23/03/19

Amarante Mercado Municipal - Quando visitei o Mercado Municipal de Amarante há anos atrás, no contexto da Faculdade, o edifício estava vazio e só a arquitetura de Januário Godinho enchia o espaço.





«MERCADO MUNICIPAL DE AMARANTE // JANUÁRIO GODINHO
WEDNESDAY, 20 APRIL 2016

Quando visitei o Mercado Municipal de Amarante há anos atrás, no contexto da Faculdade, o edifício estava vazio e só a arquitetura de Januário Godinho enchia o espaço. Desta vez era dia de mercado e as vozes e as cores das gentes, roupas, frutas e hortaliças invadiam a estrutura.

Há algo no movimento das feiras e mercados que fascina. Vontade de tocar, cheirar e trazer ramos de flores, caixas de cores com sabor a fruta, couves de folhas maiores e mais vívidas do que as do supermercado. Revirar roupas e olhar com detalhe para a oferta de utensílios de metal, madeira, tecidos.

O edifício parecia agora talvez mais pequeno, mais baixo, menos imponente face à ocupação humana num contexto de compra e venda indiferente à assinatura da estrutura que o alberga. Pequeno na verdade para tamanha ocupação - as bancas alastram e a organicidade dos toldos compete com o ritmo recortado da cobertura metálica do mercado, preenchendo os espaços circundantes que parecem não chegar para o labirinto de passagens estreitas e as enormes carrinhas que não se sabe muito bem como foram ali parar.

Para ver o outro lado do rio é preciso sair do emaranhado de vendedores e descer escadas estreitas, quase por os sapatos na água, quase tocar na relva molhada e olhar em frente - e vale bem a pena.» in http://www.blog.anapina.com/2016/04/mercado-municipal-de-amarante-januario.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover