25/02/18

Amarante Património - O Solar dos Magalhães, que foi incendiado durante as invasões francesas, será a futura residência da “Casa da Memória de Amarante”, que terá projecto do arquiteto Siza Vieira.



«O Solar dos Magalhães vai receber a futura “Casa da Memória de Amarante”

O Solar dos Magalhães, que foi incendiado durante as invasões francesas, será a futura residência da “Casa da Memória de Amarante”, que terá projecto do arquiteto Siza Vieira.

Previamente ao início das obras e dando cumprimento à Lei de Bases do Património Cultural, estão a decorrer trabalhos de pesquisa arqueológica, com o intuito de avaliar a eventual existência de património enterrado e, em caso afirmativo, proceder à sua devida proteção e salvaguarda. Os trabalhos estão a ser coordenados pela Divisão de Cultura do Município e executados pela empresa Arqueoguia.

O Solar dos Magalhães data da segunda metade do séc. XVI e foi residência da família dos Magalhães de Alvellos, tendo sido incendiado em 1809. As ruínas deste edifício, que fica numa zona historicamente importante da cidade, tem um grande simbolismo, já que marca a heroicidade e a resistência da população aos avanços realizados pelas tropas do general francês Loison.» in http://infocul.pt/cultura/solar-dos-magalhaes-vai-receber-futura-casa-da-memoria-amarante/


(AMARANTE CIDADE PRESÉPIO-2012-SOLAR DE MAGALHÃES)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover