascimento de dois mulatinhos; mas ele era esperto, e sempre desviava a conversa. Com a declaração de independência, o Sr. Ernesto enquanto capataz começou a ser “aconselhado” a regressar à antiga metrópole. Parece que a mulata tinha homem que aceitou os filhos como seus e tudo ficou em paz. Mas o Sr. Ernesto, por vezes, estava nostálgico e contemplativo, quem sabe, a pensar na sua mulata e nos seus presumíveis filhos… mas guardava para ele, nunca falava sobre a sua vida mais privada, desviava sempre o rumo dessas conversas; no fundo tratava-se de um passado, que enterrou, nas suas longínquas e profundas reminiscências privadas; resquícios de uma guerra estúpida. 

Cá, em Amarante, o Sr. Ernesto apenas tinha uns sobrinhos em Vila Caiz, com quem ia consoar no período de Natal e almoçar na Páscoa, ou em nossa casa, pois os meus pais nunca o deixavam sozinho, mormente, nessas datas. Homem de jornadas diárias de trabalho, dedicado e perfecionista, tanto tratava das hortas, como dos jardins, sempre com a mesma perfeição, sabedoria e toque muito pessoal. Aos Domingos aperaltava-se todo e lá ia ele, sempre a pé, almoçar em Amarante. Muitas vezes apanhava boleia com os meus pais e lá evitava, mais uma caminhada. Adorava festas, ranchos e cantares ao desafio, talvez, porque esteve muito tempo longe e assim, desse mais valor à nossa etnografia e costumes, que tanto nos identificam enquanto gente de entre Douro e Minho ao nível da nossa memória coletiva.

Um dia, estando eu já na Faculdade, telefona-me a minha Mãe a chorar a dizer-me que tinha morrido o Sr. Ernesto. Foi atropelado mortalmente no lugar da Pousada, em Fregim, por um ex-colega meu de escola, ironia das ironias. Uma parte de mim ficou muito mais pobre, pela falta de uma pessoa que fazia parte dos meus, como se da minha família se tratasse. E assim se pode constatar que, um homem que corre mundo e enfrenta perigos diversos, fome e miséria, inclusive; pode morrer à porta de casa, numa tarde tranquila de um domingo soalheiro e primaveril… atropelado brutalmente por um carro que, seguia em excesso de velocidade e que se despistou levando na sua frente aquele ser humano fantástico, de uma forma, verdadeiramente, brutal.» in http://birdmagazine.blogspot.pt/2015/05/ernesto-o-retornado.html

Celorico de Basto - Desde que dou aulas no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, já é para aí o quinto acidente neste local na Variante do Tâmega, estrada nacional n.º 210.


(Na saída para Codessoso, na estrada nacional n.º 210, Variante do Tâmega, mais um acidente no mesmo local e nas mesmas circunstâncias: embate nos separadores centrais do cruzamento para Codessoso)

27/05/15

Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto - A Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto convida a estar presente neste concerto do Grupo de Câmara Ensemble Hotteterre pela primeira vez em Amarante, no dia 29 às 22:00 no Claustro da Câmara Municipal de Amarante.



«A Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto

A Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto convida a estar presente neste concerto do Grupo de Câmara Ensemble Hotteterre pela primeira vez em Amarante. Dia 29 às 22:00 no Claustro da Câmara Municipal de Amarante» in https://www.facebook.com/eduardoteixeirapinto/photos/a.330395440445814.1073741827.330393387112686/492878807530809/?type=1&theater


(Amarante TV - Amarante para o mundo...)


(Ruas e recantos - Amarante)


(Festas e romarias em Amarante)

Vila de Celorico de Basto - A nobreza em cada rua, em cada canto, em cada freguesia, uma terra de vetusta nobreza...


(Vila Nobre, Celorico de Basto)

Amarante Toponímia: No Lugar dos Carvalhos em Telões, junto à Escola Amadeo de Souza-Cardoso, terá lugar a atribuição do toponómio de Rua Comendador José de Abreu.


(Atribuição do toponómio de Rua Comendador José de Abreu, em Telões no Lugar do Carvalho)

Poesia - O Meu Amigo e Colega, Professor Eugénio Mourão interpela-nos com o Poema: "Margens da Vida"


Imagem partilhada de A Lua e Eu


"MARGENS DA VIDA

Fui vê-la,
Na margem de um rio,
E levava comigo palavras de sol,
Para cobrir
O arrepio
Do seu destino.
Estava despida,
Resignada,
E lamentava à corrente,
As suas folhas caídas,
Já quietas e molhadas.
Mas de repente,
Daquele inverno sentido,
E de um sol proibido,
Fez-se a árvore da vida,
Porque um dia será primavera,
E as suas folhas serão mais verdes do que a esperança,
E agitadas,
Ao vento meigo e quente,
De um abril qualquer."

Eugénio Mourão.

26/05/15

F.C. do Porto Andebol - Andebol azul e branco leva 17 épocas consecutivas a conquistar troféus.



«17 ANOS, 21 TÍTULOS

​Andebol azul e branco leva 17 épocas consecutivas a conquistar troféus.

O histórico heptacampeonato, conseguido este sábado após uma vitória épica sobre o Sporting, é “apenas” a mais recente conquista de uma série impressionante do FC Porto, que reforçou a sua posição como clube português com mais Campeonatos nacionais de andebol (20). Desde a época 1998/99, em que os Dragões (então orientados por José Magalhães, actual director-geral da modalidade) puseram fim a um longo jejum - 31 anos sem ganhar a principal prova portuguesa -, são já 21 os troféus conquistados. Nas anteriores 46 temporadas, o palmarés apenas havia sido enriquecido com 15 taças (nove delas Campeonatos nacionais).

Aliás, em cada uma destas últimas 17 temporadas, o FC Porto conquistou sempre um título, pelo menos. A saber: 11 Campeonatos (1998/99, 2001/02, 2002/03, 2003/04, 2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12, 2012/13, 2013/14 e 2014/15), cinco Supertaças (1999/00, 2000/01, 2002/03, 2009/10 e 2014/15), três Taças da Liga (2003/04, 2004/05 e 2007/08) e duas Taças de Portugal (2005/06 e 06/07).

Os azuis e brancos somam, como já sublinhámos, 20 campeonatos nacionais, mais três do que o Sporting e sete do que o ABC, as outras formações mais tituladas. Antes desta saga, o máximo de títulos consecutivos era de cinco, obtidos pelo Sporting entre 1968 e 1973. Em 2014, a marca foi superada pelo hexa e agora dinamitada pelo hepta. Arriscamos dizê-lo: passarão seguramente décadas antes de outro clube voltar a conseguir tal marca.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/17-anos-21-titulos-FC-Porto-Andebol-Heptacampeonato.aspx


Andebol: A festa do hepta (23/05/15)

Amarante Acidentes - Um homem, de 40 anos, morreu na sequência de uma colisão do carro que conduzia contra um camião, que transportava areia, ontem à tarde, no lugar de Castanheiro Redondo, em Telões, Amarante.



«Amarante: Homem morre em choque contra camião
26/05/2015, 15:11

Um homem, de 40 anos, morreu na sequência de uma colisão do carro que conduzia contra um camião, que transportava areia, ontem à tarde, no lugar de Castanheiro Redondo, em Telões, Amarante.

Ao que tudo indica, cerca das 16h00, o Mercedes conduzido por Marco Miguel, natural de S. Miguel de Paredes, Penafiel, entrou, por motivos desconhecidos, na faixa de rodagem contrária, acabando por chocar frontalmente com o camião e ficar esmagado contra o muro de uma habitação.

A vítima, que teve de ser desencarcerada, teve morte imediata, enquanto o camionista saiu ileso do acidente. O óbito foi confirmado no local, onde estiveram presentes a VMER do Vale do Sousa, a SIV de Amarante e os Bombeiros de Amarante e da Lixa, que transportaram o corpo ao Instituto de Medicina Legal de Penafiel.

A GNR de Amarante e o Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação (NICAV) do Porto tomaram conta da ocorrência.

A estrada esteve cortada mais de quatro horas.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiNCI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDUwOCI7fQ==

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - Os meus alunos do CEF EI, em Formação em Contexto de Trabalho, sempre em grande estilo!


(Os meus rapazes do CEF EI são... aquela máquina!!!)

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Chão de Amar"



"CHÃO DE AMAR

Não demores o por do sol,
Porque é inútil semear um canteiro,
À sombra de um lençol.
Amanhã voltarás a ter
Montes de querer,
Por tudo o que não fizeste.
Não demores a vontade de um corpo em dolo,
Com odor a pinhos,
Deitado num chão agreste.
Colhe-o pela cintura,
Como à rosa o jardineiro,
E com a mesma ternura
Com que uma andorinha em consolo,
Esvoaça um céu de espinhos."

Eugénio Mourão

Óbitos - Lucas, ex-jogador de 35 anos, que tinha abandonado os relvados em 2008, faleceu na madrugada desta terça-feira, vítima de morte súbita.



«Morreu Lucas, antigo médio da Académica e do Boavista

Futebol português está de luto com o falecimento do ex-jogador de 35 anos.

Lucas, ex-jogador de 35 anos, que tinha abandonado os relvados em 2008, faleceu na madrugada desta terça-feira, vítima de morte súbita.

O antigo médio passou por clubes como Sporting de Pombal, Académica, Anadia, Boavista e Estrela Vermelha de Belgrado, antes de ser obrigado a colocar um ponto final na carreira devido a problemas cardíacos.

Lucas colaborava atualmente com o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol. Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, falou ao jornal A Bola sobre o falecimento do jogador.

"Há poucas palavras... Toda a equipa do Sindicato está consternada. Acima de tudo há que endereçar à família sentidas condolências. Perco um amigo e um ser humano fantástico", afirmou.

O corpo do antigo jogador está já no Instituto de Medicina Legal do Porto, a aguardar autópsia. O funeral deverá realizar-se na quarta ou quinta-feira, em Alcobaça.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/05/26/morreu-lucas-antigo-medio-da-academica-e-do-boavista

Amarante Acidentes - Um acidente de viação envolvendo um veículo ligeiro e um pesado, em Freixo de Cima, Amarante, provocou esta segunda-feira um morto, disse à Lusa fonte dos bombeiros.



«Choque entre ligeiro e pesado em Amarante provoca um morto 

O acidente ocorreu numa estrada secundária de acesso à EN 15.

Um acidente de viação envolvendo um veículo ligeiro e um pesado, em Freixo de Cima, Amarante, provocou esta segunda-feira um morto, disse à Lusa fonte dos bombeiros. 

Segundo o comandante dos Bombeiros de Amarante, Rui Ribeiro, o veículo ligeiro terá sido abalroado contra um muro por um camião que transportava inertes. 

O acidente ocorreu numa estrada secundária de acesso à EN 15 (ligação Penafiel/Amarante) e o alerta foi dado cerca das 16h00. 

A vítima, que conduzia o ligeiro, teve de ser desencarcerada. A morte foi confirmada no local pela equipa de emergência médica do Vale do Sousa. 

O homem era o único ocupante automóvel ligeiro. No local estiveram dois veículos desencarceradores e duas ambulâncias dos Bombeiros de Amarante e da Lixa, a viatura médica (VMER) do Vale do Sousa, a viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Amarante e a GNR.» in http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/choque_entre_ligeiro_e_pesado_em_amarante_provoca_um_morto.html

25/05/15

Desporto pela Saúde - Não perca palestra dia 29 de maio, na Casa da Portela, Amarante pelas 21h00 e Corrida da Mulher em Família no dia 10 de junho.


(Eis aqui um casamento perfeito: Desporto pela Saúde)

Educação - Estudo da Universidade do Porto "Integridade Académica em Portugal" revela que são os alunos das áreas das engenharias e saúde que mais copiam e são mais elas do que eles, que gostam de tirar as dúvidas pelo exame do colega do lado.



«Maioria dos estudantes do ensino superior admite recorrer ao “copianço”

Estudo da Universidade do Porto "Integridade Académica em Portugal" revela que são os alunos das áreas das engenharias e saúde que mais copiam e são mais elas do que eles, que gostam de tirar as dúvidas pelo exame do colega do lado.

A maioria dos estudantes do ensino superior em Portugal admite copiar nos exames (60,7%), sendo que 2,4% admitiu que o faz muitas vezes ou sempre", segundo um recente estudo da Universidade do Porto. 

Apesar da magnitude da cópia em exame ser "extremamente elevada" no ensino superior em Portugal, a investigadora Aurora Teixeira revela que o "comportamento quase massificado" e "generalizado de cópia" desceu nove pontos percentuais em relação ao estudo idêntico de 2010, em que 69,3% dos inquiridos admitia copiar nos exames. 

O estudo "Integridade Académica em Portugal" revela que são os alunos das áreas das engenharias e saúde que mais copiam e são mais elas do que eles, que gostam de tirar as dúvidas pelo exame do colega do lado.

Dos estudantes que admitiram já ter copiado, apenas "2,5% foram apanhados" a cometer aquela fraude. "Um número preocupante é a percentagem de estudantes que diz já ter sido apanhado é relativamente reduzida, apenas 2,5%", comentou a investigadora do Observatório de Economia e Gestão e Fraude (OBEGEF), que liderou o estudo científico. 

Dos inquiridos, 54,4% "entende que frequentemente a cópia é deliberada", e 74,5% dos inquiridos conhece alguém que "habitualmente copia nos exames". Outro dado a destacar é que 40,3% afirmou "observar frequentemente ou sempre outros estudantes a copiar nas provas académicas". 

Para a investigadora "era preciso que existisse um esforço muito grande de sensibilização para estas matérias, não só em particular no ensino superior, mas de uma forma em geral na sociedade para que os comportamentos se alterassem radicalmente". 

Fenómeno devia ser "prevenido" e "atacado" 

Aurora Teixeira refere que quer o plágio, quer a cópia "é muito menos frequente no grau de doutoramento". 

"Apesar de existir é muito baixinho. É mais alto no mestrado", revela a investigadora, explicando que há mais plágio e cópias nos mestrados porque os alunos "conhecem melhor os cantos à casa" e não têm todo o tempo para estudar, pois têm trabalho e vida familiar. 

Do universo dos 4.028 estudantes inquiridos inscritos no ensino superior este ano lectivo, 32,1% admitiu que se não houvesse vigilância durante um exame ou qualquer sanção por copiar estudaria menos. O relatório revela que "23% dos alunos estudariam menos 50% se não houvesse vigilância nos exames". 

A especialista defende que há de facto "um fenómeno generalizado" de cópia e plágio que convinha ser levado mais a sério e que devia ser "prevenido" e "atacado". 

Copiar nos exames é a fraude mais utilizada em todos os graus de ensino, mas existem muitas mais formas de prevaricar. Copiar respostas pelo colega durante o exame, utilizar cábulas escritas, utilizar o telemóvel para obter ou trocar respostas, reciclar ensaios ou trabalhos de uma disciplina para outra, citar ou parafrasear com fonte bibliográficas inadequadas ou pedir a um colega para assinar a presença. 

O estudo da Universidade do Porto "Integridade Académica em Portugal" teve como objectivo caracterizar a situação portuguesa dos estudantes inscritos no ensino superior no que se refere aos diversos comportamentos e condutas desviantes em termos académicos.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=188418

Óbitos - Um jovem, de 15 anos, morreu depois de, ao que tudo indica, ter sofrido um ataque cardíaco fulminante, este domingo, em Alpendorada, freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão.



«Marco de Canaveses: Jovem de 15 anos morreu após ataque cardíaco em Alpendorada
25/05/2015, 01:46

Um jovem, de 15 anos, morreu depois de, ao que tudo indica, ter sofrido um ataque cardíaco fulminante, este domingo, em Alpendorada, freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão.

Paulo Silva, capitão da equipa de iniciados do FC Alpendorada, tinha estado num café da freguesia a festejar o aniversário de um amigo, na casa do qual passou a noite e onde se encontrava quando a tragédia aconteceu.

Os meios de socorro ainda tentaram manobras de reanimação, mas o atleta não resistiu. A equipa médica do INEM declarou o óbito no local e o corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Penafiel.

A GNR de Alpendorada tomou conta da ocorrência.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDQ5OCI7fQ==

24/05/15

Segunda Liga: Marítimo B 0 vs F.C. do Porto B 0 - ​Dragões e Marítimistas terminam empatados sem golos a 46.ª e derradeira jornada da Segunda Liga.



«“BÊS” EMPATAM NA MADEIRA

O FC Porto B despediu-se da época 2014/15 com um empate sem golos frente ao Marítimo B, em jogo relativo à última jornada da Segunda Liga, disputado este domingo no Estádio da Imaculada Conceição, no Funchal. Os azuis e brancos terminam a prova na 13.ª posição, com 61 pontos em 46 jogos disputados.

Ao longo da primeira parte, os portistas foram a equipa com sinal mais no jogo, dispuseram de quatro situações claras de golo, mas pecaram na finalização. Os insulares, já condenados à descida de divisão, só criaram perigo junto da baliza portista quando o intervalo se aproximava.

Nos segundos 45 minutos, o FC Porto B continuou a dominar numa fase inicial, mas o encontro foi mais dividido, já que o Marítimo B reagiu e equilibrou as operações. A fase mais emocionante do jogo estava guardada para o fim. Os Dragões voltaram a estar muito perto do golo, num remate desferido em posição frontal por Frédéric Maciel (87m), tendo os maritimistas respondido por intermédio de Kukula, no lance seguinte. Já em período de compensação, Sérgio Ribeiro, um dos cinco jogadores da equipa de Sub-19 chamados pelo treinador Luís Castro, enviou a bola à barra da baliza à guarda do maritimista José Sá.

FICHA DE JOGO

MARÍTIMO B-FCPORTO B, 0-0
Segunda Liga, 46.ª Jornada
24 de Maio de 2015
Estádio da Imaculada Conceição (Funchal)

Árbitro: Sérgio Piscarreta (Algarve)
Árbitros Assistentes: Filipe Pereira e João Ribeiro
Quarto Árbitro: Anzhony Rodrigues

MARÍTIMO B: José Sá (g.r.); Armando, Robson, Diney, António Carlos, Pana, Gonçalo Reyes, Filipe Oliveira, Shoya, Aldaír Neto e Ibrahim
Substituições: Carlos Daniel por Shoya (61m), Kukula por Aldaír Neto (77m)
Não utilizados: Rui Vieira (g.r.); Kaká, Tiago, Ricardo Fernandes e Panin
Treinador: Ludgero Castro.

FC PORTO B: Kadu (g.r.); Víctor García, Diego Carlos, Igor Lichnovsky, David Bruno, Leandro Silva, Marko Pavlovski, Pité, João Graça, Frédéric e Leonardo
Substiuições: Anderson por Leonardo (56m), Sérgio Ribeiro por Pité (71m), Rui Moreira por Pavlovski (83m)
Não utilizados: André Caio (g.r.), Malthe, David Sualehe e Roniel
Treinador: Luís Castro

Disciplina: cartão amarelo a Frédéric (41m), Diego Carlos (44m), Gonçalo Reyes (54m e 82m), Pana (75m), Leandro Silva (75m), Ibrahim (80m) e Anderson (90+3m). Cartão vermelho a Gonçalo Reyes (82m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/maritimob_fcpb46jsegundaliga.aspx

Poesia - A Minha Colega e Amiga, Professora Anabela Borges, interpela-nos com o Poema: "Liberdade Condicionada"



"Liberdade condicionada

Nesta clausura que imponho
Minha
Como ave que, parecendo livre
Embora, 
Voa num raio de longes
Sem saber que a tolhe um gradeamento
Por todos os lados e por cima.
E, assim ainda, somos sempre o lugar
Onde nos leva o pensamento.
Eu, ave sem gradeamento."

Anabela Borges

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: Vitória de Setúbal 0 vs F.C. do Porto 1 - ​Triunfo pela margem mínima na terceira jornada da fase final do campeonato.



«SUB-17: DRAGÕES VITORIOSOS EM SETÚBAL

​Triunfo pela margem mínima (1-0) na terceira jornada da fase final do campeonato.

​A equipa Sub-17 do FC Porto venceu este domingo em Setúbal (1-0), em jogo a contar para a terceira jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B. Com este triunfo, os azuis e brancos passam a somar quatro pontos e seguem na segunda posição, a cinco do Benfica, primeiro classificado.

Com uma entrada forte em jogo, os Dragões criaram três oportunidades de golo flagrantes nos primeiros dez minutos e só demoraram três até ganhar vantagem no marcador, por intermédio de Rui Pedro. A partir daqui, os azuis e brancos não tiveram discernimento para sentenciar o encontro mas acabaram por segurar um triunfo tão difícil quanto justo.

Os Sub-17 portistas, orientados por Bino, alinharam com Diogo Costa (g.r.), Wilson Costa, Diogo Queirós, Diogo Leite, Bruno Pereira, Rui Pires, Mike (Leandro, 78m), Madiu Bari, Rui Pedro (Michael Morais, 70m), Moreto e Generoso (Madi Queta, 59m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub-17-VFC-FC-Porto-fase-final-CN-Jun-B-14-15.aspx

Amarante Serra do Marão - Uma referência de Aquilino Ribeiro, na sua obra «O Malhadinhas», aos Bois do Marão e à sua dureza...



«E não minto, sempre guardei respeito à minha Brízida, que, meus amigos, também não era de ânimo a sofrer que erguesse os olhos a cobiçar outros. Uma vez até se quis ir deitar a afogar, só porque se bacorejou no povo que eu tinha pacta carnal com a Ludovina da morte - conheceram? - assim chamada por ser mais feia que a morte negra. Foi o patife do Bisagra que alevantou o falso testemunho, mas ia-lhe saindo caro, pois se um dia não me fura por umas silvas como raposo esparvadiço, rachava-lhe o pau, bem embora ele os tivesse mais duros e retorcidos que os bois do Marão.» in livro "O Malhadinhas" de Aquilino Ribeiro. 
Pin It button on image hover