11/10/19

Amarante Mancelos - Ainda sobre este caminho de montanha que tem muitas estórias do passado, que a minha avó me contava...



(Acerca deste caminho que segue no topo de uma serra na partilha entre Fregim e Mancelos, quase em linha reta, o que encurta bastante o caminho, relativamente às estradas na base da montanha, há muitas estórias a contar... contava a minha avó Arminda Babo que, por altura do São Gens em Freixo de Cima e as Vitórias na Lixa, vinham muitos romeiros do Marco de Canavezes, passando pela Senhora da Graça em Vila Caiz, seguiam por Banho até Pidre, onde apanhavam este caminho de grandes pinhais, mormente nesse tempo. Ora na Festa de São Gens (Nossa Senhora do Leite), vinham bandos de mulheres jovens a cantar as novenas, para que conseguissem ser férteis e poderem ter filhos. A minha Avó ia para a tapada do Penedo, na Gateira, e ouvia as suas cantilenas. Certa vez, um grupo que estava a passar, a minha avó pediu-lhes um papel que traziam com a letra da novena, que as mulheres gentilmente lhe cederam com a seguinte letra:

"Novena de Nossa Senhora do Leite (Para engravidar) 

Nossa Senhora do Leite - A Senhora do Leite, mãe amorosa do Menino Jesus e minha Mãe, escuta a minha humilde oração. Sei que vosso coração de mãe conhece todos os meus desejos, todas as minhas necessidades. Só vós, Virgem Imaculada, e vosso Divino Filho são capazes de entender os sentimentos que enchem a minha alma. Vós que tivestes o sagrado privilégio de ser a Mãe do Salvador. Intercedei junto a Ele agora, minha querida Mãe, que, segundo a sua vontade, eu possa ser uma mãe, ou mãe de outros filhos enviados por Nosso Senhor. Isso eu peço, a vós, Senhora do Leite, em nome de vosso Divino Filho, meu Senhor e Redentor. Amém."

Este caminho passava também próximo dum local designado popularmente por "Cruz de Carreiros", onde havia o cruzamento de vários carreiros muito utilizados na altura para deslocações a pé, sendo palco de muitos assaltos, até pela quadrilha do Zé do Telhado. o Doutor Armando do Convento trilhava estes caminhos a cavalo, para ir de encontro aos seus doentes em lugares remotos e também apanhou os seus sustos... houve muitas cenas de porrada, alguns homicídios e suicídios, como o de Flávio Sousa, colega do meu falecido Pai, que se enforcou naquele local afastado, talvez por ser um local ermo e fechado por muitas árvores. Penso que, este caminho deveria ser protegido, dado que se trata de um magnífico percurso pedonal em comunhão com a natureza... este é um caminho de São Gens que poderia e deveria ser potenciado e protegido...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover