10/10/17

Ciência e Tecnologia - O penso tem um microprocessador do tamanho de um selo e pode ser controlado à distância através de um smartphone ou outro dispositivo.



«Investigadores criam curativo inteligente ativado remotamente

O penso tem um microprocessador do tamanho de um selo e pode ser controlado à distância através de um smartphone ou outro dispositivo. Esta inovação pretende evitar infeções e reduzir o tempo de cicatrização.

Desenvolvido por cientistas da Universidade de Nebraska-Lincoln, da Harvard Medical School e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o curativo é feito de fibras de algodão condutoras, revestidas por um gel no qual são incorporados antibióticos, elementos para regeneração dos tecidos, analgésicos e outras medicações.

Cada fibra pode ser carregada individualmente com um fármaco específico necessário a cada tratamento. Um microcontrolador, ativado remotamente, provoca uma pequena tensão elétrica que aquece as fibras e o hidrogel do penso e, consequentemente, liberta o medicamento na pele.

O dispositivo é capaz de controlar cada uma de suas fibras e distribuir com precisão a dose dos remédios de acordo com o horário de prescrição de cada um.

“Esta combinação e controlo pode melhorar e acelerar substancialmente o processo de cicatrização das feridas”, afirma Ali Tamayol, professor de engenharia mecânica e de materiais da Universidade de Nebraska-Lincoln, o que é “uma grande vantagem em comparação com outros sistemas”.

Prevê-se que o sistema seja usado inicialmente para tratar feridas cutâneas crónicas provenientes de diabetes, que, por norma, têm um longo processo de cicatrização.

O curativo poderá também ser usado em soldados feridos em combate.  Devido à sua versatilidade e customização, servirá para estimular uma cicatrização mais rápida de feridas de bala e estilhaços ou impedir o aparecimento de infecções em ambientes remotos.

Apesar do sistema ainda ter que passar por vários testes, os investigadores estão também a trabalhar na incorporação de sensores capazes de medir a glicose, o pH e outros indicadores relacionados à saúde do tecido da pele.» in http://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/investigadores-criam-curativo-inteligente-ativado-remotamente


(Cientistas criam penso inteligente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover