07/06/22

História e Arqueologia - A inscrição, que consiste num texto grego adverte os ladrões que Yaakov (Jacob) “o Prosélito” irá amaldiçoá-los.


«Arqueólogos descobrem maldição pintada a vermelho em túmulo de Beit She’arim

Mensagem foi especificamente concebida para dissuadir os ladrões de sepulturas, apontam os especialistas.

Uma antiga maldição pintada a vermelho numa pedra foi descoberta num túmulo de Beit She’arim, representando a primeira descoberta deste género em 65 anos. A inscrição, que consiste num texto grego adverte os ladrões que Yaakov (Jacob) “o Prosélito” irá amaldiçoá-los. Yaakov viveu há cerca de 1.800 anos e ganhou o título “o Prosélito” depois de se converter ao judaísmo. Após a sua morte, com 60 anos de idade, Jacob foi enterrado numa caverna em Beit She’arim, a antiga cidade judaica e necrópole na Baixa Galileia durante o período romano.

De acordo com o Ancient Origins, a área situa-se a cerca de 100 quilómetros de Tel Aviv e é desde 2015 Património Mundial da UNESCO. Após a destruição de Jerusalém em 70 d.C, o conselho judaico do Sinédrio mudou-se para Beit She’arim e fez do território o novo centro judaico de educação e aprendizagem. De acordo com os Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) e da Universidade de Haifa, a inscrição foi pintada numa catacumba na necrópole de Beit She’arim que só foi descoberta no ano passado.

De acordo com um relatório publicado no Haaretz, foi Jonathan Price, professor de história antiga na Universidade de Tel Aviv, o responsável pela descoberta das duas inscrições gregas dentro da câmara mais interna de uma tumba que ainda não havia sido explorada. A maldição pintada, ou hexágono, foi escrita em grego, em tinta vermelha, numa parede perto do túmulo. Foi especificamente concebida para dissuadir os ladrões de sepulturas e diz: “Jacob, o Prosélito, promete amaldiçoar qualquer pessoa que abra esta sepultura, para que ninguém a abra”.

Os investigadores suspeitam que, devido à sua idade, 60 anos, esta foi escrita por alguém depois da morte de Jacob. Adi Erlich, do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa, que dirige as escavações em Beit She’arim, explicou que as datas de inscrição são do período romano tardio ou bizantino precoce (ou seja, cerca de 390-400 d.C.). Erlich explica ainda que Jacob, ou Yaakov, o Prosélito, era provavelmente cristão.

Como tal, uma pergunta pertinente é:o que é que Jacob teve de fazer exatamente para se converter ao judaísmo? Primeiro, segundo um artigo da BBC, converter-se ao judaísmo “não é fácil” e envolve muitas mudanças sérias no estilo de vida. Após cerca de um ano de estudo do direito judaico, os convertidos não só têm de aceitar a fé judaica, como se tornam membros do povo judeu, e têm de abraçar a totalidade da história judaica, assim como cultura que cresce a partir dela.» in https://zap.aeiou.pt/arqueologos-descobrem-maldicao-pintada-a-vermelho-em-tumulo-de-beit-shearim-482693

#religiao    #maldicao    #judaismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover