05/09/18

Desporto Atletismo - Com esta desclassificação, a ex-atleta Naide Gomes, agora com 38 anos, sobe ao terceiro lugar e conquista a medalha de bronze numa competição que ainda não tinha no palmarés.



«DESCLASSIFICAÇÃO DE ATLETA RUSSA DÁ MEDALHA A NAIDE GOMES NOS MUNDIAIS DE 2009

Ex-atleta tinha ficado em quarto lugar na competição de salto em comprimento. Portuguesa lembra que nunca fez batota.

Tatyana Lebedeva foi condenada pelo Comité Olímpico Internacional (COI) por uso de doping e aceitou a punição, perdendo todos os resultados obtidos entre agosto de 2008 e agosto de 2010.

Nesse período, a atleta russa participou nos Mundiais de Atletismo de 2009, disputados em Berlim, competição onde conquistou a medalha de prata no salto em comprimento, um torneio onde a portuguesa Naide Gomes ficou em quarto lugar.

Com esta desclassificação, a ex-atleta, agora com 38 anos, sobe ao terceiro lugar e conquista a medalha de bronze numa competição que ainda não tinha no palmarés.

A saltadora portuguesa tinha sido campeã mundial em pista coberta, bi-campeã europeia em pista coberta e vice-campeã europeia em pista.

Naide Gomes já reagiu nas redes sociais a esta situação e escreveu que "infelizmente nem todos jogam limpo"

"Injusto! Chorei tanto após essa prova, nem imaginam. Após os Jogos olímpicos de 2008, onde havia falhado a qualificação, jurei que nunca mais iria falhar. Lutei muito com os meus fantasmas em 2009, mas nunca deixei de baixar os braços, trabalhei com um único pensamento, ganhar uma medalha nos mundiais de Berlim." Naide lembra que ficou desapontada com o resultado nessa competição. "Nesta prova de Berlim de 2009, foi a minha pior competição a nível emocional, estava fragilizada com o que aconteceu nos jogos, mas nunca deixei de lutar e de acreditar que era possível vencer esta competição. Até ao último salto estava na posição do pódio, infelizmente a Atleta turca passou-me no último salto e lá fiquei no lugar que ninguém quer ficar, 4° lugar. Fiquei tão triste, que ninguém imagina!", começou por escrever.

"Nunca fiz batota, competi sempre limpa, os resultados que alcancei foi o resultado do nosso trabalho (Meu e do Meu grande Treinador Abreu Matos). E acreditem fui muito feliz, alcancei títulos, fui medalhada 11 vezes em anos consecutivos. Fiz história, fui a primeira mulher Portuguesa a passar barreira dos 7 metros. O meu recorde Nacional é de 7m12. Extraordinário, não é? Pois é! Alcancei tudo isso completamente limpa. Não fiz batota. Cá estou eu, com a minha consciência limpa, durmo muito tranquilamente (agora nem por isso, pq os meus filhotes não me deixam ). É Injusto? É, muito. Infelizmente no desporto nem todos jogam limpo!", finalizou.» in https://desporto.sapo.pt/modalidades/atletismo/artigos/desclassificacao-de-atleta-russa-da-medalha-a-naide-gomes-nos-mundiais-de-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover