30/04/15

Celorico de Basto - Casas que nos recordam o verde Minho, entre a frieza do granito e o verde exuberante da Primavera...


(Celorico de Basto, Mota-Fervença)

Amarante Rio Tâmega - A crónica do estertor de um rio, que querem emparedar entre grandes muros de betão, para produzir energia artificial, matando a energia de um curso de água natural...



«ENTRE PAREDES DE LAMA

Aprendi a nadar com o meu pai, na Praia Aurora, mais conhecida popularmente, como Praia dos Poços, pois era um local de captação de águas da então Vila de Amarante, onde foram feitos vários poços no Rio Tâmega e colocada a casa dos motores, para permitir o processo. Pertenço, talvez, à última geração de amarantinos que teve oportunidade de fruir o nosso rio, com uma qualidade das águas minimamente aceitável. Todos os da minha geração que, tal como eu, conheceram o Rio Tâmega nas mesmas circunstâncias, jamais poderão esquecer as memórias daquele tempo maravilhoso. 

Nessa altura, não existiam ainda piscinas em Amarante e o rio era o ponto de encontro, concomitantemente, interageracional e interclassista, nas tardes quentes de verão. Amarante foi sempre uma cidade de Invernos húmidos e frios, contrastando com Verões quentes e abafados. E havia zonas belíssimas de afluência de gente às águas do Tâmega: Morleiros, Açudes, Paul, Azenhas, Florestal, Rossio, Arquinho, Campismo, Frariz; mas, o ponto central, era a Praia Aurora ou Praia dos Poços, até porque estava estrategicamente situada ao lado do antigo Parque de Campismo, da então Vila, o que permitia o convívio dos amarantinos com os campistas nacionais e estrangeiros.

Quando nos anos 80 construíram a Barragem do Torrão, a jusante de Amarante, começou o princípio do fim das fabulosas praias fluviais de Amarante, com a eutrofização das águas a acabar com a possibilidade de aproveitamento das praias da parte inferior de cidade e com um impacto ambiental brutal. No inverno, com o adensar dos nevoeiros matinais e no verão com a alteração da cor das águas, de um castanho-escuro para um verde-claro, passando por matizes intermédias de verdes artificiais, conferindo ao Rio Tâmega um aspeto pantanoso e pouco natural.

Em Amarante, apesar da tão propalada rede de esgotos com uma cobertura quase total a nível concelhio, a ETAR de então, não dava uma resposta cabal, nem de longe, nem de perto, fazendo com que uma parte significativa dos esgotos nem sequer fosse tratada, ou, no geral, não fossem corretamente tratados. Prova disso está na recente inauguração da ETAR de Passinhos, em Vila Caiz, Amarante; algo faltava... Os concelhos a montante também continuavam a verter de forma contínua os seus esgotos para a linha de água, diretamente, ou com tratamento deficiente, contribuindo para a intoxicação e para uma alteração artificial do ecossistema do rio. 

Com a construção da Barragem de Fridão, o Rio Tâmega em Amarante ficará entre duas grandes paredes, sendo cada vez mais um lameiro de águas verdes, ou escuras, consoante a altura do ano. Muito do encanto que interpelou a mente poética de Teixeira de Pascoaes, passou pela forma como o nosso Rio Tâmega afetou a sua sensibilidade artística; as musas do rio deveriam andar por entre o arvoredo e os nevoeiros do mesmo, afetando o estro das pessoas mais sensíveis e brilhantes.

Muitos poderão considerar que, estas são questões menores, destruir um rio em nome da produção de energia, é um preço justo a pagar, pelo que o mais importante é produzir energia e capital a qualquer custo. Para esses, pouco importa a cultura, a marca indelével que o Rio Tâmega deixou em Amarante, cujo legado nesse domínio é incomensuravelmente maior, do que jamais poderemos imaginar: trata-se da matriz identitária de Amarante que está em causa! 

O que interessa é o dinheiro que a produção de energia nos poderá trazer, a paisagem natural que valor tem para os burocratas que nos governam, esse património não é facilmente transacionável, não os satisfaz. Tudo o que não pode ser traduzido em euros de uma maneira fácil e rápida, com cotação positiva nos mercados de capitais, pouco valor tem na sociedade atual, que busca o lucro fácil, sem olhar a meios para atingir os seus fins materiais.

O Rio Tâmega faz parte da imagem telúrica que temos da Cidade de Amarante, trata-se do elemento do nosso património paisagístico e natural, mais importante, aglutinador, ou consensual, na sua omnipresença. Penso que, pelo menos, deveriam ser os amarantinos a decidir a sua alienação, total ou parcial. Uma imposição de morte lenta de um rio que, todo ele se traduz em vida, no seu curso natural, poderá ser considerada como que um atentado à honra, dignidade e património ecológico da população de Amarante.

Claro que aqui, o que mais conta, não são apenas, as nossas recordações daquele rio mágico, que eu e outras pessoas ainda temos marcadas, indelevelmente, na nossa memória. O que nós estamos a preparar para os nossos jovens, como herança natural e paisagística, trata-se do maior atentado patrimonial que Amarante, em termos ambientais, jamais sofreu. Um rio que será emparedado, que nem poderá ser visto nalgumas partes da barragem de Fridão, designadamente, entre a barragem principal e a de bombagem, trata-se do pior de todos os cenários possíveis e imaginários, que nem num qualquer terrível pesadelo poderíamos prever.

As novas gerações serão dilapidadas de um património que, também lhes pertence por direito, mas que nós como permitimos tal dislate, teremos obrigatoriamente que assumir este odioso ónus, para todo o sempre. De pouco nos adiantará invocar a nossa ausência de culpa por falta de eventual acesso à tomada de decisão. Perdemos algo de forma irremediável, jamais nos poderão redimir, independentemente, do grau da nossa culpabilidade, não poderemos alijar a nossa responsabilidade, individual ou coletiva.

Amarante será amputada de uma forma cruel e permanente. O Rio Tâmega não é só de Amarante, em última análise, pertence ao património natural da humanidade. Amarante sempre teve uma ligação, quase umbilical, ao Rio Tâmega. Qualquer postal ou folheto só representa a nossa terra, com alguma verosimilhança, se incluir o nosso rio; afinal, Amarante é conhecida por ser a Princesa do Tâmega.

Quanto a mim, a construção de uma barragem mesmo em cima da cidade de Amarante, constitui-se como um crime com várias vertentes: ambiental, paisagística e humana. O Rio Tâmega tem uma componente humanizante, pois a sua relação com as pessoas foi sempre muito próxima e por isso aglutinadora de interesses e de pontos em comum. De inverno, os nevoeiros do Rio entram-nos pelas carnes até aos ossos e às vezes querem invadir-nos as casas; de verão, as suas águas e as sombras das árvores que o ladeiam, refrescam-nos o corpo e a alma. E saem gaivotas e guigas a passear ao sol, rio abaixo, rio acima… mas, as pessoas agora, querem cortar de vez, com o cordão umbilical de Amarante, abortando águas turvas e pantanosas…» in http://birdmagazine.blogspot.pt/2015/04/entre-paredes-de-lama.html


(Barragem de Fridão - DIREITO DE RESPOSTA - LUIS VAN ZELLER MACEDO)


BARRAGEM DE FRIDÃO - LUIS VANZELLER - (PARTE 1)

 
BARRAGEM LUIS VANZELLER - (PARTE 2)

Espaço - O objetivo era construir o maior telescópio do mundo para estudar as primeiras galáxias, a ideia seria construir esta instalação no topo de Mauna Kea, uma montanha no Havai.



«Havai vai acolher o maior telescópio do mundo... ou talvez não

É um telescópio com mais de trinta metros e que irá custar 1,4 mil milhões de dólares. A construção iniciou-se em março deste ano, mas agora está suspensa. 

O objetivo era construir o maior telescópio do mundo para estudar as primeiras galáxias. A ideia seria construir esta instalação no topo de Mauna Kea, uma montanha no Havai. O projeto foi para a frente e os trabalhos iniciaram-se em março de 2015, mas agora está tudo suspenso, noticia a Wired.

A construção encontra-se suspensa porque o topo da montanha é considerado um local sagrado para as populações locais e os protestos já surgiram de várias formas, como bloqueios nas estradas e campanhas nos media. Por outro lado, os ambientalistas também alegam que esta construção poderá destruir o frágil ecossistema de Mauna Kea.

Este telescópio poderia ser usado por investigadores da Califórnia, Japão, China, Canadá e Índia. Espera-se que o aparelho seja 200 vezes mais sensível, 200 vezes mais rápido e capaz de detetar objetos 200 vezes mais ténues do que os modelos atualmente usados. 

Quando terminar a construção, o telescópio terá 18 andares e ficará instalado num terreno detido pelo estado do Havai e cedido à Universidade local. A construção deverá estar terminada em 2024, no mesmo ano em que termina a instalação do telescópio de 39 metros no Chile, a cargo do European Southern Observatory.

Agora o desafio será negociar para se conseguir fazer com que o telescópio possa ser construído ser por em causa a tradição local e o meio ambiente.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2015-04-30-Havai-vai-acolher-o-maior-telescopio-do-mundo.-ou-talvez-nao


(Gigantes da Engenharia - Telescópios)


(Inauguração do maior telescopio do mundo)


(Atacama vai abrigar maior telescópio do mundo)

29/04/15

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - A reciclagem com criatividade ainda é melhor...


(A Professora Rosa magro a ensinar aos seus alunos formas criativas de reciclar)

Amarante Fregim - Boas notícias, continua a Primavera a impor as suas tonalidades quentes, as suas fragrâncias suaves...



(Amarante, Rio, Fregim, Abril de 2015, Primavera por todos os lados...)

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Boca Vaga"


(imagem partilhada de A Lua e Eu)

"BOCA VAGA

Farto enlouquecer!
Onde fica a minha razão? É para lá que vou,
Casa do meu ser.
Amanhã, não sei!
Ainda aqui estou,
E se um dia não, ficará a vida que me coube,
Muita ou pouca, não importa,
Porque valeu o que me gastei,
Ainda que a deserto soube,
Mas permanece.
Que a memória a desfaça em desventura,
Jamais será esquecida ou morta,
Porque nada do que foi por sentir desfalece,
Mesmo o que de paixão não tem a mundana
Vontade,
Ao amor engana.
E um dia há de,
De tão obsessivamente feliz,
Ser oferecido à loucura
Que sempre o quis.
É isto a vida, a saga
De um corpo que fica à beira,
Lábios de uma boca vaga,
Saciados com poeira."

Eugénio Mourão

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=854567167957483&set=a.215009225246617.52914.100002126234550&type=1&theater

Espaço - Uma nave espacial não tripulada que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está a cair em direcção à Terra, aparentemente de forma descontrolada, disse esta quarta-feira uma fonte não identificada em declarações à agência AFP.



«Nave espacial russa está a cair em direcção à Terra
29-04-2015 13:15

É o que avança a AFP, citando fonte que não quer ser identificada. "Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir."

Uma nave espacial não tripulada que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está a cair em direcção à Terra, aparentemente de forma descontrolada, disse esta quarta-feira uma fonte não identificada em declarações à agência AFP. 

"Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir", disse um responsável conhecedor da situação à AFP, sob condição de não ser identificada, antes de uma declaração da agência espacial russa, que é esperada ainda esta quarta-feira. 

"É agora claro que começaram reacções absolutamente incontroláveis", acrescentou esta fonte, que a agência francesa não identifica, mas que explica que a descida marca o fim da missão 'Progress', apesar de as autoridades russas ainda irem tentar mais uma vez a comunicação. 

"Marcámos mais duas comunicações para tranquilizar a nossa consciência", disse o responsável, acrescentando que é difícil prever quando é que o veículo cairá, de facto, na Terra. 

O foguetão Soyuz que levava a nave Progress M-27M com mantimentos para a Estação Espacial Internacional foi lançado na terça-feira, mas as comunicações foram perdidas pouco depois. 

Um porta-voz da agência russa não quis comentar o sucedido. 

O programa espacial russo é um motivo de orgulho para a população local, mas nos últimos anos têm surgido uma série de contratempos e falhanços, nomeadamente a perda de vários satélites e a queda de uma nave similar, em 2011, na Sibéria. 

O vice-primeiro-ministro russo com o pelouro da indústria aeroespacial, Dmitry Rogozin, actualmente na China, disse estar em constante contacto com a agência espacial e escreveu no Twitter: "Estamos todos preocupados com a nossa nave de carga". 

A NASA disse entretanto que a nave espacial levava a bordo material fundamental para a secção norte-americana da Estação Espacial Internacional, mas que os astronautas têm mantimentos suficientes para os próximos meses.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=185759

Música Pop/Rock - Jack Ely, cantor do sucesso "Louie Louie" e ex-vocalista dos The Kingsmen, morreu esta terça-feira aos 71 anos, confirmou a família.




«Morreu a voz de "Louie Louie"
29 de abril de 2015

Jack Ely, cantor do sucesso "Louie Louie" e ex-vocalista dos The Kingsmen, morreu esta terça-feira aos 71 anos, confirmou a família.

Segundo  o filho do cantor citado pela Associated Press, Jack Ely sofria de uma doença “não especificada” e que a família desconhecia devido às crenças religiosas de Jack”.

O cantor tornou-se conhecido pelo sucesso "Louie Louie", lançado em 1963. A canção enigmática originou diversas análises do governo norte-americano para identificar mensagens subliminares na letra.

"Louie Louie" chegou a ser proibida no estado do Indiana e alvo de investigações por parte do FBI, devido a alegadas mensagens obscenas na canção quando reproduzida numa rotação diferente.

O êxito de Jack Ely foi regravado por mais de 50 artistas, entre eles David Bowie, Iggy Pop e The Clash.» in http://musica.sapo.pt/noticias/morreu-a-voz-de-louie-louie


(Jack Ely Dies 'Louie Louie' Singer Jack Ely Dead in Oregon at 71 RIP Jack Ely of The Kingsmen)


Jack Ely and The Courtmen - "Louie Louie" - ('66)


The Kingsmen - "Louie, Louie" - (Shindig 1965)


The Kingsmen - "Louie, Louie"


THE KINGSMEN - "LOUIE LOUIE" 


Louie Louie - "The Kingsmen" - (HQ) 


The kingsmen - "LOUIE LOUIE"

"Louie Louie
Kingsmen

Louie, Louie, oh no, me gotta go.
Louie, Louie, oh baby, me gotta go.

A fine young girl, she wait for me.
Me catch the ship across the sea.
Me sail the ship all alone.
I never think I'll make it home.

Louie, Louie, oh no, me gotta go.
Louie, Louie, oh baby, me gotta go.

Three days and nights we sail the sea.
Me think of girl constantly.
On the ship, Me dream she there.
Me smell the rose in her hair.

Louie, Louie, oh no, me gotta go.
Louie, Louie, oh baby, me gotta go.

Me see Jamaican moon above.
It won't be long me see me love.
Me take her in my arms and then
I tell her I never leave again."

Amarante Cinema - Decorrem até 15 de junho as inscrições para o festival European Shortfilms Amarante – 2015, que irá realizar-se entre os dias 11 e 13 de setembro.



«European Shortfilms Amarante 2015 abriu fase de candidaturas
28/04/2015, 09:44

Decorrem até 15 de junho as inscrições para o festival European Shortfilms Amarante – 2015, que irá realizar-se entre os dias 11 e 13 de setembro.

A organização deste festival está a cargo do Cineclube de Amarante e da Casa da Juventude de Amarante, que têm como objetivo “proporcionar a jovens realizadores um espaço de formação e de divulgação do seu trabalho e aumentar a oferta cultural da cidade e da região”.

À imagem do que sucedeu em 2014, o evento volta a ser direcionado para jovens realizadores entre os 16 e os 30 anos de idade, que podem participar inscrevendo curtas-metragens com uma duração máxima de 30 minutos. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de junho, inclusivamente.

Podem inscrever-se realizadores residentes em qualquer um dos países da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade. Contudo, refere a organização, “só serão aceites filmes com data posterior a janeiro de 2010”.

Ao contrário da edição de 2014, em que o festival foi subordinado ao tema “Europa e Cidadania”, por ser ano de eleições europeias, este ano o tema é livre.

Haverá prémios para os três primeiros classificados e ainda um prémio local para a melhor curta-metragem de um realizador de Amarante ou dos concelhos vizinhos (Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende).

Tendo em vista a internacionalização do festival amarantino, a organização formalizou já uma parceria com o Festival Busho de Budapeste (Hungria), um evento dedicado também a curtas-metragens e que teve origem em 2004. Esta parceria irá resultar na promoção do festival amarantino na Hungria e noutros países de Leste onde o Busho tem maior implantação.

Nas próximas semanas o European Short Films Amarante deverá anunciar novas parcerias e apoios para a edição deste ano.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/10328

28/04/15

Artesanato Empresarial - Os tapetes de Beiriz, feitos de forma artesanal, existem desde 1919 e, desde então, entre altos e baixos, têm voado um pouco por todo o mundo



«Tapetes artesanais de Beiriz vão decorar novo hotel de Ibiza
28 Abr, 2015, 14:20

De Beiriz para todo o mundo. 

Os tapetes de Beiriz, feitos de forma artesanal, existem desde 1919 e, desde então, entre altos e baixos, têm voado um pouco por todo o mundo. 

Na mais recente viagem, chegaram a Ibiza para fazer parte da decoração do novo hotel Hard Rock.» in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=824177&tm=4&layout=122&visual=61


(Tapetes de Beiriz)


(Tapetes de Beiriz fabricados com técnica secular)


(Tapetes Florais-Beiriz - 2012)

Moda - A modelo Sara Sampaio foi escolhida para integrar a lista dos novos dez 'Angels' da Victoria's Secret e não podia estar mais feliz!



«SARA SAMPAIO É FINALMENTE UM 'ANJO'

A modelo foi escolhida para integrar a lista dos novos dez 'Angels' da Victoria's Secret e não podia estar mais feliz!

A notícia foi divulgada através das redes sociais da Victoria's Secret e Sara Sampaio fez questão de contar a boa nova no seu Instagram: vai ser um dos novos anjos da marca.

Durante dois anos a portuguesa fez parte dos desfiles para a submarca Pink, mas já se sabia da sua vontade de subir à linha principal da marca de limgerie.

Além da portuguesa, a Victoria's Secret acrescenta também as modelos Kate Grigorieva, Taylor Hill,Elsa Hosk, Martha Hunt, Jac Jagaciak, Stella Maxwell, Lais Ribeiro, Romee Strijd e Jasmine Tookes. Poderemos vê-las a todas na próxima apresentação da marca.» in http://lifestyle.sapo.pt/moda-e-beleza/noticias-moda-e-beleza/artigos/sara-sampaio-e-finalmente-um-anjo


(Sara Sampaio Uncovered | Sports Illustrated Swimsuit 2015)

27/04/15

Amarante Fregim - Apesar dos aguaceiros, já há rosas esplendorosas, em Rio, Fregim, Amarante.


(São rosas, senhores, são rosas, em Rio, Fregim, Amarante)

F.C. do Porto Bilhar - ​Torbjorn Blomdahl (na foto), bilharista do FC Porto, sagrou-se campeão europeu de carambola na categoria individual, prova que decorreu entre sexta-feira e domingo em Brandenburgo, na Alemanha.



«BLOMDAHL SAGROU-SE CAMPEÃO EUROPEU DE CARAMBOLA

Jaspers foi medalha de bronze, tal como João Ferreira no escalão Sub-21.

​Torbjorn Blomdahl (na foto), bilharista do FC Porto, sagrou-se campeão europeu de carambola na categoria individual, prova que decorreu entre sexta-feira e domingo em Brandenburgo, na Alemanha. O jogador sueco bateu Eddy Merckx (40-31) na final da competição, destacando-se ainda a medalha de bronze para holandês Dick Jaspers, também ele bilharista do FC Porto, em igualdade com o turco Adnan Yüksel.

Os Dragões tiveram igualmente em prova um atleta do seu plantel no escalão de Sub-21, João Ferreira (na foto, à direita), que obteve a medalha de bronze. O jovem bilharista dos azuis e brancos teve um excelente desempenho e falhou o acesso à final por apenas duas carambolas, perdendo diante do turco Berkay Karakurt (28-30), que se sagraria campeão europeu.

João Ferreira, que foi assim um dos terceiros classificados, a par do francês Gwendal Marechal, juntar-se-á ao portista Rui Manuel Costa (representante português na categoria individual, tendo sido eliminado na qualificação) na selecção nacional que disputará o título por equipas, de 30 Abril a 2 de Maio.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Blomdhal-campeao-europeu-de-carambola.aspx


Big 3c Runs: Torbjorn Blomdahl - 42 points in ONLY 3 innings (runs of 20, 9 & 13)


1ª Open Da Elite João Ferreira (FC PORTO) vs Manuel Fernandes (CLUBE BILHAR EBORENSE) - 1ªParte

Amarante - A 4ª Edição da 'Noite dos Carrapatos' realiza-se esta semana sendo a atividade é organizada pela Secção Cultural da Associação Desportiva de Amarante, apoiada pela União de freguesia de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.



«Amarante: 4ª Edição da 'Noite dos Carrapatos' realiza-se esta semana
27/04/2015, 09:35

A atividade é organizada pela Secção Cultural da Associação Desportiva de Amarante, apoiada pela União de freguesia de Amarante (São Gonçalo), Madalena,  Cepelos e Gatão.

“O lançamento dos “Carrapatos” é uma antiga tradição que foi revitalizada pela primeira vez em 2012 e que decorre, segundo a tradição na véspera do 1º de maio, dia em que se colocam as maias (giestas de flor amarela) nas ombreiras de portas e janelas para espantar os Carrapatos”, conta António Pereira, um dos impulsionadores, acrescentando que esta data era também utilizada no antigamente para “se dizer aquilo que nos outros dias era proibido falar”.

Na edição anterior, a ‘Noite dos Carrapatos’ contou com mais de 300 participantes. Na edição atual apresenta-se com “novidades”, nomeadamente a participação especial do grupo de teatro amarantino T’Amaranto.

O programa começa às 21h30, do dia 30 de abril, no Largo de São Gonçalo e termina na Alameda Teixeira de Pascoaes perto da meia-noite, passando entretanto por diversos pontos do núcleo urbano amarantino. No final da Noite dos Carrapatos é lido o “esconjuro dos Carrapatos” e é distribuída uma queimada a todos os presentes.

A participação é livre e gratuita pelo que a organização convida a toda a população para se associar a este evento.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NToiMTAzMjUiO30=

26/04/15

Óbitos - A namorada de Paulo Gonzo morreu aos 59 anos, na sequência de um brutal acidente de viação sofrido no passado dia 17 de abril.



«MORREU PEQUENINA RODRIGUES
26 ABRIL 2015, 14:47

A namorada de Paulo Gonzo morreu aos 59 anos, na sequência de um brutal acidente de viação sofrido no passado dia 17. 

Pequenina Rodrigues morreu esta manhã, aos 59 anos. A designer, que sofreu um grave acidente de viação no dia 17 de abril, estava internada desde então nos cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Recorde-se que a namorada do músico Paulo Gonzo ia na A5, autoestrada que liga Lisboa a Cascais, quando chocou violentamente com uma viatura da Brisa que procedia à limpeza da estrada. Ao que tudo indica, esta estava devidamente assinalada. Pequenina Rodrigues sofreu múltiplas fracturas às quais acabou por não resistir.» in http://caras.sapo.pt/famosos/2015-04-26-Morreu-Pequenina-Rodrigues

Geologia - Alpinistas sobreviventes temem pela vida de dezenas pessoas ainda desaparecidas no Monte Evereste depois das avalanches desencadeadas pelo sismo de sábado e réplicas que se seguiram



«Campo base do Evereste parece ter sofrido "explosão nuclear"

Alpinistas sobreviventes temem pela vida de dezenas pessoas ainda desaparecidas no Monte Evereste depois das avalanches desencadeadas pelo sismo de sábado e réplicas que se seguiram

Com a morte de 18 alpinistas confirmada, os sobreviventes descrevem nas redes sociais o que viveram e expressam a preocupação com os que ainda se julga estarem no Evereste.

No Twitter, Alex Gaven afirma que grandes áreas do campo base da montanha parecem ter sido atingidas por "uma explosão nuclear".

As autoridades nepalesas estimam que pelo menos mil pessoas, incluindo 400 estrangeiros, estavam no campo base ou a subir quando o abalo de sábado se fez sentir. Um grande número poderá estar encurralado nos campos 1 e 2, sem passagem para baixo.

"Há centenas de pessoas encurraladas nos campos 1 e 2 e mais cedo ou mais tarde vão ficar sem comida, mas enquanto não for criada uma nova rota não há forma de os trazer para o campo base", escreveu um alpinista no Facebook.

Esta manhã, um avião com 15 alpinistas com ferimentos graves aterrou em Katmandu.» in http://visao.sapo.pt/campo-base-do-evereste-parece-ter-sofrido-explosao-nuclear=f817828

Liga NOS: S.L. Benfica 0 vs F.C. do Porto 0 - ​Nulo no terreno do Benfica deixa Dragões a três pontos do líder, a quatro jornadas do fim da Liga NOS.



«CLÁSSICO EMPATADO

​Nulo no terreno do Benfica deixa Dragões a três pontos do líder, a quatro jornadas do fim da Liga NOS.

O FC Porto não foi capaz de conseguir melhor do que um nulo no terreno do Benfica, não se aproximando assim do adversário, primeiro classificado com mais três pontos do que os azuis e brancos. Faltam agora quatro jornadas para o fim da Liga NOS e a missão dos portistas é complicada: defrontam Vitória de Setúbal, Gil Vicente, Belenenses e Penafiel, tendo que vencer esses encontros e esperar escorregadelas do adversário. Os lisboetas jogaram sempre para o empate, adoptando uma postura conservadora que lhes convinha, e os Dragões nunca foram capazes de ultrapassar o esquema montado pelos encarnados.

Para passar para a liderança, o FC Porto necessitava de vencer pelo menos por dois golos de diferença, algo que, para o Campeonato nacional, só fora conseguido em 1951. No entanto, não houve qualquer golo no duelo entre a melhor equipa da competição a jogar em casa (13 triunfos e dois empates) e melhor ataque e a melhor defesa, o FC Porto. Os Dragões prolongaram a melhor série actual de invencibilidade na prova (12 jogos), mas tal não evita um sabor amargo, mesmo que o Benfica já não perca em casa para a Liga NOS há mais de três anos, num total de 49 encontros. A última derrota fora em 2011/12, às mãos dos portistas.

Julen Lopetegui promoveu cinco alterações no onze face ao jogo frente ao Bayern Munique: como era previsível, Danilo e Alex Sandro regressaram à equipa inicial, mas a baliza também mudou de dono, com Helton a substituir Fabiano. No meio-campo, as novidades foram Rúben Neves e Evandro, por vez de Herrera e Quaresma. Os Dragões tiveram uma boa entrada e exerceram superioridade a meio-campo (56 por cento de posse de bola no primeiro tempo), mas a manta não se esticou. Os primeiros 45 minutos foram calculistas, feitos de muitos passes falhados e faltas por parte de ambas as formações, e houve uma única oportunidade de golo: aos 34 minutos, na sequência de um cruzamento de Danilo na direita, Jackson rematou por cima, em posição privilegiada. Ao intervalo, apenas o FC Porto tinha rematado à baliza, em três ocasiões; do lado do Benfica, não se viu mais do que uma postura conservadora.

Os lisboetas apenas remataram aos 50 minutos, por intermédio de Talisca, sem perigo. No entanto, apresentaram-se mais dinâmicos na segunnda parte, aproveitando também o facto de o FC Porto ter mais necessidade de arriscar: Lopetegui lançou Herrera ao intervalo (para o lugar de Rúben Neves) e Quaresma aos 55 (substituindo Brahimi). Aos 64, esgotou as substituições trocando Evandro por Hernâni. O Benfica apostava então nas transições e a partida estava mais aberta e propícia para isso mesmo. No entanto, eram sempre os portistas a criar mais perigo, com Herrera, aos 63, a isolar Jackson; no entanto, o colombiano não conseguiu receber bem a bola para o remate.

O FC Porto tentou até ao apito final pressionar um Benfica que se sentiu confortável a defender o nulo e que contou ainda com um critério disciplinar favorável do árbitro Jorge Sousa. Amarelos como o mostrado a Marcano aos 72 minutos são incompreensíveis, enquanto que aos 79 foi perdoado o segundo amarelo a Fejsa, por falta sobre Danilo. O sérvio viria até a desperdiçar a melhor oportunidade da equipa da casa, ao rematar por cima, aos 84 minutos, após um livre na direita.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2014%20-%202015/classico-empatado-4-26-2015.aspx

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 2 vs Padroense 0 - Jovens ​Dragões venceram o Padroense na décima e última jornada da segunda fase.



«SUB-17 FECHAM SEGUNDA FASE A GANHAR

​Dragões venceram o Padroense (2-0) na décima e última jornada.

​A equipa Sub-17 do FC Porto recebeu e venceu este domingo o Padroense (2-0), formação Sub-16 dos portistas, em jogo a contar para a décima e última jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Os Dragões terminaram esta fase no primeiro lugar, com 26 pontos, mais nove do que o Nacional, segundo classificado.

Num jogo não muito bem jogado e parco em oportunidades de golo, estes só surgiram já na recta final da etapa complemente, depois de um primeiro tempo a zeros. Idrisa abriu o activo numa boa desmarcação (72m) e, já em período de compensação, Bruno Pereira (na foto) estabeleceu o 2-0 final na marcação de um livre directo (80m+2).

Os Sub-17 alinharam com: Tiago Martins (g.r.), Casimiro, Issa, Diogo Queirós, Bruno Pereira, João Bola, Michael Morais (Leandro Vieira, 47m), Madiu Bari (Nuno Carvalho, 65m), Idrisa, Miguel Sousa (Generoso, 57m) e Madi Queta.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub-17-fecham-segunda-fase-a-ganhar.aspx


Formação: Sub-17 (10.ª j., 2.ª fase): FC Porto-Padroense, 2-0 (26/04/15)

F.C. do Porto Sub 15 Futebol - Anadia 0 vs F.C. do Porto 2 - Jovens ​Dragões venceram em Anadia na terceira jornada da fase final do campeonato.



«SUB-15 REGRESSAM ÀS VITÓRIAS

​Dragões venceram em Anadia (2-0) na terceira jornada da fase final do campeonato.

​A equipa Sub-15 do FC Porto venceu este domingo o Anadia (2-0), em jogo a contar para a terceira jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores C. Depois da derrota caseira na ronda anterior, os jovens portistas regressaram assim às vitórias na competição.

Os Dragões entraram a todo o gás e demoraram apenas três minutos até encontrar o caminho para as redes contrárias, com Romário Baró (na foto) a finalizar uma excelente jogada colectiva. Os azuis e brancos aumentaram para 2-0 ainda antes dos 20 minutos, com um autogolo de um defensor do Anadia, estabelecendo o resultado que se manteria até ao final. Com este triunfo, o FC Porto passa a somar quatro pontos e segue na terceira posição, a três do primeiro classificado, o Benfica, que visita o Olival na próxima jornada.

Os Sub-15 alinharam com: Carlos Peixoto (g.r), Ruben Teixeira, João Serrão (cap.), Cláudio Silva, Ruben Moura, Paulo Moreira, João Mário (Vasco Paciência, ao intervalo), Afonso Sousa, Leandro Campos (Marcelo Araújo, 65m), Romário Baró (Vítor Ferreira, 59m) e Miguel Magalhães.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub-15-Anadia-FCP-3a-jor-fase-final-CN-Jun-C-14-15.aspx


Formação: Sub-15 (3.ª j., 3.ª fase): Anadia-FC Porto, 0-2 (26/04/15)

25/04/15

F.C. do Porto Basquetebol: Dragon Force 88 vs Esgueira 43 - ​Azuis e brancos voltaram a vencer o Esgueira nos quartos-de-final dos Play-off da prova e passam às meias.



«DRAGON FORCE NAS MEIAS-FINAIS DA PROLIGA

​Azuis e brancos voltaram a vencer o Esgueira (88-43) nos quartos-de-final dos Play-off da prova.

​O Dragon Force recebeu e venceu este sábado o Esgueira (88-43), no Dragão Caixa, garantindo assim a passagem às meias-finais dos Play-off da Proliga, nas quais irá defrontar o Ginásio Figueirense. Depois da vitória em Esgueira, no primeiro jogo, o conjunto comandado por Moncho López fez o que lhe competia e assegurou o triunfo que faltava para seguir para a eliminatória seguinte.

Se dúvidas houvesse quanto à seriedade dos portistas na abordagem a este jogo depois da vitória por 52 pontos em Esgueira, essas ficaram desfeitas no final do primeiro período, durante o qual os azuis e brancos estabeleceram um parcial de 26-8. Incapaz de travar a qualidade individual e coletiva do Dragon Force, o Esgueira terminou a etapa inicial com apenas 17 pontos marcados, recolhendo aos balneários a perder por 37 (53-16).

Ainda que menos demolidor do que na primeira parte, o Dragon Force manteve uma atitude guerreira e dominante, selando sem grandes dificuldades o triunfo que faltava para reservar um lugar nas meias-finais dos Play-off. Miguel Queiroz (20 pontos e 13 ressaltos) esteve em grande plano com um "duplo-duplo", mas a tremenda eficácia de Pedro Bastos (18 pontos), que falhou apenas um lançamento de campo, deu-lhe o título de MVP.

No final da partida, Moncho López elogiou o trabalho dos seus jogadores e mostrou-se satisfeito pela concretização do objectivo de resolver desde logo a eliminatória. "A equipa fez um óptimo jogo, com um grande empenho e atitude. Fomos sérios, competentes e continuamos sem qualquer derrota no campeonato, mas o importante é chegarmos ao fim e sermos campeões. Queríamos resolver a eliminatória em dois jogos e agora vamos trabalhar para conseguirmos estar ainda melhor nas meias-finais", afirmou o técnico espanhol.

FICHA DE JOGO

DRAGON FORCE-ESGUEIRA, 88-43
Proliga, Play-off, Quartos-de-final, Jogo 2
25 de Abril de 2015
Dragão Caixa

Árbitros: Paulo Fidalgo e José Mendes

DRAGON FORCE: André Bessa (4), João Grosso (14), Miguel Queiroz (20), Pedro Figueiredo (6), João Gallina (7), Ferrán Ventura (6), Pedro Bastos (18), João Torrie, António Monteiro (13), Luís Caetano e Guilherme Amorim
Treinador: Moncho López

ESGUEIRA: Ruben Cotton, Djenaten Cuma (7), Diogo Caetano, Tiago Almeida (2), Guilherme Oliveira (2), António Gaioso (11), Ângelo Oliveira, João Almeida, Pedro Valente (8), Ricardo Costa (7), André Occhialini e Cristiano Correia (6)
Treinador: Pedro Costa» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragon-Force-Esgueira-jogo-2-quartos-Play-offs-Proliga-14-15.aspx

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. do Porto 3 vs S.L. Benfica 0 - ​Jovens Dragões foram superiores em todo o encontro e bateram lisboetas por três bolas sem resposta e mantêm-se na frente.



«DRAGÕES GOLEIAM BENFICA NO OLIVAL

​Sub-19 foram superiores em todo o encontro e bateram lisboetas por 3-0.

​Os Sub-19 golearam, este sábado, o Benfica por 3-0, em partida da décima jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores A, disputada no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, com golos de Sérgio Ribeiro (11m), Leonardo Ruiz (40m) e Chidozie (52m). Com este resultado, os portistas mantêm-se firmes no primeiro lugar na fase decisiva da competição, agora com dez sobre o adversário desta jornada (agora quarto classificado), quando estão apenas 12 pontos em disputa.

Num encontro que assumia importância decisiva para o Benfica nas contas pelo título, pela diferença pontual à entrada para jornada (oito pontos favoráveis aos azuis e brancos) e pela vantagem no confronto directo dos portistas após a goleada na primeira volta, foram os Dragões que entraram melhor, pelo que foi sem surpresa que Sérgio Ribeiro, num livre à direita do ataque portista, inaugurou o marcador à passagem dos 11 minutos. Os lisboetas reagiram e assumiram as despesas do encontro até à passagem dos 30 minutos, tendo importunado Raul Gudiño por duas vezes (aos 25 e aos 26 minutos), com o guardião a responder bem na primeira ocasião e a “fechar” bem a baliza na segunda. Os comandados de Folha voltaram a subir no terreno e, aos 40 minutos, após um lançamento lateral, Fernando encontrou Sérgio Ribeiro na área, que rematou de forma acrobática para uma boa defesa do guarda-redes adversário; na recarga, Leonardo fez o 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo.

A segunda metade começou, praticamente, com o terceiro golo dos portistas: Sérgio Ribeiro cobrou um livre no lado esquerdo do ataque, Verdasca colocou a bola mesmo à entrada da pequena área e Chidozie cabeceou de forma certeira para o fundo das redes do Benfica (3-0). Logo de seguida, Leonardo podia ter feito o “bis”, mas o cabeceamento do colombiano saiu ligeiramente por cima após um excelente trabalho de Ruben Macedo na esquerda. Os azuis e brancos assumiram definitivamente o controlo das operações da partida e não permitiram veleidades ao ataque dos lisboetas, muito graças a uma boa exibição do quarteto defensivo. Aos 81 minutos, Rui Pedro ainda podia ter feito o 4-0, mas o remate do jovem ponta-de-lança saiu por cima e o resultado não voltou a sofrer alterações.

Com este resultado, os Dragões mantêm a vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado, o Gil Vicente, a quatro jogos do final. O próximo encontro dos Sub-19 é contra o Nacional, conta para 11.ª jornada da competição e está agendado para a próxima sexta-feira, 1 de Maio, às 11h00, no Cristiano Ronaldo Campus, no Funchal.

O FC Porto alinhou com: Raul Gudiño, Fernando, Verdasca, Malthe Johansen e Lumor; Chidozie, Rui Moreira (cap.) e Moreto (João Cardoso, 80m); Sérgio Ribeiro (Bruno Costa, 74m), Leonardo (Rui Pedro, 67m) e Ruben Macedo.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/sub-19-fcporto-slb.aspx


Formação: Sub-19 (10.ª j., 2.ª fase): FC Porto-Benfica, 3-0 (25/04/15)

Linha do Douro - Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses avançou hoje de manhã que as obras de remodelação na Linha do Douro, entre Marco e Caíde, deverão começar nas próximas semanas, após o visto favorável do Tribunal de Contas.



«Obras na Linha do Douro vão avançar
25/04/2015, 17:13

Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses avançou hoje de manhã que as obras de remodelação na Linha do Douro, entre Marco e Caíde, deverão começar nas próximas semanas, após o visto favorável do Tribunal de Contas.

A comunicação, feita pela secretaria de estado das infraestruturas, transportes e comunicações, foi recebida com agrado e é agora acompanhada de expectativa.

Recorde-se a empreitada de eletrificação do troço foi adjudicada ao grupo espanhol ISOLUX CORSÁN em setembro de 2014, seguindo-se vários meses de espera pelo visto do Tribunal de Contas para a obra poder iniciar.

“Vão agora celebrar o contrato com a respetiva empresa que ganhou o concurso e estou neste momento na expectativa que nas próximas semanas comece efetivamente a eletrificação da nossa Linha do Douro no troço Caíde de Rei – Marco de Canaveses, como há tantos anos esperamos”, disse Manuel Moreira ao Jornal A VERDADE.

Para o presidente da Câmara Municipal, trata-se de “uma boa notícia mas ainda melhor será ver a obra no terreno e espero que isso aconteça muito proximamente”, frisou.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDMxOCI7fQ==

Amarante Padronelo - Um contributo valioso do Sr. Jorge Silva, sobre a história dessa terra do Pão, dos Lanifícios, da passagem para Trás-os-Montes e Alto Douro, que foi e é Padronelo.



«Esta Casa é conhecida como a casa da Ferreririnha...casa essa que servia de "Casa de Repouso" quando essa ilustre Senhora de nome D. Antónia Ferreira fazia ela e os seus Familiares a Viagem de Vila Nova de Gaia para a Régua nos idos Anos 20/30/40 com destino às famosas Quintas do Vinho (Fino) hoje mais conhecido como Vinho do Porto...O último a ocupar a Casa com alguma permanência chamava-se "CONDE DE ALVELLOS" pessoa ilustre e duma simpatia admirável...Por isso Padronelo é uma das Freguesias com mais História no nosso Concelho...desde as suas Padarias famosas tais como "Padaria das Mouras/Padaria do Souto da D.Branca/Padaria Campino no Olival/Padaria de Caçus/Padaria da Virinha/etc. etc. e ainda a célebre Fábrica Nacional de Lanifícios comprada pelo Conde da Covilhã... depois Fábrica de Lanifícios de Padronelo se hoje existisse teria cerca de 180 Anos...e assim se faz História!...» in https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1378261215830355&set=a.1377781902544953.1073741826.100009394684237&type=1&theater&notif_t=photo_reply

24/04/15

Amarante Mancelos - A Minha Avó materna e a minha Mãe tiveram visitas em 1955, na Casa da Aldeia, Mancelos, Amarante.


(Dia de visitas de Amigos à Casa da Aldeia da minha Avó materna, na década de 50 do século passado, Sr. Carlos Farinha e Dona Maria)

Desporto Ciclismo - Irá decorrer entre os dias 20 e 21 de junho, nas serras da Aboboreira, Marão, Sr.ª da Graça e Alvão, a 3ª edição do Mountain Quest, uma prova de BTT que alia o lazer, a competição e a superação.



«BTT: 3ª edição do Mountain Quest terá palco nas serras da Aboboreira, Marão, Alvão e Sr.ª da Graça
24/04/2015, 14:47

Irá decorrer entre os dias 20 e 21 de junho, nas serras da Aboboreira, Marão, Sr.ª da Graça e Alvão, a 3ª edição do Mountain Quest, uma prova de BTT que alia o lazer, a competição e a superação.

“Autonomia total, navegação GPS e distâncias de 180 Km e/ou 60 Km são algumas das características deste evento exclusivo, que pretende elevar e partilhar com todos os participantes a beleza representada pelas serras que emolduram a região do Tâmega e Trás-os-Montes”, divulgou a organizadora NEXPLORE.

O período de inscrições decorre até dia 31 de maio. Os interessados podem inscrever-se individualmente ou em duplas.

O evento divide-se em três percursos: o Warrior de 60km, que parte de Amarante rumo ao Marão, passando pelo parque Eólico Pena Soar e Ponte de Arame (21 de junho); o Gladiator de 180Km, que parte igualmente de Amarante, seguindo para a Serra da Aboboreira, passando pela Sr.ª da Serra – ponto mais alto do percurso -, parque Natural do Alvão e Senhora da Graça (20 de junho); e o Spartacus de 180Km + 60km, considerado “um verdadeiro teste às capacidades dos mais destemidos”, com a possibilidade de realizarem as duas provas. Paralelamente, realiza-se ainda uma caminhada, fora do contexto competitivo, em plena Serra do Alvão.

Sendo “o ambiente e o envolvimento da comunidade são algumas das principais preocupações da organização”, 1 euro das inscrições reverte a favor da ‘Terra dos Homens’, associação de apoio a crianças e jovens desfavorecidos de Amarante. O Mountain Quest apoia também ‘Os Pecaninos’, uma associação que ajuda animais abandonados em Paços de Ferreira.

O evento, considerado “único” em Portugal, é organizado pela empresa NEXPLORE (sediada em Amarante desde 2009) e conta com o apoio do Município de Amarante, da Câmara Municipal de Mondim de Bastos, da Dolmen, da TMG Terapias e Botas Bike Shop.

As inscrições podem ser efetuadas através do link: http://www.bikemountainquest.com/p/inscricoes-mountain-quest-2015.html» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/5/noticia/10312


(BTT-ROTAS DO MARÃO-Amarante-2008)


(BTT Rotas do Marão 2013)


(BTT Rotas do Marão 2014)

Aldeias de Portugal - Num vale profundo, a cerca de 20 km de São Pedro do Sul (Viseu), encontrámos a Aldeia da Pena, protegida dos ventos da serra e onde o sol apenas consegue chegar algumas poucas horas por dia, é uma das pérolas de xisto da Serra de São Macário.



«Aldeia Típica da Pena (São Pedro do Sul)

Num vale profundo, a cerca de 20 km de São Pedro do Sul (Viseu), encontrámos a Aldeia da Pena. Protegida dos ventos da serra e onde o sol apenas consegue chegar algumas poucas horas por dia, é uma das pérolas de xisto da Serra de São Macário.

A aldeia enquadra-se num cenário natural de rara beleza, aninhada no fundo do vale, confundindo-se com a própria serra que a envolve.

A minha primeira visita à Aldeia da Pena ocorreu à cerca de 10 anos aquando de uma passagem d’ano com alguns amigos em São Pedro do Sul. Chegámos ao final do dia à aldeia, quando a iluminação natural já escasseava mas a primeira imagem que tive do lugar acompanhar-me-á para sempre. Hoje, passados 10 anos, parece que pouco ou nada mudou.

Ao chegar, a paisagem é arrebatadora. Iniciámos a descida pela estrada de asfalto aberta à poucos anos atrás.

Do isolamento que durante anos se abateu sobre a aldeia nasceu a lenda do morto que matou o vivo.

Sem acessos rodoviários, os mortos da Aldeia da Pena eram transportados em ombros num esquife (uma espécie de caixão) até ao cemitério de Covas do Rio. O trajecto entre estas duas aldeia é bastante acidentado e numa dessas viagens, o insólito ocorreu e o azarado que carregava a parte de trás do caixão escorregou e este caiu-lhe na cabeça, matando-o, dando assim origem à história/lenda do morto que matou o vivo.

A aldeia merece uma visita demorada… pelos estreitos caminhos, por entre espigueiros, construções de xisto e lousa, e após uma visita à pequena capela, chegámos à loja de artesanato onde nos deliciámos com o trabalho do Sr. António e a sua mulher. A sua arte única para construir minúsculas réplicas de habitações de xisto merece ser reconhecida. No seu pequeno espaço podemos ver tudo o que a inspiração da Pena consegue transmitir através das suas mãos, originando tão belas criações.

Aproximava-se a hora do almoço e entrámos na tasca da aldeia apenas para uns petiscos… saímos bem mais pesados, acreditem…

Junto ao fogão a lenha, o frio das paredes de xisto deixou de se sentir, transformando a pequena sala negra num cantinho acolhedor, com muitas histórias para contar. Começámos com um presunto bem curado que casou muito bem com um um jarro de tinto da casa. Ao lado, algumas fatias de queijo de cabra e broa posicionavam-se para a nossa degustação. Não nos fizemos rogados. Seguimos para um arroz de feijão malandrinho que acompanhava um belo entrecosto e febras grelhadas.

Esta típica tasca é gerida por um jovem casal que tendo raízes na aldeia, desde sempre viveu na cidade.

Há uns anos atrás tomaram a decisão de abandonar o quotidiano citadino para oferecer um sinal de esperança no que diz respeito à sobrevivência da Pena durante os próximos anos. Estando a aldeia quase despovoada na altura, alguma vida nova começara agora a nascer no vale.

Já neste lugar encantado nasceram as suas duas filhas que por ali brincam e correm felizes.

Deixámos a Pena para trás, até à nossa próxima visita, e seguimos para Castro Daire, a última paragem antes do regresso a casa.» in http://www.aldeiasportugal.pt/sobre/57/#.VTqYstJVhBc


(Aldeia da Pena - 2013.08.03)


Aldeia Típica da Pena - (São Pedro do Sul)


(Reportagem: Caminho onde o morto matou o vivo)

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Foz"



"FOZ

Não importa quanto de profundo
Um rio seja,
Porque lá no fundo,
O que vale é que à tona se reveja,
Em tudo o que sempre quis .
Aquele que se demora
A ser feliz,
É porque em vez de correr, ignora,
Ou é omisso,
Não sabe dizer a sua foz,
Apenas isso.
Quanto fica de nós
Por velejar,
À proa.
Ou por não sabermos navegar,
Ou a corrente não é boa,
Até ao mar."

Eugénio Mourão

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=853009051446628&set=a.215009225246617.52914.100002126234550&type=1&theater
Pin It button on image hover