31/10/14

Amarante Política Local - Ontem, dia 30 de outubro, foi aprovado pelo executivo municipal, o orçamento municipal para 2015, com a abstenção da oposição, no valor de 30.269.633,00 euros.



«Amarante: Executivo Municipal aprovou Orçamento Municipal 2015 e Área de Reabilitação Urbana

Ontem, dia 30 de outubro, foi aprovado pelo executivo municipal, o orçamento municipal para 2015, com a abstenção da oposição, no valor de 30.269.633,00 euros.

Trata-se do primeiro orçamento a ser elaborado na vigência da Lei nº 73/2013 de 3 de setembro, também designada por Nova Lei das Finanças Locais. Na mesma reunião foi ainda aprovada, por unanimidade, a Área de Reabilitação Urbana.

“Hoje foi um dia importante para Amarante, porque foi aprovado não só o orçamento que permite que durante o ano de 2015 se executem obras fundamentais para o concelho, como também a Área de Reabilitação Urbana que incidirá na reabilitação do Centro Histórico, permitindo além dos benefícios fiscais a instalação de alguns equipamentos. É importante ressalvar, ainda, que este orçamento já apresenta algumas obras que são estruturantes para o concelho, nomeadamente o sistema viário em Vila Meã e Amarante, equipamentos como as termas, requalificação das escolas, entre tantos outros”, referiu José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/9385

Amarante Fregim - A 22.ª unidade Agriloja será inaugurada em Amarante, a 3 de novembro, trazendo à região o conceito de oferta de produtos, serviços e informação de apoio num único espaço de livre serviço para as áreas de Agricultura, Jardim, Pecuária, Animais de Estimação, Bricolage e Casa.



«23 OUTUBRO 2014

A 22.ª unidade Agriloja será inaugurada em Amarante, a 3 de novembro, trazendo à região o conceito de oferta de produtos, serviços e informação de apoio num único espaço de livre serviço para as áreas de Agricultura, Jardim, Pecuária, Animais de Estimação, Bricolage e Casa. 

A Agriloja de Amarante, com uma superfície comercial de 1100m2, apresentará a política de preços competitiva que caracteriza a marca, bem como a diversidade de produtos que a torna líder no seu segmento de mercado. 

Destinado a um público amador e profissional, a Agriloja oferece o serviço personalizado e altamente especializado, pronto a satisfazer as necessidades dos seus clientes. 

Atualmente, a Agriloja tem mais 21 lojas, das quais 18 em Portugal nas seguintes localidades: Almeirim, Beja, Cadaval, Castelo Branco, Chaves, Évora, Guimarães, Leiria, Lourinhã, Mafra, Pombal, Portalegre, Ribeira Grande (S. Miguel, Açores), Santiago do Cacém, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras e Viseu. Já em Espanha as três lojas em funcionamento estão situadas em Don Benito, Lugo e Soria.» in http://www.grandeconsumo.com/noticia/1411/agriloja-abre-em-amarante


Amarante Rebordelo - Festa do caldo das "coibes", em Rebordelo, Amarante, no dia 9 de novembro de 2014.



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=564343160363116&set=p.564343160363116&type=1&theater


(FESTA do CALDO das COIBES-REBORDELO-Amarante 10-Nov-2013)


(Amarante Festa do Caldo das Coibes Rebordelo)


Caminhada "Rota do Medronheiro" e Festa do Caldo das "Coibes" em Rebordelo 4 Novembro 2012 (nº 1)


Desporto Judo - A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg do Grand Slam de Abu Dhabi, ao derrotar a francesa Laetitia Blot na final.

Telma Monteiro

«Telma Monteiro vence Grand Slam de Abu Dhabi

A judoca portuguesa derrotou a francesa Laetitia Blot na final.

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg do Grand Slam de Abu Dhabi, ao derrotar a francesa Laetitia Blot na final.

Depois de ter conseguido uma vantagem de "waza-ari", com uma projeção, Telma Monteiro ganhou por "ippon", graças a uma imobilização, e garantiu o segundo triunfo do ano, depois da vitória no Open de Varsóvia.

Vice-campeã do Mundo pela terceira vez este ano e oitava do "ranking" mundial, a judoca do Benfica, de 28 anos, conquistou ainda duas medalhas de bronze esta época, nos Europeus e no Grande Prémio de Ulan Bator.» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2014/10/31/telma-monteiro-vence-grand-slam-de-abu-dhabi


Judo Grand Prix Abu Dhabi 2011 1/2 Final -57kg MONTEIRO (POR)-FRANSSEN (NED)

Halloween - De 30 de outubro a 2 de novembro, os povos celtas comemoravam o fim do verão numa celebração chamada Stamhain, cujo significado é literalmente 'fim do verão'.



«O Halloween é uma importação mas foi criado na Europa há 2000 anos. E esta, hein?

As casas ficam assombradas, os fantasmas ganham vida, as bruxas saem à rua e os vampiros saltam do caixão. Tudo se junta naquela que é a noite mais assustadora do ano. Ou isto ou comem-se guloseimas, pregam-se partidas e contam-se histórias de terror. Mais Halloween e menos pão por Deus, num fenómeno a que chamam de "aculturação".

No universo das histórias de terror, é na noite desta sexta-feira que tudo ganha forma e volta à ação. Naquela que é considerada, nos Estados Unidos, a segunda comemoração com mais adesão, a seguir ao Natal, o Halloween conquista cada vez mais território e mais participantes. A tradição já não é, definitivamente, o que era. Em Portugal, e principalmente nas grandes cidades, o pão por Deus foi substituído pela típica questão americana: "doçura ou travessura?".

Mas vamos recuar no tempo. A história desta noite especial, muito antes de pertencer aos vampiros e às bruxas, teve origem celta, há dois mil anos. De 30 de outubro a 2 de novembro, os povos celtas comemoravam o fim do verão numa celebração chamada Stamhain, cujo significado é literalmente 'fim do verão'. Reza a lenda que na noite do dia 30 de outubro os mortos voltavam a povoar a terra e personificavam a figura do fantasma. O objetivo era que os familiares dos mortos deixassem à porta de casa comida e bebida para a receção dos espíritos. Numa noite em que os que se atreviam só saiam de casa se estivessem mascarados de fantasma para conseguir passar despercebido entre eles.

Mais tarde, a Igreja Católica substituiu o Stamhain pelo Dia de Todos os Santos, 1 de novembro. E a noite de dia 31 tornou-se no "All Hallows Eve", ou seja, noite de todos os santos. "É uma tradição que viajou do norte da Europa para a América. A Europa tem a base cultural, as tradições, os espíritos, toda a cultura celta", diz ao Expresso o padre António Fontes.

Por ser uma comemoração pagã, a relação entre o dia das bruxas e a Igreja Católica foi sempre adversa. Segundo António Fontes, "a igreja não vê com bons olhos porque não entende o espírito cultural, histórico e antropológico desta tradição. Precisa de conhecer as tradições para poder entendê-las melhor".

Acabou a lição de História, vamos rregressar aos dias de hoje. Em Portugal o dia das bruxas vai tendo cada vez mais participantes, mas segundo afirma Nuno Santos, proprietário da Casa do Carnaval, em Lisboa, "o Halloween não é uma novidade tão recente como se julga, mas tem vindo a ser implementado cada vez mais pelo comércio noturno."

Jean-Martin Rabot, docente de Sociologia da Universidade do Minho, considera que a apropriação do Halloween é um resultado da globalização que o mundo tem vindo a registar. "Há uma adaptação constante e uma apropriação de elementos culturais alheios à nossa própria tradição. Num mundo globalizado as fronteiras diluem-se, as identidades tornam-se móveis e os povos adaptam-se facilmente aos costumes dos outros povos", afirma.

Só nos Estados Unidos, estima-se que todos os anos sejam gastos 6000 milhões de dólares (cerca de 4000 milhões de euros) em máscaras, doces e em enfeites temáticos. Mas se hoje em dia o Halloween excedeu a tradição e se transformou num negócio impulsionado pelo comércio internacional, Rabot refere que "não há contradição entre a comercialização e a tradição, as tradições sempre evoluíram ao longo do tempo, e sempre assimilaram elementos alheios".

De acordo com o que o Expresso conseguiu apurar junto das redes sociais, o Halloween perde em participantes por não ser um produto nacional. "É uma festividade interessante que acabou por ser bem absorvida por ter uma imagética muito apelativa do imaginário fantástico e pagão da própria cultura de massas, mas é uma pena que tenha abafado a tradição do pão por Deus", afirma Paulo Neves, 23 anos, estudante de mestrado de Antropologia.

O que é bom é português?

Mas se como se diz o que é bom é português, muitas são as terras que se esforçam para manter a cultura nacional e adaptá-la aos tempos modernos. Em Vilar de Perdizes, distrito de Montalegre, comemora-se a noite dos fachos, "em que os rapazes roubam palha às pessoas e vão para o alto dos montes gritar para espantar os espíritos, as bruxas e os demónios", afirma o padre António Fontes.

O sociólogo Jean Rabot defende que "cada país adapta a festa à sua maneira" e que, a incorporação de fenómenos internacionais em nada excluem o que é nacional, "a globalização contribuiu para o renascer das tradições locais, até porque se tornam conhecidas pelo resto do mundo".

Por isso, esta noite mascare-se, saia à rua, pregue partidas e implore por guloseimas. Se faz sentido? Não interessa. Como lembra Robot, "também existe o Macdonalds e a Coca-Cola, a pureza cultural nunca existiu, as culturas são o resultado da confluência de vários povos, várias tradições, línguas e crenças religiosas".» in http://expresso.sapo.pt/o-halloween-e-uma-importacao-mas-foi-criado-na-europa-ha-2000-anos-e-esta-hein=f895939#ixzz3HjmVfN8d


Michael Jackson - "Thriller"


Michael Jackson's - "Ghosts" - (Full Complete Version HD)


The Cure - "Lullaby"

30/10/14

Amarante Telões - A Junta de Freguesia de Telões inaugurou o parque de estacionamento e as casas de banho públicas situam-se junto à Junta de freguesia, Igreja de Santo André e do cemitério.




«Amarante: Telões inaugurou parque de estacionamento e casas de banho públicas

Desde o último sábado, 25 de outubro, a freguesia de Telões dispõe de um parque de estacionamento e casas de banho públicas. A inauguração foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Mendes e Domingos Pinheiro, presidente da junta de freguesia de Telões. Demais autarcas locais e alguns habitantes da freguesia também marcaram presença nesta inauguração.

Jorge Mendes elogiou “a obra realizada pela sua importância para a freguesia de Telões”, lembrando que “o executivo está atento às necessidades da população e consequentemente das juntas de freguesia, estando disposto a encontrar soluções para colmatar essas necessidades."

Para Domingos Pinheiro esta “era uma obra há muito desejada pela sua importância, permitindo assim suprir algumas das necessidades que a freguesia possui. Sinto-me muito feliz por podermos estar aqui hoje na inauguração destes equipamentos”.

O parque de estacionamento e as casas de banho públicas situam-se junto à Junta de freguesia, Igreja de Santo André e do cemitério. Segundo informação do município, as obras resultaram do acordo estabelecido entre a freguesia e o município, num total de cerca de 80 mil euros.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/9383


Amarante Mancelos - Casa da Aldeia, Gateira, nos meados do Século XX a força das mulheres da Família Babo, com destaque para a minha Avó Materna, Arminda Babo!


(Da esquerda para a direita: Prima Júlia, Tia Júlia, Prima Helena, Primo Guilherme, Mãe, Tia Maria Amélia, Tia e Madrinha da minha Mãe, e Arminda Babo, a minha querida Avó, que enviuvou muito cedo, criou a minha Mãe e foi autenticamente uma Mulher coragem, sendo dos meus avós a única que conheci em vida e tivemos um relacionamento fabuloso; só eu fazia rir aquela Mulher austera, que a vida endureceu...)


Cidade do Porto - A Capela das Almas fica situada, no coração da baixa portuense, fazendo esquina com a Rua Santa Catarina e a Rua Fernandes Tomás, a sua construção data dos princípios do séc. XVIII sendo que a simplicidade das suas linhas por pouco não mostram a sua grande beleza artística.



«Capela das Almas

A Capela das Almas fica situada, no coração da baixa portuense, fazendo esquina com a Rua Santa Catarina e a Rua Fernandes Tomás, a sua construção data dos princípios do séc. XVIII sendo que a simplicidade das suas linhas por pouco não mostram a sua grande beleza artistica. 

Na fachada principal abre-se, a meio, uma porta, emoldurada e rematada, superiormente, por um frontão circular partido. No mesmo enfiamento e por cima desta, um janelão, também rematado, superiormente, por frontão circular. No tímpano, em amplo frontão triangular, fixa-se um brasão, bipartido, com as armas de S. Francisco, Chagas e de Santa Catarina, dentro de uma cartela rematada por uma coroa fechada. Nos extremos da cornija duas urnas e, ao centro, uma cruz de pedra. 

Separada por uma pilastra, à esquerda, ergue-se a torre sineira, em dois andares; o primeiro tem uma porta, ao centro, com uma pequena janela no seu enfiamento e, no segundo, quatro janelas sineiras rematadas por um varandim, com pirâmides aos cantos. A cúpula é rematada por uma cruz de ferro. " 

A capela tem dois corpos, sendo o segundo mais baixo, e sofreu obras de ampliação e restauro que modificaram o estilo original, em 1801. 

Data já do séc. XX (1929), todo o revestimento de azulejos do exterior, representando passos da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina, Santos adorados na dita capela. 

O altar-mor e os altares da nave são de estilo neo-clássico. Estes são dedicados a S. João e a Nossa Senhora da Conceição e a Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Dores, respectivamente à esquerda e à direita. 

O painel do altar-mor representa a Ascenção do Senhor. Em plinto, junto ao altar-mor, a imagem do Senhor Ressuscitado. 

À entrada, do lado esquerdo, podemos ver um painel de azulejos representando a imposição das Chagas a S. Francisco, à direita, as Almas, S. Francisco Santa Catarina. 

No janelão da fachada principal há um vitral, representando as almas (terceiro quartel do séc. XX). A imagem de Nossa Senhora das Almas é ainda do séc. XVIII, enquanto as outras são modernas. 

É no entanto de salientar a curiosa mistura de cenas da vida de Santa Catarina de Sienna com a de Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir, patente na fachada principal. A ultima vez que estes foram objecto de recuperação foi em 1982.» in http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=4




«Santa Catarina

Catarina  nasceu no dia 25 de março de 1347, na cidade de Siena, na Itália. Sua mãe, Lapa Benincasa, teve duas gémeas, mas apenas a futura santa conseguiu resistir ao parto. Ela era a vigésima quarta filha de um humilde tintureiro. Sua família, muito devota, era extremamente pobre, portanto ela não teve chance nem mesmo de aprender a ler e a escrever, e vivenciou uma infância difícil, sempre debilitada e enferma.

A garota cresceu tendo visões de santos e anjos, dedicou sua virgindade ao Mestre aos 7 anos, e aos 15 entrou para a Ordem Terceira Dominicana, embora conservando-se leiga. Catarina encerrou-se na clausura, mesmo este não sendo um costume destas irmãs, e prosseguiu desta forma seus severos jejuns, anteriormente já criticados por seus familiares. Alguns estudiosos consideram tão rigorosa esta prática, que a registam como um primeiro caso de anorexia nervosa.

Quando ela meditava e fazia suas preces, um estado de êxtase tomava conta dela, e desta forma ela conseguiu atrair inúmeros descrentes para sua fé, quando ainda era jovem. Dizem as vozes tradicionais da Igreja que ela trazia impressas em seu corpo as chagas adquiridas por Jesus durante a Paixão, o que enfraquecia ainda mais seu organismo e o crivava de dores intensas.

Durante a epidemia que devastou a Europa, em 1374, ela deixou o claustro e se dedicou à cura das pessoas atingidas pela Peste. A fé e a serenidade com que ela enfrentou estes terríveis momentos também transformou a vida de muitos infiéis. Nesta época, impossibilitada de escrever por ser analfabeta, ela ditava cartas e textos com mensagens a serem transmitidas ao clero, à massa, a pontífices, monarcas, lideranças de todas as espécies, a princípio convocando todos à prática da tolerância e da paz, depois se dedicando a convencer o Papa a reassumir seu papel em Roma, deixando assim Avignon, cidade francesa onde o clero passara a residir.

Catarina tornou-se assim personagem essencial na questão do Grande Cisma do Oriente, convertendo-se em uma significativa imagem feminina no interior da Igreja, quando as mulheres nem sonhavam ainda em conquistar um papel importante nesta estrutura clerical totalmente masculinizada. Em 1376 dois Papas disputavam entre si a posse do Pontificado, o que ameaçou cindir perigosamente a Igreja. Foi então que Catarina se dirigiu ao Papa Gregório XI e rogou-lhe que retornasse ao seu antigo núcleo de poder no coração da Itália.

Este gesto foi essencial para a paz e a unificação da Igreja, mais um gesto de Catarina que, para sua época, representa uma figura feminina muito tempo à frente dos que viviam neste mesmo período. Ela era profundamente admirada por todos, e até hoje sua obra Diálogo sobre a Divina Providência, também transmitida verbalmente por ela, é analisada e pesquisada, um exemplo de profunda devoção cristã e da mente privilegiada de Catarina.

Vitoriosa, a religiosa retorna à sua cidade natal, e aí tem um derrame cerebral, vindo a falecer no dia 29 de abril de 1380, aos 33 anos de idade, dia em que se festeja a futura santa, padroeira da Itália. Pouco tempo depois de sua morte ocorre, infelizmente, apesar de seus esforços, o temido Grande Cisma do Ocidente. Em 1970 ela é considerada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, embora fosse leiga. Seu corpo está até hoje dividido, a cabeça em Siena, sua terra natal; e o corpo em Roma, na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva.

Fontes:
http://www.catolicosnaflorida.org/portal/especiais.asp?codigo=23&sobre=Santa%20Catarina%20de%20Siena
http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/08/santa-catarina-de-sena.html» in http://www.infoescola.com/biografias/santa-catarina-de-siena/


(PORTO - Capela das Almas - Portugal)


(Porto - Portugal - Capela das Almas de Santa Catarina)


(CAPELA DAS ALMAS - PORTO)

Sociedade - A crise da Educação em Portugal radica, a meu ver e em primeira análise, na dissolução da Instituição Família!



«Crise na Instituição Família...

Enquanto docente do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, não posso deixar de revelar alguma perplexidade e até preocupação, com a crescente degradação, muito próxima já do precipício, da Instituição secular que se consubstancia na Família.

É sempre cómoda a desculpa da falta de tempo e da recorrente alusão ao ritmo bastante acelerado da sociedade atual, por parte dos pais que, de uma forma geral, tentam postergar e deixar para segundo plano, a tarefa nobre de Educar os seus filhos. São sempre desculpas de mau pagador...

A Família é uma Instituição que sempre foi nuclear e de grande importância, desde as sociedades pré-históricas, em que a noção de tribo se cumpria de forma plena. Por esse tempo, o sentido gregário dos humanos, começava-se a cultivar no seio familiar e expandia-se à Tribo. Saliente-se o papel preponderante dos mais velhos de então, sempre os mais ouvidos e respeitados, verdadeiros anciões do templo... 

Pelo que tenho lido e ouvido, se recuarmos aos primeiros tempos da fundação da nossa nacionalidade, torna-se possível constatar que na organização sócio-política de então, estribada numa Monarquia Tradicional, a Família era também um dos pilares mais importantes da sociedade. Repare-se que, desde que somos nação, vivemos muito tempo nesse regime político.

O modelo de organização social vigente em Portugal, com uma forte inspiração nos arquétipos seguidos pelos países do Norte da Europa e da América, privilegia o culto do individualismo, liberalismo político, económico e dos costumes. Penso que essa característica marcante vai contra a nossa maneira de ser, a da nossa Portugalidade e é, a meu ver, quase contranatura.  

A nossa forma ancestral de viver em família e em lógicas de cooperação onde prevalecia o espírito de entreajuda grupal, em que a noção de boa vizinhança, de cumprimentar quem passa, de conversar em grupos, que nem Salazar e a PIDE calaram, tem muito mais a ver com o nosso espírito latino e Português.

Este vasto introito para referir que, quando qualquer Pai ou Mãe, no papel efetivo de Encarregados de Educação dos seus filhos, decidem irromper por uma qualquer sala de aulas, de uma qualquer escola portuguesa e agridem um Professor, devido a um putativo abuso deste no exercício das suas funções docentes, baseados apenas na versão que os seus educandos lhes apresentam; nem sonham o mal que lhes estão a fazer, por via do seu péssimo exemplo, de negação da Educação...

E não, não sou monárquico, afirmo-me republicano e democrata, mas consciente que todas as grandes civilizações terminaram um dia... e a nossa caminha muito depressa para a destruição, num processo autofágico, e se não arrepiarmos caminho, um dia poderá ser já tarde demais! 

Não sou é maniqueísta, procurando nas raízes da nossa história os aspetos que mais nos elevaram e os princípios que estiveram na base da sustentabilidade da nossa velha e grandiosa nação, embora pequena em dimensão territorial, mas que sempre teve um ímpeto expansionista, ao nível da conquista de novos lugares e de novos saberes, acrescentando sempre mais mundo ao Mundo!

Mas, a parte negra disto tudo, é assistirmos a inúmeros casos deste género nas Escolas Portuguesas e, não havendo recorrentemente consequências, estamos a lançar as sementes, não da Educação e da Formação integral dos nossos jovens, mas a preparar a germinação da ruína da nossa nação e da correspondente Portugalidade.

Helder Barros, 30 de outubro de 2014.» in http://birdmagazine.blogspot.pt/2014/10/crise-na-instituicao-familia.html


Cranberries - "Zombie" - (Live 1995 -Official Video)



"Zombie
The Cranberries

Another head hangs lowly
Child is slowly taken
And the violence caused silence
Who are we mistaken?

But you see, it's not me, it's not my family
In your head, in your head they are fighting
With their tanks and their bombs
And their bones and their guns
In your head, in your head, they are crying...

In your head, in your head
Zombie, zombie, zombie hey, hey
What's in your head? In your head
Zombie, zombie, zombie?
Hey, hey, hey, oh, dou, dou, dou, dou, dou...

Another mother's breaking
Heart is taking over
When the violence causes silence
We must be mistaken

It's the same old theme since nineteen-sixteen
In your head, in your head they're still fighting
With their tanks and their bombs
And their bones and their guns
In your head, in your head, they are dying...

In your head, in your head
Zombie, zombie, zombie
Hey, hey. What's in your head
In your head
Zombie, zombie, zombie?
Hey, hey, hey, oh, oh, oh

Oh, oh, oh, oh, hey, oh, ya, ya-a..."

29/10/14

Política de Defesa - A NATO intercetou hoje aviões militares russos em espaço aéreo europeu; e em comunicado, a Aliança Atlântica revela que detetou quatro grupos de aeronaves a realizarem manobras no espaço aéreo dos mares Báltico, do Norte e Negro.



«F-16 portugueses intercetam bombardeiros russos no Atlântico

A NATO intercetou hoje aviões militares russos em espaço aéreo europeu. Em comunicado, a Aliança Atlântica revela que detetou quatro grupos de aeronaves a realizarem manobras no espaço aéreo dos mares Báltico, do Norte e Negro. 

Também no oceano Atlântico foram interceptados pela força aérea norueguesa quatro bombardeiros e quatro aeronaves de reabastecimento.

Destes, seis alteraram as rotas, mas dois bombardeiros continuaram o rumo, o que levou a força aérea britânica a enviar aviões para os escoltar e, mais tarde, os passarem à Força Aérea Portuguesa, já em espaço aéreo nacional.

A NATO diz que os aparelhos russos não tinham apresentado planos de voo, não estabeleceram qualquer contacto com as autoridades de aviação civil e não corresponderam às comunicações, o que "representa um risco potencial para os voos civis".» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-10-29-Forca-aerea-portuguesa-interceta-dois-cacas-russos-no-espaco-aereo-do-pais



Força Aérea Portuguesa (FAP)

Música Pop/Rock - Foi com o objetivo de "evangelizar" que a freira vencedora do The Voice of Italy, Cristina Scuccia, resolveu regravar Like a Virgin, o clássico de Madonna dos anos 1980.




«Freira cantou "Like a Virgin" para evangelizar

Freira vencedora do 'The Voice' italiano, Irmã Cristina fala sobre possível parceria pop: "Madonna também é bem-vinda"

Foi com o objetivo de "evangelizar" que a freira vencedora do The Voice of Italy, Cristina Scuccia, resolveu regravar Like a Virgin, o clássico de Madonna dos anos 1980.

Sister Cristina, nome artístico que adotou, disse ver na letra da música, hit de uma fase em que Madonna desafiava fortemente a Igreja Católica e as raízes religiosas da própria família, um "chamado divino". Like a Virgin projetou a freira ao estrelato -- já são mais de 8 milhões de visualizações no YouTube -- e já está confirmada no repertório de seu primeiro disco, que sai pela Universal Music dia 11 de novembro, no mundo todo, com o título de Sister Cristina.

"Quando tive o texto nas mãos, analisei a letra sem levar em conta a história da canção, e percebi que ela é uma espécie de alegoria do chamado de Deus", diz Cristina, de 27 anos.

Em Sister Cristina, que ganhou título em inglês para trilhar carreira internacional, a italiana incluiu dez versões e duas canções inéditas. Todas as músicas foram escolhidas por ela a partir de uma análise do "conteúdo" do texto e de seu "significado", caso de Like a Virgin, cujas batidas sensuais deram lugar uma melodia suave.

Uma curiosidade é que o clipe da versão de Cristina foi gravado em Veneza, assim como o de Madonna, em 1984. "No vídeo, ressaltamos a sacralidade da cidade. O clipe tem uma intenção completamente diferente do original. Tudo está encaminhado para a ideia de que Deus dá às coisas a capacidade de voltarem renovadas e que a obrigação dos cristãos é encarar o mundo com novos olhos", diz a freira.

Cristina Scuccia afirma que nunca pensou em cantar a música em dueto com Madonna, mas admitiu que elas poderiam "fazer um mix", se a cantora americana quisesse. "Na capa do meu disco, estou sentada ao lado de uma poltrona vazia. O posto livre acolhe a todos, a mensagem da capa é essa, Madonna também é bem-vinda."

Com a mensagem clara de que é "uma freira com um dom", o de cantar, a jovem siciliana, agora residente em Milão com sua congregação de Ursulinas, não teve "contato direto" com o papa Francisco, mas acredita que, por se tratar de um papa que "convida à aproximação das pessoas", ele a aprovaria.

Segundo Cristina, o dinheiro obtido com a venda do álbum e de seus shows será destinado a obras beneficentes da congregação no Brasil e na Sicília. Por enquanto, porém, não há shows previstos. "Está nas mãos de Deus", diz.

Veja a letra completa - e traduzida - da música de Madonna:

I made it through the wilderness
(Consegui sair do caos)
Somehow I made it through
(De algum modo, consegui)
Didn't know how lost I was
(Não sabia quanto estava perdida)
Until I found you
(Até te encontrar)

I was beat incomplete
(Eu estava incompleta)
I'd been had, I was sad and blue
(Sofrida, triste e deprimida)
But you made me feel
(Mas você me fez sentir)
Yeah, you made me feel
(Yeah, você me dez sentir)
Shiny and new
(Brilhando de tão nova)

Like a virgin
(Como uma virgem)
Touched for the very first time
(Tocada pela primeiríssima vez)
Like a virgin
When your heart beats
(Quando seu coração bate)
Next to mine
(Junto ao meu)

Gonna give you all my love, boy
(Vou te dar todo o meu amor, menino)
My fear is fading fast
(Meu medo está indo embora)
Been saving it all for you
(Estava me guardando para você)
'Cause only love can last
(Só o amor pode durar)» in http://www.brasilpost.com.br/2014/10/29/freira-like-a-virgin_n_6068024.html


Sister Cristina - "Like A Virgin"



Madonna - "Like a Virgin" - [Official Music Video]


Britney Spears / Madonna / Christina Aguilera - Like a virgen-Hollywood (Live VMA 2003)

Espaço - O foguetão comercial Antares, com uma cápsula não tripulada, explodiu pouco depois de ter sido lançado na Virginia, Estados Unidos.



«Foguetão Antares explode após lançamento na Virginia, EUA 

O foguetão comercial Antares, com uma cápsula não tripulada, explodiu pouco depois de ter sido lançado na Virginia, Estados Unidos.

As causas do acidente são desconhecidas mas sabe-se que os prejuízos são avultados para a Orbital Sciences, empresa norte-americana que lançou o foguetão para a Estação Espacial Internacional.» in http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2014-10-29-Foguetao-Antares-explode-apos-lancamento-na-Virginia-EUA

Amarante Mota-Engil - O presidente da Mota-Engil, António Mota, anunciou hoje que ganhou um contrato para o desenvolvimento de um grande empreendimento turístico nos próximos 10 anos no México, num valor de 1.500 milhões de dólares (1.330 milhões de euros).




«Mota-Engil ganhou mega projecto turístico no México de 1.500 milhões de dólares

A Mota-Engil vai desenvolver o projecto turístico nos próximos dez anos em conjunto com sócios locais e o turismo do México, incluindo as obras "todas as infra-estruturas do empreendimento" e o início da "construção de quatro hotéis que irão ser a concessionados a exploradores".

O presidente da Mota-Engil, António Mota, anunciou hoje que ganhou um contrato para o desenvolvimento de um grande empreendimento turístico nos próximos 10 anos no México, num valor de 1.500 milhões de dólares (1.330 milhões de euros).

O anúncio foi feito por António Mota em Guadalajara, no âmbito da delegação portuguesa ao México liderada pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e ministro da Economia, António Pires de Lima, que integra cerca de 50 empresas portuguesas.

A Mota-Engil vai desenvolver o projecto turístico nos próximos dez anos em conjunto com sócios locais e o turismo do México, incluindo as obras "todas as infra-estruturas do empreendimento" e o início da "construção de quatro hotéis que irão ser a concessionados a exploradores".

"Depois [vamos] vender ao longo do tempo os apartamentos e as tais 5.000 a 7.000 chaves", disse António Mota. 

De acordo com o empresário, este "é um investimento grande, a dez anos, com impacto grande no país", e será desenvolvido em Nayarit, a praia mais próxima de Guadalajara.

"O que fizemos hoje foi a apresentação do que estivemos a trabalhar nos últimos meses nesse projecto e assinar o contrato do primeiro arranque das primeiras concessões. É um processo que vai começar a ter visibilidade no local dentro de um ano ou ano e meio", adiantou.

As obras arrancam no início de 2015.

A missão portuguesa assinalou também hoje em Guadalajara, a segunda maior cidade do país, as obras em curso na Linha 3 do Metro da cidade, orçadas em cerca de 400 milhões de euros, ao longo de 13 quilómetros.

Na zona norte, a obra é feita em viaduto ao longo de 8,5 quilómetros, correspondentes a 115 milhões de euros, e no centro da cidade, será realizada obra em túnel, representando cinco quilómetros e um investimento de 235 milhões de euros.

No México, a Mota-Engil tem já em obra pública, concessões e adjudicações públicas, na ordem dos 1.500 milhões de dólares (cerca de 1.330 milhões de euros), distribuídos por 11 estados.

"Temos este contrato em Guadalajara, duas concessões rodoviárias no estado de VeraCruz e no Estado do México, em Toluca, e vários contractos desde Monterrey até Veracruz, Jalisco, cidade do México, um pouco por todo o lado", disse.

Sobre qual o segredo para ganhar todos estes concursos, António Mota desvenda: "Somos melhor do que os outros. É isso que todos os portugueses têm que pensar, é que somos tão bons como todos os outros e temos de ser um bocadinho melhor porque somos um bocadinho mais pequeninos".

António Mota sublinhou ainda a importância desta visita do Governo, destacando o seu apoio aos projectos da empresa.



Pin It button on image hover