28/08/22

História e Arqueologia - Quando se pensa nos primeiros humanos, provavelmente pensa-se quase sempre em seres ainda muito parecidos com os macacos, que só conseguiam deslocar-se com quatro membros e que trepavam nas árvores.


«O primeiro humano já caminhava (e também trepava árvores)

Novo estudo deixa os investigadores “muito confiantes” em relação aos passos – literais – dados pelos primeiros exemplares da humanidade.

Quando se pensa nos primeiros humanos, provavelmente pensa-se quase sempre em seres ainda muito parecidos com os macacos, que só conseguiam deslocar-se com quatro membros e que trepavam nas árvores.

A parte de treparem as árvores é verdade. Mas, afinal, o exemplar mais antigo conhecido da humanidade já se deslocava como caminhamos hoje: só com as pernas.

O estudo publicado na revista Nature centrou-se nos restos fósseis do Sahelanthropus tchadensis. Os ossos foram desenterrados há 21 anos no Chade, em África, e pertenceriam a seres que viveram há 7 milhões de anos.

O jornal The Guardian recorda que, já na altura da descoberta, este achado foi comparado ao impacto de uma “pequena bomba nuclear” porque iria afastar-se do rumo que nos leva ao Homo sapiens.

A equipa de investigadores da Universidade de Poitiers, em França, está “muito confiante”: os Sahelanthropus tchadensis caminhavam só com os dois pés, sempre que quisessem.

A conclusão chegou depois de os especialistas terem analisado um osso da coxa e dois ossos do antebraço. O antebraço demonstrou que a espécie também escalava. Era um regime híbrido – que se pode ter prolongado durante aproximadamente 3 milhões de anos.

Foram verificadas 23 características dos fósseis que apontam para deslocação só com os pés (sempre que quisesse) e para uma uma relação mais próxima com a humanidade do que com os macacos.

“O que mostramos é que o padrão morfológico do fémur é mais semelhante ao que conhecemos em humanos, incluindo humanos fósseis, do que em macacos”, descreveu Jean-Renaud Boisserie, um dos autores do estudo.

Mas Bernard Wood, professor na Universidade George Washington (EUA), acha que este artigo é “de má qualidade”. Duvida das suas conclusões e avisa que os restos fósseis deveriam ter outro tratamento na sua análise.

Bernard Wood já realizou um estudo sobre o Sahelanthropus tchadensis e concluiu que esses seres não costumavam deslocar-se só com os pés.

“Este estudo escolhe evidências, ignora estudos recentes que apontam para conclusões diferentes das que os autores tentam defender e não explora outras interpretações funcionais igualmente, se não mais prováveis, desses fósseis”, criticou o professor.

Os Sahelanthropus tchadensis desapareceram há milhões de anos. Caso contrário, esta espécie substituiria os Homo sapiens no primeiro exemplar da linhagem, da sequência, humana que foi evoluindo até hoje.» in https://zap.aeiou.pt/primeiro-humano-caminhava-495109

(Sahelanthropus Tchadensis)

#história    #arqueologia     #sahelanthropustchadensis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover