18/04/22

F.C. do Porto História - Faleceu, este sábado, João Manuel Antão, cerca de um mês depois de ter celebrado 100 anos de idade, o autor da marcha do FC Porto morreu como um dos grandes nomes da cultura da cidade Invicta e de Portugal.


«CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DE JOÃO MANUEL ANTÃO 
17 DE ABRIL DE 2022 15:25

Autor da marcha do FC Porto tinha 100 anos.

Faleceu, este sábado, João Manuel Antão. Cerca de um mês depois de ter celebrado 100 anos de idade, o autor da marcha do FC Porto morreu como um dos grandes nomes da cultura da cidade Invicta e de Portugal.

Condecorado com a Ordem de Mérito Nacional durante a presidência de Jorge Sampaio, o portuense foi igualmente autor das Marchas de São João e diretor d’A Voz dos Ridículos, programa radiofónico e humorístico de grande longevidade. Colaborou no Jornal O Porto, órgão oficial do clube azul e branco no século XX, e também foi distinguido com a Medalha de Mérito-Ouro pela Câmara Municipal do Porto. 

À família enlutada, o FC Porto apresenta as mais sentidas condolências.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220417-pt-condolencias-pelo-falecimento-de-joao-manuel-antao

«Morreu João Manuel Antão, autor da marcha do FC Porto. Tinha 100 anos

Foi autor das Marchas de São João e dirigiu o programa radiofónico satírico “A Voz dos Ridículos”.

O autor da marcha do FC Porto, João Manuel Antão, e criador das Marchas de São João no Porto, morreu no sábado aos 100 anos, revelou hoje o clube em comunicado.

Antão tinha completado 101 anos em 14 de março e morreu no sábado, com os ‘dragões’ a lembrarem “um dos grandes nomes da cultura da cidade Invicta e de Portugal” e a apresentarem condolências à família.

O clube ‘azul e branco’ não divulgou informações sobre as cerimónias fúnebres.

Além da ligação aos ‘dragões’, que também se fez sentir na colaboração com o jornal O Porto, um órgão oficial do emblema durante o século XX, foi uma figura presente da cidade.

Foi autor das Marchas de São João e dirigiu o programa radiofónico satírico “A Voz dos Ridículos”, tendo recebido a medalha de Mérito-Ouro da Câmara do Porto e uma homenagem pela freguesia de Ramalde, de onde é natural.

Também foi agraciado pela Presidência da República, com a Ordem de Mérito Nacional, atribuída então por Jorge Sampaio, e pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Nasceu em Ramalde em 14 de março de 1921 e o historiador Hélder Pacheco descreveu-o, numa crónica publicada no ano passado no Jornal de Notícias, como um “portista indefetível e portuense indestrutível”, bem como um “impulsionador das Causas de Bem Fazer” na cidade.

“Brecht dizia: os homens que lutam toda a vida são imprescindíveis. Um conheço eu a quem o retrato se aplica na perfeição”, escreveu o historiador, referindo-se a João Manuel Antão.» in in https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/joao-manuel-antao-autor-da-marcha-do-fc-porto-morre-aos-101-anos

#fcporto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover