12/12/18

Liga dos Campeões: Galatasaray 2 vs F.C. do Porto 3 - FC Porto venceu o Galatasaray e igualou o máximo histórico de 16 pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões.



«CHAVE DE OURO EM ISTAMBUL
11 DE DEZEMBRO DE 2018 20:11

FC Porto venceu o Galatasaray e igualou o máximo histórico de 16 pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O FC Porto encerrou a participação no Grupo D da Liga dos Campeões com chave de ouro. Os Campeões Nacionais venceram o Galatasaray por 3-2, na Turquia, e igualaram a melhor classificação de sempre na prova: 16 pontos, tal como aconteceu na temporada 1996/97. Na época de Sérgio Conceição como jogador, o registo foi de 12 golos marcados e 4 sofridos. Na campanha atual, os Dragões contabilizam 15 golos marcados e 6 sofridos.

A equipa portista iniciou a fase de grupos com um empate na Alemanha, frente ao Schalke04 (1-1), arrancando para um recorde de cinco vitórias consecutivas. A capacidade de sacrifício do FC Porto foi colocada à prova perante um adversário que ainda não tinha perdido no seu estádio na época 2018/19.

Sérgio Conceição prometeu um onze com capacidade para honrar a história do FC Porto na Liga dos Campeões e não defraudou as expectativas. Os Campeões Nacionais apresentaram seis caras novas de início, incluindo o jovem Diogo Leite (estreante na prova), mas mantiveram a competitividade.

O Galatasaray queria manter o terceiro lugar para transitar para a Liga Europa, perante a ameaça do Lokomotiv de Moscovo, e criou um lance que suscitou polémica ao minuto 11. Os turcos reclamaram mão na bola de Diogo Leite, na pequena área, mas a equipa de arbitragem assinalou posição irregular de Derdiyok, no início da jogada.

O FC Porto respondeu de bola parada às ameaças do adversário. Pouco depois de um cruzamento de Alex Telles, a que Hernâni não conseguiu dar sequência, o lateral brasileiro bateu um livre em zona frontal, lançando as bases para o primeiro golo. Felipe fugiu ao opositor e cabeceou sem hipóteses para Muslera.

A estratégia delineada pelos Dragões surtia efeito e o Galatasaray acusou o golo consentido. A equipa da casa foi criando lances de perigo, sobretudo pelo flanco direito, mas seria Moussa Marega a balançar as redes, já a caminho do intervalo, na sequência de um penálti cometido sobre Hernâni. O maliano assumiu a cobrança do castigo máximo e marcou pelo quinto jogo consecutivo na Liga dos Campeões. Ainda antes da final da primeira parte, seria a equipa turca a beneficiar de uma grande penalidade, com Feghouli a reduzir para 1-2.

Eficaz e objetivo, em nítido contraste com o Galatasaray, o FC Porto chegaria ao terceiro golo ao minuto 57, após oportunidades falhadas por Garry Rodrigues (defesa de Iker Casillas) e Onyekuru. Marega esteve na origem de um golo trabalhado por dois dos jogadores lançados por Sérgio Conceição para este encontro. Na sequência de uma recuperação de bola do avançado, Hernâni surgiu na área e assistiu Sérgio Oliveira para o festejo do médio português.

Com meia-hora pela frente, a equipa da casa acentuou a pressão em busca de um resultado positivo. Derdyok fez o 2-3 (65m) a passe de Garry Rodrigues e a equipa de arbitragem assinalou novo castigo máximo pouco depois, por carga de Maxi Pereira. Feghouli, porém, acertou na trave da baliza de Iker Casillas, que somou esta noite a 100.ª vitória na Liga dos Campeões. Triunfo suado e histórico do FC Porto.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181211-pt-chave-de-ouro-em-istambul


(Galatasaray vs Porto 2-3 - All Goals & Highlights 11.12.2018)

1 comentário:

Pin It button on image hover