31/05/13

AMARANTE – Os comerciantes do Largo Conselheiro António Cândido, em colaboração com a Velha Lamparina, vão animar, a 28, 29 e 30 de junho, a segunda edição da “Feira à Moda Antiga”, que recria os usos e costumes da população amarantina nos anos 30 do século passado.

A edição da Feira à moda antiga deste ano vai acontecer a 28, 29 e 30 de junho 
«Baixa da cidade de Amarante volta a receber “Feira à Moda Antiga”

AMARANTE – Os comerciantes do Largo Conselheiro António Cândido, em colaboração com a Velha Lamparina, vão animar, a 28, 29 e 30 de junho, a segunda edição da “Feira à Moda Antiga”, que recria os usos e costumes da população amarantina nos anos 30 do século passado.

A feira tem lugar no Largo Conselheiro António Cândido, rua 31 de janeiro e Rua António Carneiro, sendo objetivo da iniciativa a promoção e divulgação do artesanato e cultura das gentes de Amarante, procurando-se ainda dinamizar o comércio tradicional do centro histórico e contribuir para impulsionar o turismo e a economia da região.

Durante o evento serão comercializados produtos típicos e tradicionais de artesanato e gastronomia amarantina, entre os quais os tamancos, o fumeiro, a doçaria conventual, o vinho verde e o pão de Padronelo.

Do programa consta, para além das cantigas ao desafio e do Baile de São Pedro, no dia 29 (sábado), a participação musical de diversos ranchos folclóricos da região, do grupo ‘Andarilhos’ de Baião, do grupo de teatro T’Amaranto, do grupo ‘Propagode’ (violas amarantinas), do ‘Bombos Unidos da Farrapa’, do ‘Samzafos’ (grupo de violas), da ‘Tuna de Fridão’ e da Banda de Música de Várzea.

A Feira à Moda Antiga é promovida pela Dólmen, e pela “Velha Lamparina”, instituição sem fins lucrativos que representa um movimento de artesãos portugueses, vocacionados para recriações históricas.

A iniciativa tem o apoio do Município e das Juntas de Freguesia de Madalena e Cepelos.» in http://local.pt/baixa-da-cidade-de-amarante-volta-a-receber-feira-a-moda-antiga/




(UNIVERSIDADE SENIOR de AMARANTE na Feira à Moda Antiga-2012)


 (FEIRA À MODA ANTIGA em Amarante-2012-Parte 1)


 (FEIRA À MODA ANTIGA em Amarante-2012-Parte 2)

Liga Fertiberia - F.C. do Porto 13 vs F.C. de Barcelona 10 - O FC Porto Vintage venceu esta quinta-feira o Barcelona, por 13-10, no Dragão Caixa, avançando assim para as meias-finais da Liga Fertiberia, em que terá o Celta de Vigo como adversário e Rui Barros, com sete golos e várias assistências, foi o jogador em destaque do encontro.




«"Vintage" bate Barcelona e avança para as meias-finais


Veja a Galeria de Fotos


O FC Porto Vintage venceu esta quinta-feira o Barcelona, por 13-10, no Dragão Caixa, avançando assim para as meias-finais da Liga Fertiberia, em que terá o Celta de Vigo como adversário. Rui Barros, com sete golos e várias assistências, foi o jogador em destaque do encontro.

Até foi Ezquerro a inaugurar o marcador, logo aos três minutos, mas aos sete, graças a um tento de Mário Silva, os portistas passaram pela primeira vez para a frente do marcador (2-1). Os catalães recuperariam e voltariam à vantagem, num encontro cheio de emoção, mas ao intervalo era o equilíbrio a prevalecer (5-5). O guarda-redes Felip, do Barcelona, foi um dos homens em maior destaque, travando várias combinações entre os endiabrados Rui Barros e Capucho.

No segundo tempo, a dupla portuguesa revelou-se demasiado eficaz para dar hipótese aos espanhóis e ficou assim garantido um lugar nas meias-finais para os Dragões. Para além de Rui Barros, Capucho, Bessa e Mário Silva também fizeram o "gosto ao pé".

FICHA DE JOGO

FC Porto: Rui Correia e José Carlos; Zé Nando, Bessa (1), Bino, Mário Silva (3), Fernando Gomes, Domingos, Capucho (2), Pedro Emanuel e Rui Barros (7)
Treinador: Luís Castro

Barcelona: Felip e Julio Iglesias; Albert Tomás (1), Arpón (3), Ezquerro (3), Pinilla, Mingo, Sánchez Jara, Luque, Reiziger (2) e Quique Martín (1)
Treinador: Javier Villena

Árbitros: Joaquim Bonifácio e Aníbal Fernandes

Disciplina: cartão amarelo para Mingo, Sánchez Jara, Luque, Bino e Rui Barros» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpvintagebarcelona_300513_75675.asp




 (Liga Fertiberia: FC Porto 13-10 FC Barcelona)

30/05/13

AMARANTE – “A União Europeia não está num bom momento, os egoísmos nacionais estão, perigosamente, a pôr em causa os fundamentos da sua criação: a democracia, a solidariedade e a paz”, referiu Armindo Abreu.

Pormenor da Sessão Solene 
«Amarante: Europa atual dá pertinência às geminações

AMARANTE – “A União Europeia não está num bom momento. Os egoísmos nacionais estão, perigosamente, a pôr em causa os fundamentos da sua criação: a democracia, a solidariedade e a paz”.

As palavras são de Armindo Abreu e foram proferidas durante a sessão solene do 10º aniversário da geminação entre as cidades de Amarante e Wiesloch, que teve lugar domingo, 26 de maio, nos Paços do Concelho.

Por isso, acrescentou, dirigindo-se aos eleitos locais e à delegação da cidade de Wiesloch, chefiada por Franz Schaidhammer, Presidente da Câmara, “é em momentos como os que vivemos que mais se justificam as geminações que, como a nossa, são um exemplo de união e de estabilidade e em que as diferenças, em vez de separarem, congregam as pessoas para o objetivo, tão fácil de enunciar, quanto tão difícil de alcançar, do entendimento e amizade entre os povos”.

Considerando que o objetivo de “constituir e estreitar uma amizade mútua dentro de uma Europa unida”, conforme definido no protocolo de geminação assinado entre as duas cidades, ainda não foi plenamente atingido, Armindo Abreu faz, porém, um balanço positivo da relação existente, afirmando que, nestes dez anos, “mantivemos bem viva a sua chama, alimentada por iniciativas várias muito significativas e em tão grande número que me escuso de as descrever, de caráter cultural, educativo e desportivo”.


E acrescentou: “Ficam os documentos que as comprovam e, muito em especial, os catálogos das exposições e as obras de arte de artistas da região do Rhein-Neckar, que enriqueceram o espólio do Museu Amadeo de Souza-Cardoso e de algumas coleções particulares. Ficam momentos, breves porque felizes, de convívio entre eleitos e cidadãos das nossas cidades, que criaram laços de uma amizade verdadeira”.

“E, enfatizou, as amizades que se criaram e que vão perdurar são o garante de que a estes primeiros 10 anos muitas dezenas de anos se juntarão no futuro de um convívio salutar, envolvendo um cada vez maior número de cidadãos das nossas cidades”.

À sessão solene evocativa dos 10 anos de geminação Amarante-Wiesloch seguiu-se a inauguração do “Jardim de Wiesloch”, delimitado pela av. 1º de maio e pelas vias que lhe dão acesso a partir da Alameda Teixeira de Pascoaes, escolhido pelo seu enquadramento e beleza e por ser local de passagem habitual, o que lhe confere visibilidade.


O processo de geminação entre Amarante e Wiesloch teve início em 1987, com as duas cidades a darem os primeiros passos no estabelecimento de contactos, na altura, entre a Cercimarante e o Centro de Apoio a Deficientes de Wiesloch, Lebenshilfe.

No entanto, somente em setembro de 2004 foi formalizado o “namoro” entre as duas cidades, com a assinatura do Protocolo de Geminação, por Armindo Abreu e Franz Schaidammer.» in http://local.pt/amarante-europa-atual-da-pertinencia-as-geminacoes/

Rota do Românico Tâmega e Sousa - Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires - Marco de Canaveses.



«ROTA DO ROMÂNICO DO TÂMEGA E SOUSA

Igreja de Santo André de Vila Boa de Q
uires - Marco de Canaveses

Classificação: Monumento Nacional, pelo Dec. n.º 14 425, DG, 1.ª série, n.º 228 de 15 Outubro de 1927» in https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4265491774903&set=gm.511411792241588&type=1&theater


 (IGREJA S.ANDRE - VILA BOA DE QUIRES)


Saúde - Depois de 15 anos a analisar o efeito do uso do soutien, um médico francês concluiu que, afinal, as voluntárias que aceitaram não usar aquela peça de roupa ficaram com os seios mais fortes e elevados.

Estudo põe em causa utilidade do soutien

«Estudo põe em causa utilidade do soutien

Depois de 15 anos a analisar o efeito do uso do soutien, um médico francês concluiu que, afinal, as voluntárias que aceitaram não usar aquela peça de roupa ficaram com os seios mais fortes e elevados.

Jean-Denis Rouillon estuda os efeitos do uso do soutien nas mulheres há 15 anos. Para isso, o também professor de medicina desportiva na Universidade Franche-Comte, na França, tem observado e medido o busto de dezenas de voluntárias - umas aceitaram fazer as suas vidas normais, inclusivamente praticar desporto, sem usar soutien, outras preferiram abdicar da peça apenas em algumas situações.

Os resultados preliminares do estudo são, no mínimo, surpreendentes: pelo menos entre as mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, o mamilo elevou-se uma média de sete milímetros por ano. Os seios "fortalecem-se" quando não se usa soutien, defende o médico, em declarações à BBC.

Apesar deses primeiros resultados, Jean-Denis Rouillon prefere prudência nas conclusões, uma vez que o grupo de voluntárias não é representativo da população feminina francesa.

A investigação vai agora prosseguir com mulheres mais velhas.» in http://visao.sapo.pt/estudo-poe-em-causa-utilidade-do-soutien=f732655#ixzz2UnxV3JsZ

Acidentes - A imprensa chinesa anunciou que o bebé que foi encontrado esta semana num cano de esgoto já deixou o hospital e foi entregue a familiares.

http://diariodigital.sapo.pt/images_content/2013/bebe-resgate.jpg

«Bebé 59 recebe alta sem sequelas

A imprensa chinesa anunciou que o bebé que foi encontrado esta semana num cano de esgoto já deixou o hospital e foi entregue a familiares. A mãe renunciou a guarda da criança.

O bebé foi resgatado do esgoto de uma casa da r
egião de Zhejiang, na China. Neste momento, pesa dois quilos e 800 gramas e saiu do hospital sem ferimentos ou sequelas.

A criança foi encontrada no sábado, dia 25, quando a mãe da criança, de 22 anos, alertou os donos de uma residência próxima para o choro da criança, vindo de dentro dos canos. Posteriormente, a mulher admitiu ser a mãe do bebé e alegou que a queda foi acidental.

Em confissão à polícia, a mãe admitiu que tinha tentado levar a gravidez até ao fim em segredo mas, sem o apoio do pai da criança, não iria conseguir sustentá-la e tentou abortar. O bebé foi resgatado duas horas depois e ainda com sinais de placenta.

As autoridades locais informaram que a mãe não receberá qualquer tipo de condenação e já foi apurado que a queda do bebé terá sido acidental e não tentativa de homicídio, como pareceu inicialmente.» in http://visao.sapo.pt/bebe-59-recebe-alta-sem-sequelas=f732615#ixzz2UntWeYPo



(Recém-nascido encontrado dentro de canalização na China)

Poesia - A Poetisa Amarantina de Telões, Anabela Borges, interpela-nos com o Poema: "Meus olhos são do mundo"


"Meus olhos são do mundo.
Pássaros migrando em busca de sentido,
Graal perdido num voo a pique,
mistério profundo,
vaso da vida esquecido.
enigma. labirinto. segredo.
Meus gritos incisos
abafam o medo.

Caio.
O sonho precipita-se.
Levanto-me em assombros
de esperança.
Recomeço, do mundo,
pássaro-criança,
no mesmo segundo."


Anabela Borges, Poetisa

29/05/13

Amarante Criminalidade - Dois dos seis arguidos da rede de notas falsas, desmantelada o ano passado pela PJ, que apanhou 67 mil euros em notas falsas de 50 euros (mais de 1300 notas), decidiram falar na primeira audiência de julgamento, que começou nesta terça-feira em Lousada.

Imagem Activa

«Julgamento de rede de notas falsas

Dois dos seis arguidos da rede de notas falsas, desmantelada o ano passado pela PJ, que apanhou 67 mil euros em notas falsas de 50 euros (mais de 1300 notas), decidiram falar na primeira audiência de julgamento, que começou nesta terça-feira em Lousada. Ambos implicam um outro arguido, entretanto, falecido.

O grupo de sete homens operou até abril do ano passado, fabricando e colocando no mercado notas falsas de 50 euros, vendidas a oito euros, cada uma. A rede operava a partir de Lousada, Paços de Ferreia e Vila Meã, com extensão no Grande Porto.

Segundo a Acusação, Jorge O., 41 anos, Jorge F., 41 anos, de Lousada, e Alberto B., 40 anos, de Amarante, tinham a tarefa de produzir as notas, enquanto Sérgio B., 32 anos, mecânico, de Amarante, e Paulo M., que entretanto morreu na cadeia, angariavam clientes e vendiam as falsificações.

Perante o coletivo, um dos detidos, filho do proprietário de uma tipografia de Lousada, onde foram apreendidas uma máquina e os moldes, negou o envolvimento. Disse que conhecia há muitos anos Paulo M. e que foi este que lhe levou a máquina, desafiando-o a melhorar a qualidade das notas, mas recusou. 

Só que, explicou, Paulo deixou-lhe a máquina na tipografia durante duas ou três semanas, vindo a ser surpreendido pelos inspetores da Polícia Judiciária do Porto na posse do equipamento de fitas holográficas adquiridas por ele, para um amigo ligado à indústria do calçado.

Um outro arguido, que na altura trabalhava numa oficina de Vila Meã, contou que pediu boleia a Paulo M. e, em abril do ano passado, foi com ele ao Porto, num Renault Clio, procurar amortecedores para um Fiat. 

A caminho, Paulo fez um desvio e foi falar com um indivíduo a Alfena, acabando ambos por pararem no parque do MaiaShopping, na Maia, sendo intercetados por dois inspetores da PJ. No tablier do Clio estava um envelope com 1300 notas falsas de 50 euros (65 mil euros). 

Os restantes arguidos, incluindo o dono de um BMW onde foram encontradas 57 notas falsas de 50 euros, remeteram-se ao silêncio.

Durante a tarde, o coordenador da investigação policial, esclareceu o Tribunal sobre o modo como decorreu a investigação e ligou todos os arguidos ao crime de contrafação e passagem de moeda falsa. 

 O inspetor explicou que a investigação começou com uma denúncia anónima que os levou a um arguido de Vila Meã. Com recurso a escutas telefónicas foram identificados dois elementos tidos como pontas do “icebergue” (acabando um deles por não ser constituído arguido) e rapidamente “caíram” os restantes elementos do grupo.

Quatro arguidos estão detidos preventivamente.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2532&Itemid=1

Política de Saúde - O novo vírus, semelhante ao que causou uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave (SARS), em 2003, é uma "ameaça para o mundo inteiro", alerta a Organização Mundial de Saúde.



«Novo vírus é 'ameaça mundial'

O novo vírus, semelhante ao que causou uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave (SARS), em 2003, é uma "ameaça para o mundo inteiro", alerta a Organização Mundial de Saúde. O número de infetados está agora nos 49. Metade morreram

"Não é um problema que um único país afetado possa controlar sozinho", considera Margaret Chan, diretoral geral da Organização Mundial de Saúde, sublinhando que o novo coronavírus é atualmente a sua "maior preocupação" atualmente.

E a preocupação é maior precisamente pelo pouco que se sabe ainda sobre o vírus,  da mesma família que causou uma epidemia de síndrome respitarória aguda grave (SARS), em 2003, com origem na Ásia.

"Não sabemos onde se esconde. Não sabemos como as pessoas estão a ser infetadas. Até respondermos a estas questões, estamos de mãos vazias no que toca à prevenção", avisou a responsável, no final de uma cimeira, na Suíça.

Das 49 pessoas infetadas em todo o mundo, 27 morreram. As últimas vítimas foram registadas na Arábia Saudita.

Devido à concentração de casos no Médio Oriente e à semelhança com o vírus da SARS, a Organização Mundial de Saúde chamou a este novo vírus MERS-CoV, sigla inglesa para "Middle East respiratory symptom coronavirus" ou "coronavírus de sintomas respiratórias do Médio Oriente". O que começa como uma constipação, com febre e tosse, evolui para um quadro mais grave que pode levar a pneumonia e a falha renal.» in http://visao.sapo.pt/novo-virus-e-ameaca-mundial=f732342#ixzz2Uilx3xUj



 (Saudi Arabia sees more SARS-like virus cases)

AMARANTE – No próximo sábado, dia 1 de Junho, o Parque Aquático de Amarante abre portas para todas as crianças que queiram passar um dia inesquecível de festa para os mais pequenos e por isso a entrada é grátis para menores de 12 anos, desde que acompanhados por um adulto pagante.

ParqueAquaticoAmarante_PiscinaCriancasCascata

«Parque Aquático de Amarante oferece entradas para os mais pequenos no Dia da Criança

AMARANTE – No próximo sábado, dia 1 de Junho, o Parque Aquático de Amarante abre portas para todas as crianças que queiram passar um dia inesquecível. O dia é de festa para os mais pequenos e por isso a entrada é grátis para menores de 12 anos, desde que acompanhados por um adulto pagante.

Localizado no Tâmega Clube, o Parque Aquático de Amarante tem seis pistas múltiplas, quatro pistas rápidas, um caracol, dois toboggans, dois parques aquáticos infantis, um restaurante.

É o local ideal para quem quer passar um dia em família cheio de mergulhos e diversão. Com uma paisagem única sobre Amarante e o Rio Tâmega, este é o único parque aquático de montanha da Península Ibérica e está aberto todos os dias da semana, entre as 10 da manhã e as 7 da tarde, até 22 de setembro.

O Parque Aquático de Amarante pertence à Mota-Engil Turismo que detém ainda, em Amarante, o Hotel Navarras e o Hotel Casa da Calçada.

Horário de funcionamento:
Todos os dias até dia 22 de Setembro, entre as 10h00 às 19h00.

Preços:
Época Baixa dia uteis: 13€ Adulto, 7 € Criança,.
Época Baixa Domingos e Feriados: 17€ Adulto, 8,50€ Criança,
Época Alta:17€ Adulto, 8,50€ Criança» in http://local.pt/parque-aquatico-de-amarante-oferece-entradas-para-os-mais-pequenos-no-dia-da-crianca/



 (Parque Aquático Amarante)

28/05/13

Amarante Educação - Mais uma vez a Escola EB1/J de Amarante dá um exemplo de grande cidadania e responsabilidade ambiental, ao fazer uma mostra de fauna marítima, com materiais reciclados.

DSC04702
(Há Escolas que não se cansam de transmitir aos seus jovens alunos ideais de convivência sadia entre o Homem e o meio)

Meteorologia - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que até 16 de Junho, pelo menos, as temperaturas vão estar abaixo do normal para a época na faixa litoral do Continente.

http://4.bp.blogspot.com/-wKRnPbbZglQ/UUydT3Hs5RI/AAAAAAAAaag/OY4WWrNB-ds/s1600/1111.jpg 

«Meteorologia admite temperaturas abaixo do normal até meio de Junho

IPMA não faz, no entanto, previsões a mais longo prazo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que até 16 de Junho, pelo menos, as temperaturas vão estar abaixo do normal para a época na faixa litoral do Continente.

Sobre notícias de que "o Verão de 2013 poderá ser o mais frio dos últimos 200 anos", o IPMA esclarece que nas latitudes médias, onde Portugal se encontra, as previsões sazonais devem ser analisadas com reservas dado que não apresentam um grau de confiança elevado.


O Instituto português apresenta uma previsão para o trimestre de Junho a Agosto que sugere um cenário em que a probabilidade da temperatura média ser inferior ao normal situa-se entre os 40 e os 60% e, mesmo assim, situando-se menos de um grau centígrado abaixo do que é normal para a época.

O IPMA diz ainda desconhecer os fundamentos técnico-científicos que estão na base da informação avançada pelo canal francês Meteo.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=109137



(Europa espera e desespera pela primavera)

Pessoas Desaparecidas - A Polícia judiciária diz que há indícios para investigar o desaparecimento de Luís Pinto, natural de Baião e que estava a estudar medicina dentária no Porto.



«Jovem desaparecido em Baião há cinco meses

A Polícia judiciária diz que há indícios para investigar o desaparecimento de Luís Pinto. 

Há 5 meses o jovem com 19 anos desapareceu sem deixar rasto. 

Luís é natural de Baião e estava a estudar medicina dentária no Porto. 

Dois dias antes do Natal, terá apagado algumas mensagens do telemóvel e o histórico do computador. 

Saiu de casa e nunca mais ninguém o viu.» in http://portocanal.sapo.pt/noticia/718/


(Jovem desaparecido em Baião há cinco meses)

Amarante Fotografia - CASA DAS ARTES DE ARCOS DE VALDEVEZ EXPÕE FOTOGRAFIA DE EDUARDO TEIXEIRA PINTO - Exposição temática de fotografia: 30 de Maio a 14 de Julho - Foyer do Auditório da Casa das Artes - "O PRAZER DE FOTOGRAFAR"

«CASA DAS ARTES DE ARCOS DE VALDEVEZ EXPÕE FOTOGRAFIA DE EDUARDO TEIXEIRA PINTO

Exposição temática de fotografia:

30 de Maio a 14 de Julho

Foyer do Auditório da Casa das Artes

"O PRAZER DE FOTOGRAFAR"

Autoria d
e Eduardo Teixeira Pinto» in https://www.facebook.com/helderbarros69/posts/609573045727228?ref=notif&notif_t=share_wall_create


 (Eduardo Teixeira Pinto - Ruas e recantos de Amarante)

Religião - Foi ao som de cânticos religiosos e de agradecimento à Sta. Quitéria que as mais de duas dezenas de grupos participaram nas novenas a Sta. Quitéria, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, realizada no dia 26 de maio.



«Felgueiras: Novenas a Santa Quitéria

Foi ao som de cânticos religiosos e de agradecimento à Sta. Quitéria que as mais de duas dezenas de grupos participaram nas novenas a Sta. Quitéria, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, realizada no dia 26 de maio.

Foram 21 grupos de nove elementos cada, rececionados pelo presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro e pela vereadora da Cultura e Coesão Social, Carla Meireles, nos Paços do Concelho, local de onde os grupos rumaram em direção ao Santuário de Santa Quitéria.

O autarca felicitou a participação e convidou toda a população e visitantes a subir a Sta. Quitéria pelo Percurso das Capelas, recentemente renovado.

“Na realização das obras, a autarquia teve a preocupação de tornar o acesso mais seguro e mais agradável, que motive a uma maior circulação dos peregrinos e com mais segurança. Tornamos o percurso pedonal menos penoso. Desta forma, queremos dar uma maior dinâmica àquela via que para além do cariz religioso, tem uma componente turística muito interessante. Quem a percorre pode desfrutar de umas vistas lindíssimas”, conclui.

Inácio Ribeiro relembra que o Percurso das Capelas foi inaugurado em 2012 e que a Rua da Alegria, uma acessibilidade que liga a Rua Costa Guimarães ao Percurso das Capelas, está a sofrer obras de beneficiação e infraestruturação.

As novenas inseriram-se nas tradicionais festividades em honra de Santa Quitéria, que pretendem acarinhar os idosos e frágeis, organizadas pela Confraria, com a participação de várias instituições do concelho.

As festividades iniciaram com as novenas, seguiu-se a receção aos frágeis, na Alameda de Sta. Quitéria, missa campal e procissão solene em honra de Sta. Quitéria.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMjUiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzE4MCI7fQ==



 (Sta. Quitéria)

Mundo Pessoas - Antes de o oficial Thomas "Algodão" ter sido morto por um atirador japonês no Pacífico Central, em 1944, escreveu aquilo a que chamou "o meu último pedido em vida" para quem pudesse encontrar o seu diário: dá-lo a Laura Mae Davis, a rapariga que amava.

 

«Declaração de amor chega à destinatária em diário 70 anos após ter sido escrita

Antes de o oficial Thomas "Algodão" ter sido morto por um atirador japonês no Pacífico Central, em 1944, escreveu aquilo a que chamou "o meu último pedido em vida" para quem pudesse encontrar o seu diário: dá-lo a Laura Mae Davis, a rapariga que amava.

Laura chegou a ler o diário - mas só quase 70 anos depois - quando o viu numa vitrine no Museu Nacional da II Guerra Mundial.

"Não fazia ideia de que lá estava um diário", disse a mulher, agora com 90 anos, do estado de Indiana, nos EUA. Ficou com lágrimas nos olhos.

Laura Mae Davis Burlingame - que acabou por casar com um oficial do exército em 1945 - foi ao museu a 24 de abril à procura de uma exposição sobre o namorado de escola. "Pensei que veria fotografias e artigos dele e dos companheiros ", afirmou. Assim que encontrou o relato do oficial de 22 anos, ficou chocada.

Curate Eric Rivet, funcionário do museu, deixou Laura ver o diário. Teve de usar luvas para proteger os papéis antigos dos óleos da pele. Foi a primeira vez, em 17 anos de trabalho, que alguém se "encontrou mencionado numa peça do museu", disse Rivet.

Laura e Thomas conheceram-se na turma de 1941, na escola secundária de Winslow. "Ele era um jogador de basquetebol e eu uma cheerleader", conta. Laura deu-lhe o seu anel de curso, no entanto, garante que não estavam comprometidos. Saíram durante o secundário. E foram ao baile de finalistas juntos.

A primeira mensagem de Thomas no diário foi escrita enquanto estava em Camp Elliott, em San Diego, menos de um ano antes de ter sido morto. Descreveu-a como: "a história da minha vida, dos meus dias no Corpo da Marinha dos Estados Unidos... E, acima de tudo, o meu amor por Laura Mae, por quem o meu coração está completamente preenchido. Por isso, se houver oportunidade, devolvam-no. Estou a escrevê-lo como o meu último pedido em vida."

A bala do atirador que matou Thomas, acertou-lhe no meio dos olhos, a 17 de setembro de 1944, no terceiro dia do assalto do Corpo da Marinha dos Estados Unidos, na ilha do Pacífico de Peleliu, em Palau. Peleliu foi onde as forças dos Estados Unidos se aperceberam que o Japão tinha mudado as táticas de defesa da ilha.

Thomas, cuja alcunha era "algodão" na escola secundária devido ao seu cabelo loiro, era o primeiro da divisão "L" da companhia da Marinha, no terceiro batalhão. Estava entre os 1.794 americanos mortos em Pepeliu e nas ilhas próximas. Outros 7.302 americanos ficaram feridos. Estimou-se que cerca de 10.900 japoneses foram mortos e 19 soldados e marinheiros tornaram-se prisioneiros de guerra.

Laura diz que não sabe porque nunca lhe foi entregue o diário. Aparentemente, o diário esteve, primeiro, com uma irmã do oficial de 22 anos, que ela nao conhecia muito bem, segundo afirmou.

Robert Hunt of Evansville, o sobrinho que deu os objetos de Thomas ao museu em 2001, contou-lhe que o recebeu vários anos após a morte do tio e que não o deu à destinatária com medo de provocar problemas no seu casamento. No entanto, segundo Laura, não causaria problemas, uma vez que o marido "e Tommy eram bons amigos." Quando se aperecebeu que Robert estava a recolher objetos para o museu, Laura lembrou-se das fotografias e do anel de curso que lhe tinha dado.

A última mensagem no diário, escrita a bordo do USS Maui, a 1 de dezembro de 1943, referia uma quantia de dinheiro que Thomas tinha ganho num jogo. Thomas escreveu que se voltasse a casa, ele e "Laura Mae teriam um Natal maravilhoso" e questionou se conseguiria ganhar dinheiro suficiente para comprar um presente à sua amada.

"Isso não aconteceu", disse Laura.

Laura não pôde ficar com o diário, contudo o museu digitalizou-o e enviou-lho. A capa do diário estava coberta com uma fotografia sua. Era a preto e branco, mas o fotógrafo tingiu o rosto de rosa e os lábios de vermelho escuro.  Ela assinou-a: "Love, Laurie".» in http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/05/27/historia-de-amor-chega-a-destinataria-em-diario-70-anos-apos-ter-sido-escrita

27/05/13

Política Energética - Presidente da EDP contestou hoje os números do Eurostat que mostram que Portugal registou a quarta maior subida nos preços da electricidade para domésticos.

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/625615_424587720965699_904708413_n.jpg 

«Governo formaliza subsídio de desemprego para funcionários públicos

Presidente da EDP contestou hoje os números do Eurostat que mostram que Portugal registou a quarta maior subida nos preços da electricidade para domésticos.

António Mexia contestou hoje que os preços da electricidade em Portugal sejam mais elevados do que nos restantes países da União Europeia. O presidente da EDP diz que as estatísticas do Eurostat, que hoje colocou Portugal entre os países com maiores aumentos no último ano, mostram que os preços da electricidade em Portugal estão "abaixo da média" da União Europeia (UE).

António Mexia procurava desfazer vários "mitos" relacionados com a ideia de que a energia faz hoje parte do problema de crescimento económico em Portugal. "Se não tivermos em consideração os impostos", a electricidade é em Portugal mais barata do que na média dos países membros da União Europeia, afirmou o presidente executivo da EDP, num almoço promovido pelo American Club of Lisbon.

O custo da energia "está relacionado com os outros combustíveis, não com a electricidade", sublinhou. Os custos da electricidade representam 2% dos custos totais na indústria transformadora, acrescentou, para em seguida perguntar: "Como é que o que representa 2% dos custos é problema?".

Já em relação aos preços da electricidade para os consumidores domésticos, Mexia afirmou que este está "na média da UE, apesar do IVA ser mais alto do que a média da UE", representando 2,9% dos orçamentos médios das famílias portuguesas.

O líder da EDP explica que o preço da electricidade em Portugal, se descontado o efeito dos impostos e do preço dos combustíveis fósseis, recuou 11% entre 1997 e 2012.

Portugal registou a quarta maior subida na União Europeia (UE) em matéria de preços de eletricidade domésticos, entre a segunda metade de 2011 e igual período de 2012, revelou hoje o Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas comunitário, apenas Chipre (21%), Grécia (15%) e Itália (11%) registaram avanços nos preços maiores do que Portugal, onde o custo doméstico de eletricidade subiu 9,7% no período indicado, o mesmo crescimento verificado na Irlanda.

O preço da eletricidade nos 27 Estados-membros da UE subiu, em média 6,6% entre a segunda metade de 2011 e igual período de 2012, depois de ter aumentado 6,3% entre o segundo semestre de 2010 com e o mesmo período de 2011.» in http://economico.sapo.pt/noticias/governo-formaliza-subsidio-de-desemprego-para-funcionarios-publicos_170083.html



(António Mexia recebeu três milhões e cem mil euros na EDP em 2012)
------------------------------------------------------------------------------------------------
Este "mamão" centralista queria que o Benfica ganhasse o campeonato nacional, para favorecer o PIB Nacional... queria ópio para o povo, Futebol, Fátima e Fado, como no tempo da "outra senhora"... 

Para atingir o desiderato supracitado, não se poderia começar por cortar os ordenados milionários a estes agentes que nos vendem à China... não, é melhor lançar poeira, fumo, vitórias do Benfica, ópio para o Zé Povinho...

Amarante Turismo - Às sextas e sábados, de 1 de Junho até 27 de Julho, o Hotel Casa da Calçada, em Amarante, tem uma proposta para os finais de tarde.



«Sunsets Hotel Casa da Calçada a partir de 1 de Junho

Às sextas e sábados, de 1 de Junho até 27 de Julho, o Hotel Casa da Calçada, em Amarante, tem uma proposta para os finais de tarde.

Entre as 18h30 e as 21h, no jardim da Casa da Calçada, actua um dj convidado.

O ritmo da música dita o cocktail da tarde, mas a carta de bebidas é vasta e as opções são de eleição. Por entre as árvores, a relva e a piscina está o ambiente perfeito para descontrair e pôr a boa conversa em dia.

O hotel de charme Casa da Calçada integra a rede Relais & Chateaux e para quem quiser prolongar a noite no cenário idílico de Amarante, o hotel tem o premiado restaurante Largo do Paço que, com uma estrela Michelin, é liderado pelo chef Vítor Matos e pelo escanção Adácio Ribeiro.» in http://www.publituris.pt/2013/05/27/sunsets-hotel-casa-da-calcada-a-partir-de-1-de-junho/



 (Casa da Calçada)

Automóveis - Entre os jovens sauditas está a tornar-se cada vez mais popular uma prática conhecida como o "sidewalk skiing", ou "esqui lateral", que consiste em andar apenas com duas rodas de um carro durante o maior tempo possível.



«A moda de andar de carro em duas rodas na Arábia Saudita

Entre os jovens sauditas está a tornar-se cada vez mais popular uma prática conhecida como o "sidewalk skiing", ou "esqui lateral", que consiste em andar apenas com duas rodas de um carro durante o maior tempo possível.

O novo "desporto" nacional na Arábia Saudita consiste em andar, durante o maior período tempo possível, com o carro em apenas duas rodas. Os praticantes procuram sobretudo estradas sem movimento para as perigosas acrobacias, a que vão adicionando novos níveis de dificuldade, como pendurarem-se no lado da viatura que não toca no chão.» in http://visao.sapo.pt/a-moda-de-andar-de-carro-em-duas-rodas-na-arabia-saudita=f731950#ixzz2UW1uIRJg



 (A moda das duas rodas na Arábia Saudita)

Criminalidade - No mesmo dia em que foi detida por posse de droga, Amanda Bynes acusou um polícia de Nova Iorque de assédio sexual.

http://www.pinoystop.com/images/thumbnails/868/868-amanda-bynes-out-of-jail-after-arrest-for-alleged-throwing-of-bong-from-her-nyc-apartment-400x252.jpg
«Nova Iorque Actriz diz que polícia lhe "bateu na vagina"

No mesmo dia em que foi detida por posse de droga, Amanda Bynes acusou um polícia de Nova Iorque de assédio sexual. A actriz garante que o agente lhe “bateu na vagina” e que o assédio ocorreu na viatura policial avança o Daily Mail.

Amanda Bynes acusou um agente de Nova Iorque de assédio sexual. A actriz, que no passado dia 23 foi detida por posse de droga, alega que o polícia lhe “bateu na vagina” e que a assediou assim que entrou na viatura policial, escreve o Daily Mail.

A actriz, de 27 anos, fez a acusação através do Twitter e defendeu que a sua detenção fez parte de “uma elaborada conspiração feita pela polícia”, alegando que tudo o que está escrito no relatório da sua detenção “é mentira”.

A polícia de Nova Iorque já confirmou publicamente a recepção de uma denúncia formal. “O assunto está sob investigação pelo Internal Affairs Bureau”, afirmou um porta-voz.» in http://www.noticiasaominuto.com/fama/76850/actriz-diz-que-pol%C3%ADcia-lhe-bateu-na-vagina#.UaM8jpywV8E



 (Amanda Bynes Wants Drake to "Murder Her Vagina")

Desporto Futebol - Com o apito final no Estádio do Jamor, e consumada a vitória da formação minhota sobre o Benfica por 2-1, na final da Taça de Portugal, o Largo do Toural foi o palco da festa dos vitorianos, que celebraram a primeira conquista do troféu, após presença em seis finais.



«Aclamados como Reis em Guimarães

Cerca de cinco mil pessoas preencheram o Largo do Toural, no centro de Guimarães, para receber os vencedores da Taça de Portugal 2012/2013.


A cidade de Guimarães é conhecida por ter adeptos apaixonados e fervorosos. São temidos pelos clubes rivais quando jogam em casa mas também sabem ser dedicados e fieis às cores do seu clube, o Vitória de Guimarães.

Com o apito final no Estádio do Jamor, e consumada a vitória da formação minhota sobre o Benfica por 2-1, na final da Taça de Portugal, o Largo do Toural foi o palco da festa dos vitorianos, que celebraram a primeira conquista do troféu, após presença em seis finais.

Desde o apito final do encontro até à chegada do autocarro, que transportaria a comitiva vitoriana, passaram sete horas. Mesmo assim, a praça no centro de Guimarães esteve sempre muito animada. Durante a espera, os adeptos iam vibrando, com paixão, um triunfo que há muito escapava.

Por volta das 02h45, com o Largo do Toural preenchido por cinco mil adeptos, o autocarro descoberto que transportava a equipa surgiu para o delírio do público presente, que se mostrou incansável no apoio à formação comandada por Rui Vitória, um treinador que tem no seu apelido o nome do clube, e que os adeptos acarinham.

Parados à frente da igreja, entre cânticos e discursos, os elementos do Vitória de Guimarães puxaram pelo público, que há muito os esperava, até que o treinador Rui Vitória revelou o grito de balneário: «Quem é que nós somos? Vitória! Vitória! Vitória! O que é que nós queremos? Ganhar! Ganhar! Ganhar!».

O grito fez dos adeptos os jogadores que não estiveram em campo no Jamor e que, graças a eles, conseguiram levar a Taça de Portugal para o museu do Vitória de Guimarães, explicacava o treinador.

O autocarro seguiu o seu percurso em direção à ultima paragem, mas os adeptos mostraram que queriam mais, seguindo o veiculo, até que não desse mais para segui-lo.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/taca_de_portugal/artigo/2013/05/27/aclamados_como_reis_em_guimar_es.html



(SL Benfica 1 - 2 Guimarães | Taça de Portugal)

F.C. do Porto Pinto da Costa: Jorge Nuno Pinto da Costa foi este sábado reeleito presidente do FC Porto, com uma votação superior a 99% dos votos.


«Pinto da Costa reeleito com 99 por cento dos votos

Jorge Nuno Pinto da Costa foi este sábado reeleito presidente do FC Porto, com uma votação superior a 99% dos votos.

Com um total de 1258 votos expressos, tanto para a direcção como para o conselho superior registaram-se 11 votos nulos.

A tomada de posse dos corpos gerentes será já esta segunda-feira.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Clube/noticiaclube_clube_eleicoes_250513_75612.asp



(Pinto da Costa a Entrevista 2013)

26/05/13

F.C. do Porto Boxe - O FC Porto sagrou-se campeão nacional de boxe, em seniores femininos consagrados e infantis femininos.



«Dragões são campeões nacionais de boxe em seniores femininos

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de boxe, em seniores femininos consagrados e infantis femininos. O feito ocorreu nos Campeonatos nacionais, que se disputaram este fim-de-semana, no Pavilhão Municipal de Crestins, na Maia.

Eis os resultados completos dos atletas do FC Porto:

Seniores Femininos Consagrados:
 Soraia Jesus (48kg): Campeão Nacional Individual
Alice Silva (57kg): Campeão Nacional Individual
Diana Martins (60kg): Campeão Nacional Individual
Juliana Rocha (64kg): Campeão Nacional Individual
Diana Fontes (69kg): Campeão Nacional Individual
Cátia Pereira (+81kg): Campeão Nacional Individual

Primeiro lugar por equipas: 

FC Porto

Juniores A masculinos:
José Pinto (60kg): Campeão Nacional Individual

Infantis femininos:
Sara Pinto (57kg): Campeão Nacional Individual

(Sara Pinto - F.C. Porto - Boxe)


Amarante - Os Montes de Fregim estão cobertos de cor amarela de uma Primavera esplendorosa!

DSC04666
 
Amarante, Fregim, com os montes num tom de amarelo exuberante!

F.C. do Porto Sub-17 Futebol: S.C. de Braga 1 vs F.C. do Porto 2: Jovens Dragões vencem em Braga e continuam na luta pela reconquista do título.



«Juniores B vencem em Braga

A equipa Sub17 do FC Porto venceu este domingo no terreno do SC Braga, por 2-1, em encontro da quarta jornada da fase final (apuramento do campeão) do Nacional de Juniores B. No Campo da Ponte, Ruben Macedo (oito minutos) e Schuster (40) construíram uma vantagem de 2-0 ao intervalo, que os Dragões "seguraram" no segundo tempo.

A formação orientada por José Guilherme está no segundo lugar da tabela, com nove pontos, a três do líder Benfica, que os azuis e brancos recebem na próxima jornada.

O FC Porto alinhou com Andorinha, Joel Pereira (Bruno Costa, 65m), André Gomes, João Cunha, Tomás Mota, Ruben Neves, Sérgio Ribeiro (Raul Tavares, 75m), Rui Silva, Schuster (Zé Nuno, 74m), Rui Moreira (cap.) e Ruben Macedo.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub17bragafcpcro_260513_75620.asp

Saúde Sexual - Pequenos filmes de conteúdo sexual e romântico vão ajudar investigadores da Universidade do Porto (UP) a medir a amplitude de pulsação e a vasocongestão vaginal das mulheres para realizar uma nova investigação sobre resposta sexual do género feminino.



«Universidade do Porto procura voluntárias para assistir a filmes com conteúdo sexual

Pequenos filmes de conteúdo sexual e romântico vão ajudar investigadores da Universidade do Porto (UP) a medir a amplitude de pulsação e a vasocongestão vaginal das mulheres para realizar uma nova investigação sobre resposta sexual do género feminino.

O estudo experimental sobre "Preditores da resposta sexual feminina", orçado em 90 mil euros e financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), vai medir o nível de excitação fisiológica nas mulheres com recurso a curtas películas cinematográficas com cariz sexual e com a duração de três minutos, explicou à Lusa Pedro Nobre, coordenador do SexLab', o primeiro laboratório de investigação em sexualidade humana em Portugal, e o espaço onde vai decorrer a investigação.

"Vamos mostrar dois filmes sexualmente explícitos, para além de filmes neutros, que são documentários, e onde basicamente vamos querer testar algumas hipóteses que nos podem ajudar a explicar quais são os factores que determinam a resposta sexual", informou, referindo que "o grande objectivo" deste estudo é perceber que "variáveis psicológicas" mais determinam, ou que são mais importantes, na determinação da resposta sexual em mulheres e homens".

A investigação vai recorrer-se também de um "fotopletismógrafo vaginal", ou seja, um instrumento que mede a vasocongestão e a amplitude de pulsação vaginal quando as mulheres estão a visualizar os filmes pornográficos.

Segundo Pedro Nobre, esta é a segunda fase de um estudo que já arrancou com voluntários homens entre os 18 e os 50 anos e cujo modus operandis foi idêntico ao estudo das mulheres, recorrendo a filmes de conteúdo sexual e ao "indium gallium gauge", ou seja um medidor de tumescência peniana que avalia as mudanças na circunferência peniana.

Esta primeira fase foi financiada em 80 mil euros pela FCT.

Segundo Pedro Nobre, há estudos clínicos que têm mostrado que homens e mulheres com disfunções sexuais - disfunção eréctil nos homens e perturbações do desejo, excitação ou do orgasmo nas mulheres -, se explicam, de forma significativa, por causa de factores psicológicos, designadamente as crenças sexuais.

As crenças são uma das variáveis mais estudadas e o resultado de algumas experiências em laboratório mostram que as "mulheres e os homens que têm problemas sexuais têm crenças disfuncionais, ou seja, têm ideias sobre a sexualidade que são muitas vezes inadequadas, irrealistas, erradas, mas que não deixam de acreditar nelas e que por outro lado são muitas vezes crenças que predispõem o desenvolvimento de problemas sexuais", afirmou o especialista, acrescentando que "quem tem mais crenças está mais em risco".

O estudo "Preditores da resposta sexual feminina", arranca este mês e conta para já com 30 mulheres voluntárias, maioritariamente jovens universitárias.

O SexLab está actualmente a angariar voluntárias entre os 18 e os 40 anos para participarem no novo estudo, e as voluntárias ganham, cada uma, 30 euros em vales de compras numa multinacional.

Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=76769
Pin It button on image hover