23/02/18

Mundo Pessoas - Cosplayers são pessoas que se se vestem e caracterizam como personagens de animes, filmes, séries televisivas ou videojogos.



«Cosplay, um aglomerado de artes para todas as idades

“O Carnaval já passou" ou "Ainda é cedo para o Halloween" são algumas das frases que os cosplayers mais ouvem. "Vai haver algum teatro?" costuma ser a pergunta que se segue.

Cosplayers são pessoas que se se vestem e caracterizam como personagens de animes, filmes, séries televisivas ou videojogos.

O termo "cosplay" surgiu da junção das palavras "costume" e "play" e apareceu originalmente nos Estados Unidos nas convenções “geek”. No entanto foi o Japão que popularizou o cosplay e seria a partir desse país que esta prática se espalharia pelo resto do mundo.

Fazer cosplay não é o mesmo que mascarar-se para o Carnaval. Geralmente implica outro esforço e cuidado. São muitas as horas de trabalho e dedicação em busca dos tecidos e materiais com as cores e texturas exatas para preparar o fato. São tantas ou mais as horas em frente ao espelho a experimentar e praticar técnicas de maquilhagem para modificar o rosto sem cirurgia. Técnicas de cabeleireiro são muitas vezes aplicadas na estilização de perucas, por exemplo.

Muitos encaram o cosplay como um hobby, um passatempo de miúdos, mas esta tendência é muito mais do que isso. É uma constante aprendizagem de artes e técnicas que juntam gerações à mesa, seja para pedir ajuda aos avós que ainda sabem costurar à máquina ou à mão, ou para pedir conselhos ao pai na loja de ferragens. Uma grande parte dos cosplayers cria os seus fatos e acessórios do início, pois esse é também um dos requisitos para se competir a nível nacional e internacional.

Além da costura e maquilhagem são também muitas vezes usadas técnicas de palco para a construção de skits. Nesses casos são também adquiridas bases de representação, edição de vídeo, fotografia e som para a montagem do espetáculo.

Dizer que o cosplay é uma arte não está de todo correto. É um aglomerado de artes que pode ajudar ao crescimento saudável e mais integrado de muitos jovens, sobretudo dos mais tímidos, que conseguem assim crescer num ambiente onde ser diferente é bem aceite.

Se não é hobby, é uma profissão? Pode ser, mas poucos são os que conseguem viver exclusivamente disto. É algo que ocupa tanto tempo que quase parece um segundo trabalho, mas pelo qual em vez de recebermos um ordenado somos obrigados a gastar uma boa parte dele.

Não é uma atividade barata, principalmente para quem faz grandes fatos ou vários ao longo do ano. Ainda assim é uma forma excelente de se aprender a fazer a gestão de recursos, tempo e orçamento.A comunidade portuguesa está a crescer de forma estável e saudável e é fácil todos se conhecerem uns aos outros, graças aos vários eventos que têm lugar ao longo do ano.

Em Portugal a Associação de Cosplay tem vindo a desenvolver um trabalho de promoção junto das escolas e pais, de forma a que exista um maior apoio por parte da família.

Uns têm vergonha, outros não sabem por onde começar, mas não é difícil. Esta é uma comunidade aberta que sabe receber bem quem está no início e quer aprender, e são muitos os que se dispõem a ajudar com dicas via Facebook. A Associação de Cosplay é um dos mais recentes exemplos nessa área e tem comprovado que os adeptos desta prática não estão sozinhos, afinal...

Texto: Pantapuff (http://folhaembranco.blogs.sapo.pt/)

Fotos: Nuno Carneiro e Pantapuff» in https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/cosplay-um-aglomerado-de-artes-para-todas-as-idades


(O Mundo do Cosplay - Portugal)


(Cosplay World Masters 2017 - Portugal - Pantapuff Cosplay)


HERÓIS DO COSPLAY - COMIC CON PORTUGAL 2016 COSPLAY VIDEO (2-2)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover