12/09/16

Espaço - Um mês depois de o rover ter captado a região de Murray Buttes, numa incrível imagem panorâmica de 360 graus, as mais recentes fotografias enviadas para Terra mostram em detalhe várias formações rochosas em camadas, num vislumbre fantástico à composição geológica de Marte.



«UM NOVO OLHAR PARA MARTE

Foram conhecidas ontem novas imagens de Marte, recolhidas pelo rover Curiosity, em missão da NASA ao “planeta vermelho”, há já quatro anos.

Um mês depois de o rover ter captado a região de Murray Buttes, numa incrível imagem panorâmica de 360 graus, as mais recentes fotografias enviadas para Terra mostram em detalhe várias formações rochosas em camadas, num vislumbre fantástico à composição geológica de Marte.

“A equipa do Curiosity tem sido muito feliz ao fazer esta viagem num local que parece um pedaço de deserto americano do Sudoeste em Marte,” diz Ashwin Vasavada, ao New Atlas. “Estudar estes montículos de perto deu-nos uma melhor compreensão das dunas de areia antigas que se formaram e foram enterradas, quimicamente alteradas por águas subterrâneas, exumada e erodidas para formar a paisagem que vemos hoje”, conclui a cientista.

Entretanto, Investigadores da NASA avançaram com algumas informações preliminares que estimam que estas formações rochosas devem ter mais de dois mil milhões de anos de idade, com as várias camadas a comporem uma altura de 5.5 quilómetros.

Ao fornecerem um registro geológico visível da história do planeta vermelho, estas fotos encaixam no objectivo geral do projecto de analisar o passado de Marte, percebendo se em tempos terá sido mais favorável à vida, com condições menos hostis das que hoje apresenta.

Fotos: NASA» in http://greensavers.sapo.pt/2016/09/12/um-novo-olhar-para-marte/


IMAGENS DE MARTE (HD): Imagens da Curiosity Rover / Nasa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover