19/09/22

Política Agricultura - Em Portugal, já se produz café, nos Açores, mas o Grupo Delta quer investir na produção à séria.


«Portugal a caminho de ser “o único país da Europa a produzir café”

Em Portugal, já se produz café, nos Açores, mas o Grupo Delta quer investir na produção à séria. A ideia é colocar o país no mapa-mundo do café como “o primeiro país produtor europeu”. Mas só daqui a cinco anos é que o sonho pode ser real.

O Grupo Delta quer investir na produção de café nas ilhas dos Açores. “Não estamos a inventar a roda, pois ela já existe, mas o que queremos é apoiar o desenvolvimento mais estruturado e profissional do café nos Açores“, aponta o presidente do grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, em declarações ao Expresso.

Actualmente, há cerca de “meia centena de produtores, uns com áreas mais consideráveis, outros com áreas mais pequenas”, como refere ao Expresso o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, salientando o objectivo de aumentar esse número.

“A nossa ambição é chegar a 500 agricultores nos Açores – os cafeicultores“, aponta Rui Miguel Nabeiro, frisando que “a Delta está absolutamente disponível para investir para que seja possível haver produção de café” no arquipélago.

A aposta é em colocar Portugal como “o único país da Europa a produzir café, não esquecendo que o mercado europeu é um grande importador de café”, salienta ainda António Ventura.

“Os Açores serão a primeira zona do planeta a produzir café durante o ano agrícola, contribuindo assim para outro tipo de mercado, que procura os primeiros cafés do ano”, vinca o Secretário Regional da Agricultura dos Açores.

Podemos ter “o primeiro café europeu” nos Açores daqui a 5 anos

Já foi feito “um estudo sobre os melhores solos, as melhores sementes, as melhores plantas, o melhor clima, as melhores áreas para se plantar”, “com base no tipo de terreno que há, no clima, de forma a ver qual o melhor tipo de café a produzir”, revela ainda ao Expresso o presidente do Grupo Delta.

As conclusões do estudo já foram entregues ao Governo Regional dos Açores e a ideia é “entrar no mercado dos cafés de especialidade, onde este produto é mais valorizado, em termos económicos”, como explica ao Expresso António Ventura. “Queremos primar pela excelência e não pelos quantitativos”, sublinha.

Até agora, as pequenas produções existentes têm recolhido “excelentes referências à sua qualidade e características próprias, com aromas e acidez muito apreciados”, vinca ainda o Secretário Regional da Agricultura.

“O café como cultura agrícola nos Açores remonta ao século XIX”, salienta também António Ventura, notando que “as variedades Arábicas produzidas são aquelas que foram trazidas do Brasil, Yellow bourbon e Caturra“.

“Todas as ilhas têm potencial de produção”, diz ainda o Secretário Regional, frisando que “estão referenciados produtores” em todas elas.

Contudo, o processo “vai levar alguns anos”, realça Rui Miguel Nabeiro, sublinhando que “na melhor das hipóteses temos café nos Açores daqui a 5 anos, começando a trabalhar agora”. “A planta não dá logo, precisa de crescer até começar a dar café com qualidade”, sustenta o presidente do Grupo Delta.

Mas “as coisas estão a andar para termos o primeiro café europeu e vai mesmo acontecer, já temos chá nos Açores, agora vamos ter café”, conclui Rui Miguel Nabeiro.» in https://zap.aeiou.pt/portugal-produtor-cafe-497755

Esta é a maior plantação de café dos Açores - (video TVI24)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover