25/10/20

Liga NOS: F.C. do Porto 1 vs Gil Vicente 0 - Três semanas depois da última jornada caseira, os campeões nacionais regressaram ao Estádio do Dragão e garantiram três merecidos pontos na receção ao Gil Vicente.


«CAMPEÃO DE REGRESSO ÀS VITÓRIAS
24 DE OUTUBRO DE 2020 22:46 

Reduzido a dez elementos, o FC Porto garantiu mais três pontos ao bater o Gil Vicente por 1-0.

O FC Porto voltou a casa e aos resultados positivos. Três semanas depois da última jornada caseira, os campeões nacionais regressaram ao Estádio do Dragão e garantiram três merecidos pontos na receção ao Gil Vicente. Frente ao conjunto barcelense, os portistas entraram com muitas novidades e novamente com um sistema tático com três jogadores atrás da linha média. O único golo do jogo surgiu praticamente em cima do intervalo e, no regresso do descanso, os Dragões beneficiaram de um penálti que Denis negou a Matheus Uribe. Quando consumaram a superioridade, os portistas viram Zaidu ser retirado do jogo graças a um segundo amarelo mostrado por Hélder Malheiro e, reduzidos a dez, foram obrigados a lutar ainda mais para que a quinta jornada tivesse um desfecho feliz graças à pontaria de Evanilson, que se estreou a marcar pelo emblema da Invicta.

Sérgio Conceição inovou e o FC Porto apresentou-se num esquema de três defesas com Zaidu, Pepe e Mbemba a constituírem uma inédita tripla de centrais. Com Tecatito Corona encarregue do flanco direito, Manafá do esquerdo, e um triângulo de médios composto por Uribe – mais recuado – e pelos criativos Fábio Vieira e Nakajima. O Gil Vicente foi quem criou perigo pela primeira vez, num remate que morreu nas luvas de Marchesín a que os Dragões responderam de bola parada. Na cobrança de um pontapé de canto pela esquerda do ataque, Nakajima aproveitou o vento Sul que se fazia sentir na Invicta e causou problemas a Denis. Os primeiros 25 minutos foram parcos em ação e, já com os alas portistas trocados, os visitantes aproveitaram um mau passe de Manafá, no corredor direito, para criar uma situação de quatro para dois que podia ter causado embaraço. O remate, por cima, parece ter feito os azuis e brancos despertar, já que o Gil não mais criou perigo e o último quarto de hora foi o período mais positivo do FC Porto na etapa inicial. Numa série de ataques iniciados pelo flanco canhoto, primeiro Toni Martínez cabeceou à figura do guardião gilista, depois Manafá disparou rasteiro, o remate foi desviado para canto e, após cobrança de Fábio Vieira, Evanilson cabeceou à ponta de lança para o ângulo oposto, com a bola a embater no travessão. Pouco depois, na sequência de uma boa combinação entre Zaidu e Nakajima, o nipónico centrou rasteiro e Evanilson só teve de encostar para o fundo das redes. O primeiro golo do novo camisola 30, recém-contratado ao Fluminense, garantia a vantagem mínima ao FC Porto à ida para as cabines.

No regresso dos balneários, Romário Baró rendeu Toni Martínez e o jovem português foi protagonista no primeiro lance de relevo da segunda parte: Baró rematou forte e o cotovelo de Ygor Nogueira impediu a bola de seguir para a baliza. Hélder Malheiro apontou para a marca dos onze metros e, na cobrança da grande penalidade, Denis superiorizou-se a Matheus Uribe, defendendo o tiro do colombiano. O melhor período dos Dragões no jogo teve inicio a partir daí, com uma série de oportunidades nascidas dos pés de Evanilson, que atirou novamente à barra, e da dupla Fábio Vieira/Nakajima, que viram as respetivas iniciativas contrariadas pela defesa barcelense. O bom momento portista esmoreceu com a expulsão inusitada de Zaidu, que viu o segundo amarelo num lance que, no mínimo, deixa bastantes dúvidas quanto à decisão do juiz lisboeta. Até ao final, Taremi substituiu Evanilson, Sarr entrou para o lugar de Nakajima e Sérgio Oliveira rendeu Fábio Vieira. Acabado de entrar na contenda, o internacional A português sofreu uma entrada duríssima de João Afonso que Hélder Malheiro apenas considerou merecedora da cartolina amarela. No segundo de sete minutos de compensação Marega foi lançado por troca com Tecatito Corona e o apito final selou a conquista de mais três pontos por parte dos campeões nacionais.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20201024-pt-campeao-de-regresso-as-vitorias

Highlights | Resumo: FC Porto 1-0 Gil Vicente - (Liga 20/21 #5)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover