03/05/16

Espaço - As manchas claras e escuras que se repetem na superfície da Lua deixaram curiosos os cientistas da NASA, que têm tentado descobrir novas pistas sobre o fenómeno.



«Lua tem “tatuagens” que estão a intrigar investigadores

As manchas claras e escuras que se repetem na superfície da Lua deixaram curiosos os cientistas da NASA, que têm tentado descobrir novas pistas sobre o fenómeno.

As manchas surgem em mais de 100 lugares de toda a superfície lunar, com diferentes extensões, aparecendo tanto em grupos como isoladamente.

A NASA chama-lhes “redemoinhos lunares” e diz que surgem quase como que “pintados” na superfície da Lua. “São únicos, só os encontramos na Lua e a sua origem continua a ser um mistério desde a descoberta”, refere John Keller, do Goddard Space Flight Center, em comunicado.

São várias as teorias avançadas para o aparecimento destes redemoinhos de manchas claras e escuras, desde as alterações químicas ao impacto de meteoritos. 

As investigações mais recentes, feitas com base em modelos computacionais, fornecem novas pistas sobre a hipótese em redor dos escudos magnéticos. Mas não descartam as outras suposições, explicam os investigadores.» in http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/lua_tem_tatuagens_que_estao_a_intrigar_investigadores-47220emw.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover