28/11/15

Liga NOS: Tondela 0 vs F.C. do Porto 1 - Uma obra-prima de Brahimi, num lance individual culminado com um remate em arco perfeito, permitiu ao FC Porto bater o Tondela pela margem mínima e colocar-se provisoriamente a dois pontos do líder Sporting, no segundo lugar



«GÉNIO DE BRAHIMI VALE VITÓRIA 1.500 NA LIGA PORTUGUESA

Argelino apontou o único golo do desafio frente ao Tondela (1-0).

Uma obra-prima de Brahimi, num lance individual culminado com um remate em arco perfeito, permitiu ao FC Porto bater o Tondela (1-0) e colocar-se provisoriamente a dois pontos do líder Sporting, no segundo lugar da Liga NOS. A vitória teve ainda um segundo herói: Iker Casillas, que defendeu um penálti apontado por Chamorro, aos 83 minutos, na única oportunidade clara de golo da formação do distrito de Viseu. Os três pontos são importantíssimos para os Dragões, que vinham da primeira derrota da época e que acertam calendário esta quarta-feira, disputando finalmente o encontro da nona jornada, frente ao União da Madeira. No primeiro jogo de sempre frente ao Tondela, que utilizou uma casa emprestada, o Estádio Municipal de Aveiro, os Dragões asseguraram a vitória 1.500 na prova, em que não perdem há 26 encontros.

Face à equipa que entrou em campo na terça-feira, para o jogo frente ao Dínamo Kiev, Lopetegui trocou Rúben Neves, Imbula e Tello por Herrera, André André e Bueno, que se estreou a titular na Liga. André André jogava mais descaído na direita, com Bueno nas costas do ponta-de-lança Aboubakar, e foi sem surpresa que o FC Porto tomou conta da partida logo no arranque. No entanto, não existia grande rasgo e o bem organizado Tondela conseguiu resistir incólume até ao minuto 28, quando Brahimi inventou uma obra de arte. O argelino fez uma diagonal da direita para o meio e atirou para a gaveta da baliza de Cláudio Ramos. Foi tudo tão perfeito e executado sem esforço que a bola pareceu nem ter entrado na baliza. Até ao intervalo - e já depois de Lopetegui ser expulso, aos 35 minutos - os Dragões criaram duas boas ocasiões para ampliar a vantagem, por intermédio de André André (Kaká interceptou o remate no último instante) e Aboubakar, que concluiu para fora o melhor lance do primeiro tempo, em que também intervieram André André, Herrera e Bueno.

Na segunda parte, os portistas continuaram a controlar a partida e Tello (que havia entrado para o lugar de Bueno) forçou Cláudio Ramos a uma defesa apertada, aos 67 minutos. Logo a seguir, Rúben Neves entrou em campo para o lugar do amarelado Marcano, recuando Danilo para o centro da defesa. Era tempo de os técnicos procurarem mexer com o jogo a partir do banco e Rui Bento efectuou uma tripla substituição aos 73 minutos, lançando finalmente a equipa para a frente. As substituições foram esgotadas aos 77 minutos, com Maicon a regressar aos relvados após lesão, por troca com Brahimi, o que devolveu Danilo ao seu lugar natural a meio-campo.

Foi precisamente Maicon que acabou por cometer uma falta para penálti sobre Murillo, já aos 82 minutos. Sofrer o empate a tão pouco tempo do apito final poderia ter sido fatal para as ambições portistas, mas Casillas deteve o remate de Chamorro, evitando uma igualdade que não traduziria o que se passou em campo. A exibição do árbitro Manuel Mota merece ainda alguns comentários: o juiz não teve dúvidas em assinalar a grande penalidade a favor do Tondela, mas deixou passar em claro um atraso deliberado que o guarda-redes Cláudio Ramos agarrou com as mãos, aos 17 minutos, esqueceu amarelos a Kaká e Hélder Tavares, castigando Marcano por uma falta inofensiva sobre Nathan, e até conseguiu expulsar Lopetegui por este gesticular com os seus jogadores.» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/tondela_fcporto_15_16.aspx


(FC porto vs tondela 1-0 Goal yacine brahimi 28 -11- 2015)


(Obra de Arte de Brahimi)


(90+3: Termina a partida. Vitória justa da melhor equipa, coroada com um fabuloso golo de Brahimi. O Tondela 'acordou' tarde mas podia ter chegado ao empate se tivesse convertido a grande penalidade de que dispôs. Veja o resumo da partida!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover