24/05/18

Amarante Restauração - É o caso de uma casa com tradição, rústica e simples, perto do Alto da Lixa, mas já no concelho de Amarante, onde é ventura tomar assento para saborear pratos regionais.



«Casa onde é ventura estar à mesa

Há sítios de boa mesa que mais parecem segredos bem guardados, de tão discretos que são. É o caso de uma casa com tradição, rústica e simples, perto do Alto da Lixa, mas já no concelho de Amarante, onde é ventura tomar assento para saborear pratos regionais.

Nos locais mais insuspeitos de um Portugal que também vale muito pela variedade e riqueza da gastronomia, a surpresa acontece.

Descobrir sítios de boa mesa, sem luxos, populares e de comida caseira, feita de modo sólido e sem artificialismos, recorrendo aos bons produtos da região, frescos e saborosos, é um conforto para o estômago e um deleite para os sentidos.

Ainda há sítios assim, regra geral de mesas corridas, preenchidas com grupo de amigos em ruidosa confraternização, ou com os clientes habituais, que sabem de cor o rol de especialidades.
Na freguesia de Telões, concelho de Amarante, mas nas imediações do Alto da Lixa, a rua do Castanheiro Redondo, em parte da extensão ladeada por um vinhedo que se estende no horizonte, termina num cruzamento.

A poucos metros deste entroncamento, uma casa igual a tantas outras, com três portas em alumínio e sem qualquer indicação exterior. Para quem sabe ao que vai, é ali a Casa Ventura restaurante de cariz rústico, que há três gerações faz as delícias de uma clientela que aprecia os pratos mais típicos da região.

TSF à Mesa - Casa Ventura
À frente deste restaurante tradicional está Artur Ventura, neto do fundador da casa e anfitrião tão desembaraçado quanto simpático, desdobrando-se em tarefas atrás do balcão.

O espaço, sem o menor luxo - aliás tudo é prático, básico e funcional, divide-se por várias salas, onde, com boa vontade, cabe sempre mais um nos bancos corridos. As mesas, com toalhas de papel cobrindo as de tecido; são em madeira maciça, num acastanhado escuro.

Com rapidez, as entradas ficam a preencher a mesa: bolinhos de bacalhau; salpicão; alheira; cebolas com vinagre, azeite e sal; pimentos curtidos. Um fartote a que se junta o pão de Padronelo, estaladiço, o tradicional trigo de quatro bicos.

Nas propostas mais triviais, destacam-se dourada grelhada com legumes e batata cozida; espetadinhas de frango; entrecosto de porco grelhado e tripas, que se revelaram confecionadas a preceito, ricas em conteúdo e muito saborosas. Os filetes de pescada, mais volumosos que o habitual, satisfizeram.

Uma das grandes especialidades da casa é o arroz de cabidela, para um mínimo de três pessoas e mediante encomenda. O bacalhau no forno com cebolada e batata frita ou assado na brasa também integra este capítulo, onde também figuram o naco - ou cachaço - de vitela acompanhado com arroz malandrinho de legumes e chouriço - uma delícia --; cabrito e a vitela assada no forno a lenha, equipamento que é uma mais-valia da casa.

No esplendoroso capítulo doceiro, as rabanadas quentinhas, servidas com mel e canelas, são imperdíveis, mas há muito por onde escolher.

Garrafeira adequada, com destaque para o vinho verde da região em malga.

Serviço muito simpático nesta casa onde é ventura estar à mesa. Pela cozinha simples, doses bem servidas e relação preço-qualidade.

Localização: Telões (Amarante)
Telef.: 255 482 211» in https://www.tsf.pt/sociedade/interior/casa-onde-e-ventura-estar-a-mesa-9365138.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover