30/06/14

Geologia - A avaliação dos técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil, realizada esta segunda-feira, aponta para a instabilidade da encosta de São Miguel Arcanjo, disse à Renascença a vice-presidente da Câmara de São Roque, Paula Ferreira.



«Famílias açorianas não podem voltar a casa. "Há perigo de novas derrocadas"

Uma derrocada de grandes dimensões aconteceu no dia 13 de Junho. 

Avaliação dos técnicos realizada esta segunda-feira aponta para a instabilidade da encosta de São Miguel Arcanjo, na ilha do Pico.

As oito famílias que ficaram desalojadas devido ao perigo de derrocada no concelho de São Roque, na ilha açoriana do Pico, não vão poder voltar a casa.

A avaliação dos técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil, realizada esta segunda-feira, aponta para a instabilidade da encosta de São Miguel Arcanjo, disse à Renascença a vice-presidente da Câmara de São Roque, Paula Ferreira.

“Os técnicos agora vão proceder a um novo relatório mas, segundo as observações e aquilo que eles nos puderam dizer, em princípio, as pessoas não poderão regressar às suas casas, uma vez que existe o perigo de novas derrocadas”, adianta a autarca.

As oito famílias, num total de 31 pessoas, já estão a viver em casas novas, num processo conduzido pela autarquia e pelo Governo Regional dos Açores.

“A Câmara, em conjunto com a secretaria regional da Habitação dos Açores, providenciámos longo no dia da derrocada o realojamento das famílias em novas habitações, por isso, essas famílias vão continuar nos locais onde estão e esperar novos desenvolvimentos”, explica Paula Ferreira.

A zona vai continuar a ser monitorizada pelos técnicos, porque a encosta de São Miguel Arcanjo continua muito instável, depois da derrocada de grandes dimensões de 13 de Junho. 

O incidente não causou danos materiais ou humanos, mas obrigou à retirada das oito famílias que viviam em casas próximo do local.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=154063

Família - Os meus dois filhotes na Primeira Comunhão do Helder, numa linda manhã de Junho!


(Amarante Claustros da Igreja de São Gonçalo, Primeira Comunhão do Helder)

Amarante Vila Meã - Os bombeiros de Vila Meã salvaram, a realização das festas em honra de S. Pedro na Freguesia de Ataíde, Amarante.



«Vila Meã - Bombeiros salvaram festividades de S. Pedro

Os bombeiros de Vila Meã salvaram, a realização das festas em honra de S. Pedro na Freguesia de Ataíde, Amarante.

É que este ano não havia ninguém que tomasse conta da realização das festividades em hora do santo padroeiro.

Transformados em mordomos, os voluntários também tiveram a tarefa de carregarem com a totalidade dos andores na procissão que domingo sai à rua.

As festividades em Honra de S. Pedro foram ainda aproveitadas para a inauguração de duas novas viaturas, uma de transporte de doentes não urgentes e uma ambulância.

Os bombeiros têm igualmente expetativa de organizarem as festas populares noutras duas freguesias - Oliveira e Real.

António Orlando» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_vila_mea__bombeiros_salvaram_festividades_de_s_pedro

Óbitos - O diretor de informação da TVI, José Alberto Carvalho leu um comunicado, em nome de Judite de Sousa, em que dizia, “um homem maravilhoso e radiante de alegria, de vontade de viver, de exemplo de empenho, estudo, trabalho e força de vontade, e sempre atento, sempre disponível, sempre carinhoso”.

O filho que sempre quis e que sempre me quis

«Judite de Sousa "O filho que sempre quis e que sempre me quis"

André Sousa Bessa faleceu aos 29 anos depois de ter sofrido um acidente numa piscina na casa de uns amigos em Picheleiros, Azeitão, conta o Jornal de Notícias. A mãe Judite de Sousa deixou uma mensagem que foi lida pelo colega José Alberto Carvalho, em tom de homenagem. "Um homem maravilhoso e radiante de alegria", diz com pesar a pivot da TVI.

O filho de Judite de Sousa, André Sousa Bessa, morreu aos 29 anos, “vítima de paragem cardiorrespiratória, na sequência de várias lesões internas”, revelou o Hospital Garcia de Horta, em Almada, conta o Jornal de Notícias.

“A palavra aqui é uma: André. O filho que sempre quis e que sempre me quis”, disse Judite de Sousa, em comunicado.

André sofreu um acidente na piscina de uma moradia de amigos em Picheleiros, Azeitão, onde estaria numa festa. Após cair, terá estado cerca de 15 minutos dentro de água.

Inicialmente foi transportado para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde terá chegado em morte cerebral. “Esteve mais de 24 horas ventilado, na unidade de cuidados intensivos, em coma não reativo”, explica o hospital, em comunicado.

O diretor de informação da TVI, José Alberto Carvalho leu um comunicado, em nome de Judite de Sousa, em que dizia, “um homem maravilhoso e radiante de alegria, de vontade de viver, de exemplo de empenho, estudo, trabalho e força de vontade, e sempre atento, sempre disponível, sempre carinhoso”.

“Merece ser lembrado pela forma como tocou as pessoas com quem se cruzou, e sempre, e para sempre, a minha”, acrescentou.

No comunicado escrito por Judite de Sousa, agradeceu todas as mensagens de solidariedade que recebeu.

O corpo de André será autopsiado esta segunda-feira e à noite está marcado o velório, na Igreja do Colégio de São João de Brito, em Lisboa.» in http://www.noticiasaominuto.com/fama/241946/o-filho-que-sempre-quis-e-que-sempre-me-quis?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=daily

29/06/14

Agricultura - Os "frutos" da primeira plantação industrial de papoila no Alentejo estão a ser colhidos, num projeto de uma farmacêutica escocesa, que está a construir uma fábrica para produzir morfina em Beja, a partir de papoilas semeadas na região



«Alentejo já colhe papoilas e vai ter fábrica para produzir morfina em Beja

Os "frutos" da primeira plantação industrial de papoila no Alentejo estão a ser colhidos, num projeto de uma farmacêutica escocesa, que está a construir uma fábrica para produzir morfina em Beja, a partir de papoilas semeadas na região.

Na zona do Alqueva, uma máquina especializada colhe as primeiras papoilas semeadas, em novembro de 2013, em 800 hectares de cerca de 40 agricultores alentejanos, através do projeto da Macfarlan Smith.

Para "reduzir o risco e aumentar a segurança do abastecimento", a empresa precisava de expandir a sua área de plantação de papoilas no Reino Unido e, após analisar vários sítios na Europa, optou pelo Alentejo, que tem "os ingredientes para produzir uma boa colheita", conta à agência Lusa o diretor de operações para Portugal da Macfarlan Smith, Jonathan Gibbs.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/alentejo-ja-colhe-papoilas-e-vai-ter-fabrica-para-produzir-morfina-em-beja_17927792.html


(Papoilas do Alentejo)

Acidentes - André Sousa Bessa, filho da jornalista Judite Sousa, continua em coma no Hospital Garcia de Horta, em Almada.



«Filho de Judite Sousa continua em estado crítico Família e amigos mantêm-se no hospital à espera de notícias.

André Sousa Bessa, filho da jornalista Judite Sousa, continua em coma no Hospital Garcia de Horta, em Almada. 

Ainda são desconhecidos os pormenores do acidente na piscina, na casa de amigos do jovem, em Azeitão. 

Vários familiares e amigos da família encontram-se no hospital onde esperam por novidades sobre o seu estado clínico.» in 
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/atualidade/filho-de-judite-de-sousa-continua-em-estado-critico


Vila de Celorico de Basto - A nobreza está em todos os lados, a beleza igualmente, a mistura do património construído e natural, sublime...

DSC03295


(Capela junto da Quinta do Prado, em Celorico de Basto)

F.C. do Porto Veteranos - F.C. do Porto 12 vs Real Madrid 9 - Antigas glórias portistas venceram o Real Madrid por 12-9, com Rui Barros e Capucho a brilhar, com dois pokers.




«VINTAGE CONQUISTA LIGA FERTIBERIA

Antigas glórias portistas venceram o Real Madrid por 12-9, com Rui Barros e Capucho a brilhar, com dois pokers.

​Quem sabe nunca esquece e quem melhor do que estes ex-futebolistas do FC Porto (cujo currículo integra dezenas de triunfos nacionais e internacionais) pode dizer que as finais são para se vencer? Com Rui Barros e Capucho como goleadores - cada um deles marcou quatro golos -, o FC Porto Vintage não defraudou as expectativas dos adeptos que encheram o Dragão e conquistou a Liga Fertiberia, com uma vitória clara (12-9) sobre o Real Madrid. À terceira participação azul e branca, o título voou pela primeira vez para fora de Espanha.

Num encontro que foi quase sempre espectacular, o Real Madrid marcou primeiro, por Amavisca, mas a resposta portista, com grande intensidade, fazia prever o empate, que surgiu aos seis minutos, com Capucho a assistir Rui Barros para uma finalização simples. A primeira parte foi marcada pelo domínio azul e branco, com mais posse de bola e oportunidades de golo, enquanto os espanhóis tiveram uma atitude mais expectante, apostando no contra-ataque.

Foi assim que Iván Pérez recolocou o Real Madrid em vantagem, aos oito minutos (1-2), mas dez minutos finais do primeiro tempo muito bem conseguidos permitiram aos Dragões chegar ao intervalo a vencer por uma margem de dois golos. Marcaram RuI Barros (por duas vezes) e Fernando Couto, num encontro em que também se destacaram os dois guarda-redes (Rui Correia e José Martin-Delgado) e em que não faltaram as picardias, com os madrilenos a abusar de algumas entradas e provocações desnecessárias.

Na segunda parte, o desgaste físico fez-se naturalmente sentir, aumentando os desequilíbrios, as desatenções defensivas e as situações de contra-ataque. Houve por isso muito mais golos, com o Real Madrid a entrar melhor na segunda parte e a chegar ao 4-4. Porém, Capucho fez o 5-4 logo aos 41 minutos, num belo remate à meia-volta e, numa sociedade perfeita com Pedro Mendes, o antigo extremo permitiu ao FC Porto Vintage chegar a meio do segundo tempo a vencer por 7-5.

Os forasteiros nunca desistiram e, com um estilo de jogo mais físico, voltaram a empatar (7-7), mas a garra está no ADN destes Dragões, que fizeram das fraquezas forças, puseram de lado o cansaço e, graças a remates de Mário Silva, Capucho e Rui Barros, no espaço de três minutos, conseguiram pela primeira vez três golos de vantagem. Um golaço de Maniche, do meio do pavilhão, valeu o 11-8 a três minutos do fim e praticamente confirmou o triunfo. No final, o capitão Fernando Gomes recebeu a taça e entregou-a a João Pinto, apenas para este a dedicar ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, que marcou presença no Dragão Caixa. Quem sabe vencer e o que isso custa, nunca esquece.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Real Madrid, 12-9
Liga Fertiberia, final
28 de Junho de 2014
Dragão Caixa, no Porto

FC PORTO: Rui Correia, Fernando Couto, Pedro Emanuel, Rui Barros e Fernando Gomes (cap.)
Jogaram ainda: Capucho, Pedro Mendes, Mário Silva, Maniche e Bino
Treinador: João Pinto

REAL MADRID: José Martin-Delgado, Amavisca, Velasco (cap.), Belenguer e Iván Pérez
Jogaram ainda: Tote, Miguel Palencia, Fernando Morán, Jorge López e Luis Cabrera
Treinador: Eugenio Martinéz

Ao intervalo: 4-2
Marcadores: Amavisca (0-1, 2m), Rui Barros (1-1, 6m), Iván Pérez (1-2, 8m), Rui Barros (2-2, 20m), Fernando Couto (3-2, 29m), Rui Barros (4-2, 30m), Tote (4-3, 35m), Iván Pérez (4-4, 40m), Capucho (5-4, 41m), Capucho (6-4, 42m), Tote (6-5, 43m), Capucho (7-5, 44m), Velasco (7-6, 47m), Miguel Palencia (7-7, 48m), Mário Silva (8-7, 49m), Capucho (9-7, 50m), Rui Barros (10-7, 51m), Miguel Palencia (10-8, 54m), Maniche (11-8, 57m), Fernando Couto (12-8, 60m+1) e Miguel Palencia (12-9, 60m+2)

Cartões amarelos: Fernando Couto (26m) e Velasco (26m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Vintage-Real-Madrid-FInal-Liga-Fertiberia-2014.aspx

28/06/14

Desporto Futebol - Colômbia 2 vs Uruguai 0 - ​Jackson Martínez foi titular e fez os 90 minutos no duelo sul-americano entre Colômbia e Uruguai, em que a Colômbia fez história, ao passar para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo 2014, que decorre no Brasil.

James Rodriguez decisivo na Colômbia


«COLÔMBIA FAZ HISTÓRIA COM JACKSON A TITULAR

​Avançado portista cumpriu a totalidade dos 90 minutos na vitória sobre o Uruguai (2-0), nos oitavos-de-final do Mundial

​Jackson Martínez foi titular e fez os 90 minutos no duelo sul-americano entre Colômbia e Uruguai, a contar para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo 2014, que decorre no Brasil. Ao bater a congénere uruguaia, a Colômbia atingiu os quartos-de-final do Mundial pela primeira vez na sua história, assumindo-se assim como uma estreante entre as derradeiras oito seleções que lutarão pelo título.

O melhor marcador da Liga portuguesa 2013/14 esteve em bom plano num jogo em que brilhou intensamente um ex-Dragão, James Rodríguez. O camisola 10 dos “Cafeteros” apontou os dois golos da vitória colombiana (28m e 50m), sendo que o primeiro é verdadeiramente assombroso e forte candidato a ser considerado o melhor da competição. Quintero não saiu do banco da Colômbia, o mesmo sucedendo com Fucile no lado do Uruguai.

Amanhã podem entrar em acção mais dois Dragões no Holanda-México (17h00 em Portugal continental): os mexicanos Diego Reyes e Hector Herrera.

Oitavos-de-final:

Brasil-Chile, 1-1 (3-2 nas g.p.)
Colômbia-Uruguai, 2-0
Holanda-México
Costa Rica-Grécia
França-Nigéria
Argentina-Suíça
Alemanha-Argélia
Bélgica-EUA

Quartos-de-final:


(COLOMBIA VS URUGUAY 2014 2-0 | ALL GOALS | KOLOMBIA VS URUGUAY | WORLDCUP FOOTBALL 2014)


F.C. do Porto Atletas Internacionais - Serão oito os jogadores do FC Porto a marcar presença nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo 2014, que decorre no Brasil.



«OITO DRAGÕES NOS “OITAVOS” DO MUNDIAL

​Contingente portista presente na competição vai manter-se quase todo no início da fase a eliminar

​Serão oito os jogadores do FC Porto a marcar presença nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo 2014, que decorre no Brasil. No último dia da fase de grupos, Varela entrou aos 61 minutos no triunfo inglório de Portugal sobre o Gana (2-1), insuficiente para continuar em prova. A selecção portuguesa terminou o grupo G em igualdade pontual com os EUA, mas em desvantagem no saldo de golos.

Sorte diferente teve a Bélgica de Defour e a Argélia de Ghilas, que concluíram o grupo H na primeira e segunda posições, respectivamente. Chamado à titularidade, Defour viu o cartão vermelho directo no triunfo belga sobre a Coreia do Sul (1-0), por uma entrada mais dura sobre um adversário (45m). Por sua vez, Ghilas foi lançado aos 77 minutos no empate da Argélia diante da Rússia (1-1).

De todos os jogadores portistas presentes no Campeonato do Mundo 2014, apenas Varela (Portugal) regressará a casa mais cedo. Assim, estarão nos oitavos-de-final Quintero e Jackson Martínez (Colômbia), Fucile (Uruguai), Diego Reyes e Herrera (México), Mangala (França), Ghilas (Argélia) e Defour (Bélgica). A Grécia, orientada por Fernando Santos, ex-treinador do FC Porto, também está entre as 16 selecções que ultrapassaram a fase de grupos.

Oitavos-de-final:

Brasil-Chile
Colômbia-Uruguai
Holanda-México
Costa Rica-Grécia
França-Nigéria
Argentina-Suíça
Alemanha-Argélia
Bélgica-EUA» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Oito-Dragoes-nos-oitavos-do-Mundial.aspx


(Colombia vs Japon (4-1) Resumen jugadas Mundial Brasil 2014)

27/06/14

Amarante Óbitos - Cândido Moreira, presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) e autarca em Padronelo, Amarante, morreu esta noite vítima de doença prolongada, disse à Lusa o presidente dos Autarcas Socialistas, José Luís Carneiro; Cândido Moreira, de 59 anos, professor, estava internado numa unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia.



«Morreu Cândido Moreira, presidente da Associação Nacional de Freguesias

Cândido Moreira, presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) e autarca em Padronelo, Amarante, morreu esta noite vítima de doença prolongada, disse à Lusa o presidente dos Autarcas Socialistas, José Luís Carneiro. Cândido Moreira, de 59 anos, professor, estava internado numa unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia. 

O presidente da Junta de Padronelo, do PS, liderava a Anafe desde 2 de fevereiro, quando foi eleito para o cargo com 94% dos votos.

Em setembro de 2013 foi eleito presidente da Junta de Padronelo, após vários anos como presidente da assembleia de freguesia daquela autarquia de Amarante.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=720C5B65-4A7F-46FB-A439-205E8921F78C&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021
------------------------------------------------------------------------------------
Os meus profundos sentimentos à família e a todos os amigos, tive o gosto de ser aluno, depois colega enquanto docente e companheiro de Assembleia Municipal, embora em bancadas opostas; foi um lutador até ao fim...

Marco de Canavezes - O antigo presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, confirmou nesta quinta-feira à Lusa que renunciou ao mandato de vereador da oposição, alegando razões de saúde.



«Avelino Ferreira Torres renuncia ao mandato na oposição no Marco de Canaveses

O antigo presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, confirmou nesta quinta-feira à Lusa que renunciou ao mandato de vereador da oposição, alegando razões de saúde.

O ex-autarca explicou que, atendendo às questões de saúde, não está "motivado" para exercer o cargo para o qual foi eleito, em 2013, à frente de uma lista independente, mas apoiado pelo CDS.

Avelino recordou que tinha o seu mandato suspenso desde o início do mandato, também por razões de saúde.

A lista independente que foi encabeçada pelo antigo presidente da autarquia foi a segunda mais votada nas eleições autárquicas de 2013, elegendo dois vereadores.

O PSD, liderado por Manuel Moreira, alcançou a maioria absoluta, com quatro eleitos no executivo.

Luís Magalhães, que era o segundo da lista independente, também não chegou a tomar posse, sendo substituído por Natália Ribeiro. O segundo vereador da lista independente é actualmente Bruno Magalhães.

Avelino Ferreira Torres foi presidente durante vários mandatos, deixando a Câmara do Marco de Canaveses para se candidatar, em 2005, sem sucesso, à vizinha autarquia de Amarante, concelho de onde é natural.

O PS, de Armindo Abreu, ganhou aquelas eleições em Amarante e Avelino exerceu o seu mandato na oposição, regressando ao Marco de Canaveses, em 2009, onde se candidatou, como independente, mas perdendo para o social-democrata Manuel Moreira.» in http://www.publico.pt/local/noticia/avelino-ferreira-torres-renuncia-ao-mandato-na-oposicao-no-marco-de-canaveses-1660635

Amarante Empreendedorismo - Às 14 horas do dia 4 de junho as pessoas que apreciavam a vista sobre o Tâmega , presenciaram algo invulgar, um grupo de jovens carregava um triângulo colorido, do tamanho de um pequeno carro, para uma das ilhas existentes no rio,

Amaranteamarra

Amaranteamarra1

«Exposição “Escultura de Ar Livre – Amadora 2014”

Laboratório de Inovação Urbana está a criar impacto em Amarante

Amaranteamarra1

Às 14 horas do dia 4 de junho as pessoas que apreciavam a vista sobre o Tâmega , presenciaram algo invulgar. Um grupo de jovens carregava um triângulo colorido, do tamanho de um pequeno carro, para uma das ilhas existentes no rio. Amarraram a construção que suportava a lona pintada a alguns ramos e, cuidadosamente, lançaram a estrutura à água. A obra de arte ficou então ancorada na ilha e deixada a flutuar para ser admirada pelos que lá passavam.

(Equipa do projeto Amarra-te a Amarante Lab)

Amaranteamarra

Na origem da ideia da escultura flutuante está o utilizador ‘Francisco’, um perfil baseado nas entrevistas realizadas a amarantinos. ‘Francisco’, um jovem com interesse na cultura de Amarante luta para mostrar algo interessante e único aos seus amigos que estão nas grandes cidades. 

Baseado na informação recolhida sobre as ofertas culturais existentes e no envolvimento da comunidade, a equipa do Amarra-te a Amarante Lab combinou um conjunto de ideias, criando o conceito de um festival anual de esculturas flutuantes. 

As reações ao protótipo foram bastante positivas, tendo em conta que uma construção de 3 por 3 metros não é suficientemente grande para ser vista e apreciada desde a ponte e das margens do rio.
O texto acima dá conta de uma atividade realizada no âmbito do Laboratório de Inovação Urbana que está a decorrer em Amarante. 

O Amarra-te a Amarante Lab (AaA Lab) é um projeto pioneiro do Município amarantino que ao longo de dez semanas, vem trabalhando intensivamente para descobrir as necessidades não realizadas ou "escondidas" para os habitantes da cidade, procurando criar soluções reais para as mesmas, tendo como base um método inovador conhecido por Design Thinking.

Ao longo destas cinco semanas a equipa constituída por cinco elementos, elaborou pesquisas no terreno, encontros entre a população amarantina e a Câmara, entrevistas aos utilizadores da cidade, conceitos de pesquisa, perfis de utilizadores, concebendo mais de quatrocentas ideias e quatro protótipos testados com a população.

«Durante as primeiras cinco semanas do projeto, aprendemos muito sobre a forma de vida em Amarante e como fazer o design urbano mais centrado no utilizador. Agora o nosso objetivo passa por integrar a nossa forma de trabalhar na metodologia utilizada na Câmara Municipal de Amarante e tentar implementar os nossos conceitos. Será também realizado um workshop intensivo destinado aos trabalhadores do Município», explica Richard Hylerstedt, coordenador e mentor do projeto AaA Lab.

Nas restantes cinco semanas, o Amarra-te a Amarante Lab vai encarar dois desafios específicos, um relacionado com o mercado da cidade e outro com o serviço prestado ao utilizador na Câmara Municipal. O Laboratório também pretende levar a cabo uma intervenção surpresa no centro da cidade, a 19 de julho, a fim de agradecer a todos os amarantinos o apoio e participação na iniciativa.

Destaca-se que:

Dia 24 de julho acontece no Centro Cultural de Amarante, a segunda apresentação, durante a qual serão divulgados os resultados obtidos pelo Laboratório.

Todas as quartas-feiras é possível participar nos encontros organizados pelo AaA Lab, alternando entre a Porta 43 – Gatilho Associação e o Café Bar – Restaurante São Gonçalo.» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&view=article&id=640:laboratorio-de-inovacao-urbana-esta-a-criar-impacto-em-amarante&catid=15:regionais&Itemid=19

26/06/14

Vila de Celorico de Basto - As estradas da Primavera continuam deslumbrantes no verde Minho!

DSC03288
(Celorico de Basto, estradas da Primavera)

Amarante Óbitos - Um homem de 80 anos morreu hoje após ter caído de um terceiro andar de um edifício de habitações, em Freixo de Cima, Amarante, disse à Lusa fonte dos bombeiros da Lixa.



«Homem de 80 anos morre em Amarante após cair de um terceiro andar
26-06-2014 18:57 | Norte
Fonte: Agência Lusa

Amarante, 26 jun (Lusa) - Um homem de 80 anos morreu hoje após ter caído de um terceiro andar de um edifício de habitações, em Freixo de Cima, Amarante, disse à Lusa fonte dos bombeiros da Lixa.

De acordo com o comandante da corporação, José Campos, os bombeiros foram chamados ao local (lugar de S. Gens) pouco depois das 16:10, encontrando a vítima politraumatizada.

"Supostamente, terá caído da varanda de um terceiro andar. Estava num estado muito grave", disse o comandante.

Ao local foram chamadas a Viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Amarante e a Viatura de Emergência Médica de Amarante. Os meios de socorro acabaram por confirmar no local o óbito do octogenário.

A GNR também esteve no local.

APM // JGJ

Lusa/fim» in http://portocanal.sapo.pt/noticia/30069/

Amarante Educação - O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Cândido Moreira, escreveu ao ministro da Educação a expressar "indignação" pelo encerramento da escola da sua freguesia, em Amarante.



«Presidente da Anafre expressa "indignação" pelo fecho de escola na sua freguesia

O presidente da ANAFRE recorda que também a Câmara de Amarante se opõe ao enceramento da escola de Padronelo e que a posição das duas autarquias tinha sido transmitida à tutela.

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Cândido Moreira, escreveu ao ministro da Educação a expressar "indignação" pelo encerramento da escola da sua freguesia, em Amarante.

"Esta junta de freguesia e a população em geral recebeu a notícia de encerramento da EB 1 de Padronelo com enorme surpresa, preocupação e sentimento de indignação", lê-se numa carta aberta enviada a Nuno Crato.

Cândido Moreira ameaça recorrer aos tribunais se o Governo não mudar de posição em relação àquele estabelecimento de ensino, porque, alerta, "a lei para ser cumprida deve ser cumprida, primeiramente, por quem a estipula".

O líder da ANAFRE critica a tutela da Educação por ter ordenado o enceramento da escola, no âmbito da reorganização do parque escolar, apesar de no estabelecimento estarem matriculados 24 alunos, ou seja, acima do limite mínimo de 21 imposto pelo Ministério da Educação.

O presidente da ANAFRE recorda que também a Câmara de Amarante se opõe ao enceramento da escola de Padronelo e que a posição das duas autarquias tinha sido transmitida à tutela.

"Apelamos a uma reavaliação no sentido da manutenção em atividade desta escola básica, uma vez que cumpre todas as regras e pressupostos previstos pelo Ministério da Educação para continuar em funcionamento", sustenta o presidente da Junta de Padronelo.

Na quarta-feira, também a Junta de Gondar, no concelho de Amarante, mandou uma carta ao Ministério da Educação a manifestar "indignação" com o encerramento da escola de Vila Seca, onde estudam 37 alunos. Gondar também ameaçou Nuno Crato com o recurso as tribunais caso a tutela não mude de posição.» in http://www.ionline.pt/artigos/portugal/presidente-da-anafre-expressa-indignacao-pelo-fecho-escola-na-sua-freguesia

25/06/14

Música Portuguesa - Sara Paço mais uma excelente voz que desperta no panorama atual da Música Portuguesa!


Sara Paço - "Waking up the drums" - (official)

 
SARA PAÇO - "Waking Up The Drums"


Sara Paço - (Ao vivo na Antena 1)


Sara Paço - "Step Out" 

«Sara Paço

Sara Paço lança o seu primeiro album, de seu nome "Waking up the drums", dizendo que, ao gravá-lo, se inspirou nos géneros que mais gosta blues, soul-funk e jazz, com um toque de pop.

E continua explicando a razão da inspiração:

"Sempre me senti em casa quando ouvia Screaming Jay Hawkins, T-Bone Walker, Vaya con Dios, Memphis Minnie, Bessie Smith, James Brown e Nat King Cole.... entre outros.

A minha pele arrepia-se e o meu coração vibra.

Sou uma rapariga feliz e de bem com a vida, cheia de inspiração e já com muitos originais escritos. Inspiro-me em tudo mas principalmente no meu grande amor pela música... que é a minha alegria de viver.

Foi difícil escolher dez temas para fazer o álbum porque eram muitas mais as canções que teriam lugar neste disco.

No entanto, a tarefa acabou por ser facilitada pela preciosa ajuda dos meus músicos, em particular do meu diretor musical: Eduardo Lála. Foi em conjunto que decidimos os arranjos, apesar de a produção do disco ter ficado a meu cargo.

Creio que tenho uma equipa excelente, que temos muita química e que isso se sente quando se ouvem os temas. Há uma energia especial. Por vezes parece há telepatia entre todos e este entendimento revela-se fulcral não só em palco como em estúdio, nos ensaios, etc.

O disco foi gravado nos estúdios Namouche, pelo engenheiro Joaquim Monte. Acho que a captação ficou perfeita. 

Apesar de ter sido um processo rápido. Desafio maior foi a mistura. Foram muitas horas e muitos dias de intenso trabalho, completamente embrenhada na música, até chegar ao som que pretendia,

A masterização foi a concretização de um sonho. Sempre sonhei com o Abbey Road. E este master foi-me entregue pelas mãos de um dos seus engenheiros de som de topo, alguém que admiro imenso: Miles Showell.

A todo este excelente trabalho de gravação, mistura e masterização junta-se uma equipa de peso, da qual tenho imenso orgulho de pertencer: a minha editora Valentim de Carvalho.


Porque trabalham com amor e se este disco fosse descrito em apenas uma palavra, seria AMOR."» in http://www.hardmusica.pt/cultura/discos/26048-waking-up-the-drums-de-sara-paco-ja-nas-lojas.html


Desporto Futebol - O Comité da FIFA está instalado no Rio de Janeiro e foi célere na resposta, dizendo que já “iniciou um expediente disciplinar” ao avançado uruguaio Luis Suárez por este ter alegadamente mordido o italiano Chiellini.



«A dentada de Suárez transgride o artigo 48.º e 57.º da FIFA

A mordidela a Giorgio Chiellini poderá ter ido longe de mais. Foi a terceira na sua carreira, depois daquela ao serviço do Ajax e a Ivanovic, já como jogador do Liverpool. Em ambas foi sancionado. E agora também deverá ser.

A Comissão de Disciplina da FIFA já emitiu um comunicado a dizer que abriu um inquérito disciplinar ao incidente de terça-feira no jogo entre o Uruguai e a Itália.

O Comité da FIFA está instalado no Rio de Janeiro e foi célere na resposta, dizendo que já “iniciou um expediente disciplinar” ao avançado uruguaio Luis Suárez por este ter alegadamente mordido o italiano Chiellini. Suárez tem até às 21 horas desta quarta-feira (17 horas em Brasília) para apresentar as alegações.

“A FIFA pode confirmar que abriu um procedimento disciplinar contra o jogador do Uruguai Luis Suárez, por transgredir o artigo 48.º e 57.º  do código de disciplina da FIFA durante o jogo do Campeonato do Mundo entre o Uruguai e a Itália”, pode ler-se no comunicado do órgão máximo que tutela o futebol.

O medo da selecção do Uruguai pode ter razões de ser. E o jogador poderá mesmo falhar já o embate nos oitavos-de-final com a Colômbia, no sábado. O castigo pode estar entre os dois ou três jogos, mas poderá estender-se e, aí, afectar também o clube – Liverpool.

Quem sairá chamuscado disto será também o árbitro que mexicano Marco Rodríguez. Ele e a sua equipa técnica deixaram passar em claro a agressão e poderão ser punidos. Se calhar sem apitar mais jogos este Mundial.

SOL» in http://sol.pt/noticia/108411


("VAMPIRO" VOLTOU A ATACAR - Luis Suárez)
Pin It button on image hover