22/04/20

Amarante Saúde - O edifício das consultas externas do antigo hospital de Amarante foi transformado numa clínica de hemodiálise, com capacidade para 20 postos, num investimento de 1,1 milhões de euros, disse hoje fonte da Misericórdia da cidade.



«Criada clínica de hemodiálise em edifício do antigo hospital de Amarante

O edifício das consultas externas do antigo hospital de Amarante foi transformado numa clínica de hemodiálise, com capacidade para 20 postos, num investimento de 1,1 milhões de euros, disse hoje fonte da Misericórdia da cidade.

Fonte da instituição disse à Lusa que o equipamento está pronto e só faltam as autorizações da tutela e da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para entrar em funcionamento.

Quando tal ocorrer, frisou, estará solucionada uma das grandes carências do concelho do distrito do Porto, que é a inexistência de tratamentos de hemodiálise.

Essa lacuna, prosseguiu, tem obrigado os doentes de Amarante a "morosas e dispendiosas" deslocações a concelhos vizinhos, como Marco de Canaveses e Felgueiras.

É também expectável, sinalizou a fonte, que a nova resposta venha a ser usada por doentes dos concelhos da região de Basto.

A futura clínica será explorada por uma multinacional que estabeleceu um acordo com a Santa Casa da Misericórdia.

As receitas que decorrerão desse acordo ajudarão a instituição na sua componente de assistência social, nomeadamente a idosos.

As obras de adaptação do edifício, que outrora também funcionou como escola primária, já foram concluídas, mantendo-se a fachada original voltada para o chamado "Campo da Feira", uma das zonas centrais da cidade.

Além do edificado original (propriedade da Misericórdia), foi acrescentado, nas traseiras, um bloco contíguo construído de raiz na área que tinha sido ocupada pelos pré-fabricados que davam apoio à consulta externa do hospital de São Gonçalo.

Ao lado, o edifício principal do antigo hospital também vai entrar em obras para o dotar de uma nova unidade de cuidados continuados de média duração, com capacidade para 58 camas.

Segundo a Misericórdia de Amarante, o investimento previsto é de seis a sete milhões de euros e vai incidir, na primeira fase da obra, no primeiro e segundo pisos.

Amarante não tem atualmente aquela resposta. Os cuidados continuados que existem na cidade, de longa duração, com 65 camas, são prestados na unidade construída há alguns anos pela Santa Casa da Misericórdia de Amarante, também nas proximidades do antigo Hospital de São Gonçalo.» in https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/criada-clinica-de-hemodialise-em-edificio-do-antigo-hospital-de-amarante

1 comentário:

Pin It button on image hover